5 de Copas no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

5 de Copas no Tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

Frustração, perda e tristeza. Esses são os símbolos do 5 de Copas no Tarot. Representa também que é chegada a hora de olhar para frente e esquecer o passado.


O que significa a carta 5 de Copas no Tarot?

Baralho de tarot

Cada carta do Tarot traz um significado, uma simbologia. No caso do 5 de Copas o significado da carta é um tanto desanimador. Ela indica perdas, desapontamento e tristeza.

O arcano ainda sugere arrependimento. Talvez venha daí a tristeza, mas a carta aponta um ensinamento importante: é chegada a hora de deixar o que aconteceu. O que vale são as lições aprendidas.

A carta mostra um cenário de perda. O desenho da carta indica isso, um cenário de evasão e solidão. Não se trata de morte, parece algo mais ligado a questões emocionais. Uma amizade, ou um relacionamento amoroso.

O mais importante é perceber a mensagem de recuperação e possibilidades que se abrem quando essa carta surge no jogo.

Fundamentos da carta 5 de Copas

Uma mesa com várias cartas de tarot e velas

Por falar de perda, tristeza, abandono, o 5 de Copas no Tarot é considerado uma carta negativa. O naipe de Copas está relacionado com o elemento água, por isso, relacionado com emoções. Essa carta alerta para a necessidade do perdão. Os erros servem para contribuir na nossa melhora.

O 5 de Copas no Tarot aponta a falta de amor-próprio sendo introduzida na alma do pesquisador. O amor-próprio ajuda na construção de bases sólidas nas relações.

Essa carta ensina que nem sempre decepção é ruim. Pode ser oportunidade para um novo começo. A oportunidade de buscar o que é certo e melhor para você.

História

Não se tem um registro oficial da história do Tarot. O que se sabe é que as 56 cartas dos arcanos menores foram criadas um tempo diferente dos arcanos maiores, mas não se sabe em que momento foram unidas.

As cartas numeradas, arcanos menores, são formadas por 56 cartas divididas em naipes de copas, água, paus e ouro. Elas teriam sido levadas por guerreiros mamelucos à Europa durante a Idade Média.

Iconografia

As cartas do Tarot são cheias de simbolismos. No caso da carta 5 de Copas do Tarot, observa-se, em alguns modelos de cartas, que uma jovem olha para a esquerda e segura uma vela acessa na mão direita e, com a outra, acena para alcançar o jovem a sua frente.

O jovem tem asas e foge da moça. No chão 4 taças caídas e uma em pé. É noite e existe uma lua crescente.

Em outras versões, o 5 de Copas do Tarot traz a imagem de um jovem de costas usando uma capa preta olhando para o horizonte. Perto dele há 5 taças: três estão viradas e duas em pé, intactas.

O naipe de copas

O naipe de Copas no Tarot está ligado ao elemento água e fala da emoção. Um bom simbolismo para a água é que ela não enfrenta barreiras, ela os contorna. Esse é um bom ensinamento para a vida.

Do mesmo jeito que a água toma forma conforme o recipiente que a acolhe, os sentimentos seguem os acontecimentos da vida e isso determina o comportamento.

O naipe de copas fala do lado emocional e mostra a importância de deixar os sentimentos aflorarem em determinadas circunstâncias para direcionar as conquistas.

Elemento água

A água é um elemento que está ligado a emoção. Uma característica da água é que ela toma o formato do recipiente que a acolhe. Nesse sentido, a água pode, então, ter o formato de uma garrafa, de um copo. Por isso, não há um formato oficial da água. Ela pode ser qualquer coisa.

Pense no cálice com água. Elemento fluido que se adapta a qualquer forma. Da mesma forma que o oceano, os sentimentos são misteriosos, não se sabe o que pode revelar. Por isso, é possível uma surpresa a qualquer instante.

Significados da carta 5 de Copas

Mão apontando carta de tarot sobre a mesa

No Tarot o 5 de Copas indica você tão voltado para o que perdeu na vida que não percebe as oportunidades que aparecem. Tenha foco em novos planos.

O arcano 5 de Copas no Tarot sugere frustração e arrependimento de decisões no âmbito emocional. Essa carta simboliza a desilusão, aquele instante em que o personagem perde a máscara e o que surge não é agradável.

A carta simboliza remorso, decepção. É o fim da ilusão romântica. O objeto do amor ganha o contorno da realidade. E nem sempre é agradável.

Derrotas e perdas

Se uma carta pode indicar problemas, ela é o 5 de Copas. A carta significa dificuldade, perda e desafios. É a carta do luto.

Como é difícil superar uma perda. Não importa o que seja, claro não, é algo agradável e a vontade é de parar a vida no instante anterior, antes da perda.

Diante disso, é comum ficar preso no passado, em um tempo em que a felicidade era plena. Doce ilusão. É preciso caminhar. É preciso seguir adiante apenas com nossos aprendizados.

Amargura e arrependimento

Quando se olha para a carta 5 de Copas do Tarot fica fácil entender por que é uma carta tão pesada. A amargura, a tristeza e o arrependimento são sentimentos expressos na carta. Os cálices caídos expressam um pouco desse cenário, mas nem tudo está perdido.

É difícil perceber isso quando se está vivenciando a situação, mas sempre é possível extrair uma mensagem de aprendizado que nos ajuda a seguir adiante e até a entrar uma solução. O mais importante nesse cenário é não ter autopiedade.

Se existir uma possibilidade de você mudar a situação, faça, mas se não for possível, não se culpe. Solte e deixe a vida seguir seu curso.

Decepções afetivas

Decepções afetivas são mais comuns do que se imagina. A carta 5 de Copas é sinônimo de decepção em um relacionamento amoroso. Quanto maior a idealização, maior a desilusão.

Por isso, também ao surgir essa carta que fala de decepção, rompimentos afetivos, é preciso criar força interna e ressignificar a vida. Como diz o ensinamento popular o que não mata, fortalece.

Necessidade de aceitação

Como diz a oração da serenidade: Que eu tenha serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar as coisas que não posso aceitar. Há momentos na vida que é preciso recuar.

A carta 5 de Copas é um ponto importante de mudança. Ela marca o momento em que se aceita algo que fugiu do controle. A partir daí, é preciso construir algo melhor.

Mudança de atitude

Não há como mudar o passado. Ele não pode ser desfeito. É possível mudar o curso da vida e ter um futuro completamente diferente.

No arcano, os dois cálices de pé simbolizam que nem toda a esperança se foi. É um fio de esperança que pode ser puxado e começar um novo futuro.

O 5 de Copas do Tarot indica a necessidade de colocar um fim na ilusão romântica e olhar para o relacionamento de forma real e verdadeira. É preciso aceitar o que perdeu e seguir em frente.

Copas no amor

Mãos segurando cartas de tarot

Se o naipe de copas é sinal de amor, então o 5 de Copas em uma tiragem sobre amor pode sinalizar um período de sofrimento em um relacionamento que acabou.

No amor, o 5 de Copas sugere desilusão. O conselho quando surge essa carta aconselha que é preciso tomar distanciamento dos problemas. Dessa forma, será possível vê-los e encontrar a solução.

Com o 5 de Copas do Tarot é momento de acolher a tristeza. Nada de agir com nervosismo. No terreno de relacionamento, o 5 de Copas sugere decepção ou traição.

Talvez seja chegada a hora de repensar o relacionamento. Decisão é sua se vale a pena tentar salvar esse relacionamento. De qualquer forma, recomeçar de maneira diferente também significa dar espaço para o novo.

Para comprometidos

Se você está em um relacionamento e o 5 de copas surge para você em uma jogada, é preciso estar alerta: você está prestes a romper ou se afastar por um período do seu par.

Esse afastamento vai abrir caminho para um período de tristeza que é normal, mas tenha em mente que é preciso deixar o passado e recomeçar. Se houve mágoas, decepção, deixe isso para trás.

Se, depois de afastados, decidirem voltar, é um novo relacionamento que surge. Caso decidam colocar um ponto final nessa história, é um ciclo que se encerra. O 5 de copas do Tarot indica também que é chegado o momento de ressignificar a vida.

Para solteiros

Solidão. É o que resta para alguém que vivem um momento 5 de copas. Nesse cenário de desilusão, o mais indicado é se cuidar para, só então, buscar um amor.

Pense nesse período como um preparo para uma nova relação. Avaliar sua expectativa de um novo relacionamento e como espera que seja essa nova relação.

5 de copas no trabalho

Cartas de tarot e velas

Quando se trata de trabalho, a carta 5 de Copas pode sinalizar perda de emprego ou financeira. Se você emprestou dinheiro para alguém talvez tenha dificuldade para receber.

Outra interpretação para essa carta é um negócio que pode não dar certo se você for empreendedor ou uma demissão se você for empregado. De qualquer forma, é indício de que você terá que atrasar seus planos.

Se você é empreendedor, verifique sua contabilidade, suas contas pessoas devem estar separadas das contas da empresa. Se você não faz isso, talvez precise organizar as finanças da sua empresa.

E se você é empregado e perder o trabalho, não desanime. Busque algo novo, faça cursos para se qualificar e tenha fé: logo vai conseguir uma colocação melhor.

Para empregados

A carta 5 de Copas no Tarot indica um período de perdas e tristezas e isso pode afetar o mundo do trabalho já que você não estará concentrado. É preciso retomar as rédeas da sua vida para que as coisas saiam como espera.

A instabilidade emocional pode afetar o universo profissional. Quando a carta 5 de Copas do Tarot surge não é só tristeza ou perdas que ela indica. Ela sinaliza que é preciso curar as dores e dar espaço ao novo.

O conselho aqui é de atenção: talvez a tão sonhada promoção não saia tão rápido quanto você gostaria; pelo contrário, talvez seja demitido. Cuidado com as finanças.

Para desempregados

A demissão chegou. O 5 de Copas sinalizou isso. Agora, é olhar para frente. A empresa era boa, seus colegas de trabalho, ótimos, mas agora isso não faz mais parte da sua vida.

A carta sinaliza exatamente isso: olhar para frente. Ficou desempregado? Acontece. É preciso buscar outra colocação. Faça cursos, melhore sua qualificação. Avise as pessoas próximas que você está buscando uma nova oportunidade.

Não deixe que esse período de instabilidade afaste você do seu objetivo. Você perdeu o trabalho, mas é fim de ciclo. O relacionamento entre você e a empresa chegou ao fim. É hora de você aprender coisas novas em outro lugar.

Aspectos financeiros

Se a carta 5 de copas representa perdas, é bom ter cuidado com dinheiro. Isso mesmo. Coisas ruins nunca andam sozinhas, dizem os pessimistas sempre de plantão.

Essa carta sinaliza tristeza, rompimentos. Se, por ventura, você terminou um relacionamento longo, seja namoro ou casamento, e estiver muito triste, talvez tenha deixado muitas coisas da sua vida de lado. Cuidado.

Passar por uma instabilidade emocional pode provocar vulnerabilidade. Gastos excessivos para compensar a tristeza. Seja regrado nos gastos para não criar dívidas desnecessárias.

Combinações com a carta 5 de copas

Uma mulher com cartas de tarot nas Mãos

O Tarot dá muitas possibilidades de leitura, inclusive de respostas sim ou não. No caso dos arcanos menores, eles podem servir como guia das respostas, por isso, é importante ver as combinações.

Por isso, quando se faz uma leitura de Tarot mais completa é importante analisar também as cartas que aparecem no jogo. Afinal, as combinações das cartas podem sinalizar e trazer mensagens muito importantes. Acompanhe alguns exemplos.

Combinações positivas

Nem tudo está perdido quando o 5 de Copas aparece. Olhe o copo meio cheio. Em uma jogada completa é preciso analisar também as outras cartas que surgem. Veja alguns exemplos de combinações positivas com o 5 de Copas:

O 5 de Copas e O Eremita: Solidão. Você pode aproveitar o momento sozinho para refletir sobre sua vida e planejar seus próximos passos.

O 5 de Copas com O Ás de Copas: Se o relacionamento enfrenta altos e baixos, vale a pena sentar e conversar. Ter a famosa “DR” para tentar restaurar e salvar esse relacionamento. Não desista ainda.

Combinações negativas

O mundo é dual, ou seja, tudo tem dois lados. Por isso, da mesma forma que existem combinações positivas, existem aquelas combinações que são consideradas negativas com o 5 de Copas do Tarot. Vamos ver algumas.

O 5 de Copas com O Louco: Um novo começo pouco promissor. Nada impede de você tentar mudar as coisas, só não tenha muitas expectativas.

O 5 de Copas com O Mago: Você é muito exigente consigo mesmo e se culpa porque talvez alguém o tenha enganado, ou ainda, você enganou alguém.

O 5 de Copas com O Carro: É preciso enfrentar a vida. Todos têm problemas, por isso, não adianta você fugir ou evitá-los.

Um pouco mais sobre a carta 5 de Copas

mãos com carta de tarot

O 5 de Copas não é só uma carta de perdas ou tristeza. Ela representa a incapacidade em aprender com os erros do passado. Pessoas com esse perfil ficam presas em um período que não volta e acabam por perder o aqui e agora.

Outra possibilidade para essa carta é que se ela representa uma pessoa, talvez seja alguém que tenha culpa ou vergonha. Talvez alguém que esteja em uma atividade enganosa ou antiética.

Não adianta ficar preso no passado. Ele não pode ser mudado. O 5 de Copas do Tarot pede mudança de vida para fazer um futuro diferente. É o que mostram os cálices que permanecem em pé na carta.

Na saúde

O arcano de copas está ligado ao elemento água que é fundamental à vida. O corpo humano é formado por 70% de água. Outro detalhe desse elemento é que ele também está ligado à emoção.

Na saúde, a carta 5 de Copas do Tarot pode indicar abalo na vitalidade. Quando não se tem vitalidade, a saúde de maneira geral pode ficar abalada. É como abrir um buraco no telhado. Em caso de chuva, goteira.
Por isso, quando o 5 de Copas do Tarot surge na área de saúde está relacionado ao aspecto psicológico.

Quando se vive uma situação desgastante um dos efeitos pode ser o desânimo que, em face da tristeza, afeta nossa saúde emocional e até física. O 5 de Copas indica cansaço e desgaste e pode provocar nervosismo.

Carta invertida

A carta invertida também tem seu significado. A carta invertida também tem seu significado. Se o 5 de Copas aparece invertido em um jogo é sinal de que sentimentos negativos de arrependimento, frustração e luto foram superados. Fim de fase.

Chegou a hora de seguir a vida e o 5 de Copas invertido mostra que as perdas e a tristeza ainda marcam presença.

Em caso de relacionamento, o 5 de Copas invertido sinaliza que as brigas devem ser vistas como uma chance de perceber as necessidades de cada um e, dessa forma, buscar e encontra a harmonia do casal.

Já na área profissional, quando está invertido, o 5 de Copas invertido sinaliza mudança para uma posição melhor.

Desafios

O desafio da do 5 de Copas é perder a chance de cuidar do que realmente importante em sua vida. É preciso passar por cima das dificuldades para alcançar segurança.

Ter autocontrole para perceber a situação e definir o que é preciso fazer.

O 5 de Copas pode sinalizar um bom momento para exercitar a autorresponsabilidade?

Um homem e uma mulher sentados e na mesa cartas de tarot

Apesar de parecer desanimadora, o 5 de Copas do Tarot é uma carta que sinaliza que é preciso “retomar as rédeas da situação”. E isso só é possível com uma forte autopercepção e um pouco de coragem.

Fazer o que se tem de fazer nem sempre é fácil. Além da coragem é preciso autoconhecimento. Saber dos seus traumas.

Apesar da mensagem negativa, o Cinco de Copas lembra a importância de superar o passado e aprender com as perdas.

Autor deste artigo

Sou curiosa por natureza e gosto muito de ferramentas que nos ajudam a conhecer mais sobre nós mesmos. Terapias alternativas, cristais, sonhos, cartas.....são ferramentas que nos ajudam a saber mais sobre quem somos. Sou formada em jornalismo e acredito que a informação pode transformar as pessoas, por isso, eu escrevo.

Palavras-chave relacionadas


tarot combinações

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.