Quais os benefícios de beber água? Importância no organismo, em jejum e mais!

Quais os benefícios de beber água? Importância no organismo, em jejum e mais!

Descubra aqui quais os benefícios que um copo de água refrescante pode proporcionar para o seu organismo!


Você conhece os benefícios de beber água?

Mulher bebendo água em garrafa.

Melhorar a pele, diminuir a retenção de líquidos, aumentar o nível de atenção e foco, facilitar a digestão e até mesmo retardar o envelhecimento são alguns dos benefícios escondidos no líquido mais corriqueiro de qualquer dieta: a água. Contudo, é necessário entender a fundo como o precioso líquido pode favorecer o organismo para você se beneficiar dele.

A ideia de que água faz bem para a saúde vem sendo transmitida de geração em geração. Mas você sabe o porquê? Para conhecer os benefícios e as melhores formas de usufruir da hidratação sem correr o risco de prejudicar a saúde devido aos excessos, leia abaixo!

Entendendo mais sobre a água

Homem bebendo água em garrafa.

Embora a água seja o líquido mais facilmente encontrado na Terra, existem algumas características que a transformam em uma verdadeira preciosidade para o funcionamento de um organismo saudável. Conheça as informações essenciais sobre a água e o seu consumo abaixo!

Origem e características da água

A origem da água está diretamente relacionada com as transformações iniciais que ocorreram no universo. A partir da união das moléculas de hidrogênio e oxigênio, surgiu o vapor de água, que ficou retido nas atmosferas dos planetas. Durante a fase de resfriamento do planeta Terra, o vapor existente se condensou e deu origem à água na forma líquida, que passou a ocupar o espaço em que existiam os oceanos primitivos.

Algumas características básicas da água são os três estados em que ela é encontrada: sólido, líquido e gasoso. Na natureza, as diferentes formas da água podem ser observadas no gelo das geleiras, nos oceanos, lagos e rios e no ar que está presente na atmosfera.

Propriedades da água mineral

A água popularmente envasada em garrafinhas transparentes e consumida pela população geral é chamada de água mineral. O nome é uma referência aos minerais presentes na substância, que podem variar em quantidade, mas devem estar dentro dos limites aceitáveis para não provocarem nenhum malefício aos seus consumidores.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) define a água mineral como água proveniente de fontes naturais ou originária de espaços no subsolo. A agência reguladora também determina que água mineral necessita possuir níveis estáveis de sais minerais e oligoelementos, podendo variar de acordo com as diferentes composições de solo e variedades ambientais.

Importância da água para a saúde do organismo

Partindo da ideia de que 70% do corpo humano é composto por água, torna-se impensável a possibilidade de desvincular o líquido à saúde do organismo. Para a manutenção do funcionamento dos órgãos e prevenção de doenças desencadeadas pela desidratação, torna-se essencial a ingestão adequada de água diariamente.

No corpo humano, a água desempenha diferentes funções em setores distintos, que, unidos, auxiliam o quadro saudável no organismo. Entre as funções exercidas pela água estão: circulação do sangue, manutenção do funcionamento metabólico, eliminação de toxinas nocivas através das excreções, absorção adequada de minerais e nutrientes, manutenção da elasticidade da pele, bom funcionamento cerebral e prevenção de pedras nos rins.

Qual a quantidade ideal de água por dia?

Embora a ideia mais comumente propagada sobre o consumo de água indique a ingestão de 2 litros por dia, os níveis de ingestão ideais podem variar, levando em conta elementos como a idade, o sexo, o peso, o nível de atividade física dos indivíduos e os fatores ambientais, como o calor excessivo.

Para saber qual é a quantidade ideal de água, é recomendado observar o próprio corpo e as mensagens transmitidas por ele. Dor de cabeça, fadiga, boca seca e urina escura são alguns sintomas de que a quantidade ingerida de água diariamente é baixa. Contudo, para quem busca uma fórmula como parâmetro, é sugerido que, para cada quilo, sejam ingeridos 35 ml de água potável.

Benefícios de beber água

Mulher bebendo copo d'água.

Pele bonita e saudável, bom funcionamento cerebral, melhora na circulação sanguínea, aumento de energia e até emagrecimento são alguns dos benefícios de beber água. Para entender melhor qual é o papel da água na otimização de cada setor do organismo, leia aqui!

Regula a temperatura corporal

Entre os diversos benefícios apresentados pela ingestão de água, temos a sua função como reguladora da temperatura corporal. Por meio do suor, a água que se encontra na camada da pele chamada derme é expelida pelas glândulas sudoríparas e se transforma em suor nos momentos em que o corpo aquece.

Conforme a água na forma de suor evapora da superfície cutânea, a temperatura corporal diminui, evitando o superaquecimento e todos os prejuízos que ele pode acarretar. Por esse motivo, torna-se essencial manter o organismo hidratado em temperaturas altas ou em condições que levam ao aumento da temperatura corporal, como durante a prática de atividades físicas.

Fortalece o sistema imunológico

Outra função importante da água no organismo é ajudar a manter o sistema imunológico fortalecido. Com a ingestão baixa de água, a circulação sanguínea é prejudicada e, com isso, a oxigenação e o transporte de nutrientes essenciais também sofre o impacto negativo. A partir da má distribuição de sangue no organismo, as demais células enfrentam dificuldades devido ao desequilíbrio de fluidos.

Um dos anticorpos importantes para o funcionamento do sistema imunológico é a hemoglobina lgA (responsável pela defesa do organismo contra infecções). A baixa ingestão de água desencadeia a desidratação, que prejudica diretamente a capacidade de atuação da hemoglobina em questão.

Aumenta a energia e a disposição

Alguns alimentos e suplementos alimentares são famosos por propiciar o aumento energético e impulsionar o rendimento durante atividades físicas, mas um item simples pode ajudar a alcançar mais energia e disposição: a água. A fadiga e o aumento do estresse oxidativo são alguns dos resultados da baixa ingestão de água, principalmente durante a prática de atividades físicas.

A desidratação pode causar redução do desempenho físico em atividades que ultrapassem 30 minutos e desencadear diminuição de disposição ou dores de cabeça. Por isso, é recomendado que indivíduos que praticam esportes façam a ingestão adequada de água para compensar os líquidos perdidos através do suor expelido durante o treino.

Melhora o funcionamento cerebral

A água é um componente crucial para o bom funcionamento cerebral. Sua ação auxilia o desempenho dos neurotransmissores e os níveis hormonais, que possuem impacto em diferentes áreas do corpo humano. A baixa ingestão de água pode ser responsável pela sensação de fadiga, a dificuldade de raciocínio e até mesmo a perda de memória.

Para quem deseja aumentar o rendimento no trabalho ou nos estudos, é recomendado manter-se hidratado. Com isso, diminui-se a chance de sensações como fadiga, ansiedade, falta de concentração, memória e dores de cabeça. Ademais, a água funciona como o veículo que potencializa a circulação do sangue, levando mais oxigênio para as células cerebrais.

Melhora a circulação sanguínea

Um dos mais importantes benefícios de beber a quantidade certa de água é a melhora da circulação sanguínea. Isso ocorre porque a maior parte do sangue é composta por água, e o fluido é o responsável por promover a oxigenação dos órgãos presentes no corpo humano, assim como garantir que as células sofram menor estresse oxidativo.

A melhora da circulação sanguínea causa benefícios como a diminuição das chances de infartos. Em acréscimo, a ingestão adequada de água pode auxiliar a tornar o sangue menos espesso, diminuindo a incidência de pressão alta, condição que pode desencadear diversos malefícios para o organismo.

Auxilia no funcionamento dos rins

Um benefício presente no hábito de beber muita água é diminuir a incidência de problemas nos rins. As pedras nos rins são causadas mais comumente pela baixa ingestão de água. Com o hábito, os minerais e sais ácidos presentes na urina se concentram, pois não ocorre a dissolução adequada devido à falta de água no organismo.

Por isso, um hábito banal, como a ingestão de muita água, pode diminuir consideravelmente as chances de formação de pedras nos rins. Da mesma forma, doenças como a doença renal crônica e a insuficiência renal podem ser evitadas apenas com a ingestão de água.

Ajuda a emagrecer

Além dos benefícios para a saúde, beber muita água é um hábito que também pode ajudar a emagrecer. Inicialmente, o líquido pode ser usado como substituto das bebidas calóricas, como refrigerantes e sucos, mantendo o corpo hidratado e livre de açúcares. Outra forma de usar a água como aliada no emagrecimento é bebendo um copo antes das refeições.

A ingestão de água meia hora antes das refeições se mostrou uma estratégia eficiente no auxílio do aumento da sensação de saciedade. Dessa forma, a bebida proporciona a hidratação e ajuda a diminuir a necessidade de ingerir alimentos em excesso. Outro benefício é a possível aceleração metabólica.

Melhora a digestão

Manter a digestão funcionando é um dos papéis que a água exerce no organismo. Desde o início da digestão, na produção da saliva usada para a mastigação dos alimentos, até os níveis de acidez do estômago e a capacidade de gerar as contrações necessárias para a formação do bolo fecal e a eliminação dele, a água é um item essencial.

Os problemas que ocorrem no sistema digestivo, como a constipação, as úlceras estomacais e a azia, podem ser facilmente evitados apenas incluindo a ingestão adequada de água na rotina. Com a melhora da digestão, outras áreas do corpo se beneficiam, como a pele. Além disso, até o humor pode melhorar.

Melhora a saúde da pele

A indústria da beleza cria diariamente inúmeros itens para melhorar a aparência da pele e diminuir a chance de aparecimento das temidas rugas. Contudo, um item de baixo custo pode ser incluído na rotina de cuidados com a pele e transformar drasticamente a saúde, melhorando a sua aparência, também.

A água é o item revolucionário que mantém a aparência saudável na pele, além de evitar algumas das doenças que podem afetar sua textura. A hidratação interna pode proporcionar inúmeros benefícios, mas os hidratantes para a pele também são uma boa alternativa para formar uma barreira protetora, evitando a perda de líquidos.

Retarda o envelhecimento

O envelhecimento é causado por alguns fatores. Entre eles, está a oxidação das células provocada por radicais livres. Além da inclusão de antioxidantes na dieta, uma estratégia eficaz para diminuir o impacto dos radicais livres no organismo é beber muita água. A água está presente na composição do sangue, que transporta os minerais e nutrientes pelo corpo.

Por isso, quem deseja desacelerar o processo de envelhecimento deve se atentar à quantidade de água que bebe diariamente, pois esse item se torna corresponsável pela eficiência de uma dieta balanceada, provocando o transporte dos nutrientes necessários para a produção de colágeno e antioxidantes.

Lubrifica as articulações

A lubrificação das articulações ocorre com base nas cartilagens, que são formadas majoritariamente por água (cerca de 80%). As cartilagens são responsáveis por impedir que as articulações sejam afetadas pelo impacto durante as atividades diárias e, principalmente, durante atividades físicas de alta intensidade.

Dessa forma, beber muita água se mostra uma das formas mais eficientes de diminuir a chance de problemas articulares causados por ausência de lubrificação, como: osteoartrose, artrose e osteoartrite. As doenças podem causar rangidos nas articulações, diminuição de mobilidade, inchaço e dores. A prevenção desses males pode poupar a necessidade de medicamentos e fisioterapia ao longo da vida.

Previne dores de cabeça

Um dos sinais mais comuns da desidratação é a dor de cabeça. Por esse motivo, a ingestão adequada de água pode ser um comportamento crucial para quem sofre desse mal. No caso dos indivíduos que relatam enxaqueca, existem diversos fatores que podem precipitar a crise, mas beber água com frequência pode auxiliar a amenizar os sintomas.

Além da desidratação, outras questões relacionadas à saúde podem precipitar crises de dores de cabeça, como estresse excessivo, fadiga mental, alimentação inadequada ou problemas em órgãos específicos. Por isso, é importante observar o sintoma e, caso persistam após a ingestão de água, pode ser necessário procurar um médico.

Outras informações sobre a água

Jarra d'água com limão.

Além da prevenção de doenças e estados negativos no organismo ocasionados pela desidratação, a ingestão de água pode se tornar uma solução para quem possui prisão de ventre, caso seja bebida em jejum. Entenda melhor abaixo!

Quais os benefícios de beber água em jejum?

Durante o sono, o corpo se mantém num estado que consome menos energia. Contudo, é nesse período que ocorrem também os processos internos essenciais para que o organismo mantenha seu funcionamento, como processos de regulação metabólica e restauração neurológica.

Devido aos desgastes ocorridos no período e à longa fase sem consumo de água, beber água ao despertar se torna essencial para restabelecer o equilíbrio necessário para iniciar o dia. Além da restauração de líquidos, beber água em jejum também auxilia o funcionamento da digestão, evitando a prisão de ventre. A água morna com limão em jejum pode, ainda, proporcionar o efeito laxativo.

Dicas para beber mais água

Para quem deseja usufruir de todos os benefícios proporcionados pelo consumo de água, existem algumas dicas que podem facilitar a aderir esse hábito. Primeiramente, é essencial carregar água consigo para onde for. Mesmo as pessoas que possuem uma rotina corrida e chegam em casa tarde podem carregar uma garrafa de água com a quantidade necessária para ser consumida ao longo do dia.

Já no caso das pessoas que são obcecadas por refrigerantes e não conseguem sentir o mínimo prazer ao beber um copo d’água, existe outra estratégia: passar a consumir água com gás gelada acrescida de algumas gotas de limão. A experiência será igualmente refrescante e livre de sódio, açúcares e outros malefícios do refrigerante.

Os alimentos também possuem grande quantidade de água

Além da água em si, existem outros alimentos que podem ser ingeridos ao longo do dia que contribuem para a hidratação do organismo. Um deles é a água de coco, bebida natural que possui nutrientes como o magnésio (capaz de atuar na redução dos níveis de açúcar no sangue), potássio e antioxidantes, que combatem doenças causadas pela degeneração das células.

No grupo das frutas, existem as seguintes alternativas para potencializar a hidratação: melancia (93% água), melão (91% água), maçã (83% água) e pêra (85% água). Já entre os legumes, as opções com maior quantidade de água em sua composição são: pepino (97% água), tomate (93% água), rabanete (95% água), cenoura (92% água) e couve-flor (92% água). Com tantas alternativas, fica difícil não se hidratar.

Cuidados e malefícios da água

Embora a existência de inúmeros benefícios associados à ingestão de água, também existem os malefícios que surgem caso o seu consumo não ocorra da forma adequada. O primeiro cuidado necessário a ser tomado é com a procedência da água: caso ela venha de uma fonte poluída ou seja adulterada no envase, apresentará alteração no cheiro, gosto ou cor.

A ingestão de água contaminada pode desencadear consequências sérias para a saúde, que incluem a ingestão de vermes e doenças como cólera, disenteria, leptospirose e esquistossomose. Para a ingestão segura de água, é importante filtrá-la antes do consumo.

Além das doenças transmitidas pela água contaminada, existe ainda o risco de hiponatreia (causada pela diminuição de sódio no sangue devido à ingestão de mais de 20 litros de água por dia).

Aproveite todos os benefícios que a água proporciona para o seu corpo!

Mulher bebendo copo d'água.

Agora que você já conhece todos os benefícios proporcionados para o organismo pelo consumo adequado de água e as alternativas saudáveis para hidratação, o próximo passo é colocar em prática o aprendizado, inserindo frutas, legumes, água de coco e a própria água na rotina de alimentação diária.

Dessa forma, é possível manter a mente e o corpo funcionando com mais facilidade, além de evitar a fadiga e os demais problemas acarretados pela desidratação. Lembre-se sempre de que é importante conhecer a quantidade necessária de ingestão diária para cada organismo, levando em consideração doenças preexistentes, consumo de medicamentos e a intensidade de prática dos exercícios físicos.

Autor deste artigo

Jornalista cultural apaixonada pela arte de sonhar e pela descoberta dos mistérios da alma.

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!


Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos: o que são, tipos, exemplos, tratamento e mais!

Pensamentos intrusivos são mais comuns do que você imagina. Descubra neste artigo o que são, como lidar e outros aspectos desses tipos de pensamentos!


Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

Depressão na gravidez: o que é, causas, sintomas, tratamento e mais!

A depressão gestacional é muito comum e quando não tratada, pode causar diversas consequências, sobretudo, para mãe e o bebê. Leia o artigo para saber mais!


Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

Síndrome do pensamento acelerado: o que é, sintomas, tratamento e mais!

A Síndrome do pensamento acelerado se manifesta pela aceleração dos pensamentos. Mas não é só isso. Confira todas as características do quadro aqui!


Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

Quais são as consequências do sedentarismo? O que é, doenças e mais!

O estilo de vida sedentário vem se tornando um problema de saúde global, trazendo consigo uma série de doenças crônicas. Saiba como acabar com o sedentarismo!


Últimos posts


Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Como aumentar a imunidade do corpo? Dicas, vitaminas, alimentos e mais!

Quer saber como aumentar sua imunidade e ter acesso a outras informações relevante? Leia este artigo e veja como melhorar sua saúde com a alimentação!


Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino: em águas claras, águas turvas, virando sapo e mais!

Sonhar com girino é um presságio de desenvolvimento e mudanças. Confira aqui essas e outras interpretações para esse sonho, e descubra também como se comportar!


Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro: panela, grade, porta, ponte, ferro de passar e mais!

Sonhar com ferro pode indicar um mau presságio? Descubra tudo sobre esse sonho neste artigo e saiba como agir!


Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Como acender vela para o Anjo da Guarda com copo de água? Entenda!

Realizando uma conexão com a espiritualidade, acender uma vela para o Anjo da Guarda com um copo de água abre portais. Saiba mais!


Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Afirmações positivas "eu sou": o que são, exemplos, como criar a sua e mais!

Você sabe o que são afirmações positivas e lei da atração? Então leia esse artigo e descubra o que é afirmação positiva, exemplos, como criar e mais!