O que é Vidência? Clarividência, mediunidade, intuição e mais!

O que é Vidência? Clarividência, mediunidade, intuição e mais!

O dom de enxergar além do nosso mundo material é um dos aspectos da vidência. Saiba mais sobre o assunto neste artigo!


Significado geral de vidência

Vidente e bola de cristal.

No mundo físico, todo ser humano em condições normais possui cinco sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato. A vidência pode ser considerada um sexto sentido, mas que não é desenvolvido por todas as pessoas. Trata-se de um dom de enxergar aquilo que só é percebido no plano espiritual.

Com a abertura do que podemos chamar de terceiro olho, é possível ver espíritos, a aura de outras pessoas, entre outras coisas que não são perceptíveis no plano físico. Mas nem toda vidência é igual, até porque as pessoas são diferentes entre si e cada uma pode ter um tipo de sensibilidade.

Para entender melhor sobre este assunto e descobrir as diferentes formas de vidência, bem como o que a distingue da clarividência, continue acompanhando este artigo. Até o próximo tópico!

A vidência, Clarividência e a Mediunidade

Vidente.

Algumas pessoas confundem o conceito de vidência, clarividência e mediunidade, como se fossem tudo uma coisa só. Mas não é bem assim. São fenômenos diferentes, cada um com um significado específico. Quer saber mais? Então continue com a gente!

O que é a Vidência

A vidência é a capacidade que um indivíduo desenvolve de ver pessoas, energias e lugares que estão no plano espiritual. Quem possui esse dom tem a possibilidade de observar aspectos que auxiliam a compreensão da existência de uma outra dimensão, mas não necessariamente dá a aptidão de prever acontecimentos futuros.

A depender do grau de vidência e da sensibilidade que uma pessoa possui, a percepção do mundo espiritual pode se manifestar, também, por meio de outras sensações como, por exemplo, o gosto ou cheiro de coisas que não se vê. Além disso, há a possibilidade de perceber o estado de espírito de alguém através da visualização da sua aura.

A Clarividência

A clarividência pode ser entendida como um patamar mais aprofundado da vidência. Além de permitir enxergar tudo com mais clareza e ter uma noção mais ampla da realidade, dá ao clarividente a capacidade de ver acontecimentos do mundo material, sejam eles fatos ocorridos no tempo passado, no presente ou no futuro.

Pessoas com clarividência têm a possibilidade de expandir a alma fora do corpo físico e, desta forma, tomar ciência de informações ou acontecimentos além da sua visão do mundo material. Contudo, do ponto de vista do Espiritismo, os recursos provenientes da clarividência devem ser utilizados, por quem tem esse dom, de forma responsável e sem alardes.

A Mediunidade

A mediunidade é uma qualidade inerente a uma pessoa que possui a capacidade de se comunicar com espíritos. O indivíduo com esse dom é chamado de médium, palavra de origem latina que significa "meio". Ou seja, o médium é um meio pelo qual o mundo espiritual se comunica com o nosso mundo material.

É importante salientar também que todas as pessoas possuem mediunidade, por mais que elas não se deem conta disso. Contudo, o que ocorre é que a maioria de nós não tem essa qualidade desenvolvida ao ponto de atuar como um intermediário entre os planos físico e espiritual.

As diferenças entre vidência, clarividência e mediunidade

Por mais que tenham a ver com a relação entre o plano espiritual e o plano material, vidência, clarividência e mediunidade têm suas diferenças entre si. A vidência está relacionada com a capacidade que uma pessoa desenvolve de ver espíritos, lugares ou aura energética sem necessariamente prever acontecimentos.

Já a clarividência é um dom que permite o indivíduo ter uma ideia mais ampla da realidade, enxergar com mais clareza o mundo espiritual bem como ver acontecimentos do passado, do presente ou do futuro no plano físico.

E a mediunidade é o dom de se comunicar com espíritos, dando a possibilidade de uma pessoa atuar como um meio de comunicação entre o mundo espiritual e o mundo material.

Os sinais de Vidência

Vidente lendo borra de café.

Há vários sinais que podem ser um indicativo de que uma pessoa possui vidência. Uma forte intuição, sonhos que se concretizam, previsões precisas, entre outros. Quer conhecer mais sinais? Então siga para os próximos tópicos e confira!

Forte intuição

Ter uma intuição muito forte sobre algo é um bom indício de vidência. Trata-se daquela voz interior que fala diretamente à nossa consciência e que nos faz ter uma certeza sobre determinada coisa ou acontecimento.

Essa intuição tão forte é também responsável por advertir ou alertar para os resultados de alguma decisão a ser tomada, auxiliando na melhor escolha. Afinal, esse sentimento intenso ajuda a antecipar algo que ainda está para acontecer.

De uma maneira geral, pessoas que possuem uma forte intuição têm a possibilidade de decidir a melhor direção a ser tomada sobre suas ações, evitando, assim, situações indesejadas.

Capacidade de oferecer conselhos precisos

Algumas pessoas possuem uma capacidade inata de oferecer conselhos de forma muito precisa para amigos ou familiares, de maneira que conseguem tocar em pontos essenciais e de significado muito particular para quem está sendo aconselhado. Isso também é um sinal relevante que pode indicar vidência.

Pessoas com essa aptidão podem, involuntariamente, estar canalizando mensagens de espíritos especiais que se utilizam desse meio para auxiliar alguém. As palavras chegam de forma muito clara à mente para que sejam direcionadas à pessoa aconselhada.

Desta forma, através desses conselhos, é possível proporcionar um bem àquele indivíduo, obtendo resultados positivos para a vida dele.

Conversas com entidades desencarnadas

Se você tem o costume de conversar ou ser interrogado por entidades ou pessoas que já desencarnaram, então, muito provavelmente, você é um vidente. Apesar de a maioria de nós não se dar conta, vivemos em nosso mundo físico rodeados por seres, em diferentes níveis evolutivos, que habitam o plano espiritual, e por isso eles não são percebidos pelos olhos comuns. Logo, a capacidade de exercer essa comunicação é um forte indicativo de vidência.

Muitas pessoas, inclusive, possuem a capacidade de se comunicar com espíritos que já desencarnaram, mas não fazem uso deste dom. Em determinadas situações elas preferem ignorar as mensagens recebidas.

Visualização de espíritos e entidades desencarnadas diversas

Visualizar espíritos ou outras entidades desencarnadas no ambiente em que você está significa que é possível enxergar com o olhar da alma, que o chamado terceiro olho está aberto para observar a dimensão espiritual. Inclusive, a depender do nível de compreensão e de clareza daquilo que se vê, pode ser um sinal não só de vidência mas, também, de clarividência.

Nessa visualização de seres do outro plano, é possível se deparar tanto com pessoas queridas que um dia já fizeram parte da sua vida no mundo material como com entidades menos evoluídas não tão agradáveis assim. Isso tem muito a ver com a vibração que emanamos. Ou seja, se vibramos boas energias, a tendência é sintonizarmos com espíritos positivos, e vice-versa.

Visões internas e externas

Entre os sinais de vidência está, também, a capacidade de ter visões internas ou externas. A visão interna é aquela que aparece nos sonhos quando se está dormindo ou por meio de imagens que surgem na mente mesmo estando acordado.

Já as visões externas são perceptíveis pelos olhos físicos como se o indivíduo estivesse vendo qualquer coisa ou acontecimento normal do dia a dia. Este tipo de visão é um forte indicativo de clarividência, pois permite visualizar com clareza e proximidade algum fato que ocorreu há algum tempo ou que irá acontecer em outras ocasiões no futuro.

Visualização de cores, números e símbolos

A visualização de cores, números e símbolos, muitas vezes, pode ser uma forma que o universo encontra de se comunicar conosco. Eles podem surgir por meio de imagens esporádicas na mente, que, na verdade, funcionam como avisos ou dicas preciosas vindas do plano astral. Se você se identifica com este tipo de situação, então talvez possua o dom da vidência.

Nem sempre a pessoa que costuma visualizar cores, números e símbolos entende seus respectivos significados. Neste caso, cabe a ela ir em busca do esclarecimento sobre a interpretação dessas imagens para decifrar o que exatamente elas querem lhe comunicar e de que forma podem lhe ajudar.

Previsão do futuro

Se você tem uma aptidão de prever acontecimentos futuros, muito provavelmente você, além de vidente, é um clarividente. Esse é um dom que, muitas vezes, involuntariamente se apresenta à pessoa, que pode ver ou simplesmente sentir de forma mais intensa que algo está para acontecer.

Não raro, alguém com essa capacidade consegue prever o futuro sem nem ter ideia de como faz isso. Ela apenas sabe que vai acontecer e ponto. Mas é sempre bom lembrar que este dom deve ser usado com responsabilidade, de forma que não provoque impactos negativos na vida das pessoas envolvidas nas previsões nem gere situações indesejadas.

Previsões mundiais

As previsões mundiais são aquelas relacionadas a acontecimentos de impacto global e que chamam a atenção de toda a sociedade, como, por exemplo, grandes tragédias, acidentes de significativa repercussão, desastres ambientais, entre outros. Este tipo de previsão não é tão comum, mas, ocasionalmente, pessoas com clarividência podem captar energias ou atividades do planeta que remetam à alguns desses fatos de relevância mundial.

É possível também que pessoas com esse dom façam previsões de acontecimentos de grande impacto a nível local. Ou seja, elas podem pressentir eventos de maior ou menor proporção antes que eles venham a acontecer, podendo auxiliar nas precauções necessárias.

Sonhos que se tornam realidade

Algumas pessoas têm sonhos com determinadas coisas, pessoas ou situações que, na verdade, funcionam como premonições. São ocasiões que, a princípio, parecem ser apenas fruto da imaginação, mas que, depois, acabam por acontecer na vida real. Este também é um bom sinal de vidência.

Pessoas que possuem uma intuição mais desenvolvida podem ter sonhos premonitórios com mais frequência do que outras. Isso porque esta intuição também pode se manifestar por meio dos sonhos.

Nem sempre é fácil interpretar o que o sonho quer te revelar. Mas uma boa forma de tentar entendê-lo é adotar a prática de escrever os detalhes do que foi sonhado como uma espécie de diário. Quanto mais se faz isso, melhor é o entendimento.

Ser vidente, se tornar vidente e a importância do autoconhecimento

Vidente com baralho.

Ser vidente é possuir o dom da vidência, ou seja, ter a capacidade de ver espíritos e coisas que fazem parte do mundo espiritual. Mas há outros detalhes importantes para entender sobre o tema. Continue acompanhando este artigo e fique por dentro!

O que é ser vidente

Alguém que tem a capacidade de enxergar além das coisas que o mundo material nos apresenta, pondo em prática a visão espiritual, de forma a compreender de maneira mais próxima os seres e outros detalhes do mundo espiritual, é considerado um vidente. Ou seja, trata-se de uma pessoa com a aptidão necessária para exercer a vidência.

Ao longo da história, é comum encontrarmos relatos de videntes em diversas partes do mundo, como na China e Egito antigos. Aqui no Brasil, inclusive, muitos fizeram fama, como, por exemplo, João Bidu, Mãe Dinah e Robério de Ogum.

O que faz um vidente

A partir da capacidade de enxergar além do mundo material e perceber coisas que a maioria das pessoas não percebe, o vidente atua como um orientador de quem o consulta. Esta orientação funciona como um auxílio para que o indivíduo saiba tomar melhores decisões e dar um direcionamento mais assertivo nas ações que, porventura, venha a adotar.

Também é papel do vidente ajudar a pessoa que o consulta a entender melhor como lidar com o que está por vir, mas sempre respeitando o livre arbítrio de cada um e deixando que as decisões tomadas sejam de responsabilidade de cada indivíduo, afinal, ele é um orientador.

A importância do autoconhecimento

A busca pelo autoconhecimento é um dos passos mais importantes a serem tomados para encarar melhor os problemas que se apresentam e para conduzir a vida num caminho de evolução. E, nesse contexto, o vidente pode exercer um papel fundamental de orientar e preparar a pessoa para um futuro mais harmônico através desse autoconhecimento.

Buscar conhecer a si próprio, que é a essência do autoconhecimento, é uma forma de entender melhor o sentido da vida e qual a sua missão neste mundo. É também uma maneira de buscar uma paz interior e promover outras transformações na sua vida.

Vidência espiritual e aspectos da vida que podem ser ajudados por um vidente

Vidente vendo bola de cristal.

A vidência espiritual é um dom que permite ao vidente, por meio de um olhar que vai além do nosso mundo físico, auxiliar pessoas em diversos aspectos da vida. Siga para o próximo tópico e saiba mais detalhes sobre este tema tão interessante!

A vidência espiritual

De uma forma simplificada, a vidência espiritual pode ser entendida como um dom de enxergar o plano extrafísico, que pertence a outra dimensão e é habitado por espíritos e outras entidades já desencarnadas. Um vidente espiritual pode, também, desenvolver a capacidade de visualizar campos energéticos alheios, como, por exemplo, a aura de um ser vivo qualquer.

Essa aptidão permite, em muitos casos, que o vidente espiritual consiga perceber o estado de humor de determinadas pessoas simplesmente através do olhar e interpretação das cores que consegue visualizar em suas auras. Essa habilidade, inclusive, é um aspecto inerente à chamada mediunidade sensitiva.

Como se tornar um vidente espiritual

É possível se tornar um vidente espiritual, mas não há uma receita definitiva para isso. Algumas pessoas manifestam o dom de uma forma natural, outras conseguem desenvolver a "terceira visão" ao longo do tempo. O importante para quem tem essa vocação é trabalhar o aprendizado de como lidar com a vidência e como saber interpretar os sinais que lhe são apresentados.

Para isso, é preciso estar conectado com a espiritualidade, trabalhar bem as percepções sensoriais e, desta forma, estimular ainda mais o desenvolvimento deste dom. Vale lembrar também que cultivar amor e disciplina é essencial para o exercício da vidência espiritual.

Como um vidente espiritual pode ajudar

Um vidente espiritual pode ajudar em diversas questões com as quais nos deparamos na vida e que, muitas vezes, não são tão simples de lidar. Por exemplo, aqueles problemas mal resolvidos com alguém ou a dificuldade para fazer com que as coisas deem certo, entre outros aspectos que fazem parte da trajetória de muita gente durante a passagem por este mundo.

As percepções astrais, bem como a sensibilidade diferenciada, permitem ao vidente ter a capacidade de entender e aconselhar uma pessoa que precisa de ajuda, identificando as motivações para seus problemas e se as causas são espirituais. Isso ajuda o indivíduo a dar um melhor direcionamento à sua vida.

Questões de amor, família e trabalho

Entre os assuntos abordados por quem procura a ajuda de um vidente espiritual estão as questões relacionadas a amor, família e trabalho. É muito comum que essas sejam as motivações para buscar conselhos de quem consegue enxergar além do nosso mundo material.

O vidente espiritual pode identificar as causas de problemas em relacionamentos amorosos, nas relações familiares ou na vida profissional. Desta forma, ao descobrir influências do mundo espiritual nessas situações, ele pode aconselhar sobre como se libertar de energias negativas que propiciem esses transtornos, direcionando o indivíduo para um caminho em que encontre mais paz interior e harmonia.

Questões de vidas passadas

Um vidente espiritual com o seu dom bem desenvolvido, pode ter acesso a informações relacionadas a vidas passadas. É possível saber onde determinadas pessoas viveram, com quem se relacionaram, o que faziam como profissão, os amores e os desafetos cultivados, entre outras informações úteis para quem busca algum tipo de ajuda.

A partir desse conhecimento das outras encarnações da pessoa que o procura, o vidente pode descobrir as causas de problemas que ocorrem na vida atual dela. Assim, consegue contribuir na superação de traumas ou outras perturbações que atrapalhem a sua vida. Além disso, tem a possibilidade de ajudar a encontrar uma pessoa amada de vidas passadas.

Auxílio espiritual

Com o mundo atual tão corrido e com tantos afazeres no nosso dia a dia, muitas vezes esquecemos de olhar para o nosso interior, de buscar o autoconhecimento e de nos conectar com a nossa espiritualidade. Esse é um dos motivos que fazem com que todos nós precisemos de um auxílio espiritual. E um vidente espiritual pode dar um bom suporte neste sentido.

Com a habilidade de enxergar além e a sensibilidade de perceber as questões espirituais que nos envolvem, o vidente consegue nos conduzir por um caminho de encontro com a nossa espiritualidade e com as boas energias. O reflexo disso em nossas vidas é a tendência de fazermos melhores escolhas e, consequentemente, sermos mais felizes.

É possível desenvolver a vidência?

Vidente lendo mão.

Existe, sim, a possibilidade de uma pessoa desenvolver a vidência. Mas não basta querer. É preciso ter uma vocação para isso. Se este é o seu caso, você pode trabalhar este dom a partir de exercícios que ajudem a abrir a sua visão espiritual, como, por exemplo, meditar e mentalizar.

Com a prática desses e outros exercícios, os primeiros sinais de vidência poderão se manifestar, como a visualização de auras, o sentimento de presenças invisíveis, lembranças nítidas de sonhos, entre outras formas de percepções. Ao começar a imergir no mundo astral, sempre peça a companhia e auxílio do seu mentor espiritual para que ele lhe proporcione tranquilidade e segurança.

Ao desenvolver a vidência, você pode contribuir positivamente para que pessoas conduzam melhor suas vidas. Mas lembre-se de fazer uso do seu dom de forma responsável, sempre visando o bem e respeitando o livre arbítrio de cada um.

Autor deste artigo

Jornalista, assessor de comunicação, apaixonado por boas histórias e pela vida, sempre sintonizado com as boas energias do nosso mundo e do universo.

Palavras-chave relacionadas


religiões energias

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.