Símbolo de Libra: entenda o significado deste signo e mais!

Símbolo de Libra: entenda o significado deste signo e mais!

Dois símbolos podem ser usados para simbolizar o signo de Libra: o pôr-do-sol e a balança. Entenda o significado de cada um deles no artigo a seguir!


O símbolo de Libra

Ilustração de uma lua com símbolo de Libra e uma mulher de olhos vendados segurando uma balança

O pôr do Sol e a balança são dois símbolos que podem ser usados para representar Libra. O primeiro corresponde a posição do Sol para o período compreendido pelo signo, 24 de setembro a 23 de outubro. A balança, por outro lado, condiz com a característica mais importante do signo: a justiça.

Libra também está associado a deusa da justiça Têmis, que pode ser vista com uma balança em sua mão. O objeto é usado para representar a gravidade de nossos atos e avaliá-los de forma justa e imparcial.

Por esta razão, o emblema do signo de Libra está vinculado ao equilíbrio e à destruição do que pode nos impactar. Conheça agora os significados deste signo: balança, pôr-do-sol, deusa Artemis e muito mais.

Significado do símbolo de Libra

Elementos e símbolos do signo de Libra

Os librianos apreciam bens materiais e luxuosos. Eles aproveitam a vida ouvindo música, vendo arte e visitando belos locais. Nativos deste signo admiram simetria e equilíbrio e estão sempre em busca de justiça e igualdade. Eles preferem não se envolver em brigas e preservam a paz sempre que possível.

Um dos símbolos mais conhecidos deste signo é a balança, mas ele também pode representado por um pôr-do-sol e pela deusa grega Têmis. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre os símbolos de Libra, continue aqui e entenda cada um destes simbolismos!

Simbolismo da balança

Como vimos, o signo de Libra possui mais de uma símbolo e um deles é a balança. Librianos são conhecidos por seus espontâneos equilíbrios emocional e espiritual, que são simbolizados por uma balança de dois pesos.

No equinócio de outono no hemisfério norte e no equinócio da primavera no hemisfério sul, o Sol entra em Libra. Sendo assim, a balança de Libra representa a balança que foi usada para pesar a noite e o dia.

Isso quer dizer que, assim que o Sol entra em Librae (nome da constelação de Libra), a pessoa nasce libriana. Além disso, neste momento, o dia e a noite estão, de fato, perfeitamente equilibrados.

Simbolismo do pôr-do-sol

Libra também é representado pelo glifo, que é formado pela letra grega Ômega em uma linha horizontal.

Libra é governada por Vênus, o planeta do amor — o qual é simbolizado por um círculo e uma cruz abaixo dele. O círculo, que aponta em direção ao signo de Libra, significa a alma sagrada do planeta. Touro está associado à cruz, que significa matéria física.

A ligação entre esses dois signos representa a necessidade de trazer a divindade para o nosso planeta a fim de oferecer beleza à nossa realidade. O Sol se pondo no horizonte também é representado pelo símbolo Libra.

Linha inferior

Existem diferentes pontos de vista sobre o símbolo do pôr-do-Sol para o signo de Libra, mas o mais revelador fala que ele deve ser visto como uma barreira a ser vencida. De modo geral, a linha inferior do símbolo significa uma abordagem sensata e prática que é livre de impedimentos.

Curva superior

A curva superior, que, metaforicamente, atinge o céu, parece ser uma enorme colina que deve ser escalada para chegar ao outro lado da balança. Este é um elo sensível para os relacionamentos em sua forma mais pura, uma vez que compreender completamente nosso cônjuge e o "outro lado" é o desafio mais difícil para cada um de nós.

Deusa Têmis

Libra está relacionada com a deusa grega Têmis, que de acordo com a mitologia, simboliza regras e convenções celestiais. Themis é geralmente retratada com os olhos vendados, carregando a Balança da Justiça, que ela usava para manter o equilíbrio e o pragmatismo.

Esta deusa grega é retratada como a personificação da ordem, da lei e do defensor dos oprimidos, além de ser é considerada uma excelente conselheira. De acordo com a mitologia grega, a filha de Têmis, Astraea, foi para o céu com as escamas que mais tarde se tornaram a constelação de Libra.

Particularidades do signo de Libra

Mulher pintada de prata segurando uma balança

Curiosamente, o termo latino "libra" significa "escalas". Libra é um signo de ar simbolizado pelo pôr do Sol e pela balança — objeto que simboliza a importância que o libriano tem pelo equilíbrio e pela harmonia. Os librianos são governados por Vênus, planeta do amor, da beleza e do dinheiro.

Por isso são atraídos pelas belas-artes, intelectualismo, luxo, requinte e conhecimento. Libra representa "nós", ele encontra a harmonia no companheirismo e os relacionamentos são essenciais. Conheça agora algumas particularidades deste signo.

Origem e significado

O equinócio de outono - ponto no céu em que o Sol cruzou o equador em sua viagem do hemisfério norte para o sul - foi incluído na constelação de Libra quando foi criado pelos romanos há cerca de 3.500 anos. Este é o período do ano em que os dias e as noites são idênticos.

Provavelmente, a balança foi escolhida como a representação da constelação de Libra por causa da posição do signo no céu noturno. Ela deveria representar a pesagem da noite e do dia, que estava perfeitamente equilibrada na data do equinócio.

Data e elemento

Os librianos nascem entre os dias 23 de setembro e 22 de outubro, data que determina seu horóscopo para o dia, mês ou ano. As posições das estrelas e planetas, bem como o momento em que uma pessoa nasceu, são usadas para criar um horóscopo.

Cada signo também tem um planeta regente e símbolos exclusivos para representá-lo. Libra é o sétimo signo do zodíaco e um dos três signos de ar, o que fornece estimulação mental contínua, uma inteligência aguçada e uma mente apurada.

Planeta regente

Libra é o sétimo signo do zodíaco e é regido por Vênus. É o signo de justiça, equilíbrio, harmonia e capacidade de conexão humana. Vênus governa sua percepção de beleza, prazer, consciência estética, amor pela harmonia, sociabilidade e sensualidade, bem como seus sentimentos por romance, dinheiro, bens pessoais e conforto.

Sua capacidade de comunicar afeto, de atrair e desfrutar as coisas do mundo — sejam elas emocionais, físicas, materiais, cerebrais ou espirituais — vem do planeta Vênus. Como regente de Libra, este planeta é apaixonado, inteligente, sociável, atento à justiça e preocupado em desenvolver conexões agradáveis e harmoniosas.

Cor, flores e pedras

A rosa — simbolizando o amor, beleza e paixão — e o narciso — representando renascimento, reflexão interior, inspiração e, do lado negativo, vaidade — são as flores ligadas a Libra.

Safira, quartzo fumê, jade, crisólita, mármore e diamante (associado à força, comprometimento e tenacidade), são todas as pedras preciosas conectadas ao signo de Libra. Já as cores relacionadas ao signo são verde pastel (representando harmonia, amor, frescor e vigor), rosa e azul índigo.

Libra no mapa astral

Libra representa a 7ª casa do Mapa Astral; posição que trata de casamento, namoro e alianças comerciais. A função deste signo no mapa astral é trazer harmonia para os relacionamentos e equilíbrio para todos os aspectos da vida. Libra realiza tais atitudes através de soluções de negociação e mediação.

Mesmo que você não tenha planetas, ascendência ou descendência em Libra, este signo ainda está presente em seu mapa astral. A casa com Libra na cúspide é região da vida onde você tentará ser íntegro e justo. Além de tudo, também é o lugar para buscar harmonia e equilíbrio.

Características do signo de Libra

Mulher segurando uma balança em um fundo estrelado

Libra está associado à liderança e é também o signo do relacionamento; ou está constantemente se apaixonando ou é o motivo da paixão de alguém. Librianos são controlados por Vênus, ou seja, são naturalmente atraídos por todas as coisas belas e prazerosas.

Este signo está ligado ao equilíbrio e é reconhecido por sua capacidade de fazer julgamentos imparciais, pois procura entender todos os lados da história e ter certeza de que está tomando a decisão certa. Conheça agora os aspectos positivos, negativos e a postura do libriano nos mais diferentes aspectos da vida.

Aspectos positivos

Libra é um signo do zodíaco que tem um forte senso de certo e errado. Nativos deste signo estão bastante preocupados com a justiça e detestam ver as pessoas tratadas com imprudência ou injustiça. Por isso são ótimos conselheiros.

Isso, junto com sua objetividade, os tornam excelentes mediadores. No entanto, seu desejo de evitar o confronto faz do sacrifício algo simples para eles e às vezes isso significa desistir de algo pelos outros. Librianos são prestativos, sociáveis, generosos e gostam de compartilhar suas coisas e conhecimentos com outras pessoas.

Aspectos negativos

Pode ser difícil acreditar nas palavras por causa de um libriano por conta de seu tato e diplomacia. Ele nem sempre expressa ou transmite seus sentimentos, especialmente quando isso causa conflito, pois tem forte aversão ao confronto.

Sua repressão constante pode torná-lo passivo-agressivo ou fazê-lo explodir após a menor ofensa e sua falta de vontade em expressar seus sentimentos podem fazer com que pareça fraco e vulnerável.

O libriano pode levar muito tempo para fazer julgamentos, o que irrita as pessoas ao seu redor. Seu forte senso de justiça também pode ser um traço negativo e atrapalhar seus relacionamentos; principalmente quando tem um parceiro que se sinta como prioridade.

Libra no amor

Os nativos de Libra são parceiros amorosos, dedicados e que estimam o conceito de amar e ser amado. Eles se apaixonam rapidamente, mesmo que seja por alguém que não é ideal ou que não esteja pronto para eles.

Para evitar ferir sentimentos, podem se manter uma relação mesmo que não sinta interesse e não veja futuro para ela. Tal atitude é bastante prejudicial para os relacionamentos, mas ser honesto com seus sentimentos é incrivelmente difícil para eles, já que preferem evitar conflitos.

As pessoas nascidas sob o signo de Libra estão sempre a procura de um parceiro; do contrário, se sentem desconfortáveis e incompletos. Num relacionamento, dão tudo de si, fazendo tudo o que podem para deixar o outro feliz. Seu senso de justiça mostra que eles podem ficar bastante irritados se acreditarem que seu cônjuge está sendo injusto.

Libra na carreira

Librianos podem levar algum tempo para fazer escolhas profissionalmente. Para eles, é fundamental fazer uma pausa para avaliar todas as alternativas. Estes nativos valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e se esforçam para estarem satisfeitos em todos os aspectos de suas vidas.

Librianos não procuram funções de liderança específicas e preferem operar como parte de uma equipe; sua capacidade de fornecer apoio e mediação o permite desempenhar um papel importante em suas carreiras.

No entanto, eles só terão sucesso se trabalharem ao lado de líderes abertos a críticas e conselhos. Além disso, por conta de sua inclinação por caridade e justiça, eles geralmente são atraídos por ocupações que incluem esses valores.

Libra com família e amigos

Amigos librianos são conversadores natos que conseguem manter a gentileza em todo tipo de situação. Libra, como outros signos de ar, é socialmente curioso e fascinado por como as pessoas interagem e pensam.

O libriano observa o que é justo e faz o possível para ser imparcial, ouvindo os dois lados e não tirando conclusões precipitadas ou respondendo com fúria. Eles estão cientes de que todos os argumentos têm pontos de vista opostos e precisam ouvi-los. Este signo também é conhecido por ser adaptável, permitindo que seu cônjuge ou amigos decidam para onde ir e o que fazer.

Outras características do signo de Libra

Símbolo do signo de Libra em neon

Libra é um pacificador que se esforça para viver em harmonia. Ele é gentil, atencioso, fiel, equilibrado e artístico. Este nativo aprecia as melhores coisas da vida, como a arte, e gosta de estar cercado por objetos bonitos e que complementam o ambiente.

Contudo, nenhum produto ou obra de arte pode deixá-lo tão alegre quanto suas conexões pessoais. Quer saber mais sobre os nativos desse signo? Continue a leitura e descubra as características de quem tem o ascendente ou descendente em Libra e as compatibilidades com esse signo!

Ascendente em Libra

Aqueles com o ascendente Libra tendem a encarar a vida como uma série de constantes escolhas. Antes de fazer qualquer julgamento, eles analisam as situações de várias perspectivas; sendo justo, imparcial e equilibrado. Por isso, seu maior desafio é evitar a indecisão e permanecer firme em suas convicções.

Como Vênus é o planeta regente, pode ser abençoado com elegância ou beleza natural, o que lhe confere uma aparência encantadora. Libra se preocupa com justiça e igualdade; além disso, os relacionamentos são igualmente importantes. O desejo de fazer atividades com outras pessoas é um elemento fundamental em suas decisões.

Descendente em Libra

Quem possui descendente em Libra, provavelmente tem uma abordagem direta da vida. Essas pessoas gostam de desafios e de serem ativas; trabalhando rapidamente para atingir seus objetivos.

Sua capacidade de começar, liderar e ser pioneiro é o seu dom; você é independente e autossuficiente. Sua tarefa é manter a paciência e, quando necessário, descobrir métodos para trabalhar com outras pessoas.

Compatibilidade com outros signos

Um leonino é o melhor parceiro para pessoas de Libra. Quando nativos destes signos se apaixonam, eles sentem uma forte conexão imediatamente. Libra ainda gosta de se relacionar com outros signos de ar — Gêmeos e Aquário —, pois, para eles, é muito mais simples de se comunicar em um nível intelectual.

No entanto, librianos também podem se sentirem atraídos por pessoas de Touro, pois ambos são influenciados por Vênus e têm preferências alimentares e impulsos amorosos bastante semelhantes. Libra também se dá muito bem com dois outros signos cardeais como Áries e Câncer, uma vez que todos eles adoram encorajar uns aos outros.

Como o símbolo do signo de Libra tem relação com sua origem?

Símbolo do signo de Libra

As origens da balança de Libra podem ser rastreadas até os babilônios, que reconheceu o objeto na constelação de Libra e o relacionou com o julgamento dos vivos e dos mortos.

Apesar de o emblema astrológico de Libra se parecer com um sinal matemático de igual (=) com uma saliência, ele também representa o Sol nascendo ou se pondo no horizonte. Tal conceito faz sentido, já que o Sol entra em Libra durante o equinócio de outono no hemisfério norte e o equinócio de primavera no hemisfério sul.

Sendo assim, Libra está no meio do ciclo sazonal, que ocorre quando o Sol cruza o equador celestial e o ciclo diurno/noturno é equilibrado. O símbolo de Libra, como o Sol poente, representa a promessa do fim do outono e, como o Sol nascente, o compromisso da primavera com o renascimento.

Autor deste artigo

Jornalista, produtora de conteúdo e redatora.
Apaixonada por ler e escrever, sempre em busca de novas histórias para contar e conectar com o público. Com habilidades criativas e atenção aos detalhes, estou pronta para ajudar a transmitir qualquer mensagem de forma envolvente!

Palavras-chave relacionadas


signos sinastria

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais manipuladores? Conheça os 6 piores do zodíaco e mais!

Saiba quais são os signos que tendem a controlar tudo e todos. Descubra se o seu signo está nesta lista de signos mais manipuladores neste artigo!


Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Como fazer as pazes com cada signo? Como perdoam, como desculpam e mais!

Nem sempre é fácil fazer as pazes e essa tarefa pode ficar ainda mais difícil dependendo do signo da pessoa magoada. Confira como cada um reage nessa situação!


Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Quais são os signos mais psicopatas? Confira os 6 piores do zodíaco e mais!

Você sabe quais são os signos considerados mais psicopatas do zodíaco? Confira nesse artigo os 6 piores signos do zodíaco e mais!


Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Constelação do signo de Virgem: origem, estrelas, como localizar e mais!

Repleta de vastas galáxias, a maior constelação do zodíaco é antiga e cercada por mitos de milhares de anos. Quer saber mais? Confira o artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.