O que são amizades tóxicas? Seus efeitos, como identificar e mais!

O que são amizades tóxicas? Seus efeitos, como identificar e mais!

Aprenda a identificar as amizades tóxicas e conheça as principais características e os efeitos da convivência com este tipo de pessoa, neste artigo.


Considerações gerais sobre amizades tóxicas

amizade tóxica

Uma relação de amizade pode ser acolhedora e permeada de momentos bons, mas também pode ser um relacionamento tóxico com experiências nada saudáveis que nos colocam para baixo e impedem nosso crescimento.

Amizades tóxicas são aquelas que demonstram algum comportamento nocivo que te faz sentir mal, receoso e dentro de um padrão negativo. Por exemplo, aquele amigo que exige muito mais do que você pode oferecer seja emocional ou financeiramente ou aquele amigo invejoso que você tem algum receio de compartilhar suas conquistas.

Assim como cuidamos das relações amorosas que nutrimos, é importante observar quem está do nosso lado como amigo. Saber qual é a real postura dos nossos amigos e confidentes pode ajudar a entender qual relação deve ser interrompida e qual pode ser repensada.

Organizamos neste artigo as características dos amigos tóxicos, para que você possa reconhecer e refletir sobre as suas relações de amizade. Leia agora!

Pessoas tóxicas, amizades tóxicas e efeitos negativos

amizade tóxica

Estar ao lado de pessoas negativas e amizades tóxicas só trará pensamentos, sensações e energias com efeitos negativos. Acompanhe aqui todas as informações importantes sobre este tipo de comportamento.

O que é uma pessoa tóxica?

É considerada uma pessoa tóxica, aquela que apresenta um comportamento prejudicial aos outros e atitudes negativas. Podem ser pessoas muito amigas e próximas, mas que são controladoras, vitimistas, mentirosas, competitivas demais ou que só pensam em si mesmas.

É alguém que parece caminhar no sentido contrário ao seu, produzindo efeitos ruins a sua volta, como um sentimento de inadequação, de tristeza e de confusão que gera um questionamento constante em você.

Aqueles que apresentam uma dessas características podem estar prejudicando as relações afetivas que possuem. É importante observar o comportamento delas e verificar se é algo que pode ser conversado ou se é melhor se afastar, mesmo que seja por um tempo.

Quando uma amizade se torna tóxica?

Uma amizade se torna tóxica quando aquele vínculo não está mais sendo proveitoso e companheiro. Se você não tem vontade de estar com a pessoa ou se tem receio de falar sobre seus acontecimentos com ela, esta relação não está sendo saudável.

Da mesma forma, a amizade se tornou tóxica quando a interação passa a ser um fardo ou um martírio, da qual você só quer se afastar, mesmo que inconscientemente no começo, pois você sente que não consegue aproveitar aquele encontro.

A partir do momento em que estar com a pessoa passa a ser difícil ou desgastante, você deve dar um passo atrás para compreender melhor os frutos que esta relação está nutrindo.

O que são amizades tóxicas?

Uma amizade tóxica é aquele amigo que consegue prejudicar os outros com suas falas e atitudes, afetando o lado social, financeiro e emocional de quem está ao seu lado. É alguém que vai influenciar você só seguindo o que ele acha que é certo, deixando de lado as outras opiniões e decisões que você deseja tomar.

Numa amizade tóxica você começa a carregar emoções como culpa, solidão, insegurança e nervosismo. Você se vê dependente dessa relação, carregando a sensação de que não consegue seguir em frente sem esse amigo.

Um amigo tóxico também pode ser alguém que mente em diversos contextos, que tem um pessimismo exagerado, que demonstra inveja ou que se faz de vítima, tornando-se o centro das atenções como o sofredor.

Além disso, pode ser aquele que coloca você ou outro amigo em situações desconfortáveis ou vexatórias, fazendo com que você se sinta mal.

Quais os efeitos negativos de amizades tóxicas?

Um dos efeitos negativos deste tipo de relação é que você começa a questionar as suas próprias atitudes, achando que quem está errado é você.

É possível que você leve em consideração tudo o que o outro fala sobre você ou precisa lidar com as atitudes prejudiciais dessa pessoa em relacionamentos com outros amigos, namoro e família ou até mesmo no trabalho.

Você deixa de cuidar de si mesmo e da sua saúde mental e passa a conviver com as energias negativas de uma amizade tóxica. Além disso, você acaba não comentando ou compartilhando coisas importantes para a sua vida, por receio do que a outra pessoa vai dizer.

Como saber se estou sendo uma pessoa tóxica?

Nem sempre a pessoa tóxica da relação é o outro. Às vezes, você precisa observar as suas atitudes e postura como amigo, para entender que o seu comportamento é ou está sendo tóxico, causando desconforto e sentimentos negativos em seus amigos.

Para compreender se você está sendo uma pessoa tóxica, é preciso que você observe os comentários que faz, se eles são positivos ou construtivos. Veja se suas palavras ajudam o outro ou só os colocam para baixo.

Você também deve perceber se é um amigo que escuta ou se só fala de si mesmo, sem abrir espaço para os sentimentos e acontecimentos dos parceiros. Se você está sempre sendo pessimista ou centralizando a conversa em você, talvez este seja um indicativo de comportamento tóxico, demonstrando falta de companheirismo e empatia.

Devemos ser o tipo de amigo que queremos ao nosso redor, se você não está sendo companheiro, dificilmente poderá cobrar os outros pelas atitudes tóxicas que demonstram.

Como identificar amigos tóxicos

amizade tóxica

A amizade tóxica pode existir de diversas formas com seus perfis e atitudes específicas. Por isso, fizemos uma lista abaixo com cada perfil de amigo tóxico e suas características principais.

Constantemente o colocam para baixo

Este perfil de amigo tóxico é aquele que encontra defeito em tudo que está relacionado a você, diminuindo as suas conquistas, fazendo comentários nocivos ou comparações com outras pessoas. É uma amizade tóxica que gera um sentimento de inferioridade com sentimentos de que você nunca vai conseguir agradar, apesar de você não ter essa obrigação.

Fofocam e falam de você pelas costas

O amigo tóxico e fofoqueiro será aquele que escuta suas confidências e histórias e conta por aí, comentando com pessoas que não deve e, algumas vezes, tecendo comentários ruins sobre você que ele nunca diria na sua frente.

Essa atitude acaba gerando conflitos ou situações desconfortáveis que poderiam ser evitadas se o amigo não tivesse sido desrespeitoso e pouco confiável.

São egoístas e focam somente em si próprios

Uma pessoa egoísta que não escuta o outro tem dificuldade para ser um bom amigo. Esse tipo de amizade tóxica é configurado por uma falta de escuta e empatia.

Você sente que não tem alguém para compartilhar suas falas e, além disso, você pode estar convivendo com um amigo que não aceita seus comentários, pois ele está muito centrado nas conclusões que tirou por si mesmo. Então, é uma relação unilateral e um tempo desperdiçado numa conversa cansativa.

São dramáticos e colocam-se constantemente como “vítimas”

O amigo dramático pode ser uma amizade tóxica quando você percebe que ele sempre vai se colocar como o centro das atenções e a vítima de tudo que acontece com ele, mesmo que ele seja o causador de alguns acontecimentos e conflitos.

Outro ponto é que esse amigo tóxico não vai aceitar muito bem críticas, pois ele acredita que como você é amigo, você precisa concordar com a versão dele dos fatos.

Mentem e manipulam

A pessoa mentirosa e manipuladora controla a amizade. Ela vai tentar influenciar as suas atitudes e emoções. É a amizade tóxica que diz ou faz coisas para ter o que quer.

Você percebe que está sendo manipulado e num relacionamento abusivo quando toma decisões de acordo com o que o outro acha que é certo, deixando de lado sua opinião e preferências.

São invejosos

Se você convive com alguém que não fica feliz com as suas conquistas, que menospreza o que você fala, você está convivendo com uma amizade tóxica e invejosa.

É quando você tem um amigo que não te coloca para cima ou que quer ter tudo o que você tem. Você passa a ter receio de chamar para conversar e passa a duvidar da opinião e sentimentos demonstrados pelo amigo.

São pessimistas

Pessoas pessimistas têm dificuldade de ver algo positivo nos acontecimentos, eles acreditam que não dará certo e acabam refletindo esse pensamento nas outras pessoas.

É um tipo de amizade tóxica que precisa de atenção, pois esse amigo pode estar lidando com alguma questão de saúde mental, como depressão e ansiedade, que precisa de cuidados. Observe e converse com ele, mas não deixe de se proteger das opiniões pessimistas.

Competem com você

O amigo tóxico e competitivo é aquele que sempre é maior em tudo o que é dito, seja num aspecto positivo ou negativo. Se você está se sentindo triste, ele está muito mal, se você não conseguiu finalizar uma tarefa do trabalho, ele nem conseguiu ir trabalhar.

Esse tipo de amigo vai fazer comparações tentando demonstrar que ele está numa situação mais importante ou impactante que a sua.

A competição também pode estar nos bens materiais, trazendo um pouco da característica do amigo invejoso. Se você comprou um objeto, ele vai comprar um bem mais caro ou mais eficiente. Um dos efeitos dessa amizade tóxica é que acaba gerando uma comparação excessiva entre os amigos.

Culpam todos ao redor pelos próprios problemas

Quando a pessoa culpa todos ao redor por tudo que acontece com ela, deixa de assumir a própria responsabilidade nas relações. Esse tipo de pessoa se parece um pouco com o perfil de vítima, será preciso muita conversa para mudar a opinião desse amigo, o que acaba sendo desgastante.

Lidar com um amigo assim é se deparar com conversas cheia de reclamações e apontamentos sobre outras pessoas. Ele sempre vai colocar a culpa no outro, mesmo que você saiba que ele também tem uma parcela de culpa em algumas situações.

Além disso, você pode se sentir manipulado e ter uma sensação de culpa, caso se torne uma das pessoas que ele acredita que o feriram em algum momento.

Criam situações desconfortáveis para você

O amigo que coloca você em situações desconfortáveis em qualquer ambiente não leva em consideração as suas inseguranças e o seu bem-estar.

É importante identificar se ele faz isso intencionalmente ou não, pois ele pode achar que você sabe lidar bem com essas situações e que elas não te afetam. Muitas vezes, ele pode ter um jeito engraçado que faz isso apenas como brincadeira, mas acaba gerando efeitos negativos na relação de vocês.

Criticam e o humilham em público “sutilmente”

Outro tipo de amigo tóxico é aquele que faz comentários desnecessários no meio de outras pessoas “sem querer”. Ele age como se realmente não quisesse te expor ou ter dito algo que te deixou chateado, mas ele tinha toda a intenção de afetar o seu comportamento.

Ele carrega um jeito muito sutil de criticar as amizades através de comentários que expõe ou humilham. É um tipo de amigo que você fica em dúvida se ele está fazendo aquilo por maldade ou não.

Tentam modificar a sua forma de ser

Você pode estar vivendo uma amizade tóxica se convive com alguém que não aceita e que critica sua forma de ser, seja algo físico, de personalidade ou qualquer outra questão pertinente a você. É o amigo que fala mal da sua aparência, do seu gosto e do seu jeito.

Um amigo tóxico tentará mudar aquilo que ele acha que deve ser mudado, mesmo que você não queira. Ele afeta a sua autoconfiança e o seu crescimento emocional ou profissional.

Como lidar com amizades tóxicas

amizade tóxica

Talvez você tenha identificado algum amigo que se encaixa nos tipos de amizades tóxicas e não sabe como lidar com essa situação. Veja aqui como você pode resolver essa relação tóxica e qual é a melhor atitude a ser tomada.

Converse com o amigo sobre como você se sente

O primeiro passo é pensar em quais ações estão sendo prejudiciais e chamar o amigo para uma conversa séria e sincera. Às vezes, ele não percebeu que está tendo essas atitudes ruins e precisa se conscientizar.

É aqui onde você identifica se a pessoa realmente sabe como você se sente e talvez um bom diálogo mude o padrão de amizade entre vocês.

Entenda se a pessoa é tóxica ou está sendo tóxica

O comportamento do amigo pode estar diferente agora por causa de alguma situação que ele está passando na vida profissional, amorosa ou em outra relação de amizade. Tente se lembrar de todo o tempo que você conhece esse amigo tóxico. Ele sempre foi assim ou é um comportamento que está sendo identificado nos últimos tempos?

Assim como o tópico acima, muitas vezes a pessoa não sabe que é ou que está sendo tóxica. Pense sobre as atitudes dela e veja se consegue dialogar ou continuar convivendo com essa postura pouco saudável até que ela seja resolvida.

Reflita se vale a pena manter a relação

Pense qual a real importância deste amigo na sua vida. Você quer manter essa relação da forma que está sendo hoje? Se você acredita que mudar só a sua postura em relação ao amigo já vai resolver o problema, faça essa mudança unilateral e mantenha a relação.

Outra opção é reconhecer o problema, fazer uma lista com os prós e contras e tentar conversar com seu amigo para mudar aquilo que não está sendo positivo nessa amizade tóxica. Se mesmo assim, você continuar pensando que o melhor é se afastar, não hesite e faça isso. Priorize a sua saúde mental.

Vocês podem ser amigos de uma outra forma ou você pode conviver só com as lembranças de tudo que viveram juntos. Seja uma amizade de longa data ou um vínculo recente de amizade, é importante lembrar que nem todas as amizades devem e precisam continuar próximas.

Qual o limite de tolerância com amizades tóxicas?

amizade tóxica

Na verdade, não há um limite adequado, amizades tóxicas são prejudiciais e precisam ser resolvidas o quanto antes. Você deve tentar o diálogo com essa pessoa e, se necessário, o distanciamento ou uma mudança na relação de amizade.

Busque o seu bem-estar, mas seja sincero com o outro. O limite de tolerância com amizades tóxicas é até onde você entende que deve conviver com esse tipo de pessoa, além de compreender os efeitos que essa amizade continuará produzindo.

Se você permite que amigos tóxicos influenciem sua vida e dividam os seus momentos, talvez você precise refletir sobre o seu padrão de amizade.

O mais importante é você entender que tipo de relação de amizade você está vivendo. Depois, reconhecer se é uma amizade tóxica que pode ser mudada ou se você precisa se afastar para o seu próprio bem. Construa relações saudáveis ao seu redor, para que amizades verdadeiras e acolhedoras sejam formadas.

Autor deste artigo

Redatora que adora escrever sobre astrologia, numerologia e livros. A palavra guia e organiza os movimentos da vida.

Palavras-chave relacionadas


relacionamentos autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.