Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

O mantra Hari Om permite que você tenha um contato aprofundado com o verdadeiro ser. Você pode aproveitar esse poder entoando os mantras!


Você conhece o mantra universal Hari Om?

Mulher meditando

Os mantras foram originados no hinduísmo, mas são encontrados em diversas práticas religiosas, como no budismo e jainismo. Geralmente, eles são sílabas ou poemas que carregam energias através dos seus sons.

Para além de qualquer vínculo religioso, entoar os mantras traz diversos benefícios para o corpo e para a mente. E um dos mantras mais feitos é o Hari Om, conhecido como o mantra universal que aniquila todo sofrimento.

Neste artigo, vamos te contar mais sobre a história, usos de benefícios do Hari Om e dos principais mantras existentes. Leia e entenda mais!

Hari Om, significado, poder e entoação

Silhueta de uma pessoa meditando em uma montanha no pôr do sol

O mantra Hari Om é usado para eliminar o sofrimento e alcançar a verdade suprema. Além disso, utilizando a entoação correta, você poderá alinhar os seus chakras e usufruir de diversos benefícios. Quer saber mais? Veja abaixo!

O mantra Hari Om

Os praticantes do mantra Hari Om tem como objetivo alcançar um estado de superação do próprio corpo até o verdadeiro eu. O Hari Om, por sua vez se tornou uma versão básica de outro manta, o Hari Om Tat Sat, nesse caso "Om Tat Sat" traduzido do sânscrito significa "tudo o que existe”, "a realidade suprema", ou "verdade absoluta".

Esse é o mantra indicado para aqueles praticantes que desejam despertar o eu superior ou verdadeiro, indo além do próprio corpo físico.

Significado de Hari em sânscrito

Em sânscrito, Hari representa um dos nomes de Ishvara, que nada mais é que a potência da consciência individual do ser. Essa palavra simboliza aqueles que estão em busca da iluminação, removendo assim todos os karmas negativos de sua vida.

Logo, Hari estaria representando "aquele que tira" ou "o removedor", esse nome é bastante comum nos Vedas, principalmente quando referenciam o divino absoluto ou o ser supremo, capaz de remover todos os sofrimentos e tristezas dos seus seguidores.

Esse nome também aparece na mitologia hindu, em que Hari também simboliza a deusa Vishnu, considerando capaz de remover os pecados dos seus fiéis.

Significado de Om em sânscrito

Segundo um fragmento das escrituras sagradas que fundamentam o Hinduísmo, a Mandukya Upanishad, descreve o mantra Om como a essência do universo. Esse corpo é considerado absoluto, sendo a própria representação do Brahman, ou o absoluto presente.

Pronunciar esse mantra seria como transporta-se a verdade absoluta do ser, indo além do seu próprio corpo se unindo ao mundo. Assim, quem realiza o Om expande a sua consciência e se conecta com a verdade suprema do universo, removendo assim o mau carma, o sofrimento e os pecados.

Poder e benefícios do mantra Hari Om

É comum realizar a repetição deste mantra em forma de meditação, podendo ser chamada também de meditação Hari Om. Ela é capaz de ativar os seus chakras e permitir que a sua energia kundalini se movimente pelo seu canal de energia espinhal (ou sushumna nadi).

O resultado da vibração energética da meditação Hari Om estimula o prana através dos seus centros de energia, auxiliando na eliminação dos bloqueios energéticos. Há ainda outros benefícios garantidos pelo mantra Hari Om que são:

- Melhora da criatividade;
- Atenua a ansiedade e a depressão;
- Estimula a positividade;
- Melhora a sensação de contentamento e felicidade;
- Permite que você eleve a sua consciência.

Usando Hari Om na prática diária

Você pode aproveitar todos os benefícios desse mantra ao incluí-lo no seu cotidiano. Você sentirá com a prática diária e a repetição do mantra Hari Om uma melhora em sua capacidade de processamento dos pensamentos e um maior equilíbrio emocional, além de proporcionar um estado de relaxamento da mente melhorando o seu foco e concentração.

Outra função positiva do mantra Hari Om está em sua capacidade de mobilizar as energias dos chakras de maneira que você encontre o equilíbrio energético em seus centros de energia. Pois, acredita-se que o som do Om é uma poderosa ferramenta para acionar essas energias e criar uma reação interna positiva em busca desse equilíbrio.

Por isso, é recomendado que você utilize-o diariamente, pois ao repetir o mantra durante o seu dia, você estará se conectando com a verdade suprema e sintonizando a sua vibração energética. O que irá produzir um campo energético positivo e possibilitar que você se mantenha a sua disposição e bem-estar.

A melhor forma de entoar o Hari Om

Geralmente, a entoação do mantra Hari Om, ou do Hari Om Tat Sat, deve ser realizada sentada preservando a coluna reta e estável. Para isso, você poderá replicar a postura de lótus (postura de lótus) ou a postura fácil (sukhasana).

Além do mais, ela pode ser cantada de duas maneiras, internamente ou em voz alta e o som deve ser praticado com o foco na vibração, assim você conseguirá manter a sua concentração. Você também poderá utilizar as contas de mala, elas são úteis para contar cada mantra recitado, normalmente elas possuem em uma rodada 108 repetições.

Hari Om e o yoga

A vantagem de entoar um mantra está no fato de que ele pode ser feito por qualquer pessoa, além de produzir um efeito de relaxamento total do corpo e da mente. Por isso, ele é muito utilizado pelos praticantes de meditação ou de yoga.

Na realidade, praticar yoga após entoar um mantra possibilita que a pessoa alcance o estado de total conexão entre o corpo e a mente com muito mais facilidade, ou seja, incorporar a entoação do mantra antes das atividades contribui ativamente em sua prática de yoga.

Ao utilizar os dois, você estará aquecendo a sua condição física e mental para assim estabelecer uma conexão mais rápida com sua consciência e ampliar os efeitos de sua prática do yoga. Logo, você está também potencializando os benefícios físicos e mentais, tanto da entoação do mantra, quanto do yoga.

Outros mantras indianos para meditação

Imagem ilustrativa dos chackras em uma silhueta estampada na parede

Há milhares de mantras indianos e cada um carrega consigo um significado e um poder. Cada mantra tem sua vibração e, consequentemente, um efeito no corpo físico e na mente. Nesta seção, iremos te apresentar os mantras indianos mais famosos, como entoá-los e o que eles trazem para sua vida. Acompanhe!

Om Namah Shivaya

O mantra Om Namah Shivaya é considerado um dos mais poderosos dos Vedas. A sua entoação presta uma homenagem direta a deusa Shiva, despertando o praticante diante do seu ser interior a suprema verdade que existe em todos os indivíduos, e que ao mesmo tempo representa Shiva.

Om Namah Shivaya significa então: “eu invoco, honro e me curvo ao meu Ser interior”. A deusa Shiva simboliza toda a fonte de sabedoria e o conhecimento absoluto que é capaz de purificar aqueles que a seguem. Logo, os benefícios de entoar esse mantra estão na transformação e renovação do próprio ser.

A sua capacidade de mudar as vibrações energéticas do indivíduo é o que torna esse mantra tão poderoso e justifica a sua utilização há milênios de anos. Pois, ao mesmo tempo em que Shiva atua na aniquilação das energias negativas, ela cria tudo que é positivo para o espírito, mente e o corpo.

Assim, ao entoar esse mantra você será capaz de alcançar a iluminação e eliminar o seu karma, permitindo assim que você relaxe a sua mente, alcance o equilíbrio espiritual e consiga atingir o nirvana.

Hare Krishna

O Hare Krishna é a abreviação de outro mantra chamado de Maha Mantra, esse mantra consiste em uma invocação de amor ou uma oração em respeito ao Deus Krishna. Em sânscrito “Hare” simboliza a manifestação do feminino de Deus, enquanto “Krishna” representa “aquele que é atraente”.

Pode-se entender, então, que Hare Krishna é um mantra capaz de conceber um ser completamente bondoso, amável e tudo de positivo que se possa imaginar. Pois, ele é considerado uma forte invocação desse Deus.

Tanto que na literatura milenar dos vedas indianos entende-se o mantra Krishna como "maha", que significa "grande, abundância e riquezas" ou "felicidade, alegria e festa". Desse modo, o Hare Krishna, também conhecido como Maha Mantra, é concebido como “o grande mantra da felicidade”.

O que o torna uma das melhores entoações para purgar os pensamentos negativos, principalmente os infelizes, da consciência de quem o recita.

Segue o mantra em sânscrito:

Hare Krishna, Hare Krishna,
Krishna Krishna, Hare Hare,
Hare Rama, Hare Rama,
Rama Rama, Hare Hare.

E sua tradução em português é a seguinte:

Dá-me a Vontade Divina, Dá-me a Vontade Divina,
Vontade Divina, Vontade Divina, Dá-me, Dá-me.
Dá-me Alegria, Dá-me Alegria,
Alegria, Alegria, Dá-me, Dá-me.

Cada uma das 16 palavras do Hare Krishna manifesta o centro de energia localizado na garganta, que é conhecido como o primeiro raio de chakra e de toda vontade divina.

Om Mani Padme Hum

O Om Mani Padme Hum é o mantra mais utilizado pelos tibetanos e é considerado o mantra da compaixão. Para entender o seu potente significado, é preciso analisar cada palavra do mantra.

O “Om” é a essência do universo, o começo de tudo e a própria consciência. Já “Mani” é a joia da compaixão. “Padme” é a flor de lótus, que nasce da escuridão e do lodo e, mesmo assim, floresce.

Por fim, “Hum” é o mantra da limpeza e da libertação. Dessa forma, Om Mani Padme Hum, que se pronuncia “Om Mani Peme Hung” significa “Oh! A joia do Lótus!” ou “da lama nasce a flor de lótus”.

Mangala Charan Mantra

O Mangala Charan Mantra é conhecido como mantra dos pés felizes, devido a energia positiva que ele emana. Aqueles que entoam esse mantra milenar sentem automaticamente a mudança no seu padrão energético e a alegria vibrando na sua vida.

Além disso, também é considerado o mantra da proteção e é ótimo para equilibrar o humor. O mantra e sua pronúncia são:

Aad Guray Nameh (Aad Gure Nameh)
Jugaad Guray Nameh (Jugaad Gure Nameh)
Sat Guray Nameh (Sat Gure Nameh)
Siri Guroo Dayv-Ay Nameh (Siri Guru Dev E Nameh)

E sua tradução é:

Eu reverencio a Sabedoria Inicial
Eu reverencio a Verdadeira Sabedoria através das Eras
Eu reverencio a Verdadeira Sabedoria
Eu reverencio a Grande Sabedoria Invisível

Gayatri Mantra

O Gayatri Mantra é dedicado a deusa Gayatri e é conhecido como o mantra da prosperidade. Por utilizar a luz espiritual, abre um portal de riquezas e iluminação mental. Além disso, esse mantra relaxa mentes cansadas e estressadas, permitindo que os pensamentos fluam com maior clareza. O mantra e a sua pronúncia são:

Om Bhūr Bhuva Svar (Om Burbu Vaa Suaa)
Tat Savitur Varenyam (Tatsa Vitur Varenn Iammm)
Bhargo Devasya Dhīmahi (Bargooo De Vassia Dii Marriiii)
Dhiyo Yo Nah Prachodayāt (Dioio Naa Pratcho Daiat)

E sua tradução é a seguinte:

Ó Deusa da vida que traz felicidade
Dá-nos tua luz que destrói pecados
que a tua divindade nos penetre
e possa inspirar nossa mente.

Mais informações sobre os mantras indianos

Mulher meditando na areia da praia

Os mantras são quaisquer som utilizados para meditação. Eles possuem uma história milenar e os seus benefícios já foram, inclusive, verificados pela ciência. Saiba como os mantras se espalharam da Índia para o mundo e muito mais nesta seção!

Origem e história

Os mantras têm origem indiana e foram encontrados nos Vedas, que são os livros sagrados do hinduísmo. Compilados a partir de 3000 a.C., os Vedas são formados de sutras, que são como tratados, onde encontram-se milhares de mantras.

Esses mantras falam sobre como se comunicar com os deuses e alcançar o amor, compaixão e bondade, além de auxiliar na prática meditativa. Ao longo dos anos, os mantras se espalharam por outros locais e religiões, e foram adotados pelo budismo chinês, tibetano e outras.

Significado geral dos mantras

A palavra mantra é derivada do sânscrito e é formado pelos elementos “man”, que significa “mente”, e “tra” que significa “controle” ou “sabedoria”. Assim, mantra traz o significado de “instrumento de condução da mente”.

Dessa forma, uma mantra é uma palavra, poema, hino, sílaba, ou qualquer outro som que seja entoado com fins ritualísticos ou espirituais, a fim de ajudar na meditação, se comunicar com os deuses, ou até mesmo para o autoconhecimento.

Benefícios dos mantras

Segundo pesquisas científicas, a prática de entoar mantras extrapola os benefícios religiosos. É possível, através dos mantras, liberar endorfinas, regular a frequência cardiorrespiratória, regular a pressão arterial e afastar pensamento negativos e a ansiedade.

Geralmente, os mantras são recitados em voz alta com o auxílio de um japamala, que é um colar de 108 contas parecido com um terço. Dessa forma, a pessoa pode se concentrar apenas em recitar o mantra, sem precisar contar quantas vezes cantará.

Nessa prática, a concentração em uma única atividade ajuda a regular o ritmo da respiração, trazendo uma imediata sensação de tranquilidade. Para pessoas ansiosas ou com depressão, entoar mantras ajuda a esvaziar a mente dos medos e preocupações.

Para quem realiza, ou gostaria de realizar meditações, os mantras também ajudam na concentração, pois evitam que a mente divague e se perca o foco no presente.

Ensinamentos védicos

Os ensinamentos védicos são retirados dos Vedas, as escrituras sagradas do hinduísmo. Esses mantras conduzem toda a cultura hindu, não somente nos aspectos religiosos, mas também nas práticas diárias.

A tradição védica é um dos sistemas religiosos mais antigos do mundo e baseia-se, principalmente, no respeito aos ancestrais e na vinculação aos deuses. Esses textos ritualísticos inspiraram milhares de correntes religiosas que, apesar das suas diferenças, seguem os ensinamentos védicos.

Sons energéticos

Como visto, o mantra pode ser uma simples sílaba, ou o conjunto de várias delas formando palavras, frases, poemas, ou até mesmo hinos. Os benefícios são atingidos através da energia que cada elemento do mantra transmite.

Essa energia é gerada através do som, que é uma vibração energética. Assim, para os hindus, a pronúncia diária dos mantras é uma forma de ativar qualidades divinas através da energia emitida pelo som.

Relação entre os mantras e os chakras

Chakras, em sânscrito, significa roda ou círculo. Há sete chakras e eles são considerados como centros de energia que devem estar balanceados e alinhados para uma boa saúde física, mental e espiritual.

Nesse sentido, os mantras atuam na regulação dos chakras, ajudando a corrigir problemas energéticos neles. É possível entoar mantras específicos para cada chakra, a depender de onde estiver o problema, ou realizar um ritual completo de Bija Mantras, visando alinhar todos os chakras, de baixo para cima.

Como os mantras indianos podem auxiliar no seu dia a dia?

Mulher meditando segurando um japamala

Nós somos formados por energia. No hinduísmo, essa energia vital chama-se prana, que flui pelo nosso corpo através de canais e que se acumulam em centro de energias chamados de chakras. Qualquer desalinhamento dos chakras pode trazer não somente consequências espirituais, mas também físicas e mentais.

Dessa forma, utiliza-se os mantras para alcançar o equilíbrio energético necessário para uma boa qualidade de vida. Além disso, através dos mantras você poderá alcançar estados meditativos mais profundos, eliminar inseguranças e preocupações e, assim, se sentir melhor.

Agora que você já conhece a prática de entoar mantras, procure o que mais se encaixa com o seu momento atual, busque um local tranquilo e comece a entoá-los. Com a prática você verá os benefícios!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


mantras

Artigos relacionados


O que é Hatha Yoga? A prática, Asanas, Mudras, benefícios e mais!

O que é Hatha Yoga? A prática, Asanas, Mudras, benefícios e mais!

Hatha Yoga é uma das vertentes clássicas do Yoga que dá mais foco para a permanência nas posturas. Entenda mais no nosso artigo completo.


O que é Om Shanti? O mantra, desejo de paz, como entoar, no yoga e mais!

O que é Om Shanti? O mantra, desejo de paz, como entoar, no yoga e mais!

Descubra o significado de Om Shanti, mantra da paz, e seus benefícios para a vida daqueles que fazem uso dele.


Benefícios da meditação: conheça os ganhos para o corpo físico e mental

Benefícios da meditação: conheça os ganhos para o corpo físico e mental

Conheça os tipos de meditação, benefícios, exercícios e como começar aqui. Tudo que precisa saber sobre essa prática milenar.


Significado do morcego no espiritismo: dentro de casa, quarto e mais!

Significado do morcego no espiritismo: dentro de casa, quarto e mais!

Encontre o significado completo de ver ou sonhar com morcego nesse artigo e descubra a mensagem que isso quer te passar.


Encontro de almas: origem, almas gêmeas, encontro cármico e mais!

Encontro de almas: origem, almas gêmeas, encontro cármico e mais!

As almas gêmeas podem ser casais, mas também amigos e familiares. Leia o artigo completo e entenda melhor o que é um encontro de almas!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!