Como saber o meu ascendente? Veja o significado em cada signo e mais!

Como saber o meu ascendente? Veja o significado em cada signo e mais!

Você sabe qual é o seu ascendente? Venha descobrir como realizar o cálculo para determinar o seu ascendente e as suas características!


O que é ascendente?

Mapa astral para descobrir o ascendente

Dentro do mapa astral o conhecimento do seu ascendente é um dos pontos fundamentais para a compreensão de quem você é. Basicamente, o seu ascendente vai determinar como você se apresenta ao mundo, como as pessoas te enxergam e, principalmente, o que elas acham de você mediante as suas ações.

O local e o horário do seu nascimento são as informações necessárias para descobrir qual constelação do zodíaco que estava no horizonte ao leste no dia em que você nasceu. Esse ascendente determinará, além das suas primeiras impressões, algumas qualidades do signo que ele carrega, principalmente nas suas tomadas de decisões.

O conhecimento dessas informações irá te auxiliar na sua busca de autoconhecimento. Neste artigo vamos abordar como você pode descobrir o seu ascendente e o que cada um deles age. Acompanhe!

Tudo sobre como saber o ascendente

Mapa astral para descoberta do ascendente

É muito comum as pessoas conhecerem o seu signo porque alguma pessoa do seu ciclo de convivência passou essa informação em algum momento, de acordo com o dia e a data de nascimento. Quando se tem o interesse em aprender mais profundamente sobre o seu signo e sobre o mapa astral, é preciso buscar conhecer o seu ascendente.

Para conhecer o seu ascendente, você deve saber algumas informações específicas sobre o seu nascimento. Essas informações vão determinar qual casa do zodíaco estava em evidência no momento do seu nascimento. Com essas descobertas, você pode compreender certos comportamentos que não pertencem ao seu signo solar.

Ficou curioso? Abaixo vamos ensinar como você pode realizar o cálculo para descobrir o seu ascendente.

Como saber meu ascendente?

Para ter um conhecimento maior do seu mapa astral, é importante ter dois dados essenciais: a data do seu nascimento e o horário exato. Com essas coordenadas você descobrirá qual o signo que estava presente ao leste do horizonte na hora em que você nasceu.

Essa constelação em evidência será determinante em suas características, sendo assim, mesmo você não tendo o signo solar nesta casa, os comportamentos deles serão repassados a você, reforçando assim a sua personalidade.

Como calcular meu ascendente?

O cálculo do seu ascendente poderá ser realizado com um profissional que faça a montagem do seu mapa astral ou um bom programa virtual. Fornecendo a sua data de nascimento e o local, poderá ser calculado de maneira exata qual signo e qual planeta estava em evidência naquela coordenada.

Após esse cálculo, você conhecerá o seu ascendente e será mais fácil de compreender o porquê que você enfrenta os seus dilemas daquela maneira, como as pessoas te enxergam e até mesmo como funciona o seu convívio com os demais.

O ascendente fica mais forte depois dos 30 anos?

Há quem diga que a influência do ascendente fica mais forte sobre a sua personalidade após os 30 anos, o que não é verdade. O ascendente influencia a sua personalidade ao longo de toda sua vida.

A partir do momento que você tem o total conhecimento do seu mapa astral, você consegue compreender melhor as características do seu ascendente e assim aprender a lidar com certas emoções.

A compreensão sobre o seu signo ascendente lhe dará a sabedoria de como agir em diversas situações e como você poderá controlar cada uma delas. É importante lembrar que essas características na maioria das vezes são vistas com mais facilidade do que a do seu próprio signo.

Diferença entre signo solar e ascendente

A determinação do seu signo solar se dará de acordo com a posição do sol na hora do seu nascimento em relação às 12 casas do zodíaco. No seu signo solar é determinado as suas principais características, a sua personalidade e como as pessoas veem você.

Já o ascendente irá apontar a constelação que estava ao leste do horizonte na hora do seu nascimento. O seu ascendente determinará algumas de suas ações primárias, como você age de acordo com as situações em sua vida.

Diferença entre signo lunar e ascendente

O signo lunar é determinado de acordo com a posição da lua nas casas zodiacais na hora de seu nascimento. O seu signo lunar está relacionado às suas relações mais profundas e a sua intimidade que serão fundamentais na compreensão das suas emoções e dos seus sentimentos.

O seu ascendente está mais conectado com as suas ações em relações a situações externas a você, ao contrário do seu signo lunar que acomete sentimentos mais profundos.

O ascendente em cada signo

Dados com signos do ascendente

Cada uma das 12 casas presentes no zodíaco tem características únicas e isso será bem evidenciado em seu ascendente. Aqui será determinado como você lida com algumas coisas pela primeira vez. Quer entender as características do seu ascendente? Acompanhe cada um deles abaixo!

Ascendente em Áries

Pessoas que tem o seu ascendente em Áries são aquelas que farão de tudo para conquistar os seus objetivos e nenhum esforço será pouco para conseguirem o que desejam. Possuem a tendência de serem impulsivos e até mesmo explosivos de acordo com a situação.

A sinceridade também é um ponto forte para quem tem esse ascendente. Às vezes essa sinceridade exacerbada pode até ser considerada uma falta de filtro pelas outras pessoas. São comunicativos e se expressam muito bem, o que te dá vantagem em qualquer competição.

Ascendente em Touro

Segurança é o lema para quem tem o seu ascendente em Touro. Sempre vão buscar situações confortáveis e previsíveis, nada que fuja muito do seu cotidiano, pois eles não se dão muito bem com mudanças, principalmente se elas forem repentinas.

São pessoas extremamente cautelosas que sempre calculam a próxima etapa, evitando assim movimentos precipitados. Dar valor às pequenas coisas da vida e aproveitá-las são características marcantes dos nativos deste ascendente. Sempre é um bom momento para um bom passeio ou uma boa comida.

Ascendente em Gêmeos

Quem tem ascendente em Gêmeos é um explorador. Com a sua mente curiosa e sedenta por novas descobertas, sempre irá atrás de conhecimento e utilizará de alguma ferramenta para aplicar e explorar em sua vida. Esse nativo apresenta o famoso “8 ou 80”, uma hora está adepto a tudo e de uma hora para outra está totalmente contrário à ideia.

Uma de suas características é gesticular muito enquanto estão no meio de uma conversa, principalmente quando o tema é muito empolgante. E não se engane, a mudança de interesse sobre o tema acontecerá uma hora para outra, pois sua mente sempre buscará algo novo.

Ascendente em Câncer

Sensibilidade e timidez são duas características dos nativos deste ascendente. Eles tendem a trazer ternura para as suas relações, procurando deixar as pessoas que te rodeiam sempre confortáveis. Da roda de amigos, é aquele que cuidará de quem está doente e de qualquer um que precise de ajuda.

Resoluções de conflito não são o seu forte, sempre que possível eles vão evitar essa situação. E se não tiver jeito e tiverem que se comprometer, eles farão isso de uma maneira delicada, sem ofender essas pessoas. Mesmo sendo tímidos, conseguem ter sentimentos potentes e intensos.

Ascendente em Leão

A generosidade e a personalidade forte são as características marcantes dos que têm ascendente em Leão. Não é atoa que costumam ser o centro das atenções por onde passam, e a combinação desses fatores os tornam essas pessoas mais atrativas.

A autoconfiança e a autoridade que fazem parte da sua personalidade podem assustar as pessoas com quem os leoninos de ascendente convivem. Dependendo da situação podem até serem considerados egocêntricos e dramáticos.

Ascendente em Virgem

Os que têm o seu ascendente em Virgem são pessoas que costumam ajudar o próximo sob qualquer circunstância. Resolução de conflitos e realizar tarefas são atividades naturais para esses nativos, principalmente quando precisam ajudar algum amigo ou familiar. São pessoas organizadas e que gostam de limpeza.

Em diversas situações essas pessoas vão utilizar da inteligência para conseguir um resultado positivo. Questionamentos e os apontamentos críticos fazem parte do repertório de quem tem o ascendente em Virgem. Podem perder tempo com situações insignificantes devido a essas características.

Ascendente em Libra

Equilíbrio e harmonia são as vertentes que guiam as pessoas que tem ascendente em Libra. Qualquer relação que não ofereça essas duas características, costuma não ter a atenção desses nativos. Na hora das tomadas de decisões, essas pessoas tendem a vacilar um pouco antes de responder, pois a dúvida paira sob a cabeça dificultando na decisão.

São pessoas extremamente sociais e que fazem amizades com muita facilidade devido ao seu carisma sem igual. É muito fácil para um indivíduo com ascendente em Libra organizar reuniões em festas, pois as pessoas gostam de estar por perto deles.

Ascendente em Escorpião

As pessoas com ascendente em Escorpião tendem a ser cuidadosas e reservadas, principalmente em seus relacionamentos. Enquanto eles não observam e analisam todas as possibilidades, não mergulham em relações e nem desenvolvem laços afetivos com outras pessoas.

Devido a esta característica, são pessoas que tem poucos amigos. Mas isso acaba não importando, pois todos os que os rodeiam são pessoas que ele confia e que tem muito apreço. São pessoas que são apelidadas de “cabeça-dura”, por serem teimosos e com dificuldade de ouvir opiniões contrárias.

Ascendente em Sagitário

Pessoas do ascendente em Sagitário têm dentro de si uma fé inabalável e um otimismo sem igual. São marcantes na vida das pessoas ao ponto de se tornarem inspirações. Vivem rodeados de amigos, adoram compartilhar as suas histórias e vivências. Aonde chegam são a sensação de qualquer festa.

Dão importância ao significado das coisas e ao porque elas são como são, principalmente quando são situações relacionadas a elas. Por gostarem tanto de se comunicar e de compartilhar experiências, tendem a insinuar que estão sempre certos, independente da situação, o que pode atrapalhar em algumas relações.

Ascendente em Capricórnio

As pessoas com ascendente em Capricórnio adoram um bom desafio, principalmente pela praticidade e positividade que carregam. Não se metem em nada daquilo que não tenham certeza, são pessoas extremamente cautelosas e reservadas. Não dão um passo sem ser totalmente analisado.

A maturidade está presente na vida deste nativo desde muito cedo e os ajudam muito na construção de suas relações, principalmente as amorosas. Quando querem algo, não medem esforços para conseguir. A superação é algo constante na vida de quem tem o ascendente em Capricórnio.

Ascendente em Aquário

Nada importa tanto para esses nativos quanto a liberdade. Essa supervalorização da independência pode dificultar relacionamentos familiares e principalmente os amorosos. Suas amizades são escassas, pois acreditam que precisam de poucas pessoas ao seu redor. Porém, as escolhidas para manter por perto são as que valorizam a amizade e que são leais.

Devido a sua mente aberta e com ideias inovadoras, são pessoas que acreditam que podem mudar o mundo com as suas ações. Adoram se envolver em projetos em benefício ao meio ambiente e ações de caridade. São atividades que dão prazer e reafirmam a sua essência.

Ascendente em Peixes

Compreensivos e totalmente leais aos seus amigos, as pessoas que tem ascendente em peixes se camuflam muito bem em qualquer ambiente. Essa característica adaptativa, aliada ao seu carisma, potencializa a versatilidade dessas pessoas.

São amigos dispostos a ajudar em qualquer circunstância. E, se tudo der errado, são ótimos ouvintes. Os conselhos vindos dessas pessoas são sinceros e buscam ajudar de verdade as pessoas que os cercam.

Saber o meu ascendente pode ajudar no meu autoconhecimento?

Mulher feliz após praticar o autoconhecimento através do ascendente

Ter o conhecimento do seu ascendente é de extrema importância para o seu autoconhecimento. O seu ascendente é que determinará como você se apresenta para o mundo e como as pessoas veem você, sendo de total importância para a construção de suas relações e da sua maneira de viver.

Com as informações exatas sobre o seu nascimento, você conseguirá descobrir o seu ascendente e as características que ele acrescenta a sua personalidade. Essa descoberta aliada com as outras informações do seu o seu mapa astral, irá esclarecer diversos sentimentos e comportamentos, potencializando o seu autoconhecimento.

Quanto antes você tiver conhecimento sobre o seu ascendente será mais fácil compreender suas ações em diversas etapas da vida, qual será a sua ação e como as outras pessoas enxergarão você. O domínio dessas informações será fundamental para você compreender melhor a sua personalidade e se aceitar do jeito que você é!

Autor deste artigo

Jornalista que de tanto gostar de signos e sonhos, agora está escrevendo sobre eles. Gosto de livros de fantasia, conteúdo geek e tenho uma leve queda por Reality Show.

Palavras-chave relacionadas


ascendente mapa astral

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Mercúrio nas casas: Retrógrado, na revolução solar, sinastria e mais!

Você sabe qual o significado astrológico de Mercúrio nas casas? Nesse artigo você vai entender todos os impactos desse planeta na sua vida! Clique e saiba mais!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!