Significados da flor de lótus: sua simbologia, tatuagem e mais!

Significados da flor de lótus: sua simbologia, tatuagem e mais!

A flor de lótus é um símbolo muito forte na cultura oriental, principalmente para o budismo. Entenda seus atributos e sua relação com o mundo espiritual.


O que é uma flor de lótus?

Flor de lótus.

A flor de lótus é uma flor que tem origem na Índia, mas é muito famosa por todo o continente asiático. É uma flor de água doce, que cresce em pântanos e se mantém acima da água. Durante a noite, ela se fecha e fica submersa, evitando poeiras e sempre se conservando bela.

Na verdade, a beleza é um de seus atributos marcantes. É uma flor majestosa, pois, além de suas cores vibrantes, é grande, com cerca de 50 cm, e se destaca inevitavelmente. Além disso, é uma flor perene, que se mantém viva apesar das estações, desabrochando plenamente no verão.

Por causa de suas características marcantes, é símbolo muito forte nas culturas orientais e principalmente no Budismo. Isso acontece, pois seus ciclos de recolhimento e desabrochamento são associados à vida e morte, e a elevação espiritual. A seguir, estão muitos dos aspectos dessa flor mundialmente famosa. Acompanhe.

Simbologia da flor de lótus

Flor de lótus.

De uma forma geral, para as culturas do oriente e tendo influenciado as culturas do ocidente também, a flor de lótus tem uma simbologia associada à elevação espiritual a ao contato com o divino.

Essa significação se dá por algumas razões específicas. Primeiro, porque a flor de lótus nasce sobre a água, de forma que sua raiz fica embaixo da água e suas pétalas sobre ela. Todos os dias ela se recolhe e desabrocha novamente, permanecendo bela apesar do lodo que a cerca.

Assim, toda a simbologia dos dois mundos, material e espiritual, é vista nela como a representação desse limite que revela perfeição. Além disso, é uma flor muito bela e delicada e, por isso, traz também a ideia do divino pela estética, daquilo que enche os olhos e encanta.

A seguir, estão descritos alguns aspectos importantes que fazem dessa uma flor cheia de significados espirituais, filosóficos e místicos. Acompanhe!

Uma flor sagrada

A flor de lótus é considerada uma flor sagrada, pois, além de resistir durante as fases do ano e sempre voltar a florescer, tem efeitos medicinais que podem prevenir contra doenças e ajudar a regular o açúcar no sangue.

Além disso, há registros de que ela teria efeito para o sono profundo e causaria amnésia. Como símbolo, está muito relacionada à elevação espiritual e à consciência, a pureza, a verdade e a iluminação.

Na mitologia Hindu, conta-se que nos primeiros passos de Sidarta, que mais tarde se tornaria Buda, nasceram sete flores de Lótus, cada uma representando um passo da elevação espiritual.

O ciclo da vida

É bastante comum que a flor de lótus seja associada ao ciclo da vida. Isso acontece, porque sua floração é perene e ela sobrevive a todas as estações do ano, se alterando de acordo com as condições.

Suas raízes crescem no inverno, no lodo da água sobre a qual se mantém viva. Na primavera, é que a flor desponta, e é no verão que ela realmente desabrocha. No outono, a flor seca, mas não cai, reiniciando o ciclo todo ano.

Essa capacidade de resiliência e renascimento diante das dificuldades é que faz com que ela seja considerada um símbolo do ciclo da vida.

Coração aberto

O desabrochar da flor de lótus é algo muito simbólico, pois ele se inicia no outono e termina no verão. Assim, como a flor é relativamente grande, em torno de 50 centímetros de altura, quando ela finalmente desabrocha, cria uma visão espetacular.

Dessa forma, por causa da relação de sua simbologia com a verdade divina, o amor e a elevação espiritual, é associada ao coração aberto, pois é do coração que o ser humano emana sua luz e sente o amor.

Renascimento

A flor de lótus acompanha as estações do ano e, apesar de secar durante o inverno, não cai e desabrocha novamente no verão. Assim, é uma flor que chega a ficar seca e retraída em uma fase do ano e volta a estar exuberante no verão.

Esse acompanhamento das fases climáticas do ano traz a flor de lótus uma associação ao renascimento, da vida após a morte. A natureza é cheia de ciclos de vida e morte e essa é uma verdade presente na vida humana em vários aspectos. A flor de lótus é, por isso, associada ao renascimento, o que também está ligado à espiritualidade de uma maneira geral.

Despertar espiritual

O despertar espiritual é comumente associado a flor de lótus e isso tem a ver em parte por seu processo de morte e renascimento, representado nas estações do ano. Em parte por sua associação com o budismo e com as culturas de expansão da consciência, que utilizam de sua imagem como simbologia.

De uma forma ou de outra, tanto fisicamente, quanto simbolicamente, a flor de lótus tem uma presença muito forte associada a espiritualidade, pois é a representação daquilo que nasce das cinzas e se torna belo e exuberante, próximo a perfeição, como ocorre com a evolução do espírito.

Significado da flor de lótus branca

Flor de lótus.

A flor de lótus pode ter muitas cores e, por ser uma flor sagrada, cada uma de suas possíveis cores revela um significado específico. Ainda que de uma forma geral a flor de lótus esteja associada à pureza do espírito, no caso da flor na cor branca, essa mensagem é ainda mais presente.

A seguir, estão definidos de maneira específica esses atributos da flor de lótus branca, ou seja, a pureza de espírito e a fertilidade, que estão associadas a seu significado.

A pureza do espírito

A flor de lótus branca, mais do que todas as outras, está fortemente ligada à ideia de pureza de espírito. Por si só, essa flor já é associada à elevação espiritual, à iluminação. Contudo, no caso de ela aparecer branca, isso indica o espírito imaculado, a cura, a verdade.

Assim, é possível atribuir as virtudes da honestidade, da santidade, da castidade, da integridade e da pureza, sempre com um viés espiritual, nas representações ou na existência real de uma flor de lótus branca.

Fertilidade

A fertilidade é, acima de tudo, a origem da vida, uma vez que representa o caminho para uma nova vida. A flor de lótus branca traz também o aspecto da fertilidade na medida em que a criação de uma nova vida é sempre obra da pureza e da elevação do espírito.

A flor de lótus também é comumente associada ao feminino, por sua delicadeza e uma ideia de acolhimento também. A fertilidade também se revela por essa associação.

Significados da flor de lótus azul

Flor de lótus.

A flor de lótus também pode ser azul. A cor azul, de uma forma geral, é associada ao espírito e ao conhecimento, à verdade absoluta e à perfeição. O azul aparece na representação daquilo que é infinito, poderoso e perfeito, como o céu e o mar.

O espírito, quando representado pelo azul, versa sobre a vitória do mundo espiritual, sobre essa energia que domina e controla pela perfeição. Assim, a flor de lótus azul traz essa atmosfera de poder e ao mesmo tempo verdade.

A seguir, estão melhor detalhados esses aspectos tão poderosos, ou seja, a sabedoria e o conhecimento e a vitória do mundo espiritual.

Sabedoria e conhecimento

A cor azul remete à verdade e à perfeição. Por essa razão, sabedoria e conhecimento também são atributos associados à flor de lótus azul. Tanto a sabedoria quanto o conhecimento são elementos constituidores da verdade absoluta e divina, daquilo que se busca para uma vida plena, e, portanto, alinhada com os propósitos divinos. A flor de lótus azul traz essa representação.

A vitória do mundo espiritual

O azul está associado à vitória do mundo espiritual, pois as cores, em geral, trazem representações de energias. Quando a energia é representada pela cor azul, é, porque ela já transmutou e está operando na perfeição.

Assim, a flor de lótus azul está associada a esse significado e, por isso, é muito poderosa. É comum também sempre encontrar essa flor fechada, jamais exposta, como o mundo espiritual, que se preserva e se revela apenas quando necessário.

Significado da flor de lótus vermelha

Flor de lótus.

A flor de lótus pode aparecer também na cor vermelha e nesse caso está associada ao amor e à paixão. O vermelho é a cor da intensidade, do sangue, do coração. O amor, assim, aparece como o combustível da evolução e da redenção, pensando até na morte como um instrumento para uma nova vida.

A seguir, estão detalhados os aspectos do amor e da paixão e da compaixão e da generosidade, associados à flor de lótus vermelha. Confira.

Amor e paixão

O amor e a paixão trazem a ideia de intensidade, de fogo que queima, criando energia para que o milagre da vida se materialize. Assim, a flor de lótus na cor vermelha remete à realização pelo amor, ao sacrifício, e à paixão que é incandescente e aproxima pessoas e situações.

Compaixão e generosidade

O vermelho também se refere aos atributos menos intensos relacionados ao amor, como a compaixão e a generosidade. Assim, a flor de lótus vermelha não está associada apenas ao amor romântico, apaixonado, mas também às questões amorosas do cuidado e do acolhimento.

Significado da flor de lótus rosa

Flor de lótus.

A flor de lótus rosa é a mais significativa dentre todas as cores pelas quais ela pode aparecer. Esta é a mais associada às personalidades iluminadas, sobretudo Buda, cuja representação sempre vem desenhada sobre uma flor de lótus.

Abaixo, estão presentes alguns dos significados associados à flor de lótus rosa, como a expansão da consciência e a iluminação espiritual. Acompanhe.

Expansão da consciência

A passagem pela terra é vista por muitas religiões e filosofias como uma jornada de evolução, pelo caminho da sabedoria.

Nesse sentido, a expansão da consciência é justamente esse momento de integração entre o indivíduo e o universo e a criação, que é o que de fato traz a felicidade. A flor de lótus de cor rosa é associada a esse processo de cura e libertação pela expansão da consciência.

Iluminação espiritual

Conjuntamente à expansão da consciência, a iluminação espiritual ocorre nesse momento em que o ser humano deixa de se ver como produto da terra e se entende enquanto luz, e parte de um plano divino.

A flor de lótus rosa também está associada à iluminação espiritual, como essa possibilidade de integração com a verdade e com o divino e, por isso, também está ligada aos grandes mestres que passaram pela Terra.

Significado da flor de lótus roxa

Flor de lótus.

O roxo é a cor da transmutação na espiritualidade e pode ser associada à paz interior e ao trabalho afetivo para elevação do ser. Assim, toda a questão das emoções e da visão do indivíduo sobre si e sobre os outros estão associadas a essa cor.

Quando a flor de lótus aparece na cor roxa, todas essas questões são suscitadas. Acompanhe a seguir a definição dos aspectos da harmonia de sentimentos e da receptividade e do respeito, associadas à flor de lótus roxa.

Harmonia de sentimentos

A paz interior vem com a compreensão dos sentimentos e acolhimento da afetividade de si e do outro. Por essa razão, a flor de lótus roxa está relacionada a essa compreensão da multiplicidade de sentimentos que existem no ser humano, bem como na capacidade de viver em harmonia com todos eles.

A harmonia de sentimentos é o que primeiramente possibilita o processo de expansão da consciência do ser humano, na medida em que ele começa a observar e aceitar sua natureza e entender a divindade que existe dentro de si.

Receptividade e respeito

A flor de lótus roxa também está associada à receptividade e respeito, na medida em que a vida em comunidade é pressuposto para a harmonia e evolução conjunta. Ainda que os processos de elevação espiritual sejam individuais, a vida acontece em conjunto, e todos são constantemente afetados por todos em um segundo processo de evolução em grupo.

Por essa razão, a energia da receptividade e do respeito, em que há aceitação da verdade do outro, é essencial para o alcance do divino em sua completude. A flor de lótus roxa está associada a essa necessidade.

Significado da flor de lótus amarela

Flor de lótus.

A flor de lótus amarela aparece no contexto da alegria, da vida, da luz e da energia criativa. Também, está muito associada à inteligência, e às soluções pela sagacidade e empenho em observar a vida de forma leve e feliz.

A seguir, estão melhor definidos esses princípios, como a alegria do desapego e espiritualidade intelectual, associadas à flor de lótus amarela. Confira.

Alegria do desapego

A melhor forma de encarar os obstáculos da vida, que, às vezes, parecem intransponíveis, é pela alegria, o que necessariamente está relacionado à ideia de desapego. Isso porque, é impossível seguir em frente e encontrar as verdades do universo ficando preso a fatos ou coisas pelo apego.

Assim, a flor de lótus amarela está associada à magia da alegria pelo desapego, da aceitação das coisas como elas são com uma visão sinceramente feliz por se poder observar a vida como ela se apresenta, independente de como se deseja que ela seja.

Espiritualidade intelectual

A inteligência também é uma forma de expressão do divino, na medida em que ela vem de uma série de experiências que se acumulam na mente, uma verdadeira biblioteca da vida.

Além disso, ter uma visão intelectual da espiritualidade é uma forma de auxiliar o mundo na caminhada conjunta, na medida em que esse processo é extremamente individual e difícil de ser compartilhado. A flor de lótus amarela traz essa representação do espírito traduzido pelo conhecimento.

Significado da flor de lótus em diferentes culturas

Flor de lótus.

Por causa de suas características marcantes, como seus ciclos e sua exuberância, a flor de lótus é comumente associada a diversas culturas, sendo o símbolo máximo da elevação espiritual, principalmente para o budismo. De uma forma geral, é no oriente que ela ganha maior destaque, também por ser uma planta originária da Índia.

A seguir, estão algumas definições do significado da flor de lótus nas diferentes culturas, como a chinesa, japonesa, a egípcia e, até mesmo, quando ela é representada em tatuagens, o que é bastante comum. Confira.

A flor de lótus para os egípcios

A flor de lótus também era muito cultuada no Egito Antigo, existindo desenhos de Flores de Lótus no interior das Pirâmides. Nessa cultura, a flor de lótus está associada à criação do mundo. Conta a história, que o deus do sol, Hórus, teria nascido de uma flor de lótus.

A flor de lótus para os hindus

No hinduísmo, a flor de lótus é frequentemente representada como símbolo da divindade. Na mitologia Hindu, a história é a de que haveria uma flor de lótus no umbigo do deus Vishnu, de onde teria nascido outra divindade, o deus Brahma, o grande criador da Terra, dos homens e de todo o universo.

A flor de lótus para o budismo

Apesar da relação com muitas religiões, é no Budismo que a flor de lótus encontra seu significado associado de maneira mais forte.

Isso porque, a flor de lótus é o símbolo da pureza e da elevação espiritual, justamente da forma como prega o budismo. Reza a lenda que, quando Buda deu os primeiros passos, nasceram flores de lótus por onde ele passou e, por isso, é muito associada à figura deste mestre, sendo este um dos símbolos mais fortes do budismo.

A flor de lótus para os gregos

Na mitologia grega, a flor de lótus está associada ao renascimento. Isso porque, conta a história que, na Odisseia de Homero, guerreiros teriam comido a flor de lótus, que teria um efeito de criar sonolência e amnésia. Esse esquecimento é visto pelos gregos como uma chance de recomeço e, portanto, a possibilidade de renascimento dentro de si mesmo.

A flor de lótus para os cristãos

A Igreja Católica tem uma reconhecida dificuldade em aceitar outras religiões, defendendo sempre a ideia de que a fé Cristão deveria ser Una e Universal. No entanto, há uma corrente asiática do Cristianismo, não fundada na Igreja Romana, mas que busca os ensinamentos de Jesus na Palestina, que aceita os ensinamentos de ambas as religiões.

Assim, o símbolo dessa corrente é uma cruz sobre uma flor de lótus, e na sua filosofia há a verdade dos ensinamentos de Jesus, mas aceita-se também a iluminação espiritual defendida por Buda.

A flor de lótus no yoga

A flor de lótus no Yoga é como é denominada a posição mais conhecida e mais usada para a prática do Yoga e da meditação. Assim, a posição da flor de lótus ocorre quando a pessoa senta com as pernas cruzadas e pousa os braços sobre os joelhos.

O nome se dá, pois a figura da pessoa acaba se parecendo com a flor de lótus, mas também por todos os significados divinos. O Yoga está intimamente ligado com a cultura Hindu e Budista oriental, onde a simbologia da flor de lótus é extremamente forte.

A flor de lótus na Inglaterra vitoriana

A era vitoriana foi a época por volta do século XVIII, na Inglaterra, em que as flores foram muito presentes em todas as formas de expressão, desde a arte, até a literatura e a moda. Naquela época, existia uma ciência que se chamava Floriografia, em que cada flor queria dizer algo em específico.

Isso porque, muitas mensagens não podiam ser ditas em voz alta, sobretudo no que se refere ao amor. No caso da flor de lótus, na era vitoriana, seu significado estava associado à eloquência, que se refere à capacidade de falar e expressar-se com desenvoltura.

A flor de lótus para os chineses

Na China, há um ditado popular que diz “seja puro, como a lótus”. A pureza da flor de lótus está associada a essa capacidade de ela sair todos os dias do lodo e permanecer límpida, o que é associado à ideia de superação e elevação.

Além disso, na China a planta também é ingerida por suas propriedades medicinais. As sementes são usadas para cuidar da pressão arterial e a própria flor é comida empanada, frita e com açúcar.

A flor de lótus para os japoneses

Para os japoneses, o significado da flor de lótus está muito associado ao do Budismo, em que ela emana a pureza, a elevação espiritual e a redenção. Por causa de sua capacidade de sair e entrar na água, sob o lodo, todos os dias, associa-se ao seu significado de pureza. No Japão, é bastante representada em mangás e animes.

A flor de lótus para os vietnamitas

A flor de lótus, no Vietnã, é a flor nacional do país. Isso significa que ela está representada em diversas expressões culturais, ou seja, faz parte da identidade dos Vietnamitas enquanto nação.

Isso se deve muito por causa da simbologia da flor em todo o oriente. No entanto, o que se restringe a religião e a Filosofia nos outros países, é uma questão de Estado para o Vietnã.

A flor de lótus como tatuagem

Tatuar a flor de lótus no corpo significa trazer para si, de forma permanente, todos os significados associados a essa flor divina, sobretudo no aspecto da evolução espiritual. Assim, é uma imagem muito positiva de se ter tatuada, pois remete à iluminação espiritual, pureza, divindade, e até à ressurreição.

Qual é o significado espiritual da flor de lótus?

Flor de lótus.

A flor de Lótus em si é uma representação da elevação espiritual. Por essa razão, sempre que aparece como símbolo está associada à presença do divino, à expansão da consciência, à elevação do espírito.

É possível interpretar essa questão sob várias óticas. A flor de lótus trata desse contato com a verdade e com a pureza, que de uma forma mais ou menos mística, inevitavelmente conduzem à iluminação e à paz interior. Isso está ligado a sua capacidade de se recolher e desabrochar sob o lodo todos os dias, sem se sujar com ele. Além disso, ela suporta o inverno quase seca e depois renasce no verão desabrochando.

Assim, a flor de lótus está intimamente ligada à espiritualidade pela ideia de evolução do ser pela resiliência e manutenção dos valores. Pelos conceitos das atitudes, como o respeito, a compaixão, o discernimento e o amor, é relacionada aos ideais de iluminação de grandes mestres espirituais, como Buda.

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.