As pedras de cada Orixá na Umbanda: veja de Oxalá, Iemanjá, Iansã e mais!

As pedras de cada Orixá na Umbanda: veja de Oxalá, Iemanjá, Iansã e mais!

As pedras possuem poderes incríveis, capazes de transformar a sua vida por completo. Entre aqui e saiba mais sobre a pedra de cada Orixá!


Quais são as pedras dos orixás da Umbanda?

Pedras diferentes em superfície de madeira

Sabe-se que cada Orixá na Linha de Umbanda tem suas próprias folhas e ervas, e com as pedras não poderia ser diferente. As pedras e cristais são alguns dos elementos da natureza que podemos utilizar para atrair determinadas energias ou vibrações específicas de cada regente.

Existem vários tipos de cristais e pedras preciosas que são imprescindíveis para manter conexão com os orixás e, embora as pedras como ametista, quartzo verde, esmeralda e sodalita sejam as mais conhecidas, há muitas outras que são muito importante tanto para os orixás quanto para nós mesmos. Para conhecer cada uma das pedras, seus poderes e a qual orixá elas pertencem, continue lendo o artigo até o final.

As pedras e seu significado a cada orixá da Umbanda

Pessoa com vestes da Umbanda com mão no peito

Assim como as ervas são muito importantes para os umbandistas, as pedras e cristais também são. É comum que os fieis da religião usem-nas para elevar a conexão com cada entidade, já que cada orixá tem a sua representação e cada gema atua em um campo diferente. Fazendo uso das pedras, a conexão entre as entidades e os fieis é elevada e elas contribuem para um melhor desenvolvimento nos trabalhos.

Para saber mais sobre o significado de cada uma dessas pedras e suas ligações com cada orixá, continue lendo o artigo até o final.

A pedra de Oxalá e seus significados

Oxalá é representado pelo Quartzo Branco. O cristal branco, como também é conhecido, é um cristal de sabedoria e cura. Ele é capaz de purificar as energias do ambiente e daqueles que o possui, além de proteger nos sonhos, melhorar os casos de insônia e, principalmente, afastar as más influências e todos tipos de ataques energéticos.

A pedra de Oxum e seus significados

Oxum, a deusa do amor, é representa pelo Quartzo Rosa, que também representa o amor, a paz e, além disso, possibilita a cura interior e a purificação do corpo emocional através da ativação do chakra do coração. Ele afasta as energias negativas e potencializa as vibrações do amor, possibilitando harmonia e paz em relacionamentos estabelecidos e ao ambiente familiar.

A pedra de Oxóssi e seus significados

Oxóssi, o Rei das Matas, é representado pelo Quartzo Verde. Ao utilizar essa pedra, você é capaz de atrair a fartura, a constância, o trabalho e, sobretudo, a magia. Além disso, a pedra é ótima para transmutar energia negativa e inspirar a criatividade. Suas energias protegem contra o vampirismo energético, transformam energias negativas em positivas e ajudam a atrair a prosperidade.

A pedra de Egunitá e seus significados

Ágata de fogo ou Calcita Laranja, como também é conhecida, representa Egunitá. A Ágata de fogo é responsável por aumentar a força pessoal, afastar o medo e as entidades obsessoras que possam estar atrasando sua evolução e crescimento pessoal. Além disso, as energias dessa pedra são capazes de desfazer bloqueios energéticos, purificar e proteger a sua aura.

A pedra de Nanã e seus significados

A pedra que representa Nanã, uma das orixás mais anciãs da linha de Umbanda, é a ametista. Ela também pode ser representada pela rubelita ou ametrino. Existe uma relação entre a pedra ametista e o símbolo do Sábio e da Sábia. Ela é capaz de purificar ambientes, desintoxicar e auxiliar a combater pensamentos negativos. No mais, ela é utilizada para aliviar tensões e excessos mentais.

A pedra de Ogum e seus significados

Ogum pode ser representado pelas pedras rubi ou granada. Rubi, uma das mais conhecida dentre as pedras, é considerada uma das mais importantes entre elas também. Acredita-se que ela representa o sangue da Terra e, além disso, simboliza uma fonte de força, de amor e de vida. Já a granada é considerada a pedra do amor, do sucesso e da proteção.

A pedra de Xangô e seus significados

A pedra do sol é utilizada na representação de Xangô. Ela é ótima para trazer felicidade, já que seus poderes são capazes de “manter a Terra em seu lugar, e o Sol brilhando no céu”. A pedra do sol é muito mais do que um simples minério encontrado na natureza, é uma pedra de proteção, libertação e atração de energias. Além disso, ela é capaz de auxiliar em tratamentos de saúde mental.

A pedra de Oxumarê e seus significados

Oxumarê é representado pela pedra opala, que ajuda na aceleração da evolução, atrai o amor e dá uma sensação de paz profunda em quem a usa. Essa pedra apresenta vibrações suaves, capazes de acalmar as emoções, despertar a intuição e ajudar a encontrar saída para qualquer problema. Além do mais, ela é capaz de restaurar a paixão nos relacionamentos.

A pedra de Obá e seus significados

As pedras esmeralda e calcedônia representam Obá. A esmeralda, muito conhecida por sua beleza, é considerada a pedra do amor celestial. Além de possuir uma grande capacidade de sintonizar as reais necessidades de mudança, ao trazer equilíbrio, clareza e verdade para aqueles que a utilizam. Também é muito utilizada como amuleto de sorte. Já a calcedônia é um escudo protetor contra as energias negativas, como raiva e mau-olhado.

A pedra de Iansã e seus significados

A pedra citrino é a que representa Iansã. A palavra ''citrus'' vem do grego antigo, que significava a pedra de limão. O significado da pedra citrino está ligado à sua energia semelhante a do sol, que aquece, conforta, penetra, energiza e dá vida. Ela é muito usada nos casos de cansaço geral, como desânimo, preguiça, tristeza extrema e serve para estimular a alegria.

A pedra de Obaluaê e seus significados

Obaluaê é representado pela pedra turmalina negra, que é famosa por ter uma alta proteção energética e pela forte ação de purificar pessoas e ambientes. As propriedades dessa pedra são ótimas para proteger a mente e corpo, além de beneficiar o sistema imunológico. Ela é capaz de proteger as pessoas que a utilizam e neutralizar energias negativas.

A pedra de Iemanjá e seus significados

A água marinha é a representação de Iemanjá, a rainha do mar. Essa pedra traz calma, paz interior e aproxima as entidades protetoras. Curiosamente, essa pedra está relacionada às sereias, pois, acredita-se que o deus Netuno deu a elas, então além de ser uma pedra do amor, da limpeza e da felicidade, a água marinha também é responsável por cuidar das sereias.

A pedra de Omolu e seus significados

Omolu é representado pela ônix negro. Essa pedra é considerada o amuleto de proteção do amor, além de proteger contra a inveja e as energias negativas. Ela traz segurança aos relacionamentos e transmite confiança, seriedade e humildade, principalmente nos dias mais difíceis. Além disso, ela é importante para evitar a impulsividade e a desarmonia, o que previne brigas.

Aspectos gerais das pedras na Umbanda

Cristal rosa visto de perto

As pedras fazem parte da Natureza e, por isso, trazem em si uma energia intensa e pura. O que a Umbanda faz é utilizar as pedras e trabalhar com elas nas mãos, de modo a sintonizar as energias corretas de cada entidade.

As entidades que detêm do conhecimento das pedras podem trazer infinitas informações, tanto no aspecto da cura, como na atuação mágica destes elementos tão vitais. Um Cristal é capaz de canalizar, conter, expandir a Luz Espiritual, pois suas aplicações são variadas. As pedras são consideradas presentes da Mãe Natureza e atuam na conexão de cada orixá através de sua representação

Por outro lado, as pedras são os pilares fundamentais das conexões da religião que as utiliza a fim de se conectar. Continue a leitura para saber mais sobre as pedras e a importância delas na Umbanda.

Significado sagrado das pedras para Umbanda

Desde os primórdios da humanidade, as pedras e os cristais encantam as pessoas pelo brilho único e a beleza que cada uma delas apresenta. Elas sempre foram um símbolo de status e poder, entretanto em algumas religiões, como a Umbanda, elas possuem um valor muito diferente.

Ao observar a História, é fácil perceber o valor atribuído a cada uma dessas gemas, mas para as crenças religiosas, elas ultrapassam a estética. Continue a leitura para saber como as pedras funcionam dentro da Umbanda.

Como funcionam as pedras na Umbanda

Às pedras são atribuídas certas propriedades místicas, como a capacidade de canalizar energias específicas e conferir certos poderes e bênçãos a seus usuários. Por serem capazes de canalizar as energias, os umbandistas fazem uso justamente desse poder para atrair e captar tipos específicos de energias místicas.

Como elas são consideradas partes da mãe natureza e um presente para a humanidade, podem estar sintonizadas com a energia de algumas entidades, como o preto velho, por exemplo. O que pouco se sabe é que há um ritual de energização e limpeza das pedras, que você vai saber como fazê-lo a seguir.

Como energizar as pedras na Umbanda

Quando falamos de limpeza, estamos falando da energética, mas pode ser feita a limpeza física também. Antes de energizar os cristais, é importante uma limpeza com água e sabão neutro para tirar a poeira e a sujeira. Mas nada de utilizar produtos químicos, pois eles podem reagir com os cristais que são sensíveis. Depois de limpar as pedras fisicamente, está na hora de descarregar as energias.

Faça uso da água corrente natural:
- Coloque os cristais em um saquinho de algodão;
- Segure-os bem e deixe-os imersos na água corrente natural por um tempinho;
- Certifique-se que a água não está poluída;

Observação: Alguns cristais que não podem são apofilitas, pirita, bauxitas, bornita, cassiterita, enxofre, hematita, turmalina negra, galena, selenita, hematita, lápis lazuli, calcita, malaquita, howlita, turquesa e cianita.

Com Sal Grosso:
- Coloque suas pedras em um recipiente de vidro;
- Cubra com água;
- Adicione o sal grosso;
- Deixe agindo de 3 até 24h;
- Depois da imersão, lave-o bem em água corrente e deixe secar na luz do sol ou da lua;

Cristais que podem: quartzo, ametista, citrino, quartzo rosa, quartzo esfumaçado, jaspe, ágata, calcedônia, cornalina, aventurina e ônix

Cristais que não podem (além das que não podem ir na água): halita, selenito, gesso, rosa do deserto, aqua aura quartzo (tratado), âmbar, azurita, topázio, pedra da lua, opala, selenita, coral vermelho e crisopázio, crisocola.

Observação: Algumas pessoas indicam o sal marinho, mas não é o ideal. Isso porque ele pode danificar as pedras ao entrar em contato com as partículas. Portanto, use o sal grosso!

Sal Grosso à seco:
Para os cristais que não podem entrar em contato com a água, o ideal é limpá-los com sal grosso à seco. Em um recipiente, faça uma camada de sal grosso e coloque os cristais por cima. Deixe por duas horas ou pelo tempo que achar necessário.

Com outros cristais:

Para os cristais que não podem ter contato com água é recomendada a limpeza com uma drusa ou selenita. A drusa é aquele agrupamento de pedras, que pode ser de ametista. Basta colocar o cristal por cima e deixar por duas horas.

A selenita é uma pedra que realiza a limpeza energética, assim como o sal. O ideal é deixar os cristais por cima da selenita de 5 a 10 minutos.

As pedras que representam Exu e Pomba Gira

Exu e Pomba Gira são peças importantes e muito conhecidas (erroneamente) na Umbanda. Eles também têm suas representações. Exu é representado pela pedra rubi, que ajuda na atração física, melhora o desempenho sexual e a comunicação. A pedra rubi também possui alto poder de proteção, por trazer vibrações que funcionam como um escudo.

Já a Pomba Gira, ágata de fogo. A ágata de fogo é uma pedra poderosa que possui uma energia poderosa que entra em sintonia com a chama vermelha da vontade espiritual, sendo capaz de nos impulsionar para frente diante de qualquer situação.

Qual é a importância das pedras para a Umbanda?

Mulher da Umbanda rezando

É fácil perceber que as pedras são de grande valor para a Umbanda e, sobretudo, para os umbandistas. Já que junto com as ervas e os outros elementos da religião, a conexão entre as entidades e os fiéis se torna muito melhor. Além do mais, as pedras são capazes de melhorar todos os aspectos importantes de nossas vidas, o que contribuí para um melhor desempenho e evolução espiritual.

Por isso, o uso desses cristais são imprescindíveis dentro da religião. Eles são capazes de nos proteger, nos conectar com a natureza, limpar nosso campo magnético e afastar qualquer energia negativa. É justo - se não necessário - ressaltar que as pedras são os pilares principais da Umbanda e que sem elas e as ervas nada funciona.

Aqueles que querem estar em harmonia com a Umbanda, com seus orixás e encontrar proteção podem e devem optar por usar um colar, uma corrente ou deixar um cristal guardadinho em casa. Assim, além de se manter conectado com os seus protetores, vai estar protegido e protegendo o ambiente.

Autor deste artigo

Graduanda em Letras com ênfase em Tradução que escreve desde o dia em que aprendeu a segurar a caneta. Ama escrever temas relacionados à espiritualidade e viagens. Eu gosto de escrever, crer, ver e escrevo até poema, já dizia o Pensador.

Palavras-chave relacionadas


religiões bem-estar

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.