3 de copas no tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

3 de copas no tarot: significado da carta, no amor, trabalho e mais!

3 de copas promete que depois da chuva, a bonança chegará em sua vida. Leia neste artigo todos os significados que esta carta traz no amor, no trabalho e mais.


O que significa a carta 3 de copas no tarot?

carta de tarot 3 de copas na grama verde

A história desta carta, o 3 de copas, relata uma grande festa: é a celebração pelos bons acordos tratados, é o jantar de comemoração depois de muito trabalho, é a sua formatura depois de todo o esforço durante o curso.

Para chegar até o momento dessa festa é necessário o apoio de pessoas que te amam, aquelas que compartilharam suas alegrias e tristezas, e acompanharam o trabalho duro que você já realizou.

Como dito anteriormente, o significado que essa carta traz é o de uma celebração com significado e sensação de dever cumprido. É isto o que o 3 de copas conta, descubra ainda neste artigo quais são os fundamentos dessa carta, seus significados para o amor e o trabalho, além de possíveis combinações com outras cartas do tarot.

Fundamentos da carta 3 de copas

Imagem da carta do tarot 3 de copas

Cartas de copas já são parte do imaginário como cartas sobre emoções, sentimentos e que grandes profetas de amores. Nos fundamentos da carta explicaremos o porquê do naipe e da carta trazerem esta sensação através de sua história, iconografia e elemento.

História

Do início da jornada que o naipe de copas conta e trilha, alcançou-se este que é o terceiro degrau. Das possibilidades de significados do ás, a afeição foi encontrada e, neste momento, chegou-se no equilíbrio. Este é como o próximo passo de uma paixão intensa, aquele amor tranquilo da proximidade e da amizade.

No equilíbrio e nos acordos prometidos pelo número 3, a carta 3 de copas promete as celebrações que seguem estes acordos bem-sucedidos e a paz do dever cumprido. Ela diz que é tempo de colher: dividir e receber o que se tem com os amigos e familiares.

Iconografia

No baralho Rider-Waite-Smith o 3 de copas é uma celebração e isso pode ser interpretado através da observação de sua iconografia. A carta mostra 3 mulheres de aparência alegre brindando em comemoração a algo. Nenhuma delas encara o consulente, é importante frisar, pois as três estão entretidas entre si.

É possível ver o rosto de duas das mulheres, já a terceira está de costas. Além do entorno delas estar coberto de frutos, o que nos faz imaginar que a abundância da festa é parte do motivo da celebração.

O baralho Sweet Twilight, que é mais recente, apresenta uma jovem sentada em um balanço de cipó. Ela bebe e ao seu lado bebem dois esquilos, cada um em uma taça, itens esses indispensáveis para arte do 3 de copas. É possível interpretar a partir dessa imagem uma comunhão que vai além da harmonia entre pessoas, mas que envolve também o entorno e a natureza.

O naipe de copas

O naipe de copas fala sobre o que se passa no interior das pessoas, o que sentem em seu íntimo. Chegando até mesmo aos desejos irracionais, aqueles que não se conta a ninguém. Esse é um naipe que conta sobre sonhos, idealizações, paixões e geralmente se dá através da relação do consulente com outras pessoas, mas também fala sobre o mundo material, além do plano sentimental e das ideias.

Copas envolve desejo e isso inclui o desejo de posse. Não no sentido de um plano acertado ou um projeto, mas a pura vontade. Da mesma forma envolve ideias, que no naipe de espadas são planos e métodos, em uma aura de sonho, mais próximo daqueles sonhos íntimos e distantes do que um projeto de vida.

Elemento água

Copas é regido pelo elemento água, o que faz com que este seja um ótimo naipe para guiar uma jornada de autoconhecimento que caminhe pelas emoções que uma pessoa possa se negar a sentir, quaisquer que sejam esses sentimentos. A água é também um elemento do místico e do subconsciente, o que é um bom sinal para questões envolvendo espiritualidade

Após uma jornada em si mesmo, é possível reconhecer e lidar com outros lados da própria identidade, algo muito importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Entender o próprio coração é parte do caminho para alcançar o equilíbrio e maturidade. Além disso, o elemento água pode agir como purificador e ajudar a curar feridas antigas.

Significados da carta 3 de copas

imagem de uma mesa com cartas de tarot, e velas dispostas, com mãos apontando para elas.

Com os fundamentos da carta bem estabelecidos, é possível entender melhor o porquê do 3 de copas apontar para os significados de um período de harmonia pessoal, felicidade e conexão. Descubra a seguir mais detalhadamente o que essa carta diz sobre a sua vida social, espiritual e alguns aspectos de seu futuro.

Período sociável

Esta carta geralmente anuncia uma festa. No sentido literal da palavra, um monte de gente junta se divertindo, com bebida, comida e música boa. Vale aguardar um convite, pois ele surgirá.

Além disso, esta carta representa todos os tipos de celebração, em que se está perto das pessoas que se ama, todas elas, e se aproveita os bons tempos. Este é um momento para compartilhar e aproveitar essas pessoas que estão contigo para mais um momento feliz. É sobre situações em que o melhor a se fazer é estar com as pessoas amadas.

Descoberta de dons

O naipe de copas conta sobre intuição e até mesmo indica uma caminhada espiritual. Ao mesmo tempo em que o 3 representa o crescimento emocional e espiritual. Não seria estranho o consulente descobrir habilidades regido pelo 3 de copas pois ele aprendeu muito sobre si mesmo, até descobrindo os próprios limites nesse período.

Pela questão intuitiva, é possível que tais dons sejam relacionados ao âmbito espiritual, pois há um desenvolvimento nesse sentido. Vale aproveitar o momento para trabalhar o este lado seu e se aprofundar mais nesse caminho.

Abundância e otimismo

Não há motivos para tristeza aqui: pessoas que você ama e conhece profundamente estão do seu lado, dividindo o que têm de melhor contigo. Note todas as bênçãos alcançadas e as recompensas do seu trabalho.

A arte do baralho Rider-Waite-Smith vai muito nesse sentido, com a colheita aos pés das três mulheres, confirmando a sensação de otimismo, abundância e sucessos, assim como de conclusões de ciclo e bons acordos citados anteriormente.

Conclusão de um ciclo

Depois de muita luta, é chegada a hora de celebrar. O 3 de copas representa aquele momento de alívio quando está tudo no lugar e acreditamos que vai dar tudo certo.

Houve muito desgaste em algum momento, principalmente no âmbito emocional, e cultivar a proximidade com os amigos e família valeu muito a pena. O equilíbrio do 3 pode ser lido como final desse período de esforço. Aproveite os resultados do seu trabalho!

Acordos bem sucedidos

As cartas de número 3 indicam cooperação entre pessoas. Por ser do naipe de copas, indica que há interesse dos participantes acordo para avançar o projeto. E por isso o 3 de copas traz bons agouros nos acordos de qualquer tipo.

Este é um momento bom para se unir a amigos ou família e juntos se dedicarem a projetos. Você perceberá a intenção desses conhecidos em investir em você e suas ideias. Não necessariamente um investimento financeiro, mas ainda um investimento. A relação de vocês tem laços de confiança fortes o suficiente para que esses tratados sejam estabelecidos e cumpridos.

3 de copas no amor

Imagem de mãos dadas de uma mulher e um homem

No amor, o naipe de copas parece ser o ideal, pois estabelece uma conexão profunda entre os parceiros. O número 3 confirma essa conexão. Se sua pergunta é sobre amor romântico, explicamos a seguir o que se pode esperar desse romance sendo você uma pessoa solteira ou comprometida.

Para comprometidos

No 3 de copas há uma ligação romântica diferente do 2 de copas. Aqui não há a paixão avassaladora da outra carta, mas é algo mais livre, baseado em confiança e já alicerçado no entendimento da outra pessoa. O 3 é um amor muito mais voltado para amigos e família que para parceiros, é importante pontuar.

É possível que este relacionamento tenha começado como amizade ou que haja muita amizade construída. Este é um amor bom e tranquilo. Outra possibilidade é a de um relacionamento não tradicional, como um relacionamento não-monogâmico, até pela forte base em confiança.

Deve-se tomar cuidado apenas com brigas ou inseguranças baseadas em “quem ama mais”. O amor funciona de forma diferente para cada pessoa e esse tipo de cobrança só atrapalha o equilíbrio que vocês podem ter. Aproveite para conversar e os momentos de comunhão para aprofundar a conexão entre vocês.

Para solteiros

Alguém está apaixonado. Se a pergunta para a carta é de cunho romântico, há muitas chances de que a paixão tenha pego alguém, ou você ou quem te interesse romanticamente.

Vocês são pessoas próximas e talvez tudo tenha começado por vocês serem muito amigos, ou talvez seja alguém do passado tentando uma segunda chance. Seu interesse é por alguém que você conhece há bastante tempo. A intimidade existe, talvez falte só aquela pitadinha de paixão, mas, claro, isso pode aparecer a qualquer instante.

Outra possibilidade é a de que, por ter começado na amizade, o amor seja unilateral e a outra pessoa te considere apenas como um grande amigo. Mas isso não significa que não exista amor ou que não possa se transformar em amor romântico. Há a confiança e proximidade do amor no ar. De novo, só é preciso que as pessoas envolvidas se deem uma chance de transformar esse amor em romance.

3 de copas no trabalho

pessoas no ambiente de trabalho

O trabalho para o naipe de copas tem muito de sonho e seu emprego é uma forma de concretizar seus valores no mundo real. Dar tudo de si tem suas recompensas, como será comentado a seguir para quem está empregado, desempregado, assim como os aspectos financeiros que a carta apresenta.

Para empregados

É possível que você já esteja na carreira dos sonhos ou você esteja no caminho para ingressar na sua área de formação. Parabéns por isso, não é qualquer um que consegue estar na área de atuação que deseja.

Como uma carta que promete resolução de conflitos, o 3 de copas vai te trazer satisfação emocional, uma boa avaliação dos superiores, um depoimento de um fã na internet, ou promoção, alguma forma de reconhecimento pelo seu trabalho.

O 3 de copas pode estar apontando também para algum projeto finalizado, uma reunião que foi um sucesso ou uma formatura, neste caso, mais próximo do sentido “festa” mencionado antes.

Para desempregados

Para quem está procurando emprego, o 3 de copas, indica que há muitas chances de ser contratado. Principalmente se combinado com ás de ouros. Não desista e use suas conexões para encontrar novas oportunidades.

Aspectos financeiros

É um momento de tranquilidade financeira, as contas vão se acertar e vai ficar tudo bem. O 3 de copas é positivo para questões financeiras e aponta para uma ajuda financeira de terceiros ou de um novo investidor para o seu projeto.

Com essa fase tranquila, você pode estar se sentindo generoso e quer dividir sua sorte. Só tome cuidado para não se endividar no processo. Use o dinheiro com sabedoria e aproveite a boa fase.

Combinações com a carta 3 de copas

Imagem com uma mão segurando uma carta de baralho 3 de espadas

O 3 de copas tem combinações muito interessantes com outras cartas que juntas falam sobre nossos desejos e nossa relação com o outro. Confira algumas combinações positivas e negativas a seguir.

Combinações positivas

Combinações para questões sentimentais são muito boas quando envolvem o 3 de copas. Junto ao ás de copas fala de casamento baseado em amor, não em questões financeiras ou práticas, amor puro e simples, com muita confiança. É um bom momento para começar a planejar a união.

Dependendo da combinação, é possível também que o 3 de copas sinalize um bebê, com o ás de paus, por exemplo, e junto a cartas como a Imperatriz ou rainha de copas. O 3 aqui tem sentido de “terceira pessoa” de um casal, no sentido de um bebê. Caso seja um grande desejo, é hora de comemorar.

Combinações negativas

A combinação 3 de copas com 9 de espadas é uma combinação negativa por indicar que alguém está, ou parece estar, se permitindo excessos. O 9 de espadas fala de permitir as ações negativas que o 3 de copas tem, uso de álcool, festas, muitas amizades, até possivelmente um caso. Alguém está fugindo e fingindo que está tudo bem, não faça isso.

Para relacionamentos, ter uma tiragem com 3 de copas e 9 de espadas pode significar que os envolvidos precisam acreditar no amor do outro. As personalidades são muito diferentes e pode ser difícil conciliar as formas de amar. Não deixe a desconfiança destruir o que vocês tem.

Outras combinações que talvez não sejam ideais seria o 3 de copas com outras cartas do mesmo naipe, com exceção no caso mencionado de um relacionamento atual e um pedido de casamento. Por ser um naipe de sonhos e idealizações, uma combinação dessas pode significar que o relacionamento não tem bases sólidas. Se tirou essa combinação trabalhe nesse sentido para que o amor dure.

Um pouco mais sobre a carta 3 de copas

Imagem que mostra duas cartas de baralho tarot 3 de copas

Além dos significados de celebração, de colheita dos frutos de seus esforços, e de amor leve a carta 3 de copas possui ainda algumas outras interpretações. Aqui vão as indicações de leitura da carta para saúde, desafios e dicas, além de o que esta carta representa quando invertida.

Na saúde

O 3 de copas é uma carta muito positiva na questão da saúde. Principalmente após um período de doença, é uma carta que reafirma, junto do médico, que a doença ficou no passado e que agora é um momento de comemorar.

Vale ressaltar que não se deve exagerar nas comemorações ou se descuidar da saúde ao ponto de que essa celebração da boa notícia acabe levando a um aspecto negativo.

Carta invertida

Caso você use leitura com cartas invertidas ou esta carta apareça em uma casa negativa é uma carta que fala sobre esgotamento emocional, excessos e talvez infidelidade. Os excessos vêm desse período de muita celebração, muitas festas em que há tanto para comemorar que se esquece de outras necessidades. Também há chances desses excessos surgirem por escapismo.

Por isso é necessário ter cuidado com compulsões e vícios quando o 3 de copas entra em cena. É possível que esse escapismo esteja relacionado com infidelidade, caso haja indícios. A combinação com o 9 de espadas apenas reforça essas possibilidades do 3 de copas.

Outro cenário é o de o 3 de copas invertido te mostrar o desgaste que você sente nos relacionamentos: há falta de equilíbrio emocional, você não consegue confiar ou abrir o coração para outras pessoas e permitir-se amar. Fazer e manter amizades é cansativo. A sensação é de ser o terceiro sobrando ou de querer se isolar de todo mundo, mas não precisa ser assim.

Tome um tempo para si, trabalhe um pouco sozinho, se esse for o caso, às vezes é preciso distância para perceber onde você se encaixa naquele grupo e entender se aquelas companhias são importantes para você.

Desafios

Pode parecer bobo, mas talvez seja difícil aceitar que pessoas gostam de você ou até mesmo as recompensas recebidas do seu trabalho. Não se deixe cair em autossabotagem ou em excessos justo no momento em que sua vida deveria estar tranquila com coisas acontecendo.

Dicas

Aproveite o momento para recarregar as energias, comemorar as vitórias e pensar no futuro de coração aberto. Perceba até onde você chegou e quantas pessoas estão ao seu lado nessa jornada. Você está no caminho certo.

A carta 3 de copas pode sinalizar um bom momento para aprofundar-se nos relacionamentos?

Imagem mostra a carta de tarot 3 de copas

É um bom momento para se aprofundar em todos os relacionamentos, não só os românticos. Você tem familiares e amigos que também precisam de atenção e que querem partilhar suas lutas e conquistas contigo.

Para romance, se você acredita que será feliz com esse amor tranquilo de melhores amigos, tome iniciativa para começar esse namoro. E, como explicado, o 3 de copas é uma carta boa para casamentos, uma resposta positiva também para os comprometidos.

Autor deste artigo

Maranna começou a estudar tarot porque achava as cartas bonitas. Hoje, tem no deck Sweet Twilight e Fey companheiros inseparáveis.
Também curte mitologia e histórias fantásticas. Tanto que, quando não está escrevendo para o Sonho Astral, ela cria seus próprios mundos de fantasia na ficção com o nome Morana Violeta

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.