Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Símbolo do amor: significado do coração, cupido, maçã, infinito e mais!

Existem vários símbolos que remetem ao amor. Será que você conhece todos eles? Leia o artigo e confira o significado de cada um!


Quais símbolos do amor você conhece?

Dois corações de papel pendurados em corda com prendedor de madeira

Os símbolos para representar o amor são muito variados, já que possuem diversas origens. O ocidente e oriente podem adotar ícones diferentes, baseados em sua própria cultura, na mitologia e no hinduísmo, por exemplo.

A simbologia vai além dos tradicionais corações e rosas vermelhas. Ademais, o amor também apresenta outras facetas, podendo ser romântico, fraternal, familiar e até mesmo divino.

Logo, é importante conhecer o significado de cada emblema para, assim, utilizar o símbolo adequado, expressando os seus sentimentos da melhor forma possível. Descubra onde e quando recorrer a cada um deles.

Coração: o símbolo universal do amor

Dois cisnes em lago formando coração com os pescoços

Símbolo mundialmente conhecido do amor, o coração é um ideograma metafórico que representa o centro de emoções de cada ser humano. Ele está totalmente conectado a sentimentos de carinho, afeição e romance. Saiba mais sobre esse ícone universal a seguir.

Origem e história do símbolo do coração

O formato da representação de coração que conhecemos e usamos hoje em dia foi visto pela primeira vez em um poema do literato italiano Francesco Barberino, por volta do século XIV. Muitos anos depois, a tapeçaria “O Presente do Coração” retratava a figura de um homem com um objeto bem semelhante ao símbolo que tanto usamos atualmente.

No entanto, a ligação do coração com o amor provavelmente teve início na Líbia. Isso porque a vagem da semente do sílfio, planta que antigamente era utilizada como contraceptivo, tinha um formato bem parecido.

Outra hipótese vem do livro “The Amorous Heart: An Unconventional History of Love” (O Coração Amoroso: Uma História Não Convencional de Amor, em tradução livre), da autora Marilyn Yalom. A escritora lembra que esse símbolo vinha ilustrando moedas e cálices no Mediterrâneo, no século VI a.C.

Características visuais e como fazer o símbolo do coração

O coração é um ideograma usado para expressar os sentimentos com um fundo metafórico, sendo universalmente associado ao carinho, afeto e todas as formas de amor. Um atalho para fazer o símbolo do coração no computador é pressionar a tecla “Alt” e o número 3 no teclado numérico.

No entanto, também é comum em posts, comentários e chats que os usuários coloquem um “<3”, formado pelas teclas “< ” e “3”. Ao seguir estes passos, um coração rosa aparecerá. Outro jeito clássico é a união das teclas “S” e “2”, formando o “S2”. Embora nenhum ícone diferenciado surja, é possível entender o significado apenas com a visualização dos dois caracteres.

Diferentes usos e aplicações do coração

Além de representar o amor, o coração pode ter vários significados, como força, verdade, justiça, sabedoria, intuição, nascimento e regeneração. O coração alado, por exemplo, é o símbolo da filosofia sufi, traduzindo o amor de Deus, e o centro espiritual e emocional de cada ser.

Já para os astecas, refletia o centro da força vital. Corações humanos, aliás, eram oferecidos em sacrifícios ao deus Sol, visando a renovação das colheitas e a regeneração do solo. Há muito tempo, o símbolo do coração apresentava um formato totalmente diferente, com peras e pinhas. Ademais, frequentemente era representado de cabeça para baixo.

Diferentes significados e representações

O coração pode ter muitos significados. Confira os mais comuns de acordo com suas cores:

Vermelho: o clássico para expressar amor, paixão e romance. Contudo, também aparece em contexto de amizade e fraternidade;

Preto: simboliza o luto, mas pode representar alguém extremamente frio e sem emoções;

Azul: surgiu como uma forma de conscientizar a população em relação ao autismo, porém ganhou outros significados. Caracteriza esperança, lealdade e amor platônico;

Branco: reflete paz, afeto e compaixão. Também indica pureza, bondade e inocência;

Amarelo: revela o afeto em uma situação de amizade e parceria. É o amor cordial;

Laranja: intermediário entre amarelo e vermelho, simboliza um relacionamento mais ligado à amizade do que ao romantismo;

Verde: associado ao estilo de vida saudável, foi eleito ícone para o Dia Mundial do Veganismo, celebrado em 1º de novembro. Outros significados não tão bons são ciúme e inveja;

Roxo: traduz os sentimentos de compaixão, compreensão e honra. Também expressa glamour e riqueza.

Símbolo do coração no Tarot

Para o Tarot e o baralho cigano, o coração simboliza amor, afeto, compaixão, empatia, generosidade e solidariedade. É uma carta com energia muito positiva, cheia de entusiasmo e romantismo.

Uma de suas interpretações revela uma grande dedicação por parte do parceiro. Também significa a aparição de uma paixão avassaladora. Entretanto, sentimentos tão intensos podem prejudicar seu julgamento na hora de tomar uma decisão, trazendo um certo nível de desequilíbrio emocional.

Logo, a dica é ficar atento e não agir de maneira precipitada, especialmente em momentos de raiva, dor e tristeza. Sempre reflita sobre as consequências de seus atos.

Significado de sonhar com coração

Quando alguém sonha com coração, o significado geralmente está ligado a sentimentos de amor, romantismo ou coragem. Outra interpretação considera o seu papel como centro de emoções, levando às ideias de ilusão, bravura, astúcia e vitalidade.

Desse modo, o sonho está conectado com a sua essência e visão de mundo. Logo, o conselho é refletir sobre os seus sentimentos, pensando em si mesmo e em todos os indivíduos que estão ao seu redor. Não tenha medo de extravasar, deixe suas emoções fluírem naturalmente.

Significado da tatuagem de coração

Normalmente, as tatuagens de coração estão associadas ao amor e à paixão. Entretanto, podem adquirir um significado diferente. Veja:

Coração sangrando: uma desilusão amorosa;

Coração perfurado: está relacionado a memórias inesquecíveis e tristes de amor. Quando está com um punhal, traduz bravura e traição;

Coração com asas: representa liberdade, espiritualidade, uma alma livre e aventureira;

Coração com fechadura: uma pessoa com o coração fechado. Já a variação com chave simboliza alguém que está aberto para um novo relacionamento a qualquer momento;

Corações agrupados: geralmente feitos por mais de um indivíduo, representam uma forte conexão entre amigos, parentes ou casais;

Coração no dedo anelar: alguém muito apaixonado, simboliza um compromisso sério.

Outros símbolos históricos do amor

Escultura de cupido

Nem só de corações vive o amor. Ele pode ser representado também por cupidos, maçãs, rosas e outros símbolos que apareceram em sociedades antigas. Muitos deles permanecem até hoje, confira:

Cupido

Na mitologia romana, o Cupido é filho de Vênus e Marte, sendo, assim, o fruto da relação entre a deusa do amor e o deus da guerra. Ele é o encarregado de levar o amor, sempre usando o seu arco e flecha.

Frequentemente representado como um menino gordinho com asas vestindo apenas uma fralda, também pode surgir como um rapaz em algumas ilustrações. Nesse caso, ele usa uma armadura muito parecida com a de seu pai.

Atualmente, o Cupido é conhecido como uma figura brincalhona que dispara flechas em homens e mulheres, para que se apaixonem à primeira vista.

Rosas vermelhas

A ligação entre as rosas vermelhas e o amor teve início há milhares de anos. Relatos históricos indicam que Cleópatra costumava posicionar rosas vermelhas no chão do seu quarto para receber o seu amado, Marco Antônio.

Além disso, essas flores estão associadas a Vênus ou Afrodite, conhecidas como deusas do amor. Com grande influência, a literatura também contribuiu para essa conexão, já que Shakespeare e outros grandes autores citavam as rosas com essa coloração em suas obras.

Pode-se dizer que seu significado mais popular é o de amor profundo, estando muito conectado com a beleza.

Maçã

Para muitas culturas, a maçã é considerada o símbolo do amor. Isso porque a fruta está associada a Vênus, deusa do amor para a mitologia romana, que frequentemente é retratada segurando o fruto. Por volta do século VII a.C., compartilhar uma maçã era uma grande tradição nos casamentos, pois trazia a esperança de um relacionamento próspero, com muitos herdeiros.

No entanto, com o tempo, a fruta começou a retratar um lado um pouco diferente, ficando mais próxima de um romance perigoso, sedutor e sexual. Esse sentido ligado à tentação provavelmente veio da história bíblica de Adão e Eva, que foram expulsos do paraíso depois de comerem o fruto proibido.

Pomba

As pombas são mundialmente conhecidas como símbolos de amor e paz. Quando um casal dessa ave é formado, eles ficam juntos por toda a vida, sendo uma das maiores representações de fidelidade e amor eterno.

Talvez seja por isso que Afrodite, a deusa grega do amor, seja retratada com várias pombas ao redor. A propósito, para a tradição hindu, essa ave é uma espécie de personificação da capacidade ilimitada do coração para o amor.

Ademais, em muitas culturas, as pombas são um ícone que não pode faltar na decoração de festas de casamento, pois representam um laço infinito de parceria.

Cisne

Um símbolo do amor que as mitologias grega e romana têm em comum é o cisne. Isso acontece porque suas respectivas deusas do amor, Afrodite e Vênus, estão ligadas a essa ave. Outro ponto que reforça o uso desse animal para o romantismo é o fato de que, quando seus pescoços se juntam, criam um formato muito lindo e semelhante ao de um coração.

Além disso, os cisnes ficam juntos para sempre quando encontram sua alma gêmea. Por isso, frequentemente ele está relacionado à fidelidade, amor eterno e origem da vida.

Nós de amor

Os nós de amor têm origem celta e estão associados ao amor eterno. Isso acontece através de um símbolo em que duas cordas são amarradas em um nó intrincado, parecendo que são uma só, sem começo ou fim.

Segundo uma lenda, os marinheiros celtas faziam esse nó quando estavam em alto mar, como um símbolo do desejo de seu coração de se entrelaçar com seus amores novamente. Ao voltar para casa, os nós de amor seriam presenteados a seus parceiros.

Logo, essa figura é a representação da união perfeita de duas almas, mesmo que estejam distantes fisicamente. Hoje, os nós de amor são um design comumente usados para anéis de casamento celtas.

Anel Claddagh

Proveniente de uma lenda irlandesa, mais precisamente da vila Claddagh, na cidade de Galway, o anel Claddagh é um dos maiores símbolos do amor naquela região.

Tudo começa com um pescador, Richard, que foi separado de seu amor após ser capturado para trabalhar como escravo na África. Ao longo dos anos, ele roubou ouro de seus mestres e forjou esse anel para a amada. Quando finalmente retornou à Irlanda, descobriu que seu par permaneceu fiel a ele e entregou o presente.

O símbolo do anel de Claddagh tem três componentes: uma coroa, que simboliza a lealdade; duas mãos, que representam a amizade; e um coração, que denota amor. Por isso, é muito usado em alianças de casamento.

Harpa

Com um significado diferente para cada cultura, a harpa é um antigo símbolo do amor. Para os celtas, ela está associada a uma espécie de ponte de amor, que conecta o céu e a terra. Já em países como a Noruega e a Islândia, há uma crença de que as cordas desse instrumento musical formariam uma escada que levaria o casal a estados mais elevados de amor.

Outro uso romântico da harpa acontece nas canções, já que os sons produzidos pelo instrumento são suaves e em cascata, perfeitos para um encontro.

Conchas

Lar de pérolas e moluscos, as conchas são um símbolo de amor por causa de sua natureza protetora. Elas são um ícone romântico para as mais diversas culturas, sendo muito importantes para os antigos romanos, hindus e nativos americanos.

Além disso, Vênus, a deusa romana do amor frequentemente é retratada em uma concha de vieira, já que, segundo a mitologia, ela foi criada a partir da espuma do mar. Aliás, para os romanos antigos, esse item também está ligado ao poder de regeneração. Já para os hindus, a concha servia para chamar o amor.

Jasmim

De coloração branca e muito aromático, o jasmim é um poderoso símbolo do amor para muitas culturas. Seu significado é especialmente forte para o hinduísmo, pois acredita-se que essas flores se originaram no sopé do Himalaia, considerado sagrado na Índia.

Assim, as deusas hindus são retratadas com guirlandas de jasmins, com grandes pétalas brancas. Isso porque, segundo uma lenda, Kama, o deus do amor, lançava essas flores para despertar o amor nos humanos.

Na França, o jasmim é indicativo de bodas, o equivalente a 66 anos de casamento. Na Itália, representa boa sorte no matrimônio. Já para os espanhóis, a flor remete à sensualidade, um significado totalmente diferente dos árabes, que ligam o jasmim ao amor divino.

Folha de carvalho

Para muitas culturas, o carvalho simboliza força, longevidade e persistência. No entanto, quando se trata apenas de suas folhas, elas representam um amor muito forte, quase que infinito.

Logo, se uma pessoa se apaixona perdidamente por alguém, essa paixão é comparada a essa planta. Isso porque um conto lembra que o grande carvalho surgiu de uma pequena semente e, assim como o amor, começa pequenino, ainda meio duvidoso para, aos poucos, crescer e prosperar com folhas grandes e majestosas.

Morango

Com uma linda coloração vermelha, sabor marcante e formato de coração, o morango é símbolo do amor. Ele representa várias características ligadas ao sentimento, como a sensualidade, o erotismo, a energia sexual, a paixão, a fertilidade, a tentação e a perfeição.

De acordo com a mitologia romana, a fruta era associada a Vênus, a deusa do amor, da beleza e da sensualidade. Além disso, os ciganos costumam utilizar todo o poder do morango em poções e chás.

Eles acreditam que a fruta possui a energia ideal para trazer o ser amado e fazê-lo se apaixonar por você. Desse modo, também afirmam que, quando duas pessoas dividem dois morangos, estão destinadas a ficarem juntas para sempre.

O amor possui diversos símbolos para representar esse sentimento puro!

Maçã com coração

Vários símbolos podem representar o amor e, ao longo da história, as culturas atribuíram esse sentimento tão lindo a símbolos, com a intenção de demonstrar o tamanho de seu afeto a entes queridos e parceiros românticos.

Muitas representações, como o anel Claddagh irlandês têm sua origem na mitologia e no folclore. Hoje, esses talismãs aparecem como objetos históricos, recheados de sentimentos e nostalgia, sendo ideais para presentes.

Vale lembrar que os símbolos estão frequentemente conectados ao amor romântico, mas não se restringem a esse tipo de sentimento. No dia de São Valentim, por exemplo, é comum dar mimos e celebrar todas as formas de amor. Portanto, estes símbolos podem retratar outros laços tão fortes quanto o amor entre um casal.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


cultura

Artigos relacionados


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!


Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Porco no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

O último dos signos fala sobre sorte, riqueza e gentileza. O nativo é generoso e pode parecer lento, mas é determinado. No artigo, saiba mais sobre o Porco!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

Qual o significado do Dente-de-leão? Flor, tatuagem, nos sonhos e mais!

O dente de leão é a planta dos desejos e está associado a várias lendas e histórias. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!