Significado da Casa 4: Fundo do céu, no mapa,  para astrologia e mais!

Significado da Casa 4: Fundo do céu, no mapa, para astrologia e mais!

Conheça a Casa 4 e descubra o que ela diz sobre sua relação com a família e como ela é fundamental para a descoberta de si mesmo!


Significado geral da Casa 4 no Mapa Astral

Relógio solar.

A Casa 4 é o momento de assimilar o que aprendemos nas três casas anteriores. Na Casa 1 aprendemos sobre ser algo, na Casa 2 sobre nossos limites físicos e na Casa 3 de que somos alguém a parte do todo.

Agora, na Casa 4, é o momento de juntar todos os recortes que colecionamos e montar uma base para o desenvolvimento. Muitas pessoas continuam juntando informações e nunca atingem o momento de consolidação do que podem ser.

Isso pode ser visto quando vemos alguém tão ocupado com o exterior, seja trabalhando, saindo, assistindo um filme, consumindo rede social e nunca, de fato, refletindo. A Casa 4 é o lugar para o qual vamos quando nos voltamos para dentro. Ficou interessado? Veja mais detalhes a seguir.

Casa 4 e suas influências

Pedras e cristais na Astrologia.

A Casa 4 se trata de privacidade, é a vida que levamos fora dos olhares alheios. Traz um conceito de lar, um lugar onde criamos raízes. Quanto mais influência temos nessa casa, maior nossa necessidade de seguir tradições e rotinas familiares.

Tudo o que tange o assunto de tradição também é tratado aqui: convenções sociais, normas culturais. Também é para essa casa que olhamos quando pensamos em nossos pais, a influência das figuras paternas pode ser analisada aqui. Saiba mais detalhes sobre a Casa 4 na sequência.

A Casa 4

A Casa 4 fala sobre o subjetivo, sobre nossas formações mais profundas. Sobre nossos pais, nossa ascendência, sobre as tradições nas quais nossas crenças e percepções foram fundamentadas.

A função dela é manter algumas características individuais de maneira estável, como se fossem um regulador de emoções. Ela é a base de onde partimos, o lugar para onde voltamos. Por isso essa relação tão próxima de lar, de casa, de família.

Ela também fala sobre a maneira como finalizamos as coisas, como serão os encerramentos. É a casa que reflete nossa capacidade emocional, nossa habilidade de reconhecer e sentir sensações e sentimentos, como satisfação, felicidade.

Imum Coeli ou Fundo do céu

O Fundo do Céu significa a influência em nós da nossa família de origem, a família na qual fomos criados e na qual baseamos muitas das nossas percepções sobre a vida. Chegamos ao mundo sem nenhum conhecimento do que é esse lugar, do que é a sociedade.

A infância é o nosso primeiro contato e geralmente é a família o grande catalisador de experiências, signos e símbolos. Nossa interpretação do ambiente é a nossa base para formação de opiniões e levamos isso para o mundo. É isso que representa o fundo do céu, essas verdades essenciais que são particulares de cada um.

O sentido do “eu” na Casa 4

Viver é necessário para se conhecer, não há como entender nossos gostos e nossas realidades senão através de experiências, através de vivências. Nem sempre haverá acertos e talvez a viagem para fora seja longa até que se perceba que o futuro, de alguma forma, sempre esteve presente.

A Casa 4 se conecta com a nossa segunda metade da vida, depois de já vividas algumas coisas, começamos a perceber e entender melhor o que queremos. Deparamo-nos com motivações muito profundas que nem sabíamos estar lá.

Nesse contexto, terapia, reflexão, meditação, potencializam as energias da Casa 4 e nos permite acessar esses desejos. Com um olhar consciente sobre essas vontades, podemos adiantar esses desejos, ao invés de nos distrair com o que está do lado de fora.

As influências da família e origens herdadas

Uma Casa 4 bem aspectada vai trazer riquezas familiares, seja através de herança ou através de um forte laço com nossa ancestralidade. Serão histórias que trazem boas memórias, e são capazes de intensas nostalgias.

Os planetas e signos que estiverem compondo essa casa vão revelar a atmosfera que sentíamos vindas do lar, qual o tipo de nutrição que recebíamos, ou até mesmo instrução. São as heranças psicológicas que herdamos da família. De forma mais profunda, podemos até ter acessos às qualidades genealógicas, como heranças étnicas ou raciais.

Por outro lado, as heranças psicológicas serão responsáveis por criar o senso de lar, são eles que nos levarão para perto do que é familiar, que nos levarão de volta, seja de volta para algum lugar ou para perto de alguém. Aqui, o significado de lar é muito particular de cada um.

Casa 4 e o Lar

A Casa 4 ainda tem muita influência sobre o lar. Ela se conecta com a nossa mais profunda percepção do que é um lugar seguro. Nossa casa vai trazer ambientes que criam uma atmosfera reconhecível de alguma forma.

Algo que nos fazia sentir seguros, que nos dava a sensação de lar na infância, provavelmente se manifestará de alguma forma na nossa casa, pois ressoam dentro de nós.

Dependendo de como for o Mapa Astral do sujeito, nem sempre o lar se tratará de algum espaço físico, ou até mesmo de algum laço específico. Dependendo dos valores que a pessoa tenha coletado nas Casas anteriores, podemos estar falando de alguém que vê o lar num sentimento de aventura, no hábito de viajar ou de explorar o mundo.

A Casa 4 e o Pai

Existem duas linhas de estudo sobre a relação da Casa 4. Uma delas relaciona essa Casa com a mãe, e era a única a ser considerada até recentemente. Até que uma astróloga, baseada em seus clientes, apresentou uma outra visão sobre essa casa, relacionando-a com o pai.

Há ainda quem relacione a Casa 4 com a figura mais presente, que está mais relacionado com apresentar a criança à sociedade. Partindo desse último entendimento, é importante dizer que essa Casa não fala sobre como essa mãe ou pai eram, mas sim como eram percebidos pela criança.

Alguém com Saturno na Casa 4, por exemplo, está mais tendencioso a perceber os traços de Saturno na figura modelo. Então por mais que na maior parte do tempo tenha recebido amor e carinho, vai registrar melhor os momentos ruins, mesmo que tenham sido poucos.

Descoberta de uma própria e tímida identidade

É na Casa 4 que vivemos a descoberta mais profunda de quem somos. É nela que formamos a imagem real que temos sobre nós mesmos, aquela percepção que se forma no nosso inconsciente.

É nela também que ficam guardadas as validações que tivemos da nossa infância e sob a qual construímos nossos valores e nossos anseios. Ao nos voltarmos e nos aprofundarmos no inconsciente, começamos a ter um vislumbre de quem realmente somos e quais são nossas reais vontades e desejos.

Além disso, quando o lado de fora (o que acontece fora de nós) deixa de ter sentido e deixa de ser combustível para nossa busca, temos a oportunidade de nos voltar para dentro e descobrirmos aos poucos a identidade que pede para sair, que busca reconhecimento e aceitação, não dos outros, mas sim de nós mesmos.

As Casas, agrupamentos e classificações no Mapa Astral

Símbolo da astrologia.

As Casas Astrológicas são divisões feitas pelos astrólogos de posicionamentos no céu. São 12 áreas divididas e cada uma delas corresponde aos 12 signos. Cada uma dessas Casas são agrupadas entre si e possuem significados próprios que correspondem a diferentes aspectos da nossa vida.

Essa divisão auxilia a leitura de aspectos e especificidades de nossa personalidade. Os agrupamentos podem ser Hemisféricos, há também os Quadrantes, as Casas Angulares, as Casas Sucedentes ou as Casas Cadentes.

Uma outra classificação que também está presente nas interpretações astrológicas são por elementos, seriam eles as: Casas de Fogo, de Terra, de Ar e de Água. Cada um desses elementos leva suas próprias condições para as casas. Continue a leitura e saiba mais sobre como a Casa 4 é influenciada por todas essas variações.

As Casas Astrológicas

As Casas Astrológicas trazem características sobre áreas específicas de nossa vida. Enquanto a Casa 2 fala sobre nossa relação com o material, por exemplo, a Casa 4 fala sobre como lidaremos com o nosso relacionamento familiar e tradições.

As Casas serão influenciadas pelos signos ao qual estiverem conectadas e os planetas ou outros elementos que a habitarem, levarão suas próprias características para aquela área da nossa vida. Planetas que estiverem em aspecto uns com os outros, ou a relação de um determinado planeta em uma determinada casa, também geram outros significados.

Assim, cada variação entre a relação dos elementos pode trazer traços muito distintos entre as pessoas. Dessa forma, os significados da Casa 4 estarão sujeitos às relações que ela faz em nosso Mapa Astral, assim como às influências dos planetas que a habitam.

Os Hemisférios e Quadrantes

O Mapa Astrológico é dividido em 12 Casas, mas isso não é tudo. As Casas Astrológicas podem ser agrupadas em Hemisférios: Norte, Sul, Leste e Oeste. Cada um desses hemisférios irão trabalhar em grupo para governar certas áreas da nossa vida.

O número de planetas que existem em um setor ou outro nos ajudará a identificar quais áreas de nossa vida estarão recebendo mais influências dos astros. Dessa forma, numa análise Astral, serão nestas que iremos encontrar mais pontos de atenção e reflexão.

Na Mandala Astral iremos identificar o Hemisfério Norte na metade de baixo do Mapa e o Hemisfério Sul na parte de cima. Assim como o Leste estará na metade esquerda e o Oeste na Direita.

Já os quadrantes são quatro divisões formadas a partir do eixo horizontal com o vertical. Se iniciam nas Casas 1, 4, 7 e 10. Cada um é composto por três casas subsequentes, assim, o Quadrante 2, pelas casas 4, 5 e 6, o Quadrante 3 pelas Casas 7, 8 e 9. E assim sucessivamente. A Casa 4, então, se encontra tanto no Hemisfério Norte quanto no Oeste e no segundo quadrante.

Segundo Quadrante: Casas de 4 a 6

O Segundo Quadrante representa as Casas Astrológicas 4, 5 e 6. Elas se relacionam ao que tange o crescimento da própria personalidade. Todos os aprendizados das primeiras três casas é interiorizado e é na Casa 4 que entendemos como essas bases podem ser identificadas na nossa própria personalidade.

Na Casa 5 buscamos expressar esses valores que foram absorvidos e transformados, e na Casa 6 procuramos aprimorar cada vez mais essas características em nossa identidade.

Geralmente, quem possui esse segundo quadrante muito povoado por planetas procura manter um relacionamento com pessoas mais próximas, gosta de cuidar e servir. Pode também ser um tanto insegura, tímida, muitas vezes precisando que opiniões alheias validem a sua própria.

Casas Angulares, Sucedentes e Cadentes

As Casas astrológicas também são agrupadas como Angulares, Sucedentes e Cadentes. As Angulares estão posicionadas logo após os quatro ângulos, são elas: a Casa do Ascendente que é a 1, a Casa do Fundo do Céu que é a 4, a Casa do Descendente que é a 7 e a Casa 10 sendo o Meio do Céu.

Cada uma dessas casas é representada por signos opostos, dessa forma é muito provável que representem as áreas da nossa vida que estarão em conflito entre si. As energias que nascem desses conflitos, geralmente, são trabalhadas nas Casas Sucedentes.

Além disso, é nas Casas Cadentes que iremos transformar tudo o que foi trabalhado nas Casas Sucedentes. São as primeiras que reorganizam símbolos e significados, que transformam valores e através disso decidem quais mudanças iremos realizar nas nossas vidas.

As Casas angulares 1, 4, 7 e 10

As Casas Angulares são as responsáveis pelos nossos dilemas, são as oposições dos signos no mapa que causam os paradoxos que muitas vezes parecem impossíveis de serem solucionados.

Essas Casas correspondem aos signos cardeais, que são os que geram ou estimulam a criação de energias, são eles: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Da mesma forma que os signos possuem essa função de combustão, assim são as casas.

A Casa 1 fala sobre identidade pessoal, a Casa 4 sobre o nosso ambiente familiar, a Casa 7 sobre nossos relacionamentos pessoais e a Casa 10 sobre nossa Carreira. Da mesma forma que os signos se opõem e criam conflitos, as casas, e consequentemente seus significados, também o fazem.

Os elementos das Casas

As Casas Astrológicas também possuem significados que se relacionam aos quatro elementos: fogo, terra, ar e água. Cada um desses elementos traz suas características para o signo que as rege e consequentemente para as casas.

O fogo se relaciona com a criação, é o combustível necessário para criar, ele está presente nas Casas 1, 5 e 9. Já as Casas de terra estão mais relacionadas com o mundo material, significam o nosso espiritual no plano concreto, são as Casas 2, 6 e 10.

O elemento ar está mais conectado com a competência de conseguir ver e analisar algo de forma objetiva, estão representados nas Casas 3, 7 e 11. As Casas de Água, por sua vez, falam de sentimentos, a capacidade que temos de conseguir ver por entre o véu, são as casas 4, 8 e 12.

As Casas de Água: 4, 8 e 12

O elemento Água está relacionado com as emoções. As três Casas de Água, a Casa 4, 8 e 12 estão preocupadas com o que não pode ser visto na superfície. Relacionam-se com os símbolos que criamos no passado e que agora se apresentam como reflexo, como instinto de comportamento.

A Casa 4 trata sobre sentimentos muito enraizados em nós, são as influências do nosso primeiro lar, da nossa cultura ancestral. É nela que sentimos a nossa própria alegria e dor. Já a Casa 8 é onde os sentimentos são fortificados ou abalados por um relacionamento íntimo com outra pessoa. Quando duas culturas ancestrais entram em conflito.

Dois universos, duas casas que tentam habitar uma só. Sentimos a dor e a alegria de um outro alguém. Na Casa 12 amplificamos o conceito de habitar a ancestralidade do outro (que foi fortificado na 8), é onde começamos a ter noção do inconsciente do coletivo. Tomamos consciência de que não somos feitos de um. Sentimos a alegria e a dor do mundo.

Os Signos na Casa 4

Símbolos de todos os signos do zodíaco.

A Casa 4 nos leva a olhar para o que estrutura as nossas bases mais profundas. Fala sobre tradições ancestrais, sobre nossos pais, sobre a família. É dela que partimos para ver o mundo e para ela que voltamos quando precisamos de um aconchego.

Cada signo que se relaciona com a Casa 4 elabora aspectos específicos na nossa vida, nos traz obstáculos ou facilidades. Para saber mais sobre os posicionamentos e seus significados, continue a leitura!

Áries

Áries na Casa 4 do Mapa Astral geralmente é alguém que pode ser visto como uma pessoa calma, tranquila e até mesmo diplomática fora de casa. Mas da porta para dentro todas suas frustrações recaem sobre seus familiares. Muitas vezes nem leva a briga tão a sério e pode até achar divertida a discussão.

Geralmente saem de casa o mais cedo possível, não gostam de depender da família por muito tempo. São pessoas que gostam da sua individualidade e se irritam quando seu espaço particular é invadido. Geralmente decide tudo dentro de sua casa, responsabiliza-se por decidir as tarefas de todos.

No mais profundo, existe uma necessidade enorme de encontrar quem se é em si próprio, não deixando essa função para a família ou para as tradições ancestrais. Quanto mais explorar dentro de si, mais energias encontrará. Geralmente só na segunda metade da vida é que se sentirão livres para se perguntarem o que querem realmente.

Touro

Quem tem Touro na Casa 4 quer conforto e segurança dentro de casa. São pessoas que preferem uma casa bem decorada, com móveis de qualidade. Sempre que possível terão boa fartura de comida e bebida.

Além disso, são pessoas que provavelmente tiveram uma boa infância, foram nutridas materialmente e emocionalmente. Esse posicionamento traz pessoas com gosto por uma vida material confortável, com um grande papel para os prazeres materiais.

Procuram uma estabilidade financeira para se sentirem seguros. São pessoas que gostam de rotina, acreditam numa verdade absoluta e numa forma perfeita de tudo ser. Podem tornar-se fundamentalistas quando se agarram a um conjunto de princípios muito sedutor.

Gêmeos

A Casa 4 com Gêmeos nos dá uma pessoa que provavelmente mudou muito de casa quando estava na infância. Geralmente são pessoas que tiveram suas características intelectuais muito valorizadas dentro da família, e costumam ser muito importantes para o núcleo familiar.

Por mudarem e habitarem muitos lugares desde cedo, conhecendo muitas culturas distintas, possuem dificuldade em ficar em um lugar que seja muito conservador ou que sejam muito repetitivos intelectualmente. Gostam de exibir seu intelecto para pessoas que pensem de forma semelhante a eles.

Habitualmente são pessoas que possuem uma família numerosa e que possuem um grande apreço pelas tradições familiares. Assim, pessoas com esse aspecto no Mapa Astral costumam falar muito sobre seus sentimentos, para que dessa forma consigam elaborar, entender e absorver o que sentem.

Câncer

Câncer geralmente indica áreas em que teremos mais sensibilidade ou uma conexão mais forte com nossas raízes. Esse signo na Casa 4 está em sua casa natural. Os nativos com esse aspecto costumam ser pessoas muito sentimentais a respeito da família. Gostam de manter as tradições e rituais familiares.

Podem ter mudado muito de casa ao longo da vida, mas independentemente de onde morem ou por quanto tempo vão ficar num lugar ou outro, sempre farão do lugar sua casa. São pessoas que precisam ter raízes e geralmente se conectam de forma intensa com o lugar onde nasceram.

Geralmente possuem uma ligação muito próxima com a mãe, mas não necessariamente uma boa relação. Dependerá muito de onde a lua esteja posicionada no mapa. É muito provável que utilizem a própria maneira como foram educados para criar os próprios filhos.

Leão

Leão é um signo que gosta de luz e de atenção. Quando na Casa 4 terão uma casa digna de revista. Mesmo que não tenham muitos recursos financeiros, farão do seu lar o melhor que puderem. Boa comida, boa bebida, bons móveis e boas roupas. Lutarão por serem donos de seu próprio espaço.

Sua casa será seu palco, é ali que se sentirá mais criativo. São pessoas que quando crianças foram ensinadas a serem exemplares em suas atitudes. Assim, levarão este aprendizado para a vida adulta e estarão sempre buscando respeitar a imagem da família, tornando-a um ícone.

Além disso, buscam dar sua contribuição própria para a herança familiar, complementando a tradição e a história com sua própria marca individual. Podem fazer isso através da gestão de bens, alguma contribuição com a comunidade ou qualquer atividade que traga mais prestígio ao nome da família.

Virgem

Quem possui Virgem na Casa 4 do Mapa Astral é, muitas vezes, alguém perfeccionista nos assuntos da casa. São pessoas detalhistas, organizadas e até mesmo exigentes com todos os detalhes relacionados ao lar.

Esse traço pode ser motivo de muitas discussões com pessoas que não levem a organização tão a sério quanto eles. Na infância podem ter tido uma mãe que fosse muito organizada com as coisas da casa, como limpeza, horários e tudo o mais que se relaciona com o funcionamento do lar, mas que não fosse muito amorosa.

São pessoas muito estudiosas, que provavelmente terão mais de um diploma pendurado na parede. Valorizam o conhecimento e veem a educação como base para todo tipo de formação, sentindo-se muito orgulhosos de si mesmos com suas conquistas nesse sentido.

Libra

Quem possui Libra na Casa 4 evita problemas dentro de casa a todo custo. Precisa de harmonia e tranquilidade dentro do ambiente familiar, dessa forma sente que há estabilidade emocional. Assim, os diálogos tendem a acontecer em torno da justiça e da clareza. Os nativos não conseguem ficar felizes se souberem que há algum tipo de opressão ao seu redor.

Esse sentimento se expande do nível familiar e adentra na comunidade. Precisam estabelecer muitas conexões, muitas vezes acabam se envolvendo em projetos de voluntariado em função da comunidade em que vivem. Buscam utilizar sua posição na sociedade em função de implementar planos pelo bem social.

A casa dos nativos será bonita, organizada e bem decorada. Outro aspecto desse signo na Casa 4 é que são inquietos e tendem a se mudar com uma certa frequência.

Escorpião

Os nascidos com Escorpião na Casa 4 do Mapa Astral trazem um aspecto complicado para a vida infantil. Experiências traumáticas podem habitar o que deveria ter sido um momento de segurança e acolhimento. Podem ter sido abandonados durante ou a infância ou terem perdido os pais em algum acontecimento trágico, ou ainda terem sofrido algum tipo de abuso.

A relação com os pais pode ter sido rodeada de segredos, até mesmo alguma luta de poder. Todas essas questões tornam os nativos pessoas complicadas de se conviver. São pessoas com pouca paz mental, confundem o amor parental com posses, ressentem-se se um irmão ganha um presente que consideram melhor, por exemplo.

Além disso, têm uma necessidade enorme de manter o controle dentro de seu lar, para que possam se sentir seguros. Esse aspecto dentro da Casa 4 torna crucial que essas questões se resolvam ao longo da vida para que não se chegue à velhice com muitos arrependimentos ou em solidão.

Assim, um rompimento com o lugar de origem pode ser importante para a reconstrução da relação com o passado. É um trânsito que indica que algum tipo de terapia seria de muito valor.

Sagitário

Os nativos de Sagitário na Casa 4 provavelmente cresceram dentro de uma casa muito grande, repleta de animais domésticos fazendo parte da família. Com um trânsito constante de pessoas muito diferentes, pode acontecer de um dos pais serem estrangeiros ou de terem crescido no exterior.

São pessoas que possuem valores éticos e morais muito bem definidos desde sempre e percebem a importância de serem verdadeiros nas coisas que fazem e falam. São defensores dos direitos humanos e dos animais, assim como buscam sempre respeitar as culturas que não compreendem.

Gostam muito de se mudar, possuem dificuldades de permanecerem por muito tempo em um mesmo lugar. A liberdade é essencial para que possam ser felizes e não hesitarão em cortar qualquer tipo de laço que ameace essa liberdade.

Capricórnio

Capricórnio na Casa 4 forma pessoas que precisam ser maduras desde sempre, sem muito espaço para serem crianças em algum momento. Crescem em um lugar muito bem estruturado materialmente, com um ambiente muito regrado, onde todos precisam assumir suas responsabilidades.

Provavelmente não houve muita alegria na infância. Uma sensação de distanciamento afetivo dos pais em que a criança se sentia por conta própria mesmo na presença deles. A relação parental pode ter se dado a partir de um conjunto de regras muito bem definidas, não havendo muito espaço para a espontaneidade tão comum à infância.

Dessa forma, esse posicionamento no céu acaba por formar, geralmente, pessoas muito bem disciplinadas, determinadas e contidas. Podem ao mesmo tempo serem muito melancólicas. Provavelmente serão as pessoas dentro da família a quem todos recorrem para resolver situações do lar.

Aquário

Quem nasce com Aquário na Casa 4 geralmente não se identifica muito com a família de origem. Os valores do nativo tendem a ser muito dissonantes dos pais. São pessoas que possuem uma originalidade que nem sempre têm lugar dentro da tradição familiar.

Podem também terem sido educados por muitas pessoas, ou terem se mudado com muita frequência de forma que não tinham tempo de criarem laços com um lugar ou outro. São inteligentes e curiosos, disciplinados no estudo dos assuntos que lhe interessam.

Na formação do próprio lar, são pessoas que precisam do seu próprio espaço dentro de casa. Podem sentir dificuldades em fincar as raízes e talvez prefiram até viverem sozinhas. Muitas vezes seus amigos são sua família adotiva, com eles conseguem expressar melhor suas potências e se sentem muito seguros na presença deles.

Peixes

Nascidos com Peixes na Casa 4 do Mapa Astral tendem a ser pilares dentro do ambiente familiar, se colocam à disposição sem cobrar nada para isso. Costumam perdoar os familiares sem guardar rancor. Formam um laço psíquico com a família que nutre o sentimento de segurança dentro do lar.

Muitas vezes se sacrificam pela família, pois não conseguem suportar a ideia de ver alguém sofrendo ao seu lado. Gostam de meditar, estar em silêncio e dessa forma sentir a realidade de ser quem são. Podem ser muito dispersos, ainda que muito sociais e simpáticos.

O lar dos nativos com Peixes na Casa 4 é o seu refúgio do mundo, é ali que se sentem protegidos do que está do lado de fora. Muitas vezes procuram um conhecimento superior para alimentar a sua dimensão espiritual, não costumam entender muito bem os bens materiais.

Os Planetas na Casa 4

Todos os planetas do sistema solar.

A Casa 4 representa o nosso estado mais profundo, é nela que os símbolos se tornam ações, tornam-se instintos. Reflete também a nossa competência em reconhecer sentimentos, perceber emoções.

Os planetas trazem aspectos específicos para as casas onde habitam. Podem trazer traços que facilitarão ou dificultarão, que irão expandir capacidades ou retrair. Se você tem a sua Casa 4 habitada por algum planeta, leia abaixo o que ele significa na sua vida.

Lua

Os nativos com Lua na Casa 4 provavelmente possuem uma grande necessidade de se sentirem seguros. Os nascidos com esse trânsito provavelmente sentem que a segurança do lar está relacionada com raízes fortes e profundas com o lar e em seus relacionamentos.

Podem ter dificuldades em abandonar objetos da infância, com o qual criaram uma conexão emocional. Muitos acabam transformando sua casa em local de trabalho, pois isso aumenta sua sensação de bem-estar.

São pessoas que geralmente prosperam e conquistam um lugar importante na sociedade, geralmente terão abundância de comidas e confortos. São pessoas que possuem boa sorte. São muito patriotas e conectados com o grupo social de origem. Os nativos com esse aspecto provavelmente irão buscar algum tipo de carreira com visibilidade pública.

Mercúrio

Mercúrio na Casa 4 propõe uma relação com maior troca de experiências e aprendizagens com os pais, o que facilita o contato com a família de origem. Talvez tenham uma casa desorganizada, pois é palco de muitos acontecimentos.

De forma geral, lembram da infância ou de eventos relacionados com suas raízes de maneira nostálgica. Possuem habilidade para trabalhos manuais. Esse posicionamento também sugere sorte em alguma carreira imobiliária, ou de compra e venda de veículos.

Quando pais adquirem a habilidade de explicar de forma pedagógica, tornando-se ótimos educadores. São pacientes e instruídos. Sentem que sua responsabilidade é contribuir para repassar os valores de sua família. Esse trânsito também indica inteligência acentuada, grandes confortos no mundo material e um grande círculo social.

Vênus

Vênus na Casa 4 indica nativos bonitos, inteligentes e de ar bondoso. Esse planeta nessa posição é considerada uma das melhores, com um ótimo relacionamento familiar. Muitas vezes os nascidos são donos de terras, veículos e casas.

Terá uma ótima educação, gostará de artes e sentirá muita paixão pela vida. Os homens tendem a gostar muito de mulheres e num relacionamento matrimonial isso poderá ser um problema. Mas de forma geral são conservadoras em relação ao tipo de família que desejam construir.

Possuem a habilidade de serem ótimos anfitriões e por isso sentem desejo por terem uma casa que seja acolhedora, onde seus convidados se sintam confortáveis. Podem gastar muito dinheiro para que conquistem o espaço que imaginam. Esse trânsito também indica finais felizes, inclusive o da própria vida.

Sol

Os nativos com Sol na Casa 4 podem ser pessoas que dão mais valor ao lar, para as questões ligadas ao crescimento espiritual e, sobretudo, buscam diferenciar quem são do que sua família é.

Bem posicionado, o Sol significa uma boa relação com o pai ou com a mãe, mas em tensão pode significar construção de barreiras que o protejam da vulnerabilidade emocional. Ainda em tensão, esse aspecto pode representar um apego exagerado com os pais, comprometendo os relacionamentos amorosos.

No âmbito profissional, precisam aprender a funcionar sem que os problemas do lar interfiram, tendem a misturar as coisas, o que afeta negativamente em sua carreira. No geral, são pessoas orgulhosas e pouco sociáveis. Será um perseguidor da felicidade, e não terá muitos recursos materiais ou confortos.

Marte

Quem nasce com Marte na Casa 4 não costuma ter um início muito fácil, o relacionamento familiar não é muito favorável, nem numa esfera mais próxima (pai ou mãe), nem com os parentes em geral.

São pessoas que não possuem muitos bens materiais. Possuem ímpeto para militância, fanatismo ou até mesmo algum tipo de idolatria. São patriotas, mas muito críticos às tradições, aos modos de fazer as coisas e costumam ser contra as autoridades estabelecidas. Muitas vezes esse posicionamento indica pessoas nascidas em áreas de guerra.

São pessoas inovadoras, que muitas vezes irão lançar alguma nova linha de pensamento em sua área de atuação. E ainda que tenham possibilidades de adquirirem condições de vida muito boas, trocarão de carreira para isso.

Júpiter

Júpiter na Casa 4 traz bons aspectos para os nativos. Costumam ser pessoas com bom intelecto, sábio e feliz. Costuma ter uma relação nutritiva com o pai ou com a mãe, e a relação possui traço crucial na formação do sujeito. De forma geral traz bons aspectos no que tange às raízes.

Geralmente são pessoas que tiveram uma boa educação e terão uma profissão na qual serão bem sucedidos, com ótima reputação. Talvez seja uma pessoa com interesses por assuntos espirituais, religiosos ou até mesmo da filosofia.

São pessoas que se sentem protegidas pelo o que possuem dentro de si, o que também levará segurança para o lar. A prosperidade o alcança mais tarde a vida, uma casa grande e confortável para receber a todos é um de seus maiores desejos.

Saturno

Quem nasce com Saturno na Casa 4 provavelmente lidou com muitas dificuldades na infância. O seu lar quando criança tinha qualquer coisa de frieza ou falta de amor. Crianças com esse posicionamento podem sentir que a vida não é para elas, pois, por alguma razão, não encontraram a segurança ou o amor que precisavam na infância.

Sentem que ninguém está junto delas quando mais precisam. Dessa forma, podem se tornar adultos emocionalmente imaturos, que cultivam um ressentimento pelo pai ou pela mãe. A educação que recebeu na infância pode tornar este nativo maduro muito cedo.

Tudo isso pode culminar em alguém ansioso por um lar sólido e bem estruturado ao mesmo tempo que luta com o medo de constituir família. É necessário que se estabilize emocionalmente para que consiga dar conta de todas as responsabilidades que um lar próprio demanda.

Urano

Os nativos com Urano na Casa 4 possuem uma certa limitação imposta pela família de origem. Sente que é invasor em sua família ou que poderia muito bem ter sido adotado. Urano traz, então, a necessidade de encontrar um lugar no qual sinta que realmente pertence.

Este posicionamento pode significar também que a unidade do lar era utilizada de alguma outra forma, como um local de troca de ideias, ou de encontro de grupos ou organizações. Representa pessoas que viram, ao longo da infância, algum dos pais tendo colapsos mentais.

São pessoas que se expressam de forma mais espontânea, gostam de renovar o lar. Quando Urano se encontra em oposição, do outro lado da Mandala, pode ter o ímpeto de mudar de vida bruscamente.

Netuno

Netuno na Casa 4 configura uma infância que impressionou muito o nativo e que se apresenta de forma recorrente na vida adulta. Muitas vezes os nascidos com esse trânsito possuem dificuldade de se desprender das memórias e vivem sempre se lamentando da vida atual, e fantasiando sobre quão melhor as coisas eram “antes”.

Podem sonhar em construir uma família perfeita e a constatação dos desafios diários levam o nativo para o escapismo da memória, criam um mundo imaginário onde não há conflitos.

Esse planeta bem aspectado nos dá alguém disposto a ouvir que as coisas não são tão perfeitas quanto gostaria, já em desarmonia podemos ter alguém confuso ou com manias. Ainda em tensão, podemos ver alguém que sempre se coloca como vítima e que terá que se esforçar muito para se individualizar em relação aos pais.

Plutão

Quem nasce com Plutão na Casa 4 geralmente é alguém que passou por uma infância turbulenta. Tendem a abafar seus sentimentos mais íntimos e se esforçam de forma contínua para controlar suas próprias emoções, defendendo-se contra elas próprias.

Além disso, sentem que algo perigoso está por baixo de si mesmos. É preciso que o monstro seja trazido para superfície. Assim, os nativos desse signo terão que cavar todas suas camadas para encontrar suas emoções mais profundas e trabalhá-las. Geralmente esse sentimento está conectado a coisas que viveram ainda quando bebês e não tinham capacidade cognitiva para perceber o que viam.

Assim, é importante que essas experiências sejam trabalhadas, se não forem, podem voltar à superfície mais tarde na vida e causar grandes estragos. Um aspecto positivo desse trânsito é uma habilidade muito boa de regeneração e reconstrução de si mesmo após qualquer colapso.

Terra

O posicionamento do planeta Terra no Mapa Astral tem um significado cármico. Representa a missão de cada um. Nascidos com Terra na Casa 4 são pessoas muito conectadas com o passado biológico, de experiências extracorpóreas.

É necessário que este nativo integre suas emoções, para que se torne um. Esta alma veio vivenciar sua relação com a família, seu relacionamento com os pais e com a suas origens e tradições.

Nodo Norte

Nodo Norte na Casa 4 traz o entendimento que o crescimento acontecerá através do trabalho interior, da percepção do self. São seres que precisam entender que suas preocupações com o externo, com o que as outras pessoas fazem ou deixam de fazer não os enriquecerá.

Sua concentração em si próprios, à sua vida privada e ao seu lar é o que os elevará. Não são as riquezas materiais que alimentarão sua alma.

Nodo Sul

Os nativos com o Nodo Sul na Casa 4 são seres que precisam se aventurar de porta afora para que possam equilibrar sua introspecção adoentada. Seria interessante que buscassem profissões que sirvam ao coletivo.

Por que é indicado parar e assimilar o que aprendemos ao chegarmos a Casa 4?

Foto de uma mulher.

A Casa 4 nos dá compreensão sobre quem realmente somos e o que realmente queremos. Muitas pessoas buscam essa resposta em valores externos, nos valores que os outros dão ou no que a sociedade e a cultura impõem.

A verdade é que a resposta para o que desejamos e o que buscamos se encontram dentro de nós. Mesmo que as respostas não sejam o que estávamos esperando ou o que os outros esperavam, precisamos entender que há espaço para tudo e para todos.

Fazer as pazes com quem somos é um passo importantíssimo que damos em busca da nossa felicidade e também a favor do nosso lugar dentro do mundo.

Autor deste artigo

A astrologia foi dona da reviravolta em minha vida. Sempre trabalhei com comunicação, mas foi um Mapa Natal que me levou para o universo da escrita. Sou apaixonada por livros, literatura, letras e todos os sons que uma palavra é capaz de ecoar.

Palavras-chave relacionadas


casas mapa astral

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.