O que é a Psicografia? Segundo Kardec, como funciona, o médium e mais!

O que é a Psicografia? Segundo Kardec, como funciona, o médium e mais!

A Psicografia utiliza uma técnica voltada para a escrita de um texto que conta com o auxílio de um espírito desencarnado. Confira o artigo para saber mais!


Considerações gerais sobre a Psicografia

Livro aberto iluminado por uma luz divina.

A comunicação que é feita a partir da Psicografia diz respeito ao processo de ligação com o mundo espiritual. Este processo conta com algumas especificações e elas agem de acordo com o nível de consciência de quem está praticando.

Aqui os sensitivos e médiuns usam este poder para se interligarem com almas desencarnadas. Manuseando as mãos e fazendo com que as pessoas escrevam um texto, os espíritos conduzem eles para uma mensagem que deve ser transmitida em seu alto esclarecimento. Leia o artigo para compreender esta conexão!

A Psicografia, visão de Kardec, como funciona e importância

Criança e espírito de uma mulher na praia.

Allan Kardec foi o primeiro que estudou a Psicografia e utilizou a mediunidade. Por mais que ele seja considerado o principal, não aconteceu em seu período. Algumas pessoas já faziam este processo, mas os médiuns daquela época não tinham o pleno conhecimento de que esta conexão estava voltada para a Psicografia.

A verdadeira importância desta comunicação espiritual está no conforto que as pessoas que recebem podem ter. A mensagem só pode ser manuscrita se os espíritos enxergarem a necessidade que o desencarnado tem de se comunicar. Continue lendo o artigo e saiba mais sobre as especificações deste processo!

O que é a Psicografia

Considerada uma forma de escrita simples, a Psicografia utiliza o seu alto poder de concentração que é cômodo. Os médiuns e sensitivos fazem uma ligação com os espíritos e recebem mensagens importantes. São tantas as informações que podem ser colhidas diante deste processo, que existem muitos livros voltados para este assunto.

O nome consagrado no Brasil é o de Chico Xavier, com forte influência de Allan Kardec. Com 400 publicações, o primeiro escreveu muitos conteúdos voltados para o propósito em si e de conhecimento para o meio espírita. Para consolar, esta conexão tem a sua grande reputação.

A Psicografia segundo Allan Kardec

Com o processo manual da Psicografia, Allan Kardec disse no Livro dos Médiuns que: “Todos os esforços possíveis devem ser empreendidos no desenvolvimento da Psicografia, pois dentre todas as faculdades mediúnicas, é ela que permite uma melhor comunicação dos espíritos conosco, através de uma relação permanente e regular”.

Com uma certa sintonia e harmonia, a Psicografia é utilizada por aqueles que querem ter essa conexão: “É através da Psicografia que os espíritos revelam melhor a sua natureza e o seu grau de evolução, e com facilidade podem expressar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, se assim permitirmos”.

Como funciona a Psicografia

A Psicografia deve ser manuseada com a escrita plena e a autonomia do subconsciente. Qualquer pessoa pode fazer este processo, porque não existe um estudo que determine um certo dom. Sendo assim, só saberá diante da prática e de uma experiência.

Através da concentração e do relaxamento é possível conduzir. Com uma caneta ou lápis na mão, precisa de um lugar para escrever e se portar. O procedimento deve ser feito de forma confortável, sendo que só é possível diante do autoconhecimento e aprendizado.

Importância na história e estruturação de estudos mediúnicos

Existe a necessidade de manter um ensino regular e que seja baseado nos fundamentos relevantes da Psicografia. Neste processo os médiuns ser tornarão indivíduos altamente conscientes do poder dessa conexão, fazendo com que os esclarecimentos necessários venham de forma segura.

A doutrina espírita é repassada em processos opostos, indicando tudo aquilo que é necessário. Aquele que tem o interesse nesta prática deve ter o ensino moral e básico antes de mais nada. A preparação só vem com a condução e a inserção em um processo mediúnico, além da harmonia presente.

O Médium Psicógrafo e como começar

Homem de camisa branca pensativo.

O crescimento de um Médium Psicógrafo precisa ser desenvolvido em seu mais alto exercício de poder. A escrita é a função mais importante que existe neste segmento, porque é a partir dela que a conexão é feita. Sendo simples, concede ao indivíduo o êxito de seu papel.

Com um lápis e uma caneta na mão, o papel também se faz necessário para a condução da escrita. A presença de uma segunda pessoa pode incomodar, mas esse processo necessita de uma certa cooperação. É importante ressaltar que o espírito só virá se ele for chamado através da concentração dos pensamentos. Dê continuidade na leitura do artigo para saber mais!

Quem pode ser um Médium Psicógrafo

Sem a exigência de um dom, um indivíduo que quer ser um Médium Psicógrafo precisa ter apenas uma certa facilidade com a escrita. Os estudos devem ser aplicados por mentores especializados no assunto, além de se basearem em conteúdos necessários para o estudo. Diante da prática precisa tomar uma certa atenção com o que vai perguntar.

Algumas especificações serão aperfeiçoadas com o tempo, porque o doutrinador tem essa obrigação em seus ensinamentos e dizeres. A conexão que será construída pede por uma certa concentração para o alto poder. A futilidade deve ser ignorada neste processo, pois de nada servirá a comunicação com o mundo superior.

Quando um médium se encontra apto para a Psicografia

Um indivíduo só se sentirá seguro e preparado para exercer a função quando a concentração estiver em seu mais alto nível. Aqui o pensamento deve ser estimulado para a Psicografia se desenvolver com mais precisão. A reunião deverá se constituída através da luz que o espiritismo emana, além de um conjunto de regras estabelecidas.

Um campo de energia deve ser construído com requisitos importantes e necessários, visando as realizações que poderão ser adquiridas diante da comunicação espírita. Este processo deverá ser feito até o final, com o propósito de conquistar as respostas que poderão transcender. O resultado só será garantido com os desencarnados em seus papéis responsáveis.

Como começar a Psicografia

Não existe qualquer empecilho para começar a praticar a Psicografia. Com um lápis ou caneta, o indivíduo precisará também de um papel. Além do mais, o trabalho deve ser realizado e desenvolvido em um centro espírita. Se já frequenta um em específico, é necessário utilizar o mesmo.

Mantendo uma certa regularidade neste processo, só assim será possível alcançar e adquirir o aprendizado que se procura. O aperfeiçoamento virá com o tempo, além de todas as recomendações que os mentores farão para o crescimento desta doutrina. Eles constantemente irão observar e recomendar algo se for possível.

Os 4 tipos de Psicografia e Médiuns Psicográficos

Pessoa escrevendo em um caderno com lápis.

Com a alta ação dos espíritos, a ideia da Psicografia se baseia pela mensagem que o médium consegue captar diante da sua conexão com os desencarnados e reencarnados. Existem 4 eixos dentro deste estudo e eles se baseiam no mecânico, intuitivo, semi-mecânico e inspirado.

A escrita pode ser constituída de forma ilegível, além de todos os meios utilizados que são feitos de forma simples e manual. Dando uma certa comodidade, eles permitem uma relação com os espíritos de forma regular. Saiba quais são os tipos de Psicografias e médiuns, lendo o artigo!

Mecânico

Este processo de Psicografia se baseia no movimento da mão. O impulso que é tomado neste texto vem de uma força individual e com a própria vontade. Vai avançando sem parar e até o último dizer do espírito. O indivíduo geralmente fica passivo e o mais conhecido é o médium Chico Xavier.

Com a necessidade de ser totalmente mecânico, o oposto disso torna as chances do indivíduo superficiais e inúteis. Por outro lado ele também não pode se cobrar por se sentir sem poder. Se encontrar outras possibilidades dentro deste estudo, deve se manter com elas e se contentar.

Intuitivo

De forma interpretativa, o médium aqui nesta Psicografia pode agir transmitindo o pensamento do espírito. Antes de mais nada, ele precisa compreender aquilo que o desencarnado quer passar, para só assim conseguir entregar a mensagem em sua mais pura essência. O pensamento não é do médium, mas é transmitido através do cérebro dele.

Um outro grupo neste contexto pode ser considerado, porque existem aqueles que são chamados de involuntários. Através de seus textos eles recebem as mensagens dos espíritos e podem estar em transe ou não. Estas comunicações fogem um pouco dos princípios dos médiuns em atividade e são consideradas como inteligências extracorpóreas.

Semi-Mecânico

O movimento que é impulsionado nesta Psicografia vem sem o médium querer. Por mais que ele tenha uma certa consciência, escreve de forma automática. Os pensamentos podem surgir antes ou depois de sua escrita e é considerado o mais numeroso. Essas condições servem como um guia.

Sendo a mais comum, ele se vê com a plena obrigação para conduzir as mensagens e os vazios daquilo que ele quer passar. Quando ele perde o impulso de sua mão, ainda assim consegue transcrever o comunicado do desencarnado. Quando escuta intuitivamente, quer produzir o texto diretamente e fazendo o ajuste entre o corpo e o espírito.

Inspirado

Quando está em estado de êxtase o médium recebe a mensagem nesta Psicografia. Elas podem se tornar estranhas com as ideias que ele conta, mas tudo se baseia na espontaneidade. Com um conteúdo rico, ele não precisa necessariamente ser um escritor ou músico.

Podendo ter algumas semelhanças com os intuitivos, os inspirados se encontram em uma posição complicada entre o corpo e espírito. Esta mediunidade vem de forma natural ou generalizada, podendo ser identificada em seu maior ou menor grau. O Livro dos Médiuns indica que pode ter uma variação.

Como desenvolver a Psicografia

Pessoa segundando um livro aberto.

Para desenvolver a Psicografia existem alguns exercícios que podem colaborar. Chico Xavier utilizava um fenômeno altamente conhecido e que chamava a atenção das pessoas. Sendo um estudo antigo, as que praticavam esta atividade eram chamadas por vários nomes. Entre eles, pitonisas, sibilas, magos etc.

A individualidade e independência dos pensamentos de Allan Kardec que o fizeram ter o pleno poder com o fenômeno. Sem tomar partido ou não dando preferência para algo em específico, ele agia de forma fria e ainda assim tinha a sua comunicação clara com os espíritos. Entenda como é possível desenvolver este poder, lendo o artigo!

Não há fórmulas firmemente fixadas

Caso alguém tente entregar uma certa fórmula para desenvolver a Psicografia, o outro tem que saber que não existe necessariamente algo fixo. O espírito em si não leva em consideração a forma e Deus precisa ser chamado para fazer a evocação, podendo ser com a permissão dele para um desencarnado se comunicar com um médium.

Caso um desencarnado faça a sua manifestação, o médium irá escrever. Podendo vir de uma forma que o indivíduo prefere ou sendo desconhecido, geralmente eles escrevem o nome e se apresentam querendo uma maior eficiência. Existem alguns que estão iniciando e podem ser enganados ou expostos, necessitando de um médium com mais bagagem.

A fé não é obrigatória

Ela pode ser usada de forma secundária, mas não precisa ser necessariamente excluída na Psicografia. Se a pessoa contar com a sua intenção e vontade isso já se faz suficiente. Algumas delas ficam espantadas e sem acreditar, e outras não conseguem. Além do mais, o estudo só funciona com indícios orgânicos.

Quando o médium está em contato com o desencarnado, ele sente um certo formigamento em sua mão. Aos poucos vai sendo levada por um impulso que ele não consegue controlar. Pode dar alguns sinais e eles não precisam ter seus significados. Com o tempo a escrita vai se tornando mais concreta e a rapidez vai tomando conta.

A dificuldade de lidar com Espíritos inferiores

Quando o médium está em seu processo inicial ele pode ter algumas dificuldades na Psicografia com espíritos inferiores. A comemoração vem quando os desencarnados aparecem de forma leve. Aqui é preciso ter atenção para que eles não saiam do poder.

O processo está voltado para a fé diante de Deus, podendo também pedir a ajuda do anjo da guarda e com ele se tornando eficaz com espíritos familiares. Tendo um apreço pelas qualificações do médium, pode se manifestar de forma leve ou negativa. Já o outro ponto está ligado ao cuidado e reconhecimento.

O médium deve se concentrar na mediunidade que possui

Caso o médium não se sinta altamente poderoso, ele precisa entender que aquilo que ele possui é o suficiente para se concentrar e desenvolver a Psicografia. Usando um exemplo, ele não pode ser somente aquele que se entrega apenas ao eixo mecânico. Se tornando inútil, pode errar caso se denomine como sem poder.

Se contentando com aquilo que tem, pode se realizar com o tempo. Não encontrando alguma informação involuntária, os resultados de baixo grau precisam ser escritos sem que se defina a sua preferência. A distinção só será efetivada com o passar da experiência, em seu maior grau e desenvolvimento tardio.

Sinais para descobrir se possui qualidades mediúnicas

Mulher sendo iluminada por uma luz divina.

Esses aspectos mediúnicos podem ser evidenciados e descobertos na Psicografia através de um estudo com uma certa quantidade de pessoas. Se todas elas estiverem na mesma sintonia e intenção, as qualidades serão expostas. O silêncio e o recolhimento devem ser trabalhados para que a escrita venha de forma experimental.

Podendo pedir a ajuda de um anjo da guarda ou espírito, essa fórmula também virá e será identificada facilmente. Uma pessoa específica pode ser escolhida para guiar a reunião e fazer um apelo em nome de todos aqueles que estão presentes. Saiba mais um pouco sobre esse processo, lendo o artigo!

Vidência ou audição espiritual

Sendo uma aspiração, a vidência é indicada para a pessoa prestar mais atenção aos processos da natureza. Observar e admirar o sorriso de uma criança e até mesmo a forma como uma senhora anda por conta de sua idade. Olhar a vida com uma outra perspectiva e valorizar isso vai além do inclinar da cabeça para céu e as estrelas.

Agora quando se trata da audição espiritual, ela é considerada como uma ação voltada para o templo de Jerusalém. Samuel tinha a função de um discípulo, era jovem e escutou seu mestre te chamando. Foi seguindo suas instruções e respondeu da seguinte forma: "Fala, Senhor, o teu servo te ouve".

Transe psicofônico ou psicográfico

Para trabalhar a Psicografia é preciso começar pelas palavras bonitas. Os palavrões não são indicados, assim como também a ironia deve ser evitada. A harmonia deve ser imposta para que venha a paz e o esclarecimento. Se alguém precisar de conforto, colabore para tal. Caso tenha um indivíduo precisando de orientação, assim o faça.

Os bons espíritos só serão evidenciados e estarão ao lado se a pessoa praticar todas essas coisas. Quando também precisar de ajuda, olhe para o que já foi feito e repita para o próprio bem. Pode até não se destacar nas oratórias, mas tendo em mente que será abençoada por aqueles que ajudou.

Sintomas físicos

A Psicografia e mediunidade são vistas como grandes influenciadoras de alguns sintomas. Elas podem ser estudas e exemplificadas por algumas religiões, não afetando integralmente nenhuma crença. Elas contam com um grande poder superior para o ser humano e alguns nascem até com essa propensão.

Podendo causar euforia, sonolência, náusea, enjoo, tristeza, visões, efeitos físicos, distúrbios e até mesmo cheiros, pode também movimentar alguns objetos, fazer barulhos, além de causar desmaios e outras coisas específicas. Quando tudo isso se desenvolve no ser humano através deste estudo, a religião pode tratar e uma avaliação médica ajudar.

A Psicografia possui valor quando apresentada em tribunal?

Homem escrevendo com martelo de tribunal ao lado.

Sim. Por mais que a Psicografia possa gerar alguns debates, também pode ser silenciada diante de algumas controvérsias. Ela possui uma certa influência no sistema penal, ganhando relevância por ser utilizada como uma ferramenta de prova em alguns processos. Inclusive, existem casos específicos que já utilizaram este estudo como base.

As provas são consideradas como atos que devem ser julgados com a finalidade de determinar aquilo que foi feito em plena existência ou inexistência. Quando acontece tal intervenção, os desencarnados passam suas mensagens através dos médiuns. Portanto, serve como defesa de alta convicção para aquele que a usa para se libertar.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.