Calmante natural para dormir: plantas, chás, remédios fitoterápicos e mais!

Calmante natural para dormir: plantas, chás, remédios fitoterápicos e mais!

Os calmantes naturais podem ser encontrados em ervas e frutas, e possuem ações muito positivas para a saúde e qualidade do sono. Leia mais!


Conheça algumas opções de calmantes naturais para dormir!

Mulher sentada na cama segurando xícara de chá vermelho

Os calmantes naturais podem ser uma excelente forma de aplacar o estresse e demais efeitos causados pelas rotinas agitadas e exaustivas que a maioria das pessoas vivem, diante de preocupações com trabalho, vida pessoal e outros.

Com o acúmulo de estresse e cansaço, é necessário em alguns momentos adotar medidas que podem trazer um pouco mais de conforto e sensação de bem-estar. Muitas pessoas acabam recorrendo ao uso de medicamentos que podem causar estes efeitos de relaxamento e atuam como calmantes.

Entretanto, existem algumas formas de adotar medidas mais naturais e que podem trazer muitos benefícios pra a sua saúde de modo geral. Algumas ervas, frutas ou outros ingredientes naturais atuam como calmantes e podem ser usados com esta finalidade sem que seja necessário o uso de medicamentos. Entenda um pouco mais sobre calmantes naturais!

Entendendo mais sobre os calmantes naturais para dormir

Mulher relaxando no sofá

Os calmantes naturais são uma alternativa um pouco mais saudável e segura que podem substituir medicamentos que possuem esta ação no organismo humano, e que em geral trazem consigo efeitos colaterais muito mais comuns do que se espera.

Existem diversas opções de calmantes naturais que podem ser usados de formas distintas, desde os chás até mesmo sucos de frutas que possuem este tipo de propriedade em sua composição. Portanto, para alguns casos estes medicamentos serão uma forma positiva de driblar os estresses diários de forma saudável e positiva. Veja mais sobre os calmantes naturais!

O que são calmantes naturais?

De modo geral, os calmantes naturais são alternativas mais saudáveis que podem ser usadas no lugar de medicamentos alopáticos em casos mais leves para trazer mais tranquilidade para a vida das pessoas ou também para os que sofrem com alguns problemas específicos como insônia, por exemplo, que pode ser amenizada com o uso destes calmantes naturais.

Existem várias plantas, frutas e ervas que são consideradas como calmantes naturais que podem ser adicionadas no dia a dia para favorecer os que vivem estilos de vida intensos.

Importância do sono para o corpo humano

O sono é importantíssimo para manter a saúde do corpo em dia, pois é durante este momento que o organismo é capaz de exercer algumas funções importantes para a vida, que agem para restaurar o corpo e a mente.

Estes processos que ocorrem durante o sono são necessários para reparar os tecidos, estimular o crescimento muscular e também para que haja a síntese de proteínas. Portanto, ter um sono regulado e duradouro é muito importante para garantir que outras funções do corpo humano estão sendo executadas de forma correta.

Por que optar por um calmante natural para dormir?

A escolha de um calmante natural para dormir é importante pois em geral estes itens são mais seguros e não possuem contraindicação e nem mesmo efeitos adversos graves. Pode ser que algumas pessoas tenham alergias, mas em geral estes calmantes naturais são mais seguros de fato.

Além disso, os medicamentos calmantes podem trazer alguns efeitos adversos que o corpo precisa se adaptar com o tempo. Portanto, escolher um natural é uma forma de manter até mesmo a qualidade de vida e saúde.

Como é o tratamento para insônia com calmantes naturais?

Este é um processo que irá depender da gravidade da situação, se a pessoa sofre com uma insônia muito intensa ou mais branda. Além do fato de que é necessário também entender que cada um dos calmantes naturais também possui uma quantidade indicada por dia e um tempo que podem ser usados de forma segura.

Por isso, é preciso primeiramente determinar estes pontos para que se tenha uma visão mais ampla do tratamento a ser seguido. Algumas ervas, por exemplo, não podem ser usadas ao longo de meses pois podem causar alguns efeitos adversos em excesso.

As insônias mais intensas também podem não ser resolvidas apenas com calmantes naturais, sendo necessária a associação com medicamentos.

A melatonina é considerada um calmante natural?

A melatonina é conhecida de modo geral como sendo o hormônio do sono. Desta forma, ela é uma substância produzida por uma glândula do corpo humano de forma natural. Ela tem como função principal regular o relógio biológico do corpo demonstrando ao cérebro os horários de dormir e acordar.

Sendo assim, não necessariamente ela é tida como um calmante natural, apesar de ser produzida pelo corpo humano. Isso porque a melatonina consumida em forma de medicamento conta com uma produção sintética. Por mais que possua este efeito que pode ser considerado calmante, não se trata de um calmante natural.

Principais calmantes naturais para dormir

Mulher sorridente tomando chá

São diversos os tipos de calmante natural, desde frutas que possuem este tipo de composição que pode beneficiar o sono como também ervas e combinações de ingredientes naturais distintos como o flora, que leva vários tipos de plantas por exemplo.

Portanto, com uma variedade tão grande e opções variadas para serem usadas, é possível encontrar a ideal para conseguir melhorar sua qualidade do sono e trazer mais controle para os seus dias estressantes. Veja quais são os principais calmantes naturais para dormir!

Maracujá

O maracujá é uma fruta muito popular e usada para preparos diversos, desde sucos até sobremesas. Suas propriedades calmantes são muito conhecidas, mas ele pode ser usado de duas formas distintas para melhorar a qualidade do seu sono: além do suco é possível fazer o chá.

Indicações e propriedades: é indicado para as pessoas que enfrentam problemas com a qualidade do sono e buscam uma alternativa saudável e eficiente de regular este. Ele pode ser um aliado positivo também para aliviar o estresse diário do dia a dia. Como parte de suas propriedades ele possui acaloides e flavonoides.

Como usar: o maracujá pode ser usado de duas formas neste caso, por possuir propriedades calmantes tanto na fruta em si como também em suas folhas. Neste caso, é possível preparar um chá com as folhas da planta, que é conhecida neste cenário como Passiflora incarnata e um suco da fruta.

Cuidados: os principais cuidados ao consumir o maracujá, seja a fruta ou a folha, é avaliar os efeitos logo após a ingestão do suco ou chá. É possível que para algumas pessoas ele cause efeitos negativos, principalmente as que possuem pressão baixa.

Para o chá de maracujá: 1 colher de folhas secas e trituradas e 1 xícara de água. Deixe a água ferver e coloque as folhas após desligar o fogo. Deixe descansar por 5 a 10 minutos e consuma em seguida.

Valeriana

A valeriana é uma planta muito importante para os que possuem problemas como insônia, pois ela atua diretamente nos neurotransmissores e realiza a indução ao sono. Mas é preciso ser usada com cuidado e prescrição.

Indicações e propriedades: a valeriana é indicada para as pessoas que enfrentam problemas mais graves de insônia, e por isso deve ser usada com prescrição médica. Suas propriedades fazem com que ela atue no sistema nervoso central e garante um efeito muito mais eficiente, com ações relaxantes e sedativas.

Como usar: pode ser usada tanto em forma de chá como também em cápsulas que podem ser adquiridas em lojas de produtos naturais. O seu chá é feito com a raiz, a parte realmente usada da planta.

Cuidados: apesar dos efeitos positivos é importante ter muito cuidado ao se utilizar da valeriana pois ela pode causar alguns efeitos adversos em quantidades excessivas. Entre eles é possível que ela cause dores de cabeça, dores de estômago e irritabilidade.

Chá de valeriana: para o chá é preciso 1 colher de sopa de raízes de valeriana secas e 300 ml de água fervente. Após água atingir o ponto de fervura coloque as raízes e deixe em infusão por 15 minutos. Em seguida retire as raízes e beba 30 minutos antes de deitar para dormir.

Camomila

Uma das ervas mais comuns e procuradas quando o assunto é propriedades calmantes. A camomila conta com efeitos muito positivos neste sentido pois possui ações calmantes, relaxantes e até mesmo sedativas. O mais comum é que seja usada em formato de chá.

Indicações e propriedades: as propriedades da camomila são muito conhecidas, pois ela conta com componentes que são capazes de induzir o sono e trazer um sensação de calma para rotinas estressantes. O motivo peal qual ela age desta forma no organismo é a presença de flavonoides em sua composição. Além da ação anti-inflamatória que favorece para o relaxamento.

Como usar: o uso mais comum da camomila é através do seu chá, que pode ser feito desde a planta seca até mesmo encontrado em saquinhos no supermercado prontos para serem colocados em infusão.

Cuidados: as contraindicações e cuidados com a camomila são quase raras, o recomendado é que grávidas e pessoas que apresentem qualquer tipo de alergia aos componentes da planta não consumam seu chá ou nenhum produto feito com ela.

Chá de camomila: para preparar o chá de camomila feito com as flores da planta é preciso 150 ml de água fervente e 4g de flores secas da planta. Após ferver a água coloque as flores dentro do recipiente e deixe a infusão acontecer por 10 minutos. Em seguida retire as flores e beba antes de dormir.

Erva-cidreira

A erva-cidreira conta com muitas propriedades medicinais, mas a que faz com ela se destaque mais é o fato de contar com ações calmantes e relaxantes. Em geral é usada para o preparo de chás, mas pode ser adicionada até mesmo em doces e bolos.

Indicações e propriedades: o efeito calmante da erva-cidreira vem do fato de que ela possui nutrientes importantes que provocam estas sensações, como o magnésio muito presente em sua composição e que auxilia no relaxamento. Além disso, também são encontrados flavanoides em abundância na composição da planta e glutationa.

Como usar: o principal uso da erva-cidreira para finalidades medicinais é através do seu chá, ela pode ser adquirida em saquinhos industrializados no supermercado prontos para infusão como também a planta seca pode ser comprada em lojas de produtos naturais.

Cuidados: a erva-cidreira não é indicada para mulheres grávidas, lactantes e para crianças que possuam menos de 12 anos de idade. Também não é recomendado que pessoas que possuam hipotensão e hipotireoidismo façam uso do seu chá.

Chá de erva-cidreira: o chá da erva-cidreira pode ser feito através dos saquinhos para infusão como também com a planta seca. Para este segundo o preparo será da seguinte forma: 1 colher de folhas secas de erva-cidreira e 1 xícara de água fervente. Coloque a água para ferver em seguida desligue o fogo e coloque a erva. Deixe em infusão por 10 minutos. Consuma alguns minutos antes de dormir.

Lavanda

É comum que a lavanda seja usada para perfumes ou itens desta natureza, mas a realidade é que esta planta traz muitos benefícios e qualidade par ao sono. Pode ser usada de formas diversas, desde seu chá como também através de seu óleo essencial.

Indicações e propriedades: os benefícios da lavanda para o sono são muitos, pois ela promove sensações de bem estar e relaxamento além de trazer melhorias para o humor. As principais propriedades da planta são anti-inflamatórias, cicatrizantes, analgésicas e até mesmo antidepressivas.

Como usar: o uso da lavanda depende do objetivo final, mas para combater a insônia ela pode ser consumida de duas formas distintas, em formato de chá ou então espalhando o seu óleo essencial pelo ambiente ou através de infusores.

Cuidados: a lavanda é conta indicada para as mulheres grávidas e lactantes. Em outros casos, o uso da planta deve ser interrompido ao menor sinal de alergias ou então efeitos adversos.

Chá de lavanda: o chá de lavanda pode ser feito tanto com o uso de saquinhos comprados prontos para infusão como também com os botões da planta. Para este segundo será preciso cerca de ½ colher de chá de botões de lavanda e 250 ml de água. Coloque a água para ferver e em seguida desligue deixando os botões em infusão por 10 minutos. Beba o chá próximo da hora de dormir.

Kava-kava

Esta talvez seja a opção mais incomum da lista, mas a kava-kava também é muito eficiente no combate a insônia. Esta planta possui propriedades ansiolíticas naturais que auxiliam na regulagem do sono e também para trazer relaxamento e combater a ansiedade e estresse.

Indicações e propriedades: como parte de suas propriedades a kava-kava conta com componentes que agem como ansiolíticos naturais e promovem relaxamento do sistema nervoso central, por isso é muito usada para auxiliar no sono e outros distúrbios nervosos.

Como usar: a kava-kava é um planta menos comum do que as demais citadas, mas ela pode ser consumida em formato de chá ou em produtos naturais como capsulas.

Cuidados: alguns efeitos colaterais podem ser sentidos ao longo do uso da kava-kava, pois seu excesso pode provocar lesões no fígado. Grávidas e lactantes também não devem fazer uso da planta e ela deve ser evitada por pessoas que sofram de doenças hepáticas.

Chá de kava-kava: para o preparo do chá será necessário 1 colher de sopa dos rizomas da planta e 500 ml de água. Coloque a água para ferver e em seguida desligue o fogo colocando em seguida os rizomas da planta. Deixe em infusão por 10 minutos e em seguida consuma morno de 2 a 3 vezes ao dia.

Casca de magnólia

A casca de magnólia possui propriedades importantes para a regulagem do sono. Além de auxiliar neste processo também traz sensações de relaxamento e pode ajudar a combater a ansiedade.

Indicações e propriedades: a casca da magnólia possui diversas propriedades medicinais, entre elas substâncias como a tubocurarina que é um alcaloide muito comum e que é usado para fabricação de relaxantes musculares.

Como usar: a casca de magnólia pode ser usada para a produção de extratos e demais produtos, mas a forma mais comum de se consumir para adquirir seus benefícios para regulagem do sono é através do seu chá.

Cuidados: é importante tomar alguns cuidados ao se consumir o chá de casca de magnólia pois ela pode causar efeitos inesperados, principalmente com o uso excessivo. Alguns dos efeitos negativos que podem ser sentidos são paralisia respiratória e vertigem.

Chá de casca de magnólia: para o chá será preciso algumas cascas da magnólia, neste caso elas podem ser adquiridas prontas para consumo em lojas de produtos naturais. A proporção para o preparo é de ¼ de xícara de cascas para 1 xícaras de água. Deixe que a mistura ferva no fogo e em seguida retire as cascas. Espere esfriar um pouco e o chá já poderá ser consumido.

Passiflora

A passiflora é uma das plantas mais indicadas para as pessoas que sofrem de problemas como a insônia ou até mesmo de irritabilidade. O seu uso é através de chás, mas também pode ser encontrada na composição de alguns medicamentos naturais.

Indicações e propriedades: a passiflora conta com vários componentes que favorecem a qualidade do sono, como os flavonoides, antocianinas, alcaloides e também os aminoácidos que são muito importantes. Entretanto, o mais indicado é que seja usada com prescrição ou acompanhamento médico.

Como usar: o uso da passiflora irá depender da forma como ela foi indicada, mas para estas finalidades de regulagem do sono o mais comum é que seu chá seja usado. Entretanto ela pode ser encontrada em forma de comprimido que também auxilia com a insônia.

Cuidados: os principais cuidados que devem ser tomados com a passiflora é em casos de alergia, visto que não existem contraindicações relativas a planta muito graves.

Chá de passiflora: o chá de passiflora é preparado com duas colheres de sopa das folhas da planta secas, que podem ser compradas em lojas de produtos naturais, e uma xícara de água. A água deve estar fervida para que as folhas sejam adicionadas em seguida para a infusão. Em seguida, retire as folhas e tome uma xícara alguns minutos antes de ir dormir.

Alfazema

A alfazema em geral é usada para adicionar perfume à algumas produtos, mas ela também possui propriedades benéficas para a regulagem do sono que podem ajudar nos tratamentos contra a insônia.

Indicações e propriedades: a alfazema é uma planta medicinal altamente versátil e cheia de propriedades para a saúde, pode auxiliar em tratamentos como os de ansiedade, depressão e insônia, além de outras questões como má digestão e inflamações. Possui ações antiespasmódicas, analgésicas e relaxantes.

Como usar: o uso da alfazema neste sentido será através do seu chá, pois ela conta com várias aplicações, até mesmo como banhos preparados com a planta para relaxar.

Cuidados: a alfazema é altamente contraindicada para grávidas e também lactantes. Devem ser tomados alguns cuidados com possíveis alergias à planta.

Chá de alfazema: o chá de alfazema é preparado com as flores da planta. As medidas são 1 colher de sopa das flores de alfazema para cada xícara de água. Coloque a água para ferver e em seguida desligue o fogo deixando as flores em infusão. Retire as flores em seguida e beba o chá alguns minutos antes da hora de dormir.

Lúpulo

O lúpulo é utilizado para produção de vários produtos, sendo eles medicamentos ou para estes fins como também pra bebidas fermentadas. Mas o seu uso medicinal faz com que ela seja um medicamento eficiente no combate e distúrbios do sono.

Indicações e propriedades: as propriedades medicinais do lúpulo promovem ações antiespasmódicas, calmantes e soníferas. Por isso ele é indicado como auxiliar em alguns tipos de tratamentos, como contra ansiedade, perturbações do sono e até mesmo para cólicas menstruais.

Como usar: em geral o lúpulo é usado em forma de chá para obter suas propriedades medicinais. O que se usa neste caso são os cones da planta, que se assemelham as flores, os mesmos que são usados para produção de cervejas.

Cuidados: os principais cuidados ao consumir o lúpulo que podem ser notados é que em geral esta planta provoca uma diminuição da libido e também pode causar sonolência em excesso.

Chá de lúpulo: para o chá de lúpulo é preciso 1 colher de chá da planta e uma xícara de água fervente. Quando a água já estiver quente, coloque os cones da planta para que fiquem em infusão por cerca de 10 minutos. Em seguida retire eles, coe e beba próximo da hora de dormir.

Floral para dormir

Existem vários tipos de florais distintos, que são compostos criados para aliviar ou combater algumas situações, como neste caso a insônia e os distúrbios do sono. São usadas combinações de essências florais que contam com os atributos específicos para cada tipo de problema.

Indicações e propriedades: os florais são indicados para qualquer pessoas, pois não possuem, em geral, itens que possam causar algum tipo de mal. Mas é preciso ficar atento em alguns casos específicos como de alergias. A combinação das essências florais ajudam a eliminar emoções negativas, e podem ser excelentes auxiliares para tratar distúrbios do sono.

Como usar: a utilização dos florais deve conta com uma orientação e indicação médica para que o tipo correto seja utilizado, pois existem várias combinações. Eles são separados por categorias diferentes, e neste caso é preciso escolher a que mais se enquadra na sua necessidade.

Cuidados: os principais cuidados a serem tomados são na hora de escolher o tipo de floral ideal, pois eles possuem indicações específicas e para escolher o melhor recomenda-se o auxílio de um médico ou profissional da área para encontrar o que possui as melhores combinações para o seu problema.

Tipos: os florais são separados em 7 categorias, e dentro delas estarão vários tipos distintos de combinações. A categorias são: Medo, Insegurança, Perda de interesse, Solidão, Sensibilidade aumentada, Desesperança e desespero e preocupação.

Fitoterápicos em comprimidos

Os medicamentos fitoterápicos são aqueles que se utilizam de recursos naturais, como ervas e plantas que podem ser combinadas e transformadas em um medicamento mais saudável e que consiga atingir seus objetivos, neste caso trazer melhorias para um sono regular.

Indicações e propriedades: antes de consumir qualquer medicamento, seja ele fitoterápico ou não, é preciso consultar um médico que poderá te orientar. Muitos dos medicamentos fitoterápicos se utilizam das plantas citadas, como a passiflora, camomila e outros, que são combinadas e transformadas em comprimidos, que em geral são seguros e não contam com muitas contraindicações.

Como usar: o uso dos fitoterápicos em comprimidos vai depender da forma como o medicamento age e para que ele é direcionado. Por isso é necessária a orientação de um médico para este uso.

Cuidados: os principais cuidados que devem ser tomados é avaliar se algum dos componentes dos medicamentos fitoterápicos conta com ingredientes que causem alergia.

Ao menor sinal de algum efeito colateral pare imediatamente com o uso. Estes medicamentos como outros possuem bulas que contém informações de uso e cuidados indicado especificamente quis pessoas não podem usar.

Tipos: um dos mais comuns medicamentos fitoterápicos são os a base de passiflora, pois esta é uma das plantas mais usadas para estas finalidades. Em geral estes comprimidos são para relaxar, beneficiam o sono e trazem sensação de calma para dias estressantes.

Dicas para dormir melhor com ou sem calmantes naturais

Mulher meditando no pôr do sol

O sono é essencial para que o corpo humano realize seus processos de forma saudável. Por isso, é necessário que este seja duradouro e de qualidade. Algumas dicas e ações podem beneficiar o sono de modo geral, mesmo que não sejam feitos os usos de calmantes naturais ou outros medicamentos com esta finalidade.

Estas atitudes podem modificar e muito o seu sono trazendo mais constância e promovendo um descanso muito maior. Hábitos ruins tanto comportamentais como de alimentação podem ser fatores determinantes para a qualidade do seu sono. Veja algumas dicas a seguir para dormir melhor!

Estabeleça uma rotina com horários para dormir e acordar

Para garantir que o seu sono será equilibrado e terá a duração necessária para que o seu corpo se sinta descansado, é preciso que se estabeleça alguns limites em sua rotina de modo geral. Com cotidianos cada vez mais acelerados e de muito trabalho é comum que algumas pessoas acabem passando do ponto e durmam menos se dedicando a tarefas de forma excessiva.

Por isso, para garantir um sono regular e de qualidade estabeleça horários e cumpra estes. É importante impor estes limites de horários tanto para dormir como para acordar para se ter mais controle.

Observe a qualidade e a hora da sua alimentação

A alimentação é importante para o bom funcionamento do corpo de modo geral, e ela também influencia diretamente na qualidade do sono.

Adote um estilo de vida mais saudável, com alimentos que possam beneficiar a sua saúde. Insira alimentos com mais nutrientes, vitaminas e minerais em suas refeições diariamente, pois todos estes itens serão de grande importância para a qualidade do seu sono.

Evite bebidas estimulantes, álcool e cigarro

É importante destacar que alguns itens são extremamente prejudicais para a saúde e também para a qualidade do sono. Bebidas que contam com componentes estimulantes como cafés e energéticos devem ser reguladas, pois elas podem prejudicar q qualidade do seu sono.

Álcool e cigarro também são dois agentes que podem causar distúrbios do sono devido aos efeitos negativos que causam a saúde de modo geral.

Faça exercícios físicos durante o dia

Os exercícios são essências para as pessoas que sofrem com problemas relacionados ao sono. Manter uma vida mais ativa e praticando exercícios pode ajudar muito no momento de dormir, pois estas atividades ajudam na produção de serotonina que traz uma sensação de bem-estar maior para a vida. E por consequência o momento do sono será muito mais satisfatório.

Deixe o seu quarto escuro, silencioso e em temperatura agradável

As luzes podem ser uma influencia muito negativa para a qualidade do sono, algumas pessoas podem se incomodar muito mais do que outras.

Mas o fato é que a melhor forma de garantir um sono regular é que o quarto seja um local escuro e silencioso para que se possa relaxar completamente. A temperatura do ambiente também ajuda muito neste processo, pois muito frio ou muito calor pode causar incômodos e prejudicar o sono.

Faça meditação

As técnicas contidas na meditação ajudam muito as pessoas que sofrem de insônia, pois elas trazem sensação de relaxamento. É importante inserir no seu dia a dia algumas destas práticas para desligar a mente, em especial na parte da noite pouco antes de ir dormir para que consiga se conectar consigo mesmo e assim consiga ter uma boa e duradoura noite de sono.

Evite usar aparelho eletrônicos antes de dormir

Atualmente um dos maiores inimigos do sono são os aparelhos celulares. Muitas pessoas acabam indo para cama com estes objetos e passam longos períodos navegando pela internet.

Mas a grande questão é que estudos já comprovam que o uso destes aparelhos celulares antes de deitar para dormir pode causar muitos dos distúrbios do sono comuns atualmente. A luz emitida pelas telas deve ser reduzida para garantir noites de sono mais tranquilas e saudáveis.

Ler pode ser uma boa opção

Ler antes de dormir pode relaxar a mente, por isso é importante escolher uma leitura leve algo que faça com que se desligue de problemas e situações do cotidiano que em geral são agentes causadores da perda de sono.

Mas se a leitura for mais prejudicial e causar sentimentos como euforia é melhor que não seja usada antes de dormir. Por isso é preferível que se escolha uma leitura o mais leve possível para que este tipo de reação não apareça.

Caso os calmantes naturais para dormir não tenham ajudado, procure ajuda médica!

Mulher deitada no sofá cochilando

Os calmantes naturais e as dicas para se utilizar antes de dormir são excelentes formas de combater os distúrbios do sono e podem mudar totalmente a sua vida neste sentido. Com uma diversidade tão grande de ervas, plantas e frutas que podem beneficiar nesta questão, é fácil escolher algo que esteja ao seu alcance de forma fácil e que o agrade no dia a dia.

Mas, ao menor sinal de que mesmo com o uso constante destes produtos o problema não está se resolvendo, é preciso buscar pela ajuda de um profissional que poderá orientar quanto ao uso dos produtos em questão ou também indicará outros medicamentos que possam ser associados com os calmantes naturais já utilizados.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


autocuidado

Artigos relacionados


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


Qualidade do sono: nem sempre dormir várias horas é o suficiente!

Qualidade do sono: nem sempre dormir várias horas é o suficiente!

Ter uma boa noite de sono é fundamental. Mas, será que dormir 8 horas por noite é suficiente? Descubra por que nem sempre dormir demais é o melhor para você!


O que é a agressão verbal? Principais tipos, sinais, como reagir e mais!

O que é a agressão verbal? Principais tipos, sinais, como reagir e mais!

Você sabe o que é agressão verbal ou suspeita que esteja sendo uma vítima? Leia esse artigo e descubra o que é agressão verbal, principais tipos, sinais e mais.


Últimos posts


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

As crenças fortalecedoras auxiliam o processo de caminhada ao longo da vida e estimulam os bons pensamentos. Clique para saber como elas podem te impulsionar!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra nem sempre significa algo ruim, a cobra também pode simbolizar um processo de evolução ou transformação. Para entender melhor, veja a seguir!