Significado da Casa 3: para Astrologia, no Mapa Astral e mais!

Significado da Casa 3: para Astrologia, no Mapa Astral e mais!

Conheça mais sobre as características da Casa 3 e entenda como ela influencia nossa forma de nos comunicar!


Significado geral da Casa 3 no Mapa Astral

Mapa astral impresso em papel.

A Casa 3 corresponde ao momento da nossa primeira autoconsciência. É ela que dá início ao nosso processo de percepção de nós mesmo em relação ao mundo. É caracterizada, sobretudo, por assuntos relacionados à comunicação.

A linguagem e a maneira como nos comunicamos passam a ser características de distinção entre nós e os outros. É na Casa 3 em que começamos a interagir com o mundo ao nosso redor e, muito por este fator, essa Casa é considerada o início do nosso senso de comunidade e comunicação, como um acesso para o mundo do conhecimento.

É uma Casa que apresenta como reagimos de forma prática às situações racionais do dia a dia. Envolve muito a capacidade de análise e compreensão básica das situações. Geralmente, em escala mais próxima, envolve elementos do nosso cotidiano, com uma forma mais automática de conhecimento.

O signo regente desta Casa é Gêmeos e o planeta é Mercúrio. Ela vai trazer assuntos conectados ao lado racional, podendo perceber melhor sobre como lidamos com questões mais práticas na vida. Fala sobre aprendizado imediato e inteligência para analisar e compreender as situações. Ficou interessado? Leia abaixo sobre os aspectos que a casa 3 forma com planetas e signos do zodíaco!

Casa 3 e suas influências

Mapa astral impresso em papel.

A Casa 3 vai influenciar de forma muito poderosa na sua maneira de expressar e em como você interpreta o mundo ao seu redor. Os planetas que a compõem, assim como outros aspectos que a formam, vão influenciar muito a forma como é feita a comunicação.

Também afetarão a maneira como é interpretado o que está ao nosso redor e como lidamos com o que nos cerca e com os acontecimentos de cada dia. Veja a seguir alguns detalhes sobre essa Casa!

A Casa 3

As características que a Casa 3 influencia começam a ser desenvolvidas ainda na infância. Desta forma, é uma Casa que fala de relacionamentos fraternos (com primos, irmãos, etc.), que são muito importantes para a formação dessas qualidades.

Representa o que está ao nosso redor, como o ambiente em que crescemos, envolvendo também tudo o que se relaciona à nossa educação infantil. Além disso, se conecta a capacidade de identificar e nomear coisas.

Fica logo após a Casa 1, que traz uma grande liberação de energia do nosso nascimento, e após a Casa 2, que é o nosso contato mais próximo com o plano material. A Casa 3 vem para nos trazer o mundo exterior, onde nos percebemos alheios ao universo que nos cerca.

Os efeitos de Mercúrio e de Gêmeos

Mercúrio é um planeta que se relaciona aos trabalhos da mente e ao intelecto, assim como ao ato de trocar informações. Na mitologia, ele era o planeta responsável por trazer informações dos deuses para o humano e, de forma simbólica, podemos interpretar isso como o planeta que traz um conhecimento mais elevado para a realidade de todos os dias.

Mercúrio se associa a Gêmeos e esse elo acaba se responsabilizando por juntar vários recortes de informação e relacioná-los entre si e em relação a aspectos ao nosso redor.

Na Casa 3, Mercúrio está muito forte, pois vai ser muito influente em como a pessoa pensa, aprende e absorve as experiências. Além disso, ele favorece a busca de argumentos na hora de apresentar uma ideia ou um projeto.

Em geral, pessoas com Mercúrio na Casa 3 são donas de uma mente espirituosa e observadora, sendo alguém com respostas rápidas. Gêmeos nessa Casa transmite uma rapidez às características de Mercúrio. Geralmente, são pessoas que sempre têm opinião sobre tudo, inclusive assuntos dos quais não conhecem nada.

Casa 3 e Casa 9: mente concreta e mente abstrata

A Casa 3 é a que constrói o conhecimento concreto, são construções que fazemos com base em fatos que vamos coletando e absorvendo ao longo da vida. Já a Casa 9 se relaciona com a parte mais abstrata e filosófica. É nela em que vamos analisar os dados que coletamos na Casa 3.

A Casa 9 também é muito conectada ao intuitivo, agindo quando não precisamos de evidências para crer em uma coisa ou em outra. Ela está mais conectada à capacidade de criar símbolos e é dona de uma propensão a dar um significado indiscutível para determinado acontecimento.

A Casa 3 está conectada ao lado esquerdo do cérebro, ligada ao que é analítico e mental. Já a Casa 9 se conecta ao lado direito do cérebro, que consegue imaginar um desenho a partir de traços soltos.

Casa 3 e a relação com os irmãos

Na Astrologia, a Casa 3 é responsável por características que são formadas na infância e nas relações que temos dentro da família, com vizinhos que podem se tornar colegas de infância ou, ainda, com pessoas da vida escolar.

Ao mesmo tempo em que a Casa 3 fala sobre como nos relacionamos com o mundo exterior, também fala sobre o que absorvemos dele. Na fase da infância, os irmãos são agentes muito próximos e, por isso, possuem muita influência nesse aspecto.

Através da análise da Casa 3, começamos a ter acesso à forma de relacionamentos que criamos e à imagem que construímos das pessoas da nossa infância. A partir dessa análise, começamos a entender como arquitetamos o mundo ao nosso redor.

Quando alarga-se o universo infantil e acrescenta-se as relações escolares, o contato que temos com o mundo torna-se maior. Da mesma forma, aumentamos o número de opiniões e interações sociais, que vão compondo nosso caráter.

Casa 3 e as primeiras experiências na escola

A escola é um dos primeiros meios sociais com os quais a criança possui contato e cria relações fora de casa. É no ambiente escolar em que temos contato com crianças que podem ter personalidades completamente distintas das que estávamos habituados, assim como com conteúdos novos e, muitas vezes, estimulantes.

Todas essas novas relações e conhecimentos são combustíveis para a nossa mente e a maneira como lidamos com isso está diretamente ligada à nossa Casa 3. A partir dos planetas que estão nesta Casa, podemos ter uma noção das melhores formas de aprendizado. Os melhores caminhos para adquirir e processar informações aparecem nessa fase.

Além disso, a Casa 3 nos dá a chance de nos perceber frente a outras pessoas além da nossa própria família. Nesse aspecto escolar, a criança é muito ativa durante toda a infância e vai assim, até a adolescência. As discussões de ideias nesse período e os questionamentos são fundamentais para a criação da identidade frente ao mundo.

A Mente na Casa 3 sob efeito de mercúrio

Mercúrio, quando na Casa 3, possui muita força, principalmente porque esta é uma de suas casas principais. Dependendo de como ele está aspectado, pode causar resultados distintos. Se estiver em aspecto com Marte, Júpiter ou Urano, teremos uma mente mais sociável e ágil.

Já se estiver em aspecto com Saturno ou um signo de terra, teremos alguém mais lento e profundo. Nem sempre o que consideramos como sendo bom para os parâmetros sociais serão bons para a humanidade. Por isso, todas as variedades de Mercúrio na Casa 3 possuem um valor para o coletivo.

De forma geral, quem tem Mercúrio nessa posição será uma pessoa de intelecto vivo, alerta , comunicativa, com respostas rápidas e bem detalhadas. Será capaz de encontrar argumentos muito sólidos para defender seus projetos.

Casa 3 e as constantes mudanças

É possível que, se existirem muitos planetas na Casa 3 de uma pessoa, tenham ocorrido muitas mudanças de domicílio em sua infância. A forma como isso afeta o indivíduo depende muito de como os outros planetas estão posicionados.

Talvez, a pessoa tenha se tornado muito adaptável a mudanças, desenvolvendo uma flexibilidade incrível. Outras, no entanto, podem sofrer muito por terem perdido as amizades que haviam construído. Essas últimas podem ter reflexo disso ainda na vida adulta, tentando compensar a infância instável com um lar seguro.

Profissões associadas à Casa 3

Por ser uma posição astrológica de comunicação, a Casa 3 se relaciona com atividades de ensino, escrita, jornalismo, agências de publicidade, redação, vendas ou até de secretariado. Além disso, os aspectos de Mercúrio também favorecem atividades ligadas ao transporte e até mesmo à logística.

As Casas Astrológicas, agrupamentos e classificações

Mapa astral brilhando.

As Casas astrológicas correspondem às divisões do céu. De acordo com a Astrologia, são 12 Casas, assim como são 12 signos. Essas Casas são agrupadas e classificadas de algumas formas diferentes. Isso dá mais ferramentas e formas de compreensão de seus significados. Teremos os Hemisférios, os Quadrantes, as Casas Angulares, as Casas Sucedentes ou as Casas Cadentes.

Ainda teremos algumas classificações por elementos, podendo chamá-las de Casas de Fogo, Terra, Ar e Água. Cada uma com características específicas e detalhadas. Continue a leitura para conhecer mais sobre cada uma delas!

O que são as Casas Astrológicas

Cada uma das Casas corresponde a um aspecto da vida e da personalidade do nativo. Estas serão influenciadas pelos signos sob os quais estão regidas e podem também ser habitadas por planetas.

Cada signo leva suas energias para a Casa que regem e consequentemente leva aquelas energias para determinada área da vida do regido. Da mesma forma, os planetas nas Casas acentuam características ou trazem obstáculos com os quais é preciso lidar e superar.

Além disso, os planetas podem criar aspectos entre si, que podem influenciar os nativos de outras formas. A Casa 3 sofrerá inclinações, de acordo com o signo a qual estiver relacionada, assim como com a quantidade de planetas que a habitarem.

Hemisférios e Quadrantes

O Mapa Astrológico possui uma estrutura para além das 12 Casas. As Casas astrológicas são divididas em quatro hemisférios: Leste, Oeste, Norte e Sul. Cada um desses setores trabalharão em conjunto, regendo determinados aspectos da vida.

Quanto mais planetas existirem em algum desses setores, mais influências poderemos esperar de determinadas áreas, sendo elas as que ganham mais atenção em uma análise Astral.

Analisando-se a Mandala Astral, identificamos o Hemisfério Norte na metade inferior do Mapa e o Hemisfério Sul na metade superior. Já o Leste estará na metade esquerda e o Oeste na metade direita. A Casa 3, portanto, se encontra tanto no Hemisfério Norte quanto no Leste.

Primeiro Quadrante: Casas de 1 a 3

O Primeiro Quadrante é representado pelas Casas Astrológicas 1, 2 e 3. Se essa região do Mapa Astral for muito povoada por planetas, é provável que a pessoa possua uma personalidade mais privada, que seja mais independente.

Ela pode preferir fazer planos para si própria. É um sujeito que sente que é capaz de realizar mais, sem as distrações provocadas pela interação social. Geralmente, o nativo é mais objetivo e autossuficiente, sem muita abertura para opinião ou envolvimento alheio.

Casas Angulares, Sucedentes e Cadentes

As Casas Angulares são as que ficam imediatamente após os quatro ângulos: a 1ª sendo a Casa do Ascendente, a 4ª sendo o Fundo do Céu, a 7ª como Descendente e a 10ª como Meio do Céu.

Como apresentam signos opostos, geralmente, elas estarão representando quatro esferas da vida que estarão em conflito entre si. As energias sucessivas desses conflitos são desenvolvidas posteriormente, nas Casas Sucedentes.

Enquanto as Casas Angulares geram a energia e as Casas Sucedentes concentram tudo o que foi gerado, as Casas Cadentes são responsáveis pela transformação. Elas cuidam da reorganização das energias e fazem uma reconsideração de o que o nativo esteve fazendo, até então.

As Casas Cadentes 3, 6, 9 e 12

As Casas Cadentes são as responsáveis pela reorganização de valores transformados pelas vivências das Casas anteriores. Na 3, aprendemos quem somos em contraste com quem nos cerca.

Na Casa 6, temos um reflexo da energia utilizada na 5. Tanto na Casa 3 quanto na 6, estamos empenhados em encontrar nossas diferenças em relação ao mundo exterior. Essas duas auxiliam a avaliar como nos destacamos e nos distinguimos dos que estão à nossa volta.

Na Casa 9, teremos uma compreensão maior das leis que nos governam, pois é nela que procuramos os princípios que irão orientar nossa vida. Finalmente, na Casa 12, abrimos mão do ego e nos fundimos com algo além de nós mesmos.

Os elementos das Casas

Na Astrologia, podemos encontrar características relacionadas aos 4 elementos: fogo, terra, ar e água. Cada um deles traz sua natureza para dentro do signo que os rege.

Por exemplo, o fogo se relaciona com a vontade, sendo um combustível e estando presente nas Casas 1, 5 e 9. As Casas de terra se relacionam com o material, é como o espírito que se apresenta na concretude, sendo elas as Casas 2, 6 e 10.

O ar é associado com a habilidade de ver algo à distância e de forma subjetiva. Aqui, teremos associadas as Casas 3, 7 e 11. Por fim, a água, que se relaciona com os sentimentos e que se preocupa com o que está abaixo do óbvio, está conectada com as Casas 4, 8 e 12.

As Casas de Ar: 3, 7 e 11

O elemento ar se conecta com o intelecto, com a troca de ideias e com a expressão. A partir do momento em que conseguimos nos reconhecer e entender quem verdadeiramente somos, podemos nos relacionar de forma real com o que encontramos.

A primeira Casa de Ar, a Casa 3, é também uma Casa Cadente, pois é nela que o intelecto redefine, através da criação da linguagem, o que vivenciamos nas Casas 1 e 2.

A segunda Casa é a 7. Nela, nossa visão de mundo se relaciona de forma íntima com a de uma outra pessoa. Já a Casa 11 reflete o momento em que reforçamos nosso ponto de vista, através do ponto de vista de quem compartilha de nossas ideias.

Os signos do zodíaco na Casa 3

Mapa astral impresso em papel.

A Casa 3 representa o momento em que nos colocamos em contraste com os que estão ao nosso redor. Fala de comunicação, de aprendizados da primeira infância e de nossos primeiros contatos. Os signos trazem suas características próprias para esse momento e nos influenciam de diversas formas. Por isso, leia mais sobre essas influências nos detalhes abaixo e saiba tudo sobre cada um deles!

Áries

Áries na Casa 3 do Mapa Astral pode trazer um pouco de conflito para as comunicações. As características briguentas desse signo são levadas para o campo da expressão. Provavelmente, se você tem Áries neste posicionamento, é bem provável que esteja brigando com alguém de forma frequente, principalmente com pessoas mais próximas, como irmãos ou parentes.

Seu nativo costuma dar suas opiniões de forma sincera e fala o que pensa, mesmo que isso possa ofender, não tendo proximidade com os filtros socialmente praticados. Ele agarra seus ideais com força e não poupa discurso para defendê-los.

Além disso, tem uma mente ativa e incansável, possui aptidão para o trabalho de vendas ou para fazer contatos de forma geral. Costuma ser muito bom comunicador num ambiente mais informal, conseguindo expressar o que quer.

Touro

Quem tem Touro na Casa 3 costuma ter um relacionamento contínuo com a família e com os vizinhos. É uma pessoa que preza por segurança nesse aspecto da vida e que não gosta de muitas instabilidades nesses relacionamentos. Se tiver irmãos, provavelmente serão bem bonitos.

É alguém que tem uma forma prática e segura de se comunicar e que pensa bastante, antes de falar. Possui facilidade em escrever e em publicar o que criou. No entanto, pode ter uma certa dificuldade para acompanhar linhas de pensamentos mais abstratas.

Na escola, talvez, tenha sido um aluno preguiçoso. Com uma certa lentidão no aprendizado, precisa de mais tempo para absorver conhecimento. Mas, quando domina um assunto, é capaz de tratar dele com muita propriedade.

Gêmeos

A Casa 3 é a natural de Gêmeos. Dessa forma, as características do signo tendem a serem amplificadas, quando ele está nesse posicionamento. Intelecto amplificado, ágil e rápido é uma característica presente nos nativos dele.

A relação com o ambiente e com irmãos e parentes também é intensificada. Seus nativos costumam ser pessoas que mudam de opinião com frequência, sendo aqueles que dizem uma coisa, mas que fazem algo completamente diferente.

Além disso, quem possui Casas 3 em Gêmeos é alguém que fala com todo mundo e que sempre está acenando para outra pessoa, possuindo muitos contatos e sendo extremamente comunicativo. Também possui habilidade de moldar a linguagem, conforme for necessário.

É uma pessoa que possui muita curiosidade e versatilidade. Geralmente, aprende a falar cedo e possui uma mente muito lógica e racional, quando se trata de falar, escrever ou se expressar através da comunicação.

Câncer

Câncer, geralmente, indica áreas em que teremos mais sensibilidade ou uma conexão mais forte com nossas raízes. Câncer na Casa 3 vai estreitar os laços com parentes, tios, tias, primos ou irmãos.

No geral, as pessoas que possuem esse aspecto astrológico no Mapa Astral possuem uma memória excelente. Câncer, de forma geral, é um signo muito apegado ao passado, então, dificilmente seu nativo irá se esquecer de alguém ou de alguma situação que tenha sido dolorosa.

Ainda na questão do vínculo, pessoas com esse aspecto aprendem melhor na escola, quando possuem uma conexão com o professor. Quando não há essa relação afetiva, o nativo tende a ter mais dificuldade de aprendizado ou até de concentração.

Leão

Para a Astrologia, Leão é um signo que gosta de luz e de atenção. Quando na Casa 3, podemos esperar alguém que tenha um discurso persuasivo e bem articulado. Seus nativos são pessoas que conquistam os outros através da oratória, ou por uma generosidade em recompensas.

Possuem muito orgulho de seus discursos e, geralmente, têm aptidão para empreender, com muita ambição na fundação de qualquer negócio. Também têm talento para trabalhar com vendas, pois são muito criativos na maneira como se expressam.

O relacionamento com outras pessoas tende, no entanto, a ser sempre com um certo ar de superioridade, reagindo com um certo desgosto, quando são contrariados. Além disso, possuem uma necessidade de serem líderes ao discursar, não lidando muito bem com discussões igualitárias.

Virgem

Quem possui Virgem na Casa 3 do Mapa Astral são, geralmente, pessoas muito rígidas no tratamento da palavra e da escrita, especialmente em relação aos outros. São muito minuciosas em seus textos e atentas a cada detalhe.

Na Astrologia, essas pessoas são consideradas de boa memória, donas de uma mente analítica e organizada. Possuem raciocínio ágil e consequentemente muita facilidade para aprender. Os nascidos com esse aspecto são curiosos com o mundo ao seu redor, pois gostam muito de estudar e aprender, principalmente se estiverem relacionados às suas áreas de interesse.

Por possuírem uma qualidade incrível de autoanálise, são pessoas com um nível de exigência pessoal altíssimo, principalmente nos anos de crescimento. Esta pode até ter se transformado em algum tipo de complexo de inferioridade. Além disso, seu perfeccionismo pode levá-las a serem muito pessimistas.

Libra

Quem possui Libra na Casa 3 não gosta de bate boca e evita discussões a todo o custo. São seres muito favoráveis à diplomacia, gostam de resolver através de conversa, de forma pacífica. Possuem uma mente muito apurada e procuram por ambientes esteticamente agradáveis.

Sua escrita é pautada pelo belo, assim como sua forma de se expressar. Raramente terão atitudes desrespeitosas e sabem ouvir na medida certa. Dessa forma, é esperado que muitas pessoas procurem esses nativos para pedir conselhos.

Justiça é uma característica operante nos traços de quem nasce com esse trânsito no Mapa Astral. Esses indivíduos tendem a levar toda a sua comunicação através do prisma da justiça e possuem uma qualidade incrível de ver todos os lados de uma mesma situação.

Escorpião

Os nascidos com Escorpião na Casa 3 do Mapa Astral são pessoas com coragem de viver a vida, capazes de correr risco sempre que necessário. Possuem uma tendência a tentar controlar o que dizem e são seguidores da crença de quem tem conhecimento tem poder. Dessa forma, acreditam que, se a outra pessoa souber muito sobre si mesma, terá muito poder sobre sua vida.

Da mesma forma, prestam muita atenção ao que dizem os outros, para que tenham poder sobre eles. Têm chances de serem um tanto quanto obsessivos sobre suas coisas e acabam pensando desenfreadamente sobre alguns assuntos, criando um medo inexplicável, fruto das fantasias da própria mente.

Na comunicação, possuem um poder de persuasão incrível, podendo influenciar as pessoas da maneira como desejarem. Assim, têm a capacidade de mudar o mundo através do que dizem.

Sagitário

Os nativos de Sagitário na Casa 3 são pessoas com muita vontade de aventura, possuindo uma certa dificuldade em ficarem no mesmo lugar. Adoram viajar e observar outras culturas e formas de encarar a vida.

Possuem uma curiosidade sobre tudo que seja profundo e capaz de causar transformações no modo de ver ao seu redor. Não possuem muitos filtros na forma de se comunicar e se sentem livres para expressar seus pensamentos.

Além disso, são pessoas naturalmente charmosas e imaginativas. Possuem traços que podem as levar a seguir uma carreira executiva ou que lide com questões legais, assim como literatura e alguma carreira religiosa. Geralmente, possuem um bom relacionamento com os irmãos.

Capricórnio

Capricórnio na Casa 3 forma pessoas com uma certa dificuldade em se expressar através da comunicação, principalmente quando há fatores emocionais envolvidos. Possuem uma postura séria e são muito bons em esconder o que estão sentindo, graças a sua comunicação fria e racional.

Essas características transformam os nativos em pessoas não muito populares. É comum que tenham problemas de relacionamento numa esfera próxima, como com vizinhos, amigos ou até parentes. Essa dificuldade se mostra um obstáculo na hora de criar empatia e, muitas vezes, não conseguem demonstrar compaixão pelos outros.

São pessoas conservadoras, planejadoras, sem muita inovação, com um pensamento muito apegado ao certo e errado e sem considerar as nuances do aspecto humano. Quando se interessam por alguma área, possuem muita energia para persegui-la, mas não demonstram os fatores emocionais relacionados à conquista do que se querem.

Aquário

Quem nasce com Aquário na Casa 3, em geral, são seres filosóficos e que gostam de divagar. Entram em questões tão distantes do tema central da conversa que, muitas vezes, tornam o diálogo de difícil compreensão. São pessoas muito abertas a formas de expressão, mas não tanto as ideias contrárias as suas.

Além disso, podem ser bem insistentes em suas percepções e opiniões, principalmente porque confundem seu modo de ver com a verdade. Essa característica acaba dando um ar de arrogância para os nativos, o que nem sempre é real.

Provavelmente, têm irmãos de quem discorda completamente. Apesar de suas divagações filosóficas, muitas vezes, quando vão elaborar uma ideia, acabam atropelando palavras ou esquecendo de letras. Podem sofrer de ansiedade mental, pois possuem um intelecto que pensa em muitas questões ao mesmo tempo.

Peixes

Nascidos com Peixes na Casa 3 do Mapa Astral são pessoas muito educadas, com um potencial imaginativo que é expresso na maneira como se comunicam. Essa imaginação também se apresenta na forma como organizam seus pensamentos.

Muitas vezes, possuem talento para literatura e gostam muito de poesia, assim como de leis e finanças. Possuem uma adoração pela busca do conhecimento que é insaciável. Além disso, gostam de mudar o ambiente ao seu redor, de viajar e até de mudar de residência.

Costumam ser muito generosas, extrovertidas e adoram aconselhar outras pessoas. Sentem que, através de conselhos, estão ajudando os outros a encontrarem uma nova forma de ver a vida.

Os Planetas na Casa 3

Mapa astral impresso em papel.

A Casa 3 representa o momento em que nos vemos diante do convívio social. Simboliza nossa forma de nos comunicar e nos expressar.

Os planetas trazem suas características próprias para o momento atual e podem influenciar de várias maneiras. Cada um tendo suas especificidades, poderemos ter boas qualidades acentuadas, assim como aspectos não tão positivos. Saiba mais detalhes nos tópicos abaixo!

Lua

Os nativos com Lua na Casa 3 são pessoas bem-humoradas e extrovertidas. Gostam de contar piadas para os colegas e possuem muito talento para se tornarem boas imitadoras, já que têm aptidão para observar a fala e o comportamento alheio.

Gostam muito de viajar, pois viagens são combustíveis para sua inspiração, e sentem que podem observar mundos e culturas dos quais não sabem nada. Essas viagens acabam se tornando grandes fontes de aprendizado e essa característica observadora pode acabar se tornando um grande influenciador de seus pensamentos.

Se influenciando tanto, demoram um pouco para encontrarem sua própria voz e sua real identidade. Isso se torna um certo empecilho na hora de tomar decisões, pois não conseguem perceber muito bem quais são suas reais vontade e quais são as dos outros.

Mercúrio

Mercúrio na Casa 3 vai influenciar a qualidade de como o indivíduo se expressa e qual estilo utiliza para se comunicar. Essa é uma das Casas naturais de Mercúrio, o que acaba potencializando sua atuação.

Num aspecto mais positivo, teremos pessoas com capacidade de lidar com variados assuntos, possuindo uma qualidade mais versátil. São detentores de uma mente rápida, que tem muita facilidade de absorver todas as informações que recebe. Costumam ser bons falantes e ótimos em debates e vendem suas ideias e pontos de vista muito bem.

Já no aspecto desarmônico, teremos um indivíduo com um intelecto indeciso, que não consegue se definir. É um ser que se dispersa com muita facilidade. El e grava frases de efeito de uma obra, mas não se preocupa em ler ou em entender o livro. Garimpa informações rasas e fúteis, gerando uma falsa sensação de que possui entendimentos diversos, dos quais não conhece nada.

Vênus

Na Astrologia, Vênus na Casa 3 pode ser interpretado como um bom aspecto ao que se refere às potências da Casa, mas não tão bons, quando se observa as potências do planeta. Seu nativo pode ter um bom relacionamento com os irmãos, mas pode ser muito avarento, ligado aos prazeres materiais.

Esse posicionamento é favorável para laços duradouros, criados ainda na primeira infância, sejam ele amizades de escola ou bons relacionamentos com os irmãos. Possui nativos que conseguem se expressar de maneira harmoniosa e equilibrada, com talento para oratória.

Dessa forma, é esperada uma certa facilidade no estudo e na absorção de conteúdos, principalmente na primeira infância. Os nativos possuem um intelecto lógico e racional e, muitas vezes, recorrem ao diálogo para acertar as coisas.

Sol

Os nativos com Sol na Casa 3 têm um forte senso de conexão com o ambiente onde percorrem. São pessoas que não costumam gostar de rotinas e acham o cotidiano costumeiro monótono. Têm apreço por viagens, por conhecer pessoas novas e por novidades, no geral.

Além disso, dão muito valor para atividades que promovam a troca de conhecimentos e se sentem mais energizados, quando compartilham o que sabem. Como possuem o hábito de frequentar ambientes muito diversos, acabam adaptando a sua linguagem para um desses ambientes.

Quando o Sol está tensionado, pode haver uma confusão no meio de tantas atividades, o que se torna uma pilha de conhecimentos rasos sobre tudo. Por isso, os nativos podem deixar muitas tarefas pela metade, correndo o risco de se tornarem cansativos e donos de uma fala pretensiosa.

Mas, quando o Sol está bem aspectado, os inúmeros cursos são aproveitados, sendo responsáveis pela criação de uma rede de contatos vasta. Isso, portanto, indica uma pessoa corajosa, firme e que gosta de se colocar à prova, através de grandes desafios.

Marte

Quem nasce com Marte na Casa 3 possui um perfil entusiasta, corajoso e de muita motivação. Não tem preguiça de trabalhar para alcançar os objetivos que se propõe a fazer e pode ser o pioneiro em algum ponto da sua área.

Além disso, os nativos possuem talento para escrita, música, dança e teatro. Aprendem através de métodos mais dinâmicos e possuem coragem ao pensar. Essas características os tornam muito influentes e eles são capazes de convencer as pessoas a fazerem suas vontades. Muitas vezes, as deixam sem argumentos em discussões.

Não gostam de fofocas, porque percebem a comunicação como instrumento de trabalho. Provavelmente, terão uma relação complicada com o pai ou com outras figuras de autoridade.

Júpiter

Júpiter na Casa 3 é um ótimo posicionamento para quem tem interesse em escrever, publicar ou até ensinar. A comunicação pode ser uma base sólida para formação de carreira.

São pessoas muito intuitivas e, ainda assim, ligadas à razão. Possuem características que atraem os outros, sendo vistos de uma forma muito positiva pelos grupos dos quais participa. Esse movimento é muito apreciado, pois seus envolvimentos com a família e com a comunidade sempre resultam em ganhos coletivos.

Portanto, os nativos dessa posição buscam sempre se envolver com diversas atividades, de forma que sua rotina se torne dinâmica e não corra o risco de cair na mesmice. Eles não têm paciência para ver os resultados de projetos longos e, por isso, é comum que este tipo de atividade acabe sendo prejudicada.

Saturno

Quem nasce com Saturno na Casa 3, provavelmente, sofrerá alguma frustração em suas primeiras investidas de sucesso e será preciso disposição para se conquistar o que quer. Pessoas com este posicionamento tendem a ser mais conservadoras e até um pouco desconfiadas.

São seres mais cuidados e tímidos, o que se transforma em uma certa dificuldade de aprender e de se comunicar. Costumam ser sujeitos de poucas palavras, preferindo observar e ouvir. No entanto, podem ser mal interpretados e, portanto, é bem importante que tomem cuidado com o que falam. Os mal-entendidos serão levados a sério e precisarão de explicações.

Possuem uma boa aplicação de métodos, conseguindo realizar tarefas longas e árduas, mesmo em pouco tempo. Além disso, têm um discurso contido e respeitável, podendo sofrer de certa ansiedade, quando tiverem que se comunicar com o público.

Urano

Os nativos com Urano na Casa 3 possuem uma necessidade de liberdade intelectual para que sejam felizes. São donos de um pensamento original e relativamente excêntrico, o que pode causar muita irritação nas outras pessoas.

São igualmente admirados pela maneira como veem o mundo e também por seu bom humor. Sempre conseguem apresentar um ponto de vista novo e divertido sobre questões mais cotidianas. Para quem não se deixa conquistar por esses atributos, serão levados pelo traço honesto e humilde dos nativos.

Graças ao olhar original que possuem sobre o mundo, levarão muito jeito para jornalismo ou para trabalhos dentro da mídia. Possuem uma característica marcante de verem aspectos que já foram esquecidos pelas outras pessoas.

Netuno

Netuno na Casa 3 configura uma infância, muitas vezes, complicada. Essas dificuldades podem prejudicar o aprendizado, podendo se apresentar como um problema de concentração ou uma dificuldade na organização de ideias.

É comum que pessoas com esse trânsito no Mapa Astral busquem o conforto de um mundo próprio, que acontece à margem da realidade. Possuem muita dificuldade em se comunicar por palavras e recorrem a imagens ou metáforas.

Além disso, é preciso que tenham um certo cuidado sobre o que falam, pois, muitas vezes, acreditam que estão expondo suas próprias opiniões, sem perceberem que simplesmente estão reproduzindo a fala do outro.

Plutão

Quem nasce com Plutão na Casa 3 possui uma ótima sensibilidade e conexão interior. Sua força mental e espiritual são características marcantes de sua identidade. Esse nativo sempre está buscando a profundidade das situações, mesmo das mais simples.

Quando bem aspectado, Plutão traz uma visão esclarecida sobre questões que ninguém havia visto antes. Por isso, seu nativo não se satisfaz com respostas superficiais e possui um intenso poder mental.

Já quando em desarmonia, o indivíduo corre o risco de ficar obcecado por suas próprias crenças e esses desejos podem influenciar sua atividade mental. Ele pode gostar de fazer perguntas delicadas, em tom provocador, e ainda é capaz de ser intolerante, quando contrariado.

Terra

O posicionamento do planeta Terra no Mapa Astral tem um significado cármico, representando a missão de cada um. Nascidos com Terra na Casa 3 serão pessoas com aptidão para passar mensagens. São pessoas que conseguem se comunicar de forma harmoniosa e com muita inteligência.

Mas, para conseguirem dizer o que querem, precisam trabalhar sua mente inferior - o seu inconsciente. Além disso, na vida desses nativos, pode haver uma relação conjunta com os irmãos de alguma forma, o que acabará por ajudá-los a passar a mensagem que tanto desejam.

Nodo Norte

Nodo Norte na Casa 3 traz a possibilidade de uma crença sem limites. É necessário que amplie o raciocínio lógico e isso não significa abandonar a intuição, mas entender que nem sempre ela deverá ser a única levada em consideração.

Também é indicado que o nativo observe melhor as coisas que estão ao redor, de forma mais acessível e próxima. Muitas vezes, a solução pode estar em um lugar bem mais fácil de ser alcançado.

Nodo Sul

Os nativos com o Nodo Sul na Casa 3, geralmente, são pessoas com pouca sensibilidade e, por isso, donas de uma personalidade antiquada. É indicado que os indivíduos com esse trânsito no Mapa Astral procurem maneiras de expandir seu conhecimento sobre o mundo.

Geralmente, são pessoas que dão muita importância ao intelecto e ao que é concreto. Muitas vezes, subjugam a intuição e deixam de lado a criatividade. É recomendado que busquem outras culturas e crenças, se desprendendo das limitações do universo em que cresceram.

Por que a Casa 3 aponta para um estágio de maior desenvolvimento que as Casas que a precedem?

Mapa Astral com Sol e Planetas.

Enquanto a Casa 1 está conectada com o nosso nascimento e a Casa 2 com a nossa percepção do material, a Casa 3 chega para nos ajudar a encontrar nossa própria identidade. Nossa percepção e nosso intelecto já são evoluídos o suficientemente para que possamos observar o ambiente ao nosso redor de forma mais atenta.

É nessa interação em que vamos iniciar os questionamentos, a formação de ideias e a elaboração de opiniões sobre nossas experiências e seus resultados. É nesse momento em que desenvolvemos a linguagem, que nada mais é do que o veículo de nossos pensamentos.

É através da linguagem que conseguimos nos expressar e existir enquanto indivíduo na sociedade. Por isso, esse momento é tão fundamental e igualmente importante para o nosso desenvolvimento.

Autor deste artigo

A astrologia foi dona da reviravolta em minha vida. Sempre trabalhei com comunicação, mas foi um Mapa Natal que me levou para o universo da escrita. Sou apaixonada por livros, literatura, letras e todos os sons que uma palavra é capaz de ecoar.

Palavras-chave relacionadas


mapa astral casas

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.