Significado da Casa 5: Para astrologia, no Mapa Astral e mais!

Significado da Casa 5: Para astrologia, no Mapa Astral e mais!

A Casa 5 é onde se concentram as energias que auxiliam na expressão da nossa identidade. Quer saber mais sobre a Casa 5? Leia este artigo.


Significado geral da Casa 5 no Mapa Astral

Pessoa fazendo um mapa astral.

A Casa 5 é a casa responsável pela comunicação do nosso subjetivo. É através dela que vamos conseguir expressar a nossa identidade, que vamos conseguir mostrar para o mundo as nossas características mais marcantes e bonitas.

Após transformar valores na Casa 4 e termos um outro entendimento sobre nós, a Casa 5 irá concentrar suas forças em expressar essas descobertas. Ela atende uma necessidade que foi formada lá na infância: de sermos amados e considerados especiais de alguma forma.

Não queremos ser apenas mais uma pessoa, queremos aquela característica que nos torna marcante, que nos torna amado. Já sabe quais são os seus aspectos na Casa 5? Leia esse artigo para entender um pouco mais sobre como os trânsitos podem ser determinantes para a nossa autoexpressão.

Casa 5 e suas influências

Relógio astrológico com signos.

A Casa 5 é o lugar pelo qual vamos nos expressar, mas além disso, vamos buscar expressar quem realmente somos. É uma casa associada com Leão e com o Sol, ela traz um sentimento de expansão, uma necessidade de fazer tudo rápido para que a gente possa se transformar cada vez mais e iluminar a vida, como o próprio Sol faria.

Buscamos ser originais de alguma forma, não queremos ser apenas mais um entre tantos. Queremos ter nosso reconhecimento como alguém especial por alguma coisa. Também é na Casa 5 que vamos descobrir como vemos nossa descendência, como nos relacionamos com nossos filhos. Descubra a seguir de que formas a Casa 5 impacta na nossa vida.

A Casa 5

Pessoas com posicionamentos fortes na Casa 5 possuem uma urgência de criar e luzir dentro de si próprios. Precisam perceber que influenciam e que os outros circulam ao seu redor.

Essa Casa traz uma sensação de que quando éramos crianças conquistávamos aos outros (e também aos pais) por sermos espertos. Acreditando que encantar os outros era nosso único valor e nossa única forma de sermos protegidos, amados e, de forma geral, sobrevivermos.

Por isso, a necessidade de ser especial é tão presente nessa casa. Através das energias da Casa 5 podemos criar significativas peças artísticas (em variadas áreas) ou até mesmo termos filhos que contribuirão com a sociedade. Mas a preocupação da Casa 5 está em criar para si, para uma satisfação própria e não se preocupa em criar para o mundo.

Casa 5 e a habilidade de produzir

A Casa 5 está muito conectada com a capacidade de produzir. É uma casa que estimula a criação de coisas, quer fazer e ver, ser visto pelo o que fez. A necessidade de receber afeto através de algo único de nossa personalidade é o combustível que ativa essa energia.

Nessa casa geramos, inventamos, expressamos de forma única a nossa personalidade única. É nela que os nossos simbolismos são apresentados para o mundo material, que trazemos para o concreto o que descobrimos ser nós mesmos na Casa 4.

A Expressão Criativa na Casa 5

A Casa 5 também é muito relacionada à criatividade, muitas vezes se relacionam mais frequentemente ao artístico, mas não são exclusivas das profissões das artes. Um médico ou um cientista pode trabalhar de forma tão apaixonada que sua execução pode ser tão bonita quanto uma bela peça de teatro.

Essa Casa nos fala, sobretudo, de qual forma que a nossa expressão criativa chegará ao mundo. Música, dança, costura, culinária, muitos são os caminhos que existem para que essa criatividade se expresse.

As formas, os estilos de expressão também podem variar muito. Enquanto alguns farão tudo com muita fluência e facilidade, outros sofrerão muito para que consigam expressar o que seu interior revela. A Casa 5 nos conta muito sobre como realizaremos a arte que é viver.

Casa 5 e os hobbies

A 5ª Casa também é muito associada aos divertimentos do tempo livre, aos hobbies. Com a importância que esses momentos possuem atualmente é até natural que pareça que são coisas rasas demais para estarem associadas ao Sol e a Leão, mas quando paramos para analisar melhor o que os hobbies significam na nossa vida, podemos ter outra visão sobre a importância deles.

É a Casa 5 que vai apontar atividades que acontecem na nossa vida e que nos trazem uma noção de sentido de viver, são momentos nos quais apreciamos estar vivos. Os divertimentos do tempo livre são justamente oportunidades de realizarmos coisas que sentimos prazer de fazer.

É muito provável que uma vida sem esses descansos ou momentos de interação com o criativo, com o amor pela vida, acabe em um desinteresse ou esgotamento da vitalidade. Planetas na Casa 5 vão nos dizer quais são os hobbies que vão se sintonizar melhor conosco.

Casa 5 e os romances

Falar sobre se sentir vivo também é falar de romance, por isso esse assunto também entra na Casa 5. As paixões são estimulantes e encontros amorosos trabalham justamente com o nosso sentir, é inegável a sensação de aventura que um encontro provém.

O encontro é feito para nós, para nós e o outro. Não precisamos dividir atenção com ninguém, somos o centro dos olhares da outra pessoa. Sequer é necessário esforço para receber doses de olhares, naturalmente somos o centro da atenção.

Na Casa 5 conseguimos ver aspectos de como iremos criar a atmosfera romântica. Também podemos ter uma ideia de quais são os tipos de pessoas que nos atraem e nos estimulam a paixão.

A Expressão Sexual na Casa 5

A Casa 5 traz também aspectos relacionados à expressão sexual, já que um bom relacionamento sexual aumenta a nossa sensação de valor e acaba estimulando a nossa capacidade de atrair os outros.

Através dessa energia conseguimos captar a atenção da outra pessoa, isso, ainda que de uma forma muito subjetiva, é essencial para que a nossa sensação de sobrevivência seja assegurada, ainda que num nível instintivo. De uma certa maneira, filhos, são uma forma muito criativa de criar uma vida.

A Casa da Criança Interior

Ainda que a Casa 5 se relacione com filhos, ela também se conecta muito bem com a Criança Interior que existe dentro de cada um de nós. Os filhos acontecem para fora, são uma concretização da criatividade.

Do lado de dentro sempre haverá uma parte de nós que ainda precisa ser amada por ser única, temos uma carência em ser especiais pelo olhar do outro. Muitas vezes experienciamos ser amados por estar em concordância com o outro e não com a nossa natureza.

Isso cria uma “criança machucada” dentro de nós, alguém que não recebeu amor por ser quem é. É importante que nós mesmos façamos o acolhimento dessa criança, que a gente se permita ser, para que possamos ter, finalmente, uma infância feliz.

Casas Astrológicas, seus agrupamentos e classificações

Mão escrevendo um mapa astral.

O céu, de acordo com a astrologia, é dividido em 12 setores e cada uma dessas áreas correspondem a um dos 12 signos. Esses setores, por sua vez, agrupam-se e juntos apontam para uma área de nossa vida.

Esses agrupamentos auxiliam nas leituras do nosso Mapa Astral e apontam traços de identidade que apresentaremos. As subdivisões e conjuntos são apresentadas pelos agrupamentos Hemisféricos e Quadrantes. Há também uma classificação das casas, que podem ser denominadas: Angulares, Sucedentes e Cadentes.

Há ainda uma outra representação presente nas interpretações astrológicas, seriam elas os quatro elementos: Fogo, Terra, Ar e Água. Cada elemento leva traços de suas características próprias para a Casa com a qual se conecta. Para saber mais sobre esses agrupamentos e suas influências continue a leitura.

As Casas Astrológicas no Mapa Astral

Cada uma das 12 Casas Astrológicas em nosso Mapa Astral corresponde a um setor específico da nossa vida. A Casa 3 fala sobre nossa interpretação objetiva do mundo, enquanto a Casa 4 fala sobre a família e a Casa 5, por sua vez representa a autoexpressão.

As casas se conectam com os signos e são habitadas por elementos astrais. Cada conexão entre casa e signo traz uma série de condições e situações favoráveis a acontecerem. Os planetas dentro dessa relação podem atenuar ou fortificar propensões.

É quase um jogo astral, onde cada combinação resulta numa série de predisposições que, por sua vez, sofrerão impacto das energias que os planetas levam em seus posicionamentos.

Os Hemisférios e os Quadrantes

Um dos tipos de agrupamentos entre as Casas Astrológicas são os Hemisféricos, que se subdividem em: Hemisfério Norte, Hemisfério Sul, Hemisfério Leste e Oeste. Cada um desses grupos irão trabalhar em conjunto determinada parte da nossa vida.

A quantidade de planetas que habitam cada um desses hemisférios nos indicará quais áreas da vida sofrerão mais influências dos astros. Assim, quando estivermos analisando nosso mapa astral, aí é que encontraremos traços mais específicos de nossa identidade, que serão também os aspectos que mais precisaremos dar atenção.

Na Mandala Astral identificamos o Hemisfério Norte na metade de baixo do Mapa, o Hemisférios Sul na parte de cima, o Leste na metade esquerda e o Oeste na Direita. Os quadrantes são quatro divisões angulares, formados a partir da divisão do eixo horizontal com o vertical. Os quadrantes se iniciam nas Casas 1, 4, 7 e 10. E cada um deles traz entendimentos sobre nossa personalidade.

Cada um é composto por três casas subsequentes, assim, o Quadrante 1 é composto pelas Casas 1, 2 e 3. O Quadrante 2, pelas casas 4, 5 e 6. E assim por diante. Dessa forma, a Casa 5 se encontra nos Hemisférios Norte e Oeste, assim como no Segundo Quadrante.

Segundo Quadrante: Casas de 4 a 6

As Casas Astrológicas 4, 5 e 6 são representadas pelo Segundo Quadrante. Elas trazem aspectos que nos ajudam no desenvolvimento da nossa própria personalidade. Os aprendizados do primeiro quadrante são interiorizados e transformados na Casa 4, que é onde precisamos nos voltar para dentro e refletir sobre tudo o que foi aprendido até então.

As transformações obtidas na Casa 4, começam a se organizar e procuram seu lugar no mundo através da Casa 5, é nela que buscamos expressar as mudanças profundas. Na Casa 6 buscamos lapidar essas mudanças e deixar cada uma delas cada vez mais próximas e verdadeiras à nossa natureza.

Um segundo quadrante muito povoado por planetas nos indica pessoas mais tímidas, que também são inseguras e que muitas vezes precisam que os outros validem sua própria identidade. Também podem ser pessoas que gostam de cuidar ou de servir de alguma forma.

Casas Angulares, Sucedentes e Cadentes

As Casas astrológicas ainda sofrem um outro tipo de agrupamento e se dividem em: Casas Angulares, Sucedentes e Cadentes. As primeiras são aquelas posicionadas logo após os quatro ângulos que são formados pelo eixo horizontal e vertical. Logo após o primeiro ângulo, temos a Casa 1 (do ascendente), a Casa 4 (Fundo do Céu), a Casa 7 (Descendente) e a Casa 10 (Meio do Céu).

Essas Casas são as casas onde se criam as energias, geralmente por dilemas apresentados por suas oposições (A Casa 4, da família, opõe-se com a 10, do trabalho e criam dilemas entre ser presente na família ou trabalhar). Esses questionamentos e conflitos são trabalhados nas Casa Sucedentes, que são as Casas 2, 5, 8 e 11.

E as Casas Cadentes são responsáveis pela reestruturação de valores. Na Casa 3 aprendemos quem somos quando em contraste com o outro, na 6 refletimos como utilizamos nossa energia na 5, na 9 temos uma noção mais apurada de como funcionamos e na 12 uma consciência de que pertencemos a algo maior que nós mesmos.

As Casas sucedentes 2, 5, 8 e 11

As Casas Sucedentes são associadas com os signos de Touro, Leão, Escorpião e Aquário, que acabam consolidando as energias que geram os signos cardeais. A Casa 2 adiciona substância ao que percebemos na Casa 1 como sendo a nossa identidade.

Na Casa 4 temos uma noção mais apurada do nosso “EU” e é na Casa 5 que conseguimos expressar quem somos. Na Casa 8 nos aprofundamos em nós mesmos a partir de nossas reações mais íntimas, que são experienciadas através de relacionamentos na Casa 7.

Na Casa 10 aumentamos o nosso conhecimento de nós mesmos enquanto seres sociais, para que na Casa 11 possamos expandir a nossa identidade. Localizam-se de formas opostas e muitas vezes criam conflitos entre si.

Os elementos das Casas

As Casas Astrológicas trazem ainda significados relacionados aos quatro elementos: fogo, terra, ar e água. Esses elementos possuem características próprias que acabam influenciando os aspectos da nossa vida.

O fogo está presente nas Casas 1, 5 e 9. É o combustível utilizado para criar, para trazer o novo. As Casas de Terra, 2, 6 e 10 representam nossa relação com o material, é através delas que trazemos aspectos do nosso mundo espiritual para o plano concreto.

Já as Casas de Ar, 3, 7 e 11 se relacionam com a capacidade de analisar algo de forma objetiva. E por fim, as Casas de Água, 4, 8 e 12 fecham o ciclo com sua característica subjetiva, onde trazem aspectos sobre a nossa habilidade de se conectar e ver o que existe numa camada mais profunda de nós mesmos.

As Casas de Fogo: 1, 5 e 9

O fogo quer trazer quem somos para o mundo, é a necessidade de expressão do que encontramos dentro de nós. Na Casa 1 juntamos o elemento de fogo com a qualidade Angular da Casa e temos a liberação da vida.

Na Casa 5 damos foco para o que foi criado na Casa 1. Buscamos coisas pelas quais nos sentimos atraídos, que fazem o mundo ganhar sentido. Expressamos a nossa individualidade naquilo que produzimos, e assim reforçamos a nossa identidade.

Na última casa de fogo, na Casa 9 repensamos nossos valores através de um contraste entre nós e o mundo. Percebemos a vida em tudo o que está ao nosso redor, dando um significado mais amplo para o nosso papel.

Os Signos na Casa 5

Mulher abrindo um livro com os símbolos dos signos.

A Casa 5 fala, sobretudo, de prazer, de divertimento. Ela é o caminho da autoexpressão, onde nossa identidade encontra sua forma de se mostrar ao mundo. Os signos com o qual se relaciona trazem aspectos para essa área de nossa vida e podem influenciar de diversas formas. Ficou curioso para saber como essa Casa afeta a sua vida? Leia abaixo!

Áries

Áries na Casa 5 se traduz em pessoas que não gostam de limitações, é alguém muito fiel a si mesmo. São pessoas apaixonadas, até quando se trata de briga. Gostam de uma briga quente, acreditam que ativa os ânimos.

Além disso, geralmente são pessoas que gostam muito de festa e não possuem dificuldade alguma em organizar uma em pouquíssimo tempo. São muito extrovertidas e adoram esportes, animam todo mundo ao seu redor. Estão sempre buscando algo novo e ficam impacientes sem fazer nada.

Touro

Quem tem Touro na Casa 5 pode entrar num relacionamento só para ter um bom sexo, precisarão de uma estabilidade emocional para decidir se manter nele. Apreciam todas as formas de gratificações, tudo o que é belo e cria prazer.

Provavelmente irão gastar bastante com atividades que se relacionem com diversão. Possuem um lado criativo mais prático e se sentem mais confortáveis com pessoas que conhecem. Geralmente criam vínculos muito fortes com os filhos.

Gêmeos

A Casa 5 com Gêmeos nos traz alguém com muita desenvoltura na conquista, são pessoas que seduzem através da palavra, através do intelecto. São muito inteligentes e igualmente imprevisíveis. Costumam trabalhar se divertindo e muitas vezes possuem uma dificuldade em perceber qual das duas tarefas estão realizando.

Talvez possuam muitos romances, mas não são muito chegados ao contato físico. São pessoas que desenvolvem mais a troca mental e estão constantemente procurando entender a si próprios e o mundo ao seu redor. Podem contribuir muito com o mundo através da sua forma de explicar a realidade.

Câncer

Câncer geralmente indica áreas em que teremos mais sensibilidade ou uma conexão mais forte com nossas raízes. Câncer na Casa 5 traz bons aspectos no que tange o relacionamento com os filhos. Contato com crianças é fundamental para que encontrem sua felicidade.

A inteligência, a emoção e a criatividade são os pilares da compreensão. Será uma pessoa que entende através do que sente. No romance talvez tenha muitas experiências de coisas boas e ruins, uma gangorra de emoções. Quando se apaixona é muito carinhoso com a pessoa amada.

Leão

Leão é um signo que gosta de luz, de atenção, quando na Casa 5 ele está em uma casa confortável. Temos então uma pessoa muito conectada com o seu corpo físico, além de muito criativos e dinâmicos.

São donos de uma paixão ardente, não economizam esforços para demonstrar seus afetos. Gostam do jogo de conquista, trazendo um pouco de competitividade para a sedução. Nunca negam um elogio e quando sentem que estão sendo amados, adotam uma postura leal e cheia de generosidade.

Virgem

Quem possui Virgem na Casa 5 do Mapa Astral talvez seja um tanto perfeccionista quando se trata dos possíveis pares amorosos, tendem a fazer uma escolha se baseando muito mais em o outro ser ou não merecedor de seu amor. Podem também colocar condições para o relacionamento e só passam para a próxima etapa quando a primeira tiver sido completada.

São muito críticos e analíticos. Esse criticismo se estende ao parceiro e também aos filhos. De toda forma, quando pais, serão muito atentos às necessidades materiais dos filhos e não deixarão faltar nada nesse aspecto. Já o lado emocional provavelmente ficará um pouco de lado.

Libra

Quem possui Libra na Casa 5 geralmente precisa de outras pessoas para que consigam ter noção de seus próprios talentos. Estão sempre buscando apoio em um parceiro, mesmo que seja para a execução de suas próprias ideias. São pessoas que buscam se divertir enquanto trabalham, então não conseguem se dar muito bem em áreas nas quais não possuem nenhum interesse.

São atraídos por pares elegantes, atraentes, com alguma vocação artística, não gostam de estar sozinhos. Gostam de se sentirem admirados pelo par romântico e não dispensam mimos. São pessoas que veem nos filhos a forma como as outras pessoas veem os próprios nativos, por essa razão cobram muito os modos e a educação de seus descendentes.

Escorpião

Os nascidos com Escorpião na Casa 5 do Mapa Astral se interessam por um relacionamento que seja intenso e procuram essa mesma intensidade no parceiro. Podem confundir o sexo com algum jogo, no qual correm o risco de se viciar. São muito atraídos por mistérios, podendo dedicar algum de seu tempo livre para isso, ou até mesmo se envolvendo em relacionamentos secretos.

Possuem algumas características possessivas que podem facilmente se estender ao parceiro ou aos filhos. Geralmente quando pais, são extremamente controladores com os descendentes. O grande aprendizado estará em entender que controle não significa amor e que há outras formas de amar.

Sagitário

Os nativos de Sagitário na Casa 5 são pessoas otimistas que gostam e sabem se divertir. São muito criativos e sua intuição os conecta com os poderes astrais de criação, possuem muito entusiasmo pela vida.

Se relacionam muito bem com crianças, as tratando com muito respeito e apreciam brincar com elas. Nos relacionamentos estão sempre prontos para dar início, não tanto para se manter num mesmo. São muito livres e não conseguem lidar com muitos compromissos.

Capricórnio

Capricórnio na Casa 5 nos traz pessoas com uma certa dificuldade em relaxar ou se divertir. Para esses momentos acabam escolhendo atividades mais relacionadas com disciplina, como jogos tradicionais, que não necessitem de muita agitação física. Isso é uma consequência de não conseguirem agir com muita espontaneidade.

Essa dificuldade acaba se tornando um obstáculo para a criatividade, preferem atividades que sejam mais práticas. Quando se tornam pais, geralmente já estão em idade mais avançada e o relacionamento emocional com os filhos costuma ser distante. Mas oferecerão sempre a melhor educação, para que possam se tornar pessoas responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade.

Aquário

Quem nasce com Aquário na Casa 5 se diverte com atividades onde possam exercitar o seu intelecto. Invenções, investigações são algumas das coisas que gostam de fazer para aproveitar o tempo livre. Procuram fazer essas atividades em grupo, uma vez que não se divertem muito fazendo coisas sozinhos.

Possuem uma capacidade inventiva muito grande, mas sua mente não funciona muito bem quando se trata de trazer essas coisas para o mundo concreto. Para o amor, preferem relacionamentos onde possam ser amigos dos parceiros, muitas vezes é justamente por aí que começa a paixão. Precisam de alguém com quem possam trocar ideias e debater.

Peixes

Nascidos com Peixes na Casa 5 do Mapa Astral são pessoas que se sentem muito atraídas pela arte. É aquele pessoa que toca um instrumento, que escreve, que pinta, que busca no mundo imaginário os recortes que vê em seus dias. Podem ficar horas assistindo alguma apresentação artística, apaixonam-se pelo o que acham belo.

É essa estética expressa com criatividade que as fazem se sentir bem com a vida. Sentem dificuldade em entender o que buscam num par amoroso, muitas vezes se apaixonam pela ideia do relacionamento e não pela pessoa em si. Gostam de crianças, muitas vezes tendo filhos cedo, por quem não medirão esforços e entregarão tudo o que puderem.

Os Planetas na Casa 5

Sistema solar.

A Casa 5 fala sobre a forma como nos divertimos, sobre onde encontramos prazer. Fala ainda sobre nossa forma de se apaixonar, sobre sexo, sobre filhos. Os planetas que habitarem essa casa trazem aspectos que irão propiciar uma série de variações nessas partes da nossa vida. Para entender como cada um dos astros influencia a Casa 5, leia o texto a seguir.

Lua

Os nativos com Lua na Casa 5 são pessoas que trabalham muito e possuem sempre fartura na mesa. Uma lua forte nessa casa traz muita prosperidade para o nativo. Um lua crescente ou cheia dá muita inteligência, com convicções fortes. Com vários filhos com quem possuirá uma conexão forte.

Com uma Lua Nova ou minguante, será inteligente, mas não tão sensato. Terá dificuldade em tomar decisões e ainda que defenda seus ideais, sua moral não será tão nobre quanto ao nativo de lua brilhante. De toda forma, ambos os aspectos nos dão uma pessoa que realiza boas ações sem interesses, os filhos serão motivo de felicidade.

São pessoas jovens, brincalhonas, interagindo muito bem com crianças. Há a possibilidade de ainda conseguirem ver o mundo pela mesma ótica da infância. Por esse mesmo motivo possuem uma carência de atenção que pode levá-los a buscar áreas do entretenimento ou educação, onde sua criatividade será apreciada.

Mercúrio

Mercúrio na Casa 5 gera uma pessoa muito inteligente, com um intelecto admirável e referência em sua área de atuação. Sua inteligência soma-se à sua criatividade e inovação, é uma pessoa capaz de trazer resultados que contemplem tanto o aspecto racional quanto prático.

Tem altos princípios morais e muitas vezes pode se relacionar com alguma religião ou boas ações. Os filhos trarão muita felicidade. São pessoas que não conseguem lidar muito bem com responsabilidades muito grandes, pois percebem mais felicidade em uma vida livre e de aventuras.

Vênus

Vênus se sente muito confortável na Casa 5, é um aspecto que promove a busca pela autossatisfação e um cuidado com si próprio no que tange a sua imagem. Tem um aspecto que favorece esse ponto, sendo vistos como mais atraentes pelo parceiro.

Geralmente vivem uma vida romântica feliz e um bom relacionamento com os filhos. Atraem-se por áreas artísticas e buscam a produção destas, sendo muitas vezes através do cinema, livros ou outras áreas do lazer. Possuem um pouco de boa sorte nos jogos, mas é preciso cautela para que a sorte não se inverta.

Sol

Os nativos com Sol na Casa 5 alcançam seu objetivo de vida ao realizar atividades que os façam sentir-se vivos. Precisam expressar o seu “EU” para que não deixem de ver o sentido da vida. Atividades relacionadas com a expressão artística caem muito bem para os nativos, dessa forma conseguem colocar para fora suas emoções e pensamentos e libertar o seu espírito.

Sempre pensam que poderiam fazer o que fazem melhor. Relacionar-se amorosamente com outras pessoas traz um sentimento de estar vivo para os nativos, assim como ter filhos, que expande a sua influência.

Marte

Nascidos com Marte na Casa 5 são pessoas espontâneas, que trazem uma criança interior alegre e criativa. Costuma gostar de jogos, sejam atividades esportivas ou apenas jogos em telas. E são atraídos por competições, desde que sadias, principalmente se tiverem qualquer coisa de artístico.

No romance possuem gosto para conquistar a pessoa de desejo e podem manter diversos interesses amorosos. Flertes muitas vezes são vistos como diversão. Geralmente possuem hobbies diversificados, uma preferência por algum esporte ou até mesmo alguma arte marcial pode ser ótimo para extravasar as energias de Marte.

Júpiter

Júpiter na Casa 5 traz um aspecto divino para o posicionamento. É bem provável que os nativos encontrem um sentido divino em sua criatividade. Quando recebem alguma ideia de que gostam, as tornam tão enormes e tão melhor elaboradas que já se tornam inteiramente suas.

Para que se sintam livres nunca podem diminuir ou retroceder, então as aventuras precisam ser cada vez maiores, assim como os desafios. Romântico por natureza, os nativos gostam de uma boa perseguição. Geralmente possuem um bom relacionamento com os filhos, às vezes podem projetar algumas expectativas deslocadas e esperar que os filhos vivam todas as aventuras que ele próprio não viveu.

Saturno

Quem nasce com Saturno na Casa 5 são pessoas que querem ser amados por suas originalidades, mas ao mesmo tempo são excluídos por serem tão diferentes. Geralmente são crianças que só se sentem amadas quando vivem aquilo que os pais desejaram para elas. Então escondem sua individualidade e agem a favor da imagem que foi criada para elas.

No entanto, não percebem nada disso, ficam observando a imagem delas próprias sendo outra coisa, enquanto sua real forma se mantém escondida. Seu maior desafio será entender que os pais não mais a observam e que podem se permitir ser quem são.

Urano

Os nativos com Urano na Casa 5 propõe uma certa imprevisibilidade na área amorosa da vida. São pessoas sem muitas amarras sentimentais que trocam de relacionamento sem se doer muito. Poderia muito bem terminar um relacionamento só porque ficou entediado.

O novo sempre lhe é interessante. Mesmo porque seus relacionamentos têm o hábito de começarem de forma inesperada e nada convencional. Geralmente essas pessoas possuem algumas atitudes pouco convencionais quando se trata de sexo. Comunicam-se de uma forma um tanto incomum e surpreende a todos.

Netuno

Netuno na Casa 5 traz pessoas muito românticas, até com tendências platônicas. Os nativos, no entanto, podem sofrer grandes desilusões. Doam-se completamente aos relacionamentos e poderão ter que lidar com as decepções da realidade. Cultivam o sonho do relacionamento perfeito, da cara metade, que nem sempre vai ser a pessoa tão idealizada na mente do nativo.

Essa projeção também alcança os filhos, que muitas vezes sentem uma carga por parte dos pais com esse aspecto. Creem que os filhos são algo excepcional e idealizam muito quem eles serão e quais resultados alcançarão na vida. Há então de ter um certo regramento nesse sentido, explorar atividades criativas pode ser um ótimo recurso.

Plutão

A Casa 5 é uma casa que naturalmente traz uma necessidade de se sentir especial, mas os nativos com Plutão nesse posicionamento pode transformar essa necessidade em obsessão. Correm o risco de recorrer a movimentos exagerados para se comprovar.

Para os nativos, ser amado está relacionado com a sobrevivência em seu modo mais instintivo. Trazer filhos para o mundo pode ser muito impactante para quem tem esse aspecto, os homens veem isso como um atestado de que a idade está chegando e as mulheres veem a dificuldade do parto como inibidor.

Terra

O posicionamento do planeta Terra no Mapa Astral tem um significado cármico. Representa a missão de cada um. Nascidos com Terra na Casa 5 atingem o máximo do potencial criativo através dos filhos que terão, sempre que consigam cultivar uma relação de cooperação e construtiva. A alma de quem possui esse posicionamento chega na terra preparada para viver o amor de forma livre e fácil.

Nodo Norte

Nodo Norte na Casa 5 expressa uma grande necessidade de comunicar o self (quem se é) de forma mais espontânea. Os nativos precisam buscar tudo o que os fazem se sentir mais originais e fiéis à sua identidade. Precisam conseguir se desvencilhar das metas comunitárias e objetivar as suas próprias.

Nodo Sul

Os nativos com o Nodo Sul na Casa 5 precisam buscar mais envolvimentos em atividades que são realizadas em grupo. Necessitam desenvolver um conhecimento do comum, do social, ao invés de se preocuparem com seus próprios interesses.

Por que a casa 5 é considerada a casa onde revelamos nossa identidade?

Menina feliz.

É na Casa 4 que compreendemos quem somos, após uma profunda reflexão e transformação dos valores absorvidos, conseguimos enxergar melhor o que somos. Após essa percepção é o momento de externamos essas características, que podem ser desconhecidas por muitas pessoas do nosso convívio.

É na Casa 5 que isso acontece. Essa Casa tem aspectos favoráveis que estimulam essa comunicação do self. Os signos, planetas e outros trânsitos que encontramos na Casa 5 nos dão argumentos de compreensão, dessa maneira conseguimos entender melhor como essa expressão acontecerá de forma mais natural para nós.

Autor deste artigo

A astrologia foi dona da reviravolta em minha vida. Sempre trabalhei com comunicação, mas foi um Mapa Natal que me levou para o universo da escrita. Sou apaixonada por livros, literatura, letras e todos os sons que uma palavra é capaz de ecoar.

Palavras-chave relacionadas


casas mapa astral

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.