Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O significado de Plutão na Casa 5

Dado com símbolo do planeta Plutão na astrologia

O principal significado de Plutão na casa 5 do mapa astral está relacionado a como alguém é passional, criativa em sua vida. Além disso, quando Plutão está nesta casa, ele também sugere o quão melodramático e até mesmo egoísta alguém pode ser. De maneira geral, Plutão nesta casa também mostra a empolgação que alguém fica em situação de riscos.

Pessoas com esta configuração no mapa são aventureiras e intensas, especialmente no que diz respeito à vida amorosa. Além disso, são pessoas de personalidade forte, teimosas e com uma força de vontade muitas vezes exagerada. Plutão também sugere uma tendência ao autoritarismo e a necessidade de ser o centro das atenções.

Este artigo trata justamente desta poderosa configuração astrológica. Além de apresentarmos o significado geral de Plutão na mitologia e na astrologia, passemos pelos seus fundamentos e mostraremos como você pode descobrir o Plutão no seu mapa astral. Finalmente, apresentamos seus significados e características negativas e positivas. Confira!

Significado de Plutão

Escultura do rapto de Proserpina por Plutão

Plutão é uma palavra que provoca uma certa inquietação nas pessoas. Quer seja pela sua constante reclassificação como planeta por astrônomos ou até mesmo pela energia que este astro traz para a vida das pessoas, Plutão é, de fato, muito fascinante.

Por isso, trazemos o seu significado a seguir, para que você compreenda seus efeitos práticos. Confira.

Plutão na mitologia

Na Mitologia Clássica, Plutão era o deus romano que governava o mundo inferior. Considerado o nome mais ancestral do deus grego Hades, que acabou se tornando um nome para o próprio mundo inferior, Plutão representa, em seu aspecto mais positivo, o conceito do pós-vida presidido por ele.

Além disso, Plutão é muitas vezes relacionado com a palavra grega para riqueza, Ploutos, uma vez que minérios e outros itens valiosos eram encontrados embaixo da terra. Nos cultos dos Mistérios de Elêusis, Plutão era o consorte de Perséfone, diferente de Hades que era geralmente representado como o algoz que raptou esta deusa.

Plutão na astrologia

Na Astrologia, Plutão é o regente planetário de Escorpião. Em essência, as energias de Plutão estão relacionadas à transformação e representam as forças do subconsciente que, por sua vez, regem tudo o que está por trás ou abaixo da superfície, por assim dizer.

Plutão também está associado ao renascimento e à renovação. Consequentemente, ele representa os fins que servem de prelúdios para os novos inícios. Além de, não menos importante, simbolizar o crescimento espiritual e o renascimento simbólico por trás dele.

Do ponto de vista mais negativo, Plutão domina a expressão do desejo obsessivo por controle e destruição geral. Devido ao seu movimento lento (248 anos, para ser exato), a posição de Plutão no mapa astral é compartilhada por pessoas da mesma geração.

Fundamentos de Plutão na Casa 5

Símbolo do planeta Plutão

Mas afinal, o que acontece quando Plutão se encontra justamente na casa 5 do seu mapa astral? E como se faz para descobrir a posição do seu mapa astral? Para encontrar as respostas para estas e mais perguntas, continue lendo. Mostraremos também outros temas bastante relevantes para que você entenda os fundamentos de Plutão nesta casa.

Como descobrir o meu Plutão

Para descobrir o seu Plutão você precisa, a princípio, recorrer ao seu mapa astral. Hoje em dia existem muitas ferramentas online que oferecem uma visão geral sobre o seu mapa astral de maneira gratuita.

Se você desejar, você pode também contratar os serviços de um astrólogo profissional para obter o seu mapa e conselhos personalizados sobre ele. Se você não está interessado em ter acesso ao seu mapa completo, basta apenas recorrer às tabelas planetárias que indicam a posição de Plutão.

Lembre-se que, em ambos os casos, é importante ter em mãos o dia, mês e ano do seu nascimento, além de dados como o local do seu nascimento, o fuso horário e o horário exato em que você nasceu.

Significado da Casa 5

O significado que a Casa 5 traz à tona se equipara ao signo de Leão. Isso, consequentemente, presume um leque de esforços que envolvam a criatividade e talento. No entanto, ele também pode apontar para uma necessidade patológica de atenção e reconhecimento.

Na realidade, a casa 5 também pode ser envolvente romanticamente e, por consequência, ela revela como se dá os seus relacionamentos. A Casa 5 também se relaciona com temas como autoexpressão e criatividade como fontes basilares de transformação na sua vida.

O que Plutão revela no Mapa Astral

No Mapa Astral, Plutão mostra as áreas da sua vida em que você deverá enfrentar os poderes intensos das energias da criação e da destruição. De maneira geral, ele é um portal no qual traços da sua personalidade, natureza espiritual e energia primordial estão escondidos ou encobertos.

Com o passar do tempo, você notará que, a medida que o mundo externo causa alguma sensação, seu Plutão reagirá mostrando traços de quem você é para o mundo.

Plutão na Casa 5

Plutão revela uma forte personalidade no Mapa Astral, especialmente quando está na Casa 5. Esta configuração astrológica denota um ego inflado, especialmente se houver aspectos mais complexos relacionados a Plutão e ao Sol no mapa astral.

Ele é indicador também de criatividade e, por isso, pessoas têm o desejo de criar e expressar sua personalidade em sua arte quando estão sob esse posicionamento.

Plutão na Casa 5 Natal

Plutão na casa 5 sugere uma personalidade forte. Se você possuir Leão no seu mapa astral, Plutão na Casa 5 potencializa os efeitos e as características deste signo na sua vida. Ele indica também criatividade e uma necessidade de exercer o processo de criação.

Aprender a trabalhar de maneira diligente é, sem dúvida, um passo importante para compreender a sua missão e conseguir transitar pelas diferentes camadas da vida.

Plutão na Casa 5 no Mapa Anual

Se você tem algum tipo de hesitação ou inibição que te impede de manifestar a vida que deseja, o período em que Plutão está na Casa 5 no mapa anual traz a oportunidade de superar ou até mesmo destruir as energias que te impedem de seguir em frente.

Por isso, é um período em que bravura e até mesmo ousadia estão mais aflorados, pois Plutão mostra que a vida pode ser exatamente o que você quer que ela seja.

Plutão na Casa 5 em Trânsito

O Tempo de permanência de Plutão nas casas dos signos varia entre 12 e 32 anos.
Devido ao longo período de transição de Plutão, ele traz gradual, porém profundas mudanças nas atitudes das pessoas sobre temas como amor, hobbies, filhos, expressão, lazer, entretenimento e criatividade.

Plutão na Casa 5 em trânsito sugere a maneira como as expectativas se transformam e evoluem. Além disso, ele traz a mensagem de que é momento de buscar por paixão e intensidade, pois a mediocridade não terá mais valor nas áreas da sua vida.

Traços de personalidade de quem possui Plutão na Casa 5

Ilustração do planeta Plutão

Como já comentamos, a configuração astrológica de Plutão influencia as características das pessoas. Por isso, mostramos, a seguir, como são os traços de personalidade de uma pessoa que possui Plutão na Casa 5. Além de apresentarmos características positivas e negativas, trataremos também de traços bem marcantes de Plutão nesta casa.

Características positivas

As principais características de Plutão na Casa 5 dizem respeito à sua natureza sociável e espiritual. Além de saberem como permear entre as diferentes camadas sociais, esta casa está associada com temas como responsabilidade, lealdade, devoção e ambição.

Plutão na casa 5 também traz à tona a união com a força criativa e, por isso, muitas pessoas que o possuem nesta casa costumam se realizar apenas através da arte e do exercício da criação. No entanto, se você não tiver cuidado, Plutão na Casa 5 pode fazer com que você não consiga alcançar a grandiosidade a qual tanto aspira.

Características negativas

Uma das principais características negativas de Plutão na Casa 5 é o seu apreço pela destruição. Além de influenciar no desejo e ambição desenfreados, esta casa também influencia a dificuldade de lidar com coisas além do controle.

É comum que pessoas com Plutão na Casa 5 sejam propensas ao luto, possessão e ciúmes desenfreados. Além disso, Plutão na Casa 5 também influencia tornando pessoas mais dramáticas e teimosas.

Criativos

No lado mais positivo de Plutão na Casa 5 está o dom da criação. Embora essa energia se manifeste com mais frequência com a criatividade, e tornando pessoas com esta configuração astrológica em seus mapas astrais mais inclinadas à arte, existem outras maneiras de explorar o potencial criativo de Plutão na Casa 5.

A energia da criação, por exemplo, também pode se manifestar energeticamente ou até mesmo através do sexo.

Dramáticos

Plutão na Casa 5 é também o reino do drama e de tudo que fica subjacente. Por isso, pessoas com esta configuração no mapa astral são dramáticas por natureza. Devido ao seu drama, é possível que pessoas com Plutão na Casa 5 desejem expressá-lo atuando ou até mesmo produzindo arte em geral.

Esta é, inclusive, uma maneira de extravasar esta tendência dramática e não deixar seus relacionamentos interpessoais serem comprometidos por ela.

Teimosos

Outro lado obscuro da influência da Plutão na casa 5 é a teimosia. Isto ocorre porque Plutão na casa 5 denota alguém que gosta de ser o centro das atenções o modelo para tudo, então, muitas vezes, elas não dão o braço a torcer quando estão erradas. De maneira geral, acham que sabem de tudo ou, muitas vezes, costumam questionar tudo.

A influência de Plutão na Casa 5

Símbolo do planeta Plutão em amarelo em fundo preto

Nesta seção, tocaremos nos temas relacionados à influência de plutão na Casa 5. Para isso, apresentamos o que este posicionamento astrológico implica quando estamos tratando de amor, sexo, saúde, família e carreira. Continue lendo para entender a sua influência a seguir.

Amor e sexo

Uma vez que a quinta casa pode ser muito romântica, Plutão na Casa 5 pode indicar muito sobre seus relacionamentos. Tal qual acontece com muitos posicionamentos de Plutão nas casas, a Casa 5 pode provocar relacionamentos tóxicos e obsessivos.

Muitas vezes, pessoas com Plutão na Casa 5 gostam de parceiros perigosos ou até mesmo quem parece ser inatingível. No que diz respeito ao sexo, a expressão e intensidade da sexualidade é muito importante.

Por isso, é comum que busquem maneiras de aliviar a tensão sexual constantemente, o que pode parecer muito opressivo para o seu parceiro ou parceira. O foco no desejo e na energia sexual pode causar problemas nos relacionamentos em geral.

Saúde

Plutão na Casa 5 influencia uma série de problemas da saúde. Por isso, se você possui esta configuração astral no seu mapa, atente-se para as seguintes questões: problemas nos órgãos sexuais masculinos, cortes, queimaduras e problemas musculares.

Além disso, Plutão na Casa 5 aponta para obsessão com o trabalho e como o mundo afeta a mente a sua saúde física. Portanto, esteja atento para nutrir uma boa saúde mental e não deixar a sua mente afetar a sua saúde em geral.

Família

Quando se trata do tema família, é importante para pessoas com Plutão na Casa 5 ter possibilidades de exercer a sua criatividade. Muitas vezes, seus relacionamentos familiares podem se gravar devido à sua teimosia ou até mesmo tendência ao drama.

No entanto, você causará impactos significativos nos outros se aprender a equilibrar as energias de Plutão e não se deixar consumir por aquilo que você costuma guardar. Se você convive com alguém que possui o posicionamento de Plutão na Casa 5, esteja preparado para apoiar essa pessoa em trabalhar o seu lado mais dramático.

Carreira

Com Plutão na Casa 5 existe um desejo intenso de se expressar criativamente e a arte é uma das grandes escolhas de quem possui esta configuração no mapa astral. Drama, intensidade e até pesar serão facilmente expressados no seu trabalho artístico profissional. Por isso, costumam obter sucesso com carreiras que exijam soluções criativas.

No entanto, é importante que você aprenda a superar as barreiras psicológicas, pois o seu processo criativo pode muito bem ser doloroso quando ele partir de temas relacionados à sua saúde mental e ao modo como se relaciona com as pessoas à sua volta.

Um pouco mais sobre Plutão na Casa 5

Dado com símbolo do planeta Plutão na astrologia em fundo amarelo

Para compreendermos um pouco mais sobre os desdobramentos da influência de Plutão na Casa 5, apresentamos, a seguir, mais informações astrológicas sobre esta configuração.

Partindo da noção de Plutão Retrógrado, passeamos por sua Revolução Solar até chegarmos em sua Sinastria, para entendermos de maneira completa sua influência. Confira!

Plutão retrógrado na Casa 5

De maneira geral, planeta retrógrados no mapa astral são descritos como incapazes de manifestar as suas influências na sua vida. Além disso, eles impedem que haja uma expressão completa de suas energias.

No entanto, Plutão retrógrado não possui efeitos tão notáveis quanto Mercúrio ou Vênus retrógrados. Uma vez que Plutão fica retrógrado 40% do tempo num ano, isso quer dizer que muitas pessoas nascem sob esta configuração astrológica.

Por isso, este período é visto, na verdade, como uma oportunidade pra enfrentar a própria sombra, já que seus defeitos estarão mais evidentes.

Plutão em Revolução Solar na Casa 5

Este posicionamento traz uma mudança drástica para que você possa se expressar. Pode significar a morte simbólica do ego ou até mesmo medos com relação à sua própria identidade, causando uma espécie de crise existencial. Plutão mostra que as coisas que suprimimos ou ignoramos são aquelas que realmente podem nos controlar.

Lembre-se que esta casa é importante para compreender o que se passa com o Sol no seu mapa astral. Ele indica também incerteza e mudanças na vida pessoal. Por isso, pessoas com esta configuração no mapa costumam trair ou provocar escândalos.

Sinastria de Plutão na Casa 5

A Sinastria de Plutão na Casa 5 prevê relacionamentos baseados primariamente em atração física e desejo sexual aflorado. Os problemas dos parceiros são principalmente centrados no assunto sexo, embora nenhuma das partes envolvidas admita. Por isso, essa situação torna mais complicada ainda que haja respeito além da cama.

Se o efeito for benevolente, os parceiros confiam um no outro, tendo não somente satisfação na cama, como também usando sua energia criativa em outras áreas para alcançar o prazer.

Esta configuração também poder trazer desejo de buscas espirituais, apreciação pelas artes ou se envolverem com alguma atividade secreta como fonte de renda.

Plutão na Casa 5 é um bom posicionamento para o trabalho?

Ilustração do planeta Plutão

Sim. Como mostramos, a Casa 5 é a casa da criatividade e da expressão e estas áreas podem se tornar a fonte de transformação da sua vida. Uma vez que você tem um desejo latente de ser notado e admirado pelos outros, o posicionamento de Plutão na Casa 5 pode fazer com que você encontre meios para se destacar no ambiente profissional.

Devido às características deste posicionamento, lembre-se de usar a energia da criatividade para alçar voos mais altos na sua carreira. No entanto, cuidado com os caminhos que leva a apostas ou especulações, pois a Casa 5 traz consigo bastante riscos.

E a natureza obsessiva de Plutão pode fazer com que você torne viciado no trabalho o que pode, apesar de trazer bons frutos, acabar gerando perdas extremas a longo prazo. Portanto, aproveite o máximo da energia, mas não deixe ser consumido por ela.

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Artigos relacionados


Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Escorpiana: características, no amor, como conquistar e mais!

Conheça mais sobre a mulher do signo de Escorpião! Intensa e misteriosa, esta nativa desperta os olhares por onde quer que passe!


Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quais são os signos mais bravos? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Todo mundo tem dias ruins, mas alguns signos ficam furiosos com extrema facilidade. Descubra se o seu signo está entre os 6 mais bravos do zodíaco aqui!


Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Qual o pior signo do zodíaco? Confira essa lista com os 6 piores e mais!

Quando se trata dos piores signos do zodíaco, Áries, Câncer e Gêmeos se destacam. Clique e saiba como lidar com os 6 piores signos do zodíaco!


Quais os signos de agosto? Descubra os signos e suas características!

Quais os signos de agosto? Descubra os signos e suas características!

Nasceu no mês de agosto e não sabe seu signo? Leia este artigo para descobrir e ainda saiba tudo sobre sua personalidade, relacionamentos e muito mais!


Qual a raça de cachorro de cada signo? Confira e entenda a relação!

Qual a raça de cachorro de cada signo? Confira e entenda a relação!

Existe um cachorro com a personalidade ideal para cada signo do Zodíaco. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo e descubra o seu!


Últimos posts


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

As crenças fortalecedoras auxiliam o processo de caminhada ao longo da vida e estimulam os bons pensamentos. Clique para saber como elas podem te impulsionar!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra nem sempre significa algo ruim, a cobra também pode simbolizar um processo de evolução ou transformação. Para entender melhor, veja a seguir!