Estudo do Salmo 139: significado, mensagem, quem escreveu e mais!

Estudo do Salmo 139: significado, mensagem, quem escreveu e mais!

Você sabe quem foi Davi, e qual o significado mais profundo do Salmo 139 escrito por ele? Acompanhe os detalhes a seguir.


Um estudo sobre o Salmo 139

Canto de uma bíblia aberta.

O Salmo 139 é considerado pelos especialistas como “A Coroa de Todos os Santos”. Isso se dá pelo fato dele ser um louvor no qual descreve todas as características de Deus. Nele, apresenta-se as qualidades reais de Cristo, através da forma com que Ele se relacionada com o seu próprio povo.

Durante o Salmo 139 algumas dessas características ficam bem notáveis, como sua, onisciência, onipresença e também a sua onipotência. Assim, os religiosos se apegam ao Salmo 139, principalmente em momentos nos quais eles se veem rodeados por pessoas más e toda a sua negatividade.

Além disso, o Salmo 139 também pode ser um conforto para aqueles que sentem que estão passando por injustiças. Desse modo, essa prece permite que você se encha da proteção Divina, e se blinde contra qualquer tipo de maldade. Confira na sequência maiores detalhes sobre esse forte e poderoso Salmo.

O Salmo 139 completo

Bíblia aberta.

Ao todo o Salmo 139 possui 24 versículos. Durante esses versos, Rei Davi expressa com palavras firmes toda a sua confiança no amor e na justiça do Senhor.

Na sequência, conheça esse Salmo por completo, e o reze com fé. Tenha a confiança de que ele será capaz de te cercar de todo proteção Divina, de maneira que nenhum mal será capaz de lhe atingir. Acompanhe.

Salmo 139 versículos 1 ao 5

1 Senhor, tu me sondaste, e me conheces.

2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.

5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.

Salmo 139 versículos 6 ao 10

6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.

7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?

8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.

9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,

10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.

Salmo 139 versículos 11 ao 13

11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.

12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;

13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.

Salmo 139 versículos 14 ao 16

14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

Salmo 139 versículos 17 ao 19

17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!

18 Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.

19 Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue.

Salmo 139 versículos 20 ao 22

20 Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão.

21 Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?

22 Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos.

Salmo 139 versículos 23 ao 24

23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Estudo e significado do Salmo 139

Bíblia fechada no chão.

Assim como todas as 150 preces do livro dos Salmos, o de número 139 possui uma interpretação forte e profunda. Se você tem se sentido injustiçado, vítima de maldades, ou até mesmo está precisando resolver algo, que envolva questões de justiça, saiba que terá um consolo no Salmo 139.

Essa prece poderá lhe ajudar em qualquer dos problemas citados acima. No entanto, lembre-se que é preciso ter fé e acreditar verdadeiramente no amor e justiça Divina. Confira a seguir uma interpretação completa dessa prece.

Tu me sondaste

O trecho “tu me sondaste”, faz referência ao início da prece. Dentro dos primeiros 5 versículos, Davi fala de maneira firme sobre toda a confiança que Deus possui em seus servos. O rei ainda relata que o Senhor conhece profunda e verdadeiramente a essência de cada um deles. Portanto, não tem como esconder nada.

Por outro lado, Davi também faz questão de ressaltar que todo esse conhecimento que Cristo possui sobre seus filhos, não refere-se a um pensamento de julgamento. Muito pelo contrário, a intenção de Cristo é dar consolo e amparo para aqueles que se esforçam e buscam sempre estar caminhando por um trajeto de luz e bem.

Tal ciência

Ao chegar no versículo 6, Davi faz referência a uma “ciência”, na qual segundo ele, é tão maravilhosa, que ele nem pode atingi-la. Ao dizer essas palavras, o Rei busca explicar a sua profunda relação com Cristo.

Assim, Davi ainda mostra que Deus é sempre capaz de compreender as atitudes de seus filhos, de forma que se compadece diante delas. Além disso, o salmista mostra que o Senhor age com misericórdia diante os erros de seus servos. Dessa forma, é possível entender de uma vez por todas, como o amor de Cristo pelos humanos, ultrapassa qualquer tipo de compreensão dos homens.

Fuga de Davi

A expressão “fuga de Davi” é tratada no versículo 7, quando o Rei comenta como é difícil conseguir fugir da presença do Senhor, tratando isso como um desafio. O salmista trata de deixar claro ainda, que não quer dizer que seja isso que ele queira. Muito pelo contrário.

O que Davi quer dizer durante esse versículo, é que ninguém é capaz de passar de maneira despercebida por Deus. Ou seja, o Pai sempre está observando todos os seus movimentos, atitudes, falas e até mesmo pensamentos. Assim, para Davi a presença frequente de Cristo, junto a todos os seus filhos, é motivo de celebração.

Céu

Durante os versículos 8 e 9, Davi refere-se a uma subida aos céus, onde diz: “Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar”.

Ao proferir essas palavras o salmista quer dizer que, não importa o problema que você esteja passando, ou até mesmo o local que você possa estar, seja ele sombrio ou não, não existe um lugar sequer onde Deus não esteja.

Desse modo, Davi passa a mensagem de que você nunca pode se sentir largado, sozinho ou abandonado, pois Cristo sempre estará junto de você. Portanto, nunca sinta-se ou permita estar longe Dele.

Possuíste meus rins

“Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito.” Ao proferir essas palavras, Davi demonstra toda a sua gratidão pelo dom da vida. Além disso, ele enaltece a bênção da mulher poder ainda gerar novas vidas.

Esse trecho é ainda uma espécie de reflexão por todo o mistério da vida, no qual Davi enaltece ainda mais as obras de Cristo.

Teus pensamentos

Ao dizer: “E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos”, Davi mostra todo o amor e confiança que possui no Senhor. Ele ainda segue ressaltando a gratidão dos versículos anteriores.

Davi ainda faz um tipo de apelo relacionado aos pensamentos dos homens. Segundo salmista, por vezes, eles são tão intensos, que é necessário observá-los com atenção, sem nunca perder a devoção pelo Pai. Assim, Davi faz questão de dizer que Deus deve estar sempre em seus pensamentos, pois assim, é uma forma de se aproximar mais e entrada em contato com o Criador.

Matarás o ímpio

Nos trechos que vão dos versículos 19 a 21, Davi demonstra toda a vontade que possui de que o mundo seja totalmente livre de maldade. O salmista tem o desejo de ver um local, sem arrogâncias, prepotências, inveja, e tudo que é de ruim.

Além disso, também possui imensa vontade de que as pessoas posam ser mais generosas, caridosas, e boas de uma forma geral. Afinal, segundo o Rei, caso sejam ao contrário disso, se afastarão cada vez mais do Pai.

Ódio completo

Dando sequência aos versículos anteriores, Davi traz palavras duras no trecho 22, quando diz: “Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos”. No entanto, apesar de serem palavras duras, ao interpretar mais afundo, pode-se entender que o Rei desejava com isso.

Tentando olhar pela visão de Davi, percebe-se que o salmista enxerga todas as ações dos inimigos de Deus, e assim, passa a repudiá-los de maneira abominável. Por isso, tanto ódio pelos inimigos, afinal, eles odeiam o Criador, e fazem totalmente ao contrário de tudo que Ele prega.

Sonda-me, ó Deus

Por fim, observa-se nos dois últimos versículos as seguintes palavras: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”.

Ao proferir essas sábias palavras, Davi tem a intenção de pedir para que o Pai esteja sempre ao lado de seus filhos. Iluminado seus caminhos e os guiando por onde quer que eles passem. O salmista deseja ainda que Deus possa purificar os corações de seus servos, de forma que possa reinar neles sempre a essência do bem.

Quem escreveu o Salmo 139

Bíblia aberta com um crucifixo.

O Salmo 139 refere-se a mais uma das preces escritas pelo Rei Davi, no qual ele demonstra sua fé e amor no Senhor, e suplica para que Ele possa estar sempre ao seu lado, iluminado seus caminhos e o livrando de maldades e injustiças.

Davi ainda procura durante essa prece, mostrar a forma com que o Criador se relacionado com seus devotos, relatando ainda como devem ser as atitudes de um filho fiel. Na sequência confira com detalhes, que foi o famoso Davi, e entenda sobre todas as suas faces, desde o rei até o salmista.

Davi o matador de gigantes

Em sua época, Davi foi um líder destemido, que amava Deus sobre todas as coisas, e ficou conhecido, entre muitas coisas, por ser um matador de gigantes. Sempre muito corajoso, Davi foi um bravo lutador desde o início de sua história.

No entanto, vale ressaltar que antes de comandar exércitos, ele foi um pastor que vivia para proteger suas ovelhas. Desde então, ele já mostrava sua força, afinal, foi capaz de matar ursos e leões que ameaçaram o seu rebanho.

Enquanto pastor, Davi teve seus episódios marcantes, porém, o capítulo que de fato o colocou na história, foi quando o bravo guerreiro matou Golias, um gigante filisteu.

Mas é claro que Davi não teve essa atitude à toa. Já faziam dias que Golias vinha insultando de maneira brusca, as tropas israelitas. Até que um dia, Davi apareceu pela região para levar comida para seus irmãos mais velhos, que eram soldados. E foi nesse momento, que ele ouviu o gigante insultar de maneira grosseira, Israel.

Ao ouvir aquelas palavras, Davi se encheu de fúria, e não pensou duas vez ao propor aceitar o desafio de Golias, que há dias vinha pedindo para que um soldado israelita lutasse com ele.

No entanto, quando Saul, o rei israelita, ficou sabendo do desejo de Davi em lutar contra Golias, o mesmo relutou em permitir. Porém, de nada adiantou, pois Davi estava firme em sua ideia. O bravo guerreiro, recusou até mesmo a armadura e a espada do rei, e enfrentou o gigante apenas com cinco pedras e uma funda.

Ao iniciar a famosa batalha, Davi balançou sua funda e mirou bem na testa de Golias, que caiu com apenas uma pedra. Na sequência, Davi correu em direção ao gigante, pegou a espada do mesmo e cortou sua cabeça. Os soldados filisteus que observavam a luta, ao verem a cena fugiram de medo.

Davi o rei

Após derrotar Golias, você pode até ter pensado que Davi poderia ter se tornando um grande amigo e homem de confiança do rei Saul, no entanto, não foi bem assim. Depois que Davi tornou-se chefe do exército israelita, ele passou a despertar muita atenção por parte de todos, e isso gerou uma certa raiva em Saul.

Com o passar do tempo, a popularidade de Davi foi aumentando cada vez mais, em meio ao povo de Israel, ouvia-se cantar: “Saul matou milhares de pessoas, mas Davi matou dezenas de milhares”, e isso foi motivo para a ira de Saul aumenta ainda mais.

A raiva de Saul crescia mais a cada dia, até que com a ajuda de seu melhor amigo, Jônatas, que era também filho de Saul, Davi acabou se escondendo. Depois, disso o rei começou uma caçada atrás de Davi, que durou por anos e anos.

Em um dia em questão, Saul acabou parando para descansar dentro de uma caverna, que por acaso era onde Davi estava escondido. Ele então aproximou-se do rei, enquanto o mesmo dormia, e cortou um pedaço de sua roupa.

Após acordar e sair da caverna, o rei se deparou com Davi, que lhe mostrou o pedaço da roupa cortada. O fato de Davi ter tido a oportunidade de o matar, porém, nada fez, comoveu Saul, que pediu uma trégua entre eles. No entanto, a verdadeira paz nunca foi atingida no convívio de ambos.

Durante a fuga, Davi teve a ajuda de muitas pessoas, o que não foi o caso de Nabal, por exemplo, que passou a acusá-lo com inverdades. Isso despertou a ira de Davi, que mandou preparar cerca de 400 homens para saírem em batalha contra Nabal.

No entanto, atendendo a um apelo de Abigail, esposa de Nabal, Davi acabou desistindo. Quando a moça contou a Nabal o que havia acontecido, o mesmo ficou surpreso e acabou morrendo. Aquilo foi entendido por todos como um castigo divino, e após o ocorrido, Davi pediu Abigail em casamento.

Enfim, após a morte do antigo rei Saul em uma batalha, Davi assumiu o trono e foi eleito seu sucessor. Como rei, Davi conquistou Jerusalém, e conseguiu trazer de volta a chamada “Arca da Aliança”, conseguindo assim finalmente estabelecer o seu reinado.

Mas engana-se se pensa que a história de Davi como rei acabou por ai. Ele acabou se envolvendo em algumas confusões com uma mulher comprometida, chamada Bateseba, na qual acabou engravidando. O marido da moça, chama-se Urias, e era um militar.

Davi tentou persuadi-lo com o objetivo de fazer com que o homem dormisse novamente com a esposa, para achar que o filho era dele, porém, o plano não funcionou. Sem saída, Davi mandou o soldado novamente para o campo de batalha, onde ordenou que ele fosse colocado em uma posição vulnerável, fato esse que acabou o levando a morte.

Essas atitudes de Davi, deixaram Deus descontente, e o Criador enviou um profeta, chamado Natã, para ir até Davi. Após o encontro, Davi foi punido, e por conta de seus pecados, o filho concebido em adultério, acabou morrendo. Além do mais, Deus não permitiu que o rei construísse o tão sonhado templo em Jerusalém.

Enquanto rei, Davi ainda teve mais problemas, quando seu outro filho, Absalão, tentou tirá-lo do trono. Davi precisou fugir novamente, e só voltou depois que Absalão foi morto em combate.

Em seu retornou a Jerusalém, com o coração cheio de amarguras e arrependimentos, Davi escolheu seu outro filho, Salomão, para assumir o seu trono. O famoso Davi morreu aos 70 anos, dos quais viveu 40, como rei. Apesar de seus pecados, ele sempre foi considerado um homem de Deus, pois se arrependeu de todos os seus erros e voltou para os ensinamentos do Criador.

Davi o salmista

Davi foi um homem que sempre acreditou muito em Deus, no entanto, ainda assim, ele cometeu muitos pecados em vida, como você viu anteriormente nesse artigo. Nos Salmos escritos por ele, pode-se claramente observar sua forte devoção pelo Criador.

Em alguns, o salmista aparece em êxtase, em outros, encontra-se totalmente desesperado. Assim, observa-se em alguns salmos, que Davi encontra-se perdoado por seus erros, já em outros, pode-se notar a mão pesada da condenação Divina.

Ao observar as Escrituras, pode-se notar que a Bíblia não esconde os pecados de Davi, e muito menos as consequências de seus atos. Assim, sabe-se que Davi se arrependeu verdadeiramente de seus pecados, e existem até Salmos em que ele narra o próprio erro.

Ele buscou fielmente pelo perdão de Deus, e refletiu muitos de seus erros, aflições, arrependimentos, medos, entre outras coisas, nos Salmos escritos por ele. Chamados de poesias bíblicas, muitos desses Salmos eram cantados por todo o povo de Israel.

Davi sempre soube que admitir seus pecados por meio dessas preces, traria ensinamentos para novas gerações. Apesar de ter uma imensa grandeza e poder como rei, Davi sempre temeu diante de Deus e de Sua Palavra.

Qual é a grande mensagem do Salmo 139?

Bíblia com uma flor.

Pode-se dizer que o Salmo 139 expressa verdadeiramente quem é Cristo. Durante esse cântico, Davi mostra que sabe exatamente para quem estava rezando, afinal, ele mostrou todos os atributos que eram pertencentes a Deus. Fato esse que pôde fazer com que ele entendesse quem realmente é Deus, e que Ele nunca muda.

Assim, através do Salmo 139 pode-se conhecer esses atributos do Criador, já citados aqui, como: onisciência, onipresença e a onipotência. Essas características faz com que os fiéis possam entender a fundo quem de fato é Deus, e qual a mensagem que esse Salmo passa aos devotos.

Primeiramente, o Salmo 139 deixa claro que Deus conhece tudo, pois já em seus primeiros versos, o salmista expressa o quanto o Senhor é único, verdadeiro e soberano sobre tudo que possa existir.

Ao falar sobre a onisciência de Cristo, Davi também deixa claro que Deus vê tudo aquilo que cada um faz, até mesmo, seus pensamentos. Sobre o fato de Deus ser onipresente, Davi ainda relata que não existe maneira de escapar do olhar Divino, portanto cabe a cada ser humano viver a vida que o Salvador prega.

Por fim, diante de toda a onipotência de Deus, o salmista se rende e louva ao Criador. Portanto, entende-se que Davi sempre soube quem era Deus, e por isso o amava e o louvava tanto. E com seu Salmo 139, Davi diz ao povo para que clame, louve e ame incondicionalmente o Deus que sabe de tudo e que tem compaixão para com seus filhos, para quem deixou seus ensinamentos, para que fossem seguidos na terra.

Autor deste artigo

Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.

Palavras-chave relacionadas


salmos religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.