O que é Ayurveda? Entenda a história, dietas e terapias dessa medicina!

O que é Ayurveda? Entenda a história, dietas e terapias dessa medicina!

Ayurveda é a medicina indiana que busca alcançar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito através de técnicas diferenciadas. Confira mais nesse artigo!


O que é Ayurveda?

Mulher com roupas características da cultura indiana segurando uma vela com formato de flor de lótus nas duas mãos, representando a origem da Ayurveda.

O Ayurveda, conhecido também como Medicina Ayurvédica, é uma terapia indiana milenar que busca o equilíbrio do corpo físico, da mente (manas), da alma (atman) e da energia vital (prana) do indivíduo. Isso se dá através de utilização de diversas frentes de trabalho como a alimentação, a yoga, as plantas medicinais, a massagem, a purificação, entre outras.

Para a Medicina Ayurvédica, existem três princípios ou energias, chamados Doshas, que constituem todas as pessoas, eles são: Vata, Pitta e Kapha, que são combinações dos elementos Água (Jala), Terra (Prithvi), Fogo (Agni), Ar (Vayu) e Éter (Akasha). Em geral, um deles se manifesta de maneira mais intensa, de modo que, para que seja possível alcançar o equilíbrio, a pessoa deve levar esse seu dosha em consideração.

Segundo o Ayurveda, o desequilíbrio dessas energias, que podem possuir origem em questões emocionais, traumas físicos ou má alimentação, é o que causa o acúmulo de toxinas no corpo que levam a doenças. Assim, o sistema busca o reequilíbrio dos doshas através de suas técnicas.

Conheça mais sobre a história, fundamentos e benefícios do Ayurveda, assim como quais são as propriedades de cada dosha, as principais técnicas utilizadas e como é a dieta e quem pode fazer uso dessa medicina indiana milenar.

Entendendo Ayurveda

Mulher de costas enquanto faz yoga ao ar livre, sendo essa uma das práticas da Ayurveda.

O Ayurveda ainda é uma medicina desconhecida por muitos brasileiros, apesar de ser tão antiga. Para iniciar o aprendizado sobre ele, leia a seguir quais são os seus pilares, a etimologia de seu nome, qual a origem e história, quais são os fundamentos e os principais benefícios da medicina indiana.

Etimologia

O termo Ayurveda tem origem no antigo idioma indiano chamado sânscrito, sendo a junção das palavras “Ayus”, que significa vida, e “Veda” significa conhecimento ou sabedoria. A palavra Ayurveda, portanto, pode ser traduzida como “Ciência da Vida”, o conhecimento ou a sabedoria que busca uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza.

História

A Medicina Ayurvédica conta com aproximadamente 5 mil anos de história e sua origem está entre os territórios da Índia e do Paquistão. Durante os primeiros anos da era conhecida como Era Cristã, surgiram os três tratados que condensam a Medicina Ayurvédica, chamados de Brihat Trayi, o Grande Trio.

São eles: “Caraka Samhita”, “Susruta Samhita” e “Astanga Hridayam”, este produzido muitos séculos depois dos outros.

O tratado “Charaka Samhita” é compêndio de Charaka, medicina interna ou clínica médica,
“Susruta Samhita”, que é um compêndio de Susruta, cirurgia Ayurvédica, e o “Ashtanga Hridaya”, que é o coração dos 8 ramos do Ayurveda de Vagbhata.

No ocidente, e mais especificamente no Brasil, entretanto, o Ayurveda se tornou conhecido somente em meados dos anos 80, quando Vasant Lad, médico e professor indiano, fundou o Instituto Ayurvédico nos Estados Unidos.

A partir disso, a técnica se disseminou com ainda mais velocidade e força através de escritores e pesquisadores como Deepak Chopra, entre outros.

Fundamentos

O Ayurveda tem como principal fundamento a busca do equilíbrio entre o corpo físico, a mente e a alma, para que o indivíduo em equilíbrio consigo mesmo possa entrar em harmonia com as pessoas ao seu redor, bem como com a natureza.

Ele promove esse reequilíbrio através de métodos que mesclam a alimentação adequada para cada pessoa, terapias diversas, plantas medicinais, massagem, yoga e purificações.

Benefícios

O Ayurveda traz muitos benefícios físicos, emocionais e mentais para aqueles que o buscam. Entre eles, estão: a nutrição do corpo, o melhoramento da circulação sanguínea, linfática e energética, o que leva à correção dos desequilíbrios energéticos. Também auxilia no aumento da resistência do sistema imunológico, melhoramento no relaxamento muscular e hidratação da pele.

Já as técnicas voltadas para o emocional e mental aumentam a energia e o bem-estar, e promovem mais tranquilidade pra a pessoa que faz uso dessa medicina. Portanto, a Medicina Ayurvédica auxilia na prevenção e cura de doenças físicas como diabetes, pressão alta, dores crônicas, câncer, alergias, e as doenças emocionais, como depressão e ansiedade.

Em razão de a dieta Ayurvédica dar atenção aos alimentos naturais e ao controle de quantidade das refeições, ela também leva ao controle de peso e ao consequente emagrecimento, apesar de esse não ser seu foco.

Entendendo os Doshas

Ilustração das mandalas dos três Doshas que compõem a Ayurveda: Vata, Pitta, Kapha, em cores azul, roxa, vermelho, marrom e verde.

Para quem não tem muito contato com a sabedoria das terapias orientais, a ideia de Dosha pode até soar algo como um signo astrológico, mas não é bem por aí. O Ayurveda se baseia nos elementos do planeta Terra, e não nas estrelas, para observar e entender o que há dentro dos seres humanos.

Afinal de contas, os homens são parte da natureza e são mais parecidos com ela do que gostariam de admitir. Leia a seguir o que cada Dosha representa e como influencia as pessoas que o possuem.

O que são Doshas?

No Ayurveda, os Doshas são os princípios, forças ou humores biológicos que representam a combinação dos elementos naturais de Ar, Fogo, Terra, Água e Éter. Eles influenciam o tipo corporal, o metabolismo, a personalidade e os padrões emocionais de cada pessoa.

Pode-se pensar que cada pessoa tem apenas um desses tipos de Dosha dentro de si, porém todos carregam uma mistura dos três, em que apenas um Dosha se destaca. Afirma-se que há um Dosha que corre no fundo do eu da pessoa, e o que está na superfície, e é este último o que precisa ser reequilibrado algumas vezes durante a vida.

Esses Doshas precisam estar em harmonia para que a vida física, mental e espiritual do indivíduo seja plena, mas o desequilíbrio é muito comum, principalmente na vida moderna.

Dosha Vata

O Dosha Vata é regido pelos elementos “espaço” e “ar”, e as pessoas regidas por ele geralmente são corporalmente magras, altas e sensíveis ao frio. Na personalidade, elas têm tendência a serem ágeis, entusiasmadas, indecisas e comunicativas. As qualidades que esse Dosha carrega dentro da pessoa são as do seco, leve, sutil, frio, móvel, áspero e claro.

Vata está no intestino grosso e rege os movimentos do corpo. As pessoas podem ser muito agitadas e ansiosas, falarem muito e de forma incoerente. Por ter predominância do ar, quando está em desequilíbrio, esse Dosha provoca ansiedade, insônia, inchaço e até mesmo constipação. Além disso, problemas de coluna e artrose são comuns.

Os sabores a serem buscados pelas pessoas regidas por esse Dosha são o doce, o ácido e o salgado. Deve-se evitar o amargo, o picante e o adstringente. Os alimentos leves e secos devem ser especialmente evitados, pois agravam o desequilíbrio desse princípio, o qual já é tão cheio de ar.

Dosha Pitta

Pitta é um Dosha regido pelos elementos “fogo” e “água” e, em geral, as pessoas com essa influência pronunciada têm tamanho mediano e metabolismo acelerado, o que vem acompanhado de constante sede.

São, também, ativos e críticos e levam as qualidades do quente, agudo, líquido, azedo, picante, fluido e oleoso. Esse Dosha está no intestino delgado e rege a digestão.

Acredita-se que grande parte das pessoas têm esse Dosha dominante, o que pode ser visto principalmente em personalidades autoritárias. Quando em desequilíbrio, esses indivíduos têm problemas intestinais, que podem ser piorados com alimentos apimentados. Dado seu elemento mais forte ser o fogo, eles também ficam irritados, o apetite aumenta grandemente, surge acne e pele avermelhada.

Na alimentação, o indicado é buscar sabores doces, amargos e adstringentes (que causam uma sensação de aperto na boca, como caju e banana verde). Devem ser evitados os sabores ácidos, salgados e picantes.

Dosha Kapha

Os elementos “terra” e “água” regem o Dosha Kapha, que compõe pessoas de corpos fortes e largos, com grande tendência ao ganho de peso. São pessoas estáveis, lentas, pacientes e com tendência à preguiça. As qualidades que carregam são do suave, pesado, lento, estável claro, grosso, macio, viscoso, oleoso e doce.

Kapha está localizado no estômago e está relacionado às emoções. Pessoas com esse Dosha desequilibrado têm dificuldade de digerir assuntos, o que causa bloqueios em suas relações interpessoais, sendo comum, em decorrência disso, desenvolverem depressão, ou chegarem à obesidade por buscar conforto na comida. Também pode haver questões com produção excessiva de muco, comportamento possessivo e problemas respiratórios.

No quesito alimentar, os sabores que as pessoas com Kapha pronunciado devem evitar são o doce, o salgado e o ácido. Já os sabores que devem buscar por serem benéficos são os picantes, o amargo e o adstringente.

Práticas

Pessoa aplicando óleo específico nas mãos, para, assim, prosseguir com massagem nas costas de mulher, sendo essa uma das práticas da Ayurveda.

A Medicina Ayurvédica é composta por diversas frentes de ação que, ao serem trabalhadas de forma integrada, levam ao reequilíbrio do corpo, da mente e do espírito.

Algumas das principais práticas do Ayurveda são: a alimentação, as plantas medicinais, a massagem, as purificações e o Yoga. Leia a seguir como cada técnica é utilizada em busca do equilíbrio do indivíduo.

Alimentação

Um dos principais pilares do Ayurveda é a alimentação. Ela é utilizada para equilibrar uma pessoa a partir do seu Dosha predominante. Por exemplo, deve-se focar em alimentos mais doces ou amargos, adstringentes ou suaves, a depender o seu tipo de princípio, pois ele indica quais são os excessos e faltas do seu corpo.

Recomenda-se, ainda, que a alimentação seja baseada em alimentos frescos de fácil digestão, preferencialmente da estação vigente do ano. Algo muito observado nesse quesito é que o ato de se alimentar deve ser realizado se forma atenta, sem pressa, com atenção plena ao alimento e à mastigação.

Fitoterapia

O uso de plantas medicinais é um dos grandes aliados da Medicina Ayurvédica, assim como da medicina chinesa e outras medicinas conhecidas no ocidente como alternativas.

No Ayurveda, são utilizadas ervas e raízes que possuem propriedades de cura e prevenção para diversos tipos de condições, e são indicadas aos pacientes em formas de chás, xaropes, cápsulas ou raízes e sementes.

Massagem

A massagem é uma técnica utilizada para manipular e promover a circulação dos fluidos vitais, ou energias do corpo da pessoa, de modo que as leva para ou as retira de certos pontos. A partir de movimentos e manobras corporais, com o auxílio de óleos essenciais, pó de ervas ou pedras vulcânicas que são escolhidos de acordo com a necessidade de cada indivíduo, são removidas as toxinas, enquanto os tecidos corporais são nutridos.

O tipo de massagem também varia de acordo com o Dosha da pessoa. Por exemplo, Vata pede movimentos lentos e atentos, já Pitta precisa de gestos rápidos profundos, enquanto Kapha utiliza a pressão e o amassamento. Os dois primeiros necessitam de óleos essenciais, enquanto o ultimo requer pó de ervas.

Purificação

A purificação busca reequilibrar os Doshas e manter uma boa saúde ao eliminar tudo aquilo que não foi digerido e que pode vir a provocar doenças. É realizada principalmente através da limpeza do intestino e vias respiratórias, com alimentação e fluídos.

Yoga

A Yoga é muito indicada ao buscar a Medicina Ayurvédica devido ao fato de que ela é composta pela união de exercícios físicos e da contemplação através da meditação. Com a prática dessa atividade, o indivíduo pode alcançar o equilíbrio e a paz mental e emocional, que estão entre os principais objetivos dessa medicina.

Dieta Ayurveda

Grãos e temperos reunidos em recipientes redondos, ao lado de ervas e legumes, todos podendo ser usados na dieta da Ayurveda.

A dieta utilizada pela Medicina Ayurvédica tem como objetivo a vitalidade, a saúde física, assim como a saúde mental e emocional, que também podem ser afetadas pela alimentação.

Ela trabalha na prevenção e cura de diversas condições para melhorar esses aspectos, de maneira que é preciso saber previamente qual a situação dos Doshas do indivíduo, para então decidir qual direção tomar e a qual dieta recorrer.

Os alimentos benéficos ou prejudiciais não são uma constante fixa e pré-definida, mas variam de acordo com os Doshas de cada um. No entanto, existem algumas indicações que podem ser seguidas por todos.

Entre elas, estão: evitar trocas de refeições por lanches, comer com calma, dar valor à qualidade mais do que à quantidade dos alimentos, beber água entre as refeições e buscar ter regularidade nos horários das mesmas. Leia a seguir mais sobre o que o Ayurveda indica para uma alimentação mais saudável.

O que comer

Um ponto comum é o de a alimentação ser baseada em alimentos frescos e naturais - ou seja, livres de agrotóxicos e conservantes, e preferencialmente da estação vigente. Exemplo disso são frutas, verduras e legumes, leites e seus derivados, peixe, frango, azeite de oliva, castanhas, nozes.

Além disso, temperos e condimentos naturais que facilitam a digestão, sendo os mais indicados: cravo, canela, noz-moscada, cúrcuma, gengibre, alecrim, açafrão, anis, manjericão e salsa.

Eles são antioxidantes e auxiliam na digestão, beneficiando o organismo a desinflamar, prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico e também melhorar a circulação sanguínea.

O que não comer

Entre os alimentos considerados prejudiciais para todos estão as bebidas estimulantes, como café e energéticos, o açúcar e o sal refinados, a farinha branca, a carne vermelha, assim como doces, refrigerantes, frituras, gordura animal, bebidas alcoólicas e produtos com aditivos químicos. Além disso, comer em excesso e fumar também compõe a lista do que deve ser evitado por todos.

Quem pode fazer o Ayurveda?

Mulher recebendo massagem nas costas enquanto mantém um semblante tranquilo, simbolizando a prática da Ayurveda.

O Ayurveda não tem restrições de quem pode ou não pode fazer uso de sua medicina, seja por distinção de idade, gênero ou nível de condição de saúde.

Porém, deve-se ter em mente que ele trabalha com receitas de plantas medicinais e óleos que têm indicações, contraindicações, doses terapêuticas e possíveis efeitos adversos, de maneira que devem ser analisados caso a caso individualmente por um profissional da área antes da terapia ser iniciada.

Ela também pode ser utilizada como um tratamento complementar ao da medicina tradicional ocidental (alopatia) de uma condição já existente, o que melhora a qualidade de vida da pessoa com a condição. Além disso, também pode ser utilizada como prevenção, pois não é necessário esperar a doença chegar para se cuidar bem.

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.