Clarividência: sintomas, aspectos, como desenvolver e mais!

Clarividência: sintomas, aspectos, como desenvolver e mais!

A clarividência, o poder de ver com a mente, é comumente retratada em filmes e séries. O que poucos sabem é que ela existe e pode ser aprendida. Entenda como!


O que é a clarividência?

Mulher clarividente.

Clarividência é uma habilidade de adquirir informações sobre pessoas, lugares e objetos através de sua visão psíquica. Sua origem vem das palavras francesas ‘clair’ e ‘voyance’, que, juntas, significam clara visão.

Existem dois tipos básicos de clarividência: voluntária e involuntária. Na clarividência voluntária, ou positiva, é possível enxergar os mundos, de acordo com sua própria vontade. Esta habilidade é desenvolvida com treinamento adequado e exige uma vida de dedicação e serviço de seus dons à comunidade.

Já a clarividência involuntária, ou negativa, pode ser bastante perigosa, pois as visões ocorrem sem o controle do indivíduo. O perigo deste tipo consiste em abrir o corpo para influências externas, incluindo entidades desencarnadas.

Ao contrário do que muitos acreditam, a clarividência não é restrita a pessoas que nascem com esses dons: qualquer pessoa, com o treinamento adequado e disciplina, pode desenvolvê-la. Este artigo abrirá os seus olhos para enxergar além da materialidade. Confira!

Aspectos gerais da clarividência

Mulher clarividente.

A clarividência é uma forma de percepção extrassensorial. Na parapsicologia, segundo Joseph Banks Rhine, a percepção extrassensorial engloba um conjunto de habilidades que seres ‘psíquicos’ possuem, para captar impressões e sensações, sem necessariamente usar os cinco sentidos. Continue lendo para aprender sobre os mitos, as vantagens e as desvantagens da clarividência!

Vidência ou clarividência

Apesar de usados como sinônimos, vidência e clarividência possuem significados diferentes. A vidência diz respeito a um conjunto de habilidades que são manifestadas de maneiras diferentes, de indivíduo para indivíduo.

Com a vidência, é possível ter conhecimento de fatos do presente, do passado e do futuro, muitas vezes, fazendo uso de instrumentos como o Tarot, os búzios ou outro tipo de mancia. Na vidência, é possível exercer diferentes percepções extrassensoriais, como telepatia, precognição, radiestesia, psicometria, clariaudiência e clarividência.

Como explicado, a clarividência é um tipo de percepção extrassensorial e, como tal, ela pode ser usada para ter acesso a acontecimentos através do olho da mente. Portanto, é uma das maneiras de exercer a vidência, mas não a única.

Além dos olhos físicos

Muitos acreditam que clarividentes enxergam fatos e impressões sobre eventos, seres e objetos com os olhos físicos. No entanto, o que acontece está muito além deles.

Embora alguns clarividentes consigam, de fato, enxergar um evento concretizado nesta realidade, o que acontece majoritariamente está centrado na mente. As mensagens clarividentes chegam como uma imagem mental, se manifestando como um símbolo, uma cena ou até uma simples palavra.

Isso ocorre porque o funcionamento da mente humana e muito do que ocorre na sociedade gira em torno de símbolos ou relações simbólicas, que são usadas como gatilhos para acessar a bagagem que existe em nosso consciente e subconsciente. Estes, por sua vez, os processam e produzem estímulos e imagens mentais.

Vantagens da clarividência

Existem muitas vantagens que circundam a clarividência. Dentre elas, destacam-se o desenvolvimento das habilidades extrassensoriais e da previsibilidade.

Um clarividente é alguém extremamente sensível, que consegue captar impressões mentais e espirituais através da sua visão psíquica. Esta capacidade surge por meio do desenvolvimento de suas habilidades extrassensoriais, resultantes do aguçamento de seus cinco sentidos: tato, olfato, paladar, audição e visão.

A partir deste desenvolvimento extrassensorial, o clarividente passa a compreender o mundo através de sequências de imagens, cores e símbolos que, quando bem interpretados, podem estar relacionados ao dom de prever situações ou eventos.

Com essa previsibilidade, você poderá ler os sinais para se livrar de perigos e pessoas mal-intencionadas ou até para ajudar as pessoas e possuir mais sorte na vida.

Desafios da clarividência

Os principais desafios da clarividência são:

1) Dúvida e falta de confiança: muitas vezes, você irá se deparar com pessoas que não acreditam em seus dons e tentarão testá-los;

2) Solidão: muitos clarividentes possuem uma sensibilidade muito aflorada e, por isso, costumam ficar sozinhos, para evitar excessos que geram esgotamento energético. Muitas vezes, eles são rejeitados por serem diferentes e você deve estar preparado para isso;

3) Frustração: clarividentes são humanos e, consequentemente, suscetíveis a erros. Algumas vezes, errar ou interpretar imagens de maneira inadequada pode desencadear sentimento de frustração, especialmente quando expectativas não são atendidas;

4) Excesso de informação mental e sensorial: por serem mais sensíveis, é comum que clarividentes se sintam sobrecarregados. Por isso, é importante relaxar e buscar sempre o equilíbrio.

Mitos sobre a clarividência

Os principais mitos relacionados à clarividência são:

1) Clarividência é uma habilidade inata, ou seja, não pode ser adquirida: é possível, sim, desenvolver a clarividência. Contudo, alguns níveis de clarividência só podem ser acessados por pessoas com aptidão natural.

2) Clarividentes podem acessar suas habilidades sempre: a clarividência não é um aparelho de celular, que pode ser ligado e desligado com um botão. Principalmente no início, as visões mentais surgem de maneira espontânea, mas, com o tempo, é possível controlá-las.

3) Clarividência é adquirida através de entidades malignas: a clarividência é uma habilidade natural. Não existe nada de maligno ou diabólico em acessar esta parte da mente.

Finalmente, vale lembrar que muitas das visões obtidas acontecem na mente do indivíduo e não como uma projeção de um filme.

Sintomas de clarividência

Pessoa meditando.

Ao tentar estudar e desenvolver a clarividência, é importante que você esteja atento aos sintomas de que está no caminho certo. Alguns deles incluem forte intuição, sonhos premonitórios frequentes ou até encontros visuais com pessoas desencarnadas. Entenda mais detalhes sobre os sintomas a seguir!

Forte intuição

A forte intuição é um sintoma bastante marcante em clarividentes, pois são pessoas com sensibilidade mais aflorada. É através da sensibilidade que é possível captar as informações através dos sentidos e transformá-las em impressões ou em instintos sobre o que você conseguiu captar.

Estas mensagens são resultantes dos processamentos das informações sensoriais que ficam armazenadas no seu subconsciente e são, então, ativadas para o seu consciente.

Consequentemente, a intuição é manifestada como uma lembrança, uma voz interior ou até como uma resposta involuntária do seu corpo, que te ajuda a interagir com o mundo ao seu redor. Portanto, se você possui flashes de memória ou “lê” bem as pessoas, é sinal de que sua clarividência é aflorada.

Hábito de aconselhar

Muitas vezes, pessoas que têm o hábito de aconselhar são excelentes candidatas a clarividentes. Isso acontece porque elas possuem a sensibilidade necessária para interpretar palavras e ações, além da empatia necessária para se pôr na pele da pessoa a quem aconselham e entender quais são as suas necessidades.

Portanto, o conselho é, em si, uma decodificação de situações com base em experiência de vida. Ele requer não somente essa experiência, mas também visões internas, que ajudarão as pessoas a enxergar as situações com mais clareza, para sair delas da melhor maneira possível. Ademais, a clarividência está intimamente ligada a essa compreensão multifacetada das situações.

Conversar com seres não físicos

Muitos clarividentes também possuem outras habilidades extrassensoriais afloradas e, por isso, conseguem conversar com seres não físicos.

Isto ocorre principalmente com crianças que possuem um filtro de realidade bastante diferente da maioria dos adultos, pois seu cérebro não se maturou o suficiente e nem foi completamente domado pelas convenções da sociedade.

Clarividentes costumam interagir com mentores espirituais, seres desencarnados, avatares e até seres não humanos, como elementais, devas e outros espíritos da natureza.

Ver símbolos de olhos fechados

Clarividentes costumam ver símbolos, quando estão de olhos fechados. Uma vez que a mente é a janela através da qual o dom da clarividência é manifestado, é muito comum que ela capite símbolos, especialmente no início, já que a linguagem acontece por meio da relação de signos.

Uma vez que símbolos possuem interpretações distintas de acordo com a cultura e até a época em que são usados, é necessário que você tome nota e desenhe, sempre que possível, as imagens mentais que surgem, quando está de olhos fechados.

Os símbolos, muitas vezes, não são representações gráficas, como um pentagrama ou uma runa, mas podem ser metáforas que servem de chave para revelar mensagens importantes.

Ver a aura das pessoas e coisas

A clarividência não se restringe apenas a visões de símbolos e imagens: ela pode ser manifestada também através da percepção de cores da aura das entidades ao redor. A aura é o campo energético que emana de pessoas e coisas, que pode ser descrito também como um corpo sutil. Embora todos tenham aura, ela não está visível para os olhos de pessoas sem treinamento.

Portanto, é muito comum que clarividentes estejam cientes deste campo energético e, por isso, costumam enxergá-lo, muitas vezes em seu campo de visão periférica, em vez de apenas sua visão mental. Assim, através dessa visão, é possível interpretá-las e auxiliar as pessoas em seu processo de compreensão, aceitação e cura.

Ter uma ideia do futuro

Clarividentes costumam ter ideia do futuro. Estas ideias surgem como lembranças ou simplesmente presságios mentais, que os auxiliam a tomar decisões de uma maneira simples, como fechar a janela por preverem a chuva ou, no caso mais complexo, evitar que coisas ruins aconteçam.

Por isso, se você viu em sua mente ou recebeu uma intuição de que deveria mudar o caminho de volta para casa ou até não sair de casa e evitou sofrer um acidente ou um assalto, suas habilidades extrassensoriais estão se desenvolvendo.

Se você vivencia situações conhecidas por “livramentos”, há chance de você estar recebendo o chamado para desenvolver seus dons.

Sonhos premonitórios frequentes

A clarividência inclui em seus conjuntos de habilidades, a indução de sonhos proféticos. Quer seja naturalmente ou a partir de um treinamento psíquico adequado, clarividentes costumam ter sonhos com símbolos ou acontecimentos que são testemunhados no plano físico.

Por tratar de acessar parte da mente que está adormecida, quando se está acordado, a clarividência se manifesta comumente nas imagens recebidas em sonhos. Por isso, se você possui sonhos premonitórios frequentes ou sonha com pessoas que nunca viu, mas que acaba encontrando na sua vida, você está sendo agraciado com o dom da clarividência.

Ver gente morta

Um sinal de desenvolvimento de habilidades clarividentes é a possibilidade de ver gente morta. Embora esta habilidade seja mais restrita a um tipo bastante específico de clarividente, ela é possível de acontecer, durante seu treinamento.

Isso ocorre porque desenvolver suas habilidades psíquicas envolve o treinamento e a abertura do chakra do terceiro olho, localizado na região entre as sobrancelhas e responsável pela visão psíquica.

Ao ativá-lo, o clarividente tem acesso à visão de energias e de entidades de outros planos, principalmente de pessoas e animais que já partiram desta realidade e que cruzaram o véu. Mas não se assuste: esta habilidade pode ser facilmente bloqueada, durante treinamentos mais específicos.

Ter visões internas

Parte essencial da clarividência consiste através da realização de insights, um termo que denota as chamadas visões internas. Nesse tipo de experiência, o clarividente busca as respostas dentro de si, muitas vezes, de maneira involuntária e visceral, ou elas simplesmente surgem espontaneamente, como ecos de memórias dentro de si.

A partir destas visões internas, é possível obter a chave para solucionar problemas, entender situações a partir de outros ângulos ou simplesmente obter informações que foram registradas no inconsciente e que se tornam acessíveis para a mente através de imagens fixas ou cenas em movimento.

Ter visões externas

É possível que o clarividente experencie visões que são projetadas para além do seu corpo. Neste tipo de visão, o clarividente consegue perceber a aura de pessoas e objetos, ou até enxergar a egrégora, uma entidade não-física resultante da interação de pessoas em determinados locais.

Em casos mais raros, há relatos de clarividentes que veem claramente cenas, como se fossem projetadas numa tela de cinema à sua frente. Nestes casos, eles podem até enxergarem entidades humanas e não humanas que estão presentes no local observado ou que acompanham pessoas.

Prever eventos

Prever eventos é um sinal frequente na vida de indivíduos que possuem algum grau de clarividência. Estas previsões podem surgir de diversas maneiras, como uma visão interna, um flash de memória ou até algumas mensagens visuais através de sonhos.

Existem relatos de pessoas que veem eventos acontecerem, antes de eles, de fato, acontecerem. Nestes casos, é possível interferir para salvar vidas ou até evitar catástrofes.

Apesar de a previsão ser bastante comum, ela se dá principalmente com pessoas mais sensíveis que recebem símbolos. Através de símbolos, usados como metáforas relacionadas a eventos, o clarividente pode encontrar a relação dele com o mundo e real e, assim, prever o que está para acontecer.

Como desenvolver a clarividência

Mulher meditando.

Apesar de a clarividência ser uma habilidade essencialmente inata, é possível desenvolvê-la com técnicas adequadas, ao contrário de muitos mitos que dizem contrário. Até mesmo clarividentes natos precisam de um certo treinamento, em algum momento de suas vidas. Portanto, confira a seguir alguns métodos eficazes de desenvolver suas habilidades clarividentes!

Relaxamento

Mente e corpo relaxados são essenciais para que consiga perceber os sinais de clarividência e formar imagens em sua tela mental. Portanto, invista em exercícios de relaxamento, para que você possua mente e corpo equilibrados e relaxados. Uma alternativa é praticar yoga, kung fu ou até exercícios de visualização criativa.

Você pode seguir os seguintes exercícios de relaxamento:

1) Cabeça abaixo do coração: de pé, tente alcançar os seus pés com suas mãos, estendendo seu tronco e esticando os braços, até sua cabeça ficar abaixo do nível do coração.

2) Relaxamento muscular progressivo: neste exercício, contraia e relaxe todos os músculos do seu corpo.

Realize os exercícios acima todos os dias, preferivelmente no mesmo horário ou quando se sentir tenso.

Meditação

A meditação é uma forma poderosa de desenvolver a sua clarividência. Para realizá-la, escolha um local calmo, longe de distrações e de aparelhos eletrônicos. Achado o lugar, pratique o seguinte exercício todos os dias, religiosamente no mesmo horário.

Primeiro, sente-se numa posição confortável. Se preferir, acenda um incenso relaxante, cuja fragrância você não esteja habituado e que será usada somente neste contexto. Inspire profundamente, contando até 4, e expire, contando até 2.

Esteja consciente do seu corpo tocando a superfície sobre a qual você está sentado e atente-se para as imagens que surgem na sua tela mental, pois elas podem ser os primeiros sinais. Anote-as num diário com data e hora e tente encontrar significados. Com o tempo, você perceberá várias mensagens clarividentes que recebeu.

Exercite foco e equilíbrio

Quando decidir desenvolver sua clarividência, é essencial que você exercite o foco e o equilíbrio. Uma mente focada te ajudará a se concentrar melhor nas tarefas e nos exercícios do seu treinamento, de modo que você poderá melhor se beneficiar dele.

É importante também manter um equilíbrio entre corpo, emoções e espírito. Faça exercícios regularmente, para que seu corpo esteja preparado para receber informações de maneira rápida e precisa, e se conecte com sua divindade de devoção, para que sua espiritualidade esteja bem alinhada.

Além disso, é importante que esteja num dia bom, quando realizar suas práticas, pois as emoções negativas, como raiva e impaciência, acabam interferindo negativamente o processo. Manter um diário auxilia bastante essa atividade.

Procure elevar seu astral

Quando se trata de espiritualidade, mente e psiquismo, a lei da física que diz que os opostos se atraem não funciona. Muito pelo contrário, semelhante atrai semelhante e, por isso, é importante que você procure elevar o seu astral.

Se você estiver psicologicamente, emocionalmente ou espiritualmente abalado, o seu corpo físico será afetado. Além disso, quando se baixa a guarda para emoções negativas, entidades de baixo astral tendem a se aproveitar da sua fragilidade, interferindo negativamente nos seus objetivos e gerando transtornos diversos.

Por isso, cultive, na medida do possível e do praticável, pensamentos positivos, evitando pessoas tóxicas e lugares carregados, sempre que puder.

Abandone os julgamentos

Abandonar os julgamentos é extremamente importante para ir além dos filtros dos cinco sentidos na clarividência. Cada vez mais, as pessoas vivem numa sociedade pautada no consciente e nas ações, deixando pouco espaço para entender os ciclos da natureza e ouvir as mensagens que seus próprios corpos enviam, quer sejam elas impressões físicas ou psíquicas.

Por isso, sempre que tentar desenvolver suas habilidades extrassensoriais, é importante que você abra a mente para novas possibilidades, para que seu cérebro esteja condicionado a perceber mais nuances e detalhes que passam despercebidos, durante o dia a dia. Desta maneira, você estará mais receptivo para mensagens que permitirão que desenvolva seu dom.

Fortaleça o amor próprio

Ao iniciar o seu treinamento de desenvolvimento psíquico para a clarividência, é necessário que você fortaleça seu amor-próprio. Estar bem consigo mesmo livra seu corpo astral, físico e emocional de vibrações negativas, que podem comprometer o seu desenvolvimento psíquico.

Portanto, procure estar próximo de pessoas que ama, fazer o que você gosta ou simplesmente tirar um tempo só para si. É importante também que você exerça seu autocuidado, quer seja preparando uma comida deliciosa, ouvindo sua música favorita ou simplesmente relaxando com um bom banho de ervas, para despertar sua intuição ou aumentar seu amor-próprio (muitas receitas destes banhos você pode encontrar aqui, no Sonho Astral). O amor-próprio é uma chave essencial para o sucesso.

Auxílio espiritual responsável

É muito importante que, quando possível, você procure auxílio espiritual responsável. Este tipo de auxílio acontecerá como uma espécie de mentoria, na qual você será acompanhado por alguém mais experiente e versado na área da clarividência, como um líder espiritual ou professor.

Com isso, é possível traçar seus passos e planejar as melhores estratégias para desenvolver os seus dons. Ao buscar por auxílio, busque por pessoas idôneas e atente-se para possíveis golpistas. O ideal é encontrar indicação de alguém de confiança, preferivelmente num local espiritual ou religioso em que você se sinta acolhido.

Tem algo de errado em ter clarividência?

Bola de cristal.

Por ser resultante de habilidades naturais da psique humana, ter clarividência ou querer desenvolvê-la é extremamente natural e benéfico. Como qualquer habilidade na vida, ela requer treinamento especializado para que seja desenvolvida.

Relatos sobre a clarividência são encontrados em todas as religiões do mundo e ela faz parte não somente de correntes espirituais, mas também da mente de todos os seres da terra.

Portanto, se você já experimentou um ou mais sintomas da lista apresentada neste artigo, não tenha medo. Isso mostra que é uma pessoa dotada de uma sensibilidade ímpar e que pode ter esta habilidade nascida em você.

Caso você não apresente os sintomas, mas deseja desenvolver esta habilidade extrassensorial, atente-se para nossas dicas e ative os seus dons. Em ambos os casos, procure a ajuda de um especialista confiável e confie em si mesmo. Você é um ser especial de luz, então, deixe essa luz se espalhar ao seu redor!

Autor deste artigo

Entusiasta dos saberes tradicionais e milenares, escreve sobre o tema nas horas vagas.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.