O que é um sonho lúcido? Como funciona, métodos, benefícios e mais!

O que é um sonho lúcido? Como funciona, métodos, benefícios e mais!

Os sonhos lúcidos podem oferecer diversos benefícios para quem os têm. Entenda como eles funcionam e os métodos para acessá-los aqui!


Considerações gerais sobre sonhos lúcidos

Mulher dormindo e sonhando.

Muito provavelmente você já desejou ter poderes como voar, super força ou super velocidade, ou até mesmo já imaginou conversar com alguém próximo que faleceu. Essa é uma tendência comum e que está presente no imaginário de todos, esses pensamentos que não seguem a nossa realidade podem ser possíveis de acontecer em nosso subconsciente.

Os sonhos apresentam as condições perfeitas para a sua imaginação fluir sem limites, despertando a sua criatividade e permitindo a realização do impossível. Por isso, tantas pessoas buscam direcionar os seus sonhos para conseguir realizar os seus desejos, mas também como forma de mergulhar em si mesmos.

O sonho lúcido pode ser induzido conscientemente para quem seguir as recomendações de especialistas e praticar todos os dias. Não é preciso acordar, apenas preservar o seu estado de consciência enquanto sonha. Saiba como isso é possível na leitura a seguir.

Entenda melhor o que são sonhos lúcidos

Mulher dormindo.

Para que isso aconteça, primeiro é preciso entender o que é um sonho lúcido, quando ele acontece e como esse tipo de sonho ocorre. A compreensão dos sonhos lúcidos vai ajudá-lo a eliminar o medo que muitos têm em mergulhar em seus sonhos, possibilitando que você alcance esse estado de consciência enquanto dorme. Entenda melhor o que são sonhos lúcidos na sequência!

O que é sonho lúcido

O sonho lúcido acontece quando o indivíduo em estado de sono tem consciência de que está dentro de um sonho. Através dessa percepção, a pessoa é capaz de alterar a sua narrativa onírica e manipulá-la de acordo com a sua vontade. O mais fascinante desse processo é que o sonho não possui limitações e tudo se torna possível.

Essa prática pode ser divertida e auxiliar as pessoas que sofrem de algum tipo de distúrbio mental, como o estresse pós-traumático ou a ansiedade. Além disso, pode melhorar significativamente as suas habilidades na vida real, pois é possível praticar diversas atividades durante o sonho.

Quando acontece um sonho lúcido

Para compreender o fenômeno do sonho lúcido, alguns pesquisadores se reuniram para estudar a atividade cerebral dos sonhadores. Foi identificado que as pessoas tiveram uma atividade cerebral ativa na região frontal do cérebro, e essa região é responsável por atividades cognitivas como autoconsciência, memória, linguagem e tomada de decisões.

Outro ponto, quando comparado à atividade cerebral de sonhadores não-lúcidos, foi percebido que há uma maior intensidade de atividades em sonhadores lúcidos. Isso indica que há um aumento da potência de processamento de informações, a mesma operação que acontece quando estamos em estado de vigília.

A partir dessas informações, a pesquisa deduziu que os sonhos lúcidos acontecem, provavelmente, próximo à hora de acordar. Ele ocorre durante o estado de transição entre o sono REM e o estado de vigília.

Como esse tipo de sonho ocorre

Ainda que haja muitos estudos acerca dos sonhos lúcidos, como eles ocorrem ainda é um mistério para os pesquisadores, sendo desenvolvido diversas teorias acerca desse tipo de sonho. A primeira teoria surgiu em 1960, com Celia Green, que afirmou que essa experiência onírica está associada a um falso despertar da fase do sono, principalmente no estágio REM.

Já em 2000, Steve LaBerge conduziu uma série de testes para detectar as diferenças de comportamento e de padrões cerebrais que ocorrem no cérebro entre os sonhos normais e os sonhos lúcidos. A partir disso, mais recentemente, o cientista J. Allan Hobson indicou que o estado desperto em sonhos ocorre por uma atividade intensa no córtex pré-frontal.

Como ter sonhos lúcidos

Mulher dormindo em sofá.

Agora que você compreende mais sobre os sonhos lúcidos e se sente seguro em relação a eles, chegou o momento de aprender alguns métodos para induzir esse estado de consciência no sonho. Acompanhe a seguir quais são esses métodos e como eles funcionam!

O Método CAT

O método CAT traduzido do inglês significa "técnica de ajuste de ciclo". Para iniciar o seu processo de indução, você precisará acordar 90 minutos mais cedo do que o normal por, no mínimo, uma semana.

Feito isso, você deverá, na semana seguinte, alternar os dias entre acordar no horário normal e acordar 90 minutos mais cedo. Acredita-se que esse hábito condiciona o cérebro a ficar mais ativo em relação ao seu corpo durante o estágio REM.

Após essas semanas iniciais, você irá fazer um teste de realidade e ficar atento ao resultado. Quando se está lúcido em um sonho, a sua curiosidade vai estar aguçada e você perceberá coisas incomuns acontecendo em seu estado onírico.

O Método MILD

A sigla MILD significa "indução mnemônica de sonho lúcido". Para induzir esse tipo de sonho, você precisará repetir para si mesmo que terá um sonho lúcido antes de dormir. Deixe separado um papel e uma caneta, pois, assim que acordar, você terá de anotar o sonho que teve.

Depois disso, volte a dormir pensando nesse sonho e em algum teste de realidade. Ao retornar para o mesmo sonho, realize o teste de realidade que havia planejado e perceberá que está em um sonho lúcido.

O Método WBTB

O WBTB é uma abreviação proveniente do inglês e quer dizer "acordar e voltar para a cama". Nesse método, você deverá manter-se desperto por cerca de 25 minutos, realizando alguma atividade que mantenha a sua atenção.

Feito isso, deverá voltar para a cama e mentalizar o seu sonho. Ao voltar a dormir, quando estiver se sentindo desperto no sono, realize um teste de realidade e perceberá que está consciente dentro do sonho. O passo a passo a seguir irá te ajudar a alcançar o resultado que deseja:

1. Antes de dormir, repita para si mesmo que quer ter um sonho lúcido. A repetição irá te ajudar a fixar a ideia que deseja.

2. Desperte após quatro a seis horas de sono, com a ajuda do despertador. Permaneça deitado e lembre-se do sonho que acabou de acontecer. Escrever poderá te ajudar nesse processo de memorização.

3. Escolha alguma coisa nesse sonho em específico que poderá te servir como um teste de realidade.

4. Ao voltar a dormir, mentalize cada passo do seu sonho e repita, mais uma vez, que deseja ter um sonho lúcido. Você retornará ao estágio REM durante o sono.

5. Caso dê certo, estará de volta ao mesmo sonho que havia tido anteriormente. É nesse momento que você deve realizar o teste de realidade para saber que está no sonho lúcido.

Teste de realidade

O teste de realidade é a principal técnica a ser utilizada para reconhecer se você está sonhando ou não. Mas, para que ela funcione, será necessário a prática. Uma forma de ajudá-lo é criar hábitos que podem servir como um gatilho e repeti-lo inúmeras vezes no seu dia até condicioná-lo. Dessa forma, você irá realizá-lo automaticamente enquanto estiver sonhando.

Se você perceber que algo não parece natural, isso quer dizer que não está vivendo uma realidade comum ao estado de vigília. Esses testes servem como ferramentas para induzir um estado de consciência onírica. Siga o passo a passo para criar o seu próprio teste:

1. Você terá de criar um hábito que seja recorrente em seu dia a dia para que o seu corpo seja condicionado e realize o mesmo comportamento de forma automática dentro do sonho.

2. Seja qual for o gesto, o importante é repeti-lo várias vezes durante o seu dia. Exemplos de testes de realidades são: tapar o nariz, beliscar-se, olhar para as mãos ou passar uma porta. Para que ele seja efetivo, você deverá se perguntar "Estou sonhando?" após realizar o hábito.

3. Esse hábito internalizado em seu subconsciente, eventualmente, aparecerá em seu sonho. Quando isso ocorrer, esteja atento ao seu redor e veja que tipo de reação o seu teste terá. Caso algo pareça absurdo demais, isso significa que deu certo.

Mantenha um diário de sonhos

A repetição e o pensamento sobre os sonhos lúcidos poderão te ajudar na indução do sonho lúcido. Isso ativará a sua imaginação, além de internalizar inconscientemente o estado de vigília enquanto sonha.

Uma forma de potencializar essa indução está na escrita. Anotar os seus sonhos e se lembrar deles ajudará a alcançar o estado consciente em seus sonhos.

Reduza o seu tempo de tela

Há indícios que apontam que a principal causa de não lembrarmos dos nossos sonhos está no uso exagerado de aparelhos com tela, como celulares, tablets e computadores. Isso ocorre porque, durante o sono, o estado REM pode ser prejudicado pelo estado desperto que as telas induzem, principalmente quando utilizamos esses aparelhos antes de dormir.

Persista

Apesar de você ter realizado os métodos, pode ocorrer de não obter resultado algum. Por isso, é importante o treinamento, pois será através da repetição que você conseguirá internalizar em seu inconsciente a sua necessidade de estar em estado de vigília, facilitando a ocorrência de sonhos lúcidos.

Os benefícios de sonhos lúcidos

Homem dormindo e sonhando.

Por incrível que pareça, os sonhos lúcidos podem não ser apenas divertidos, mas também oferecerem diversos benefícios para os sonhadores. Eles poderão te ajudar no controle das suas emoções, na autoconsciência e no aprimoramento de habilidades. Saiba quais são esses benefícios na leitura que se segue!

Controle sobre as ações em sonhos

Assim como é possível decidir o que você deseja sonhar, você também pode ter controle sobre suas ações em sonhos. Por conta do teste de realidade, você estará consciente de seu sonho, o que dará abertura para escolher o que deseja que aconteça. Tudo isso sem se preocupar se ele dará errado, uma vez que você sabe que está em sua própria consciência.

Criatividade

A experiência em sonhos é ilimitada, e isso possibilita que você acesse uma fonte de criatividade infinita. Sua mente subconsciente é responsável por armazenar todas as suas experiências desde a sua infância. Desse modo, torna-se possível não só vivencia-las, mas também modificá-las, experimentando novas sensações e incentivando o ato criativo.

Encontro com pessoas que partiram ou estão distantes

Para casos de luto de um amigo ou parente próximo, em que ainda há saudades e uma necessidade de reencontro, saiba que o sonho lúcido permitirá esse reencontro. Através dos sonhos, você poderá invocar essas pessoas e até interagir com elas, como se realmente existissem.

Logo, você irá acordar com a lembrança daquela pessoa, como se realmente tivesse estado com elas. Esta pode ser uma forma de reconciliação ou de dizer adeus a alguém que se foi e que você nunca teve a oportunidade de falar sobre isso.

Tratamento de medos

Um benefício em potencial para os sonhadores lúcidos está na capacidade de remover as fobias que os acompanharam durante toda a vida. Principalmente aqueles tipos de medos que persistem desde a infância, uma vez que você conseguirá lidar diretamente com eles sob o seu domínio em sua jornada onírica.

Obtenção de mensagens inconscientes

A conversação com o seu subconsciente é uma atividade possível em um sonho lúcido, o que permite que você se conecte com um nível interno de consciência durante o estado de vigília. Essa atitude possibilita que você acesse informações sobre si mesmo e alcance um nível de autoconsciência com maior facilidade.

Praticar habilidades que o preparem para a vida real

Uma prática que pode fazer a diferença em sua vida real é praticar habilidades em sonhos lúcidos por conta de as atividades cerebrais se concentrarem na região frontal do cérebro, que é responsável também pelas atividades laborais. Portanto, se você estiver realizando algum teste ou aprendendo alguma atividade nova, conseguirá concretizá-la na vida real com mais facilidade.

Dormir melhor

Dormir é uma das práticas mais importantes para a manutenção da saúde física, mental e emocional. É notável que os sonhadores lúcidos, apesar de despertos durante uma certa fase do sono, conseguem causar uma recuperação mais efetiva do corpo e da mente, proporcionando uma melhora em sua qualidade de vida.

O fim dos pesadelos

Dê fim aos pesadelos por meio dos seus sonhos lúcidos, pois, quando você dominar as técnicas necessárias para reagir e ter poder sobre os acontecimento em seus sonhos, não se sentirá incomodado com as manifestações do seu subconsciente. Assim, bastará apenas mudar o seu enredo onírico para algo que seja agradável.

Se deseja ter sonhos lúcidos, lembre-se: a chave está na persistência!

Mulher dormindo durante o dia.

Para aqueles que desejam ter uma experiência onírica ativa, o mais importante será a repetição, pois, na medida em que você persistir em sua busca, estará gradualmente induzindo a sua mente ao sonho lúcido. Por isso, é importante seguir os métodos e repeti-los, independentemente de eles darem certo ou não.

Em algum momento, o sonho lúcido irá acontecer, dando oportunidade para realizar o teste de realidade. Dessa forma, não haverá bloqueios, e você será capaz de indicar o que deseja sonhar, além de colher todos os benefícios que um sonho lúcido pode proporcionar para quem vivencia essa experiência.

Portanto, siga os métodos acima com persistência e, logo, você conseguirá ter os sonhos lúcidos que tanto deseja!

Autor deste artigo

Trabalho com produção de conteúdo e tenho me dedicado a escrita em busca de autoconhecimento e compreender os significados dos meus sonhos e da vida.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números