Oferenda para Iemanjá: veja como agradá-la e dicas para fazer a sua!

Oferenda para Iemanjá: veja como agradá-la e dicas para fazer a sua!

Iemanjá é uma divindade africana presente na Umbanda e no Candomblé, Rainha do Mar e mãe dos orixás. Saiba tudo sobre essa Iabá e como fazer uma oferenda!


Aprenda algumas oferendas à Iemanjá!

Barco de Iemanjá no mar.

Iemanjá é a divindade africana das águas salgadas, da maternidade, fertilidade, família e proteção. O dia de Iemanjá é comemorado no dia 02 de fevereiro pelo Brasil, com muitas oferendas e celebrações e, em alguns lugares, é comemorado no dia 08 de dezembro como Nossa Senhora da Conceição no sincretismo.

Nessas celebrações as pessoas usam roupas brancas, saem em procissão e podem tomar banhos de pipoca. Se forem realizadas em cidades litorâneas, as celebrações são realizadas à beira-mar, com muitas rosas brancas sendo oferecidas à Iemanjá.

Seja em comemorações, casas religiosas ou só para fazer um pedido, muitas oferendas são feitas à Rainha do Mar. Tais ofertas podem ser rosas brancas, orquídeas, crisântemos, velas e roupas. Normalmente, as oferendas são entregues à beira-mar. Saiba mais sobre Iemanjá nesse artigo e aprenda como fazer uma oferenda!

Conhecendo mais sobre Iemanjá

Festa de Iemanjá.

Iemanjá é a mãe de quase todos os orixás, mãe de todas as cabeças e protetora dos pescadores e da família. Essa Iabá (orixá feminino) é muito respeitada, amada e cultuada dentro das religiões afro-brasileiras como a Umbanda e o Candomblé, que são mais conhecidas. Nos próximos tópicos serão abordadas mais informações sobre Iemanjá. Confira!

História de Iemanjá

Iemanjá é uma Iabá muito importante por ser o orixá que deu origem às várias divindades das religiões africanas. De acordo com as histórias, Iemanjá é filha de Olokum, o soberano dos mares, de quem ganhou uma poção para fugir dos perigos, e se casou com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás.

Devido à amamentação de seus filhos, os seios se tornaram maiores e mais fartos, trazendo a sensação de vergonha para a Iabá. Cansada do casamento, decidiu deixar Oduduá e ir em busca da própria felicidade. Com o passar do tempo, se casou com Okerê, porém, essa união foi infeliz.

Ao beber demais, Okerê agiu de forma grosseira com Iemanjá ao falar de seus seios. Sendo assim, a Iabá fugiu decepcionada. Okerê a perseguiu para tê-la de volta e, para fugir dessa perseguição, Iemanjá decidiu tomar a poção que seu pai o tinha dado. Então, Iemanjá transformou-se em um rio para desaguar no mar.

Para recupera-la, Okerê transformou-se numa montanha para bloquear o seu percurso. Porém, seu filho Xangô a ajudou, criando passagens pelos vales da montanha. Por fim, Iemanjá conseguiu continuar seu caminho até chegar ao mar, se transformando na Rainha do Mar.

Características visuais

Por ser uma divindade africana, Iemanjá é representada como uma mulher negra de longos cabelos escuros e ondulados. No entanto, existe uma representação mais popular no Brasil em que a cor da pele é branca e possui cabelos longos, lisos e escuros. Pode estar segurando um espelho (abebé), seu objeto sagrado, que reflete tudo o que é oposto ou pode estar de braços abertos.

Em relação ao corpo, é uma mulher adulta com largos quadris e seios fartos, simbolizando a gravidez, a maternidade e a nutrição. Por ser a deusa das águas salgadas, ou mãe sereia, outras imagens a representam como uma sereia, metade superior mulher, metade inferior peixe.

Iemanjá usa um longo vestido azul claro com mangas compridas e uma coroa prateada de estrela do mar ou de conchas na cabeça. O estilo da vestimenta também pode mudar para um vestido tomara que caia, com grandes laços na cintura e perto do pescoço na parte de trás, de cor azul claro.

Relação com outros orixás

Em relação aos outros orixás, Iemanjá é mulher de Oxalá e mãe de Ogum, Oxóssi, Xangô, Omolu, Exu e alguns outros. Também adotou Obaluaê e tem capacidade de amar e cuidar de todos os seus filhos, sejam eles orixás ou humanos. De acordo com as histórias, Iemanjá não possui rivalidades com outros orixás, enquanto Oxum possui atritos com Iansã e Obá.

Enquanto Iemanjá e o orixá feminino das águas salgadas, Oxum é o orixá feminino das águas doces. Ambas são divindades das águas, a diferença entre elas é que enquanto Iemanjá rege a família, o sentimental e a proteção, Oxum rege o ouro, a prosperidade financeira e a gestação. Porém, ambas regem a fertilidade, o emocional e o amor.

Sincretismo de Iemanjá

Quando se fala de sincretismo religioso, Iemanjá é a divindade africana das águas salgadas e está associada à Nossa Senhora dos Navegantes, porém, também possui outras associações como a Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e até mesmo a Virgem Maria.

Essas associações surgiram no século XVIII através do choque das religiões africanas trazidas pelos negros com o catolicismo, na época da escravidão. A Igreja Católica tentou obrigar os escravos a aderirem a doutrina Cristã em suas vidas, querendo impedir a realização do culto e a execução de atividades de suas crenças.

Filhos de Iemanjá

Os filhos de Iemanjá são muito emotivos, parecem dóceis e frágeis, mas, como o próprio mar, podem reagir de forma muito intensa. São apegados à família, tratam todos com educação e carinho. Uma característica marcante é o quanto são amorosos, costumam ser superprotetores e gostam de cuidar muito bem daqueles que amam, mesmo quando as pessoas têm atitudes que magoam e machucam.

No mais, se os filhos dessa Iabá se sentirem enganados ou se passarem dos limites, acabam se tornando vingativos e rancorosos. Os corações dos filhos de Iemanjá são enormes, acabam pegando para si as responsabilidades e problemas dos outros e se sobrecarregam com isso. O desejo de cuidar das pessoas amadas é maior que tudo e, por causa disso, se decepcionam facilmente.

Oração à Iemanjá

Existem diversas orações à Iemanjá, seja para abrir caminhos, seja para proteção ou para outras áreas da vida. A seguinte oração é para proteção, de autor desconhecido.

“Divina mãe, protetora dos pescadores e que governa a humanidade, dai-nos proteção. Oh, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda deusa do amor e bondade (faça o seu pedido). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade. Odoyá!

Folhas e ervas de Iemanjá

As plantas, flores, folhas e ervas são utilizadas para banhos, oferendas, como incensos naturais, defumação de ambientes e também serem queimados em velas, dependendo do ritual, magia ou simpatia que estiver realizando. Cada orixá tem suas plantas, flores e ervas.

As folhas e ervas de Iemanjá mais populares são a alfazema, lavanda, jasmim, rosa branca, flor de laranjeira e hortênsia. Os outros tipos de planta dessa Iabá são musgo marinho, pata de vaca, Marianinha, Araçá da praia e lírio do brejo. Normalmente, são usados para banhos de limpeza e descarrego.

Como agradar à Iemanjá?

Cada orixá é agradado de uma maneira, tem suas plantas, comidas, cores, aromas e isso não é diferente com Iemanjá. Normalmente, esses agrados são feitos como oferendas ao realizar algum pedido, desejo ou como agradecimento.

Para agradar a Rainha do Mar, aposte nos doces e frutas como canjica, manjar e calda de ameixa ou de pêssego. Já as oferendas feitas com flores, são entregues rosas brancas, orquídeas e crisântemos à beira-mar, acompanhadas de velas azuis, rosas e brancas.

Oferenda com rosas brancas para Iemanjá

Oferenda com flores e dinheiro para Iemanjá.

As rosas brancas são flores fáceis de encontrar para comprar em floriculturas e até em alguns mercados. São as flores mais utilizadas como oferendas pelas pessoas, principalmente no ano novo, à beira do mar, ao realizar pedidos pulando as 7 ondas. Continue a sua leitura e saiba como fazer uma oferenda para Iemanjá!

Quando fazer?

Primeiramente, qualquer tipo de oferenda deve ser realizado com a orientação de um responsável da Umbanda ou Candomblé, pois cada uma tem uma forma de ser oferecida para cada orixá. Converse com uma mãe ou pai de santo antes de fazer uma oferenda.

As rosas brancas são as oferendas mais comuns e de fácil acesso, entregues no réveillon, ao pular as 7 ondas do mar, nas comemorações do dia de Iemanjá em 02 de fevereiro, em banhos de descarrego e abertura de caminhos ou em outras situações específicas.

Os banhos feitos com as flores também são realizados fora dos dias de comemoração para abrir caminhos, para limpar, purificar e descarregar as energias negativas, pedir um novo amor, um novo emprego, para proteção.

Ingredientes

A seguir, saiba como fazer um Banho para Purificação de Iemanjá. Você vai precisar de:

2 litros de água
1 punhado de sal grosso
Pétalas de uma rosa branca
1 colher (sopa) de Seiva de alfazema

Modo de preparo

Amasse as pétalas de rosa, acrescente os outros ingredientes e misture. Faça uma oração à Iemanjá enquanto prepara o banho, pedindo a purificação e renovação das energias. Deixe os ingredientes fervendo na água por 2 ou 3 minutos, desligue o fogo e deixe amornar.

Após terminar o banho comum, jogue o banho de Iemanjá do pescoço para baixo. Faça esse processo calmamente, enquanto mentaliza seus desejos mantem pensamentos positivos. Esse banho deve ser realizado em um sábado.

Oferenda com comidas e objetos para Iemanjá

Iemanjá apoiada na pedra.

Além de flores, velas e roupas, objetos marítimos como conchas e as comidas também são utilizados como oferendas para a Rainha do Mar. As comidas mais comuns são a canjica, manjar e alguns pratos feitos com peixe e leite de coco. Nos próximos tópicos, veja uma receita de canjica para Iemanjá.

Quando fazer?

Lembre-se de que qualquer tipo de oferenda deve ser feito com a orientação de um responsável da Umbanda ou Candomblé, para que tudo seja feito da forma correta. As comidas também podem ser oferecidas em comemorações, cultos e ao realizar pedidos. Caso frequente alguma casa de Umbanda ou Candomblé, fale com o responsável do lugar.

As oferendas são consideradas belos presentes que devem ser entregues à beira mar. Ao oferecer alimentos ou outros produtos que sejam perecíveis, devem ser colocados em locais específicos, como uma mata ou um campo.

Ingredientes

A seguir, veja uma receita de Manjar de Coco para Iemanjá. Você vai precisar de:

1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
2 latas de leite (medida feita com lata de leite condensado)
3 colheres de sopa de maizena
1 prato de louça branco ou azul claro
1 quartinha de louça branca ou azul clara com asas
1 garrafa de champagne branca
Rosas brancas em número ímpar

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, leve ao fogo médio e mexa sem pausa até o manjar soltar do fundo da panela, formando um mingau bem firme. Despeje o conteúdo em uma forma de pudim e deixe esfriar. Desenforme o manjar em um prato branco e enfeite com as rosas.

Essa é uma receita de manjar muito simples para agradar a Iemanjá, bem doce e saborosa. Existem outras receitas para fazer como oferenda, como Sagu de leite de coco, canjica branca e peixe cozido, escolha cozinhar o que achar melhor e faça com muito carinho.

Dicas importantes para fazer uma oferenda para Iemanjá

Barco de Iemanjá na praia.

Preparar uma oferenda para Iemanjá é simples. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não fazer sem a devida orientação e não acabar poluindo o mar ou o local onde a oferenda foi colocada. Veja algumas dicas importantes para fazer uma oferenda para Iemanjá nos tópicos a seguir!

Evite sujeira nas praias!

Todos os anos, no réveillon, algumas pessoas costumam pular as 7 ondas de Iemanjá para fazer pedidos para o ano novo e jogar rosas brancas no mar como oferendas. Algumas colocam garrafas de champanhe e cidra na beira do mar. Contudo, é preciso ter cuidado ao realizar as oferendas à Rainha do Mar, evite deixar sujeira na praia.

É possível realizar as oferendas sem deixar a praia suja. As rosas brancas podem ser jogadas no mar, mas sem espinhos, para que algum animal marinho possa comer as flores sem se machucar. Caso voltem para a beira do mar, as pessoas não se machucam ao pisar nessas flores.

Escolha materiais biodegradáveis

Caso ofereça uma comida ou uma garrafa de champanhe, é recomendado utilizar copos e pratos feitos com materiais biodegradáveis e ecologicamente corretos. Dessa forma, diminui a poluição nas praias e nos mares. Faça sua oferenda sem sujar a natureza.

A utilização de materiais que não sejam biodegradáveis pode ficar soltos no meio do mar ou no meio ambiente, demorando centenas de anos para se decompor. Durante esse processo, alguns animais podem ser prejudicados de alguma forma, portanto, a melhor forma de realizar uma oferenda é cuidar da natureza ao mesmo tempo.

Fé e oração são as maiores formas de adoração!

Apesar das comemorações, festividades e cultos realizadas para Iemanjá, a Fé e a oração são formas de adoração a essa força da natureza. A oração é uma poderosa fonte de energia positiva, se for feita com sinceridade e coração, junto com a fé, pois o indivíduo crê em deus, em uma entidade, com todas as forças e confia que tudo dará certo e estará bem.

Então, por mais que as flores, comidas, roupas, velas, incensos e objetos sejam formas de oferenda e adoração à Rainha do Mar, a Fé, a oração, as atitudes positivas e o amor sempre serão as maiores formas de adoração, seja para ela ou para qualquer outro orixá.

Simpatias para Iemanjá

Muitas imagens de Iemanjá.

Além das oferendas, cultos e comemorações, existem simpatias para Iemanjá para auxiliar as pessoas em determinados assuntos fora das datas específicas para a realização de banhos especiais, pedidos e afins. Veja a seguir algumas simpatias para Iemanjá para diversas áreas da vida.

Simpatia para pedir saúde e proteção

Para realizar a simpatia de saúde e proteção para Iemanjá você vai precisar de um vaso de flor e algumas rosas brancas. Pegue um vaso de flor, encha de rosas brancas e coloque na mesa da sua cozinha ou sala, mantenha os pensamentos positivos.

Ofereça as rosas brancas para Iemanjá e peça saúde para todos os que moram na sua casa. Quando as flores murcharem, jogue-as no mar, no campo ou na mata. Essa simpatia é simples e deve ser realizada em um sábado.

Simpatia para esquecer coisas ruins

Em um caderno com capa lisa, escreva tudo de ruim que queira apagar da sua memória. Quando chegar a primeira lua cheia depois dessa etapa, leve o caderno até o mar, entre na água e diga: "Grande Senhora do mar, leve com sua força e seu ímpeto todo o mal que está na minha mente, para meu coração não mais se amargar."

Depois, jogue o caderno bem longe no mar. Dê sete passos para trás sem dar as costas para o mar. Para finalizar, vire e vá embora sem olhar para trás. Faça essa simpatia quando achar que precisa esquecer situações ou acontecimentos que foram muito ruins na vida.

Simpatia para ter sorte no amor

Para essa simpatia, pegue cinco ou oito rosas brancas, um perfume de alfazema, algumas fitas de cor azul, amarelo, rosa, branco e verde, um espelho, talco, sabonete e bijuterias.

Forre uma cesta com papel celofane, amarre uma fita no cabo de cada flor e jogue um pouco de talco e de perfume por cima. Depois, coloque o espelho, o sabonete e as bijuterias na cesta e leve para o mar. Conte três ondas e, na quarta, ofereça a cesta à Iemanjá e a Oxum.

Simpatia para ter dinheiro o ano todo

Você vai precisar levar sete rosas brancas, sete moedas do mesmo valor, perfume de alfazema e um champanhe para uma praia e reze para Iemanjá. Conte sete ondas ao bater nas pernas e jogue as flores ao mar. Em seguida, despeje a champanhe e ofereça aos orixás.

Lave as moedas com o perfume e coloque-as na mão direita. Mergulhe a mão na água e peça proteção financeira. Deixe o mar levar seis moedas e fique com uma, que deve ser guardada como amuleto durante o ano. Faça em um sábado.

Simpatia para atrair paz e prosperidade

Para essa simpatia, misture pétalas de rosas brancas, arroz cru e um perfume de sua preferência e passe pelo corpo. Vá até a praia e reze para Iemanjá enquanto olha para o mar, pedindo paz e prosperidade para o novo ano que está chegando.

A seguir, tire os sapatos e entre no mar vestido com uma roupa branca. Dê três mergulhos e saia da água de costas para a areia. Essa simpatia deve ser realizada perto ou no dia do ano novo.

Iemanjá é a Rainha do Mar!

Imagem de Iemanjá.

Iemanjá, ou Yemonjá, é a Rainha do Mar, mãe de todas as cabeças, uma mãe muito amorosa, protetora e consoladora. Assim como as simpatias, as oferendas para essa Iabá são fáceis de se fazer e de se entregar. No entanto, caso queira fazer pedidos e realizar oferendas, é recomendado pedir orientação de uma mãe ou pai de santo.

As procissões, cultos e oferendas feitas à Iemanjá como Nossa Senhora dos Navegantes na Igreja Católica, eram muito bem aproveitadas pelos pescadores, onde os mesmos ofereciam peixes no mar para a deusa. Com essa oferenda, pediam melhorias nos caminhos e boas safras de peixes para que os pescadores pudessem se alimentar o ano inteiro.

Além disso, Iemanjá também é cultuada e amada em outros países ao redor do planeta e é considerada o peixe prateado pelos africanos. Essa Iabá gosta de ser presenteada, porém, o mais importante é ter Fé ao fazer os pedidos.

Autor deste artigo

Leitora, entusiasta de esoterismo e espiritualidade, estudante de administração.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.