Lei do Retorno: significado, na física, psicologia, bíblia e mais!

Lei do Retorno: significado, na física, psicologia, bíblia e mais!

Muitas pessoas acreditam que uma ação gera uma reação e isso tem influência direta com o universo. Para saber mais sobre essa ligação, leia o artigo!


O que é a Lei do Retorno?

Palavra karma no dicionário

A Lei do Retorno é apresentada como uma ideia de que cada ação que temos pode gerar algo contra nós mesmos. Ou seja, muitas pessoas acreditam que existe um mecanismo compensatório para manter o equilíbrio de nossas ações na sociedade e no universo.

Se fazemos o bem e somos pessoas boas, o universo irá retribuir. Ao contrário disso, o resultado também é válido. Diante da sociedade, essa ligação é vista de forma generalizada, mas isso não quer dizer que ela esteja e seja errada. Tudo fica cada vez mais evidente de acordo com a frase: "nós colhemos aquilo que plantamos".

Ainda que se possa observar em diferentes contextos, a sua origem é difícil de ser definida. Uma ação pode gerar uma reação dependendo da perspectiva de cada um. Portanto, uns vão afirmar ser uma coisa, outros vão dizer que é outra. Agora, acompanhe o artigo para compreender o efeito da Lei do Retorno!

Significado da Lei do Retorno

Palavra karma escrita em uma lousa, com uma homem na frente

O entendimento básico da Lei do Retorno é basicamente a forma como ela funciona no individual e coletivo. Dependendo das ações realizadas, elas também podem ser colhidas da maneira que as pessoas a fizeram. Por isso, muitas vezes quando algo dá errado e parece não fazer sentido, procuramos entender o que aconteceu e ficamos sem respostas.

As frases: "tudo o que vai, volta" e "o que você semeia, então colherá" dizem muita coisa. Por isso, o Karma pode ser divido entre o bom e ruim. Dependendo das ações, você colherá os frutos delas. Sendo eles positivos ou negativos, isso vai depender daquilo que você realizou. Saiba sobre os efeitos da Lei do Retorno na biologia, física, psicologia e mais!

Na biologia

Na biologia, a Lei do Retorno existe de uma estrutura chamada neurônio-espelho. Segundo algumas avaliações, tal neurônio faz com que as pessoas repitam tudo aquilo que elas vêem em suas rotinas. A ideia está voltada para a forma que aprendemos de forma contínua aquilo que também retribui para o nosso desenvolvimento.

Usando o exemplo da forma como as crianças, quando estão em fase de crescimento acabam se tornando o reflexo direto dos pais, logo elas copiam a postura deles. Por mais que pareça uma ideia fútil, os neurônios-espelho se aproveitam da interação para ajudar essas crianças.

Na física

De acordo com Newton, a Lei do Retorno é basicamente o efeito dessa lei explicando que cada ação gera uma reação de acordo com aquilo que precisa manter um equilíbrio. Associando as coisas que nos acontecem no decorrer da vida, podemos compreender que recebemos aquilo provocamos, estando cientes ou não.

Portanto, para termos isso ao nosso favor, é necessário praticarmos a famosa auto-observação. E isso inclui de momento a momento, com a finalidade de nos verificarmos internamente e externamente. Se tais atitudes estão a favor ou não da vida, do amor, do respeito e da consciência. Sendo assim, é possível definir metas de forma sábia e positiva.

Na psicologia

Na Psicologia, a Lei do Retorno observa a forma dos aprendizados e interações. As coisas são feitas de forma associativa, no modo como um pensamento ou lembrança parte do momento atual. Ou seja, quando sorrimos para uma pessoa que está mal-humorada, é possível fazer com que ela sorria de volta. Isso parte de uma lembrança de algo bom em sua vida.

A Lei do Rapport também entra nesse contexto, porque é a identificação/relacionamento entre duas ou mais pessoas. Tal entrosamento acontece diante de uma pequena interação, seja ela qual for. Ainda na Psicologia, existe também o pensamento associativo, que é um fato-ocasião que podem gerar um outro tipo de pensamento ou lembrança.

No hermetismo

Para entender sobre a Lei do Retorno no Hermetismo, é preciso saber que ela foi criada por Hermes Trismegisto. Essa filosofia foi desenvolvida para trazer respostas sobre nossas atitudes diante das pessoas e do universo, através dos sete princípios. A relação entre aquilo que fazemos e o que o universo nos retorna é uma consequência da Causa e Efeito, que é o sexto princípio Hermético.

Tudo tem resposta e nada passa batido. Quando você sai na chuva, vai se molhar e até ficar resfriado. Se pensar em coisas ruins, atrairá coisas ruins. A força do pensamento está ligada ao primeiro princípio, o Mentalismo e assim como todos os outros, as coisas estão interligadas. Portanto, a atração dos fatos é uma consequência daquilo que pensamos.

No hinduísmo

É no Bhagavad Gita que o Hinduísmo surge para a Lei do Retorno. Nessa concepção, existe um Deus Supremo que se relaciona com o homem diretamente e que se revela como amoroso e salvador, mas a salvação é moksha, que é basicamente o estado de um ser que cativa paixão, ignorância e miséria.

De acordo com Sai Baba, os conceitos do Hinduísmo são utilizados para construir uma atrativa que sempre tem por finalidade conduzir uma pessoa à experiência da transcendência da noção do ego como uma entidade autônoma ou separada. Ou seja, definindo a forma como ela conduz sua personalidade e age perante os outros.

No espiritismo

A Lei do Retorno no Espiritismo é colocada através de Kardec, porque ele é o verdadeiro reformador do Cristianismo. Pelo estudo racional e com a fé raciocinada, Jesus disse que o Consolador foi enviado para completar a sua missão, deixando claro certas questões que Ele só falou através de mensagens indiretas. Por isso, o Consolador veio para lembrar as pessoas de suas palavras e ações, que geram uma reação.

Um exemplo é o do apóstolo Paulo, que se desdobrou indo até o Terceiro Céu e não sabia se estava em seu corpo ou fora dele. Isso se dá ao fato de que foi através do Espiritismo que ele passou por essa situação e já conhecendo o perispírito.

Na Bíblia

Na Bíblia, a Lei do Retorno é aplicada de forma universal. Existem causas e efeitos e sendo assim, o efeito é secundário. O efeito só pode se manifestar se as causas entrarem em ação. Um exemplo disso é o do dar e receber. Dar é ação e receber é inevitável. Tudo aquilo que recebemos, em qualidade ou quantidade, está ligado ao que demos, porque o efeito ou a reação de receber é uma causa.

O exemplo de outra aplicação dessa lei está também na Bíblia e em Gál: "O que o homem semear, isso mesmo colherá", "Procura primeiramente o reino de Deus e Sua Justiça e tudo o mais te será dado por acréscimo", "Batei e abrir-se-vos-á", "Pedi e dar-se-vos-á" e "Procurai e acharei".

Nas relações humanas

A Lei do Retorno nas relações humanas é a forma como interpretamos como uma ação pode ter a reação de um evento anterior. Ao contrário disso, o que identificamos como uma reação pode ser para uma outra pessoa, uma que irá evocar outra reação distinta. Vivenciamos todos esses fenômenos naturais e em um contexto psicológico e social.

No universo, essa lei funciona como uma mecânica em todas as esferas de nossa vida. Recebemos aquilo que doamos e em uma linha do tempo, o futuro é uma lei de retorno em relação ao presente. O presente é aquela Lei do Retorno em relação ao passado.

Por Deepak Chopra

De acordo com o Dr Deepak Chopra, a Lei do Retorno significa colocar: "os pingos nos is", porque tem que ter muita calma para agir diante das coisas. Essa representação não é feita de forma teórica ou distante daquilo que as pessoas conhecem. O seu princípio parte apenas do conceito de Karma como uma crença que veio das religiões jainistas, budistas e hinduístas.

Ou seja, representa "tudo aquilo que queremos que os outros façam, devemos fazer nós mesmos a eles", pois tudo que fazemos para as pessoas, à natureza e aos animais, retorna para nós em algum momento da vida.

O que diz a Lei do Retorno

Palavra karma em uma placa

Podemos identificar a Lei do Retorno em diferentes situações. Às vezes, dificilmente conseguimos interpretá-las diante de seu escopo. Na essência, explicação matriz de sua natureza e em cada camada do universo é possível reconhecer a Lei do Retorno. Por isso, ela pode ser medida e mensurada. A causa e o efeito, a lei do Karma, tudo que vai volta e aquilo que recebemos, é o que damos.

Tudo isso produz resultados físicos e que geram consequências psicológicas. Na realidade, tudo nos retorna e em pequenas ou grandes escalas; de forma consciente ou inconsciente; em curtos ou longos prazos; mensuráveis ou imensuráveis. Continue lendo o artigo para compreender as explicações sobre as diversas definições da Lei do Retorno.

Causa e efeito

A causa e o efeito da Lei do Retorno é aquilo que jogamos ao mundo e recebemos de volta. Nossos pensamentos, ações, índole e personalidade acabam se nutrindo disso. Por isso, quem age de boa fé e com positividade é recebido da mesma forma. Ao contrário disso, quem caminha em direção oposta, irá receber o mesmo tratamento.

É necessário refletir sobre as condutas pensando que seremos recompensados pelo universo. No modo de trazer paz interna e tranquilidade, saberemos que estamos no caminho certo e ativando os mecanismos que estão em nossas mentes.

Tudo o que vai volta

Na Lei do Retorno tudo aquilo que vai, volta. Diante de uma ação, podemos esperar que uma energia mil vez positiva ou negativa pode voltar. Isso acontece porque existe o retorno com as coirmãs da Egrégora. Por isso, o retorno das energias e seus efeitos podem voltar em dobro.

É preciso analisar todos os pensamentos, ações e reações. Tudo aquilo que existe, também está presente num campo eletromagnético que faz com que toda a energia seja retornada, sendo ela na mesma proporção que é emitida. Os sentimentos também estão dentro desse campo, sincronizando tudo aquilo que existe de informação e matéria.

O que recebemos é o que damos

Aquilo que recebemos é o que damos, e dentro da Lei do Retorno isso não é diferente. Sendo expressa através de atitudes, gestos, palavras e pensamentos, não importando a forma que é transmitida, essas energias são constantemente vivenciadas nessa lei.

O importante é compreender que ela é desenvolvida não somente pela mente, mas também pela ação e emoção. Ou seja, é necessário se atentar na forma como todas elas vão dar algum resultado. Se a ação for genuína e pelo coração, pode ter certeza de que ela voltará com um peso ainda maior.

A lei do Karma

A Lei do Retorno no Karma é aquela que tem o efeito e causa. Todo o bem ou mal que alguém fez em uma vida, irá retornar com consequências boas ou más. Sendo imodificável, ela é reconhecida em várias religiões e como uma "justiça celestial".

O termo "Karma" em sânscrito significa "ato deliberado". Em suas origens naturais, essa lei resulta a força ou o movimento. Na literatura pós-védica ela é uma evolução para os termos "lei" e "ordem". Por muitas vezes definida como "lei de conservação da força", isso justifica que cada pessoa irá receber aquilo que fez diante de suas ações.

Como seguir a Lei do Retorno

Palavra karma escrito ao fim de um círculo em espiral

Não sendo benéfica ou maléfica, a Lei do Retorno é uma consequência que foi resultado de alguma ação. Por isso, é necessário avaliar a postura com o propósito de ter clareza sobre a conduta. É importante se atentar e ressaltar que ela não deve ser feita para que se receba algo em troca. É apenas uma forma de agir de maneira correta.

Portanto, é necessário fazer com que os pensamentos fluam de uma forma boa e positiva. As emoções agem da mesma forma na vida e elas assumem um papel importante. Sendo um conjunto de ideias de energias internas, permite que as pessoas sejam direcionadas ao além. Se o momento parece difícil, o importante é enxergar pelo lado bom e se agarrar nisso.

Dê continuidade na leitura do artigo para saber como lidar com os pensamentos e atitudes de forma positiva e benéfica.

Observe seus pensamentos

Geralmente os pensamentos são espessos de acordo com a Lei do Retorno e todas as ideias são alimentadas com muita força todos os dias. Nem sempre elas são produtivas da forma que são desejadas e isso faz com que em algum momento sejam prejudiciais.

Nesse sentido, é importante fazer com que os pensamentos fluam de uma forma mais positiva e moderada. Com isso, eles irão servir como base para novas oportunidades no percurso da vida. Além do mais, todos esses pensamentos podem servir como lição para saber conduzir de forma mais exata o propósito de viver.

Investigue seus sentimentos

Por conta da rotina do dia a dia, é possível se esquecer de dar atenção aos sentimentos. Na Lei do Retorno isso não é diferente. Se atentar na postura diante das ações é uma forma de buscar melhorar e aprimorar todas essas questões. Compreender é o primeiro passo para agir de forma saudável.

É importante entender que aquilo que é bom e benéfico para si, talvez seja ruim e maléfico para o outro. Portanto, como uma forma de não atingir ao próximo, é sempre bom lembrar que aquele sentimento pode agir como uma lembrança de que tudo o que fez, reverbera no outro.

Perceba suas atitudes

Diante das atitudes, a Lei do Retorno vem para dar uma lição positiva ou negativa. Cabe a si analisar criticamente as ações diante do mundo e cabe se questionar por que aquilo que está acontecendo e recebendo são determinadas condições do universo. É preciso se entregar na causa e ressaltar o famoso ditado: "É melhor prevenir do que remediar".

Prestar atenção naquilo que se faz e diz é um passo importante para entender se realmente está atento às atitudes do cotidiano. Afinal, não se deve fazer aos outros aquilo que não se deseja que façam consigo também.

Compreenda sua influência no mundo à sua volta

Na Lei do Retorno é importante visualizar e compreender a forma como a sua influência age no mundo à volta. Usando o exemplo da Lei do Livre Arbítrio, todo mundo é responsável por aquilo que se cria diante das atitudes. Existe a liberdade para agir da forma que convém a cada um, mas é preciso se atentar em como isso pode espelhar outras pessoas.

Na forma como se vai eliminando atitudes e consequências desfavoráveis, o Karma ajuda a criar perspectivas positivas para a vida material e espiritual no sentido compassivo. Também é necessário ir se desapegando de atitudes e sentimentos prejudiciais que não levam a lugar nenhum.

A lei do retorno é realmente importante?

Palavra karma escrita em fundo terroso

A Lei do Retorno se resume em um convite para se fazer uma avaliação e compreensão da vida. Através dela, é possível refletir a respeito de condutas e atitudes que estão de acordo com o bem-estar ou mal-estar. Pensando também na forma como isso pode afetar e refletir nos outros, porque obviamente somos parte e integrantes de uma sociedade.

Refletir, pensar e reescrever a forma como age e sente diante de si e dos outros é uma forma de evoluir como ser humano. Se isso acontece de forma contrária, talvez seja o resultado de não conseguir dar um passo adiante. Não se permitir diante de tal fará com que não se quebre paradigmas e não alcance um lugar melhor no mundo.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


bem-estar energias religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

Qual o significado da cor da aura? Amarela, verde, vermelha, azul e mais!

A cor da aura sinaliza as energias que envolvem o ser humano. Descubra aqui o que as cores significam, como fazer para enxergá-las e muito mais.


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo: lei da atração, da vibração, da unidade, do retorno e mais!

As leis do universo regem os movimentos humanos e de todo o cosmos. Elas sinalizam qual caminho devemos seguir, visando a evolução espiritual. Confira!


O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

O poder do pensamento positivo: como ter uma mente positiva e mais!

Escolher os pensamentos pode ser a diferença entre uma vida saudável e plena e dificuldades constantes. No artigo, saiba mais sobre o poder da mente!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.