Vênus na casa 4: Significado, características, Mapa Astral e mais!

Vênus na casa 4: Significado, características, Mapa Astral e mais!

Quer entender mais sobre Vênus na casa 4, sua influência no Mapa Astral, e descobrir seu próprio Vênus? Clique e leia o artigo completo!


O significado de Vênus na Casa 4

Pessoa fazendo mapa astral

Quando o planeta Vênus se encontra na casa 4 no Mapa Astral, é uma indicação de que o nativo está em um momento de apego a valores enraizados, em que o apreço à família, à harmonia e à paz são os desejos primordiais dele. Um lar de tensões e brigas não é o qual ele quer ou consegue viver, então busca solucionar ou esquecer os conflitos e divergências.

Vênus é associado à generosidade, à estética, ao sensual e à afeição. Por isso, o gosto por qualidades caseiras trazido pela casa 4 manifesta-se na criatividade quanto ao lar. Isso se mostra quando o nativo e porta como um bom anfitrião, fazendo os amigos se sentirem em casa; trabalha mais a parte artística na decoração; e consegue falar bem em prol de manter relações harmoniosas e estáveis com os familiares e cônjuge.

Para entender melhor as influências dessa combinação nas áreas da vida e na personalidade, é essencial entender a simbologia de Vênus, as casas astrológicas, achar seu próprio Vênus e muito mais. Ficou curioso? Então continue acompanhando.

Vênus e as casas astrológicas

Mapa astral em preto e branco e caneta

Cada casa astrológica do Mapa Astral representa uma área da vida, como a financeira, a familiar, a amorosa, a estudantil, etc. Consequentemente, saber o que os planetas dentro delas representam é fundamental para uma leitura certeira e completa do Mapa.

Na astrologia, Vênus abarca as forças da beleza, da arte e da atração entre as pessoas. Assim, sua posição em cada casa indica diferentes ocorrências nas relações pessoais, aspecto muito importante da vida cotidiana, visto que somos seres extremamente sociais. Logo, leia abaixo como se manifestam essas conexões de Vênus dentro do Mapa Astral.

Como descobrir o meu Vênus

Para saber como Vênus impacta suas relações afetivas, basta saber em qual signo o astro estava no instante em que você nasceu, através da interpretação do Mapa Astral.

Geralmente, Vênus pode se encontrar no seu signo ou mesmo dois signos antes ou dois signos depois do seu. Isso se explica porque o planeta se distancia até 45 graus do seu signo solar, sendo que cada signo possui 30 graus. Essa e outras informações do Mapa se complementam para te ajudar a descobrir mais de si mesmo e te guiar nas suas decisões e objetivos.

O que Vênus revela no Mapa Astral

Astrologicamente, Vênus é pertencente ao elemento ar e é representante da natureza artística, do amor, da aparência, da gentileza e do prazer. As vibrações positivas desses traços estimulam pensamentos criativos, assim como a sensibilidade e o carinho entre as pessoas, que passam a querer ser agradáveis e estarem próximas umas das outras.

As casas 2 e 7 são regidas por Vênus, que são ligadas a finanças e a relacionamentos, e o astro também rege os signos de Touro e Libra; o primeiro, ligado a posses e conforto, e o último, ligado a competências sociais. Por estar tão fortemente ligado ao desejo pessoal e às relações entre os indivíduos, é preciso entender a posição em que Vênus se encontra no Mapa para compreender a influência de suas energias.

Vênus na Casa 4

A casa 4 também é chamada de fundo do céu, pois é oposta a casa 10, que é o meio do céu. Ela simboliza a casa, a base, os ancestrais, as memórias e a família. Por isso, os signos e planetas que se encontram nessa casa mostram muito sobre personalidade e como interagem os familiares e pessoas queridas entre si.

Assim, Vênus na casa 4 indica investimento nas relações amorosas e esforço em agradar e aproximar as pessoas pelas quais se tem apreço, como também aponta para vontade de melhorar ainda mais o ambiente físico — sendo, por exemplo, através de decoração nova, reformas ou mesmo mudança de imóvel.

Vênus na Casa 4 natal

De forma geral, Vênus na posição da casa 4 Natal simboliza ligação emocional com a pessoa amada, com os amigos e os parentes, em que atitudes como cozinhar para eles e chamar para noites de filmes e conversas são comuns para criar um ambiente acolhedor e íntimo.

Quanto à aparência do lar, a criatividade também pode se dar fora da parte interna, como na criação de jardins, de maneira em que a beleza natural é vista pelo nativo como a mais bela decoração.

Vênus na Casa 4 em trânsito

O trânsito de Vênus indica transformações nas áreas das casas astrológicas pelas quais ele está passando. Por isso, o astro na casa 4 em trânsito representa que é um bom momento para mudanças físicas dentro do lar, como também nos laços com as pessoas próximas, na medida em que algumas possíveis diferenças podem ser conversadas para que a harmonia seja ainda maior.

Traços de personalidade de quem possui Vênus na Casa 4

Roda do Zodíaco azul

Vênus posicionado na Casa 4 do Mapa Astral aponta para aspectos positivos e outros negativos da personalidade individual. Continue lendo para saber mais sobre esses aspectos.

Características positivas

A pessoa com Vênus no fundo do céu, como visto, tem o senso estético, a vontade de inovar, a sensibilidade e as emoções afloradas.

Em razão disso, ela se empenha em cultivar relações agradáveis e íntimas com as pessoas que gosta, sendo, portanto uma pessoa positiva, livre, alegre, amorosa, dedicada e expressiva, qualidades que, na maioria das vezes, lhe fazem atingir a sonhada vida repleta de conforto e de felicidade.

Características negativas

Os traços negativos de quem tem Vênus na casa 4 se manifestam na medida em que o nativo pode ter atitudes infantis, sendo às vezes melodramático, resultado de um ambiente familiar desagradável em suas vidas passadas. Ele também se apoia demasiadamente na sua pessoa amada, de maneira que acaba sobrecarregando-a.

Além disso, mesmo sem intenção, pode acabar ficando com raiva ou frustrado quando as pessoas com as quais convive não apreciam seus esforços, guardando esses sentimentos e usando-os para manipular algumas situações que possam vir a ocorrer. Por fim, também limita suas ações a apenas seu grupo querido, tendo, assim, medo de estabelecer conexões novas.

A influência de Vênus na Casa 4

Mapa astral

Como Vênus rege os sentimentos de desejo e afeição, sua influência na área amorosa e na empatia com as pessoas, quando na Casa 4, destaca-se. Veja a seguir de quais formas essa influência se manifesta.

No amor

O astro está ligado à ternura, ao prazer, como também ao luxo. Assim, quando se posiciona na casa 4, indica que a pessoa procura agradar ao máximo seu amante, apostando em atitudes que ele já gosta e em costumes novos para serem testados pelo casal. Isso pode fazer com que ela consiga que o amado realize seus desejos com mais facilidade.

Na necessidade de ajudar ao próximo

Graças aos sentimentos de paz, afeto e generosidade, Vênus na casa 4 indica que a pessoa sente a necessidade de ajudar a seu próximo, seja através de ajuda financeira, seja através de conselhos e rodas de conversas. Isso porque este é um bom caminho para que a harmonia que ela almeja seja alcançada.

Pessoas com Vênus na Casa 4 são naturalmente manipuladoras?

Homem manipulando mulher

Movidos pela vontade de satisfazer seus desejos, a maneira de agradar os outros praticada pelos nativos de Vênus na casa 4 ou a forma como acabam usando posteriormente as emoções negativas guardadas podem ser vistas como atitudes manipuladoras. Mas isso não significa que eles são naturalmente dessa natureza. Tudo vai depender de como eles vão agir para atingir seus objetivos.

Apesar de ser possível que uma exposição ou aproximação de certa forma forçada seja inconveniente para alguém, de maneira geral, a alegria e paz ansiadas por essas pessoas são sentimentos genuinamente positivos. Por isso, os encontros e conversas organizados por elas normalmente não causam impactos negativos.

Em resumo, Vênus na casa 4 aponta para um momento de investimento nas relações com pessoas íntimas e na ligação pessoal com o ambiente físico do lar. Assim, é hora de deixar aflorar esses sentimentos e rumar para as mudanças positivas que esse período está trazendo, tendo atenção para o controle emocional próprio e às emoções das pessoas queridas.

Autor deste artigo

Apaixonada por letras, literatura e arte, e por isso uma alma curiosa que sempre escreve e lê tudo que pode sobre os prazeres, os sentidos, os mistérios, o real e o abstrato que regem a orquestra do que é viver e pertencer a este mundo.

Palavras-chave relacionadas


planetas casas

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Você sabe qual a compatibilidade de Vênus e Marte no seu signo? Confira abaixo essa e outras informações bem importantes destes planetas.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.