Qual o significado do mantra entrego, confio, aceito e agradeço? Veja!

Qual o significado do mantra entrego, confio, aceito e agradeço? Veja!

Entrego, confio, aceito e agradeço. Você sabe o significado desse mantra? Conheça sua origem, como foi criado e como aplicar no dia a dia.


Significado do mantra “entrego, confio, aceito e agradeço”

Homem vestindo branco com os braços erguidos ao céu, em sinal de agradecimento.

Você já deve ter ouvido falar no mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço", ou até mesmo entoado. Muito famoso, ele é reconhecido por ajudar as pessoas através de sua filosofia de entrega e gratidão. Mas você sabia que ele foi criado por um iogue brasileiro? Conheça mais sobre esse mantra, como foi criado, sobre seu criador e como aplicar em várias situações.

A origem do mantra "entrego, confio, aceito e agradeço"

Mulher fazendo pose de yoga em meio à paisagem de um pôr do sol.

Esse mantra, tão difundido teve origem no Brasil, foi criado por um iogue (Mestre e praticante de yoga) chamado José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como Professor Hermógenes. Saiba um pouco mais sobre como esse mantra surgiu, a história desse grande homem e seu legado, além da importância do mantra para a yoga.

Surgimento do mantra "entrego, confio, aceito e agradeço"

A ideia do mantra aconteceu em um incidente na vida de Hermógenes. Ele estava na beira do mar, com água até a cintura, e foi arrastado por uma onda, seguida de uma forte corrente. Como não sabia nadar, começou a se debater e pedir por socorro. Estava exausto e sem esperança, quando a salvação chegou.

Um homem veio até ele nadando e segurou no seu braço. Nesse momento, ele pediu para que o professor parasse de tentar nadar e se debater, focasse apenas em respirar e deixasse o corpo relaxado, confiando em sua habilidade de tirar ambos da correnteza. E foi o que Hermógenes fez, tendo sua vida salva e plantando a semente de um mantra que ficaria famoso pouco tempo depois.

Quem foi Hermógenes?

Nascido em Natal no ano de 1921, José Hermógenes de Andrade Filho estudou em uma escola gratuita espírita e depois foi seguir carreira militar. Lá, ele se apaixonou pela sala de aula e passou a ser chamado de professor. Ainda jovem, com apenas 35 anos, sofreu com uma tuberculose gravíssima, e foi quando teve o seu primeiro momento de contato com a Yoga.

Curado, ele continuou a praticar as posturas e exercícios respiratórios, se aprofundando cada vez mais no tema, já que tinha trazido tantos benefícios no seu tratamento e recuperação. Com o tempo, foi perdendo peso e buscou uma alimentação vegana, para eliminar os quilos restantes daqueles acumulados durante o tratamento da tuberculose.

Mergulhou, então, de cabeça nessa filosofia, até então quase indisponível no Brasil, procurando literaturas em outros idiomas. Foi nessa época que decidiu compartilhar toda a sua experiência, escrevendo um manual prático de busca da autoperfeição através da Hatha Yoga. Sucesso de vendas, ele começou a ministrar aulas e difundir o conhecimento por todo o país. Hoje, ele não está mais nesse plano, e é reconhecido como o precursor da Yoga no Brasil.

Qual o legado de Hermógenes?

Antes de partir, Hermógenes ajudou a implementar a filosofia iogue no Brasil, sendo um marco importantíssimo para a fundação dela no país. Escreveu diversas obras em português, enquanto toda literatura disponível era praticamente em inglês ou outros idiomas. Assim, seu principal legado é exatamente a disponibilização do conhecimento de forma acessível e fundamentada.

Além disso, não se pode deixar de lado a criação do mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço", que reverbera na alma de muitos praticantes de Yoga. Apesar de fazer parte da filosofia iogue, não são somente estes que utilizam o mantra, sendo considerado quase um conhecimento popular, de tão difundido e replicado. Certamente um legado para qualquer um se orgulhar.

Importância do mantra para a yoga

Especialmente importante para os iogues, entoar mantras leva a um outro estado mental, ajudando a manter a mente focada e relaxada. Isso acaba se irradiando também pelo corpo e faz com que os efeitos da Yoga sejam aumentados, como, por exemplo, o desbloqueio dos chakras e a conexão com o sagrado.

O Mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço" é importante para qualquer um que o pratique, ajudando não apenas durante a prática da Yoga, mas também a lidar com situações que podem parecer sem solução ou impossíveis de encontrar uma saída. Ou então para aqueles momentos em que tudo parece perdido e todas as opções já se esgotaram.

Significado do mantra "entrego, confio, aceito e agradeço"

Mulher com as mãos unidas ao centro do seu tronco, em pose de meditação.

Com um significado simples e profundo, o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço", leva a questão ou problema a um outro nível. Quando todas as opções para solucionar já se esgotaram ou faltam caminhos para começar, é através dele que se encontra a calma para continuar, mesmo em meio ao caos. Entenda o que cada um desses termos quer dizer.

Entregar

Quando você diz "Entrego", está colocando nas mãos do Sagrado a questão que está te afligindo. Você tentou todas as alternativas possíveis (se existirem), mas aparentemente nada dá certo. Então, deixa por conta das sincronicidades do Universo a melhora ou mudança, já que todas as opções que estavam ao seu alcance já se esgotaram, pelo menos aos seus olhos.

Confiar

Assim que você entrega a questão ao Sagrado, precisa confiar que tudo vai ter uma solução e ela virá na hora certa, com o resultado adequado. Consequentemente, reduz a ansiedade, estresse e preocupações com a questão. Afinal, você confia que a resposta ou solução virá em breve, fazendo a sua parte para isso, com a mente sempre aberta a novas ideias.

Aceitar

Aceitar que não há nada mais que possa ser feito é importante, quando todas alternativas já tiverem se esgotado, pedindo, assim, por ajuda. Mas esse "Aceito", está relacionado à sua capacidade de segurar na mão estendida e permitir que o Universo trabalhe a seu favor. Você aceita a dádiva da vida, as mudanças, a ajuda. Aceita, também, a calma, a paz e a felicidade.

Agradecer

Fundamental em qualquer processo que demande um pedido, uma intenção forte em algum sentido ou até mesmo uma simpatia, a gratidão fecha o mantra com um grande poder. Você agradece pelo socorro prestado, pela oportunidade de aprender e crescer, pelas soluções que estão por vir ou pela calma que toca a mais profunda corda em sua alma.

Situações em que o mantra "entrego, confio, aceito e agradeço" pode ajudar

Mulher com o rosto apoiado na parede, enquanto tem o semblante frustrado.

Além de ser utilizado na Yoga, o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço" pode ajudar em diversas situações do dia a dia. Veja como utilizar em situações de frustração, cansaço, tristeza e raiva.

Frustração

Criar expectativas é inevitável algumas vezes, mas deveria ser algo cada vez mais raro em sua vida. Isso porque elas podem levar a um sentimento de frustração, caso não sejam correspondidas.

Nesses casos, o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço" pode ajudar a lidar melhor com a situação. Afinal, ao entregar o resultado de algo para o Universo, fica mais fácil compreender que cada coisa tem seu tempo e sua macha, mesmo que o não seja levada até você.

Para amenizar a frustração, você deve respirar fundo algumas vezes, para desacelerar o coração e seguir o seguinte raciocínio: "Qual é a situação que me frustrou? Eu entrego então os resultados disso para o Sagrado cuidar. Confio que ele encontrará a melhor resposta e aceito o que for meu de direito, mesmo que não seja o que eu estava esperando. Agradeço o aprendizado e a bênção de poder continuar."

Cansaço

Para muitas pessoas, a vida é uma corrida sem fim e parece que o relógio não abraça todas as atividades necessárias. Com isso, quando chega ao final do dia – ou até antes disso – corpo e mente apresentam um cansaço profundo.

Também há outro tipo de cansaço, que reverbera na alma e é fruto de situações desgastantes, que consomem todo o prana. Em ambos os casos, o mantra 'Entrego, confio, aceito e agradeço" pode ajudar.

Para isso, reserve alguns minutinhos para fazer uma respiração consciente e entregue o seu cansaço físico e mental para o Sagrado. Confie na abundância de recursos e energia que o cerca, aceite essa dádiva e agradeça por poder estar sendo útil. Faça isso quantas vezes achar necessário.

Tristeza

Pode acontecer de você estar em um daqueles dias pesados, cujos acontecimentos, notícias e situações possam estar de colocando para baixo. Com isso, vem o sentimento de tristeza, que é importante ser sentida e percebida, bem como processada. Porém, às vezes ela fica mais tempo do que deveria.

A tristeza pode ter diversas causas e, se você não estiver lidando muito bem com ela, pode usar o mantra para ajudar a atenuar seus efeitos. Entregue esse sentimento e sua causa para o imaterial e confie que a mudança está a caminho. Aceite as boas oportunidades, sorrisos e contatos que a vida apresenta e agradeça pelas suas conquistas.

Raiva

Somos humanos. É inevitável que, em algum momento, venhamos a sentir raiva – mesmo que velada. Claro que há também quem não faz a menor questão de esconder o que sente, explodindo com todos os que estão ao seu redor. Em ambos os casos, não é algo que vá fazer bem a quem pratica ou aos que estão ao seu redor.

Dessa forma, quando a raiva tomar conta de você, pare imediatamente e retome o controle sobre o seu próprio ego. Respire fundo e comece a repetir o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço". Entregue a situação que te gerou a raiva, mandando para longe de você, confie na justiça divina, aceita a calma e tranquilidade e agradeça a luz em seus dias.

O mantra “entrego, confio, aceito e agradeço” pode trazer paz e harmonia?

Mulher abrindo os braços para o céu em meio a campo aberto.

Só quem pode trazer paz e harmonia para sua vida é você, através das suas escolhas, seja em pensamento, palavras ou ações. Porém, o mantra "Entrego, confio, aceito e agradeço" é uma ferramenta muito útil para ajudar nos momentos de crise, de forma a reestabelecer o equilíbrio perdido.

Esse mantra também deve ser usado diariamente, independentemente da prática da Yoga, assim criando uma forte intenção de paz, crescimento e harmonia em sua vida. Dessa forma, aliada à respiração consciente e atenção aos seus pensamentos, palavras e ações, você pode, sim, ter ótimos resultados com ele.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


meditação bem-estar mantras

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

O mantra Hari Om permite que você tenha um contato aprofundado com o verdadeiro ser. Você pode aproveitar esse poder entoando os mantras!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.