O que é Mediunidade Ostensiva? Sinais, sintomas, evidências e mais!

O que é Mediunidade Ostensiva? Sinais, sintomas, evidências e mais!

Você sabe o que é mediunidade ostensiva e se você ou algum conhecido tem esse dom? Leia e descubra nesse artigo o significado, sinais, evidências e mais!


Significado geral de mediunidade ostensiva

Medium Ostensivo escrevendo

A Mediunidade Ostensiva é uma forma intensa de manifestação da mediunidade. As habilidades do médium são muito afloradas e perceptíveis pelas pessoas ao redor. Um grande exemplo de médium ostensivo é Chico Xavier, que psicografava o que os espíritos contavam, ou seja, passava mensagens em formas de textos em papéis.

Portanto, pode-se dizer que a Mediunidade Ostensiva é a capacidade plena de fazer a ligação do plano espiritual com o plano físico, se comunicando claramente com os espíritos. Um exemplo dessa Mediunidade é a incorporação, em que os espíritos passam mensagens, ideias ou conversam com as pessoas através do médium.

A Mediunidade normalmente fica fechada e só começa a se abrir e manifestar quando o indivíduo começa a crescer moralmente, a fortalecer o autoconhecimento e a entender mais sobre a espiritualidade ou o oculto. O medo, o estresse e a imaturidade atrasam e atrapalham o afloramento desse dom natural.

Mediunidade, mediunidade ostensiva e suas evidências

Mãos com poderes mediunicos

Todos os tipos de Mediunidade têm suas peculiaridades, formas de se manifestarem e um nome para serem diferenciados dos outros. Saiba diferenciar a Mediunidade da Mediunidade Ostensiva e suas evidências lendo os tópicos a seguir.

O que é Mediunidade

A Mediunidade é uma canalização de energias e influências espirituais para o plano material através de um intermediário, ou uma manifestação espiritual em um corpo físico, que no caso é o médium. Alguns tipos de Mediunidade podem aparecer pela inspiração, pelos sonhos ou por sentir as energias do ambiente e das pessoas.

A Mediunidade se manifesta em diversos graus, de diversas formas e em qualquer pessoa com moral e autoconhecimento mais elevados, independentemente da cultura, crença, região, sexo, gênero e idade do indivíduo. Os médiuns normalmente são encontrados em religiões menos rígidas como a Umbanda e Centros Espíritas.

O que é Mediunidade Ostensiva

A Mediunidade Ostensiva é uma forma mais marcante e intensa de Mediunidade, pode ser percebida pelas pessoas ao seu redor e as manifestações são mais plenas, com menos ou nenhuma barreira na comunicação entre o espírito e o médium. Isso torna os médiuns mais sensíveis às influências espirituais, positivas ou negativas.

Com essa sensibilidade, os médiuns sentem com mais intensidade as energias espirituais, dos ambientes e de outras pessoas. Isso faz com que os médiuns sintam os efeitos no corpo físico como a fadiga, bocejos, desmaios, enjoos ou outros efeitos que os espíritos acabam transmitindo.

Diferença entre Mediunidade e Mediunidade Ostensiva

A Mediunidade aparece mais esporadicamente quando não é trabalhada e quando o médium não recebe orientação, causando confusão com o que sente e com as mensagens espirituais que lhes são enviadas. Normalmente não é muito aflorada, é discreta e o indivíduo pode acabar confundindo essa manifestação com problemas psicológicos, fisiológicos ou sociais.

Já a Mediunidade Ostensiva, as habilidades já estão afloradas e os médiuns têm mais controle sobre as mesmas. As formas ostensivas de cada tipo de Mediunidade podem se manifestar de modos diferentes para cada pessoa e quem está ao seu redor percebe essa característica marcante, trazendo curiosidade, admiração, respeito, tranquilidade ou felicidade.

As evidências da Mediunidade

Todas as pessoas nascem com pré-disposição para a Mediunidade, algumas já vêm mais afloradas, outras menos, algumas trabalham para aflorar e outras não se importam com isso. Existem vários tipos de Mediunidade, é preciso saber sentir, se observar e ver qual possui.

As evidências da Mediunidade normalmente aparecem desde a infância, podendo ser sensitiva, curativa, intuitiva, auditiva, visual ou olfativa. Além disso, existem as evidências em estudos científicos, estudos não científicos, entrevistas para programas de televisão e sessões mediúnicas nas casas espiritualistas.

Sintomas positivos e negativos da Mediunidade Ostensiva

Pessoa refletindo sobre sua Mediunidade Ostensiva

A Mediunidade Ostensiva traz benefícios e ajuda na evolução do indivíduo quando é bem trabalhada, porém, se for deixada de lado ou usada para benefício próprio, acaba trazendo alguns problemas. Veja a seguir os sintomas positivos e negativos da Mediunidade Ostensiva.

Sinais de mediunidade

Os sinais de que a Mediunidade está aflorando ou despertando podem vir de sintomas físicos, mentais ou espirituais mais leves, fazem parte da vida e tudo anda junto. O formigamento e a pressão no topo da cabeça ou entre as sobrancelhas na testa é um sinal de que a Mediunidade está despertando, assim como ver vultos.

Se sentir drenado e cansado depois de conversar com uma pessoa é outro sinal de Mediunidade. A intuição, acreditar nos sentimentos e percepções de que alguma pessoa não é confiável ou que algo vai acontecer e que depois tudo aquilo acontece, é mais um sinal de Mediunidade.

Os sintomas gerais da mediunidade ostensiva

Já a Mediunidade Ostensiva possui sintomas mais fortes, já que o indivíduo está com essas percepções mais abertas ou bem trabalhadas. O sintoma mais intenso é a clariaudiência, ou seja, o médium consegue ouvir os espíritos como se estivesse conversando com uma pessoa na sua frente.

Outro sintoma é o suor excessivo e frio nas mãos, axilas e pés, que podem aparecer e desaparecer de acordo com o que o médium canaliza. A instabilidade emocional e o distúrbio do sono são sintomas mais comuns, pois o médium absorve as energias e emoções alheias e pode atrapalhar o sono.

Sintomas positivos da Mediunidade Ostensiva

Qualquer tipo de Mediunidade pode ser bem ou mal utilizada, porém, tem alguns tipos que são mais bem vistos que outros. Alguns tipos de Mediunidade Ostensiva aparecem junto com a incorporação como a psicografia, que é a capacidade do médium escrever mensagens ditas pelos espíritos.

O médium também pode seguir sua intuição quando bem trabalhada, evitando possíveis problemas e relações não muito boas para si, passando mais tranquilamente os obstáculos e tendo maior contato e orientação de espíritos mais evoluídos. A Mediunidade Ostensiva é usada para ajudar as outras pessoas em seus problemas e trazer luz em seus caminhos.

Sintomas negativos da Mediunidade Ostensiva

A incorporação é o sintoma mais famoso da Mediunidade Ostensiva, porém, quando é mal trabalhada, abre espaço para que espíritos trevosos e menos evoluídos possam parcialmente controlar o corpo do indivíduo. Isso causa sérios problemas tanto para o Médium quanto para quem fica ao redor.

Muitas vezes a Mediunidade Ostensiva é confundida com sintomas de doenças físicas e psicológicas pela falta de um conhecimento mais aprofundado e provas científicas. A insônia, pesadelos e taquicardias sem motivos são outros sintomas negativos de que o indivíduo possui Mediunidade.

Desenvolvimento, seus caminhos e obstáculos da Mediunidade Ostensiva

Reflexão sobre a Mediunidade Ostensiva

Não importa se a pessoa tem pouca, muita ou quase nenhum nível de Mediunidade, todas as pessoas são médiuns e pode ser desenvolvida caso tenha maturidade o suficiente para isso. Saiba como desenvolver, quais os caminhos e os perigos da Mediunidade Ostensiva.

O desenvolvimento da Mediunidade Ostensiva

Para o indivíduo desenvolver a Mediunidade Ostensiva, primeiramente precisa estudar muito sobre o assunto, ter autoconhecimento, disciplina, levar esse dom com seriedade e buscar orientação em algum centro espírita ou outro centro espiritualista. Porém, não é regra a pessoa ter uma boa moral para desenvolve-la.

A pessoa também precisa entender o que é ser médium, como usar para praticar o bem, como exercitar e exercer essas faculdades mediúnicas e como os espíritos atuam nos pensamentos e ações de cada ser humano.

Caminho para desenvolver a Mediunidade Ostensiva

Para o médium desenvolver sua Mediunidade Ostensiva de forma correta e sem perigo, é preciso ter muita dedicação para estar sempre trabalhando e não deixar esse dom de lado, ter paciência, pois a Mediunidade aparece e se aflora aos poucos, não sendo recomendado forçar a sua abertura.

O médium também precisa ter humildade para não usar sua Mediunidade para benefício próprio e se achar superior às outras pessoas, ter cuidado com as ilusões para não se enganar e renunciar algumas coisas de sua vida para se dedicar ao trabalho mediúnico e à caridade.

Obstáculos e perigos para quem tem Mediunidade Ostensiva

Os médiuns ostensivos precisam tomar mais cuidado com suas emoções, pensamentos e ações para não cair nas más influências de espíritos ignorantes e trevosos, já que sua conexão com o espiritual é mais aberta e fluída. Alguns desses espíritos podem simplesmente incorporar no médium sem sua permissão.

Além do mais, para quem tem Mediunidade Ostensiva ou está em desenvolvimento, mas faz prática sem orientação, está colocando a própria saúde física e mental em risco se submetendo a qualquer atividade mediúnica em casas espiritualistas que não sejam sérias pela falta de conhecimento sobre a Mediunidade.

Afloramento da Mediunidade, manifestação e qualidades Mediúnicas

Pessoa medium ostensiva ao espelho

A Mediunidade se manifesta em todos os seres humanos de diversas formas e cada uma possui suas características e qualidades para finalidades diferentes. Saiba mais sobre o afloramento da Mediunidade, suas manifestações e qualidades a seguir.

Em que época a Mediunidade aflora?

A Mediunidade não tem época ou idade certa para aflorar, isso vai depender de diversos fatores, por exemplo, se a pessoa veio com uma missão espiritual e precisa de determinado tipo de Mediunidade para realiza-la, vai aparecer na época certa para o indivíduo realizar essa missão.

As pessoas costumam perceber a Mediunidade aflorando na idade adulta quando conhecem um pouco sobre o assunto, os sintomas. A Mediunidade aflora mais fácil quando a pessoa evolui moralmente e espiritualmente, mas também é comum ser mais aflorada na infância.

Como a Mediunidade se manifesta?

Com diversos tipos de Mediunidade existentes, cada uma se manifesta de formas diferentes e distintas, com sensação de inquietação, incertezas, medo, ansiedade e sensações estranhas. Um exemplo de manifestação é o indivíduo começar a ver vultos e com o tempo começar a ver uma forma humana de algum espírito em um ambiente.

A Mediunidade simplesmente começa a se manifestar de forma sutil ou de forma mais aberta. da intuição, aqueles pensamentos que surgem do nada e com a sensação de certeza do que foi pensado, a pessoa também pode ouvir os espíritos como se estivessem ao seu lado, principalmente durante o sono, onde a conexão é mais fácil ser estabelecida.

Como o Médium pode educar a sua Mediunidade?

Se foi confirmado que a pessoa tem a Mediunidade mais aflorada ou que está se aflorando, é preciso começar a praticar meditações para aquietar as emoções e a mente. Prestar atenção ao seu redor e aos pensamentos, saber quais são os seus e quais são as intuições.

Ter disciplina, responsabilidade, ter pensamentos mais positivos e aumentar a moral também educa a mediunidade e atrai espíritos mais elevados que vão ajudar o médium nesse processo de conexão entre o plano material e espiritual. A educação da Mediunidade serve para não ficar parado e aprimorar ainda mais essa conexão para benefício e finalidade coletiva.

Qualidades necessárias para o exercício Mediúnico

A pessoa que se interessar em exercitar sua Mediunidade e usá-la para ajudar o próximo, deve separar um momento do seu dia para começar a praticar meditação. Também deve ter disposição para agir na caridade, ajudando as pessoas mais necessitadas e aquelas que buscam a sua ajuda para algum problema.

Além disso, deve agir sempre no bem em tudo o que fizer e falar, passar boas palavras e ensinamentos para os demais, com princípios éticos. Enquanto exercita a Mediunidade para ajudar as pessoas, pratica o autoconhecimento e ainda evolui moral e espiritualmente.

Autoconhecimento, responsabilidades, possibilidades e desafios da Mediunidade

Pessoa refletindo ao ar livre

Praticar e exercer a Mediunidade não é uma tarefa tão fácil, é preciso ter foco, disposição e tempo para investir no afloramento e em mantê-la aberta, sem usá-la para fins egoístas. Leia a seguir sobre o autoconhecimento, responsabilidades, possibilidades e desafios da Mediunidade.

A Mediunidade e o Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma das ferramentas mais importantes tanto para a vida, quanto para a Mediunidade, pois com isso o indivíduo sabe distinguir o que vem de si mesmo e o que vem dos outros. Por exemplo, um pensamento aleatório que aparece pode parecer da própria pessoa, mas é influência de algum espírito se comunicando.

A Mediunidade deve ser praticada sem narcisismo, vaidade e ego, portanto, o compromisso com o autoconhecimento é importante para diminuir essas características do médium, afim de fazer o bem. No mais, essa ferramenta ajuda a superar imaturidades psíquicas, mentais e comportamentais de querer receber atenção e poder.

A Mediunidade e a Responsabilidade

Outro passo para praticar bem a Mediunidade é ter responsabilidade para não fazer mal uso desse dom, caindo em ilusões e criando problemas. A Mediunidade também ajuda na evolução espiritual e quando se tem atitudes irresponsáveis, atrasa essa evolução e atrai companhias indesejadas.

Outras responsabilidades no uso da Mediunidade em casas espiritualistas são o cultivo de pensamentos positivos e evitar atividades que diminuam ou atrapalhem a elevação das energias no dia em que for concluir suas obrigações, como brigas, discussões, sexo, comidas processadas, frituras e carnes.

Possibilidades e desafios da Mediunidade

A Mediunidade é uma bênção, mas para ser usada da melhor forma possível é preciso ter responsabilidades que podem parecer desafios para as pessoas, principalmente para os iniciantes. Manter uma rotina mais leve, abrir mão de certas coisas, estudar e ter pontualidade não é fácil no começo.

O que mais pode acontecer com o médium é ouvir críticas duras, devastadoras e ataques verbais com o intuito de abaixar a autoestima e mexer com o psicológico do indivíduo. Porém, o médium precisa lembrar que não tem como controlar a reação das pessoas e que seu uso da Mediunidade é para o bem junto à espiritualidade.

A mediunidade ostensiva pode levar à loucura?

Pessoa meditando

Para quem está com a Mediunidade aflorando ou não sabe que possui esse dom, acaba se confundindo facilmente com doenças físicas comuns ou psicológicas, por não possuir experiência, conhecimento, prática e orientação o suficiente para diferencia-los.

Esse é um grande problema quando a Mediunidade Ostensiva não é bem trabalhada e ignorada, o médium vê, ouve e recebe influência de espíritos que não estão alinhados com o bem, questiona a própria sanidade mental e pode sim levar à loucura.

No entando, sendo praticada com responsabilidade, propósito e seguindo as boas práticas aqui destacadas, a Mediunidade Ostensiva pode levar à transformação espiritual e qualidade de vida de quem possui este dom e de quem é beneficiado por ele.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.