Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado geral dos planetas retrógrados no Mapa Astral

Papéis e mapa astral

Dentro do universo místico da astrologia, os planetas possuem um papel essencial, seja na análise do mapa astral ou no estudo da influência que os trânsitos exercem na energia que rege a vida dos humanos. Quando um planeta se encontra em retrogradação, os elementos que estão ligados a ele demandam revisões.

No caso de ter um Planeta Retrógrado no mapa astral, é essencial se dedicar ao caminho de reavaliação do setor que é regido pela energia, encontrando assim o próprio caminho dentro da área. Lembrando que um Planeta Retrógrado não significa atraso ou bloqueio no setor, e sim uma divergência no fluxo das energias que são regidas pelo planeta.

Planetas, ciclos, dignidade, detrimento e exaltação

Roda do Zodíaco em frente a mulher segurando livro

Na astrologia os planetas carregam diferentes significados e, dependendo de sua localização em um mapa astral, representam as potencialidades distintas presentes nos setores. Entenda o significado dos ciclos planetários, dignidade, detrimento e exaltação aqui:

Os planetas

São estudados na astrologia as constelações, os satélites e os planetas do sistema solar. Desta forma, os 9 planetas que compõem esse grupo ganham simbolismos individuais, se transformando assim na representação de energias distintas. Por exemplo: Vênus é relacionado ao amor e às finanças, enquanto Marte é ligado aos impulsos, ao sexo e a energia física.

Partindo desse princípio, existe também a relação dos planetas com os signos, que podem se posicionar de forma harmônica ou divergente dependendo da afinidade entre ambos. Ademais, a astrologia também estuda as movimentações planetárias, o que inclui as retrogradações e os ciclos dos astros.

O ciclo dos planetas

Cada astro do sistema solar se relaciona com algum dos signos e ambos representam energias específicas que se conectam. Para entender o simbolismo por trás dos planetas e seu impacto na vida humana, é importante compreender também os seus ciclos, que podem ser longos ou curtos.

Os ciclos astrológicos se referem ao tempo das movimentações que os planetas ou astros fazem, contudo, algumas movimentações não ocorrem fisicamente, como é o caso da retrogradação. Quando um planeta se encontra retrógrado, ele não está, de fato, andando para trás, mas sim está causando essa ilusão de movimentação a partir da perspectiva da Terra.

Dignidade

As dignidades planetárias são entendidas como as diferentes posições em que os astros se encontram em relação aos signos. Como existem signos conectados à mesma energia de determinados planetas, quando ambos estão juntos ocorre a dignidade chamada "domicílio", o que significa que a energia representada por ambos flui com facilidade.

Do mesmo modo, quando um astro se encontra em posição oposta ao seu signo companheiro, ocorre a dignidade chamada “exílio” e sua energia encontra maior dificuldade de fluidez. Além dessas dignidades existem ainda o “detrimento” e a “exaltação” que indicam o distanciamento ou proximidade com o domicílio do astro, respectivamente.

Detrimento

Uma das dignidades astrológicas é conhecida como “detrimento”, que também pode ser chamada de “queda”. Esses termos indicam que um astro encontra-se distante de seu domicílio, ou seja, está localizado próximo a um signo que não compartilha tão intensamente dos mesmos valores que o seu principal.

Apesar de “detrimento” simbolizar o distanciamento do poder principal associado ao astro, ainda não é a pior localização astrológica, apenas indica que existe certo afastamento do posicionamento ideal. Com isso, a potencialidade energética principal do astro se encontra enfraquecida. Um exemplo de detrimento é a relação do astro Vênus com o signo de Virgem.

Exaltação

Na astrologia, quando um astro se encontra no signo que tem similaridades com o regido por ele, ocorre a dignidade chamada “exaltação”. Como o nome sugere, o posicionamento astrológico indica condições positivas para a energia representada pelo astro, o que possibilita que o seu poder flua com tranquilidade, mesmo fora do seu domicílio.

Quando um planeta ou astro está na posição chamada de “exaltação” as características positivas associadas a ele recebem destaque. Uma das formas de identificar se um signo representa exaltação de determinado astro é observar se o signo em que ele se encontra é oposto ao de seu detrimento.

Planetas retrógrados

Mapa astral e lápis

Planetas retrógrados são motivo de alvoroço no meio astrológico e podem despertar preocupação, mas na prática são apenas a representação de aspectos da vida que merecem maior atenção. Entenda tudo sobre planetas retrógrados:

O que são planetas retrógrados

Planetas retrógrados estão presentes tanto em movimentações astrológicas quanto em mapas astrais. Contudo, a sua interpretação é diferenciada: no caso de uma movimentação retrógrada de um planeta, a área relacionada ao planeta sofrerá os impactos por apenas um período, que varia dependendo do ritmo do planeta.

Enquanto isso, no caso de um Planeta Retrógrado no mapa astral, a energia da área regida pelo planeta se encontra em movimento oposto ao natural. Desta forma, é possível que exista dificuldade de tornar os temas do setor naturalmente fluídos. Por isso, é importante manter a constante atenção à revisão na área e buscar a individualidade.

Como descobrir um planeta retrógrado

Para descobrir quais planetas estão retrógrados dentro de um mapa astral é necessário, antes de mais nada, produzir o mapa com as informações completas: local, data e hora exata de nascimento. A partir daí, é possível observar quais planetas estão sinalizados com o símbolo de retrogradação.

Normalmente o símbolo usado para sinalizar a retrogradação é o “R” ou o “RX”. Lembrando que o Sol e a Lua são astros que não se encontram nunca em movimento retrógrado. Assim, é possível descobrir quais planetas do mapa astral estavam em movimento de retrogradação no momento de nascimento e, desta forma, entender quais temas merecem maior reflexão.

Mercúrio retrógrado

Planeta Mercúrio

Mercúrio retrógrado é uma das movimentações astrológicas mais famosas e polêmicas. Pane nos eletrônicos e crises nas comunicações são apenas algumas das crenças que envolvem esse movimento astrológico. Entenda o que é mito e o que é fato sobre Mercúrio Retrógrado:

Significado de Mercúrio na astrologia

O astro da comunicação e das novidades é Mercúrio. A sua energia é lida na astrologia como a potência por trás dos processos comunicacionais, que podem estar ligados às redes sociais, aos diálogos interpessoais e até mesmo à forma que são interpretados os discursos políticos. Em suma, se existe comunicação, Mercúrio está por trás.

Para além da comunicação, o planeta também é o regente das inovações mudanças. Relacionado ao signo de Gêmeos, Mercúrio representa a energia criativa que busca sempre o novo e está aberta para embarcar numa jornada de reinvenção e transformação com a facilidade de uma troca de roupas.

Os efeitos de Mercúrio Retrógrado

Mercúrio retrógrado possui impacto sobre todos os temas que são astrologicamente regidos pelo planeta. Dessa forma, surgem problemas na comunicação, redes sociais, dispositivos eletrônicos e atividades que representem um novo ciclo, por isso é recomendado que exista uma certa cautela quanto a decisões importantes incluindo estes setores no período, se possível.

Com Mercúrio em movimento de retrogradação existe a necessidade de revisão e reflexão sobre todos os temas ligados ao planeta em questão. Ou seja, isso significa que contratos devem ser lidos e relidos, back-ups devem ser feitos em dispositivos eletrônicos e informações sobre datas e horários merecem receber atenção redobrada.

Vênus retrógrado

Planeta Vênus

O planeta do amor representa, astrologicamente, os aspectos belos da existência: arte, estética e amor. Além disso, Vênus também é ligado aos valores e sua retrogradação é um convite para revisar todos esses temas. Entenda:

Significado de Vênus na astrologia

Astrologicamente, Vênus representa as energias relacionadas tanto à beleza, ao amor e ao dinheiro. A casa e o signo que se encontram alinhados a Vênus no mapa astral natal explicam detalhes de como funciona a relação do indivíduo com esses aspectos, assim como, demonstra também qual área da vida sofre maior influência do planeta do amor.

O astro rege os signos de Touro e Libra, por isso, caso esteja localizado junto a eles em um mapa, entende-se que Vênus está em domicílio. Isso significa que as energias ligadas ao signo e ao astro possuem maior facilidade de fluidez naquele setor específico.

Os efeitos de Vênus Retrógrado

Quando Vênus se encontra em movimento de retrogradação no céu no momento, é possível que surjam conflitos ligados aos relacionamentos amorosos ou às finanças. No entanto, os conflitos não são resultado de um caos astrológico simplesmente, são uma oportunidade para reavaliar as questões que não foram resolvidas até então e buscar o aperfeiçoamento.

Vênus fica retrógrado por cerca de seis semanas e essa movimentação que gera as revisões necessárias sobre os valores nas relações e nas finanças ocorre a cada 18 meses, em média. Os efeitos de Vênus Retrógrado são sentidos durante o período e são uma oportunidade para reflexões.

Marte retrógrado

Planeta Marte

Quando Marte está retrógrado, ocorre uma mudança no fluxo da independência, da energia física e dos impulsos sexuais. As energias ligadas aos temas não se estagnam, mas buscam uma nova direção, se distanciando da matéria. Leia aqui:

Significado de Marte na astrologia

Para a astrologia, Marte é o astro que representa o pioneirismo, o ímpeto necessário para encarar conflitos e iniciar projetos. Também é considerado o planeta que rege as questões ligadas à sexualidade por estar diretamente ligado ao simbolismo da energia primitiva e selvagem.

Marte também carrega consigo a capacidade de realização. Sendo regente do signo de Áries, Marte é o astro que indica o pontapé inicial, uma energia intensa que alavanca os processos e se mostra com presença marcante. O astro também pode indicar, em um mapa astral natal, onde se concentra o maior potencial de energia de um indivíduo.

Os efeitos de Marte Retrógrado

Marte em retrogradação pode sinalizar um convite para a sublimação dos impulsos. Toda corporeidade e passionalidade apresentadas pela energia de Marte ganham uma nova direção. A flecha simbólica que antes apontava para a busca de prazer externo agora se direciona para o mundo interior ou etéreo.

Possuir Marte Retrógrado no mapa astral natal indica que o indivíduo tende a enfrentar possíveis bloqueios com relação aos aspectos carnais da existência. No entanto, também é um indício da capacidade de busca pela transmutação da energia explosiva do planeta. Da mesma forma, a movimentação é um convite a reavaliar os impulsos e canalizá-los positivamente.

Júpiter retrógrado

Planeta Júpiter

Júpiter é o planeta que está ligado à expansão e à justiça. Por isso, Júpiter retrógrado representa a busca por novos caminhos para encontrar o próprio senso de justiça. Entenda:

Significado de Júpiter na astrologia

Na astrologia, Júpiter é o astro que representa os mestres, o ensino superior e a busca pela expansão e conexão com culturas distintas. Além destes aspectos, o planeta representa também a justiça, que pode se mostrar presente tanto como poder julgador quanto como busca pessoal por estabelecer comportamentos que sejam entendidos como justos a partir da perspectiva individual.

O planeta pertence ao grupo de planetas sociais, pois também indica as possibilidades de expansão social e trocas feitas entre indivíduos pertencentes à sociedade. Júpiter também carrega consigo a energia da sorte, que confere a seu posicionamento astrológico um toque de otimismo.

Os efeitos de Júpiter Retrógrado

Júpiter Retrógrado clama a busca por senso de justiça individualizado. A movimentação representa também uma necessidade de embarcar na jornada de expansão que foge ao padrão. Possuir o astro em movimento retrógrado no mapa astral é um convite para desbravar uma trilha nova rumo à expansão e se aperfeiçoar no caminho.

Quando a movimentação astrológica de Júpiter ocorre em retrogradação no céu, começa um período de inspeção sobre a forma que a sorte levada por Júpiter está sendo aproveitada. Nessa fase é interessante observar as questões em que se possui maior facilidade na vida e, se possível, dedicar maior esforço.

Saturno retrógrado

Planeta Saturno

Saturno é, dos planetas, o mais rigoroso astrologicamente. O astro mostra, por meio de lições duras, o que é preciso para atingir o potencial. Conheça o significado de Saturno Retrógrado:

Significado de Saturno na astrologia

O retorno de Saturno é uma das movimentações astrológicas mais famosas e representa a essência do astro: o tempo . O astro simboliza a cobrança pessoal para atingir o potencial máximo e, por vezes, pode parecer ríspido como Capricórnio, seu equivalente, mas a rispidez é superada a partir do momento em que os resultados são apresentados e a satisfação pessoal surge.

O planeta faz parte do grupo de planetas sociais e representa a necessidade de amadurecimento através da descoberta de limites e privações. Sua posição no mapa astral indica o setor em que surgem maiores desafios, mas também o maior aperfeiçoamento.

Os efeitos de Saturno Retrógrado

Saturno fica retrógrado por cerca de 20 semanas ao ano. O período marca uma fase em que as cobranças se suavizam, pois as provações necessárias para o aprimoramento passam a ser revisões de experiências anteriores. Com isso, a movimentação astrológica se torna uma das retrogradações menos preocupantes.

No caso dos indivíduos que possuem Saturno Retrógrado no mapa astral natal, existe uma necessidade grande de cumprir quaisquer atividades ou deveres que tenham sido deixados com sensação de incompletos. Quem nasce com esse posicionamento astrológico também tende a possuir grande responsabilidade inata e busca o aperfeiçoamento, assim como a moderação na vida.

Urano retrógrado

Planeta Urano

Urano é o astro que representa as transformações e a busca pelo novo, rompendo com tradições e traçando caminhos inesperados. Sua retrogradação é um convite para transformações internas. Entenda aqui:

Significado de Urano na astrologia

Urano é o primeiro dos planetas geracionais, ou seja, seu simbolismo atravessa o nível pessoal e se conecta com o papel do indivíduo no universo em que vive. O astro está ligado às transformações sociais e a ruptura com padrões e valores conservadores, por vezes usando de rebelião para isso.

O planeta é o regente do signo de Aquário e se associa a identidade singular presente no signo, estimulando a excentricidade e cultivando a rebeldia. A casa astrológica em que o planeta se localiza sofre influência de sua energia revolucionária e indica o setor da vida em que é necessário inovar.

Os efeitos de Urano Retrógrado

Urano Retrógrado é uma movimentação que ocorre por cerca de 22 semanas ao longo do ano e desacelera a busca implacável por revolução e inovação, natural energia emanada pelo planeta. Essa pausa que ocorre durante o período pode ser interpretada também como uma nova chance de revisar projetos e planos antigos, sob uma nova perspectiva.

Quando ocorre o movimento de retrogradação em Urano, questões que eram tidas como resolvidas ou definidas passam a demandar uma nova perspectiva. A movimentação astrológica também simboliza o surgimento de mudanças inesperadas, muitas vezes ligadas aos aspectos coletivos, que implicam em transformações de gerações inteiras.

Netuno retrógrado

Planeta Netuno

O planeta das profundezas do inconsciente também sofre movimento de retrogradação. Netuno Retrógrado representa a necessidade de experienciar os conceitos e as crenças etéreas no plano terreno. Descubra mais aqui:

Significado de Netuno na astrologia

Netuno foi associado na mitologia romana ao Deus dos mares, o que representa também parte de seu simbolismo na astrologia. Assim como o mar, Netuno representa tudo que é profundo, seja o inconsciente refletido nos sonhos, ou a busca por compreensão de um sentido maior para a existência, ligado à alma.

Contudo, a busca pela espiritualidade de Netuno não é religiosa, muito menos ortodoxa. Nesse caso a fé se expressa sob uma perspectiva mais ampla e intuitiva, sem a necessidade de seguir valores ou atender a exigências pré-estabelecidas. O planeta, regente de Peixes, também é associado às artes musicais.

Os efeitos de Netuno Retrógrado

Netuno retrógrado dura 23 semanas por ano e representa um período em que a névoa mística criada pelo planeta se dissolve. Durante sua retrogradação o astro incentiva os indivíduos a encarar a realidade, fugindo do mundo de sonhos e ilusões.

Pode marcar etapas em que idealizações se dissolvem para se condensar na face verdadeira das situações. O planeta retrógrado também convida para enxergar a si mesmo com clareza.

Quem nasce com Netuno em movimento de retrogradação no mapa astral natal tende a buscar experienciar a sacralidade no mundo concreto, fugindo um pouco do mundo de fantasias e sonhos voláteis tão comum ao astro.

Plutão retrógrado

Planeta Plutão

Associado às transformações profundas e ao mundo dos mortos, Plutão rege, para a astrologia, o poder oculto que vem à tona após uma morte simbólica. Conheça o significado de Plutão retrógrado aqui:

Significado de Plutão na astrologia

Embora para a astronomia Plutão não seja mais considerado um planeta, na astrologia ainda é visto como um astro importante para interpretações e previsões. Seu significado está diretamente ligado ao conceito de morte e renascimento, pois o planeta aborda a necessidade de desapego e marca os fins necessários, mesmo que possam ser dolorosos.

Plutão rege o signo de Escorpião e se conecta com a energia da descoberta de poder pessoal a partir de mortes simbólicas. A sua localização no mapa astral natal indica em que setor reside o maior poder oculto do indivíduo. Contudo, o planeta também sinaliza maior necessidade de desapego.

Os efeitos de Plutão Retrógrado

Plutão Retrógrado é uma movimentação astrológica que dura cerca de 186 dias por ano e se reflete na necessidade de repensar a relação do indivíduo com o poder. Essa reflexão se dá tanto sobre os aspectos de conexão com o poder pessoal, quanto sobre o poder simbólico que é dado por terceiros.

A movimentação astrológica convida ao questionamento sobre a necessidade de lidar de forma saudável com o poder, seja abraçando-o, ou mesmo equilibrando-o quando se encontra em exagero.

Além disso, quem nasce com Plutão retrógrado no mapa natal tende a sentir os males do mundo como parte de si e busca constantemente se transformar profundamente, buscando a transcendência interna como cura do externo.

O que fazer quando tenho um Planeta Retrógrado?

Página de livro com posição de planetas

A retrogradação não deve ser motivo para pânico, mas sim um convite para reflexões. A partir do tema regido pelo planeta, é recomendado que se faça uma autoanálise sobre aquele setor específico da vida. A sensação de que a área está atrasada pode gerar angústia, mas é apenas a sinalização para buscar uma nova direção.

Todas as pessoas possuem cerca de três planetas retrógrados no mapa astral natal, o que significa que a energia dessas áreas é voltada para o interior de si e incentiva a reavaliações constantes. Refletir, reavaliar e buscar a sua individualidade no setor é exatamente o que deve ser feito quando se tem um Planeta Retrógrado.

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


planetas mapa astral

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Você sabe qual a compatibilidade de Vênus e Marte no seu signo? Confira abaixo essa e outras informações bem importantes destes planetas.


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Anjo 0505: Significados, mensagens do anjo, sua importância e mais!

Estar em situações onde a sequência 0505 é apresentada constantemente vai muito além do acaso. Conheça o anjo 0505 e entenda como ele interage em sua vida!


Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

Anjo 0606: Significados, numerologia, suas mensagens e mais!

O Anjo 0606 revela mensagens espirituais, além de ser um sinal para que você fique atento aos inimigos. Descubra neste artigo tudo sobre esse número!


Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Anjo 0404: Significados, suas mensagens, numerologia e mais!

Você sabia que as mensagens do anjo 0404 estão ligadas a tomadas de decisões, boas escolhas e coragem para fazê-las? Confira seus detalhes a seguir.


Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Sonhar com dinheiro falso: Nota falsa, recebendo, ganhando e mais!

Você está curioso para saber o que significa sonhar com dinheiro falso? Veja aqui mais interpretações para esse sonho.


Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Sonhar com bolsa: Preta, rosa, azul, nova, cheia de dinheiro e mais!

Você está curioso sobre o significado de sonhar com bolsa? Descubra neste artigo o que cada cor, situação e outros aspectos querem dizer!