Conheça agora todas as características dos filhos de Obaluaê!

Conheça agora todas as características dos filhos de Obaluaê!

Será que você é um dos filhos de Obaluaê? Conheça as características dos filhos do Orixá da cura e se surpreenda!


Tradição e características de Obaluaê

Ilustração do rixá Obaluaê

Obaluaê é o Orixá da cura nas religiões de matriz africana praticadas no Brasil. Tanto no candomblé quanto na umbanda, ele pode ser conhecido também como Omulu, o Senhor dos espíritos, que faz a mediação entre o material e imaterial. Poderoso e temido, ele tem o poder de disseminar uma pandemia ou promover a cura de um enfermo.

Segundo a narrativa iorubá, Obaluaê é filho de Nanã e Oxalá, mas nasceu com o corpo deformado e coberto de feridas. Desesperada, a Senhora da lama (dada para Oxalá modelar o ser humano), abandonou seu filho à beira mar, visto que não sobreviveria. Porém, Yemanjá não suportou o sofrimento do bebê e o acolheu, curando seus ferimentos e o criando como seu filho.

Quando criança, Omulu vivia escondido, com vergonha das suas cicatrizes. Foi então que Ogum preparou um capuz de palha, que o cobria por inteiro, fazendo com que ele começasse a se aproximar dos outros Orixás. Oxalá e Yemanjá lhe passaram o dom da cura e Iansã lhe despertou o desejo de ver o mundo livre das chagas.

Chamado de Obaluaê quando jovem, encarregado da evolução do ser humano, sustentando e conduzindo o mundo, ele é Omulu quando mais velho, aquele que cura e intermedia a passagem entre a vida e a morte.

Seus filhos tendem a ser mais fechados e sérios, mesmo quando crianças, mas possuem muitas outras características. Saiba quais são e descubra se é filho ou filha desse poderoso Orixá!

Diferenças dos filhos de Obaluaê por gênero

Filhos e filhas de Obaluaê possuem algumas características em comum

As filhas e filhos de Obaluaê apresentam características próprias, apesar de compartilharem muitas delas em termos gerais. Porém, tanto a energia mais feminina quanto a mais masculina podem fazer com que a personalidade se modifique em cada caso.

Veja quais são as diferenças entre os que se reconhecem como mais masculinos ou femininos.

Homem

Normalmente, você não vai encontrar um filho de Obaluaê com um porte de fisiculturista. Na realidade, eles tendem a ser bem magros e com uma aparência frágil, inclusive nas feições. Mas não se engane, pois são trabalhadores incansáveis e se mexer com o que é deles, se mostram muito temperamentais.

Mais fechados, até meio ranzinzas, eles têm um ar de mistério e introspecção, mas são extremamente amigáveis e generosos, com as poucas pessoas nas quais confiam. Podem levar horas em um projeto até que ele esteja da forma esperada e possuem certa tendência a procrastinar.

Mulher

As filhas de Obaluaê também têm a aparência mais frágil, mas são muito resistentes. Tanto seu corpo, quanto sua personalidade são resilientes, podendo carregar o mundo nas costas.

Discretas, não gostam de estar em meio a muitas pessoas e tendem a perder a paciência muito facilmente. Mais conservadoras, elas são cuidadoras natas e sua tendência analítica faz com que suas decisões sejam mais pautadas na mente que no coração.

Tendências positivas dos filhos de Obaluaê

Filhos de Obaluaê são amigáveis

Como todas as pessoas, as filhas e filhos de Obaluaê têm seus aspectos bons e ruins. Eles podem se evidenciar em momentos específicos ou ser uma constante bem marcada na personalidade. Saiba quais são as principais tendências positivas para eles e veja com quantas você consegue se identificar.

Perfeccionistas

Os filhos de Obaluaê podem levar muito mais tempo para terminar uma tarefa, mas ela certamente sairá perfeita - ou próxima disso. E é exatamente essa busca pela perfeição que os faz tão exigentes, tanto consigo quanto com os outros.

Naturalmente, isso leva a outras características como a de serem ranzinzas, afinal, é complicado para um perfeccionista lidar com pessoas com organização normal ou pior, desorganizadas. Além disso, também pode resultar em procrastinação, em alguns casos, já que eles têm medo de não conquistar o ponto ideal ou de não estarem ainda completamente preparados para a tarefa.

Aparência frágil

Pode não ser fácil ser um dos filhos de Obaluaê, já que conseguem perceber como ninguém todas as dores do mundo. Extremamente empáticos, trazem em seus olhos o cansaço e a tristeza, refletindo a sabedoria que se esconde sob o manto da carne. Normalmente magros e com traços delicados, tendem a andar olhando para o chão e se curvam levemente para frente.

Amigáveis

Simpáticos, serenos e educados, as filhas e filhos de Obaluaê são extremamente amigáveis. Além disso, a amizade tem um papel fundamental em suas vidas.

Isso porque, por serem muito reservados e terem dificuldade em se relacionar, seus poucos e bons amigos permitem que eles sejam mais ativos, expressando sua personalidade como um todo. Quando confiam em alguém e o adicionam ao seu círculo, são amigos fiéis para toda a vida.

Introspectivos

Extremamente racionais, os filhos de Omulu tendem a passar mais tempo ocupados com seus pensamentos do que com as pessoas ao seu redor. Dessa forma, são considerados introspectivos, gostando mais dos seus livros e pesquisas do que de companhia.

Não que ele queira ficar sozinho o tempo todo, mas precisa sim de alguns momentos de solitude ao longo do dia. Tranquilos e curiosos, eles podem passar horas se aprofundando em um assunto - em pesquisa ou em sua mente - sem perceber o mundo ao redor.

Generosos

Apesar de racionais, os filhos de Omulu podem ser bastante espiritualizados e desapegados de bens materiais. Além disso, não podem ver alguém passando necessidade que compartilham até o que não têm, para poder aliviar a dor do outro.

E não precisa ser amigo ou conhecido, basta que toque seu coração que sua necessidade de curar o mundo desperta. Dispostos a qualquer batalha, não queira irritar um filho de Obaluaê, pois eles podem ser até mesmo vingativos.

Dedicados

Se você precisa de alguém que se dedique de corpo e alma para um projeto, essa é a pessoa certa. Quando começam alguma coisa, se comprometem como ninguém. São analíticos e introspectivos e unem essas duas características, transformando ideia em foco e resultado. Nos relacionamentos, quando confiam de verdade, se doam e procuram fazer o melhor pela família, amigos ou parceiro.

Trabalhadores

Por mais que aparentem ter um corpo frágil, as filhas e filhos de Obaluaê têm muita determinação e foco no trabalho, principalmente ao se comprometerem com uma causa. Pode ser o resultado esperado do mesmo, uma consequência secundária, como evitar que se tenha que demitir outros funcionários, ou até mesmo um motivo pessoal, como por exemplo, provar um ponto.

Persistentes e até um tanto teimosos, eles não descansam até terminar o que começaram.

Tendências negativas dos filhos de Obaluaê

Filhos de Obaluaê são tímidos

Assim como as filhas e filhos de Obaluaê têm muitos aspectos positivos, também possuem algumas tendências negativas características da sua personalidade. Elas podem aparecer em maior ou menor intensidade, a depender da vivência de cada um. Veja em quais delas você se encaixa.

Pessimistas

Os filhos de Omulu não só conhecem, mas sentem as dores do mundo em sua pele. Extremamente empáticos, não conseguem ficar ilesos ao entender o que acontece no mundo e acabam sendo mais pessimistas que a maioria das pessoas. A sua racionalidade também pode ser voltada para aspectos mais negativos da existência, fazendo com que fique difícil apreciar a Criação como os outros.

Dificuldade de se entregar

Com muita dificuldade em confiar nas pessoas, filhas e filhos de Omulu podem hesitar bastante antes de se abrir por completo - se isso acontecer algum dia. Apesar de serem serenos, carinhosos e cuidadores, eles não conseguem vivenciar uma paixão arrebatadora.

Tranquilidade é a palavra desse relacionamento, muitas vezes com certa desconfiança ou falta de entrega, já que temem ser abandonados, traídos ou outros tipos de decepção.

Ranzinzas

Por terem uma visão racional e pessimista da vida e terem muita dificuldade em se abrir, filhos de Obaluaê podem ser considerados ranzinzas, muitas vezes. Mas é claro que esse é apenas um traço, mesmo que marcante. Na maior parte do tempo, são serenos e amigáveis.

O problema é quando começam a perder a paciência ou se irritam, sem saber expressar o que sentem, ficam regurgitando a situação em sua introspecção, tornando-se mais rabugentos.

Tímidos

Sua natureza é mais tímida e retraída, sentindo-se mais confortável em sua própria presença do que em grupos de pessoas. Também entre amigos e pessoas queridas, pode se soltar mais, sem perder o jeito mais reservado, com a espontaneidade possível para filhos de Obaluaê.

Evita ao máximo eventos sociais onde tenha que interagir com muitas pessoas e aglomerações, precisando passar um bom tempo a sós para se recuperarem de situações que requeiram grandes interações.

Temperamentais

Tranquilos, calmos, introspectivos e racionais, eles demonstram ser pessoas muito tranquilas - e de fato o são. Porém, se você fizer algum mal aos filhos de Obaluaê, ou a alguém querido, vão conhecer o lado completamente oposto da moeda. Eles podem ser extremamente explosivos e vingativos, usando a sua poderosa racionalidade para cobrar o que consideram de direito.

Filhos de Obaluaê em diferentes aspectos da vida

Filhos de Obaluaê no trabalho são assíduos, persistentes e disciplinados

As características das filhas e filhos de Obaluaê se manifestam em diferentes aspectos da vida. Cada um dos seus traços leva a comportamentos diferentes nos relacionamentos, no ambiente de trabalho e também na saúde. Saiba como isso acontece.

Filhos de Obaluaê no amor

Filhos de Omulu não são afeitos a grandes paixões ou expressões arrebatadoras de romantismo, podendo frustrar as expectativas de pessoas com outras personalidades. Por outro lado, são sensíveis, carinhosos à sua maneira e cuidadosos com seus companheiros.

Normalmente são empáticos e detestam brigas, mas podem se fechar caso elas aconteçam, com muita dificuldade para confiarem novamente. Ciumentos, podem explodir quando se sentem ameaçados.

Filhos de Obaluaê no trabalho

Trabalhadores assíduos e que entregam resultados, filhas e filhos desse Orixá são persistentes e disciplinados. Gostam de trabalhar sozinhos e ter a independência de criar de acordo com seu ritmo, sempre com foco no perfeccionismo.

Muito inteligentes, precisam encontrar sentido no seu trabalho, pois dinheiro não é o que os motiva. Encaixam-se perfeitamente em profissões cujo foco é ajudar, como na medicina e outras ciências, voluntariado em geral ou qualquer outra em que se sinta útil.

Filhos de Obaluaê na saúde

Apesar de aparentarem certa fragilidade, eles são fisicamente resistentes. Porém, podem ter certa tendência a desenvolver doenças psicossomáticas, devido ao seu pessimismo, dificuldade de abertura e isolamento.

Dessa forma, problemas gastrointestinais, cardíacos, de pele, alergia e outros podem se desenvolver. A saúde mental também deve ser observada, pois tendem a sentir ansiedade, pânico ou até mesmo depressão.

O que esperar da vida se você é filho de Obaluaê?

Obaluaê também é conhecido como Omulu

Se identificou com os traços dos filhos de Obaluaê? Então, o que esperar da vida, sendo regido por esse Orixá? Cada um tem o poder de traçar seu próprio caminho, independente das características básicas da sua personalidade. Porém, em traços gerais, eles tendem a ter uma vida mais pacata, com um trabalho que lhe traga satisfação e conforto.

No amor, procuram alguém para compartilhar a vida e tentar abrir o coração, porém sem se apaixonarem ou se entregarem perdidamente. Se prosperarem financeiramente, não procuram por luxo, somente estabilidade. Todavia, se frustram se não tiverem o conforto esperado, podendo ficar ainda mais fechados.

De forma geral, os filhos de Omulu podem contar com uma vida saudável, de corpo e mente. Mas isso só acontecerá se aprenderem a canalizar as dores do mundo e se abrirem mais com as outras pessoas. Claro que não é um processo simples, feito do dia para a noite, mas com persistência - que todo filho de Obaluaê tem de sobra - é possível.

Existem algumas coisas como, por exemplo, praticar meditação e a respiração consciente, que podem ajudar nesse processo. Além disso, é importante buscar perceber mais os pontos positivos da vida e aproveitar seus momentos de solitude para, não apenas pensar sobre as questões existenciais, mas também se divertir e aproveitar os dias.

Claro que também é importante estar entre aquelas pessoas queridas, mesmo que não sejam perfeitas. Se permita a leveza de estar ao lado de quem é diferente, isso traz mais cores à sua vida. E lembre-se se se amar exatamente como é, introvertido, dedicado, confiável e único.

Autor deste artigo

Sempre à procura da resposta da vida, do universo e tudo mais (ok, 42... então da pergunta), sou redatora sênior, um tanto nerd e apaixonada pela escrita. Com graduação em Adm e Marketing, acredito na magia através das palavras, criando mundos e buscando soluções para os pequenos grandes desafios diários.

Palavras-chave relacionadas


religiões

Artigos relacionados


Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Qual o significado espiritual da estrela cadente? Ver, sonhar e mais!

Ver estrelas cadentes tem inúmeros significados, e pode ser uma oportunidade de fazer pedidos se sentindo mais perto do universo. Saiba mais no artigo!


Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

Sintomas de mediunidade: sinais, sintomas físicos, como desenvolver e mais!

A mediunidade é um assunto fascinante que desperta diferentes sentimentos nas pessoas. Aprenda sobre seus segredos neste artigo e saiba se você é um médium!


Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Os símbolos do budismo: Significado, ensinamentos, origem e mais!

Constituindo a mente, os símbolos budistas caracterizam o iluminar das ideias e todas as manifestações divinas. Saiba mais!


Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Pomba Gira Maria Quiteria: características, trabalho, oferenda e mais!

Maria Quitéria é uma das pombas-gira mais famosas na umbanda e no candomblé. Leia esse artigo para saber mais sobre essa entidade!


Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Exu Tata Caveira: história, características dos filhos, ponto e mais!

Longe de ser uma entidade maléfica, o Exu Tata Caveira é um ser de alma caridosa que carrega uma história de batalha e luta. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.