9 de Espadas no Tarot: significado da carta no amor, trabalho e mais!

9 de Espadas no Tarot: significado da carta no amor, trabalho e mais!

O 9 de Espadas fala sobre quando se está tão sobrecarregado que só existe dor e nenhuma solução. Leia o artigo para saber todos os detalhes da carta.


O que significa a carta 9 de Espadas no Tarot?

Carta 9 de espadas no tarot fundo branco.

O 9 de Espadas parece uma carta assustadora na tiragem, mas ela obriga a reflexão sobre o que te faz mal: sejam segredos, culpas ou medos. Ela aponta a necessidade de libertar-se e de deixar o passado para trás.

É também a carta que alerta sobre questões sérias de saúde e, sem ela, talvez alguns problemas graves passem despercebidos, sendo considerados só cansaço ou medo, ao invés de terem o devido cuidado.

Leia o 9 de Espadas como um alerta para cuidados em todos os aspectos da sua vida, em especial, sobre questões mentais sobre o corpo físico, como será explicado durante o artigo.

Fundamentos da carta 9 de Espadas

Carta 9 de espadas no tarot fundo preto.

Neste primeiro momento, é a hora de entender os símbolos da carta 9 de Espadas, que construirão os significados descritos a seguir: a história da carta dentro do Tarot, iconografia, o naipe e o elemento correspondente, ar.

Espadas é uma carta que fala sobre aspectos mentais do consulente e da situação. Dentro do ciclo do naipe de Espadas, este é o nono degrau.

História

Muito aconteceu até este momento, seus planos e criações têm se desenvolvido, várias questões mudaram na sua vida e não faltaram surpresas. Há um instante atrás, na carta 8, seus planos precisaram de uma repaginada. Agora, você quer ver todo esse trabalho sendo recompensado e, neste ponto, colhe-se o que foi plantado.

O 9 está bem próximo de fechar o ciclo do naipe, então ele traz muitas expectativas em si. Mais um passo e chega a carta 10, quando você irá se alegrar e se preparar em direção a um novo ciclo.

Iconografia

A arte do 9 de Espadas apresenta uma pessoa despertando de um pesadelo. Ela parece chorar ou estar sob muita dor emocional e mental. Ao fundo, nove espadas penduradas representando pensamentos dolorosos.

Note também a cama na qual a pessoa se deita. Há um entalhe de um duelo e um dos duelistas acaba de ser derrotado. A coberta é enfeitada com desenhos de rosas e símbolos astrológicos. A escolha das cores cria um contraste entre o preto do fundo, a cor das espadas e a pessoa na cama, dando uma atmosfera de angústia, comparada às cores alegres de outras cartas.

A pessoa representada no 9 de Espadas talvez seja a mesma da carta 8. Ela está livre, finalmente, mas assombrada pelo passado. O baralho Sweet Twilight adiciona às espadas, desenhadas de forma abstrata, uma lua. Reforçando o sentido de que essas verdades dolorosas que as espadas trazem podem ser uma ilusão.

O naipe de Espadas

O naipe de Espadas é sobre o mental, a vontade de possuir, os planos feitos, as ideias, tudo bem racional, baseado na ordem e na lógica que cada um se orienta.

Por esse motivo, Espadas não se apresenta como um naipe sobre construção de objetivos ou de relacionamentos sentimentais, mas sobre sucessos, falhas de comunicação e como cada um lida com seus medos e desejos.

É um naipe que não envolve sentimentos, mas ambição, coragem e conflito, seja ele interno ou com os outros. Inclusive, isso pode envolver decisões importantes que estão sendo postergadas e uma dor causada por esse impasse.

Elemento ar

Como o elemento ar, o naipe de Espadas fala sobre questões de comunicação, lógica, razão e intelecto. Sobre analisar o entorno e a própria identidade de forma saudável, ou não. Essa racionalidade excessiva leva a menos compaixão, perdão e muitos confrontos.

Significados da carta 9 de Espadas

Mulher sentada na cama com expressão de angústia e mão sobre a cabeça.

O 9 de Espadas é um ponto do naipe que mostra que questões mal resolvidas voltam mais uma vez para assombrar os pensamentos. Destrincharemos todas as possibilidades dessa carta a seguir, abordando sobre angústia, preocupação, culpa, fragilidade, fracassos e pesadelos.

Angústia e preocupação

Pensamentos negativos têm levado a melhor e você tem passado muito tempo angustiado e preocupado. Ainda que seus temores tenham fundamento, a forma com que você vem lidando com essas situações é o que vai transformar seus medos em realidade, até por autossabotagem.

Até que sejam resolvidas essas questões e haja um ponto final, é possível que o problema volte, ainda que apenas na sua mente. Essa dor e angústia não terão fim sem diálogo ou até um pedido de ajuda. Sempre há chance de mudar, começar de novo e evitar que o pior aconteça. Não desista antes de tentar consertar a situação e acredite no melhor resultado.

Culpa e sofrimento

Situações mal resolvidas estão te assombrando e você tem escolhido continuar com a culpa e o sofrimento a o invés de lidar com os efeitos da verdade, mas vale a pena?

É possível que você esteja tão imerso na culpa e em pensamentos negativos que não consiga visualizar a possibilidade de perdão. É preciso focar no seu desenvolvimento e mudança de atitude, perdoar a si mesmo antes de tudo. Desta forma, é possível pedir perdão aos outros e lidar com as consequências.

Problemas para dormir e pesadelos

São os pensamentos negativos, a ansiedade e a culpa que impedem você de descansar. A tensão dificulta o relaxamento do corpo e não te deixa aproveitar o sono. Aqui, o aspecto mental está começando a afetar o físico.

O significado principal da carta, aquele diretamente extraído da iconografia, é este: há pensamentos que te machucam e te mantém acordado à noite.

Fracassos e decepções

Às vezes, o que tira o sono e assombra são atitudes inesperadas dos outros. A descoberta de algum tipo de traição pode levar a uma sensação de fracasso. Várias dúvidas são levantadas e há o desejo de ter feito tudo diferente.

O 9 de Espadas aponta que, apesar de tudo que aconteceu, o pior já passou. Agora é necessário lidar com essa dor e impedi-la de te fazer mais mal.

Fragilidade

Você tem se sentido perdido, com medo e se isolando para tentar colocar a cabeça no lugar. A fragilidade aqui pode ser mental ou até mesmo física, visto que crises de ansiedade provocam reações no corpo. A insônia é um exemplo disso.

Há possibilidade de traumas não superados minando sua saúde mental. Neste caso, o 9 de Espadas indica a necessidade de acompanhamento profissional adequado.

9 de Espadas no amor

Casal deitado na cama com problemas no relacionamento.

No amor, os pensamentos negativos também estão tomando conta. É provável que causem danos sérios, a menos que trabalhados com confiança e diálogo. Entenda melhor o que o 9 de Espadas diz para comprometidos e para solteiros a seguir.

Para comprometidos

Para comprometidos, existem duas possibilidades principais do 9 de Espadas aparecer em uma tiragem: culpa e falta de confiança. É possível que você tenha cometido um erro que talvez o parceiro não tenha descoberto, mas a culpa é grande por ter quebrado esse voto de honestidade e de confiança entre vocês. Ao mesmo tempo, você não acredita no perdão.

Neste caso, é preciso se perdoar, ser honesto e se engajar para melhorar. O perdão é possível, mas ele precisa ser conquistado. A outra situação indicada pelo 9 de Espadas é ciúmes. A insegurança, pensamentos negativos, falta de amor próprio está nublando seu julgamento e te colocando contra o seu parceiro.

Para ambos os casos, foque em restabelecer o laço de confiança, em abrir espaço para o diálogo que está obstruído pela culpa ou pelo ciúmes.

Para solteiros

Aos solteiros, essa carta na tiragem indica algum interesse de companheiros sexuais ou amorosos por você. Ou então, um de vocês tem desejo de controle sobre o outro.

Outra leitura fala sobre os traumas de relacionamentos passados que te deixam inseguro, possessivo e cheio de dúvidas. Ou seja, neste caso, você pode ser a pessoa controladora que precisa de tempo para lidar com esses traumas, se estiver pensando em deixar a solteirice.

Neste momento, invista só em você, na sua saúde mental, nas pessoas que te amam e no seu próprio bem estar. Um relacionamento iniciado em um período de tanta insegurança tende a ser mais atribulado e pode acabar comprometendo ainda mais seu estado de espírito com a questão de possessividade, controle e insegurança.

9 de Espadas no trabalho

Homem preocupado com o trabalho sentado com um notebook e mão sobre a cabeça.

No trabalho, o 9 de Espadas pede um momento de reflexão, muita conversa e apoio. Esteja preparado para fazer escolhas complicadas e se colocar em primeiro lugar, tanto no caso de pessoas empregadas, quanto para quem está em busca de recolocação no mercado, como explicaremos a seguir.

Para empregados

Essa carta indica muito desgaste, ansiedade, noites mal dormidas e estresse. É perigoso continuar no mesmo ritmo. Se possível, evite a Síndrome de Burnout pegando mais leve e procure ajuda, tanto profissional quanto de amigos e/ou de sua família para lidar com esses problemas.

Caso os fatores do seu desgaste sejam impossíveis de você gerenciar por si mesmo ou se estresse é parte do seu trabalho, vale pensar em uma nova colocação que respeite sua saúde. Verifique a possibilidade de um novo emprego e busque por família e amigos para apoiá-lo nessa transição.

Para desempregados

Para quem está desempregado, saiba que você tem capacidade para se dedicar a uma atividade, só precisa da oportunidade. Mesmo que esteja complicado, reavalie suas opções com calma, busque ajuda, apoio de pessoas próximas e não desista.

Com esta carta na tiragem, há grandes chances de que você não seja chamado para aquela vaga desejada. O 9 de Espadas, aqui, pode representar um corte na comunicação. Nesta situação difícil de desemprego, é importante não deixar os pensamentos negativos levarem a melhor. Acreditar que é possível conquistar uma vaga e ser bem sucedido é a melhor opção.

Combinações com a carta 9 de Espadas

Cartas de tarot com foco nas cartas "The world" e "The sun"

As combinações do 9 de Espadas, junto ao lugar da carta na tiragem, podem indicar as situações em que são necessários diálogo e ajuda. Prestar atenção ao naipe e ao significado dos arcanos maiores dará um bom direcionamento. Confira mais a seguir.

Combinações positivas

O 9 de Espadas, em geral, potencializa questões negativas da outra carta da combinação e leituras com conselhos de cuidado são as mais comuns, mas ainda existem combinações positivas. Uma delas é feita entre 9 de Espadas e A Estrela, porque aponta para um processo de cura para o fim de um período de pesadelos.

Combinações negativas

A combinação entre Lua e 9 de Espadas potencializa a questão de isolamento, solidão e de estar em meio a ilusões. E muitos pesadelos. As emoções aqui estão confusas e enevoadas, além de tudo.

O Diabo junto do 9 de Espadas também potencializa a carta negativamente. A combinação aponta um caminho de autodestruição e autossabotagem, pois, como se não bastasse os medos que o 9 de Espadas traz, a forma de lidar com essas questões envolve buscar fugas e entorpecimentos, sem resolver o problema.

Caso seja Enamorados junto ao 9 de Espadas, a questão que te assombra é uma escolha muito dolorosa, que provavelmente pode ser definida entre seguir o coração ou seu lado racional. Há um grande conflito em ir em busca do que se deseja.

Se a tiragem apresenta o 9 de copas junto ao 9 de Espadas, é possível que o assunto seja dependência química e abstinência. Seria interessante, neste caso, buscar ajuda especializada para o tratamento.

Um pouco mais sobre a carta 9 de Espadas

Mulher de perfil acendendo um cigarro com um isqueiro.

Apesar de ser entendida como uma carta negativa, o 9 de Espadas fala muito de superação. Foque na mensagem de esperança que o 9 de Espadas traz e se esforce para o seu restabelecimento, principalmente no que se refere à sua saúde. Aprenda mais a seguir sobre essa carta, os desafios que ela te alerta e dicas para lidar com eles.

Na saúde

O 9 de Espadas indica a necessidade de cuidados com a saúde mental, principalmente. Assim, tente procurar um psicólogo ou psiquiatra que possa te ajudar a ter noites de sono mais tranquilas, que ajudem a organizar uma rotina saudável, na medida do possível, durante esse momento delicado.

É possível, também, que esta carta aponte para questões com vício, sobretudo, se combinada com 3 ou 9 de Copas. Havendo chance de dependência química, busque ajuda.

Carta invertida

Essa carta, mesmo invertida, mantém muito dos significados originais. Ainda aponta para um estado de dor e sofrimento, com grande chances de doenças mentais, segredos e pensamentos negativos. Outro significado mantido da carta normal é o de que os problemas a serem enfrentados são muito menores que a projeção deles em nossa mente.

Há chance, ainda, dessa carta invertida significar que houve um momento muito doloroso e difícil no passado, mas ele foi superado. Isso sinaliza a consciência de que o problema causou muito mais dor do que deveria, contudo, ele acabou.

Desafios

O maior desafio que o 9 de Espadas traz é sobre comunicação. Há muita dificuldade de falar e receio de pedir ajuda.

No momento em que se está, abrir este caminho para comunicação é muito importante para encontrar soluções. Desfaça seu distanciamento com outras pessoas e, caso haja doenças mentais ou dependência química, busque ajuda.

Dicas

A principal orientação que o 9 de Espadas traz é: peça ajuda e esteja aberto ao diálogo. Muitas das questões que parecem terríveis hoje podem ser resolvidas com diálogo. Exorcizando, assim, todos os fantasmas do armário de uma vez por todas.

É possível sair do estado atual. Lembre-se de que seus medos são maiores que os problemas a se enfrentar.

A carta 9 de Espadas pode sinalizar um bom momento de praticar a aceitação?

Mulher olhando para o horizonte.

Uma coisa é certa, exceto pela morte: Sempre é possível mudar o próprio destino. Muitas coisas que aconteceram te fizeram mal, te fizeram perder o sono e deixaram um gosto amargo na boca. Independente se foram ações suas ou dos outros, a única possibilidade é seguir em frente e lidar com esses problemas da melhor forma que você puder no momento.

O que te assombra pode ser resolvido com perdão e com diálogo e, ainda que pareça impossível, essas impressões podem não ser reais. Além do mais, a solução, a paz de espírito, só virá quando a chance do perdão e do diálogo for oferecida. Aceite que não é possível mudar o passado, mas não desista do que você ama, nem do seu bem-estar.

Autor deste artigo

Maranna começou a estudar tarot porque achava as cartas bonitas. Hoje, tem no deck Sweet Twilight e Fey companheiros inseparáveis.
Também curte mitologia e histórias fantásticas. Tanto que, quando não está escrevendo para o Sonho Astral, ela cria seus próprios mundos de fantasia na ficção com o nome Morana Violeta

Palavras-chave relacionadas


tarot

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lente de contato: azul, verde, de grau, em outra pessoa e mais!

Sonhar com lentes de contato denotam má sorte? Descubra tudo sobre esse sonho e seus significados nesse atigo!


Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Salmos da cura: conheça 8 orações que irão ajudar na cura de doenças!

Os Salmos da Bíblia cristã são um convite a expressar a fé e pedidos genuínos, aliados a um profundo senso de gratidão a Deus. Conheça mais sobre esses textos!


Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Caboclo sete flechas: características, história, ponto e mais!

Conhecido por ser um grande guerreiro, o Caboclo Sete Flechas quebra qualquer demanda e ensina de forma branda e serena. Confira!


Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Anjo Miguel: conheça sua história, significado, oração e mais!

Você conhece o Anjo Miguel? Conheça a história, significado, oração e muito mais sobre esse poderoso Arcanjo e como pode trazer auxílio em sua vida.


Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Oração de Santa Maria Madalena: para o amor, para pedir, pelo perdão e mais!

Santa Maria Madalena é a padroeira de todos os pecadores arrependidos, das mulheres e das mães solteiras. Confira aqui como pedir a sua intercessão!