Para que serve o chá de pitanga? Benefícios, folhas, a fruta e mais!

Para que serve o chá de pitanga? Benefícios, folhas, a fruta e mais!

Rico em uma série de anti-inflamatórios e vitaminas, o chá de pitanga é uma opção deliciosa para controlar várias doenças. Clique e saiba como consumir!


Por que tomar chá de pitanga?

Xícara com chá

Quando falamos em frutas, normalmente pensamos que a melhor e única forma de consumi-las de forma líquida, é através de sucos. Há uma variedade imensa, feita com mais de uma fruta, água ou com leite, por exemplo.

Porém, aos poucos, começa-se a falar sobre o chá da folha de algumas dessas árvores frutíferas e como elas têm um poder grande em nossa vida. O chá de pitanga tem inúmeras propriedades, vitaminas e substâncias anti-inflamatórias, fazendo com que seja uma espécie de controle natural para algumas doenças.

Claro que ele não substitui um medicamento certificado pelas agências reguladoras, mas é uma opção viável e acessível para a manutenção da saúde. Para saber mais sobre o perfil nutricional, benefícios e como consumir, prossiga a leitura!

O perfil nutricional da pitanga

Pitangas dentro de saquinho de pano

Quando falamos sobre perfil nutricional, estamos falando sobre como aquele alimento agrega na dieta das pessoas que o consomem, principalmente através de suas vitaminas, minerais e nutrientes.

A pitanga em si tem uma série de compostos que auxiliam, e muito, no melhor funcionamento do corpo, e é importante conhecer cada um deles para não consumir excessivamente algum tipo de nutriente. Confira agora os principais componentes da pitanga e como eles auxiliam na manutenção da nossa saúde!

As vitaminas

A pitanga é rica, principalmente, em vitamina A, B e C. A vitamina A tem como principal função o combate aos radicais livres, que causam a deterioração das células, tanto de forma mais branda como de forma avançada. Dessa forma, a vitamina A combate o envelhecimento e faz a manutenção das células saudáveis.

Por sua vez, a vitamina B ajuda na produção de glóbulos vermelhos, fazendo com que o sistema imunológico seja enriquecido de forma exponencial, ajudando no combate de doenças. E, por fim, a vitamina C trabalha diretamente com a produção de tecido e o fortalecimento deles, sendo importante para a pele, músculos e até ossos.

Os minerais

Embora tenha várias substâncias em quantidades menores, a pitanga é rica em ferro, magnésio, fósforo e cálcio, fazendo com que seja polivalente no fortalecimento do corpo de modo geral. O cálcio, auxiliado pelas vitaminas, faz com que os ossos ganhem uma resistência muito maior, assim como os dentes, que também são fortalecidos pelo componente.

Um corpo rico em ferro é um corpo que consegue se recuperar mais rápido de qualquer lesão, inclusive às que perdem muito sangue. O ferro acelera a regeneração, fazendo o corpo bem mais forte. O magnésio e o fósforo fazem a manutenção muscular do corpo, fortalecendo e nutrindo.

Os compostos fenólicos

Os compostos fenólicos são agentes que têm uma função metabólica, além de uma série de outras funções, inclusive anti-inflamatória. Normalmente, ela se encontra nas cores desses alimentos, fazendo que saibamos, pelo pigmento do alimento, quais são suas propriedades. Você com certeza já ouviu alguém dizendo "você precisa comer mais vegetais laranja", certo?

A pitanga pode ter duas cores, a vermelha e a roxa. As duas cores trazem basicamente a mesma composição, fazendo com que ela seja rica em carotenóides, que ajuda na absorção de vitamina A e também com ação antioxidante em todo o organismo.

O chá de pitanga e outras maneiras de consumir a fruta

Mão segurando pitangas

Por se tratar de uma fruta com uma grande quantidade de propriedades benéficas para a saúde, a pitanga é conhecida, majoritariamente, por seu suco. Porém, ela pode ser usada, também, no preparo de chás, já que suas folhas têm propriedades próprias.

Essa variedade de consumo faz da pitanga uma grande aliada no combate de doenças. Confira agora as principais formas de consumo da pitanga e quais são suas propriedades!

O chá de pitanga

O chá de pitanga traz em sua composição a maior parte das propriedades da fruta, sendo o preferido em várias situações, principalmente à noite, que as pessoas preferem bebidas quentes para dormir em seguida.

Porém, uma peculiaridade do chá de pitanga, que só ele tem, é o corte da diarreia não-infecciosa. Foram realizados uma série de estudos sobre esse efeito da planta em forma de chá. E realmente, ela é muito eficaz nesse tipo de diarreia. Mas seu uso é claro, é para as não-infecciosas, já que a diarreia desencadeada por uma doença, recebe outro tipo de tratamento.

Suco de pitanga

O suco da pitanga consegue trazer praticamente todos os benefícios da pitanga, acrescidos de água, que é a base natural dos sucos. Dessa forma, ele é rico em vitamina A, B e C, assim como a fruta in natura.

Foi comprovado, ainda, em um estudo recente, que o suco de pitanga tem um resultados significativo em tratamentos anti-inflamatórios na gengiva e em toda a mucosa bucal, controlando ferimentos, sangramentos e até mesmo deixando os dentes mais firmes. Isso se dá pela composição das vitaminas, principalmente a vitamina C, que trabalha praticamente para isso.

Pitanga in natura

A pitanga, em sua forma natural, é rica em uma série de nutrientes e vitaminas, como a vitamina A, B e C, que possuem várias prioridades para a manutenção do corpo. Ela possui ainda, uma grande reserva de fósforo, cálcio e ferro.

Um grande ponto sobre a pitanga é que ela possui compostos fenólicos, que trazem ações antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas e até fazem o controle da pressão arterial, já que possuem propriedades anti-hipertensiva. Dessa forma, ela tem uma grande contribuição na saúde do coração, além de suas vitaminas cuidarem do sangue.

Óleo essencial de folha de pitanga

Quando falamos sobre óleos essenciais, precisamos entender que estamos falando de algo com propriedades muito mais apuradas, já que ele é extraído de forma incisiva da folha, fazendo uma concentração maior de propriedades e vitaminas.

O óleo essencial de pitanga, que é extraído da folha da fruta, é rico em propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias, assim como a fruta e o chá, e também com bactericida, fazendo com que seja usado em alguns tratamentos externos, principalmente na pele. Pequenas inflamações podem ser combatidas com ele. Porém, recomenda-se procurar seu médico para a indicação.

Os benefícios da pitanga e do chá de pitanga para a saúde

Pequenas pitangas vistas de perto

Os benefícios do consumo regular de pitanga são incríveis e, o curioso, é que cada forma de consumo apresenta características e benefícios novos. Isso se dá porque há uma série de componentes nutricionais que estão presentes nas folhas da pitanga, usadas no chá em questão.

Claro que não variam muito, já que um parte do outro. O ponto é que a pitanga traz muitos benefícios, além de ser deliciosa. Confira os principais benefícios do chá e da fruta in natura!

Previne doenças cardiovasculares

A pitanga, de modo geral, possui um componente chamado de polifenóis, que, alinhado com a vitamina C, que tem um poder grande de regenerar células e tecidos, age de forma eficaz no combate a obstrução dos vasos sanguíneos e de todo o seu revestimento. É como se fosse uma espécie de manutenção do corpo, fazendo com que os vasos ganhem um restauro.

Dessa forma, com a manutenção de toda essa corrente do fluxo sanguíneo, a pitanga tem um papel muito importante no combate de doenças cardiovasculares, principalmente pelo fato de que esse benefício também é executado no coração.

É eficaz no tratamento da artrite

Usando-se também do poder da vitamina C, a pitanga, tanto in natura, quanto em chá, é uma grande aliada no tratamento da artrite, já que sua ação anti-inflamatória e reparadora, faz com que as juntas, que são a principais lesadas em uma pessoa com artrite, seja restabelecida e receba um reforço em proteção do corpo.

Claro que a pitanga sozinha não tem meios suficientes para curar a artrite de forma total, mas ela, alinhado com uma série de medicamentos, pode trazer resultados significativos em pouco tempo, principalmente quando trazemos a fruta e o chá juntos.

É benéfica para a saúde dos olhos

A pitanga é rica em vitamina A e, dentre várias funções, a vitamina A é uma grande aliada da saúde dos olhos, já que trabalha de forma efetiva na manutenção dos olhos, melhorando a visão, inclusive. Nosso olho está em constante processo de deterioração, por isso enxergamos menos com o passar do tempo.

Porém, com os efeitos da vitamina A, os olhos são melhor lubrificados, fazendo com que evitem problemas pontuais, como cegueira noturna ou irritação por exposição, que, embora sejam simples, se enfrentados com frequência, podem ser bem prejudiciais.

Promove melhorias na pele

Como conta com uma grande ação antioxidante, principalmente pela presença de vitamina A e C, a pitanga traz benefícios visíveis para a pele em pouco tempo, já que, por conta da concentração dessas vitaminas, retarda o envelhecimento e aumenta a produção de colágeno, o que dá o aspecto de pele saudável e com vida, como conhecemos.

Além disso, a presença de vitamina A faz com que a pele fique mais resistente aos danos solares que a pele enfrenta diariamente. É válido dizer que, de qualquer forma, o uso de protetor solar é obrigatório para o controle dos raios na pele.

É eficaz no tratamento de problemas respiratórios

É quase parte do imaginário coletivo do brasileiro que a vitamina C é uma grande aliada quando falamos do combate à gripe. Mas, a vitamina C é, sem sombra de dúvidas, uma grande aliada para a saúde respiratória de forma geral, pois faz a manutenção de todo o sistema respiratório.

Um uso bastante inusitado da pitanga para a saúde do nariz e garganta é fazer a vaporização de folhas de pitanga. Faça como se fosse um chá e, dessa forma, aspire o vapor. De preferência, cubra a cabeça com um pano e, em poucos minutos, vai sentir uma grande melhora, principalmente se você estava com o nariz congestionado.

A pitanga é um bactericida natural

O óleo essencial da pitanga foi submetido a alguns estudos e eles comprovaram que a ação antifúngica e bactericida da pitanga é muito grande. Seu uso, dentro desse estudo, foi classificado de duas formas: o interno e o externo.

No uso externo, o óleo se mostrou eficaz no combate de bactérias na pele, pequenas e médias inflamações, principalmente a Candida, que causa a candidíase. Porém, no uso interno, de forma oral, ele se mostrou eficiente no combate de bactérias que provocam a infecção urinária, pulmonares, intestinais, ósseas e até da bactéria que provoca a meningite.

Auxilia no processo de emagrecimento

A pitanga é uma grande aliada no emagrecimento por dois motivos: o primeiro deles é que ela é uma fruta com pouquíssimas calorias, o que pode ser bem importante para uma dieta balanceada, sem que o indivíduo precise deixar algumas refeições de lado. Uma pitanga média tem 2 calorias. Claro que são necessárias, pelo menos, uma dezena para a saciedade.

Outro grande ponto sobre as pitangas é que elas têm uma função diurética, fazendo com que o corpo elimine os líquidos excedentes do corpo, fazendo com que o emagrecimento efetivo, causado por dietas e exercícios, seja visto a olho nu em bem menos tempo.

Ajuda a combater a diarreia

Sendo uma grande aliada no controle da diarreia, a pitanga tem polifenóis, que ajudam no controle da flora intestinal. Ou seja, a fruta não só corta a diarreia, mas também contribui para quem tem prisão de ventre ou algum problema intestinal rotineiro. Sua função se estende por todo o trato digestivo.

Ela também, também, uma função adstringente, que ajuda a eliminar as impurezas que causam a diarreia. Em um caso de intoxicação alimentar, por exemplo, ela ajuda a eliminar a intoxicação, acalma o enjoo e contribui para a reorganização do intestino e estômago, que ficam bem abalados com esse tipo de enfermidade.

É eficaz no tratamento de alguns tipos de câncer

Embora os estudos laboratoriais ainda estejam sendo realizados, o que se sabe até o momento é que a pitanga tem um potencial interessante no combate ao câncer. Nesse estudo, foram coletadas células de tumores mamários e, usando-se do extrato da pitanga, houve uma leve diminuição das células danosas.

E, embora ainda não se tenha comprovação desse efeito em outros tipos de câncer, esse é um sinal verde muito importante para o avanço das pesquisas no setor oncológico, que tem um impacto fundamental na vida das pessoas de forma geral.

Melhora a qualidade do sono

O chá de pitanga tem, em sua composição, um princípio ativo chamado melatonina, que ajuda no controle do sono. Ele não só melhora a qualidade do sono noturno, como ajusta a sensação de cansaço durante o dia, fazendo com que você sinta sono quando estimulado, ou seja, quando deita para dormir.

Dessa forma, a melhora na qualidade do sono é só um efeito colateral, já que todo o sono sentido é direcionado para o momento oportuno de dormir, fazendo com que os dias sejam mais intensos e cheios de vida e o sono noturno, mais profundo e revigorante.

Oferece mais energia ao organismo

A pitanga é rica em vitamina B, que é a responsável pela aceleração e produção de energia. E, diferente do que alguns remédios trazem, a energia da pitanga não vem em picos, mas sim de forma constante, que costuma durar todo o dia.

Um suco de pitanga no início do dia pode ser muito importante para que seu dia seja mais produtivo e enérgico. Ela regula o sistema nervoso central, o cérebro e a coluna, fazendo com que essa produção contínua de energia não seja desgastante e prejudicial de nenhuma forma para o resto do corpo, não sobrecarregando nenhum órgão.

Dúvidas frequentes sobre o chá de pitanga

Pitangas em pote de porcelana

Quando falamos sobre uma nova alternativa de tratamentos de saúde, é normal que tenhamos algumas dúvidas sobre quais são as melhores formas de uso e como isso pode afetar em nossa vida, já que desde pequenos temos consciência que coisas em excesso, sempre fazem algum mal.

Confira agora as principais dúvidas sobre o chá de pitanga e como ele pode se encaixar na sua saúde e na sua rotina!

Com qual frequência o chá deve ser consumido?

Antes de falar sobre a frequência ideal para o consumo do chá de pitanga, é importante que o seu médico esteja ciente da inclusão desse tipo de chá na sua dieta, já que ele não é recomendado para pessoas com problemas renais ou mulheres grávidas. Isso acontece porque o chá não responde de forma tão boa com alguns medicamentos, o que pode ser péssimo para a saúde.

Quanto ao seu consumo, o ideal é que o chá seja consumido sempre no mesmo dia em que foi feito e que a quantidade ingerida não passe de 3 xícaras diárias. O ideal é que a ingestão do chá seja juntamente com o consumo da fruta ou do seu suco.

O chá de pitanga realmente emagrece?

Sim, o chá de pitanga realmente emagrece. Por vários motivos, mas principalmente porque ele tem um papel significativo em quadros psicológicos, já que diminui a ansiedade e, como sabemos, muitas das compulsões alimentares acontecem por conta da ansiedade.

Seu efeito diurético também é usado para combater o inchaço que algumas pessoas desenvolvem quando mudam drasticamente suas educações alimentares, podendo ser usado para ver os resultados dessa dieta mais cedo.

Como escolher as folhas para o chá ou temperos

Existem hoje, no mercado, diversas marcas que trabalham com as folhas de pitanga, o que pode ser uma alternativa bem interessante para o consumo de chás, tanto para beber, quanto para a vaporização nasal. Você encontra em casas de artigos naturais e ervas.

Porém, caso você tenha um pé de pitanga e queira colher as folhas você mesma, opte sempre pelas maiores e mais escuras, já que estão mais maduras e contém mais clorofila, fazendo com que sua concentração de propriedades seja bem maior que as pequenas e amareladas. Nunca escolha as com mordidas de bichos ou avermelhadas.

Adicione o chá de pitanga em sua rotina e desfrute de seus benefícios!

Várias pitangas

O chá de pitanga é, com certeza, uma ótima opção para o controle de uma série de doenças no organismo. Acessível, refrescante e fácil de ser encontrado, o chá auxilia na produção de vitamina A, B e C, além de cálcio e magnésio, sendo benéfico para, praticamente, todas as partes do corpo.

Por se tratar de um remédio natural, é importante que seu uso seja avisado ao seu médico, porque ele também contém alguns medicamentos em sua fórmula, o que pode causar, em alguns casos, uma superdosagem no organismo.

Mas, fora isso, o chá de pitanga pode, e deve, ser uma das opções para o controle de doenças de forma totalmente saudável e livre de substâncias artificiais. Pode ser uma ótima opção para você!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


chás

Artigos relacionados


Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

Chá de camomila com limão: para que serve, benefícios, como fazer e mais!

O chá de camomila com limão é a união perfeita entre as propriedades calmantes e um toque cítrico delicioso. Leia o artigo e descubra todos os seus benefícios.


Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

Chá de sucupira: para que serve, como fazer e mais sobre a semente!

O chá de sucupira conta com diversos efeitos positivos para a saúde. Efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e alívios para dores de garganta. Veja mais!


Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Chá para baixar triglicerídeos e colesterol: confira os melhores!

Os chás que controlam os triglicerídeos e colesterol podem ser consumidos à vontade? Descubra essa e outras dúvidas nesse artigo!


Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

Tipos de chá: confira essa lista com nomes, benefícios, como fazer e mais!

O consumo de chá é benéfico para a saúde, por isso você deve inclui-lo no seu dia a dia. Leia o artigo e descubra qual chá beber para cada situação!


Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Chá para engravidar: para ovular, para fertilidade, para o homem e mais!

Os chás podem ser grandes aliados de fertilidade quando consumidos da maneira correta. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números