Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado da rosa azul? Buquê, tatuagem, nos sonhos e mais!

Conhecida pela sua beleza e pelo fato de ser rara, a rosa azul traz uma simbologia espiritual muito importante e não deve ser ignorada. Confira os significados!


Você sabe o que significa a rosa azul?

Rosa azul

Como uma das flores mais populares e emblemáticas do mundo, as rosas estão em maior demanda porque vêm em cores diferentes. Elas estão presentes em vários lugares, em tradições artísticas, literárias e culturais e, naturalmente, elas nascem vermelhas, rosas e brancas, mas vemos uma infinidade de cores por aí.

Isso se dá porque essas rosas, azuis, por exemplo, são especialmente tingidas ou cruzadas para produzir sua cor rica e vibrante. A cor misteriosa e não natural da rosa azul permite que diferentes símbolos e mitos sejam associados a ela, fazendo que, por ela, paire uma grande nuvem de mistério e encantamento. Acompanhe esse artigo para entender os significados por trás dela e como ter a sua própria rosa azul!

Entendendo mais sobre a rosa azul e seus significados

Buquê de rosas azuis

Para falar com mais propriedade da rosa azul, é necessário entender sua origem e porque ela impacta tanto quando aparecem no campo astral ou quando são vistas no plano material.

Além disso, a influência do significado tem um respaldo muito grande na língua inglesa, sendo bem importante para a compreensão. Confira agora um pouco mais sobre essa curiosa rosa e como ela se manifesta no plano astral!

O que é a rosa azul?

A rosa azul é uma variação da flor rosa, que, naturalmente, não existe. Normalmente, chama a atenção pela cor, já que na natureza há poucas plantas dessa coloração, e porque o azul, para os animais herbívoros, significa que a vegetação está estragada.

Um fato interessante sobre a rosa azul é que ela tem, majoritariamente, dois tons diferentes. O azul claro e o azul escuro e, embora tenham sido feitos da mesma forma, a mais comum de ser vista é a rosa azul escuro, que pode ser comercializada, inclusive. A azul claro é mais usada em casamentos e decorações mais leves.

Manipulação genética

A rosa azul é um híbrido, construído em laboratório, já que as únicas cores naturais de rosa que existem são rosa, branca e vermelha. Porém, a partir da rosa branca, os cientistas criaram rosas com manchas rosa, azul, roxa e até mesmo amarela.

Porém, sobre a rosa azul, especificamente, há algo um tanto curioso, já que acredita-se que o primeiro registro da flor aconteceu no século XII, fazendo com que a rosa tenha sido naturalizada, de alguma forma, no passado.

Mas essa é uma versão pouco aceita pela comunidade científica, já que acreditam tratar-se de um engano, sendo uma outra flor na evidência em questão. O que não anula em nada o charme da flor.

Simbolismo e significado da rosa azul

O significado da rosa azul é um pouco complexo, já que ela carrega a simbologia da flor, do seu aspecto e da cor em si. A rosa, dentro do entendimento popular e astral, simboliza o amor, a paixão, os sentimentos de gratidão que rodeiam um casal.

Quando essa rosa ganha a cor azul, ela entra na psicologia das cores, voltando-se para a sobriedade e frieza do azul. Esse amor ganha um tom opaco, frio. E, corroborando com isso, do inglês existe a expressão "feeling blue", onde a cor remete ao triste: sentindo-se triste, em tradução literal.

Dessa forma, a rosa azul é o amor triste, aquele que é sentido, mas não se pode, que, por algum motivo, não pode ser. Que é rodeado de mistério e sentimentos incertos.

Simbolismo do buquê de rosas azuis

Um buquê de rosas simboliza a entrega de bons sentimentos para outra pessoa. É literalmente pegar todos esses bons sentimentos e colocar nas mãos de alguém que você ama, é um ato de confiança.

Porém, quando falamos sobre rosas azuis, estamos falando sobre a entrega de mistério, sobre entregar-se pode não ser tão prazeroso e que compartilhar-se inclui as coisas ruins também. O que esperar? Não se sabe, porque a rosa azul é assim, misteriosa e encantadora, como uma das mais bonitas flores já catalogadas.

Significado da tatuagem de rosa azul

Sempre fomos levados a acreditar que o amor é um dos mais profundos e nobres sentimentos que se pode sentir por alguém, o que não deixa de ser verdade. E é isso que a tatuagem de rosa azul simboliza.

Porém, de forma mais intensa, a tatuagem de rosa azul fala sobre o amor independente do estado de espírito. O amor que está ali em todos os momentos, um amor sem julgamentos. Apenas um grande amor que acolhe, independente de tudo. Um amor que entende que nem sempre as coisas estarão bem.

Significado de sonhar com rosa azul

De modo geral, sonhar com rosa azul é um presságio para coisas boas, já que, dentro do campo astral, a rosa azul simboliza o nascimento da força e da maturidade que é necessária para começarmos a tomar partido de nossa própria vida.

Esse sonho indica que você está passando por uma grande mudança interna e isso é apenas você construindo um futuro mais sólido e próspero para você. E, embora indique que as coisas vão mudar muito rápido, não tenha medo, pois o universo entende que você está pronto para isso.

Significado geral das flores azuis

Quando vemos o azul, que é uma cor tão forte e sóbria e delicada ao mesmo tempo, fazemos uma analogia sobre o crescimento que vem com o tempo e com as escolhas, certas e erradas, que fazemos ao longo da vida.

Flores azuis são símbolo de independência e construção constante. É melhoramento e trabalho árduo diário, principalmente porque falamos da expansão do que entendemos como mundo e como certo. É estar mais receptivo ao que o universo tem a dizer e buscar dentro de si a evolução que busca no mundo.

Outras informações sobre as rosas azuis

Várias rosas azul escuro

Além de sua beleza e raridade, a rosa azul carrega consigo uma série de simbologias peculiares, principalmente porque é muito mencionada em vários momentos da história e até mesmo dentro da literatura, onde ela se destaca, por todo mistério que gira ao redor de sua aura tão popular. Leia mais sobre rosa azul em vários contextos e como isso agrega nessa tão linda flor!

Relação das rosas azuis com a literatura

A rosa azul é muito presente na literatura por dois grandes motivos: por ser poética e inspirar escritores ao redor do mundo. E por ser um grande milagre da engenharia genética da botânica, já que a rosa azul é um feito recente, que era querido há séculos, mas que os cientistas conseguiram atingir há menos de 20 anos.

A cor sempre foi uma intenção dos cientistas, mas, por mais que mesclassem cores e rosas, não chegavam no azul desejado, no máximo, na cor roxa. Dessa forma, eles se viram em um completo desespero, até que, em 2009, um grupo de cientistas decidiu mexer nos genes da flor e, finalmente, chegaram na coloração desejada.

Porém, é válido dizer que, na Filipina, já eram produzidas rosas azuis e, o segredo deles, era que, durante a noite, as flores eram regadas com cobalto que, junto com o resto da composição da flor, a reação era deixar a flor azul.

Lendas sobre a rosa azul

Existe uma série de mitos e lendas sobre a rosa azul. O mais popular deles é chinês. O conto diz que a filha de um imperador queria muito se casar e, para que o pretendente fosse merecedor, deveria dar-lhe uma rosa azul de presente.

Quem avaliaria a cor da rosa seria a própria princesa, porque o casamento seria dela e o pai achou que ela poderia fazer como melhor escolhesse. Quando o anúncio foi feito, muitos já ficaram desanimados, porque rosas azuis não existem de forma natural.

Porém, três deles tentaram levar a rosa. O primeiro cavalheiro pintou uma rosa branca de azul e, assim que a princesa colocou as mãos na rosa, a tinta escorreu. O segundo, mais perspicaz, esculpiu uma rosa em uma safira. Porém, a jovem ainda não aceitou o presente.

O terceiro, por sua vez, pediu a ajuda de um mago e, assim que deu a flor na mão da moça, a rosa começou a desaparecer. O que o imperador não sabia, porém, era que sua filha estava apaixonada pelo jardineiro.

De forma humilde, ele deu a ela uma rosa branca e, como a palavra final era dela, ela disse ao povo que era azul. E o casamento aconteceu.

Combinação da rosa azul com outras flores e plantas

Com sua cor ímpar, a rosa azul é sempre combinada com uma série de flores que, na composição final, agregam e muito no ambiente. É muito comum buquês de rosas azuis terem uma outra flor, popularmente conhecida como mosquitinho. A pequena flor branca realça o encantamento das rosas.

Outra opção são rosas brancas e azuis em um mesmo arranjo, principalmente se as rosas azuis forem em tom mais escuro. O azul da flor combina também com flores roxas, inclusive com lavanda, dando um odor incrível para todo o buquê.

As rosas azuis também são ótimas opções de presentes

Presentear com flores já é algo muito elegante e bem visto, é um cuidado mais que especial para qualquer relação, seja ela romântica ou não. E, quando estamos falando de rosas azuis, o requinte desse presente fica ainda maior, é um gesto realmente especial.

A rosa azul traz aquele mistério e também denota uma relação sólida. Sem falar que o azul é a cor da segurança e do conforto. Dizer isso em um buquê de flores é mostrar o quão bem aquela pessoa te faz e como você quer que ela permaneça com você.

Eventos e ocasiões perfeitas para as rosas azuis

A rosa azul, além de ser embebida em mistério, é uma ótima pedida para uma série de eventos formais, como casamentos, por exemplo. O azul da rosa, que simboliza aquele amor difícil de ser conquistado, lapidado com o tempo, nesse caso, dá espaço ao azul da segurança.

Ou seja, um casamento com rosas azuis simboliza que, ainda que não tenha sido fácil a caminhada do casal até ali, eles têm convicção do casamento, porque estão seguros e felizes com a decisão. A rosa azul também combina com formatura, pois traz maturidade.

Preço e onde comprar a rosa azul para presente

Para falar de preço, precisamos ter em mente que tipo de presente com rosas azuis você quer dar. Normalmente, presenteamos quem amamos com buquês, que podem ter um preço bem salgado, já que os buques, de modo geral, são mais caros, principalmente porque usam artifícios para manter as flores apresentáveis.

Porém, se você quiser presentear alguém com uma muda de rosa azul ou, ainda, com uma pequena roseira cor de mar, esse presente pode variar de R$ 45,00 a R$ 150,00, dependendo da loja e estação do ano, já que as rosas se dão melhor na primavera e verão. Uma roseira pode ser realmente mais interessante, já que as flores continuam vivas por meses.

Como cultivar uma rosa azul em casa

Três rosas azuis

Mas, para quem pensa que é impossível ter essa preciosidade em casa, uma boa notícia, já que é possível cultivar sua própria rosa azul e, mesmo respeitando as regras climáticas que a flor exige, não é uma missão impossível. Confira agora formas de ter uma rosa azul e como cuidar para que ela dure muito!

Como ter uma rosa azul em casa

Existem várias formas de ter uma rosa azul em casa, seja por venda on-line ou até mesmo fazendo a rosa você mesmo. O azul da cor acrescenta em qualquer ambiente e pode ser uma ótima opção quando falamos do jardim de nossa casa. Como sabemos, um jardim colorido é um jardim feliz.

Dessa forma, entender sobre como as rosas se comportam é o principal para que você a faça ter uma longa vida no seu jardim, com as demais flores que você cultiva. E, por mais que a coloração seja diferenciada, a rosa azul não exige coisas muito diferentes das rosas convencionais.

Comprando uma muda ou sementes

Cuidar de uma muda é muito mais fácil do que fazer uma planta germinar e, com isso em mente, por mais barato que sejam as sementes de rosa azul, você pode desperdiçar dinheiro, já que elas podem simplesmente não vingarem. Porém, se você tiver alguma experiência com botânica, já ficará tudo mais fácil.

Uma muda, porém, precisa de muito cuidado, principalmente com a adaptação inicial. Imagine que a muda é um filhotinho e, assim como um, ela não sabe dizer o que faz mal, já que a saúde de uma planta a gente, normalmente, vê pelas pétalas, e uma muda ainda não tem flor. Em ambos os casos, a rosa azul exige dedicação e cuidado para o crescimento.

Fazendo a sua rosa azul em casa

É possível ter rosas azuis em casa e, embora talvez não seja financeiramente acessível para todos, é uma possibilidade. Porém, muitas pessoas têm a curiosidade de saber como é uma rosa azul de perto e, para isso, existe uma forma muito acessível de fazer isso.

Pegue uma rosa branca e curte seu caule para que tenha, no máximo, 15 centímetros. Com ela em mãos, pegue corante alimentício azul e coloque na água. A quantidade de água e corante é opcional, porém, para que a flor fique bem azul, o indicado é que a água fique bem escura.

Com a água já com o corante, coloque a rosa e, já na manhã seguinte, a rosa vai estar com um tom azulado. Porém, é válido dizer que ela, nem sempre, é colorida de forma uniforme. Mas isso dá um charme, já que uma mesma rosa pode ter vários tons de azul.

Quando plantar e onde colocar?

A rosa, independente da cor, prefere um clima mais ameno. O ideal para ela é que seja plantada no início da primavera e, até seu desenvolvimento completo, já será verão. Dessa forma, ela já vai estar bem mais forte quando a intensidade solar chegar.

Ela gosta e precisa da luz do sol, mas não de forma direta. Coloque ela na varanda, por exemplo, onde a luz do sol bate com menos força que no quintal. Caso ela esteja em lugar errado, ela vai começar a apresentar fissuras nas folhas e algumas queimaduras.

Solo e substrato para a flor

A rosa é uma flor que precisa de um espaço bom para crescer e muito cálcio. A terra não deve ser blocada, já que como suas raízes são fundas, isso impediria seu crescimento saudável. Reserve cerca de 40 cm em um buraco para colocá-la.

Como precisa de cálcio, o ideal é misturar na terra, além de adubo, pó de osso. Mas, para o pó de osso, existe uma alternativa, já que pó de casca de ovo funciona tão bem quanto. Reserve as cascas dos ovos usados na casa e, depois de uma boa quantidade, moa-os em um pilão até virarem pó. Misture na terra e, eventualmente, coloque a mistura na água que as rega.

Iluminação e temperatura ideais

A temperatura é a principal preocupação quando falamos sobre o cultivo de rosas, já que ela é decisiva para o crescimento saudável das flores. Em climas muito quentes, as rosas ficam pequenas e pálidas, além de machucadas.

Em climas muito frios, demoram muito mais para florescer, por vezes nem florescendo. O ideal é entre os 18°C a 26°C, que normalmente é a temperatura da sombra em um dia moderadamente quente. A iluminação é importante, mas não de forma direta.

Hidratação e manutenção da rosa azul

A rosa é uma planta que não gosta muito de água, sendo necessário que a terra fique um pouco seca. O ideal é que ela seja regada uma vez na semana em tempos mais gelados e duas vezes na semana quando o tempo estiver quente.

E, sobre a quantidade de água, certifique-se de que não tem água em excesso. O suficiente para que ela fique molhada, não encharcada, como normalmente fazemos com plantas tropicais. A quantidade de água é decisiva para a saúde da sua roseira.

Outros significados das cores das rosas

Rosa vermelha com outras rosas vermelhas ao fundo

As rosas sempre são a atração do ambiente em que estão, já que são lindas, perfumadas e possuem, graças ao avanço da botânica, cores ímpares e todas absurdamente lindas. Porém, cada uma tem seu significado especial e entendê-los é importante.

Confira agora o significado das principais cores de rosa e o que representam, sejam na decoração ou com presente!

Rosas vermelhas

Talvez, a rosa vermelha seja a flor com o significado mais conhecido, já que, automaticamente, ela é associada ao amor e a paixão. Mas não qualquer amor, um amor intenso e febril, digno de filmes e séries. O vermelho da rosa traz um contexto mais venoso e intenso para qualquer contexto que é inserida.

Esse significado é muito correlacionado com a psicologia das cores, já que a cor vermelha tem esse efeito sobre as pessoas, denota essa intensidade e essa necessidade de estar juntos, como a rosa vermelha denota. Além, claro, de ser uma flor absurdamente linda. É válido dizer que esse significado é conhecido mundialmente.

Rosas brancas

A rosa branca, por sua vez, traz com ela o significado da pureza e da paz. Isso faz com que ela seja muito escolhida para a decoração de casamentos, principalmente porque, antigamente, a pureza de uma noiva, sua virgindade, era algo que as famílias abastadas buscavam.

Outro ponto importante sobre ela é que a rosa branca é conhecida como a flor de Nossa Senhora, o que traz para ela um significado ainda mais angelical e até mesmo canônico. Em várias doutrinas religiosas, o banho com as flores traz pureza e paz.

Rosas cor-de-rosa

Uma rosa cor-de-rosa, de modo geral, simboliza o feminino e toda a harmonia que ele carrega. É um presente que reforça o quão forte e poderosa você enxerga a mulher presenteada com elas. É uma espécie de ode ao sagrado de cada mulher.

Por isso, ainda que de maneira inconsciente, quando queremos presentear uma mulher especial que amamos, não necessariamente de forma romântica, escolhemos rosas cor-de-rosa. Além de lindas e muito cheirosas, elas trazem todo esse significado especial que só elas têm.

Rosas amarelas

A rosa amarela que, assim como a rosa azul, não existe de forma natural, simboliza a riqueza e o ouro, principalmente guiadas pela energia do Sol, que traz com ela toda a potência do que nós somos e do que seremos.

O Sol é o que permite que as flores nasçam e cresçam fortes, ele que faz chover e, quando sua intensidade é muito grande, também machuca as pétalas. Rosas amarelas são um convite para a prosperidade, um voto de boa sorte e a emissão de boas energias.

Rosas laranjas

As rosas laranja, embora não sejam tão populares quanto as outras rosas, são símbolo da energia positiva e da vivacidade que movimenta cada um de nós. Elas, de modo geral, simbolizam a vida. Elas são um enxerto de duas flores diferente, por isso são um pouco diferentes das demais rosas.

Elas tem uma simbologia toda especial, já que o laranja, em específico, é a cor do outono, onde, naturalmente, as flores morrem. E, levando isso em consideração, o laranja é realmente a força de querer viver. É a flor que, ainda com a cor do fim, está em seu auge, entregando o que há de melhor.

Rosas champanhe

Sendo de um cuidado e de uma delicadeza ímpar, as rosas champanhe, ou cor de chá, como alguns chamam, são o símbolo do respeito, gentileza e simpatia. Normalmente, são colocadas em ambientes frequentados por pessoas mais velhas, já que ela tem uma aura de experiência.

A flor é discreta e, há muito tempo, é produzida por botânicos ao redor do mundo. É uma das mais belas flores e seus tons variam um pouco, deixando-a ainda mais charmosa e especial. É dada de presente para quem sentimos respeito e admiração.

Rosas pretas

A famosa rosa preta, embora cause estranheza e encantamento, já que não é comum ver uma flor totalmente preta, é o símbolo de sentimentos densos e momentos mais introspectivos. Sabe aquele ponto em que você precisa sentar e pensar com toda sua vida? É isso que ela carrega.

Ela é feita por vários cruzamentos de flores, já que uma flor totalmente preta é muito raro, seja ela de qualquer espécie. E, nos ambientes em que está inserida, ela traz elegância e sofisticação, sendo muito misturada com a rosa branca, para o contraste.

As rosas azuis simbolizam confiança, fidelidade, afeto e discrição!

Rosa azul em fundo azul

As rosas azul são, definitivamente, um espetáculo à parte. E não é atoa que os engenheiros botânicos trabalharam por muitos anos para que ela pudesse existir. É linda e com um significado muito profundo.

Esse tipo de rosa simboliza o amor sincero que nasce apesar dos pesares. Ou seja, a forma mais pura de amor, já que é fácil amar as virtudes, mas entender que quem amamos não é perfeito é sempre um processo íntimo e muito singular.

No ambiente, elas trazem conforto e sobriedade. São símbolos da segurança e de coisas assertivas. Elas são tudo de bom!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

Qual o significado da tatuagem de olho grego? No braço, no pulso e mais!

A tatuagem olho grego tem a capacidade de te proteger contra as energias negativas, especialmente se feita em locais estratégicos. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.