Ascendentes que combinam: sinastria amorosa, compatibilidade de signos, elementos e mais!

Ascendentes que combinam: sinastria amorosa, compatibilidade de signos, elementos e mais!

Analisar o signo ascendente traz informações sobre a personalidade e o potencial dos casais. Descubra, no artigo, como o ascendente e os elementos interagem


O que são ascendentes que combinam?

Mapa astral.

O signo ascendente tem grande relevância na forma como cada pessoa se coloca no mundo. Isso se deve ao lugar de protagonismo que o ascendente ocupa na formação da personalidade do indivíduo, muito mais do que o signo solar. Logo, quando os ascendentes são colocados lado a lado, podem criar combinações poderosas ou bastante desafiadoras para o casal.

A interação se dá devido ao elemento do signo ascendente. Na Astrologia, cada elemento tem características próprias que tornam a convivência com os demais mais ou menos fáceis, já que alguns traços podem não se encaixar. Por isso, quando se pensa em sinastria amorosa, a análise do ascendente de cada um é determinante para a compatibilidade do par.

Quais são as combinações mais promissoras de ascendentes? Quais elementos funcionam bem juntos? Uma boa análise do mapa astral fornece informações detalhadas sobre o casal e suas potencialidades. No artigo, você vai saber mais sobre o assunto em detalhes, respondendo essas e outras perguntas para um relacionamento harmônico e saudável.

Compatibilidade e mapa astral

Mapa astral.

A partir das características únicas de cada signo, elemento e da posição dos astros no mapa astral, é possível identificar a compatibilidade do casal. As possibilidades são infinitas, com aspectos que podem ser parecidos, opostos, complementares ou mesmo desafiadores. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

O que é sinastria amorosa

A sinastria amorosa é um método que consiste na análise da compatibilidade entre o mapa astral do casal. Popularmente, as pessoas costumam avaliar o potencial do relacionamento apenas com o signo solar. No entanto, a sinastria amorosa avalia detalhes que, em um primeiro momento, podem passar despercebidos.

Comparando os dois mapas, o astrólogo ou programa especializado consegue detectar pontos favoráveis ou desfavoráveis na posição dos planetas e dos signos no mapa. Aspectos como trígonos, sextis e oposições, bem como o ângulo que separa os planetas, também são determinantes para saber o quanto o casal é compatível.

Identificando ascendentes que combinam através do mapa

No mapa astral, existem inúmeros aspectos que influenciam a personalidade de cada um. Desse modo, existem variadas maneiras de analisar a compatibilidade entre duas pessoas, sendo algumas delas mais representativas do que outras. No caso do ascendente, identificar a potencialidade deles juntos compreende visualizar se o casal funciona.

Para saber se os ascendentes combinam, é preciso avaliar o elemento e a polaridade dos signos. Uma vez que o ascendente fala sobre a forma como cada pessoa se coloca no mundo, a combinação dos mesmos envolve uma relação com mais entendimento e similaridade no jeito de ser de cada uma das pessoas.

A combinação de ascendentes e o tripé astrológico

Mapa astral sendo feito.

Os signos solar, lunar e o ascendente compõem o que se chama de tripé astrológico. Juntos, são aspectos que se complementam e marcam as particularidades da personalidade do ser. A melhor forma de trilhar um caminho mais harmonioso é entender como cada um desses signos interfere no dia-a-dia e pode ser equilibrado, pois todos têm potencialidades. Saiba mais a seguir.

A Lua

Muitas vezes esquecida, a lua tem grande importância quando se pensa em um mapa astrológico. É ela quem simboliza a maneira como as pessoas lidam com as suas emoções, ou seja, é o modo como se é percebido de maneira mais profunda. Muitas vezes, os traços mais marcantes da personalidade de alguém estão vinculados ao signo lunar.

A lua é o astro que representa a figura materna, sendo misteriosa e acolhedora. Assim, traz à tona a intensidade das emoções visíveis e invisíveis, com um simbolismo sensível.

O Sol

O signo solar é aquele que identifica o poder do eu. Logo, é o signo que influencia a capacidade de autoafirmação. Mais profundamente, o sol simboliza a base da estrutura do indivíduo, sinalizando seus valores pessoais e onde ele se sente mais seguro para crescer. Trata-se de um signo fortemente conectado à individualidade.

A energia solar também fortalece os impulsos criativos e a confiança para começar e seguir projetos. É o astro que remete ao signo que explica a consciência de cada um.

O signo ascendente

O céu se divide em duas partes, uma visível e outra invisível. O ascendente é o signo que estava nascendo no horizonte leste no momento do nascimento, ou seja, à direita do céu visível. É no leste que nascem todas as estrelas, e o movimento de rotação da Terra dá a impressão que os signos estão em movimento e, consequentemente, ascendendo no horizonte.

Existem situações em que o signo solar e o ascendente são iguais. Isso acontece quando o indivíduo nasce próximo do horário que o sol nasce, de modo que o astro está no mesmo signo que ascende no horizonte naquele momento. Do mesmo modo, quando o relógio aponta o pôr do sol, existe grande tendência dos signos solar e ascendente serem opostos.

Metaforicamente, o fato de haver um signo ascendendo no horizonte justifica porque ele é uma espécie de máscara pública. Logo, o ascendente é o aspecto que define a maneira como cada ser é visto diante dos demais, sua forma única de se expressar e a primeira impressão que se registra. Na prática, é o jeito de ser e criar tudo o que é singular em cada um.

A polaridade dos signos

Mapa astral.

Com base em conceitos taoístas e na dinâmica complementar do universo, pode-se dividir os signos em dois grandes grupos: masculinos e femininos. Suas polaridades opostas sugerem bases opostas de personalidade e comportamento, que podem ser classificados em ativos ou reativos. Na sequência, descubra em qual grupo seu signo e seu ascendente se encaixam.

Signos femininos

Os signos de polaridade feminina são os que carregam uma energia mais introvertida e passiva, equivalente ao yin, conceito que remete ao olhar para dentro. São femininos os signos dos elementos Terra e Água, Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes. Eles representam emoção e praticidade, com personalidade mais profunda, intimista e acolhedora.

Signos masculinos

A energia Yang simboliza o lado ativo e a luz, em oposição à outra metade do círculo. Os signos de polaridade masculina, Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário pertencem aos elementos Fogo e Ar. Sua natureza é entusiasmada, expansiva e comunicativa, com aspectos que desenham personalidades extrovertidas e abertas para o contato social.

Compatibilidade solar e lunar

Mapa astral.

Os signos solar e lunar representam dois tipos de compatibilidade amorosa. De um lado, está a expressiva força do astro rei e, do outro, está o mistério de seu satélite natural. A profundidade da personalidade dos indivíduos é, portanto, uma mistura entre a manifestação do ser em seu máximo potencial e suas emoções. Saiba como se dão essas compatibilidades:

A compatibilidade lunar

A sinastria amorosa envolve a análise da combinação de diversos aspectos no mapa astral. O signo lunar, embora não seja o primeiro que se pensa, influencia grandemente a compatibilidade do casal. Mesmo em outros tipos de interação, como amizade ou trabalho, a lua cria espaço para relações mais ou menos fluidas. Muitos atritos têm origem nas perspectivas trazidas pelo signo lunar.

De modo geral, duas pessoas com lua no mesmo signo podem encontrar uma dinâmica ideal no relacionamento. Além disso, quando o signo lunar é do mesmo elemento, as chances de uma troca amigável são grandes. Por outro lado, a lua oposta tende a desenvolver relações complicadas, enquanto as demais do elemento complementar são favoráveis.

A compatibilidade solar

Os elementos dos signos oferecem um dos pilares de análise de compatibilidade amorosa. Divididos em dois pares de maior similaridade, Fogo se relaciona melhor com Ar e consigo mesmo, enquanto Terra funciona melhor com Água e consigo mesma. A partir dessa consideração, é possível compreender porque certas relações encontram obstáculos.

Apesar de ser o nível de compatibilidade mais conhecido pelas pessoas, levar em conta apenas o signo solar não é o melhor caminho para avaliar se os mapas astrais de duas pessoas combinam. Aqui, especificamente, ser compatível significa minimizar possíveis atritos no jeito de ser de cada um.

Signos femininos com sol no mesmo signo ou femininos

A troca entre signos femininos com sol em outro signo feminino é favorável. São femininos os signos dos elementos Terra e Água, o que permite interações pautadas pelas emoções ou pelo pragmatismo na rotina. Quando o casal possui signos desse grupo, ou mesmo os dois possuem o mesmo signo, a tendência é que consigam conviver de forma mais harmônica e leve.

Além disso, a combinação entre dois signos opostos e complementares, nesse caso, também é bastante promissora. O desafio é equilibrar as diferenças.

Signos masculinos com sol no mesmo signo ou masculinos

Similares em comportamento, os signos de Fogo e Ar são masculinos e interagem bem entre si. Sua dinâmica é mais comunicativa e extrovertida, o que dá ao casal mais potencial de uma convivência agradável. Quando ambos possuem signos masculinos, a relação tem um perfil de comportamento mais ativo, regido por intensidade e comunicação.

As combinações são compatíveis independente do par, de opostos complementares também podem estar neste grupo. Encontrar a harmonia em meio às diferenças é necessário.

Principais compatibilidades

A compatibilidade entre os signos se apresenta nos aspectos solar, lunar e no ascendente. Com isso, o fundamental é compreender de que maneira os signos interagem entre si, já que as combinações mais e menos favoráveis são as mesmas. A principal dupla compatível é sempre aquela composta por dois signos iguais, como uma fusão de dois componentes muito semelhantes.

Juntos, eles encontram similaridades no jeito de ser e se comportar, abrindo espaço para um relacionamento harmonioso. Do mesmo modo, outros signos do mesmo elemento ou do elemento de natureza parecida demonstram alto nível de compatibilidade. Isso se deve à forma como os nativos costumam se comportar e lidar com as emoções.

Esses dois grandes grupos são: Fogo e Ar, Terra e Água. No primeiro, estão Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário. No segundo, estão os pares compatíveis formados por Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Ascendentes e os elementos de cada signo

Mapa astral.

Enquanto ascendentes no mapa astral, os doze signos manifestam as mesmas características que os tornam únicos no cinturão zodiacal. A força dos elementos é inegável, uma vez que pauta a construção da personalidade do nativo.

Do mesmo modo, sinaliza possíveis desafios nas trocas e relações consigo mesmo ou com ascendentes de outros elementos. Veja como cada signo e elemento molda a essência do ser.

Os quatro elementos

Os signos se dividem em trios, cada um pertencente a um dos elementos. Fogo, Terra, Ar e Água simbolizam a forma como cada signo se constrói e se posiciona diante dos demais, fator que contribui para combinações mais ou menos favoráveis. Cada elemento tem uma palavra-chave relacionada à sua energia dominante, o que torna o Fogo intenso, a Terra estável, o Ar sociável e a Água flexível.

Elemento Fogo e signos

Fogo é um elemento de natureza quente e luminosa, trazendo aos signos correspondentes a força da iniciativa e da vitalidade. Na personalidade dos indivíduos, representa alegria, extroversão e um amor único à existência. Para que possam se expandir, precisam de liberdade e de espaço para mostrar ideias. São ótimos líderes mas, de modo geral, têm pouca paciência.

Áries, o primeiro dos signos, representa a energia do fogo nos inícios, sendo nativos imediatistas e um tanto impulsivos. Em Leão, prevalece o brilho do astro e seu magnetismo natural, o que cria uma aura confiante e talvez egocêntrica. O elemento dá a Sagitário a força para desbravar e buscar sempre mais, quebrando barreiras e superando desafios.

Elemento Terra e signos

Assim como na natureza, o elemento Terra é aquele que remete à solidez dos alicerces físicos. Os nativos dos signos de Terra costumam valorizar segurança, estabilidade e tudo o que é palpável, já que não sabem lidar com flutuações e incertezas. Objetivos e práticos, sabem encontrar soluções para os problemas, embora aparente frieza e distanciamento dos demais.

Em Touro, o elemento fala sobre nutrição e conforto material, além da conhecida obstinação. No metódico signo de Virgem, Terra traz a capacidade do aperfeiçoamento e expande as possibilidades para que as coisas funcionem de forma adequada. Aos capricornianos, a natureza agrega resiliência e pés no chão à sua personalidade, fã do trabalho incansável e dos limites visíveis.

Elemento Ar e signos

Ar simboliza o todo, impactando os signos com ampla capacidade de expandir e comunicar. Seus nativos têm tendência a rapidez no raciocínio e na comunicação, o que lhes garante as habilidades necessárias para a associação com outras pessoas. Seus limites são fluidos e alcançam a coletividade em sua potência mais solidária.

Gêmeos absorve do elemento a força para se fragmentar e multiplicar as possibilidades, tornando o nativo adaptável e comunicativo. Em Libra, predomina o desejo de tocar tudo o que os olhos veem, aliando ponderação e boa dose de indecisão à harmonia típica do signo. Livre e plural, Aquário simboliza o movimento vanguardista, na busca por tudo o que é novo e ideal.

Elemento Água e signos

Do mesmo modo que a água na natureza, o elemento fala sobre a fluidez como meio de se posicionar. Na Astrologia, Água é quem apresenta a dimensão emocional dos seres, trazendo uma dinâmica de personalidade conhecida pela constante oscilação. São nativos que encontram caminhos pouco óbvios e sabem se posicionar sem exageros.

A Câncer, o elemento reforça o valor do carinho, do cuidado e do afeto, tornando as pessoas sensíveis e acolhedoras. A Água confere a Escorpião a potência da transformação, sendo um signo intenso que se relaciona ao mistério do invisível. Os piscianos se caracterizam pela amplitude de caminhos, pela fantasia e pela capacidade única de sonhar e idealizar.

Ascendentes que combinam e seus elementos

Mapa astral sendo feito.

Para entender quais ascendentes combinam ou não entre si, é preciso relembrar a divisão dos signos segundo seu elemento. Essa divisão representa o nível máximo de similaridade entre eles, embora cada um represente um aspecto específico do elemento em si. Do mesmo modo que nos signos solar e lunar, os ascendentes podem ou não facilitar as trocas, confira a seguir.

Fogo com Fogo

É uma combinação favorável devido às semelhanças entre os dois. Se destaca pela intensidade e pela conhecida impulsividade que rege as decisões tomadas por esses nativos. Costumam ser pares com notável autoconfiança, e que não hesitam diante de situações que demandam entrega e liderança. Impulsionam dinamismo à relação, mas podem ser competitivos.

Fogo com Terra

Ascendentes em Fogo e Terra são bem diferentes entre si, o que torna a relação desafiadora para ambos. Os pés no chão do nativo de Terra podem apagar a energia e o vigor do Fogo, que precisa de estímulo. Do mesmo modo, Terra dificilmente se abre à ousadia do Fogo. Quando a interação é positiva, o aprendizado permite a ambos afrouxar as próprias crenças rígidas.

Fogo com Ar

Fogo e Ar são elementos que interagem bem juntos em todas as esferas. Quando os ascendentes pertencem a esses grupos, o casal encontra boa oportunidade de equilíbrio e parceria. O desejo por começar algo novo e a impulsividade do ascendente em Fogo têm alta compatibilidade com o raciocínio ágil e criativo da personalidade dos signos de Ar.

Fogo com Água

Quando ascendentes em Fogo e Água se envolvem amorosamente, existe uma dualidade entre o impulso ardente da realização e a profundidade das emoções humanas. Com isso, a possibilidade de atritos é grande, a menos que o casal trabalhe para diminuir as divergências de personalidade. São signos que, de maneira geral, não possuem alta compatibilidade.

Terra com Terra

Em sua expressão máxima estando nos dois ascendentes, Terra é o elemento que traz ao casal uma base que precisa de segurança e estabilidade. Juntos, funcionam bem por não mergulharem em questões intensas ou impulsivas. É uma parceria de amplas possibilidades, compatível e que pode se tornar inflexível, exigindo mais equilíbrio por parte dos envolvidos.

Terra com Ar

Limites flexíveis de um lado, metodologia um tanto rígida do outro. Para casais com ascendentes nos elementos Terra e Ar, a combinação não é tão favorável quanto às outras. Caso os parceiros encontrem meios de balancear impulso e necessidade de controle, a sintonia entre duas personalidades tão diferentes tem mais potencial para funcionar.

Terra com Água

Tanto na natureza quanto no mapa astral, Terra e Água têm apoio um do outro. Juntos, são capazes de criar vida e prosperar, unindo praticidade a um senso emocional intenso. São casais com tendências agradáveis e gentis, compondo uma combinação altamente harmoniosa entre as possíveis para ambos os elementos, com emoção a serviço da concretização.

Ar com Ar

Quando um ascendente de ar se relaciona com outro, as oportunidades de dar certo são grandes. Astrologicamente, encontram um no outro o mesmo desejo por socialização, movimento e abertura para o novo, o que confere compatibilidade amorosa. Por serem muito parecidos, sua dificuldade é levar para o mundo concreto as ideias inovadoras que ocupam sua mente.

Ar com Água

Ar e Água constroem uma dinâmica que possibilita grandes aprendizados quando em equilíbrio. Para casais com ascendentes em signos desses elementos, o contraponto é entre razão e emoção, pois o desejo de inovar presente em Ar esbarra nos limites sentimentais de Água. Juntos, podem superar essa diferença para transformar com mais empatia.

Água com Água

Água é o elemento que remete às emoções e, quando presente em ambos os ascendentes, tem uma dinâmica favorável. O casal consegue tranquilamente se conectar com a profundidade dos sentimentos do outro, com acolhimento e sensibilidade. Quando a mesma se torna excessiva, pode comprometer a naturalidade do encontro e tornar a troca pesada.

O que fazer se o ascendente de meu parceiro não estiver listado entre os ascendentes que combinam com o meu?

Casal sentado em um banco.

A combinação entre os signos ascendentes se dá de maneira sutil, já que significa uma aproximação receptiva. O ascendente, mais do que a maneira como cada pessoa se mostra para o mundo, representa a forma como o indivíduo pode ser abordado de forma gentil. Portanto, ascendentes que combinam criam um cenário bastante favorável para os casais.

Existem situações em que os signos ascendentes do casal estão em elementos de natureza oposta. Uma vez que esse traço do mapa é fundamental na construção da personalidade, há grandes chances de atritos ou visões de mundo completamente diferentes. Astrologicamente, essas combinações não indicam boas possibilidades de sucesso amoroso.

No entanto, a chave para o relacionamento com ascendentes que não combinam prosperar é a dedicação. Cabe ao par entender onde estão as principais diferenças que comprometem a fluidez da relação, para que possam equilibrar os pontos que causam atrito. Com entrega e compreensão, o casal pode perfeitamente construir algo sólido e duradouro.

Autor deste artigo

Sou jornalista, apaixonada por comunicação, esportes e pela infinidade do universo. Tenho 31 anos, sou praticante de yoga, não vivo sem livros e acho que a troca é o que há de mais importante entre as pessoas. Acredito que tudo é energia e, cada vez que fazemos o nosso melhor, contagiamos todos ao nosso redor.

Palavras-chave relacionadas


ascendente sinastria

Artigos relacionados


Gêmeos combina com que signo? No sexo, amor, trabalho e mais!

Gêmeos combina com que signo? No sexo, amor, trabalho e mais!

Alguns signos têm mais compatibilidade com uns, do que com outros, mas como descobrir com qual signo mais combina? Confira abaixo as melhores combinações.


Símbolo de Libra: entenda o significado deste signo e mais!

Símbolo de Libra: entenda o significado deste signo e mais!

Dois símbolos podem ser usados para simbolizar o signo de Libra: o pôr-do-sol e a balança. Entenda o significado de cada um deles no artigo a seguir!


Júpiter na Casa 10: famosos, trânsito, retrógrado, sinastria e mais!

Júpiter na Casa 10: famosos, trânsito, retrógrado, sinastria e mais!

Júpiter na Casa 10 deixa tudo mais fácil e simples, além de trabalhar com a sua expansão e energia otimista. Leia o artigo para saber mais!


O ascendente e a Casa 1: significado, temas, planetas e mais!

O ascendente e a Casa 1: significado, temas, planetas e mais!

A casa 1 representa o ascendente e fala sobre questões individuais. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo.


Como conquistar uma libriana? No amor, na cama, magoada e mais!

Como conquistar uma libriana? No amor, na cama, magoada e mais!

Saiba do que a libriana precisa para se apaixonar! É preciso dedicação, mas não é impossível! Clique e entenda!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas religiões animais orações números signos búzios natureza