Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Você sabe qual o significado do Dente-de-leão?

Dente-de-leão em um lago.

O dente de leão é considerada a planta dos desejos. Eles são jogados ao vento por pessoas que têm a esperança de vê-los realizados. Além deste significado, existem vários outros que envolvem desde lendas a história do dente de leão, que é considerado uma planta espontânea e bastante comum.

Pertencente à mesma família do girassol, ele possui o nome científico de Taraxacum officinale e é típico de climas temperados. Devido à sua forma de crescimento, que não exige um solo específico, pode ser cultivado em qualquer lugar e é encontrado até mesmo à beira de estradas.

Ao longo do artigo, mais detalhes sobre o significado do dente de leão serão comentados, inclusive do ponto de vista espiritual. Portanto, se você deseja saber mais a respeito disso, continue a leitura para encontrar todas as informações.

Entendendo mais sobre o Dente-de-leão e seus significados

Dente-de-leão.

O dente de leão é uma planta de climas temperados que consegue crescer em qualquer ambiente. Considerado a planta dos desejos, ele possui um significado para algumas religiões e também tem ligação com algumas lendas. Estes e outros sentidos da planta serão comentados na próxima seção do artigo. Para saber mais a respeito, continue a leitura.

O que é o Dente-de-leão?

O dente de leão pode ser compreendido como uma planta espontânea devido à sua facilidade de crescimento em climas temperados. Desse modo, muitas pessoas tendem a confundi-lo com mato. Pertencente à mesma família dos girassóis, a Asterarcae, ele possui o nome científico de Taraxacum officinale e pode ser encontrado em campos ou até à beira de estradas.

Vale pontuar também que o dente de leão é considerado uma Planta Alimentícia Não Convencional e, como tal, possui algumas propriedades medicinais, inclusive associadas à fertilidade. Esta planta também é um alimento frequente para as abelhas e demais insetos polinizadores.

Características da planta

É possível descrever o dente de leão como uma planta perene e típica de climas temperados. O seu crescimento espontâneo faz com que ela possa crescer mesmo em condições adversas, de modo que é possível encontra-la em locais com altitudes de aproximadamente 2 mil metros. A sua reprodução rápida também faz com que algumas pessoas o considerem uma erva daninha.

Devido a essas características, é comum que muita gente pense que o dente de leão é uma planta sem valor. Entretanto, ela possui várias propriedades médicas e funciona como alimento para insetos. Além disso, devido às lendas ao redor do dente de leão, algumas culturas atribuem a ele propriedades mágicas.

Significado do Dente-de-leão

O dente de leão é uma planta milenar e cujas origens são cercadas de mistérios. Desse modo, ninguém sabe exatamente quando ele ganhou a sua conotação de realização dos desejos, mas o significado permanece até os dias de hoje. Além deste sentido, foram atribuídos outros bastante positivos ao dente de leão ao longo dos anos.

Assim, atualmente esta planta é considerada uma fonte de esperança e confiança para as pessoas. Isso está diretamente ligado à mitologia, segundo a qual Teseu teria se alimentando exclusivamente de dentes de leão por 30 dias seguidos e isso fez com que ele fosse forte o suficiente para vencer o Minotauro.

Significado da flor de Dente-de-leão

A flor do dente de leão possui coloração amar ela. Dessa forma, ela é associada à riqueza. Portanto, a planta é considerada uma fonte de prosperidade em algumas culturas. Além disso, como é possível aproveitar todas as partes do dente de leão para finalidades distintas, este significado acaba sendo reforçado.

A título de ilustração vale citar que as folhas e flores, por exemplo, podem ser usadas em vários alimentos. Além disso, devido às suas propriedades medicinais, o dente de leão também se faz presente em remédios. No que se refere à raiz, vale citar que ela é usada como látex natural e ainda pode ser encontrada na fabricação de bebidas alcoólicas e até mesmo em alguns cafés.

Significado do Dente-de-Leão no espiritismo

Para o espiritismo, o dente de leão é considerado uma fonte de energias positivas. Devido à sua semelhança com o sol, esta religião acredita que a planta possui a simplicidade e a felicidade como características. Além disso, o seu aglomerado de sementes é visto como uma representação das múltiplas possibilidades da vida.

Portanto, de acordo com o espiritismo, o dente de leão pode ser usado para várias coisas distintas, dos chás à alimentação. Isso garante que a paz faça vida das pessoas do interior para o exterior.

Significado de um Dente-de-leão voar até você

Existem várias possibilidades para o significado de um dente de leão voar até uma determinada pessoa. Caso ele tenha sido soprado por alguém, isso representa uma espécie de oráculo do amor e indica que um relacionamento está para chegar à vida desta pessoa. Porém, para tal, é preciso que todas as sementes sejam sopradas.

Por outro lado, quando o dente de leão voa até alguém, isso serve para representar a inocência. A associação está ligada ao fato de que quem normalmente se diverte fazendo isso com a planta são crianças. Logo, nessas condições o dente de leão serve para dispersar as coisas negativas e apontar para um futuro mais próspero.

Significado da tatuagem de Dente-de-leão

O dente de leão também é um desenho bastante frequente nas tatuagens. Quando ele aparece nestes contextos, pode estar associado a outros símbolos, como as andorinhas, que contribuem para ampliar o seu significado. Assim, a planta para a representar a liberdade e o otimismo.

Logo, esta é uma tatuagem frequentemente escolhida por pessoas otimistas e que estão em busca de mais esperança para as suas vidas. Como o dente de leão possui significados espirituais, carrega-lo no corpo representa trazer consigo um guia e um representante da luz.

Significado de sonhar com Dente-de-leão

Os sonhos que envolvem um dente de leão podem ser considerados bons presságios, em especial para o amor. Eles falam sobre a felicidade e sobre o quanto o sonhador se sente feliz por ter contato com o seu parceiro. Além disso, esta planta também pode ser associada a características como a persistência.

Portanto, sonhar com dente de leão é algo que reflete motivações internas e o desejo de fazer coisas boas ao longo da vida. Desse modo, indica que a felicidade se fará presente no caminho do sonhador e ele será capaz de multiplicar as coisas boas que conseguir.

Outras informações sobre o Dente-de-leão

Dente-de-leão soltando partes.

Existem lendas e associações culturais ligadas ao dente de leão que são interessantes para compreender mais a respeito da história e dos significados da planta para a espiritualidade. Desse modo, essas questões serão comentadas em maiores detalhes na próxima seção do artigo. Se você deseja saber mais a respeito disso, basta continuar a leitura.

Dente-de-leão na cultura e literatura

Devido aos seus vários significados, o dente de leão está presente na literatura e em várias culturas. Assim, ele simboliza a ideia de renascimento e mudança e está associado à frase “Cada respiro é uma segunda chance”. Além disso, foi citado por vários poetas, que fizeram questão de enfatizar todo o misticismo que cerca a planta.

Entre eles é possível citar Cicely Mary Baker, que chegou a falar sobre a beleza e a força do dente de leão em uma das suas obras. Outra poeta a destacar as características desta planta foi Emily Dickinson, que fez alguns versões sobre o dente de leão.

Lendas sobre o Dente-de-leão

O dente de leão está relacionado a uma série de lendas. De acordo com uma história irlandesa, esta planta abriga fadas e quando elas se tornam livres, se movem pelos pastos. Na época em que a Terra era habitada por criaturas mágicas, como gnomos e elfos, todos estes seres viviam livremente.

Entretanto, este cenário foi alterado pela chegada do homem, que forçou as criaturas a procurarem refúgio nas florestas. Porém, as fadas conseguiram se camuflar nos seus arredores e assumiram a forma do dente de leão para se esconder dos homens.

Relação entre o Dente-de-leão e o feng shui

De acordo com o feng shiu, o dente de leão é uma planta que traz uma série de benefícios. Isso acontece porque a planta supostamente protege os membros das famílias de acidentes, garantindo que todos eles conservem as suas boas condições de saúde. Também vale citar que o seu significado de prosperidade garante uma vida tranquila para as pessoas do ponto de vista financeiro.

Assim, para incorporar o dente de leão ao feng shui das casas é possível usar tanto imagens que retratam a planta quanto inclui-la em vasos devido à sua função ornamental. Além de atrair prosperidade e saúde, o dente de leão também é capaz de garantir a fertilidade.

Relação entre o Dente-de-leão e a umbanda

A umbanda é outra religião na qual o dente de leão possui significados especiais. De acordo com esta doutrina, a planta representa a liberdade, a luz espiritual, o otimismo e a esperança. Essa associação está ligada ao fato de que a planta pode ser associada a Oxumaré, que atua como mediador entre o céu e a terra.

Esta divindade é filho de Nanã, a senhora dos pântanos, e conhecida pela sua ligação com o arco íris. Devido aos seus vários poderes, se transformou em um babalô que possui a capacidade de curar as pessoas.

Propriedades medicinais do Dente-de-leão

Além de todos os seus significados místicos, o dente de leão também possui algumas propriedades medicinais devido à sua composição nutricional. Assim, ele é rico em vitaminas, aminoácidos, minerais, fitoesterois e inulina. Desse modo, pode ser usado para várias finalidades.

Entre as principais é possível destacar os transtornos digestivos e os problemas com o fígado. Porém, o dente de leão também age de forma positiva em tratamentos ligados à pele. Devido à presença dos fitoesterois, ele ajuda a estimular a produção hormonal, o que favorece a fertilidade tanto masculina quanto feminina.

O Dente-de-leão também é uma ótima opção de presente

Devido à beleza do dente de leão e aos seus vários significados, ele pode ser uma excelente opção de presente. A sua mensagem com certeza será suficiente para deixar claro para a pessoa presenteada o quanto você se importa com ela. Além disso, devido à praticidade e aos poucos cuidados que a planta exige, ela pode ser cultivada em apartamentos.

Então, se você está à procura de um presente que seja funcional e bonito, além de capaz de trazer vários benefícios para a vida de uma pessoa importante, considere dar a ela um vaso de dente de leão.

Eventos e ocasiões perfeitas para o Dente-de-Leão

O dente de leão pode ser dado para pessoas que estão passando por momentos decisivos nas suas vidas. Por exemplo, aquelas que estão em busca de uma mudança de carreira arriscada e querem conquistar os seus objetivos. Ele será capaz de ajuda-las a atrair a prosperidade e a estabilidade que desejam com esta mudança.

Além disso, a planta também é um ótimo presente para as mulheres que estão tentando engravidar. Além da sua associação com tantas coisas positivas, ela pode ser usada para fazer um chá que ajuda na produção hormonal e auxilia nos tratamentos de fertilidade.

Preço e onde comprar o Dente-de-leão para presente

Como o dente de leão é uma planta bastante comum, encontra-la para presente não deve ser uma grade dificuldade. Assim, floriculturas em geral possuem a planta em vasos caso o seu objetivo seja presentear com a versão ornamental. Em termos de preço, vale ressaltar que é possível encontra o dente de leão por, em média, R$19,90.

No caso das ervas secas para o preparo de chás e infusões, também não existem grandes dificuldades para encontrar e o dente de leão está disponível em casas de produtos naturais. O preço, por sua vez, é um pouco mais alto do que o da planta, mas nada muito elevado. É possível conseguir a erva por, em média, R$24,90.

Como cultivar um Dente-de-leão em casa

Parte de um Dente-de-leão.

O cultivo do dente de leão não é muito complexo, visto que no clima certo a planta tem facilidade para crescer. Desse modo, as pessoas que têm interesse em planta-las em vasos ou nos jardins das suas casas podem fazer isso com relativa facilidade seguindo as dicas que foram dadas nesta seção do artigo. Continue a leitura par a saber mais!

Quando plantar e onde colocar?

Devido à sua melhor adaptação ao clima temperado, o dente de leão é uma planta que tende a prosperar quando plantada nos primeiros momentos da primavera. Ela atinge rapidamente o estado de maturidade e as pessoas que têm como objetivo usar as suas folhas para fazer chás poderão fazer isso por volta da segunda metade do mês de outubro.

O plantio é bastante simples e a planta pode ser colocada em um vaso desde que o pH do solo seja observado. Além disso, o recipiente em questão precisa ter, em média, 30cm de altura para que o dente de leão possa crescer adequadamente.

Solo e substrato para o Dente-de-Leão

O solo ideal para o plantio do dente de leão precisa ter pH entre 5 e 6,8. Além disso, não pode ficar encharcado, de modo que é sempre importante não deixar que a água se acumule no prato e na superfície da planta. O solo deve ser úmido, mas o excesso não é positivo para o crescimento do dente de leão.

Em termos de substrato, vale ressaltar que não é necessário se preocupar. Como o dente de leão é uma planta que se adapta a qualquer ambiente, ele crescerá mesmo em solos pobres. Porém, para acelerar o processo, alguns substratos comuns, como homus de minhoca, podem ser usados.

Iluminação e temperatura ideais

O dente de leão tem preferência por climas temperados e subtropicais. Assim, a planta sobrevive melhor em climas com temperaturas acima dos 25° C. Ainda que ela tenha a capacidade de resistir a climas frios e baixas temperaturas, isso pode fazer com que as suas folhas caiam.

Em termos de luminosidade, vale ressaltar que o ideal é encontrar um local à meia sombra para o plantio. Quando o dente de leão está em fase de crescimento, ele não costuma lidar bem com a incidência direta de raios solares. Um bom local para planta-lo é logo abaixo de árvores ou então em um muro que garanta sombra.

Hidratação e manutenção da planta

Como o solo do dente de leão deve ser mantido úmido, as regas precisam ser constantes. O ideal é que aconteceram diariamente e o melhor horário para fazer esta tarefa é a noite. Desse modo, a planta leva em média duas semanas para germinar. Entretanto, a depender do solo e das outras condições, o processo pode acontecer em apenas cinco dias.

Quando se fala sobre a manutenção, vale ressaltar que ela não é muito complexa. Desse modo, basta respeitar as condições ideias descritas anteriormente para que o dente de leão prospere.

Preço e onde comprar uma muda ou semente de Dente-de-leão

Como o dente de leão é uma planta bastante comum, encontra-la em floriculturas e em sites especializados não é uma grande dificuldade. Assim, podem ser encontradas as sementes, que têm preço médio de R$19,99 o pacote com cinquenta, a planta já adulta, cujo preço é, em média, R$24,90 ou as mudas, que custa m cerca de R$19.

O Dente-de-leão simboliza a luz espiritual, a liberdade e a esperança!

Assoprando um Dente-de-leão.

O dente de leão é uma planta cercada de significados místicos. Presente em todos os locais do mundo e bastante comum, ele é capaz de desenvolver mesmo em solos pobres. Assim, algumas culturas atribuem significados mágicos ao dente de leão, de modo que existem várias lendas e histórias da mitologia cercando-o.

Além disso, o dente de leão é compreendido como um símbolo de esperança e de liberdade em várias culturas. Devido a isso, ele acabou se tornando objeto de interesse das artes, especialmente da literatura, e também é uma opção bastante recorrente de tatuagem para pessoas que desejam transmitir estas mensagens.

Com um manejo e cultivo simples, o dente de leão é uma ótima opção de presente e pode trazer vários benefícios para a casa.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.