Orixá Oxóssi: sua história, oferenda, saudação, filhos e mais!

Orixá Oxóssi: sua história, oferenda, saudação, filhos e mais!

Conheça Oxóssi, o guerreiro de uma flecha só, patrono dos caboclos e rei das matas e saiba quais são as características dos seus filhos e filhas!


Quem é o Orixá Oxóssi?

Ilustração do Orixá Oxóssi

Oxóssi é o Rei de Keto, das matas, o guerreiro de uma flecha só e que nunca erra. Inteligente, rápido, comunicativo e ligado aos antepassados, ele é o caçador e protetor das florestas. Com forte relação a muitos dos mitos brasileiros, ele é um dos mais conhecidos no país.

Com uma história fascinante, Oxóssi passa por muitas lendas que trazem à tona suas melhores características. Conheça algumas delas, seus sincretismos em diversas religiões e as diversas qualidades desse Orixá. Veja também as características dos filhos de Oxóssi, como se relacionar com ele, a oração e oferendas para o Santo.

A história de Oxóssi

Ilustração do Orixá Oxóssi nas matas

Filho de Iemanjá – Senhora das águas salgadas – e de Oxalá – o Orixá dos Orixás, Oxóssi é a divindade da caça e das florestas. Conhecido como o guerreiro de uma flecha só, tem como símbolo seu Ofá, que é um arco e flecha, além do Eruexim, que também é utilizado por Iansã.

Com pequenas diferenças entre o Candomblé e a Umbanda, ele é um dos Orixás presentes em ambas as religiões, tendo uma origem interessante e uma história repleta de situações complexas – tendo inclusive se vestido como mulher por um bom tempo, para poder namorar Oxum escondido de seu pai. Saiba mais sobre esse poderoso Orixá!

Oxóssi na Umbanda

Na Umbanda, há uma mistura muito grande de crenças, formando um forte sincretismo com o cristianismo. Por isso, Oxóssi é também relacionado a Santos, sendo três no total, pois são associados de formas diferentes, em algumas partes do Brasil.

Para a Umbanda, Oxóssi está relacionado à caça e às florestas, sendo ele próprio a manifestação de uma força maior. Trabalha com a espiritualidade através de entidades e falanges, que sob seu comando, atuam na caridade e fraternidade. Ele é o patrono da linha dos caboclos, tão conhecidos até por quem não está familiarizado com a Umbanda.

Oxóssi no Candomblé

O Candomblé é mais purista no que tange o sistema de crenças e não sincretiza com outras religiões. Traz em si uma grande carga cultural e seu próprio panteão, envolvendo mais Orixás, que muitas vezes são fundidos em apenas um na Umbanda.

Oxóssi (Òsóòsi) no Candomblé é Odé, Rei de Keto (Alakétu), Senhor da caça, da floresta e da fartura. Também chamado de Oníìlé, ele era quem encontrava o melhor local para instalar uma aldeia, com as melhores caças, tinha outra denominação, Olúaiyé, Senhor da humanidade e da fartura.

A origem de Oxóssi

No candomblé, Oxóssi é filho de Apaoká, a jaqueira – que na realidade é uma Iyá-Mi, figura materna ancestral, fixada em forma de árvore que provê o sustento, nutrição e proteção, através dos seus frutos, folhas e tronco. Por isso, esse Orixá é conhecedor da magia com plantas, além da sua associação a Ossaim.

Para a Umbanda, Oxóssi é filho de Iemanjá e Oxalá, porém há histórias que digam que ele é filho de Oduduá, irmão de Oxalá e primeiro marido de Iemanjá. Irmão de Ogum e Exu, ambos representam movimento, cada qual à sua maneira.

Conta um Itã que ele deixou os braços de sua mãe e partiu para a floresta. Preocupada, Iemanjá mandou Ogum – seu filho guerreiro – em sua busca. Quando Ogum encontrou Oxóssi, ele já tinha se tornado Senhor das matas e da caça, então ao retornar para Iemanjá, ele recomendou que o deixasse por lá, que ficaria muito bem. Sua mãe confiou em sua palavra e deixou que Oxóssi partisse.

Caçador de uma flecha só

Oxóssi é caçador de uma flecha só, pois nunca erra. Perfeccionista, levemente transgressor, inteligentíssimo e cheio de energia, ele age na certeza da vitória e quando aponta sua flecha, é garantida a conquista. Patrono dos caçadores que buscam o sustento da casa, é hoje o guardião daquele que trabalha para prover sua família, seja por meio da caça ou não.

Conta um Itã que, depois de uma farta temporada de caça e colheita, todos estavam festejando, porém as feiticeiras Ìyamì Òsóróngà não ficaram felizes por não receber sua oferenda. Enviaram um pássaro que com gritos malignos, destruía e colocava fogo em tudo.

Chamaram diversos caçadores, que cheios de si, se gabavam por conseguir matar a ave. Foi então Osotadotá, com 50 flechas e errou todas. Em seguida foram Osotogi, com 40 e Osotogum com 20, ambos erraram. Chegou a vez de Òsotokànsosó, que acertou sua única flecha, sendo ovacionado pela população como Oxóssi, o caçador do povo.

O senhor das matas e florestas

Caçador nato e conhecedor das artes de Ossain e suas ervas, Oxóssi é o Senhor das matas e florestas. Ele ajuda a proteger não somente a caça daqueles que têm usura, mas também o caçador, levando o alimento de cada dia para sua mesa, sendo assim associado à prosperidade e ao trabalho diário, seja ele qual for.

Outro Itã conta que Oxóssi e Ogum viviam sob os cuidados de Iemanjá, sendo que um caçava e outro cultivava. Um dia, um adivinho disse que não era para Oxóssi caçar mais, pois seria preso em uma armadilha e ele não ouviu. Foi assim que Ossaim o capturou e o prendeu, fazendo com que perdesse a memória.

Ogum saiu em sua busca e, quando retornou com o irmão, Iemanjá não o recebeu, por ter desobedecido as suas ordens. Oxóssi passou a viver na floresta e, chateado com a Iabá, Ogum foi viver nas estradas. Iemanjá ficou tão triste que, com tantas lágrimas, ela se transformou no mar.

Oxóssi e Oxum

Oxóssi e Oxum tem uma história intensa, curta e muito interessante, que retrata bem os arquétipos de namoradores de ambos os Orixás. A beleza, inteligência e graça de Oxum fez com que todos os Orixás se apaixonassem por ela, e Oxóssi não escapou da lista.

Porém, para conseguir namorar Oxum, que era protegida por seu pai, Oxóssi teve que se vestir de mulher e assim passou um bom tempo no reino de Oxum. Porém, ela engravidou e ficou difícil manter o disfarce. Oxóssi voltou para a floresta e eles tiveram Logunedé, Senhor da pesca e da caça, pois passava 6 meses com sua mãe nos rios e outros 6 meses caçando com seu pai nas matas.

O sincretismo de Oxóssi

Imagem de São Jorge em vitral

Assim como acontece em outros panteões, as deidades africanas têm forte sincretismo com outras religiões. O mais conhecido é com a igreja católica, onde Oxóssi é visto tanto como São Jorge, quanto como São Sebastião ou São Miguel, a depender do local. Existem também associações celtas, gregas e outras. Conheça cada uma delas.

São Jorge para os católicos da Bahia

Na Bahia, Oxóssi é São Jorge, o Santo guerreiro, porém para quase todo o resto do país, esse santo sincretiza com seu irmão, Ogum. Apesar de Oxóssi ser mais conhecido como caçador, ele também ajudava a proteger sua cidade, aprendendo a lutar com Ogum.

Além disso, ele é o Orixá da sobrevivência e São Jorge foi torturado até a morte, mas continuou vivo na memória do seu povo. O santo também distribuiu toda sua riqueza para a população, antes de ser preso, utilizando sua sabedoria e convertendo até mesmo a esposa do rei.

São Sebastião para os católicos do sudeste

Oxóssi é associado a São Sebastião em grande parte do país, sendo também um guerreiro antes de se tornar santo. Assim como São Jorge, ele não negou a sua fé e o rei, revoltado, mandou que lhe matassem a flechadas. Ele sobreviveu, uma mulher tirou suas flechas e curou as feridas.

Então, teimoso, ele voltou diante do rei e firmou sua fé, sendo assim morto. Oxóssi também tem essa persistência e imprudência, além do espírito guerreiro e que não deixa o que acredita para trás. Por isso, há um forte sincretismo entre os dois.

São Miguel para os católicos de Pernambuco

São Miguel Arcanjo é um dos três mais conhecidos, ao lado de Gabriel e Rafael. Ele protege a humanidade e por ela enfrenta a guerra contra tudo o que possa ser considerado como mal. Assim como Oxóssi, ele preza pelos seus e luta pelo que acredita.

Apesar de ser conhecido por seus diversos sincretismos católicos, como São Sebastião em grande parte do país, São Jorge na Bahia e São Miguel em Pernambuco, Oxóssi sempre representa aquele que não desiste, que protege e cuida dos seus.

Cernunnos para os celtas

No panteão celta, Oxóssi é Cernunnos (Kernunnos), que ao lado da grande Deusa, formam o par perfeito, o equilíbrio. Ele é responsável pela fartura nas colheitas, pela fertilidade e pelos animais, selvagens ou não. É representado com chifres de cervos ou de touro, evidenciando sua ligação com o natural.

Sábio e poderoso, ele está ligado às estações do ano e está sempre acompanhado de animais – quando não se transforma em um. Oxóssi também tem forte relação com os animais e as matas, sendo assim sincretizado com essa deidade celta.

Ártemis para os gregos

Ártemis é a Deusa da caça e protetora dos animais, assim como Oxóssi. Eles são sincretizados dada a grande semelhança entre seus arquétipos, principalmente com relação à personalidade. Cheios de energia e vontade própria, essas deidades são carregadas de iniciativa e ação.

Estão relacionados à prosperidade e carregam consigo seu instrumento de trabalho, o arco e flecha. Tanto Oxóssi quanto Ártemis são também ótimos guerreiros e dominam o campo de batalha, com sua coragem, força e destreza para a luta.

Humbaba para os babilônicos

Para o povo elamita existia um Deus chamado Terra Humba ou Humbaba, que era o guardião das florestas e animais. Ele era o guardião da floresta dos cedros, onde moravam os Deuses do panteão babilônico. Por sua característica ligada ao natural, ele é sincretizado com Oxóssi, o rei das matas.

Da mesma forma que Oxóssi, o Deus babilônico Humbaba era dotado de uma forte personalidade e não temia nada nem a ninguém. Ele era um temido guerreiro, quase associado a um monstro, dada sua força e aparência, já que era formado por uma mistura de diversos animais.

Ullr para os nórdicos

No panteão nórdico, Ullr é o Deus da caça, da justiça, do inverno e da agricultura. Ele nasceu em Ydalir, pertencendo ao povo Aesir, mas como sua mãe se casou com Thor, ele passou a viver em Valhalla, mas seu ímpeto pela liberdade o levava a se esgueirar nas florestas, congeladas o não.

Ullr carregava consigo o arco e flecha e sempre usava esquis no inverno, podendo por vezes ser representado também com um escudo, que utilizava para deslizar na neve. Guerreiro, protegia o seu povo e cuidava para que a agricultura não padecesse no inverno. Dessa forma, é também sincretizado com Oxóssi.

As qualidades de Oxóssi

Ilustração do Orixá Oxóssi

Primeiro de tudo, é importante compreender que as qualidades são uma forma de detalhar o que cada irradiação do Orixá faz. Em outras palavras, mostra as diversas faces, com mais intensidade e ênfase, para direcionar mais o ensinamento.

Portanto, quando se fala em qualidades de Oxóssi, se está falando das diversas formas com as quais ele pode se manifestar, a depender da ênfase dada. Conheça então quais são as qualidades do Rei das matas e o que cada uma representa.

Otin

Otim é uma qualidade de Oxóssi mais combativa, cheia de energia dinâmica e ao mesmo tempo reservada nos relacionamentos. Tem uma característica mais guerreira, com grande agressividade, apresentando fortes laços com seu irmão Ogum.

É representado normalmente utilizando vestimentas na cor azul claro ou feitas com o couro de leopardo. Para onde for, leva consigo suas capangas (mocós), que são pequenas bolsas de couro e metal, ornadas com búzios ou contas, que servem para carregar pequenas provisões.

Ajenipapo

Ajenipapo é uma qualidade de Oxóssi mais ligada à magia e uso dos elementos da natureza para a cura, mudanças e outros fins. Por causa disso, Ajenipapo está ligado à Iyamis Osorongá, grande Mãe feiticeira, que guarda o segredo da criação dos mundos em seu ventre.

Ela é associada a um dos Itãs sobre Oxóssi, que trata do seu nascimento de uma jaqueira (ou Iyami). Outra forte ligação dessa qualidade é com Oyá, a Orixá dos ventos, Eguns e mudanças, que representa a força da guerreira, independência e prosperidade.

Ibualamo

Mais ligado à Omulu, Ibualamo é uma qualidade de Oxóssi representada por um Orixá mais velho, caçador valente e que visita as águas mais profundas. Inclusive, ele é visto como o pai de Logunedé, pois se apaixonou por Oxum e mergulhou nas águas mais profundas, só para conquistá-la.

Ibualamo é representado com uma vestimenta no tom azul celeste, com contas da mesma cor. Pode também ser encontrado com um capacete tecido com palha-da-costa e uma saia de palha, associando-se ainda mais com o Orixá Omulu, que tem o corpo coberto com uma vestimenta de palha.

Inkule

Inkule ou Oni Kulé é uma das qualidades de Oxóssi, sendo mais pacífica e muito próspera. É também chamado de Odé das montanhas e pode habitar os platôs quando em serras, interligando céu e terra, espiritual e material, sendo assim um importante intermediário.

Além disso, Inkule é fortemente ligado ao Orixá Oxalá, aquele que criou os seres humanos, tendo como base o barro de Nanã, sendo assim o Orixá da vida. É representado usando vestimentas em tom verde claro ou até mesmo turquesa, a depender da linha ou Nação.

Inie

Inie é uma qualidade de Oxóssi muito jovem e encantadora, ligada assim a Oxum, Oxaguiã (Oxalá jovem) e Iemanjá. Dessa forma, Inie carrega atributos como leveza, graça, agilidade, inteligência e um ótimo tino para a caça – ou seja, para conquistar o que quer.

Conhecido como o caçador de elefantes, sendo cultuado às margens do rio Irinlé, Inie é rápido e forte, usando sua agilidade com inteligência. Ele é representado utilizando o marfim de suas caças em seu colar de contas, o que lhe confere força e vitalidade.

Dana Dana

Dana Dana é uma qualidade de Oxóssi mais reservada, introspectiva e conhecedora dos mistérios da vida e além dela. Ele pode entrar e sair da mata da morte, pois conhece os mistérios que a cercam e não tem medo de Egun – almas perdidas e mais densas.

Essa qualidade de Oxóssi é representada normalmente com roupas no tom azul claro, assim como as suas contas. Dana Dana é ligado a Ossaim, Orixá das folhas sagradas; Oxumaré, Orixá da ligação entre os mundos e prosperidade; Oiá, Senhora do tempo; e Bará, Mensageiro dos Orixás.

Karé

Karé é uma qualidade de Oxóssi que possui forte ligação com as águas, rivalizando com Oxum, por possuírem forças e funções semelhantes. Entre eles estão a prosperidade, fertilidade, beleza e comunicação. Ainda assim, tem forte ligação com Oxum e Oxalá.

Ele é representado usando trajes em azul e por cima, um banté dourado. Assim como Oxum, gosta de se pentear e se perfumar, sendo grande apreciador de acarajé. É também grande caçador, apesar de preferir viver mais próximo a fontes de água que em qualquer outro lugar da floresta.

Inseewé

Inseewé ou Oni Sèwè é uma qualidade de Oxóssi, sendo o que está mais ligado à Ossain, Senhor das folhas sagradas. Dessa forma, tem fortes laços com as plantas medicinais – do corpo e da alma – e vive mais recluso na floresta, perto de Ossain, cuidando e trabalhando com suas ervas.

Essa qualidade de Oxóssi é representada em vestes na cor azul claro, com um ar menos guerreiro, caçador, sendo voltado ao cultivo e cuidado com as ervas. Ele usa também uma banda de palha-da-costa e um capacete que cobre quase a totalidade da sua face.

Infami

Infami ou Infaín Odé funfun, é uma qualidade de Oxóssi menos conhecida, muito ligada à versão mais velha de Oxalá, Oxalufã. Porém, ele também mantém laços com sua versão mais jovem, Oxaguiã, reforçando seu temperamento mais ameno e pacífico.

Ligado aos Orixás Funfun, ou seja, os primeiros e originais, associados, por exemplo, aos arcanjos, Infami é representado usando apenas branco e um colar de contas brancas, intermeadas com corais na cor azul. Gosta também de comer abadô, que é um alimento a base de feijão fradinho torrado.

Akueran

Akueran é uma das qualidades de Oxóssi e está relacionado à prosperidade e fartura, levando para seus filhos muitas oportunidades de realização. Ele vive nas áreas mais escondidas da floresta e gosta de alimentos crus.

Ligado à Oxumaré e Ossain, ele tem relação com a ligação entre os mundos, prosperidade e o domínio das folhas sagradas. É representado com vestes na cor azul claro, compostas com tiras vermelhas. A guia de Akueran é composta por contas azul claro e as penas de pavão, papagaio e arara também o representam.

Características dos filhos e filhas de Oxóssi

Ilustração do Orixá Oxóssi nas matas com seu arco

Assim como todos os outros Orixás, há características específicas dos filhos e filhas de Oxóssi. São chamados de filhos de Santo aqueles que têm um determinado Orixá de cabeça, ou seja, aquele que rege e guia as ações e comportamentos nessa encarnação.

Conhecidos por serem extremamente inteligentes, comunicativos, discretos e independentes, os filhos e filhas de Oxóssi têm características bem claras. Conheça algumas delas.

Comunicação natural e fluída

Os filhos e filhas de Oxóssi têm muita facilidade para se comunicar, dada a sua tendência à extroversão, quando necessário ou entre pessoas de sua confiança. Com uma linguagem acessível e grande facilidade de adequar ao público, eles conseguem passar a mensagem de forma adequada.

Além de adequar o tom e voz ao público (seja em situações profissionais ou pessoais), os filhos e filhas de Oxóssi conseguem ter uma maior fluidez entre as ideias, passando por diversos temas com leveza e interligando assuntos diferentes com facilidade.

Jovialidade e esperteza

Cheios de energia e disposição, prontos para qualquer atividade a qualquer momento, os filhos e filhas de Oxóssi são a jovialidade em pessoa. Tendem a ter a aparência de uma pessoa muito mais nova do que realmente são, sendo normalmente verdadeiras surpresas.

Outro atributo claro é a sua capacidade de perceber situações perigosas, falsidade ou armadilhas em sua jornada. Com uma mente ágil, eles conseguem processar rapidamente as pistas encontradas e tomar decisões com qualidade e segurança.

Discrição e observação

Apesar de serem extremamente comunicativos, os filhos de Oxóssi são pessoas discretas e não gostam de chamar a atenção. Ao contrário dos filhos de Oxum, não gostam de ser o centro da atenção e evitam ao máximo aglomerações, preferindo estar entre os seus.

Como bons filhos de caçador, eles são também muito observadores e tendem a prestar atenção a detalhes que muitas vezes outras pessoas deixariam passar. Com isso, tendem a ter também uma boa memória, pois estão realmente presentes nas situações do dia a dia.

Independência e desapego

Os filhos e filhas de Oxóssi são pessoas que gostam de ter sua liberdade respeitada, em qualquer esfera de relacionamento. Isso quer dizer que pessoas ciumentas e possessivas nunca vão dar certo com eles, pois não suportam que seus passos sejam controlados.

Além disso, não são muito adeptos de grude em excesso, sendo carinhosos à sua maneira, geralmente mais com gestos do que com palavras. Também não se importam em levar uma vida nômade, viajando muito e conhecendo novas culturas, sem apego a lugar, pessoa ou situação.

Foco e silêncio

Para ter o nível de capacidade de observação tão alto, os filhos e filhas de Oxóssi conseguem ter foco até mesmo em situações complexas ou repletas de situações de distração. Isso porque sua capacidade de focar em apenas uma coisa ajuda a ter bons resultados nessa área.

Apesar de serem comunicativos, joviais, gostarem de viajar e aproveitar a vida, os filhos de Oxóssi também precisam do seu momento de tranquilidade. O silêncio funciona tanto como uma válvula de escape, quanto como um momento de recarregar as energias, sendo fundamental em sua vida.

Para se relacionar com Oxóssi

Ilustração do Orixá Oxóssi

Se você é filho ou filha de Oxóssi ou simplesmente quer aprender a se relacionar com o arquétipo do Orixá, é importante conhecer alguns pontos essenciais. Entre eles estão o dia do ano, da semana e saudação a Oxóssi. Veja também quais são os seus símbolos, cores e elementos.

Dia do ano de Oxóssi

O dia de Oxóssi na Umbanda é 20 de janeiro, sincronizado com São Sebastião. É o dia em que os devotos do Santo e filhos e filhas de Oxóssi comemoram os feitos e as bênçãos recebidas.

Dia da semana de Oxóssi

O dia da semana de Oxóssi é quinta-feira, onde os filhos e filhas optam por usar roupas nas cores do seu Orixá de cabeça ou de uma das suas qualidades, bem como contas não ritualísticas.

Saudação a Oxóssi

A Saudação ao Orixá é feito como uma forma de homenagem e respeito à entidade, sempre relacionada à história e feitos dele. No caso de Oxóssi, sua saudação é Òké Aro (Salve o grande caçador) e também Arolé (Salve o rei).

Símbolo de Oxóssi

Os principais símbolos de Oxóssi são o seu Arco e flecha, além do bodoque, que é uma arma indígena, que parece o arco de flechas, mas é utilizado para atirar bolas de barro ou pedras arredondadas.

Cores de Oxóssi

As cores de Oxóssi podem ser o azul claro, azul celeste, verde, branco e até o dourado, a depender da qualidade ou até mesmo Nação do Candomblé, com pequenas diferenças.

Elemento de Oxóssi

O principal elemento de Oxóssi é a terra, afinal, ele é o grande caçador, que vive nas matas e conhece os segredos das ervas sagradas e não sagradas. É também muito ligado a Ossain, fortalecendo seu laço com o elemento terra.

Oração a Oxóssi

Ilustração do Orixá Oxóssi com flecha flamejante

Oxóssi é um Orixá poderoso e cuida dos seus filhos, protegendo e guiando seus caminhos, assim como fazem os seus irmãos, Ogum e Exu. Ele também traz prosperidade e muitas outras bênçãos. Conheça suas principais orações.

Oração de Oxóssi

Se você precisa abrir caminhos para a prosperidade em sua vida, esperança para seus dias, paz, perdão e resistência, faça essa oração a Oxóssi:

Glorioso Odé, caçador de glórias, aquele que nos traz a prosperidade, a fartura, o pão de cada dia, dai-nos a certeza de que nosso cotidiano a sua presença seja uma constante.

Conhecedor das ervas e folhas sagradas, peço que traga saúde aos nossos doentes, esperanças às nossas crianças, paz e tranquilidade aos nossos idosos. Odé, acalme nossas injúrias, nossas lamentações, dai-nos forças para prosseguir o nosso caminhar, com resignação para aceitar tudo aquilo que não podemos mudar.

Que no nosso caminho no dia a dia, sua Companhia seja mantida, que sua flecha corte todos os males e inimigos, ocultos e declarados. Que Oxalá nos cubra de paz, saúde, prosperidade e união. Okê arô Oxóssi!

Para proteção

Se nesse momento da sua vida, você sente que está precisando de proteção, pode fazer uma oração para Oxóssi, o guerreiro de uma flecha só. Esses são trechos de pontos, orações cantadas acompanhadas por palmas e atabaques, para você usar em suas preces:

Oi não se mexe na espada de Ogum
Oi não se mexe na machada de Xangô
Oi não se mexe nas flechas de Oxóssi
Que lá nas matas é rei, é caçador.

Oxóssi é rei da macaia
Oxóssi é rei na terra
Quando ele vem lá de Aruanda
Ele vem para vencer demanda.

Okê arô Oxóssi!

Para prosperidade e proteção

Quando as coisas andam difíceis e você precisa melhorar sua vida, escolha essa oração em forma de trechos de pontos, para pedir ajuda para o Orixá provedor Oxóssi.

Vermelho é a cor do sangue de meu pai
E verde é a cor das matas onde ele mora
Vamos saravar meu pai Oxóssi em nossa banda
Vamos saravar, a banda que ele mora

Oxóssi Odé, ele é São Sebastião
Mas ele reina lá nas matas e nos campos
Ele é o dono, da lavoura de pai tupã

Para sua vida melhorar
E nunca lhe faltar o que comer
Acenda uma vela para Oxóssi
E peça que ele irá lhe socorrer

Okê arô Oxóssi!

Oferendas a Oxóssi

Escultura do Orixá Oxóssi

Oferendas devem ser feitas apenas com orientação de alguém de confiança e especificamente para cada caso. Em outras palavras, você pode até ter algumas ideias aqui, mas elas não devem ser seguidas literalmente, devendo primeiro serem revistas por alguém que conheça o seu caso diretamente.

Porém, em linhas gerais, existem algumas pequenas oferendas que você pode fazer para Oxóssi, desde que saiba que não se trata de nenhum tipo de orientação conclusiva e sim ideias do que pode ser feito.

Primeiro de tudo, lembre-se de que Oxóssi não gosta de mel, cabeça de bicho (mesmo representações artificiais) e Ovo. Veja então o que fazer no dia de São Sebastião, como atrair boa sorte e também uma oferenda para prosperidade.

Dia de São Sebastião

Para o dia 20 de janeiro, que é dia de Oxóssi e de São Sebastião, você pode colocar em um altar, a imagem do Santo ou do Orixá e colocar em sua frente, um prato ou suporte de bronze, com penas ornamentais, flores em cacho e moedas devidamente limpas.

Ao lado, uma vela azul claro ou verde, já limpas com incenso de sálvia ou guiné e envolvidas com óleo essencial de sândalo. Se sentir que deve, ornamente ao redor da vela com búzios, moedas ou alguma pedra verde, como esmeralda, quartzo verde, aventurina ou jade. Acenda a vela, ore e deixe queimar.

Para boa sorte

Se você está em uma fase em que uma boa dose de sorte é necessária, então escolha o quinto dia depois da lua nova e prepare uma oferenda especial para Oxóssi, preferencialmente na beira de um rio, localizado em local com mata (e seguro, claro). Certamente pode ser feito em casa também.

Em uma base adequada, coloque uma vela verde ao centro e ao redor, faça uma mandala com 7 moedas, 14 pétalas de girassol e 21 folhas de alecrim. Ao redor, faça uma guirlanda com galhos de pitanga e acenda a vela, fazendo sua oração favorita e pedindo pela boa sorte.

Para prosperidade

A oração para Oxóssi, visando atrair prosperidade, é bem simples e eficaz. Você precisa escrever em um papel o que significa prosperidade para você, em detalhes. Logo abaixo, agradeça a Oxóssi pelas bênçãos e desenhe o arco e apenas uma flecha.

Com todo cuidado e segurança, acenda uma vela verde ou azul clara e faça a sua oração favorita, pedindo prosperidade para Oxóssi. Pegue o papel e queime na chama dessa vela, até não restar mais nada, firmando ainda mais sua intenção. Agradeça e continue trabalhando pelo que deseja.

Qual é mensagem certeira de Oxóssi, o caçador de uma flecha só?

Colar de contas azuis com flecha do Orixá Oxóssi

Lute pelo que deseja que Oxóssi vai te ajudar. Ele é o patrono dos trabalhadores incansáveis, que usam sua mente afiada para encontrar novos caminhos e seus olhos atentos para aproveitar as chances que a vida apresenta.

Não perca o foco no que é realmente importante e principalmente, mantenha por perto aquelas pessoas que falam ao seu coração. Seja livre e liberte, compartilhe a prosperidade recebida e aproveite a fartura em sua vida.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.