Chá calmante: camomila, cidreira, alfazema, como fazer e mais!

Chá calmante: camomila, cidreira, alfazema, como fazer e mais!

Conheça aqui os melhores chás calmantes que ajudam a combater a insônia, o estresse e a ansiedade. Além disso, aprenda como fazer e os cuidados necessários!


Quais são os melhores chás calmantes?

mulher segurando uma xícara de chá nas mãos

Os chás calmantes possuem propriedades eficazes para combater o estresse, a insônia e a ansiedade, dependendo da sua complexidade. Porém, somente algumas ervas medicinais contém substâncias que realmente relaxam e acalmam.

Por isso, neste artigo selecionamos os melhores chás calmantes que, além de melhorar o humor, a insônia e a concentração, também possuem na sua composição ativos que trazem benefícios para outros problemas de saúde, como, por exemplo, a TPM, controle da pressão arterial e a tensão muscular.

A seguir, conheça as principais plantas medicinais, os seus cuidados e aprenda como fazer o chá calmante da forma correta para que sinta o efeito desejado.

Alfazema

chá de alfazema

A alfazema (Lavandula angustifolia) também conhecida como lavanda, é uma planta medicinal capaz de auxiliar no tratamento de várias comorbidades como, por exemplo, a ansiedade, depressão, insônia, colesterol e desconforto gástrico.

Para entender melhor os seus benefícios, veja a seguir como a alfazema pode melhorar o sono, controlar a pressão arterial e promover um efeito relaxante.

Relaxante

Graças às suas propriedades calmantes e antidepressivas, a alfazema é uma excelente alternativa natural naqueles dias em que você está nervoso e sobrecarregado com as tarefas do dia a dia. Pois o seu chá causa quase de imediato um efeito relaxante, o ajudando a controlar a ansiedade, depressão e o estresse.

Melhora o sono

A insônia é hoje um dos problemas mais recorrentes entre os adultos devido à preocupação com os seus compromissos, pressão no ambiente de trabalho e dificuldade financeira, por exemplo. No entanto, ter uma boa noite de sono é muito importante para evitar o surgimento de doenças mais graves.

Logo, a alfazema é uma planta poderosa que ajuda a melhorar o sono, pois ela tem substâncias capazes de acalmar e relaxar. Por isso, sempre que tiver dificuldade para dormir, tome o chá uns minutos antes de ir para cama e você terá uma noite tranquila e reparadora.

Pressão arterial

A alfazema também é uma ótima opção para quem precisa controlar a pressão arterial, pois essa planta possui propriedades que reduzem os batimentos cardíacos e que diminuem a gordura no sangue, causando o aumento do colesterol.

Contudo, antes de fazer o uso da alfazema, procure um médico e veja a possibilidade de fazer uso dessa planta, como uma forma de minimizar o problema. Portanto, não faça nenhum tratamento natural ou pare de tomar o seu medicamento por conta própria.

Camomila

chá de camomila

Uma das plantas medicinais mais conhecida do mundo é a camomila (Matricaria Chamomilla). Pertencente à família Asteraceae, é uma das ervas mais populares devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde, como, doenças gastrointestinais, feridas externas, além de regular os níveis de açúcar no sangue, por exemplo.

Além disso, a camomila é famosa por conter propriedades ansiolíticas e calmantes, que ajudam a controlar a insônia, o estresse e o nervosismo. A seguir, saiba mais como essa planta pode trazer qualidade de vida. Veja abaixo.

Contra a insônia

A camomila é um sedativo natural, por isso, ela é uma excelente alternativa naqueles dias que estiver com dificuldades para dormir. A ansiedade pode ser um dos motivos que te mantém acordado durante a noite. Logo, se essa for a causa, vale a pena procurar por ajuda médica e assim, iniciar um tratamento mais adequado.

Contra o estresse

Para aliviar o estresse causado pelas muitas tarefas do dia a dia, consumir a camomila irá ajudar a diminuir a sua frequência cardíaca e consequentemente, o deixará mais calmo e relaxado. Afinal, é preciso desligar-se das preocupações diárias, pois podem causar esgotamento emocional e até desencadear um problema de saúde mais sério.

Portanto, quando chegar em casa do trabalho ou caso algo esteja acontecendo que está te deixando estressado, faça o chá de camomila e crie um ambiente com poucas luzes. Assim, você se sentirá mais relaxado para reorganizar os seus pensamentos e poder tomar melhores decisões.

Contra o nervosismo

Se você é uma pessoa que perde a paciência com facilidade, a camomila é uma forte aliada, pois contém propriedades calmantes que promovem o equilíbrio emocional. Sendo assim, sempre que você estiver irritado com alguém ou com alguma situação, faça o uso da camomila e sinta o seu benefício.

Valeriana

chá de valeriana

A valeriana (Valeriana Officinalis) é uma planta medicinal mundialmente conhecida. Em alguns lugares, essa erva é chamada de erva dos gatos, valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem. Além de trazer diversos benefícios para a saúde, ela possui propriedades calmantes e relaxantes que auxiliam em doenças emocionais e na insônia.

A raiz é a parte da planta mais comum de ser utilizada, por possuir uma maior concentração das suas propriedades. Muito comum no preparo de chás, essa erva também pode ser encontrada em cápsulas, porém, antes é preciso consultar um médico para evitar superdosagem, mesmo sendo um remédio natural.

Sedativo leve

As substâncias presentes na valeriana, como os ácidos valerênico e isovalérico, são propriedades que acalmam e relaxam. Por isso, essa planta é considerada um sedativo leve e que ajuda a combater os transtornos causados pela falta de sono.

Contudo, o consumo exagerado da valeriana pode gerar o efeito contrário, causando insônia e euforia. Outra opção para consumir menos essa planta é combinando com a erva cidreira, pois juntas possuem ativos que aliviam a agitação e o estresse.

Combate o pânico

Para combater o pânico, o chá de valeriana se mostrou muito eficaz em alguns estudos, pois nela contém uma composição rica em flavonoides, ácidos valerênico, isovalérico entre outros. Logo, essa planta possui propriedades que afetam diretamente o funcionamento do cérebro, causando um efeito relaxante e calmante.

No entanto, apesar de ser benéfico para tratar transtornos emocionais, a valeriana deve ser consumida com cautela e com prescrição médica, pois a interação com outros medicamentos pode causar reações adversas. Além disso, é necessário avaliar o grau de complexidade do distúrbio para que o tratamento traga o efeito desejado.

Cidreira ou melissa

chá de cidreira

Uma das ervas medicinais mais usadas pelos brasileiros, a cidreira ou melissa (Melissa Officinalis), é muito popular devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde. Por conter flavonóides e fenólicos na sua composição, ela é um excelente anti-inflamatório, analgésico, antioxidante e calmante.

Além da erva cidreira, como também é conhecida, ser utilizada para tratar doenças gastrointestinais, ela é um sedativo leve, relaxante e que ajuda a melhorar o foco. Para saber mais em como essa planta pode ser benéfica para a sua vida, veja a seguir.

Melhora o foco

A dificuldade para se concentrar pode estar associada a algum problema que requer mais atenção. Contudo, a falta de atenção, muitas vezes, pode ser controlada ao eliminar as distrações, como por exemplo, limitando o uso do celular enquanto faz atividades importantes.

A erva cidreira possui substâncias que relaxam, fazendo com que a mente fique menos agitada e, consecutivamente, os seus pensamentos fiquem organizados, melhorando o seu foco. Portanto, sempre que estiver sem concentração, faça o chá de cidreira e você se sentirá menos agitado e ansioso.

Sedativo leve

Um dos princípios ativos da cidreira é o ácido rosmarínico, um composto fenólico, considerado uma propriedade sedativa capaz de auxiliar na insônia, promovendo uma noite de sono agradável e tranquila. Por isso, fazer o uso do chá de cidreira ou melissa, pode ser um excelente remédio natural para quem não consegue dormir.

Calmante

A cidreira é uma planta que também pode ser utilizada nos momentos de estresse e ansiedade, pois nela contém propriedades calmantes e relaxantes. O uso dessa erva pode ser feito por meio do chá, que rapidamente provocará uma sensação de relaxamento e bem-estar. Dessa forma, essa planta pode ser usada sempre que se sentir ansioso ou com os ânimos exaltados.

Erva de São João

chá de erva de São João

A erva de São João é uma planta medicinal muito conhecida por hipericão ou hipérico e recebe o nome científico de Hypericum perforatum. A composição dessa erva possui flavonoides, taninos, hiperforina, entre outras substâncias que aliviam a tensão muscular, tratam a ansiedade e a depressão leve a moderada, além de aliviar os sintomas da TPM.

No entanto, o seu uso requer alguns cuidados, pois, em alguns casos, a erva de São João não pode ser usada associada a certos tipos de medicamentos. Logo, é necessário que o médico ou um fitoterapeuta seja consultado, antes de utilizá-la. A seguir, conheça um pouco mais sobre os benefícios dessa erva.

Alivia tensão muscular

A tensão muscular, muitas vezes, acontece devido ao alto nível de estresse e ansiedade, provocando uma forte dor ao contrair os músculos involuntariamente. A erva de São João contém propriedades capazes de relaxar e acalmar, pois atua diretamente no sistema nervoso central.

A forma mais utilizada é por meio de chá, porém também é possível encontrá-la em cápsulas ou tintura. Sendo assim, quando você estiver tenso por alguma razão, use a erva de São João e sinta os seus benefícios.

Combate transtornos de humor

Um dos principais usos da erva de São João serve para o tratamento de depressão leve à moderada, ansiedade e de outros transtornos de humor. Por possuir hipericina e a hiperforina, compostos presentes na planta que afetam o sistema nervoso central, ajudam a normalizar o funcionamento cerebral.

Entretanto, a erva de São João deve ser usada com parcimônia e de preferência, com prescrição médica. Já que a interação com outros medicamentos pode desencadear outras doenças ou causar efeitos colaterais desagradáveis. Por isso, nesse caso, evite se automedicar, mesmo sendo uma erva medicinal.

Auxilia na TPM

Por conter ação analgésica, anti-inflamatória e antiespasmódica, a erva de São João é ideal para auxiliar no período da TPM. O mais comum é consumi-la com o uso do chá. Por isso, sempre que sentir algum desconforto, como cólicas e alteração de humor, por exemplo, faça o uso dessa planta.

Tília

Chá de Tília

A tília, que também pode ser chamada de teja, tejo e texa, é uma erva medicinal conhecida mundialmente por tratar vários tipos de doenças, do trato intestinal, imunológicas e, principalmente, para reduzir a ansiedade e acalmar os nervos. Essa planta possui três espécies, sendo elas Tília cordata, Tilia platyphyllos e a Tilia x vulgaris.

Encontrada facilmente, a tília possui propriedades antidepressivas, calmantes, desintoxicantes e diurética. Contudo, o seu uso deve ser com cautela, pois ela tende a ser acumulativa, ou seja, quanto mais se toma esse de chá, o organismo a absorve cada vez mais. Logo, a quantidade de chá deve ser reduzida gradativamente. Para saber mais, continue a leitura.

Reduz a ansiedade

Por conter propriedades que atuam no sistema nervoso central, a tília ajuda a reduzir as crises de ansiedade, relaxando e reequilibrando a frequência cardíaca e o funcionamento do cérebro. O chá é a forma mais comum de se consumir a tília, mas se você já faz tratamento com remédio, consulte o seu médico e veja a possibilidade de usá-la em conjunto.

Acalma os nervos

A tília é uma planta, como já mencionado, rica em propriedades que causam relaxamento e acalmam os nervos. Por isso, essa erva é ideal para aqueles momentos em que se está sob forte tensão e estresse causados por problemas no trabalho, no trânsito e familiares, por exemplo.

No entanto, não tome chá de tília em excesso, pois apesar de ser uma planta, ela pode causar algumas reações desconfortáveis como diarreia, além de permanecer uma alta concentração no organismo. Portanto, vale a pena se consultar com fitoterapeuta para te orientar no seu uso correto, sobretudo, se tiver predisposição para alergias ou doenças.

Passos de como fazer o chá calmante

Fazer chá calmante

Para que o chá calmante faça o efeito desejado, é necessário que o passo a passo seja feito corretamente. Além disso, existem alguns cuidados que devem ser tomados antes do preparo do chá.

Veja a seguir, como fazer o chá corretamente para que as suas propriedades sejam extraídas corretamente e assim obter uma maior eficácia. Confira abaixo.

A água

No momento de preparar o chá calmante, opte por usar água filtrada ou mineral, a esquente em uma caneca, porém não é preciso fervê-la. Apenas esquente o líquido, até que forme pequenas bolhas e desligue o fogo.

Lembrando que, para cada punhado da planta, raiz ou erva seca, esquente cerca de 250 ml de água. Se for utilizado o chá em saquinho, use apenas um ou de acordo com a quantidade que for usada de água.

O recipiente

Após esquentar água, coloque-a em um recipiente e adicione a erva da sua escolha. O ideal é que seja um bule de cerâmica ou equivalente, com tampa para preservar a temperatura do chá calmante e fazer infusão corretamente.

A espera

Após esse processo, é fundamental que o chá calmante fique em infusão por cerca de 5 a 10 minutos, pois o tempo de espera será importante para que todos os nutrientes e propriedades sejam liberados na água quente.

Por isso, tampe o recipiente e aguarde. Em seguida, coe esse líquido e o consuma, de preferência, no mesmo dia. O chá também pode ser preservado na geladeira por cerca de 3 dias. Depois desse período, as propriedades medicinais serão perdidas e não terá mais o efeito desejado.

Cuidados

O chá calmante tem por objetivo melhorar o sono, acalmar e relaxar. No entanto, apesar de inofensivas por serem naturais, as ervas medicinais requerem alguns cuidados ao consumi-las, que são:

- Ao comprar ou selecionar boas ervas, raízes ou flores. Geralmente, elas devem ser desidratadas e orgânicas, para garantir um efeito maior;

- Caso você opte por comprá-las em casas de produtos naturais, verifique a sua procedência, validade e se o armazenamento está correto;

- Algumas ervas, raízes ou flores, contêm substâncias que não devem interagir com outros medicamentos. Por isso, consulte um médico ou fitoterapeuta antes.

O chá calmante tem contraindicação?

mulher bebendo chá na xícara

Todas as plantas medicinais que foram citadas neste artigo possuem propriedades curativas e, principalmente, calmantes e relaxantes. Contudo, existem contraindicações em alguns casos. Como é o caso de gestantes e lactantes e crianças de até 3 anos de idade. O consumo do chá calmante deve ser avaliado por um médico.

Além disso, para quem é alérgico, o indicado é procurar um médico ou um fitoterapeuta, para analisar se não há alguma substância que possa desencadear alguma reação, sobretudo, de plantas como a camomila, por exemplo.

Motoristas ou pessoas que fazem algum trabalho manual ou que seja de alta periculosidade devem evitar o uso do chá calmante antes de exercer a sua função, pois pode causar sonolência. Para quem já faz o uso de medicação controlada, o chá deve ser consumido com cautela para que não ocorra superdosagem, pois alguns medicamentos possuem substâncias similares com aquelas de algumas plantas mencionadas.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!