O ascendente e a Casa 1: significado, temas, planetas e mais!

O ascendente e a Casa 1: significado, temas, planetas e mais!

A casa 1 representa o ascendente e fala sobre questões individuais. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo.


O que é o ascendente e a Casa 1 no mapa astral?

Mapa astral.

A casa 1 no mapa astral representa o local do ascendente. Assim, ela é conhecida como a Casa do Eu e serve para designar qual signo surgia no horizonte no momento do nascimento de uma determinada pessoa. Da mesma forma que as demais casas do mapa, ela pode estar vazia ou contar com a presença de planetas.

Vale ressaltar que a casa 1 é a única que trata de assuntos exclusivos do indivíduo. Dessa forma, ela é a responsável por determinar a maneira como alguém inicia as coisas na vida. Portanto, funciona como uma maneira de definir a pessoa no mundo quanto ao seu corpo físico e a sua personalidade mais básica.

Quer saber mais a respeito do ascendente e da casa 1 no mapa astral? Veja ao longo do artigo os significados disso!

Significado da Casa 1

Objetos.

Referenciada como a Casa do Eu, a casa 1 é a única que fala de assuntos exclusivamente individuais e serve para destacar a forma como as pessoas dão início às coisas. Associada ao ascendente, ela determina como alguém é percebido e como se posiciona no mundo. Além disso, também é responsável por definir a personalidade mais básica dos nativos e as suas características essenciais.

Quer saber mais a respeito da casa 1? Veja a seguir!

As 12 casas do Mapa Astral

O mapa astral é dividido em 12 espaços iguais, que são chamados de casas pela astrologia. Cada uma delas possui uma temática diferente, que vai desde a personalidade básica de uma determinada pessoa à maneira como ela se relaciona com questões coletivas e sociais.

Assim, a posição dos signos e dos planetas nesses espaços exerce muita influência. Além disso, para um entendimento mais amplo das questões de cada pessoa é preciso considerar a análise do mapa como um todo e não somente de uma casa isolada, visto que elas falam apenas de temas específicos.

O ascendente

O ascendente é o signo que surge no horizonte no momento do nascimento de uma determinada pessoa. Portanto, para que ele possa ser determinado com precisão, é preciso ter em mãos a data, o horário e o local no qual este indivíduo nasceu. No mapa astral, o ascendente serve para revelar a forma como alguém age e quais são os seus primeiros impulsos.

Além disso, a maneira como o nativo se comporta quando precisa enfrentar desafios e aquilo que o coloca em movimento também são expressos pelo ascendente, que pode ser qualquer signo do zodíaco.

O início de tudo

Como a casa 1 representa o momento de nascimento das pessoas, ela é considerada pela astrologia o começo de tudo. Portanto, serve para destacar as primeiras sensações de uma pessoa e a maneira como ela realiza as suas trocas como o mundo. Assim, esse espaço do mapa determina como alguém é visto por terceiros.

Além disso, a casa 1 tem relação direta com questões como a autonomia, o começo de novos projetos e as reações das pessoas. É um espaço considerado importantíssimo no mapa astral por carregar aspectos relativos ao temperamento e à personalidade dos nativos.

Temas da Casa 1

Objetos astrológicos.

Entre os temas da casa 1 é possível destacar a identidade, a vitalidade e a aparência das pessoas. Além disso, a maneira como elas lidam com os começos e as impressões que possuem do mundo também estão entre os assuntos desse espaço do mapa astral, o que serve para reforçar a sua importância para a compreensão do modo de se comportar de uma determinada pessoa.

Quer saber mais sobre as temáticas da casa 1? Veja a seguir!

Identidade

A casa 1 está diretamente ligada às questões de identidade por falar a respeito da construção da personalidade de um determinado sujeito. Nesse espaço do mapa astral, os nativos ainda podem ser considerados bastante moldáveis. Logo, o que se tem é uma versão que pode sofrer modificações devido a uma série de influências.

Assim, o signo e o planeta que ocupam este espaço têm importância na maneira como as pessoas são percebidas e na forma como elas escolhem se mostrar para os demais, visto que este é o único espaço do mapa que fala exclusivamente sobre a individualidade.

Vitalidade

Como a casa 1 representa os primeiros movimentos que uma pessoa faz no mundo e aquilo que a motiva a seguir adiante, a vitalidade é um assunto frequente nesse espaço do mapa astral. Entretanto, vale destacar que tudo isso tem uma ligação muito estreita com as primeiras experiências, vividas ainda na infância.

Isso servirá para moldar a maneira de tomar a iniciativa e também a impressão que o nativo consegue transmitir aos demais. Assim como todas as questões dessa casa, ela pode ser mais ou menos favorecida a depender do signo ocupante deste espaço.

Aparência

A aparência das pessoas também é um assunto que aparece na casa 1 do mapa astral, visto que este espaço fala a respeito de questões ligadas à autoestima e ao próprio comportamento. Portanto, o quanto uma pessoa valoriza a sua aparência é determinado pelo signo e pelo planeta que regem este espaço.

Muito disso passa pela percepção individual e está diretamente ligado a como o sujeito se percebe. Portanto, embora fale a respeito da aparência externa de alguém, a asa 1 tem muita relação com o interior das pessoas.

Novos começos

A casa 1 por si só é considerada o começo de tudo. Portanto, qualquer coisa iniciada por uma pessoa passa por esse espaço do mapa astral, que serve para destacar a maneira como os nativos se relacionam com essas questões e a maneira como eles começam as coisas.

Esse espaço aborda projetos e também as motivações de alguém para se comportar como se comporta. Diante disso, quando ocupado por um signo que estimula o movimento, como é o caso dos de fogo, pode levar o nativo a ter uma personalidade mais voltada para a ação.

Impressão do mundo

Como a casa 1 aborda a individualidade e a subjetividade das pessoas, as impressões que um determinado tem do mundo também passam por esse espaço. Assim, a sua maneira de enxergar as experiências que vive, as pessoas com as quais convive e o universo ao seu redor será fortemente marcada pela casa 1.

Outro fator que favorece isso é o fato de que esse espaço do mapa astral recebe muita influência das experiências vividas durante a infância, que representam justamente esse primeiro contato entre interno e externo.

Características físicas

A aparência é um dos temas tratados pela casa 1 e, portanto, esse espaço também serve para ditar as características físicas de alguém. Como o rosto é a primeira coisa que se percebe em uma pessoa, a casa 1 molda especialmente o formato da cabeça e a face das pessoas, sendo responsável por reger essas partes do corpo.

Logo, a ideia de construção de identidade, embora se dê muito no interior das pessoas, também extrapola isso quando o assunto é a casa 1 e destaca, em um sentido amplo, como um nativo é percebido pelas pessoas ao seu redor.

Planetas na casa 1

Planetas do sistema solar.

Os planetas posicionados na primeira e na última casa do mapa astral, respectivamente, 1 e 12, podem ser considerados alguns dos mais importantes. Isso acontece porque eles têm o poder de modificar as caraterísticas do signo ascendente. Portanto, podem alterar a maneira como alguém se comporta e se percebe.

Quer saber mais sobre a influência de cada planeta na casa 1? Veja mais a respeito disso na próxima seção do artigo!

Sol na Casa 1

O posicionamento do Sol na casa 1 é algo extremamente favorável para os nativos. Assim, as pessoas que contam com essa configuração no seu mapa astral não têm o menor problema para chamar a atenção e gostam de fazer isso. Estão sempre sorrindo e têm facilidade para fazer amigos, o que é muito positivo já que valorizam a vida social.

Em geral, são pessoas de aparência marcante e que conseguem brilhar independente do ambiente que ocupam. A sua beleza pode atravessar gerações inteiras, como aconteceu com Grace Kelly, atriz que contava com este posicionamento.

Lua na Casa 1

A presença da Lua na casa 1 revela pessoas que quase sempre conseguem apelar para o lado emocional. Assim, são capazes de tocar os demais de maneira profunda e significativa. Outro aspecto que se destaca a respeito do posicionamento astrológico é a questão do instinto, que será bastante acentuado nos nativos.

Porém, vale destacar que a instabilidade também será uma presença constante na vida dessas pessoas. Se souberem canalizar bem a sua sensibilidade, podem acabar lucrando com isso e se destacando em áreas artísticas, como a atuação. Entretanto, nada impede que se deem bem em campos inovadores como a tecnologia.

Mercúrio na Casa 1

Quando Mercúrio se encontra posicionado na casa 1, isso serve para revelar pessoas de corpo magro e, por vezes, parecem ser mais jovens do que realmente são. Isso acontece também devido à sua personalidade, que conserva essa característica pela forma como se comunica e está constantemente procurando maneiras de se atualizar.

Assim, os nativos com esse posicionamento no mapa astral são pessoas que procuram formas de se manter ativos e estão sempre se envolvendo com atividades que consideram interessantes, especialmente se forem voltadas para a comunicação.

Marte na Casa 1

A presença de Marte na casa 1 serve para revelar nativos espontâneos. Assim, essas pessoas estão sempre prontas para chamar a atenção e gostam de ter os olhares voltados para elas. Por vezes, isso pode acontecer até mesmo sem que elas façam muitos movimentos nesse sentido, já que as pessoas com Marte na casa 1 e alguém ativo e que se orienta pelos próprios sentidos.

Os nativos com esse posicionamento astrológico são pessoas que têm muita energia e precisam encontrar uma maneira de gasta-la. Caso contrário, têm a sensação de que vão acabar explodindo pelo acúmulo.

Vênus na Casa 1

Vênus é um planeta associado à beleza. Portanto, muitas pessoas que têm este planeta posicionado na casa um costumam ser lembradas pela sua aparência física e são aquelas que chamam a atenção em um primeiro momento por essa característica. Porém, este não é o seu único meio de destaque.

Em geral, elas conseguem se destacar também pelas suas personalidades, que são consideradas magnéticas pelas pessoas ao seu redor, sendo quase irresistíveis em grande parte do tempo. Assim, não importa qual dos dois aspectos seja mais acentuado em quem tem Vênus na casa 1, este nativo vai conseguir chamar a atenção.

Júpiter na Casa 1

A grandeza é o destino das pessoas que possuem Júpiter na casa 1 e isso acontece em um sentido muito amplo, até mesmo fisicamente. Isso acontece porque o planeta em questão possui o poder de aumentar qualquer coisa que tenha contato com ele.

É possível afirmar que as pessoas com este posicionamento astrológico dão muita importância para o seu bem-estar físico. Além disso adoram se manter ativas e gostam de viver aventuras. Podem acabar arriscando a própria vida nesse processo. Assim, precisam ter alguns cuidados nesse sentido e também com o corpo, visto que são propensos ao sobrepeso.

Saturno na Casa 1

Saturno na casa 1 serve para destacar pessoas de figura esguia. Essa característica física se destaca bastante, mas não é o único ponto dos nativos que chama a atenção dos demais. Assim, as pessoas que têm este posicionamento astrológico também se destacam pelo tom formal que adotam para conversar, de modo que podem ser percebidas como rígidas.

Portanto, geralmente não têm dificuldade para conseguir o respeito dos demais, algo que é bastante característico de Saturno. Além disso, trata-se de uma pessoa que honra as promessas que faz aos demais.

Urânio na Casa 1

Quando Urano está presente na casa 1, sempre existe um elemento inesperado na personalidade das pessoas. Isso pode acabar reverberando também na sua aparência e será justamente este elemento que vai fazer com que o nativo seja lembrado pelos demais. De qualquer forma, tanto pelo comportamento quanto pela forma física, este nativo não passará despercebido.

São pessoas de energia muito acentuada e que sempre têm atitudes surpreendentes. Têm uma tendência natural à rebeldia e costumam lutar pelas causas sociais que acreditam porque querem que o mundo seja um lugar melhor para todos.

Netuno na Casa 1

As pessoas que têm Netuno na casa 1 são vistas como muito mutáveis. Portanto, elas sempre se adaptam aos ambientes pelos quais transitam. Não sentem dificuldades para se moldar ao que o meio pede e isso não é algo que elas forçam para que aconteça, mas sim um processo bastante intuitivo.

Logo, não se trata de uma habilidade racional e de algo que o nativo escolhe fazer. É um processo puramente intuitivo. Além disso, um aspecto que merece destaque é o fato de que essas pessoas podem se tornar nostálgicas rapidamente e são lembradas pela sua aura de glamour que remete ao passado.

Plutão na casa 1

A presença de Plutão na casa 1 revela pessoas que têm um contato muito próximo com a sua sexualidade e podem ser percebidas como verdadeiros símbolos sexuais. Mesmo sem tentar fazer isso, a sua sensualidade é algo que se destaca e que atraia a atenção daqueles que estão à sua volta.

Porém, vale ressaltar que nem sempre isso estará ligado à beleza, mas sim a um magnetismo sem muita explicação e que é bastante atrativo. Logo, as pessoas que possuem Plutão na casa um costumam ser lembradas por essa característica.

Ascendente em cada signo

Símbolos dos signos.

O ascendente é o signo que surge no horizonte no momento de nascimento de uma determinada pessoa. Ele é responsável por determinar os aspectos mais básicos da sua personalidade, bem como destacar a maneira que alguém reage quando se vê diante de desafios. Assim, ele dita a primeira impressão que alguém tem do mundo e também a impressão que transmite.

Quer saber mais sobre isso? Veja a seguir detalhes sobre o ascendente em cada signo!

Ascendente em Áries

Em geral, as pessoas que têm ascendente em Áries são muito sinceras. Isso acontece tanto por escolha quanto pela incapacidade dos nativos de conter essa característica. Além disso, elas tendem a ser independentes e aprendem muita coisa por contra própria. Como não têm medo de se arriscar, são vistas como corajosas.

Portanto, podem ser intimidantes para se convier em um primeiro momento. As pessoas que têm o ascendente em Áries precisam encontrar formas de se manter equilibradas e de conservar a paciência porque podem ser bastante explosivas. Também devem tomar cuidado com o que são capazes de fazer pelos seus objetivos.

Ascendente em Touro

O ascendente em Touro faz com que os nativos sejam pessoas mais calmas e pacíficas. Isso acontece porque eles podem estar com muita raiva, mas vão demorar para mostrar isso e sentem dificuldades para expressar sentimentos dessa natureza por considera-los bastante difíceis de lidar.

São pessoas que agem pautadas pela cautela e não gostam de explodir porque consideram isso uma forma de exposição. Além disso, são práticos e gostam de compreender as suas tarefas antes de começar a execução. Geralmente desconfiam muito das pessoas ao seu redor e podem acabar se metendo onde não foram chamados.

Ascendente em Gêmeos

O bom humor é uma característica marcante das pessoas com ascendente em Gêmeos, que sempre parecem ter uma piada na ponta da língua em qualquer tipo de situação. Isso, inclusive, pode surgir em momentos mais sérios, dando a impressão de que o nativo é alguém inconveniente. Entretanto, para ele isso só torna tudo mais engraçado.

Em geral, são vistos como pessoas simpáticas e falam bastante, de modo que não costumam ouvir muito o que os demais dizem. Não gostam de falar sobre temas mais sérios e evitam as suas emoções. São ótimos em escapar de assuntos que não consideram convenientes.

Ascendente em Câncer

O ascendente em Câncer revela nativos voltados para o acolhimento e para o cuidado. Assim, essa é a principal característica as pessoas diante da vida e isso chega a reverberar até mesmo na sua aparência, visto que essas pessoas costumam ter um olhar meio e ser percebidas como doces pelas demais.

Para perseguir os seus sonhos ou mesmo ter um contato mais profundo com as pessoas, precisam se sentir seguros. Caso contrário, se fecham na sua concha. Além disso, como são voltados para a família, precisam dar um toque mais pessoal em todos os seus espaços, inclusive no seu trabalho.

Ascendente em Leão

Chamar a atenção é o destino das pessoas que nascem com o ascendente em Leão. Elas são percebidas em qualquer espaço quer isso seja da sua vontade ou não, o que acontece devido a seu brilho próprio. Assim, podem ter personalidades mais discretas, mas não vão conseguir se manter apagadas e evitar os olhares admirados.

Outra característica bastante marcante desses nativos é o seu senso de liderança, que surge de forma bastante natural e contribui ainda mais que eles sejam admirados pelos demais. Portanto, é somente uma questão de tempo para que os nativos se tornem um destaque.

Ascendente em Virgem

O signo de Virgem é associado à organização e quem conta com este ascendente não escapa a essa regra. Em geral, tem uma aparência bastante clean e minimalista. Tudo nela é perfeitamente calculado e eles não gostam de excessos, de modo que precisam ser claros a respeito de todos os detalhes da sua vida para garantir que ela não saia do controle.

Entretanto, vale ressaltar que isso não significa que os nativos sejam realmente organizados, mas eles precisam de alguma ordem para conseguir funcionar bem. Gostam de ter uma rotina e não conseguem sair do lugar sem isso.

Ascendente em Libra

O ascendente em Libra revela nativos que estão sempre em busca de harmonia e de equilíbrio para as suas vidas e escolhas. Entretanto, sentem muita dificuldade para tomar decisões porque tudo tem um lado positivo e negativo, de modo que eles sempre conseguem perceber quais são as principais vantagens daquilo que estariam abandonando após escolher.

Valorizam bastante a beleza e costumam ser pessoas muito bem vestidas. Têm um figurino adequado para cada ocasião e estão sempre apropriados para os eventos que frequentam. Detestam confrontos sobre assuntos importantes, mas sabem que não podem evita-los por muito tempo.

Ascendente em Escorpião

O signo de Escorpião é naturalmente misterioso e as pessoas com este ascendente herdam essa característica. Portanto, conhece-las de verdade é uma tarefa bastante complexa, especialmente porque elas gostam de manter a discrição. Dessa forma, podem parecer um pouco arrogantes e distanciadas emocionalmente.

Gostam de fazer buscas profundas e estão sempre atrás de algum mistério que atraiu a sua atenção. Podem ser excelentes para descobrir os segredos de outras pessoas, especialmente se tiverem como usar a internet para as suas pesquisas. Também se dão bem estudando assuntos mais místicos.

Ascendente em Sagitário

O ascendente em Sagitário revela nativos que precisam ter cuidado com os seus caminhos. Eles têm a sensação de que eles estão sempre abertos para as novas possibilidades e para viver experiências. Portanto, são pessoas naturalmente motivadas e que se sentem inspiradas pela vida. Além disso, são muito receptivos ao novo.

Outra característica marcante deste ascendente é a sua espontaneidade. Entretanto, precisam ter atenção à sua falta de delicadeza porque a forma como se comunicam pode acabar machucando aos demais. Também precisam ter cuidado para não acabar expondo os segredos de outras pessoas sem querer.

Ascendente em Capricórnio

Quem possui o ascendente em Capricórnio possui um ar mais sério. Em geral, essas pessoas são percebidas pelos demais como certinhas e gostam de manter as suas reputações intactas. Diante disso, podem acabar se preocupando mais do que deveriam com a imagem que passam para os demais.

Quando o nativo com esse posicionamento decide se dedicar a algum projeto, ele realmente se doa por completo e costuma fazer muito mais do que é esperado. Podem acabar ocupando cargos altos nas suas empresas e quando isso acontece, se colocam numa posição de ser exemplo para os demais.

Ascendente em Aquário

Aquário é um signo que aparece no mapa astral para quebrar qualquer conservadorismo, especialmente quando é o ascendente de alguém. Trata-se de um posicionamento astrológico bastante imprevisível e que não segue nenhum tipo de fórmula. Quando se fala a respeito do amor, isso se torna potencializado.

As pessoas com ascendente em Aquário se atraem pela estranheza e por aquilo que está distante do que têm o hábito de conviver. São muito abertos ao que é diferente e costumam questionar qualquer coisa. Porém, sentem muita dificuldade para lidar com o seu emocional.

Ascendente em Peixes

Quem possui o ascendente em Peixes sente a necessidade de ter uma vida mais poética. É uma pessoa que gosta de se perder em ideias e de compartilhar os seus sonhos com os demais. Em geral, seus aspectos físicos refletem isso, especialmente o seu olhar, que costuma ser profundo e ter um aspecto sonhador.

Além disso, são pessoas que gostam de ajudar e têm um lado altruísta muito acentuado. Se voltam bastante para a espiritualidade e gostam de ter experiências que consideram transcendentais. Precisam ter espaço para filosofar e para aproveitar momentos de tranquilidade, que recarregam as suas forças.

É possível não ter nenhum planeta na Casa 1?

Espaço sideral.

Existem 12 casas do zodíaco e somente 10 planetas. Portanto, sempre existirão casas que não são ocupadas por planetas. Embora muitas pessoas acreditem que isso é um problema, na verdade, não tem nenhum tipo de impacto concreto na vida do nativo.

No caso da casa 1, ela pode aparecer vazia e isso não vai modificar a personalidade de quem possui essa configuração no mapa. Assim, a pessoa ainda terá a influência do signo que aparece nesse espaço no momento do seu nascimento para destacar como ela se comporta diante das temáticas abordadas pela casa 1. O mesmo padrão se repete com as demais casas.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


mapa astral casas ascendente

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.