Quais as principais religiões do mundo? Cristianismo, budismo e mais!

Quais as principais religiões do mundo? Cristianismo, budismo e mais!

O Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa é comemorado em 21 de janeiro. Diante de toda diversidade cultural, elas clamam por respeito. Saiba mais!


Informações gerais sobre as principais religiões do mundo

Mãos em sinal de oração.

Do Cristianismo ao Zoroastrismo, podemos compreender o que cada uma dessas principais religiões significa culturalmente para seus devotos. Além disso, é importante ressaltar que existe a necessidade de respeitar todas elas. Uma forma de construir dentro de si o respeito é entendendo e conhecendo a complexidade.

Sendo assim, ele nasce junto com a empatia para gerar o amor pela diferença. Até hoje, é possível enxergar que uma grande parte da sociedade entra em conflito por questões religiosas. Todos eles se desenvolvem a partir de fatores como a política, geopolítica, economia, etc. Abaixo, leia o artigo para entender sobre as diversas religiões que existem ao redor do mundo.

O que é religião, quantas existem e suas origens

Um buda.

Para falar com exatidão sobre aquilo que é uma religião, é possível considerar que as principais são definidas de acordo com tendências de um determinado grupo. Não se pode dar prioridade apenas aos princípios individuais, porque cada uma conta com suas noções específicas.

No mundo, são cerca de 60 mil religiões. Com isso, o significado da palavra é "religar". Ela vem do latim e todas são compreendidas como um apanhado de crenças que as pessoas consideram como a existência do divino.

Não existem registros oficiais sobre o início das religiões e nem quando começaram a surgir as crenças. Na pré-história nasceram algumas e elas deram o passo inicial para aquilo que o ser humano leva como devoção. Continue lendo o artigo para entender sobre o que é uma religião, quantas existem e quais são seus primórdios.

O que é considerado religião

Dentro de uma religião, são definidas algumas regras e valores essenciais para o prosseguimento da fé. Todas são estabelecidas de acordo com crenças que resultam em devoção. Nisso, elas fazem uma ligação entre aquilo que é humano e espiritual. Além do mais, todas procuram dar sentido à vida.

Explicando a origem do universo, mundo e das coisas, cada pessoa leva em consideração aquilo que carrega como princípio. Portanto, um determinado grupo de pessoas precisa manter um comportamento voltado para a organização e hierarquia.

Quantas religiões existem

São cerca de 60 mil religiões pelo mundo. A grande maioria delas se concentram em acreditar em um plano espiritual e superior. Sendo assim, falam também sobre a vida após a morte. É possível encontrar pelo mundo diversos lugares que contam com espaços específicos para pregar a fé.

Todas essas diversas religiões pelo mundo são importantes para definir uma cultura. Obviamente, existem aquelas que contam com um número maior de fiéis e são as mais conhecidas. Portanto, também é possível compreender que com a globalização esse número pode se multiplicar.

Os primórdios da religião

Quando se iniciou o processo de escrita e história, nesse mesmo período foi possível identificar a existências de algumas religiões. No ano 3000 antes de Cristo foram achados documentos sobre crenças, ritos e mitos, mas os vestígios de religiões nos primórdios não contam com o verdadeiro reconhecimento, além do processo de escrita não ser tão desenvolvido.

O início da humanidade, na pré-história, se deu por volta de dois ou três milhões de anos, até o período de 3000 a.C. Portanto, os únicos conhecimentos estão voltados para a palavra e comportamento imitativo.

As principais religiões do mundo

Uma muçulmana.

Entre as principais doutrinas que o ser humano acredita, o número de fies pode determinar o tamanho e a importância de cada uma. Sendo assim, é necessário citar que o Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo, Espiritismo, Judaísmo e Ateísmo são os mais populares.

Existem dados que fornecem pesquisas e relatórios que apontam o número de adeptos de cada religião, falando também sobre os países determinantes. O Cristianismo, por exemplo, conta com cerca de 2 bilhões de adeptos; Seguindo a ordem, o Islamismo tem 1 bilhão e 600 milhões de praticantes; O Hinduísmo por sua vez, 1 bilhão; O Budismo tem entre 400 e 500 milhões.

Países e regiões que são informais não contam com dados como esses, porque se torna difícil estimar diante de questionamentos que são complexos para tal. Dê continuidade na leitura do artigo para saber mais sobre as especificações de cada religião.

Cristianismo

Considerada a principal e maior religião do mundo, o Cristianismo tem boa parte de seus seguidores na Europa, Oceania e América. O propósito se deu a partir de Jesus de Nazaré, que é denominado por muitos como o salvador. Sendo uma religião abraâmica, está no mesmo grupo que o Islamismo e Judaísmo.

Os fieis são chamados de "cristãos", porque esse termo foi o primeiro usado em Antioquia, que era uma colônia militar grega. A Bíblia é o livro que conta com o Antigo e o Novo Testamento, enfatizando a criação do mundo e sua história. Portanto, a primeira parte fala sobre todas as tradições, leis etc. Já o Novo Testamento é representado pela história de Jesus Cristo, além de falar sobre todos os cristãos que o seguiam.

Islamismo

O surgimento do Islamismo se deu através da Península Arábica. Sendo assim, seus propósitos se iniciaram no século VII, com o pioneirismo de Muhammad, que é tradicionalmente conhecido como Maomé. Por conta de seus seguidores, é a segunda maior do mundo, atualmente contando com cerca de 1 bilhão e 600 milhões. Seus fiéis estão localizados no continente africano e asiático.

Islã significa uma determinada submissão que vem de salam, estabelecendo a paz. Além do mais, a sua definição vem de uma condição determinante da paz entre o espírito e corpo. Portanto, aqueles que seguem o Islamismo são conhecidos como mulçumanos ou mulçumanas.

Hinduísmo

O Hinduísmo é uma religião que faz a junção entre a cultura, crença e valor. Com diferentes povos a seguindo, já passou por muitas adaptações para ser o que é hoje. A sua representação é dividida entre algumas fases que mostram a sua verdadeira essência.

A primeira é determinada como o Hinduísmo Védico, que fala sobre os deuses tribais como o Deus do céu e o Deus supremo. A segunda fase, por sua vez, é sobre as reformulações que foram feitas diante de outras religiões. Portanto, é chamada de Hinduísmo Bramânico por fazer referência a uma trindade que conta com Brahma, Vishnu e Shiva. A primeira é uma alma universal, a segunda é uma preservadora e a última sobre uma divindade destruidora.

Ateísmo e agnosticismo

Quando falamos sobre as principais religiões, os ateus e os agnósticos também entram em questão. Sendo assim, a primeira é sobre os motivos pelos quais eles não acreditam em uma divindade espiritual. E quanto a segunda, os seus praticantes não acreditam nos deuses, independente de seus propósitos.

Algumas pessoas pensam que o ateísmo e o agnosticismo contam com exclusividade entre ambos, mas existe uma grande diferença entre aquilo que "não sabem" e o que "não acreditam". Portanto, o conhecimento e a crença são definições totalmente opostas.

Budismo

Sendo uma religião que tem o seu fundamento baseado nos dizeres de Buda, tem cerca de 2.500 anos. Seu propósito está voltado para a maneira como é possível encontrar a paz, alegria, serenidade, sabedoria e liberdade. Além do mais, o seu principal objetivo está ligado ao espírito do homem, prezando por um corpo saudável.

Buda nasceu no século VI antes de Cristo, na Índia. Após o seu nascimento, ele foi entregue aos seus pais, contando que eles o levassem aos sacerdotes. Um grande sábio que se entregou totalmente à meditação por toda a sua vida, o pegou em suas mãos e fez a seguinte profecia: "Este menino será grande entre os grandes. Será um poderoso rei ou um mestre espiritual que ajudará a humanidade a se libertar de seus sofrimentos".

Espiritismo

Tendo o seu fundamento voltado para a ciência e filosofia, o Espiritismo foi concedido no século XIX. Denizard Hippolyte Leon Rivail foi o seu idealizador, que é tradicionalmente conhecido como Allan Kardec. Os seus estudos foram totalmente ligados aos ensinamentos de uma escola que era dirigida por Johann Pestalozzi. Além do mais, seus processos voltados aos espíritos só aconteceram por conta de seu envolvimento com o magnetismo.

Sendo assim, um dos períodos mais marcantes foi denominado como "mesas girantes". Esse processo consistia na movimentação de determinados objetos que tinham um tipo de intervenção. Tais fenômenos foram aprofundados por conta de seu interesse pela desencarnação. Tanto é que ele produziu uma obra chamada "O Livro dos Espíritos".

Judaísmo

Considerada a religião mais antiga que existe no mundo, o Judaísmo se concretizou entre o século XVIII antes de Cristo, porque foi no momento que Deus enviou Abraão para a terra prometida. Moisés, Salomão e Davi foram os idealizadores de uma civilização hebraica e os dois últimos fizeram parte da construção do primeiro templo lá em Jerusalém.

Alguns judeus acreditam que Jeová é o criador do universo por ter sido onipresente, onisciente e onipotente. Sendo assim, tendo uma influência direta com todo o universo e dizeres ao seu povo. O povo judeu tem como livro o Pentateuco ou o Torá e ele foi especialmente apresentado por Deus. O pior pecado dentro do Judaísmo é a idolatria. Portanto, para eles não existe a adoração de ídolos.

Outras grandes religiões

Brahma.

Existem outras grandes religiões que são tradicionalmente conhecidas e elas são as chinesas, indígenas, africanas, etc. Sendo assim, é possível falar que, além do Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, outras delas são extremamente importantes para seus povos e devotos.

As chinesas falam sobre a adoração de deuses e veneração dos antepassados. Quanto as indígenas, elas contam com uma grande diversificação entre os seus dizeres. Já as africanas, elas englobam ensinamentos, rituais e práticas com a finalidade de entender aquilo que é divino.

O Sikhismo e Juche também entram em questão por serem duas religiões importantíssimas. A primeira foi fundada por Baba Nanak, e a segunda por Kim II-Sung. O fundamento do Sikhismo se dá pelo objetivo de uma mescla entre o Islamismo e Hinduísmo.

Já o Juche é um propósito que foi criado com o intuito de fazer uma mistura de autossuficiência, tradicionalismo e autarquia. Todos esses estão ligados ao marxismo-leninismo. Agora, saiba mais sobre as religiões estabelecidas diante de outras culturas!

Religião Tradicional Chinesa

Entre as religiões chinesas, o Confucionismo e Taoísmo entram em evidência. Elas são princípios de filosofias, e o Confúcio se baseia na forma como os seus idealizadores não deram a devida importância aos deuses. Os Taoístas se agarram ao fato de que as crenças populares na China se originalizaram do Budismo.

Consequentemente, foi constituída uma separação do "taoísmo religioso", que difere do "taoísmo filosófico". Esse último por sua vez estava originalmente associado aos pensadores chineses Zuang-Zi e Lao-Tsé.

Religiões Indígenas Primais

Contando com a diversificação em seus dizeres, as religiões indígenas contam com semelhanças em seus propósitos. Sendo assim, o comportamento, cultura, hábitos e costumes se concretizaram na forma que eles enxergam e ganham a vida.

Os seus seguidores acreditam que existe um grupo de mitos espirituais que se habitam no mundo material. Além do mais, também acreditam que os animais podem ser encarnados e as pessoas que habitam seu arredores conseguem manter contato com o mundo espiritual. Podendo ser homem ou mulher, os pajés têm essas habilidades.

Religiões Tradicionais Africanas

As mais tradicionais religiões africanas contam com determinadas manifestações espirituais, religiosas e culturais. Sendo assim, todas estão presentes em tal continente e continuam sendo pregadas atualmente. São muitas dentro de seus dizeres.

Com a finalidade de compreender o divino, elas dão prioridade aos rituais, práticas e ensinamentos. Quanto ao sobrenatural, seus devotos podem enxergar algumas diferenças em relação a tal. Diferentemente das outras, as religiões africanas não foram modificadas. Todas elas são seguidas por cerca de 100 milhões de pessoas em território próprio.

Eles acreditam na plena existência de um Demiurgo e Deus Supremo. Sendo assim, Oludumarê, Olorum, Zambi e Mawu criaram o universo. Um outro fundamento que eles seguem é que Deus viveu entre as pessoas, mas que se ausentou, porque foi ofendido. Seguindo as linhagens tribais e étnicas, pregam o Iorubá.

Sikhismo

O Sikhismo se originalizou através de Nanak, que era filho de uma mulher guerreira e governante. Nasceu na Índia e viveu até 1538. A influência veio de santos que estavam associados ao Bhakti, que faz parte do Hinduísmo e Sufi, que é do Islã.

O Guru acreditava que existia um ser supremo e defendia todas religiões associadas, mas que tinham denominações diferentes para uma mesma divindade. Sendo assim, ele começou a chamar de Sat Nam, que significa "Nome Verdadeiro". Existem algumas semelhanças entre essa religião e o Sufismo, Hinduísmo.

O termo utilizado por eles diz respeito ao hindu para nomear discípulo. Para as pessoas que pregam o Sikhismo, o verdadeiro propósito está voltado para a não limitação das crenças.

Juche

Com o intuito de dar a devida importância ao ser humano, o Juche é enfatizado para cumprir a sua reverência a um único líder e sucessor. Sendo assim, a necessidade de um verdadeiro líder é importante para o desenvolvimento e sucesso de uma revolução. Além do mais, pregam que sem ele não existe a possibilidade de sobreviver.

Kim II-Sugn é o principal responsável por essa ideologia e o Juche é praticado até hoje. O propósito de ter alguém para comandar e liderar está voltado para um processo de acordo com a família de Sung. Já foi comparado com Xintoísta, que é do Japão Imperial, além de ser consideravelmente parecido com um ser do divino.

As principais religiões do mundo Antigo

Estrela de Davi.

Se tratando das religiões no mundo Antigo, durante a junção dos povos no rio Nilo as dinastias foram criadas. São vários os grupos e crenças que se mantêm de forma independente naquilo que se diz respeito aos seus cultos e deuses. Quase todas as religiões se desenvolveram nesse período são politeístas.

Com distinção entre os nomes dos deuses, eles são mantidos de acordo com suas funções e importância ao longo dos períodos. Além do mais, todas as modificações se dão por conta dos movimentos que se originalizavam entre as pessoas, migrações, conquistas e reproduções entre etnias distintas. Para saber mais sobre as religiões do mundo Antigo, leia o artigo!

As Divindades Egípcias

Entre as mais diversas divindades Egípcias, o Deus-Sol (Rá) é o principal deles. Denominado de várias formas, também é representado por símbolos distintos. Dentre eles, o Sol nascente, Horus e Atom, que é o disco solar. Com a permanência eterna dos deuses antigos, eles ficam pregando o divino em várias cidades diferentes.

Muitos dos símbolos são representados por animais. Anúbis é chacal, considerado o Deus dos mortos; Hator, a deusa do amor e alegria, é vista como uma vaca; Khnum, carneiro e Deus das fontes do rio Nilo; Sekmet, leoa e deusa das epidemias e violência. Além do mais, a reverência a Ísis, deusa na natureza e fecundidade. Osíris é o Deus da agricultura e que prega suas leis nos homens.

As Religiões Mesopotâmicas

A religião Mesopotâmia é predominantemente voltada para a fertilidade dos rios Tigre e Eufrates. Nesse povoado, que é considerado um dos mais antigos, estão presentes os acádios, babilônios e assírios. Além do mais, os sumérios são aqueles que inventaram a escrita, cuneiformes.

Alguns documentos foram descobertos e a tal escrita mostrou todas as tradições que eles tinham como propósito. Foram traduzidas as escrituras do século XV antes de Cristo, além de ter o código de Hamurabi, que contava com as leis determinantes daquele período. Ainda, um poema chamado de Enuma Elis, além da Epopéia de Gligamesh, que era uma descrição de um soberano chamado Uruk, uma cidade que beirava o rio Eufrates.

A Religião para os Sumérios

Na religião de Sumérios, alguns dos deuses são Anou ou An, que é considerado o deus-céu; Ea ou Enki, que tem a denominação de deus-terra, assim como deus-água; Enil, o Deus do vento e, mais tardar, da terra; Nin-ur-sag, chamada de Nin-mah ou, até mesmo, Aruru, considerada a senhora da montanha.

O grau de importância vai se modificando com o tempo e com o início do povoado sumério, sendo Anou o principal deles. Logo após, o posto fica com Enlil, aquele que tem a função de reger a natureza, além de definir o destino e poder dos reis.

A Religião para os Babilônios

Os Babilônios criam seus deuses que são sumérios e modificam o nome deles, além de fazer uma alteração no grau de importância de cada um. Enlil, Enki e Anou continuam como os mais importantes, até o início da dominação de Hamurabi.

No domínio de Hamurabi, o deus começa a ser Marduk, que é aquele Enlil do povo sumério e Bel, que é um dos primeiros e mais poderosos deuses. Além do mais, todos eles glorificam Sin, que é o deus-lua e Ishtar ou Astarté, a deusa do dia e noite, amor e guerra. A sobrevivência de Marduk se dá pela denominação de Assur, o Deus supremo que é da Assíria, e no momento em que a civilização predominou a Mesopotâmia.

A Religião e os Deuses Gregos

Na Grécia, é localizada a península balcânica, Ásia Menor, mar Jônico e Egeu, além das regiões situadas no sul e sudoeste da Magne Grécia. Quando Alexandre era rei, foi predominado o norte do Egito. As pessoas que eram helênicas povoaram-se em todas essas regiões, além de reescreverem toda a cultura que ali era vista.

As figuras divinas deles vão se reformulando com o tempo, além de terem muitos significados. Por mais que exista uma determinação naquilo que eles consideram como deuses, eles são comuns e cada um conta com a sua especificação voltada para as proteções, rituais, cultos e festas específicas.

As Religiões de Roma e os primeiros deuses

Com a mescla entre os povoados itálicos e etruscos, a religião na Roma e seus deuses são denominados como os antigos que vivem na península itálica. As divindades são voltadas para a prioridade e proteção das famílias, Lares, além de fazerem oferendas e preces do cotidiano. Pregam pela paz, pelas boas colheitas e cultos aos que já se foram.

Na hierarquia deles, Numes faz parte de uma proteção menor, estando ligada aos deveres da vida e dos elementos da natureza. A partir da expansividade do Império e da República, eles adicionaram novas tradições nas pessoas que eram conquistados, dando a principal notoriedade aos gregos.

Todos os cultos que eles fazem em adoração aos princípios da religião, são ligados ao oficial. Portanto, os romanos incluem os imperadores na mesma proporção que colocam os deuses.

Zoroastrismo

Considerada uma religião que prega pelas virtudes e pureza do coração, fala sobre todas as ações e pensamentos positivos. Além do mais, eles fazem a abertura para aquilo que consideram o paraíso e onde existe o bem e o mal. Os discípulos do Zoroastrismo são chamados de Avestas e contam com escrituras do século VI antes de Cristo.

O profeta Zaratustra começou a predominar a virtude de um Deus em sua plena prática e singularidade. Histaspes é aquele que impera diante de Dario e tem forte influência. Quando aconteceu a reformulação na religião, todos aqueles que estavam em um nível de hierarquia abaixo foram excluídos. Madza é um sábio e que passou a ser considerado o Deus único.

Por que há tantas religiões no mundo?

Judaísmo e Cristianismo.

Cada nação mantém em seus propósitos a necessidade de adoração e entrega a uma religião. Em suas mais variadas culturas e na forma como procuram o seu Deus, todas elas buscam pela fé que pode estar ligada não somente nele, mas também em figuras importantíssimas para cada povo.

Diante da necessidade de procurar por algo que crie uma certa satisfação, o ser humano quer além de tudo, reafirmar a sua crença em uma divindade. Com muitas delas ao redor do mundo, muitos devotos acreditam em proteções divinas que se resultam em anjos e deuses, dependendo da crença de cada um. Portanto, o propósito está naquilo que eles depositam a sua verdade e necessidade.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.