O que são Aspectos Astrológicos? Interpretações, símbolos e mais!

O que são Aspectos Astrológicos? Interpretações, símbolos e mais!

Aspecto astrológico é o termo usado para a relação angular entre os planetas, conforme posicionado em um mapa astral. Saiba tudo sobre cada um deles aqui!


O que são Aspectos Astrológicos?

Pessoa fazendo um mapa astral

Na astrologia, os aspectos são as linhas traçadas entre os planetas, diferindo em seus ângulos. Eles são a influência mais potente no mapa astral e são capazes de alterar as características dos planetas em seu signo.

Em suma, os aspectos astrológicos referem-se à distância entre os planetas ou pontos no horóscopo. Porém, nem todas as distâncias são relevantes; os ângulos considerados importantes na astrologia tradicional (os aspectos “ptolomaicos”) são a conjunção (sem separação), a oposição (separação de 180 graus), o quadrado ou quadratura (90 graus), o trígono (120 graus) e o sextil (60 graus).

Além disso, o quincunce (150 graus) e o semi-sextil (30 graus) são usados, embora menos comumente. Esses aspectos correspondem à relação interna dos signos do zodíaco, e são alcançados por certas divisões dos 360 graus que constituem todo o círculo zodiacal.

Entendendo mais sobre Aspectos Astrológicos

Roda do Zodíaco iluminada sobre livro aberto

Quando você olha um mapa astral pela primeira, pode parecer confuso no início. No entanto, quando você aprende a decifrar os aspectos astrológicos, você consegue se beneficiar muito com o que eles revelam.

As linhas que conectam os planetas mostram como os planetas interagem entre si, se eles se apoiam ou se há um conflito entre eles. Os planetas estão localizados a um número específico de graus de distância uns dos outros.

Os aspectos podem incluir outros corpos celestes, como os asteroides, ou pontos matemáticos, como os nós lunares. Saiba mais sobre todos eles abaixo.

Como identificar Aspectos Astrológicos no mapa astral

A identificação e interpretação dos aspectos planetários é essencial para a leitura de um horóscopo para formar uma imagem do caráter de uma pessoa. No entanto, os aspectos individuais não devem ser considerados isoladamente. Eles geralmente fornecem informações desconexas e até contraditórias.

Os aspectos astrológicos fazem parte de toda uma estrutura interdependente. Portanto, é fundamental considerar todos os aspectos de um horóscopo de forma geral.

Para começar a identificá-los, é preciso saber que existem cinco aspectos principais que constituem a maioria dos aspectos do seu gráfico. Esses cinco são a conjunção, o trígono, o sextil, a quadratura e a oposição. Cada aspecto ocorre devido ao ângulo específico que se forma entre os planetas em seu mapa.

Como os Aspectos Astrológicos se formam

“Aspecto” é o termo usado para a relação angular entre os planetas, conforme posicionado em um mapa astral. Cada planeta exerce uma influência sobre os outros planetas. Portanto, quer os planetas sejam adjacentes ou opostos, próximos ou distantes, a energia de um planeta afetará a energia de outro - a influência pode ser fraca ou forte, harmoniosa ou conflitante.

Assim, o aspecto que dois planetas fazem um ao outro é uma questão de geometria: dentro dos 360 graus do mapa natal, a distância entre os planetas é medida em graus.

Aspectos Astrológicos Maiores

Pessoa traçando mapa astral e posições astrológicas

Existem aspectos maiores e principais e menores e secundários na astrologia. Os maiores são a conjunção, quadratura, oposição, sextil e trígono; já os menores são quintil, semisextil, semiquadratura, sesquiquadratura e quincúncio (também conhecido como inconjunção).

Os aspectos estabelecem “encontros” entre planetas. Eles adicionam uma nova dimensão aos corpos em aspecto, mesclando e modificando suas qualidades e formas de funcionamento.

Quando um planeta ocupa um signo do zodíaco, é de forma definitiva incorporado por este signo particular. No entanto, esse estado de coisas é principalmente passivo e estático. Por outro lado, dois planetas em aspecto criam uma qualidade claramente motivacional que não está presente na posição do signo de um planeta.

O que são Aspectos Astrológicos Maiores

Os aspectos tradicionais são aqueles associados a Kepler e Ptolomeu. Esses cinco aspectos são os seguintes: a conjunção (0º), a oposição (180º), o trígono (120º), a quadratura (90º) e o sextil (60º).

Johannes Kepler foi o primeiro a fazer esta distinção entre "maiores" e aspectos "menores". Ele também incluiu entre os aspectos "menores" três aspectos que só recentemente começaram a ser amplamente utilizados: Quintil, Biquintil e Decil.

Ptolomeu explica que essas divisões de um círculo são importantes precisamente porque representam as divisões primárias da oitava na música. Cada divisão está correlacionada a um intervalo harmônico: correlacionada ao uníssono (conjunção), à oitava (oposição), à quinta (trígono) e à terça maior (sextil).

O que são aspectos tensos

Aspectos astrológicos tensos representam desafios. O fluxo de energia entre os dois planetas em um aspecto difícil entre si é muito irritante. É importante ter em mente que a forma como um determinado aspecto se manifesta depende de muitos fatores.

Com o tempo, você pode aprender a utilizar um aspecto tenso de maneira construtiva, enquanto os aspectos harmoniosos também podem causar problemas. Apesar de serem mais fáceis de lidar, eles podem ter um efeito destrutivo, por isso é importante sempre analisá-los no contexto do resto do horóscopo.

Frequentemente, uma oposição é percebida como um contraste entre duas forças, o que pode causar grande instabilidade, e portanto, trata-se de um aspecto tenso. Já a quadratura também é um aspecto tenso pois a energia dos planetas neste aspecto se encontra bloqueada.

O que são aspectos neutros

A conjunção é um aspecto neutro. Todavia, alguns astrólogos não consideram a conjunção um aspecto porque tecnicamente não o é, entretanto, todos concordam que as conjunções são extremamente importantes na astrologia.

Aqui, os planetas estão tão próximos uns dos outros que suas energias se fundem completamente. Isso pode ser favorável ou problemático, dependendo da natureza dos planetas. A conjunção é formada quando dois planetas estão lado a lado com uma diferença máxima de 12º entre eles.

Esse aspecto astrológico intensifica a energia dos planetas envolvidos, de modo que as qualidades associadas a eles podem ser fortalecidas. Quando dois planetas estão em conjunção, suas energias e influências se combinam, ganhando força e poder.

O que são aspectos harmoniosos

Os aspectos harmoniosos, por outro lado, mostram um fluxo fácil de energia, ou seja, dois planetas trabalham juntos harmoniosamente. Aspectos harmoniosos representam talentos e oportunidades fáceis de aproveitar. Com efeito, o trígono e o sextil são aspectos astrológicos harmoniosos.

O trígono é um dos aspectos mais positivos, formado quando dois planetas são separados por um grande ângulo de 120°. Dois planetas de trígono, embora diferentes, encontram uma maneira de se combinar.

Um sextil também é um aspecto positivo, ele é formado quando dois planetas estão separados por 60°. Portanto, no trígono e sextil, a interação entre os dois planetas é boa, embora os dois planetas possam parecer incompatíveis.

Aspectos Tensos Maiores

Constelações desenhadas em mapa astral e caneta

Um aspecto conecta dois ou mais planetas entre si, de modo que eles precisam lidar uns com os outros, gostem ou não. Aspectos transferem informações, então agem como uma rede de comunicação entre os planetas.

Um aspecto pode nutrir, diminuir, modificar ou aumentar a função do planeta em questão, dependendo da qualidade do aspecto e de seu ângulo. Veja a seguir como funcionam e influenciam os aspectos tensos maiores.

Quadratura

A quadratura é um dos aspectos mais tensos ou difíceis. Ela ocorre quando dois planetas estão separados por 90 graus um do outro ou três sinais de distância. É como se os dois planetas aqui estivessem em uma discussão e ambos quisessem estar certos.

Este aspecto é desafiador porque é como uma divisão de energias e nada flui facilmente aqui. Em geral, estes aspectos astrológicos são onde está a ação em seu gráfico e, embora sejam difíceis de lidar, também são a motivação para agirmos em nossas vidas.

Oposição

Uma oposição é um aspecto astrológico de um ângulo de 180°. É formado quando dois ou mais planetas ou pontos estão exatamente opostos um ao outro no zodíaco. Os princípios planetários envolvidos frequentemente se contradizem, o que é experimentado como tensão interna e frequentemente um bloqueio de energia, estresse ou rigidez postural.

Ademais, uma oposição também gera força interna e resistência, particularmente em relação ao tema do eixo. Às vezes, há uma tendência aumentada para a repressão, em que os aspectos laterais são compensados.

Aspectos Neutros Maiores

Mapa astral detalhado

Os planetas estão em conjunção (próximos) quando estão a 10 graus um do outro. Uma conjunção geralmente é um aspecto neutro porque os planetas que formam uma conjunção são energias que são mescladas.

Por exemplo, o Sol em conjunção com Mercúrio combina as energias de cada um. No entanto, é possível que a conjunção também seja difícil, dependendo dos planetas envolvidos - Plutão em conjunção com Saturno pode indicar um enorme desafio de vida. Saiba mais sobre este aspecto astrológico neutro, abaixo.

Conjunção

Quando dois planetas estão próximos um do outro no céu (dentro de alguns graus, geralmente no mesmo signo do zodíaco), isso significa que eles formam uma conjunção e sua energia é combinada em uma mesma sintonia. Isso pode criar uma aliança perfeita ou trazer intensidade.

Assim, a conjunção ocorre quando dois planetas estão dentro de 0-10 graus um do outro. Este aspecto é como uma união de energia entre os planetas e, por estarem tão próximos, às vezes os planetas aqui têm dificuldade em agir por conta própria.

Por exemplo, alguém com conjunção Sol-Mercúrio pode ter dificuldade em separar sua identidade de seus pensamentos e opiniões porque os dois estão intimamente ligados, tornando difícil ser objetivo.

Aspectos Harmoniosos Maiores

Instrumentos para fazer mapa astral

O trígono e o sextil são os aspectos astrológicos harmoniosos maiores, isto é, os aspectos nos quais as energias planetárias são congruentes e abertas entre si. Desse modo, há um maior grau de livre arbítrio com os aspectos suaves.

Indivíduos com muitos aspectos suaves em seu mapa têm um grau maior de latitude para manifestar os arquétipos planetários envolvidos em relação a suas contrapartes com muitos aspectos tensos. Confira abaixo mais detalhes sobre como os aspectos sextil e o trígono sinalizam harmonia e facilidade no mapa astral.

Sextil

Um sextil é um aspecto azul de um ângulo de 60°. Corresponde às qualidades de Vênus de busca de harmonia e disposição para fazer concessões. É receptivo, adaptável e capaz de atrair e assimilar substâncias. Geralmente há uma defesa passiva contra a perda de um estado de harmonia e, muitas vezes, o medo do conflito.

Os planetas aqui estão em signos com elementos compatíveis, como fogo e ar e água e terra, ao contrário de um trígono em que são o mesmo elemento. Portanto, as energias são diferentes, mas complementares. Embora esse aspecto seja muito benéfico, não é o mais influente e não precisa de muito cuidado ou atenção.

Trígono

Um trígono é um aspecto azul de um ângulo de 120°. Tem um efeito relaxado e harmonioso. É um aspecto astrológico material que tende à abundância, luxo e prazer e dá prazer sensual. Às vezes, indica perfeccionismo ou comportamento obsessivo.

Este aspecto também ocorre quando os planetas estão no mesmo elemento do seu signo, como os dois planetas estando nos signos de fogo ou de terra, de modo que a energia aqui se entende fundamentalmente.

A energia é rápida aqui, e os planetas em um aspecto trígono funcionam muito bem uns com os outros. Portanto, os planetas de trígono se alimentam da energia uns dos outros, criando uma dinâmica de positividade e suporte.

Aspectos Astrológicos Menores

Posições das constelações em dois círculos que se tocam nas extremidades

Existem também aspectos astrológicos menores ou aspectos de Kepler. Eles são menos importantes do que os aspectos principais, mas ajudam a ajustar a análise do gráfico. São eles: o semi-sextil, o semiquadratura, o sesquiquadratura, o quincuncio, o quintil e o biquintil.

Eles podem fornecer muitas informações sobre sua personalidade, assim como os aspectos maiores. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre os aspectos menores da astrologia.

O que são Aspectos Astrológicos Menores

Os aspectos principais tradicionais às vezes são chamados de aspectos ptolomaicos, uma vez que foram definidos e usados ​​por Ptolomeu no século 1 d.C. É importante notar que diferentes astrólogos e diferentes sistemas utilizam orbes diferentes (o grau de separação entre exatidão) ao calcular e usar os aspectos.

Com efeito, os aspectos principais são aqueles que podem ser usados ​​para dividir 360 igualmente e são divisíveis por 10. Já, Johannes Kepler descreveu 13 aspectos astrológicos em 1619, agrupando-os em cinco graus de influência. Ele os escolheu a partir de proporções de símbolos que encontrou na geometria e música.

Aspectos Tensos Menores

Constelações e símbolos dos signos do zodíaco em fundo azul com quadrantes marcados

A maioria dos aspectos astrológicos menores são subdivisões dos aspectos principais. Os aspectos menores adicionam profundidade e detalhes ao quadro geral. As orbes permitidas para os aspectos menores são muito menores do que as usadas para os aspectos maiores.

Além disso, eles também são definidos como harmoniosos, fáceis, suaves, benéficos ou positivos, enquanto outros são descritos como tensos, duros, difíceis, ruins, maléficos ou negativos. Confira a seguir os aspectos tensos menores.

Semiquadratura

O semiquadrado é um aspecto menor que tem 135 graus, (com uma orbe de 1 grau). Como aspecto tenso, ele causa conflitos e aborrecimentos. Posto de forma positiva, estamos sendo solicitados a usar ações para resolver conflitos e discórdias.

Além disso, há atritos aqui que são um desafio para o nativo. No entanto, não é tão facilmente perceptível quanto a tensão de um quadrado, por isso leva tempo para fazer ajustes. O conflito deste aspecto é teimoso e persiste por muito tempo.

Sesquiquadratura

O sesquiquadrado é um ângulo de 135° e indica condições um tanto estressantes. Ademais, ele é considerado semelhante em influência ao semiquadrado. O sesquiquadrado é às vezes chamado de quadrado e meio, quartil e meio e/ou trioctil.

Aqui, existe uma ligação difícil entre os planetas, portanto também existe uma ligação difícil entre dois atributos da personalidade. Essa dificuldade provavelmente levará o indivíduo a alturas maiores em seus esforços para alcançar algum tipo de equilíbrio e harmonia. Com esses esforços, eles devem prosseguir para alcançar resultados tangíveis no mundo, embora o caminho não seja fácil.

Quincúncio

O quincúncio é um aspecto em que dois planetas estão separados por 150 graus (com uma orbe de 5 graus). Este aspecto sugere uma necessidade de ajuste ou mudança de atitude. Os dois planetas envolvidos não compartilham nada em comum, por isso é um aspecto muito difícil de integrar e internalizar.

A única maneira de mudar a dinâmica desse aspecto é confiar na própria voz ou intuição interior para que possamos nos conduzir a uma jornada de transformação e integração. Este é o aspecto “eu deveria ter”. É um aspecto importante na Astrologia Védica.

Suas principais características são: perturbação, necessidade de atenção, tensão inconsciente, falta de organização e falta de perspectiva.

Aspectos Harmoniosos Menores

Mapa astral com constelações e caneta

A harmonia dos aspectos astrológicos menores indica habilidades inatas que são fáceis de desenvolver. Os aspectos tornam-se harmoniosos quando os planetas que os formam estão no mesmo elemento, ou em elementos com a mesma polaridade (Ar e Fogo-Terra e Água).

Estando localizados em polaridades opostas, os planetas criam aspectos desarmônicos. Eles indicam alguma tensão, conflito. Veja quais são e o que define os aspectos harmoniosos menores ou secundários.

Semisextil

O semisextil é um aspecto onde dois planetas estão separados por 30 graus (com uma orbe de 1 grau). É um aspecto menor, que tem menos impacto do que um sextil. As duas energias planetárias estão ligadas, mas afetam uma à outra indiretamente. Pode transmitir falta de facilidade e pode influenciar o desenvolvimento de seus interesses.

Ele tem a capacidade de torná-lo consciente de suas características herdadas. É também um aspecto de conclusão, para que você possa terminar algo que foi iniciado por seus pais ou outro membro da família.

Quintil

Um quintil é um aspecto menor no qual os planetas envolvidos estão separados por 72 graus (com uma orbe de 1 grau). As energias planetárias ligam você ao seu ser interno e externo, usando seus talentos e percepções inatos. Este aspecto é muito usado na astrologia cármica e espiritual.

Quintil também significa algum tipo de talento que você pode desenvolver facilmente. Está relacionado à criatividade. Esse aspecto geralmente mostra seu estilo e forma de expressão pessoal. Mostra como sua alma quer e precisa se expressar. Portanto, ele se manifesta mais em um nível mental.

Por fim, este aspecto geralmente descreve uma pessoa que é muito persistente e continua trabalhando até atingir seus objetivos.

Biquintil

O aspecto biquintil tem o dobro do grau do quintil, ou seja, 144 graus. É muito semelhante ao quintil, eles falam sobre talentos criativos nos quais você é inatamente bom. Junto com o quintil, eles falam sobre os processos mentais do nativo.

Este aspecto o ajuda a entrar na consciência mestra e aceitar seu potencial para a mestria. Também é dito que tem um efeito harmonioso no plano mental. Ademais, ele é usado principalmente na astrologia espiritual.

O que os Aspectos Astrológicos dizem sobre minha personalidade?

Pessoa fazendo mapa astral e notas de dólar ao lado

No momento do nascimento de alguém, todos os planetas estão em posições específicas no céu. Dois planetas, em relação um ao outro, podem estar no mesmo signo do Zodíaco ou em um signo oposto ou a alguns signos de distância. As combinações são infinitas e únicas a cada momento que passa.

Existem muitas combinações planetárias, mas para compreender sua natureza essencial, temos que nos voltar para o simbolismo dos números ou dos aspectos astrológicos. Desse modo, os aspectos dizem sobre alguns traços da sua personalidade. Mas, nenhum aspecto pode ser rotulado como bom ou ruim, depende de você e de como você o usa.

Muitos aspectos harmônicos podem tornar uma pessoa preguiçosa se não houver aspectos tensos no mapa natal. Por outro lado, pessoas com gráficos cheios de aspectos tensos geralmente trabalham duro para alcançar seus objetivos na vida.

Autor deste artigo

Jornalista, cearense, redatora e copywriter apaixonada por cultura geek, filmes e séries, exploração espacial e tecnologias emergentes. Creio em todas as energias positivas que regem o mundo e sou fascinada pelo universo esotérico.

Palavras-chave relacionadas


mapa astral

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.