Pedra Ametista: entenda o significado, composição, benefício e mais!

Pedra Ametista: entenda o significado, composição, benefício e mais!

A pedra Ametista é bastante positiva na proteção dos aspectos psíquicos e até para afastar vícios. Confira seus benefícios e suas características biológicas!


Quais os significados da pedra Ametista?

Pedra Ametista.

A pedra Ametista está relacionada ao equilíbrio e à sabedoria. Seu nome significa “não intoxicado”, o que remete à sua capacidade de livrar a mente dos vícios e dos pensamentos ruins.

Na mitologia, sua história está relacionada ao deus Dionísio da mitologia grega, ou Baco, na mitologia romana, e de uma moça que conseguiu escapar de sua vontade de se influenciar com a bebida, já que este é o deus do vinho e das festas.

Na verdade, o poder da Ametista está diretamente relacionado aos aspectos da mente e ao desenvolvimento da capacidade meditativa, da intuição, da memória e até da evolução espiritual psíquica. Esta é, por isso, a pedra que garante o equilíbrio, mesmo diante dos ataques psíquicos, da ansiedade ou das drogas.

Acompanhe a seguir os inúmeros aspectos positivos que a Ametista possui, que são capazes de garantir a saúde do corpo espiritual e físico, e até as formas corretas de utilizá-la e energizá-la!

Características da Ametista

Cristal Ametista.

A Ametista é, na verdade, um cristal da família do quartzo. Pode ser encontrada na natureza e possui muitas propriedades benéficas ao funcionamento do corpo e principalmente da mente. Em razão dessas propriedades, ela está associada ao exercício de algumas profissões, relacionando-se com planetas e elementos da natureza e possuindo benefícios associados principalmente aos chakras superiores.

Confira, neste tópico, a definição dessas características da Ametista, como origem e composição, benefícios, planetas e elementos, entre outros!

Origem e composição

A pedra Ametista pode ser considerada uma pedra preciosa, pois é bastante resistente, quando comparada a outros cristais. Assim, tem origem no resfriamento do magma de vulcões, nas chamadas rochas ígneas. Pode estar também no interior de ágatas ocas, o que é chamado de geodo.

A Ametista é relativamente rara, pois depende da proteção do sol, uma vez que uma exposição permanente transforma o FE2+, que garante sua coloração roxa, em FE3+, que confere um tom amarelado.

Assim, a composição é SiO2 (óxido de silício), mas é a presença do FE2+ (ferro bivalente) que garante os tons de roxo. Quanto mais FE2+, mais forte será o tom de roxo da Ametista.

Cores, dureza e composição química

A Ametista aparece na natureza em tons de roxo e lilás, e é justamente por essa tonalidade que ela se caracteriza. Isso se deve à presença de Ferro Bivalente em sua composição (FE2+). Por pertencer à família do quartzo, é pela tonalidade que se individualiza e recebe seu nome. Assim, não existem Ametistas em outras tonalidades.

Em relação à dureza, a Ametista é considerada n. 07, na Escala de Mohs, que quantifica a dureza dos minerais. Para se ter uma ideia, o diamante é considerado n. 10 nessa escala, sendo, por isso, o mineral mais valioso. É considerada uma pedra bem resistente e, por isso, usada em joias que podem durar gerações.

Por fim, a composição da Ametista é SiO2 (óxido de silício), e ela decorre do esfriamento do magma de vulcões ou como revestimento interno de ágatas ocas, os chamados geodos.

Benefícios

Em seus benefícios, a pedra Ametista está associada à proteção em nível intelectual, de forma que purifica os pensamentos e protege o indivíduo de crises de ansiedade e principalmente dos vícios. É por isso que é chamado de “o cristal da sabedoria”.

A ametista traz consigo, ainda, a vitalidade, o equilíbrio e o estímulo da memória. Sendo assim, é um ótimo amuleto para regular aspectos físicos, mentais e emocionais, pois carrega uma força capaz de reequilibrar todo o sistema, sobretudo os pensamentos, que são a fonte da criação para os seres-humanos.

Crenças

A história da pedra Ametista tem origem na mitologia grega. Ametista seria o nome de uma ninfa que a deusa da castidade teria transformado em cristal, para proteger a moça dos assédios de Dionísio, deus do vinho.

Diante da magia que teria impedido o deus de ter contato com Ametista, Dionísio mergulhou o cristal no vinho, o que seria a razão para a coloração em tons de roxo do cristal.

Signos e chakras

Os signos associados à pedra Ametista são Áries, Sagitário, Capricórnio e Aquário. A pedra auxilia na proteção da vitalidade e da racionalidade, elementos-chave para a energia presente em todos esses signos.

Já em relação aos chakras, são os superiores (garganta, terceiro olho e coroa) que são mais beneficiados pelas propriedades da Ametista, por estarem mais próximos à cabeça, que guarda os pensamentos. Dentre eles, é o 6º chakra (terceiro olho) que mais recebe essa influência, pois ele é pura consciência.

Elementos e planetas

Além de todas as suas qualidades, a Ametista refere-se ao elemento água e está relacionada aos planetas Netuno e Júpiter. No entanto, em menor intensidade, também pode ser relacionada ao planeta Mercúrio.

Profissões

Por estar ligada às capacidades da mente, como a intuição, a memória e, em algum sentido, a fé, pois eleva espiritualmente a frequência psíquica, a pedra Ametista é indicada para os profissionais que se associam a essas capacidades intelectuais e espirituais.

Assim, artistas, psicólogos, professores e até líderes religiosos e políticos são beneficiados por suas propriedades diretamente. Dessa forma, o exercício da profissão fica mais fluido e divino, ao contar com a atuação dos efeitos da Ametista.

Efeitos da Ametista no corpo espiritual

Pedra Ametista.

Os efeitos da ametista no corpo espiritual estão diretamente ligados à qualidade dos pensamentos. Os pensamentos são, na verdade, a fonte criadora do ser-humano, pois é a partir deles que você atrai energias e cria sua realidade.

Assim, possuir uma Ametista é uma forma grandiosa de trabalhar o equilíbrio de toda essa parte psíquica. Acompanhe a seguir a definição dos efeitos da Ametista no corpo espiritual, como em relação a seu efeito calmante, sua clareza de pensamentos e até sua proteção a ataques psíquicos!

Ametista no efeito calmante

A frequência dos seus pensamentos afeta todo o sistema do corpo humano, e isso é ainda mais verdadeiro, quando analisada a questão da ansiedade. Assim, a pedra Ametista é capaz de oferecer um efeito calmante, na medida em que filtra pensamentos e afasta a ansiedade e o medo.

Dessa forma, a capacidade de relaxamento, por sua vez, é extremamente benéfica em todos os sentidos.

Ametista na clareza de pensamentos

É justamente nos pensamentos que a Ametista tem seu poder mais acentuado, e em tudo o que esse equilíbrio resulta por consequência, como redução da ansiedade, capacidade de concentração, etc.

Assim, a pedra Ametista possibilita a clareza de pensamentos, pois tem o poder de alterar nosso estado de consciência de normal para meditativo. Dessa forma, você deixa de viver na energia densa material e passa a orbitar o mundo espiritual pela meditação, em que os pensamentos são mais fluidos.

Ametista na harmonia e equilíbrio

Em razão do poder de estabelecer o equilíbrio das energias, sobretudo em relação aos pensamentos, a pedra Ametista é capaz de garantir a harmonia e o equilíbrio a quem estiver perto dela e absorver suas propriedades.

Assim, se tudo é energia, a pedra Ametista atua como um filtro, que transforma energias densas em leves, garantindo a maior harmonia e equilíbrio, seja de lugares ou pessoas.

Ametista na proteção de ataques psíquicos

A pedra Ametista não é apenas capaz de reequilibrar as energias e harmonizar pensamentos, pois ela pode verdadeiramente proteger contra ataques psíquicos.

Os ataques psíquicos podem vir de fora, de outras pessoas ou do mundo espiritual, ou de dentro, como é o caso de uma crise de ansiedade. Assim, o poder da pedra Ametista impede que essas energias densas ultrapassem a sua psique. Então, ainda que você seja exposto a esse tipo de evento, não sofrerá tão fortemente as consequências, pois o cristal impede que você esteja vulnerável a essas energias.

Ametista na transmutação de energias

A Ametista tem o poder de transmutar energias, na medida em que promove o reequilíbrio delas. Energias ruins, geralmente, são densas e estão presentes nos aspectos mais materiais e terrenos. Mas as energias boas são leves e estão em planos superiores, como o espiritual.

Assim, a Ametista tem o poder de transmutar energias na medida em que absorve as densas e oferece energias leves e elevadas. São essas que garantem cura, harmonia e sabedoria. Por isso, é importante a limpeza e reenergização, para que a pedra continue sempre a possibilitar esse processo de forma plena.

Efeitos da Ametista no corpo físico

Pedra Ametista.

Não apenas nos aspectos espirituais estão os efeitos da Ametista. Por atuar no equilíbrio psíquico sobretudo, a Ametista promove benefícios no corpo físico também.

Isso ocorre, inicialmente, pelos efeitos imediatos que a tranquilidade dos pensamentos e a ausência de ansiedade geram, mas vai além. A Ametista é capaz de reequilibrar os órgãos responsáveis pela limpeza do sangue, beneficiando o sistema imunológico e hormonal como um todo.

Acompanhe a seguir a explicação dos efeitos da Ametista no sistema imunológico e endócrino, no alívio da insônia, entre outros!

Ametista no sistema imunológico

A pedra Ametista possui uma capacidade enorme de harmonização e equilíbrio de energias. No corpo físico, isso se revela pelo melhor funcionamento dos órgãos. Assim, ao reequilibrar os órgãos vitais, o resultado é o fortalecimento do sistema imunológico, na medida em que tudo opera de melhor forma.

Isso se aplica sobretudo em relação aos órgãos responsáveis por filtrar o sangue, como os rins e o fígado. Assim, com maior qualidade do sangue que circula, todo o corpo é beneficiado, e a chance de contrair doenças diminui.

Ametista no sistema endócrino

A capacidade de reequilibrar órgãos vitais que a Ametista tem também favorece o sistema endócrino, ou seja, o sistema de controle de hormônios do corpo. Os hormônios, por sua vez, regulam boa parte das funções do corpo, sobretudo o metabolismo e o sistema reprodutor.

Assim, absorver as propriedades da Ametista é muito positivo para evitar disfunções hormonais, como problemas na tireoide, e até auxiliar na perda de peso, com o controle do metabolismo.

Ametista no alívio da insônia

O cristal Ametista tem um de seus efeitos mais potentes no auxílio do controle da qualidade do sono. O sono e a insônia são diretamente afetados pelos pensamentos, pois uma mente excessivamente preocupada e estressada é incapaz de relaxar completamente. Por consequência, toda a saúde é afetada, pois todos os tecidos do corpo são dependentes do descanso diário.

Assim, ao harmonizar pensamentos e garantir o relaxamento da mente, a Ametista também é responsável por permitir o sono profundo e aliviar eventuais episódios de insônia que, quando acumulados, podem levar a sérios problemas em todos os sentidos.

Ametista nos hormônios

Em razão de sua capacidade de reequilibrar as funções vitais do corpo, sobretudo por permitir o relaxamento dos órgãos, a Ametista é capaz de melhorar o funcionamento da produção de hormônios do corpo.

Isso significa que as funções mais importantes, como o metabolismo, o sistema reprodutor e digestivo como um todo, são beneficiadas. Com o contato frequente e principalmente com a meditação com o uso da Ametista, todo o corpo entra em reequilíbrio, o que melhora funções e afasta doenças de todas as naturezas.

Ametista na ajuda de se livrar de vícios

Os vícios de todas as naturezas compreendem, acima de tudo, padrões de comportamentos nocivos, que impedem que a pessoa viva em equilíbrio, necessitando sempre de um entorpecimento externo para se sentir satisfeita. Essa necessidade surge, antes de tudo, dos traumas psíquicos.

Ao incidir seu poder sobre a qualidade dos pensamentos, a Ametista é uma forte aliada também no livramento de vícios, pois ela é capaz de promover esse equilíbrio psíquico, e a pessoa deixa de precisar tanto do suporte químico dos entorpecentes.

Como usar a Ametista?

Pedras Ametistas.

É muito positivo criar uma rotina diária em que a Ametista esteja presente. Dessa forma, as propriedades benéficas ao corpo e ao espírito estarão sempre disponíveis, e sua vida será constantemente purificada por seus efeitos.

Sendo assim, a seguir, estão descritas as formas corretas de integrar a Ametista em sua vida, seja pela meditação, seja pela manutenção da pedra nos ambientes de sua casa ou do seu trabalho. Acompanhe!

Como usar a Ametista meditação

Para usar a Ametista na meditação, você deve colocar o cristal sobre o chakra frontal, que se localiza na parte superior do espaço entre os seus olhos, ou no “terceiro olho”. Por ser um cristal que tem efeito sobretudo sobre os aspectos psíquicos e de proteção dos pensamentos, é nessa região que ele atuará mais intensamente.

Após isso, coloque-se em uma posição confortável, de preferência deitado, para que o cristal se mantenha fixo, e mentalize o que deseja atrair. Se desejar, apenas silencie a mente, para que o cristal ofereça a proteção mental com suas propriedades.

Como usar a Ametista como pulseira ou pingente

Para ter sempre os efeitos da pedra Ametista em sua vida, você pode usar uma pulseira ou um pingente com o cristal. Dessa forma, ele se mantém em contato constante com o seu corpo, e, assim, você tem as propriedades da Ametista por mais tempo disponíveis.

Para isso, você pode comprar a bijuteria pronta ou montar a sua própria. Neste segundo caso, procure versões com pingente para pendurar e facilitar o uso. O ideal é que a pedra esteja o mais bruta possível, para que as propriedades originais sejam preservadas.

Como usar a Ametista no ambiente

No ambiente, você pode usar a Ametista de formas variadas. É comum que as lojas especializadas vendam enfeites da pedra bruta, que é ideal para emanar os efeitos da Ametista, pois suas propriedades estão preservadas.

Assim, você pode deixar a Ametista sobre os móveis, pendurada no teto ou na parede. O ideal é que sejam depositadas em locais que permaneçam em contato com as pessoas que transitam pelo ambiente, sob o abrigo da luz e com boa ventilação.

Como usar a Ametista no trabalho

O cristal Ametista é muito positivo de se ter em ambientes de trabalho, pois favorece a clareza dos pensamentos e purifica as ideias, resultando em um ambiente eficiente, criativo e fluido.

Assim, colocar na parede ou sobre os móveis é uma ótima forma de ter sempre seus efeitos disponíveis. Além disso, o ideal é que a Ametista permaneça em um local mais alto, para que sintonize com os chakras superiores das pessoas no local, por onde fluem os pensamentos.

Manutenção da Ametista

Pedra Ametista.

É importante lembrar que, para manter as propriedades intactas e os efeitos vívidos, todas as pedras devem ser higienizadas e energizadas. Esses processos, além de impedirem que você permaneça carregando energias negativas que os cristais absorvem, garantem que seu poder continue sempre ativo.

A seguir, estão definidas as formas devidas de limpeza e energização da Ametista e esclarecimentos sobre onde encontrar o cristal Ametista, para adquirir o seu e receber seus benefícios. Acompanhe!

Limpeza e energização da Ametista

Para limpeza a Ametista, o mais indicado é lavar em água corrente e sal grosso, apenas. Essas duas maneiras são suficientes para purificar a pedra, sem que sua integridade seja abalada.

Já para energizar a Ametista, é preciso lembrar que se trata de um cristal sensível e que expor ele a altas temperaturas pode alterar sua composição original. Por isso, o ideal é que você deixe a sua Ametista para ser energizada sob o sol da manhã, que é mais fraco, e por no máximo 5 minutos.

Onde encontrar o cristal Ametista?

Em sua forma bruta, ou seja, diretamente da natureza, existem 4 lugares no Brasil que possuem as maiores jazidas, mas há em muitos outros lugares, também. A região que mais possui a Ametista fica no estado do Rio Grande do Sul, mas também é possível encontrar no Paraná, em Minas Gerais e na Bahia em grandes quantidades.

Já para comprar a Ametista para uso pessoal ou para artesanato, a pedra é relativamente comum em lojas de montagem de bijuterias, por ser bastante difundida. De qualquer forma, é sempre melhor adquirir a peça bruta para limpeza espiritual, em vez da rolada ou lapidada. Os processos de lapidação e rolamento sempre acabam prejudicando as propriedades da pedra.

A pedra Ametista é ideal para o ambiente de trabalho?

Pedra Ametista.

A pedra Ametista é, sim, ideal para o ambiente de trabalho, pois é nesses ambientes que as energias psíquicas e intelectuais são muito valorizadas. Com ela, além de ter boas ideias, você será capaz de se decidir corretamente, além de evitar os maus pensamentos, a ansiedade e até os ataques externos que possam deixar seus padrões de comportamento vulneráveis.

Assim, se você mantiver uma pedra Ametista em seu ambiente de trabalho, ou até carregar consigo na rotina diária, aumentará suas chances de clareza dos pensamentos e capacidade de harmonização das situações, o que é extremamente vantajoso na evolução de sua carreira!

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Palavras-chave relacionadas


pedras cristais

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números