As Características do Exu 7 Encruzilhadas: hierarquia, oração e mais!

As Características do Exu 7 Encruzilhadas: hierarquia, oração e mais!

Descubra aqui a história do Exu 7 Encruzilhadas, quais as características dos seus médiuns e tudo sobre a magia dessa entidade. Acesse agora!


Características gerais do Exu das 7 Encruzilhadas

Entidade Exu

A esse Exu nenhum caminho é fechado e todos os campos de atuação estão disponíveis para ele agir com sua energia. Exu das 7 Encruzilhadas é uma das primeiras falanges de atuação na Umbanda, pois no início, quando tudo estava sendo construído, ter um clínico geral como ele era essencial. Sempre muito solícito e prestativo, foi com o tempo agregando muito em suas missões e criando sua grande falange.

Conheça mais dos mistérios e magias relacionadas a esse poderoso Exu Guardião neste artigo, além de descobrir quais as características dos Médiuns desse Exu e sua história e trajetória dentro da espiritualidade.

Exu das 7 Encruzilhadas, Médiuns e suas características

Exu

O 7 é um dos elementos mágicos e cabalísticos mais conhecido em todo o mundo. Na Umbanda, o 7 assume uma posição específica quando é agregado ao nome de uma entidade, ele significa que aquela entidade trabalha com a energia dos 7 tronos sagrados, dentro do campo dos caminhos nesse caso.

Cada guardião de Umbanda está debaixo de uma falange e assume as características daquela falange. Exu das 7 Encruzilhadas é o nome de uma falange e atrás do nome existe um espírito de luz e evoluído, que tem como missão ajudar no crescimento, proteção e evolução dos seus médiuns e consulentes.

O Exu das 7 Encruzilhadas e seus médiuns

Exu é um espírito evoluído, ele age como um ponto de luz em meio a escuridão. Sua missão é ajudar na evolução de espíritos encarnados e desencarnados. Além disso, ele também é um executor da Lei Divina. Por isso, não ache que pelo fato de ter Exu ao seu lado nada vai te acontecer, porque se tiver em dívida é ele mesmo que vai cobrar.

O Exu das 7 Encruzilhadas tem seu campo de atuação dentro dos sete tronos divinos, por isso ele pede aos seus médiuns um preparo físico, mental e espiritual. É um Exu que cobra constantemente a evolução e o crescimento de seus médiuns, porém é parceiro e amigo. Depois de consolidada essa parceria, o médium o leva para vida toda.

Características dos médiuns do Exu das 7 Encruzilhadas

Os médiuns que carregam em sua coroa o Exu das 7 Encruzilhadas precisam se colocar constantemente em evolução e aprendizado, são médiuns que tendem a ter uma missão sacerdotal, não obrigatoriamente como Pai ou Mãe de Santo, pode ser também como uma forma de mentor ou professor.

Esse Exu traz aos seus médiuns o mistério em si, um mistério que pode ser como um ímã de sedução para outras pessoas, pois sua aura emana ao inexplicável que chama a atenção e desperta a curiosidade. São pessoas focadas em cuidar de sua mente, sempre estando ativas de forma mental com jogos ou aprendendo algo novo.

Sociáveis e cultivam amizades

Esses médiuns carregam uma vasta gama de amigos e admiradores, são populares, mas não gostam de ostentar esse título, sendo discretos. São ótimos ouvintes e sempre estão dispostos a ajudar, mas não espere que eles vão lembrar do seu aniversário ou data importante, porque esquecem esses eventos com facilidade, mesmo sem a intenção de esquecer.

Intolerantes à traição

Quem traz Exu 7 Encruzilhadas junto de si costuma demorar para encontrar aquele amor da vida, pois eles trocam de romance com frequência, mas não suportam qualquer tipo de traição, seja de par romântico, amigos ou familiares. Caso traia sua confiança, será um trabalho de anos para reconquistá-la, isso ainda se você tiver essa chance.

A história do Exu das 7 Encruzilhadas

Exu

Quando se fala da história de um Exu, é importante ressaltar que estamos falando a história do feche de falange e que cada entidade tem a sua própria história. Ela pode ser perguntada diretamente a eles e se tiverem a permissão, compartilham com gosto.

Uma das histórias de Exu das Sete Encruzilhadas o apresenta como um homem que viveu no Sul em 1835 e participou da Guerra da Farroupilha, dando sua vida durante a batalha. Foi um dos comandantes da guerra que venceu diversas batalhas e guiou muitos homens, compartilha suas histórias como forma de passar o conhecimento.

Características do Exu das 7 Encruzilhadas

Trazem em seu arquétipo a seriedade e foco durante os trabalhos bem como utilizam materiais para fazer suas magias, mas a ferramenta mais utilizada por eles é a voz, fazendo sua magia falada e orientando de forma firme e clara.

Além disso, podem ser vistos como mal humorados, mas na verdade não apenas firmes em suas colocações, pois, na maioria das vezes, nem sempre é possível ouvir o que realmente é desejado - esse fato pode acabar gerando uma frustração.

Entretanto, como um ótimo guia, ele sempre vai levar para o caminho da evolução e do aprendizado da forma que for necessário, mesmo que algumas das vezes seja difícil enxergar isso.

Os Exus comandados pelo Exu das 7 Encruzilhadas

A falange de Exu das 7 Encruzilhadas é muito grande, talvez uma das mais volumosas do astral. Essa falange trabalha além do ser arquétipo natural, ele pode dar sustentação ao trabalho de outras falanges, como: Exu 7 Encruza, Pomba Gira das 7 Encruzilhadas, Exu tranca ruas das 7 encruzilhadas e Exu Mirim 7 Encruzilhadas.

Exu Rei das 7 Encruzilhadas

O Exu Rei das 7 Encruzilhadas é um exu que traz no seu nome a palavra Rei, que o diferencia de uma forma mágica religiosa, pois a palavra Rei está ligada ao Orixá Oxalá que trabalha nas 7 vibrações divinas. A palavra Rei traz o título de ancião, os nomes trazem uma simbologia das entidades a qual se referem.

Dessa forma, o Exu Rei e o Exu das 7 Encruzilhadas não são os mesmos Exus. Assim, a falange de Exu Rei tem sua própria estrutura de falange, tendo sua atuação separada em diversas ramificações, como: Exu Rei dos Cemitérios, Exu Rei da Calunga, Exu Rei das Estradas e mais diversas outras falanges tendo entre elas o Exu Rei das 7 Encruzilhadas.

Assentamento do Exu 7 Encruzilhadas

Cada entidade tem o seu assentamento pessoal que é aberto apenas para seu médium e Pai de Santo quando necessário, porém existem alguns elementos que acabam se repetindo e assim sendo uma certa base para essas feituras que são:

• Pedaço de Minério (ouro, prata ou cobre);
• Ponto em ferro (da entidade);
• Terra de sete encruzilhadas;
• Terra dos 7 pontos naturais (praia, mata, cemitério e cachoeiras).

Magias, oferendas e orações ao Exu das 7 Encruzilhadas

Oferenda para Exu

O Exu das 7 Encruzilhadas pode ser acionado por meio da magia. Ela pode ser feita com velas, charutos ou cigarros. Isso acontece, pois é necessário ter a humildade em pedir aquilo que realmente é necessário, dentro da lei maior e da justiça divina, e sempre conforme o merecimento pessoal de cada um. Saiba como fazer a seguir.

Magia do Exu das 7 Encruzilhadas para realizar desejos

Assim como é indicado você ter um canto em sua casa para firmar o seu Anjo da Guarda, também é indicado ter o seu canto para saldar Exu. Esse canto deve ser do lado de fora e se possível do lado esquerdo. O motivo de ser do lado de fora é para maximizar sua proteção, porque assim o Exu para a energia antes de entrar no seu lar.

Sendo assim, acenda uma vela preta e ao redor da vela coloque sete charutos e sete pimentas. Acenda a vela e em seguida acenda o charuto na vela, soprando a fumaça de cada um 3 vezes. Faça os seus pedidos junto com cada sobro da fumaça. Essa firmeza também pode ser feita em agradecimento por uma graça alcançada.

Oferenda para abrir caminhos e vitórias

Exu das 7 Encruzilhadas é um Exu que age dentro das 7 forças sagradas, tendo a possibilidade de te ajudar em todas as questões, retirando as energias negativas que te impedem de crescer, assim como propiciando energias positivas para alcançar determinado fim, e uma dessas atribuições é na abertura de caminhos.

Para fazer uma oferenda, vá até a beira de uma estrada longa ou de um trilho de trem, acenda uma vela preta, uma vela vermelha e uma vela azul escuro. Leve 3 charutos e uma garrafa de pinga. Acenda as três velas de forma triangular e coloque entra os espaços os charutos acesos, faça um círculo com a pinga 7 vezes ao entorno das velas, e firme no Exu.

Oferenda para dinheiro e prosperidade

Na oferenda por dinheiro e prosperidade, faça em um ponto natural, podendo ser uma encruzilhada, uma cachoeira ou até uma praça. Leve duas velas pretas e uma amarela, milho de pipoca, 7 folhas de louro, 7 paus de canela e 7 moedas douradas (de R$1,00 ou R$0,25). Acenda as 3 velas juntas e coloque ao redor todos os elementos pensando nessa abundância.

Oração ao Exu das 7 Encruzilhadas

Laroye Exu, Exu é Mojuba
Salve todos meus guardiões de esquerda, salve seu 7 Encruzilhadas.

Peço perdão pelas minhas falhas e meus erros, e peço que me faça
Merecedor da sua proteção e do seu amparo divino.

Peço que me guarde, me guie e me proteja durante minha caminhada,
Que eu tenha a bondade e a compaixão dentro de mim e seja guiado aos caminhos de nosso pai Oxalá, hoje e sempre.

O que são os Exus

Mãe de Santo

Atualmente todos conhecem a palavra Exu, porém poucos conhecem seu real significado e quem são esses espíritos de luz. Sim, espíritos de luz que por muito tempo foram e ainda são atacados por pessoas e religiões que querem amedrontar seus fiéis e praticantes, associando o nome de Exu ao Diabo da religião cristã.

Exu é uma entidade que tem o seu poder e campo de atuação para além da divisão limitada dos humanos. Ele é o guardião do lado esquerdo da criação, sendo um protetor e um executor da lei divina. Essa entidade não faz o mal, mas executa o carma que está destinado a cada um que vai contra as leis do criador.

Os Exus são entidades maléficas?

Um pai ou uma mãe não são maléficos por disciplinar os seus filhos quando necessário e feito de forma justa. Assim é Exu quando observa alguém praticando o “mal”. Na verdade, ele está apenas servindo a Deus entregando a cada um aquilo que é merecido. Logo, a ele não cabe o julgamento ou pena, pois apenas faz a execução daquilo que Deus determina.

Com isso, Exu é um ponto de luz em meio à escuridão, ele vive no baixo astral e não é por isso que não tem luz para ajudar outros espíritos que ali estão negativados. Assim, ele é um guardião, protetor e está em tudo na criação. É possível observar diversos relatos, inclusive na internet, de pessoas com a mediunidade aflorada verem um Exu na igreja ajudando um pastor a expulsar um “demônio”.

Dessa forma, ele serve ao criador e apenas faz o bem, sem fazer amarração, separar alguém ou acabar com a vida de outras pessoas - pois é o espírito que protege, liberta de amarrações e fortalece, assim como também é cobra cada um e de outros espíritos que fazem injustiças, segundo a Lei Divina.

Quais as características dos Exus

Exu é um espírito amigo, leal e extremamente poderoso, pois ajuda a lidar com imperfeições e, principalmente, na maneira que como cada um se comunica com o mundo, auxiliando para ser mais empático, simpático e, acima de tudo, te ajuda a ter mais força e vitalidade, trazendo autoestima e garra para os desafios. Existe um ponto de Exu que explica exatamente quem são essas entidades:

“Exú é caminho, é energia, é vida, é determinação
É cumpridor da lei, Exú é esperto, Exú é guardião

Exú é trabalho, é alegria veloz, Exú é viver
É a magia, é o encanto
É o fogo no sangue, na veia vibrando, Exú é lazer.”

Trabalhos de Exus

Os trabalhos destinados aos Exus são diferentes entre cada uma das religiões e cultos que tem essas entidades. É possível apontar algumas semelhanças ritualísticas e energéticas aqui - geralmente, as giras de esquerda, como são chamadas, têm como vestimenta o preto, pois essa cor é a junção de todas as cores e traz em si o poder de transmutação.

Também é fácil de observar nesses trabalhos o uso de capas e cartolas que são usadas para recolher as energias negativas, o uso de charutos e cigarros é a representação da purificação através do ar, assim como as velas são usadas para limpeza espiritual através do fogo sagrado e divino.

A hierarquia dos Exus

Hierarquia dos Exus

No plano espiritual, cada um tem o seu papel e sua função muito bem definidas. Logo, o respeito é a principal lei entre os Exus. Pois, diferente do plano material, os espíritos têm uma lealdade. Aqueles que por mérito conseguiram alcançar níveis superiores sabem que a eles esse destino também está reservado, de acordo com suas ações. Entenda mais sobre a hierarquia dos Exus a seguir.

Hierarquia e o terceiro plano

O terceiro plano agrupa o 7º, 6º e 5º graus. São Exus chefes de falange e, geralmente, atuam apenas no lado espiritual, tendo cada médium um Exu desse grau como guardião, que incorpora muito pouco e em situações extremamente especificas. São altamente evoluídos e comandam algumas falanges a partir de si.

Os planos são subdivididos em 7 graus, e cada um têm os seus graus respectivos, tendo como o crescimento hierárquico do 1 a 7, compõe-se de níveis mais altos como superiores e regentes dos níveis mais baixos. Vale ressaltar que por mais que um espírito esteja em um grau menor, cabe a ele o merecimento de subir pelos méritos.

Hierarquia e o segundo plano

O segundo plano tem os Exus que estão no 4º grau de evolução. Assim, são espíritos que têm suas falanges e são regidos pelos Exus de maior grau, assumem a proteção dos templos espirituais e dão o direcionamento espiritual direto. Atuam debaixo da Lei Maior e da Justiça Divina sendo amparados por elas.

Hierarquia e o primeiro plano

Agrupa Exus de 1º, 2º e 3º graus. São exus regidos por graus superiores e que fazem os trabalhos dentro dos terreiros, têm seus agrupamentos que estão em formação para se tornar uma falange. Uma confusão que pode acontecer é colocar os chamados quiumbas dentro de graus de Exu, pois os quiumbas e Exus trabalham em lados opostos - um dentro da luz (Exu) e outro sem seguir a Lei Maior.

Os filhos do Exu das 7 encruzilhadas compartilham de suas características?

Filhos de Exu

Vitalidade, força e lealdade. Os filhos de Exu costumam trazer em si o senso de justiça e a vontade de fazer o certo, mesmo sabendo que podem se prejudicar. Quem traz a força de Exu vê além do ganho pessoal, pois a visão deles é para o todo, sempre equilibrando as suas vontades, sem permitir passar por cima de alguém.

Por isso, a eles nenhum caminho é fechado e, quando colocam foco e determinação, conseguem realizar com maestria seus objetivos. São leais e confiam nas pessoas, porém se forem traídos, guardam essa traição a vida toda, sendo uma missão quase impossível ter a sua confiança de volta. Além do mais, confiam acima de tudo em sua intuição.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.