Tudo sobre desdobramento espiritual: involuntário, sintomas e mais!

Tudo sobre desdobramento espiritual: involuntário, sintomas e mais!

Saiba tudo sobre desdobramento espiritual! O que é perispírito e cordão de prata, referências bíblicas sobre desdobramento, sintomas e muito mais!


O que é o desdobramento espiritual?

Mulher realizando desdobramento espiritual

Desdobramento espiritual nada mais é do que o desligamento parcial e temporário do espírito encarnado em relação ao corpo físico. Na maioria das vezes, se dá de forma involuntária durante o sono, mas pode também ser feito de forma consciente por médiuns com estudo prévio sobre o assunto.

É muito utilizado em sessões mediúnicas com a orientação de espíritos mentores em trabalhos de desobsessão e resgate espiritual. Uma vez parcialmente desligado do corpo físico, o médium orienta espíritos sofredores dando palavras de conforto e até mesmo realiza passes energéticos neles.

Ressaltamos que este artigo não tem a intenção de iniciar ou treinar alguém para desdobrar espiritualmente, mas sim aprofundar o conhecimento sobre o que é o desdobramento espiritual.

O desdobramento espiritual é um assunto bastante sério e deve ser estudado com responsabilidade. Vejamos a seguir as diversas referências sobre o tema, assim como os sintomas de quem passa por um desdobramento, os tipos que eles são vistos, as orientações quanto a essa prática e dúvidas comuns de quem estuda sobre o assunto.

Desdobramento espiritual – referências

Ilustração 3D de desdobramento espiritual

Para entender de fato o que é desdobramento espiritual, necessitamos antes compreender certas referências e termos.

A noção do que é o perispírito e o cordão de prata, a diferença entre sonho e desdobramento e seus benefícios, assim como a responsabilidade que envolve a prática são premissas para quem tem a intenção de aprofundar no assunto.

Aprofunde conosco, neste artigo, o seu conhecimento sobre essas referências e outras mais, como o desdobramento assistido, desdobramento do corpo mental e referências bíblicas sobre o desdobramento espiritual.

O que é perispírito?

Uma vez encarnado, o espírito se molda e se liga ao corpo físico. Sob este prisma, o perispírito é uma espécie de envoltório semimaterial ou fluídico, dando forma ao espírito e também tendo a função de conectá-lo ao corpo físico no decorrer de toda a vida do indivíduo.

O perispírito e o corpo carnal têm a mesma origem: o fluido universal, porém em faixas vibracionais diferentes. O corpo estando em uma faixa de vibração mais baixa da matéria e o perispírito encontrando-se em uma frequência mais alta e etérea.

O conjunto corpo físico e perispírito são coexistentes e estão em constante sinergia. São responsáveis por processos biológicos, psiquiátricos e patológicos.

O grau de volatilidade do perispírito e sua capacidade maior ou menor de desligar-se do corpo físico vão de acordo com o grau de evolução e conhecimento de cada indivíduo.

O que é o cordão de prata?

Cordão de prata é o termo usado para descrever a ligação entre o corpo físico e o espírito. Trata-se da linha de energia que, durante o desdobramento, mantém corpo e alma ligados.

A visualização desse cordão de energia depende muito da densidade do mesmo e da distância a qual o espírito é projetado. Esse cordão é formado pela confluência de diversos filamentos de energia espalhados pelo corpo que, no desdobramento, formam um só.

O cordão de prata e sua definição são um ponto de convergência em diversas culturas e religiões que reconhecem e estudam o desdobramento espiritual.

Diferença entre sonho e desdobramento

A diferença entre sonho e desdobramento é que o sonho se origina de processos fisiológicos do subconsciente e o desdobramento, não. Por esse motivo, os sonhos são em geral confusos e na maioria das vezes sem lógica ou racionalidade.

Já no desdobramento, o espírito entra em uma faixa de super consciência e a clareza é infinitamente maior do que um mero sonho. Ao projetar-se para fora do corpo material, o espírito terá uma memória clara e vívida dos lugares que visitou ou de indivíduos desencarnados que encontrou.

Existem relatos de médiuns que, ao se desdobrar, conseguem notar os mais nítidos e pequenos detalhes do plano espiritual.

Há uma grande discussão sobre a diferenciação entre sonhos e desdobramentos, mas quem estuda e desenvolve esta técnica não encontra dificuldade alguma nessa distinção.

Benefícios do desdobramento

O principal benefício do desdobramento é a clareza alcançada pelo espírito uma vez que se encontra parcialmente desconectado do corpo material. São nesses desdobramentos que importantes instruções são repassadas por espíritos mentores e é onde os encontros com entes queridos desencarnados acontecem.

Mesmo não possuindo conhecimento acerca do desdobramento todas as almas encarnadas o fazem, cada uma lembrando mais ou menos das experiências dependendo do grau de conhecimento e evolução de cada um.

Além disso, é através do desdobramento que tratamentos são realizados no plano espiritual, auxiliando em curas tanto fisiológicas quanto espirituais. Através do desdobramento temos condição de entender melhor o que de fato é o mundo espiritual e, com responsabilidade e estudo, utilizá-lo para trabalhos voltados para a luz.

Responsabilidade

A responsabilidade quanto ao desdobramento espiritual relaciona-se à intenção por parte de quem o pratica. Se a intenção for voltada para o bem e para a ajuda ao próximo, serão atraídas energias e entidades boas que ajudarão no processo.

Mas se a intenção for benefício próprio ou usar o desdobramento como forma de obter informações voltadas para o mal, entidades de vibração mais baixa irão se aproximar, o que pode inclusive resultar em processos obsessivos.

Uma vez desprendido do corpo, o espírito mostra toda a sua essência, não podendo esconder suas intenções. Ao adentrar nos estudos da prática de desdobramento espiritual, temos que, necessariamente, permanecer na mais pura intenção voltada para o bem, para o respeito aos espíritos mentores e aos médiuns encarnados que nos assistem durante as práticas.

Euforia extrafísica

Uma das sensações bastante descritas por quem desdobra é a euforia extrafísica. A sensação de leveza e paz que o desdobramento traz causa um sentimento indescritível de liberdade.

Estar livre da “prisão” corpórea e tudo que ela acarreta fisiologicamente, além da clareza da consciência, pode ser uma das experiências mais significativas na vida de uma pessoa.

Muitas pessoas têm essa experiência sem ao menos se dar conta e atribuem a sonhos em que estão voando por entre as nuvens, acordando, depois, em plena alegria e paz. Tratam-se de resquícios do desdobramento inconsciente.

Desdobramento assistido

Por ser uma técnica que demanda responsabilidade, estudo e prática, os desdobramentos conscientes são, em sua maioria, assistidos. Uma vez identificada a facilidade de algum indivíduo em se desdobrar, e se o mesmo demonstrar boa intenção e boa vontade, o auxílio virá.

Em sessões mediúnicas são realizados exercícios assistidos, nos quais a pessoa aprende a controlar melhor a experiência de desdobramento. Tanto encarnados quanto desencarnados participam, assistindo e guiando o projetor no plano espiritual e em trabalhos voltados para a ajuda ao próximo.

Em desdobramentos não conscientes também ocorre a ajuda de entidades benevolentes que, de forma discreta, nos guiam e nos protegem durante a experiência sem que percebamos.

Desdobramento do corpo mental

A definição de corpo mental é a forma que nossa consciência se expressa se conectando com o corpo astral. Seria a consciência separada tanto do corpo físico, quanto do perispírito.

A ligação entre o corpo mental e o períspirito é chamada de cordão de ouro e o desdobramento desse corpo mental acontece quando a consciência se projeta de forma individual, estando o perispírito ainda dentro do corpo físico.

São duas formas em que o corpo mental, ou a consciência, se desprende. Na primeira, se desdobra juntamente com o períspirito. Na segunda, se projeta para o exterior do períspirito, que fica flutuando nas proximidades ou em algum ponto do plano espiritual.

Referências bíblicas sobre desdobramento espiritual

Existem diversas e significativas referências bíblicas sobre desdobramento espiritual. Por mais que as principais religiões cristãs se fundamentem nas escrituras, tais referências são desconsideradas ou não aprofundadas em sua maioria.

Paulo de Tarso, um dos mais influentes pregadores do cristianismo e redator significativo do novo testamento, disse em Coríntios 12: 1-4: “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar”.

Outra referência importante sobre desdobramento espiritual na Bíblia se dá no livro do Eclesiastes, Capítulo 12, versículo 6: “ou o cordão de prata se solte ou o vaso de ouro se parta”. É interpretado, nesse caso, como a força de Deus que une o corpo à alma.

Desdobramento espiritual – sintomas

Mulher levitando durante o sono

Uma forma de identificar se ocorreu um desdobramento é através de sintomas físicos que eles acarretam. A experiência de desprendimento reflete em sensações fisiológicas específicas que não devem ser encaradas com receio, mas sim como sinais de que ocorreu um desdobramento.

Esses sintomas também ajudam a discernir se a experiência foi um mero sonho oriundo do subconsciente ou se de fato aconteceu um desdobramento espiritual.

Veremos a seguir esses sintomas como sensação de inflar, de estalos intracranianos, catalepsia e sensação de deslocamento. Outro aspecto comumente descrito é a sensação de falsa queda, que também iremos analisar a seguir.

Sensação de inflar

É considerado um sintoma comum durante um desdobramento espiritual. Acontece pelo fato de o corpo sentir o perispírito deslocando-se em todas as direções, o que causa sensação de inflar.

Por encontrarem-se em faixas vibracionais distintas, corpo e espírito possuem propriedades materiais diferentes, e ao desdobrar-se causam sensações fisiológicas.

Sensação de estalos intracranianos

Ao desconectar-se parcialmente, o perispírito se mantem conectado ao corpo físico através de vários filamentos energéticos que, depois, ao se unirem, formam o que chamamos de cordão de prata.

Quando esses laços formados se estendem ou afrouxam antes de se unir formando um só, é possível que se ouçam estalos no cérebro do perispírito.

Essa sensação é comumente reportada durante a saída ou entrada do corpo espiritual no corpo físico, e pode se assemelhar tanto a estalos como assobios ou zumbidos.

Catalepsia

A catalepsia é descrita também como um dos mais comuns sintomas de um desdobramento e, em situações em que a pessoa não tem conhecimento sobre o assunto, pode ser assustador.

Isso ocorre pelo fato de, ao voltar ao corpo físico, a consciência desperta antes do perispírito estar devidamente posicionado. É descrito como uma total paralisia do corpo, tornando-se impossível qualquer movimento ou ação, a não ser o pensamento. Se isso ocorrer com você, tenha calma e espere alguns segundos, pois logo tudo voltará ao normal.

Sensação de deslocamento

Ocorre quando o cérebro desperta antes do perispírito e é muito comum na volta de um desdobramento espiritual. Causa sensação de afundamento caso a pessoa esteja deitada, mas passa em poucos segundos.

Quando o médium já está devidamente treinado, pode realizar um deslocamento parcial e consciente, no qual seu perispírito fica próximo ao corpo. Dessa forma, trabalhos de semi-incorporação e psicografia sob influência de espíritos mentores são realizados.

Sensação de falsa queda

É o mais comum dos sintomas, praticamente todas as pessoas encarnadas já sentiram a sensação de falsa queda uma vez na vida.

O cérebro tem a tendência de manter-se em estado de alerta, principalmente nas primeiras horas do sono físico, sendo um mecanismo primário de proteção.

Desta forma, quando o perispírito inicia o processo de desdobramento, o cérebro, ao perceber o relaxamento dos fluidos espirituais, entra em estado de alerta, despertando o indivíduo e causando a sensação de falsa queda.

Tipos de desdobramento espiritual

Homem realizando desdobramento espiritual

O conceito de desdobramento espiritual passa por diversos tipos que vão de acordo com o conhecimento e a capacidade espiritual de cada pessoa.

Esses diferentes modos em que pode se dar o desdobramento espiritual variam quanto a ser de modo consciente ou inconsciente, voluntário ou provocado. Também existem os desdobramentos com emancipação letárgica ou cataléptica. Examinaremos a seguir cada um desses tipos de desdobramento e de que forma eles funcionam.

Desdobramento espiritual consciente

É o desdobramento no qual a pessoa tem plena consciência do que está acontecendo. Quem tem esse tipo de desdobramento consegue se lembrar dos mínimos detalhes e geralmente é alcançado por pessoas com maior experiência nas projeções espirituais.

A pessoa tem consciência inclusive do momento em que sai do corpo, conseguindo visualizar o corpo adormecido. Traz a sensação de leveza e, ao voltar ao corpo, o indivíduo consegue ter lembrança plena e viva de todo o tempo em que passou desdobrado.

Desdobramento espiritual inconsciente

Quando o desdobramento se dá de forma inconsciente quase nada da experiência é relembrada de forma nítida. O indivíduo terá a vaga lembrança ou apenas a sugestão íntima através de intuição, do que se passou no desdobramento.

Ocorre geralmente com pessoas que não têm conhecimento ou estudo sobre o assunto. Portanto, se você acordou com uma forte intuição sobre algum assunto, é muito provável que passou por um desdobramento inconsciente, no qual instruções lhe foram transmitidas por seus espíritos mentores.

Desdobramento espiritual voluntário

É o desdobramento que é induzido pelo indivíduo que pode se utilizar de técnicas e de amparo de espíritos mentores para tal.

Em geral, esse tipo de desdobramento é atingido por quem já o estuda e pratica há muito tempo, alcançando um estado de controle mental e espiritual que permite a voluntariedade de projetar-se ao plano astral.

As lembranças de um desdobramento voluntário podem não ser completas, pois, ao retornar ao corpo físico, a diferença da vibração entre os dois corpos (carnal e períspirito) pode resultar em perda parcial das memórias da experiência.

Desdobramento espiritual provocado

São os desdobramentos que são provocados ou iniciados por outras entidades, sejam médiuns encarnados ou mentores espirituais desencarnados.

Por meio de processos magnéticos e hipnóticos é provocado na pessoa o deslocamento do corpo etéreo em relação ao físico.

Espíritos voltados para trabalhos da luz podem provocar um desdobramento de um indivíduo para que ele possa realizar trabalhos voltados para o bem. Já as entidades voltadas ao mal também podem iniciar um desdobramento de um encarnado na intenção de se apoderar dele ou provocar danos em seu perispírito e corpo físico.

Desdobramento espiritual com emancipação letárgica

Esse tipo de desdobramento pode ser causado por condições espirituais ou físicas. Ocorre quando as ligações energéticas ou fluídicas do perispírito em relação ao corpo físico ainda estão muito leves, e acontece, geralmente, quando o espírito ainda está parcialmente fora do corpo.

Causa uma letargia generalizada do corpo carnal tornando o indivíduo, por um breve momento, incapaz de executar movimentos físicos ou de sentir seja qual sensação for, mesmo que o corpo físico esteja em total e pleno funcionamento.

A característica mais marcante no desdobramento com emancipação letárgica é que há uma flacidez generalizada de todos os membros do corpo.

Desdobramento espiritual com emancipação cataléptica

O desdobramento com emancipação cataléptica também se origina do desprendimento parcial do períspirito. Há uma perda temporária da sensibilidade corpórea, porém há rigidez nos membros do corpo, e a consciência se manifesta nesse tipo de desdobramento.

Diferente da emancipação letárgica, a emancipação cataléptica geralmente se localiza em partes do corpo onde os fluidos espirituais encontram-se mais fracos. Dessa forma, há um maior controle de movimentos de um modo geral.

Desdobramento espiritual – orientações

Mulher fazendo desdobramento espiritual durante o sono

Para quem busca entender sobre desdobramento espiritual para praticá-lo, a orientação primordial é que a intenção sempre seja voltada para o bem.

O respeito pelos espíritos do bem, encarnados e desencarnados, que auxiliam no processo, assim como o bom senso por parte de quem adentra esta técnica, também é uma premissa de quem almeja o estudo e a prática do desdobramento.

Seguimos com mais orientações sobre desdobramento espiritual e sua relação com a música, com a alimentação e como se relaciona ao uso de drogas e o que isso implica ao indivíduo.

Desdobramento e música

Uma das maneiras de alcançar o relaxamento e concentração que permitem o desdobramento é a utilização de músicas. De um modo geral, o som tem propriedades vibracionais que no plano físico são capazes de reorganizar o estado molecular da matéria, e no âmbito energético não é diferente.

Certas melodias ou músicas atingem faixar vibracionais que estimulam o cérebro para emissão de ondas alfa que são relacionadas à criatividade e expansão da consciência. Dessa forma, a música, se usada de forma adequada, pode ser um facilitador do desdobramento espiritual.

Desdobramento e alimentação

Quanto à alimentação, a influência sobre o desdobramento se dá por processos de digestão que podem atrapalhar o deslocamento do perispírito em relação ao corpo físico.

Geralmente, horas antes do desdobramento evita-se consumo de alimentos os quais são digeridos de forma lenta. Se o corpo físico ainda encontra-se trabalhando na digestão alimentar, as energias corpóreas podem ter dificuldade de se desprenderem do perispírito para proporcionar o desdobramento.

Ao realizar um desdobramento, procura-se evitar a ingestão de alimentos sólidos ao menos duas horas antes do processo, dando preferência a líquidos, por exemplo.

Desdobramento e drogas

Certos tipos de substâncias psicoativas podem desencadear um desdobramento involuntário. Existem relatos, por exemplo, de pessoas que ao serem submetidas a cirurgias, acabam se desdobrando pelo efeito de drogas utilizadas na anestesia.

O efeito de certas substâncias age em nível cerebral, fazendo que a atividade da consciência caia, provocando, assim, o deslocamento do perispírito.

Deve-se tomar extrema cautela quanto ao uso de drogas em relação ao desdobramento, pois a utilização desses entorpecentes acaba atraindo entidades espirituais viciadas na energia que essas substâncias emanam.

Tais espíritos podem se aproveitar do desdobramento na intenção de vampirizar o indivíduo, acarretando em processos obsessivos destrutivos.

Desdobramento espiritual – dúvidas comuns

Ilustração 3D de pessoa em desdobramento espiritual

Por mais que seja conhecido por diversas religiões e culturas, sendo inclusive citado na Bíblia, o desdobramento espiritual ainda gera muitas dúvidas.

Ainda que seja um assunto sério e complexo, são comuns algumas indagações a respeito dessa capacidade que todos os seres humanos possuem que é se separar, de forma parcial, do corpo físico.

Veremos a seguir se um espírito pode ficar preso quando está desdobrado e se ele sente se algo acontece ao corpo físico durante o desdobramento.

Um espírito pode ficar preso quando está desdobrado?

Por ser um processo considerado mais fisiológico do que físico, sendo relacionado ao sono corpóreo, ficar preso enquanto desdobrado é impossível em circunstâncias normais. Porém, se o corpo físico entrar em coma ou outro estado patológico similar, isso poderia ocorrer.

O que pode acontecer é certa dificuldade de retornar ao corpo físico, principalmente quando ocorre um desdobramento de forma espontânea e involuntária. Por desconhecimento sobre o que está ocorrendo, a pessoa eleva o nível de stress, o que atrasa muito o retorno.

Caso isso ocorrer, tente manter a calma, focando na respiração, e assim o retorno será breve e sem sobressaltos.

O espírito sente se algo acontece com o corpo durante o desdobramento?

Por mais distante que o perispírito seja projetado, e seja de forma consciente ou inconsciente, as funções cerebrais permanecem ativas no corpo físico. Dessa maneira, os mecanismos de proteção primitivos do ser humano mantêm a guarda do corpo, despertando-o ao menor sinal de perigo sentido pelo sistema nervoso.

Se algum barulho perturbador ou qualquer outro tipo de sinal alertar seu cérebro, o desdobramento é imediatamente encerrado e o indivíduo acorda no corpo físico.

Esses mecanismos de proteção são da natureza humana e foram aprimorados ao longo de milhares de anos de evolução.

O desdobramento espiritual pode ajudar a resolver problemas?

Desdobramento espiritual ocorrendo em mulher

Ao estudar o desdobramento devemos sempre levar em conta que, além de ser acessível a todos os seres humanos, deve ser necessariamente encarado com a intenção voltada para o bem.

Partindo dessa premissa, podemos explorar melhor os potenciais dessa capacidade utilizada pelas mais diversas culturas e religiões, sem jamais ter como objetivo o malefício e nem como forma de obtenção de vantagens para si mesmo.

O desdobramento pode ter uma significância imensurável para a evolução espiritual, e não apenas para a simples resolução de problemas mundanos.

Se você tem interesse em aprofundar-se nos mistérios do desdobramento espiritual, tenha calma e busque intimamente se dispor principalmente a um propósito maior que sua individualidade e seus problemas pessoais.

Quanto a problemas específicos, o desdobramento pode sim a ajudar a resolvê-los, seja através de orientações de espíritos superiores, ou de processos de cura realizados no plano astral, uma vez encontrando-se em desdobramento.

Autor deste artigo

Jornalista, aviador e extasiado pelos estudos dos mistérios do universo e suas implicações na existência humana!

Palavras-chave relacionadas


meditação bem-estar religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.