Conheça o significado do símbolo Om: na yoga, no hinduísmo e mais!

Conheça o significado do símbolo Om: na yoga, no hinduísmo e mais!

Aprenda tudo sobre o significado do símbolo Om: história, elementos, yoga, e como integrá-lo em sua vida.


O que é o símbolo Om?

Símbolo de Om no meio de mandala

Todos já se perguntaram alguma vez o que é o símbolo Om e o que ele significa, pois ele é amplamente conhecido e difundido. O OM é o símbolo sagrado mais importante do hinduísmo e também está presente em outras religiões orientais, como o budismo e o jainismo.

Esse símbolo é escrito em sânscrito, uma língua tradicional das regiões da Índia e do Nepal. Embora seja uma língua morta, até hoje ela possui um papel importante para os rituais religiosos orientais, incluindo a escrita de mantras.

Por mais que se pareça com um símbolo simples, o OM compreende um conjunto de significados muito profundos, além de inúmeros usos. Neste artigo, você conhecerá todas as dimensões importantes deste símbolo.

Significado do símbolo Om

Símbolo de Om em fundo laranja

O símbolo OM é o mantra mais sagrado e elementar do hinduísmo. Assim como praticamente todos os mantras, o OM é uma sílaba cantada em baixa vibração para a realização de práticas espirituais. Ele representa o som do momento da criação de todas as coisas do universo. Veja a seguir um pouco sobre tudo o que esse símbolo envolve.

Elementos do símbolo Om

Cada traço que compõe o símbolo OM em sânscrito representa um estado diferente da consciência. Dessa forma, é como se esse símbolo ilustrasse o funcionamento e o percurso da mente humana.

O ponto no topo do símbolo representa o estado absoluto, o estágio mais elevado do desenvolvimento espiritual. O semicírculo no topo que antecede o ponto representa o estado maya, os obstáculos para o alcance do estado absoluto.

A primeira curva do símbolo (da parte que se assemelha ao número 3), representa o estado de inconsciência, o sono profundo em que nada acontece. A curva inferior do símbolo representa o estado consciente através do conhecimento pelos cinco sentidos. E a curva desenhada entre os dois estados anteriores representa o estado em que nossos sonhos acontecem.

História do símbolo Om

A primeira aparição do símbolo OM ocorreu nos Upanishads. Tratam-se de textos escritos em sânscrito há mais de dois mil anos, contendo ensinamentos religiosos que, mais tarde, iriam compor a base do hinduísmo como é conhecido hoje.

Em todos os seus usos e etimologias, a sílaba OM carrega um conjunto de significados muito parecidos, relacionados às ideias metafísicas de totalidade, essência da vida, conhecimento infinito e causa do universo.

Atualmente, emprega-se o símbolo OM para indicar o começo de práticas espirituais, como orações e meditações, transformando o símbolo em uma espécie de ferramenta espiritual.

Símbolo Om & Brahman

Acredita-se que o símbolo OM incorpora o todo absoluto que constitui o universo. Para o hinduísmo, esse princípio universal é expresso pelo conceito Brahma, a realidade suprema. É comum a afirmação de que “antes do OM, não existia nada”, pois o seu som representa o momento inicial da criação.

Cantar o mantra OM permite que corpo, mente e espírito se sintonizem com a totalidade do universo. A conexão da alma com a realidade última compreende as duas dimensões fundamentais de OM: a interior (Atman) e a exterior (Brahma). Os mesmos conceitos também aparecem na compreensão da realidade pela filosofia oriental.

Símbolo Om & Ganesha

Existe um conjunto de textos sagrados que agraciam o deus Ganesha como aquele que é a realidade e a alma supremas. Para essas tradições do hinduísmo, o deus Ganesha é identificado como o símbolo OM. Nesse sentido, Ganesha não seria apenas o deus que remove obstáculos, mas também aquele que representa toda a verdade e conhecimento do mundo.

Desse modo, o símbolo OM e o deus Ganesha seriam um só, a realidade última de todas as coisas, de todos os seres e de todos os deuses. Por essa razão, muitas imagens do deus Ganesha incorporam o símbolo OM no contorno de sua cabeça de elefante.

Símbolo Om & Santíssima Trindade

A palavra OM muitas vezes pode ser escrita como "Aum", devido a sua composição por três fonemas. Essa característica fez com que muitas associações fossem criadas entre o Aum e a Trimurti, a Santíssima Trindade dos deuses hindus, formada por Brahma, Vishnu e Shiva.

Nos Puranas, textos antigos indianos escritos na era medieval, o símbolo OM é a representação da própria Trindade do hinduísmo, simbolizando a união dos três deuses para a formação da realidade suprema. A letra "A" designava o deus criador, Brahma; a letra "U" o deus preservador, Vishnu; e a letra "M" o deus destruidor, Shiva.

Símbolo Om e os estados de consciência

Pessoa meditando

Escrita em sânscrito, a expressão OM é uma sílaba formada por cinco traços distintos, em que cada traço está vinculado a um estado de consciência da mente humana. Confira a seguir o significado de cada um desses estados de espírito.

Estado inconsciente

Representado pelo traço da curvatura superior, o estado inconsciente é aquele em que o ser se encontra em sono profundo, onde nenhum sonho e nenhum desejo aparecem. No hinduísmo, esse estado é chamado de Sushupti, o verdadeiro eu.

Estado de vigília

O estado de vigília corresponde ao traço inferior do símbolo OM. Denominado de Jagruti no hinduísmo, ele representa o estado do ser que está acordado e consciente de si e dos seus sentidos.

Estado de sonho

A curva intermediária entre o estado inconsciente e o estado de vigília pertence ao estado do sonho, conhecido no hinduísmo por Swapna.

Trata-se do estado de consciência em que uma pessoa ou ser está sonhando. Também podem indicar nossa memória e imaginação.

Estado maya

O semicírculo do topo do símbolo OM representa o estado maya, cujo significado é, literalmente, ilusão. Maya pode denotar tanto um estado constante de mudanças como também algo que parece ser uma coisa, mas que não é.

Em relação ao símbolo OM, o estado maya são todos os obstáculos que enfrentamos para chegar no estado absoluto de consciência.

Estado absoluto

O estado absoluto, ou Turiya, representa a consciência pura. Ele é o estado de espírito mais elevado do ser. Nesse estado, é possível experimentar a liberdade imensurável na forma do infinito, sem sofrimentos ou mudanças.

O símbolo Om na cultura oriental

Estátua do deus Ganesha em meio à flores

OM é um mantra muito poderoso para o hinduísmo. Ele incorpora todo o universo a partir dos três movimentos fundamentais: criação, manifestação e destruição. Seu uso na cultura oriental está profundamente atrelado aos exercícios físicos e espirituais ligados à oração e à yoga. Entenda a seguir como isso funciona.

Importância do símbolo Om para o hinduísmo

O símbolo OM está presente em praticamente todos os textos sagrados hindus, incluindo os Vedas, considerados alguns dos mais importantes. Nesses escritos, além de serem narrados episódios envolvendo os deuses, também se encontram muitas das orações e dos rituais que ainda são praticados pelos hindus.

O mantra OM aparece no início e no final de praticamente todas as orações e rituais dos textos litúrgicos. Nesse sentido, ele assume um importante papel como um encantamento sagrado necessário para os rituais de adoração, para as orações, para os casamentos e para ritos de passagem que marcam vários momentos da vida de um hindu, como o nascimento, batismo e cremação.

Importância do símbolo Om para a yoga

O símbolo OM aparece em muitos textos sagrados. O Pantanjali é um dos conjuntos desses textos antigos que aborda a teoria e prática da yoga. Nessas escrituras, há uma forte ligação do OM com a yoga, posto que ambos estão relacionados com os três poderes divinos (criação, preservação e destruição) e também com as três essências do espírito (imortalidade, onisciência e alegria).

Por causa disso, é bastante comum as aulas de yoga começarem e terminarem pelo canto do mantra OM, para nos ajudar a acessar em nós a energia universal. O canto desse mantra também está associado ao relaxamento do corpo e do sistema nervoso, permitindo uma conexão com estados mais elevados de consciência.

Como posso integrar o símbolo Om na minha vida?

Mão segurando pulseira com pingente com o símbolo de Om

O símbolo OM é um símbolo sagrado. Sendo assim, o respeito pela sua tradição deve ser a primeira coisa pela qual uma pessoa deve se atentar, especialmente se você não for hinduísta ou budista. Aqui estão três maneiras de usar o símbolo OM em sua vida.

Símbolo Om como mantra na rotina pessoal

A principal maneira de integrar o símbolo OM em sua vida é através do canto. Ele pode ser utilizando tanto na meditação como na yoga, em silêncio ou em voz alta.

Experimente cantá-lo devagar de modo a perceber o aumento das suas vibrações mentais e espirituais. A repetição do mantra também é bem-vinda, pelo menos três vezes antes de iniciar suas práticas espirituais rotineiras.

Símbolo Om na decoração do seu espaço pessoal

Se a compreensão do símbolo OM te fez querer incorporá-lo em sua casa como decoração do seu espaço pessoal, é recomendado que isso seja feito em espaços dedicados à oração ou a meditação.

Desse modo, o objeto material carrega consigo sua simbologia espiritual, funcionando como um lembrete para se conectar diariamente com o universo e para a manutenção do equilíbrio da mente, do corpo e da alma.

Símbolo Om em joias e roupas

Carregar consigo a dimensão sagrada do símbolo OM é uma atitude admirável, mas que requer cuidados.
Particularmente, deve-se evitar roupas com essa estampa, principalmente aquelas que podem desbotar e desmanchar com o tempo. Quanto as joias, os pingentes são as peças mais adequadas pela sua discrição.

Integrar o símbolo Om na rotina diária pode trazer mais plenitude?

Monge sentado em beira de rio

Sem dúvidas integrar o símbolo OM na sua rotina diária te trará mais plenitude. Compreendendo a dimensão sagrada desse mantra você poderá utilizá-lo em inúmeros momentos do seu dia a dia como prática meditativa, relaxante e energizante.

Autor deste artigo

Antropólogo e professor de filosofia. Apaixonado por culturas tradicionais, mitologias e espiritualidade.

Palavras-chave relacionadas


religiões meditação bem-estar

Artigos relacionados


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Últimos posts


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!


Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Sonhar com ar condicionado: ligado, quebrado, pegando fogo e mais!

Neste artigo nós desvendamos as interpretações de 19 tipos de sonhos com ar condicionado. São bons e maus presságios, além de alertas e conselhos. Confira!


Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Menstruar na lua minguante: entenda as fases da lua e o ciclo menstrual!

Você sabia que as fases da lua interferem e trazem diferentes significados para o ciclo menstrual? Leia o artigo e entenda mais sobre seu equilíbrio interior!