Oração de São Lázaro: Conheça algumas orações que podem ajudar!

Oração de São Lázaro: Conheça algumas orações que podem ajudar!

Você tem passado por problemas de saúde, feridas ou desarmonia familiar? Fique tranquilo. Saiba que São Lázaro tem orações especiais para esses temas. Confira.


Qual a importância da oração de São Lázaro?

Mulher segurando um terço.

São Lázaro é conhecido entre os religiosos como o grande amigo de Jesus Cristo. Além disso, ele também é o protetor dos animais e das pessoas doentes. Por conta disso, muitos recorrem a ele quando estão passando por problemas de saúde, sejam com eles mesmos, ou com alguém próximo.

Assim, São Lázaro possui muitas orações destinadas a causas de saúde. Saiba que as preces deste santo são muito poderosas e capazes de auxiliar a qualquer um que esteja passando por um problema assim. Isso é dito, pois essas orações podem ser grandes aliadas aos tratamentos das mais diversas doenças, sejam elas físicas ou mentais.

Capaz até mesmo de curar doenças tidas como curas impossíveis, São Lázaro está sempre próximo do Criador, pronto para interceder por você. A seguir, confira um pouco mais da história desse santo que foi um homem muito humilde, assim como, conheça também suas poderosas orações.

Conhecendo São Lázaro de Betânia

Mulher rezando.

Em vida, Lázaro foi um discípulo e grande amigo de Jesus. Junto com sua família, viveu no vilarejo chamado Betânia, próximo a Jerusalém. Assim, sempre que Jesus saia em missão, falando sobre a palavra de Deus, Ele quase sempre se hospedava na casa de Lázaro.

Lázaro foi em vida um homem muito bom e humilde. Sua história, assim como a de todos os santos, é riquíssima e traz consigo muitas coisas interessantes. Confira a seguir um pouco mais sobre a vida desse querido santo.

Origem e história

Lázaro sempre foi muito respeitado por toda a comunidade hebraica. Afinal, ele era dono de uma honestidade ímpar, além de vir de uma família muito religiosa. Lázaro é considerado ainda um personagem muito especial da Bíblia Sagrada, pois ele é o único por quem Jesus chora no Novo Testamento.

Certamente um dos episódios mais marcantes da vida de Lázaro, foi quando o mesmo foi ressuscitado por Jesus. Vale lembrar, que quando Jesus chegou ao sepulcro de Lázaro, já havia 4 dias que ele tinha falecido, e por isso já até cheirava mal. No entanto, isso não impediu que o Messias trouxesse o homem de volta à vida.

Esse foi um dos maiores milagres de Cristo, e tratou-se de seu último grande sinal em terra. Após isso, os sumos sacerdotes decidiram o matar. Além de decidir também pela morte de Lázaro, pois ele era uma prova viva da santidade do Messias.

Alguns especialistas contam que Lázaro fugiu junto com suas irmãs, para Chipre, onde teria se tornado Bispo. No entanto, após o evento da ressurreição, as Escrituras não os citam mais. Assim, para muito, Lázaro encerrou sua vida como o grande amigo de Jesus.

Características visuais de São Lázaro

A imagem de São Lázaro traz consigo muitos simbolismos. Pode-se observar que seu manto estampa as cores marrom e roxo, e nenhuma delas é por acaso. O marrom representa a humildade e pobreza. Enquanto o roxo é símbolo de todo seu sofrimento e penitência.

Já as muletas que aparecem com ele, são a representação de sua fraqueza física. Vale lembrar que Lázaro muitas vezes não tinha o que comer, e isso acarretou em algumas doenças.

Suas feridas significam todas as dores e sofrimentos que passou. Além de representar também o sofrimento de todos os pobres. Há quem diga que elas representam ainda as feridas de Cristo, pois foi o mesmo quem disse: Tudo o que fizerdes ao menor dos pequeninos, é a mim que o fazeis.'

Já os cães são a representação da providência Divina, no qual nunca o abandonou. Por fim, o fato dele estar à beira de um caminho, indica a marginalidade com que ele foi colocado para fora da sociedade, por conta da pobreza.

O que o São Lázaro representa?

São Lázaro ainda em vida sofreu muito por conta da miséria e da pobreza. Ele vivia mendigando, enquanto os ricos se lambuzavam em banquetes fartos. Pelo fato de Lázaro ser humilde, muitas vezes mal vestido, os ricos o desprezavam. Ele apenas queria comer as sobras, no entanto, nem isso permitiam que ele fizesse. Por conta dessa vida, Lázaro acabou sofrendo com algumas doenças.

Assim, hoje ele é considerado o protetor dos enfermos, desamparados e também dos animais doentes. Desse modo, pode-se dizer que ele representa os humildes que sofrem com a miséria. Representa aquelas pessoas que muitas vezes são invisíveis aos olhos daqueles que tem melhores condições, e por isso teriam o dever de ajudar.

Devoção

São Lázaro começou a ser venerado ainda no início do cristianismo, e por isso sua devoção já era muito comum na Igreja antiga. Os peregrinos iam até a casa de Lázaro, na região de Betânia, para visitar o túmulo, no qual Jesus Cristo o ressuscitou.

Como morreu duas vezes, São Lázaro teve dois túmulos. O segundo encontra-se em Chipre, Lamarca, onde alguns dizem que ele foi Bispo, fato esse que não é confirmado. Os registros contam que suas relíquias foram levadas para Constantinopla por ordem do Imperador Leão VI.

No entanto, no ano de 1972, alguns arqueólogos encontraram inscrições que ao que tudo indica seriam de São Lázaro. Assim, esses restos encontram-se escondidos debaixo da igreja de Lamarca, onde hoje é mais um local de peregrinação e devoção a São Lázaro.

Algumas orações de São Lázaro de Betânia

Homem idoso segurando um terço.

Como você viu no decorrer desse artigo, São Lázaro foi um homem muito humilde, que vivia a mendigar. No entanto, os ricos o desprezavam. Por não ter o que comer, sofreu com muitas doenças.

Assim, hoje, São Lázaro possui inúmeras orações que podem aliviar aqueles que sofrem de maneira parecida. De oração para cura de doenças impossíveis, passando por preces para cura de feridas, até para cura de animais, confira a seguir algumas orações do bondoso São Lázaro.

Oração de São Lázaro para curar doenças impossíveis

“Ó, Bendito e glorioso Lázaro de Betânia, Amparo e apoio de Marta e Maria. A te chamo. Ó, amado e sempre vivo espírito de graça, com a mesma fé e amor que Jesus chamo à porta do teu sepulcro, de onde saíste vivo e curado, depois de teres estado pelo espaço de quatro dias consecutivos com o teu corpo enterrado, sem teres dado o mais leve sinal de impureza e imperfeição.

Assim, também eu te chamo hoje à porta do teu santo espírito para que com a mesma fé que Deus Infundiu-o em ti, nos concedas a união das Igrejas em Cristo, invocando para ele o incomparável amor com que Deus te quis recompensar e resignação com o que soubeste sofrer nos tempos da tua vida material. Amém.”

Oração de São Lázaro para a própria cura

“Ó Deus, grandeza dos humildes que fizestes São Lázaro distinguir-se pela paciência, dai-nos, por suas preces e méritos, a graça de amar-vos sempre, e carregando com Cristo a cruz de cada dia, sejamos livres da mortífera doença que nos aflige o corpo e a alma. Pelo nome de Jesus Cristo Nosso Senhor serei curado. Que assim seja.”

Oração de São Lázaro para curar feridas

“Você que alcançou pela fé e pelo amor a salvação da sua carne, peça por mim, ao Senhor Jesus que me salve também. Assim como Marta e Maria pediram por você, de joelhos, eu rogo, São Lázaro, me ajude nas horas tristes, me ampare em minhas dores e livre meu corpo e meu espírito de toda e qualquer doença, cura minha alma de todo e qualquer mal. Amém.”

Oração de São Lázaro para a cura de animais

“Deus Todo-Poderoso, que me concedeste o dom de identificar em todas as criaturas do universo um reflexo da luz do Vosso amor; que confiaste a mim, humilde servo de Vossa infinita bondade, a guarda e proteção das criaturas do planeta.

Permiti que, através de minhas mãos imperfeitas e de minha limitada percepção humana, eu possa servir de instrumento para que Tua divina misericórdia recaia sobre este animal.

E que através de meus fluidos vitais eu possa envolvê-lo em uma atmosfera de energia revigorante, para que seu sofrimento se desfaça e sua saúde se restabeleça. Que assim se cumpra a Vossa vontade, com o amparo dos bons espíritos que me cercam. Amém. ”

Oração de São Lázaro para manter a família unida

“Oh. Milagroso São Lázaro, grande amigo de Jesus, valei-me nesta hora de aflição e doença. Preciso da vossa valiosa cura milagrosa, acredito na ajuda para vencer as lutas do dia a dia, e as forças malignas que procuram tirar-me a paz e saúde.

Oh. São Lázaro cheio de chagas, libertai-me das doenças infecciosas e contagiosas que querem contaminar meu corpo com enfermidade. Oh! São Lázaro, ressuscitado por Cristo, iluminai os meus passos, afim de que, por onde eu andar não encontre armadilhas ou empecilhos quaisquer.
E guiado pela vossa luz me desvie de todas as emboscadas preparadas pelos meus adversários.

Oh. São Lázaro, guardião das almas, estendei as vossas mãos agora mesmo sobre mim, livrando-me dos desastres, dos perigos contra a vida, da inveja e de todas as obras malignas.

Oh. São Lázaro, que comia as migalhas caídas da mesa dos ricos, abençoai minha família, o meu pão de cada dia, a minha casa, o meu trabalho, curando todas as doenças do corpo e espirituais, cobrindo-me com o véu da prosperidade do amor, da saúde e da felicidade. Que minha família se mantenha unida. Por Cristo Nosso Mestre, na força e Luz do Espírito Santo. Amém.”

Oração de São Lázaro na Umbanda

São Lázaro também é cultuado dentro da Umbanda, onde possui um sincretismo religioso com Obaluaê. Esse Orixá é conhecido por ter os segredos da vida e da morte. Além de ser o senhor da terra e o Orixá da cura, saúde e doenças. Obaluaê é ainda um dos sete maiores Orixás maiores. Confira a seguir sua oração.

“Proteja-me, Pai, Atotô Obaluayê. Oh, Mestre da Vida, proteja seus filhos para que suas vidas sejam marcadas pela saúde. Vós é o limitador das enfermidades. Vós é o médico dos corpos terrenos e almas eternas.

Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam. Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos. Concede-nos corpos sadios e almas serenas. Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação. Atotô meu Pai Obaluayê.”

Por fim, além da oração, alguns especialistas ainda indicam o banho de Omulu/Obaluê, São Lázaro, para pedidos de cura, saúde e proteção espiritual.

Materiais: Pipoca, azeite e panela.

Modo de fazer: Estoure a pipoca no azeite, sem sal. Na sequência peça para sua mãe (biológica ou de criação, avó, madrinha, etc) pegar um pouco do azeite (junto com a pipoca) e passar em todo o seu corpo. Mas atenção. Cuidado coma temperatura, espere o azeite esfriar para não se machucar.

Depois disso, tome um banho higiênico, rezando um Pai Nosso. Nesse momento peça com fé para São Lázaro e Omulu/Obaluê, a sua proteção espiritual, ou a cura de sua enfermidade. Essa simpatia deve ser feita no dia de São Lázaro (17/12).

Outras informações sobre São Lázaro de Betânia

Estátua de um Santo.

Santo muito popular e querido dentro da Igreja Católica, chegou o momento de conhecer suas celebrações no Brasil, e no mundo todo.

Além disso, com uma história riquíssima como essa, é claro que ainda existem mais alguns fatos interessantes sobre São Lázaro para compartilhar. Confira a seguir.

Celebrações de São Lázaro pelo mundo

Existem algumas celebrações a São Lázaro bem interessantes, como o chamado Sábado de Lázaro, por exemplo. Para a Igreja Ortodoxa Oriental e para o Catolicismo Oriental, esse é comemorado um dia antes do Domingo de Ramos. O motivo da comemoração é a Ressureição de Lázaro.

Assim, em volta de todo o mundo se comemora essa data. Na Rússia, por exemplo, as vestes e os tapetes da igreja nesse dia, e também no Domingo de Ramos (o dia seguinte), são trocados pelo verde, representando a renovação da vida.

Já nas igrejas da Grécia, é costume durante essa data traçar cruzes feitas com as folhas de palmeiras, que serão utilizadas no Domingo de Ramos. Ainda na Grécia e também no Chipre, onde Lázaro viveu uma parte de sua vida, é ainda tradição durante o Sábado de Lázaro, assar lazarakia para comer.

Celebrações de São Lázaro no Brasil

O dia de São Lázaro é comemorado em 17 de Dezembro, e por aqui no Brasil existem muitas comemorações em homenagem ao santo, nessa data. Em Salvador, por exemplo, esse dia é marcado por missas e procissões.

Já em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, um pagamento de promessa que é feito para São Lázaro a mais de 30 anos, chama a atenção. Um músico chamado João Bosco, faz um banquete apenas para cachorros. O senhor conta que sua perna não foi amputada em um agravamento de uma doença, graças a fé que ele tem em São Lázaro.

Assim, ele prometeu que todos os anos festejaria com uma festa para os animais. Um cortejo percorre as ruas da cidade com uma imagem do santo, e termina com o almoço na casa do de João Bosco.

Fatos interessantes sobre São Lázaro

A biografia de São Lázaro é um pouco confusa. Isso porque após o evento de sua Ressureição, a Bíblia não cita nem ele, nem suas irmãs. Assim, no meio popular, existem duas versões muito contadas sobre seu possível destino. Uma conta que Lázaro teria sido expulso da Palestina, e então passou a viver em Chipre, onde se tornou Bispo.

A outra versão conta que os judeus o teriam colocado em um barco sem leme, e nem remos. E então ele teria desembarcado em Provença, na França. Uma coincidência entre as duas histórias, é que aqui ele também teria virado Bispo na região de Marselha.

Mas ainda existem mais confusões envolvendo a história de Lázaro. Muitos fiéis o associam a outro personagem citado na Bíblia. Existe uma parábola em que Jesus conta aos discípulos, que um homem chamado Lázaro, no qual era leproso, ficava na porta de um rico, porém, o mesmo nunca lhe deu atenção.

Quando ambos morreram, o nobre foi para o inferno, e quando olhou para cima, enxergou o humilde Lázaro, junto de Abraão. Assim, por conta dessas fusões de histórias, que não se pode dizer nem se era ele ou não, Lázaro acabou virando intercessor dos pobres, da saúde, e da peste. Os devotos passaram a tratá-lo como santo por volta do século 4.

Como a oração de São Lázaro pode auxiliar na sua vida?

Dois homens rezando juntos.

São Lázaro é muito conhecido por interceder principalmente pela cura de doenças impossíveis, miséria e peste. Assim, se você tem sofrido com algo relacionado a isso, peça com fé e confiança pela intercessão de São Lázaro, e confie que ele levará o seu pedido até o Pai.

Afinal, em vida, Lázaro foi um homem muito humilde, que sofreu com a falta de ajuda, ou o mínimo de atenção, daqueles que tinham muito, mas não faziam questão de ajudar. Seus problemas se intensificaram ainda mais, quando começou a ser acometido por doenças, em função da falta de alimento e da miséria que vivia.

Desse modo, por ter passado por tantos sofrimentos e provações, tenha a certeza de que São Lázaro entende as suas dores. Agora, por outro lado, se os seus problemas não são diretamente relacionados a esses temas, fique tranquilo. Independente do que você esteja passando, saiba que você tem em São Lázaro um amigo bondoso, que estará sempre disposto a ouvir e ajudar.

Portanto, recorra a ele com fé e esperança, e tenha a certeza de que independente de qual seja o seu problema, e de qual setor da sua vida não esteja indo bem, saiba que em Lázaro você terá sempre um ombro amigo, assim como ele foi em vida, para Jesus Cristo.

Autor deste artigo

Olá! Me chamo Anne e sempre tive paixão por escrever. Desde pequena já gostava de produzir histórias e viajar por aquele mundo descrito no papel.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.