Significado da carta A Temperança no Tarot: no amor, na saúde e mais!

Significado da carta A Temperança no Tarot: no amor, na saúde e mais!

A carta da Temperança está ligada ao equilíbrio e influencia várias áreas da vida. Quer saber mais a respeito? Entre e leia o nosso artigo completo!


O que significa a Temperança no Tarot?

Baralho de tarot virado para baixo, com a carta A Temperança sendo a única virada para cima.

A Temperança é uma carta do Tarot que gira em torno da ideia de equilibrar as várias áreas da vida, “temperando” os polos opostos. Logo, a principal mensagem trazida por esse arcano maior é a necessidade de ter um pouco de tudo para conseguir criar uma energia nova.

Assim, quando essa carta surge em uma leitura, isso significa que chegou o momento de você ajustar os seus limites. É a hora de refletir a respeito das atividades que você desempenha para conseguir assumir o controle e chegar a um ponto de estabilidade.

Portanto, a Temperança é uma carta que fala sobre a calma e a importância de não tomar atitudes apressadas, que não passaram pela devida reflexão. A seguir, serão discutidos significados mais específicos desse arcano considerando a sua influência em áreas como o amor e o trabalho. Continue a leitura para saber mais.

A Temperança no Tarot – Fundamentos

A carta Temperança em cima de baralho de tarot espalhado por superfície.

Quando a carta da Temperança aparece em um determinado jogo de Tarot, ela possui intepretações ligadas aos rumos da vida de uma pessoa. Assim, através da energia da carta, será possível encontrar respostas ligadas aos pilares da vida, especialmente às suas formas de equilíbrio.

Além disso, esse arcano também destaca a importância de ser fluído, exatamente como a água representada em sua iconografia, não tomando decisões com dureza, mas também não agindo com passividade diante dos problemas.

A seguir, serão exploradas a história e a iconografia da Temperança, para que os seus significados no Tarot sejam melhor discutidos.

História

A Temperança é um arcano maior que conecta razão, emoção e aspectos espirituais. Os elementos em questão se combinam em uma espécie de pirâmide, que precisa ser alcançada para que o equilíbrio chegue à vida das pessoas. Além disso, a transformação ligada à água denota a capacidade de mudança intrínseca ao ser humano.

Quando associada ao futuro, a Temperança é uma carta que fala a respeito da necessidade de atenção aos quatro pilares que coordenam a vida: sentimental, espiritual, mental e material. Dessa forma, é necessário mantê-los equilibrados, pois todos esses pontos são afetados pela energia desse arcano maior.

Iconografia

A carta da Temperança é ilustrada por uma mulher que apresenta o rosto feminino, mas possui os demais traços masculinos. Ela aparece transferindo água de um vaso para o outro e está associada à flexibilidade e ao equilíbrio. Devido a essas características, é uma carta conectada ao espiritual, em especial aos anjos, considerados mensageiros divinos.

A respeito da água transferida entre os vasos, vale destacar que a sua iconografia está ligada ao fluxo da vida e, portanto, representa os movimentos do cotidiano. Além disso, esses movimentos também possuem ligações com a espiritualidade das pessoas.

A Temperança no Tarot – Significados

Carta A Temperança sendo iluminada pela luz das velas.

Dentro do Tarot, a carta da Temperança possui diversos significados distintos, que podem ser aplicados às mais variadas áreas da vida. Definir esses significados, entretanto, depende de uma série de fatores, como o posicionamento da carta durante a leitura. Apesar disso, é possível falar a respeito deles de uma forma mais geral.

Na próxima seção do artigo, serão explorados alguns significados da Temperança dentro de um jogo de Tarot considerando as suas mensagens a respeito de renovação, paciência, fé, meticulosidade, entre outros.

Renovação

De certa forma, a Temperança é uma carta que está ligada à ideia de renovação. Isso acontece porque, uma vez que ela pede reflexão a respeito dos pontos da sua vida que precisam ser equilibrados, inevitavelmente alguma mudança acontecerá. Portanto, ela não deve ser temida.

Entretanto, vale ressaltar que, para chegar a esse ponto de renovação, você não deve ter pressa. O processo acontecerá de forma lenta e, por vezes, você pode sentir que as coisas não estão avançando. Lembre-se de que a Temperança é uma carta sobre equilíbrio, o que não é alcançado de maneira brusca.

Conciliação

A Temperança é uma carta que possui uma mensagem bastante forte a respeito da necessidade de integrar polos opostos da vida. Essa é uma habilidade ancestral da figura contida na carta, mas que demanda bastante esforço e um trabalho contínuo – características que são mantidas quando se pensa essa integração na vida humana.

Portanto, a grande mensagem a respeito da conciliação é de que todas as áreas da vida são importantes e nenhuma deve sobrepor a outra. Logo, a Temperança fala sobre a necessidade de ter um pouco de cada coisa pra conseguir atingir a satisfação.

Propósito

Quando se fala de propósito, a presença da Temperança em um jogo de Tarot indica que é chegado o momento de encontrar o seu objetivo na vida. Caso você se sinta perdido, seja profissionalmente ou em outras áreas, a Temperança está te indicando que é necessário refletir.

A partir desse ponto, você conseguirá dar um significado maior para as suas ações. A carta também sugere que esse momento de busca não é o ideal para se envolver em grandes conflitos, mas sim para adotar uma postura de pacificação.

Moderação

Devido à presença o fluxo de água, a Temperança é, por essência, uma carta que fala sobre moderação. Essa característica, por sua vez, está diretamente ligada à capacidade de ser flexível e de se adaptar às mais diversas situações de forma serena. Logo, a Temperança indica os perigos de viver nos extremos e a importância de ponderar.

Esse balanço, por sua vez, deve acontecer em todas as áreas, de forma que mente, físico, racionalidade e emoções estejam funcionando por igual.

Meticulosidade

Uma vez que a Temperança é uma cara que pede bastante reflexão e uma tomada de decisões mais lenta, ela possui forte conexão com a meticulosidade. Afinal, é preciso agir de forma quase calculada, pensando a respeito de cada passo que se dá, para conseguir chegar ao ponto de equilíbrio desejado.

Portanto, essa busca se torna bastante mental, ainda que os aspectos espirituais, que também são uma presença forte na iconografia dessa carta, se façam presentes durante todo o processo.

Paciência

A principal busca da Temperança é pela paciência. Essa carta aborda a necessidade de reflexão, que deve ser feita com base em coisas concretas, não naquilo que se transforma em obsessão para a mente. Portanto, esse arcano maior aponta para o fato de que a paciência é uma característica fundamental pra alcançar a harmonia.

Dessa maneira, a Temperança também possui forte conexão com a ideia de justiça, que será atingida uma vez que todas as áreas da vida forem devidamente equilibradas.

Como a Temperança indica que é necessário haver harmonia entre os quatro pilares da vida humana, essa carta também possui ligação com a fé, que será um elemento importante nessa busca por equilíbrio. Além disso, a fé seria o contraponto dos aspectos físicos, representando o plano espiritual e, portanto, algo que deve ser valorizado na experiência humana.

Vale ressaltar que, devido à iconografia da carta, que é ilustrada por um anjo, essa conexão com a fé se torna ainda mais clara e destaca a importância de não deixar de lado as suas questões de ordem espiritual.

A Temperança no Tarot – No amor

Mão segurando a carta Temperança, em frente à baralho organizado em mesa branca.

Quando se fala sobre relações interpessoais, a Temperança é uma carta que aponta para o reconhecimento baseado em afinidades. Assim, quem está sob a influência dela consegue encontrar os seus pares e ser feliz. Entretanto, tudo isso pode se tornar negativo, visto que a harmonia tende a gerar acomodação e, portanto, as pessoas acabam se prendendo umas as outras.

A seguir, os significados da Temperança no âmbito do amor serão explorados em maior profundidade, considerando as interpretações para quem está solteiro e para aqueles que estão em um relacionamento amoroso.

Para comprometidos

Para as pessoas que estão comprometidas, a mensagem da Temperança é sobre a importância de saber conduzir o relacionamento. Devido à conexão da carta com a harmonia, bem como à flexibilidade para mudanças, é muito possível que os comprometidos consigam ter um romance positivo, que conte com diálogo, amizade e parceira.

Além disso, a sua capacidade de conversar sobre qualquer coisa de forma equilibrada fará com que o relacionamento se torne sólido. É necessário somente ter cuidado com as questões relativas à acomodação, que pode acabar surgindo devido à paz presente nesse enlace.

Para solteiros

Quem está solteiro e encontrou a Temperança em um jogo de Tarot está recebendo uma mensagem muito clara: não é a hora de se envolver com alguém. Você deve permanecer solteiro e investir especialmente nos seus aspectos mentais.

O momento não é ideal para um relacionamento e a Temperança é uma carta associada à ideia de que tudo acontece no tempo certo. Portanto, não tente passar por cima disso e encontre outras formas de sentir prazer, como realizando atividades que você gosta e que irão manter a sua mente ocupada e produtiva.

A Temperança no Tarot – No trabalho

Mulher vestindo camisa azul enquanto mostra cartas de tarot para câmera.

Embora a carreira seja um ponto no qual muitas pessoas têm pressa para conseguir alcançar o sucesso, caso você tenha encontrado a Temperança no seu jogo de Tarot, a mensagem é exatamente oposta a isso. De acordo com essa carta, a pressa será a sua principal inimiga. Você deveria estar pensando em construir a sua carreira de forma gradual, dando um passo de cada vez na direção do sucesso.

Assim, para explorar mais alguns aspectos relativos às mensagens dessa carta no campo trabalhista, serão comentados pontos sobre a Temperança na vida de pessoas que já possuem um emprego e daquelas que estão em busca de conseguir uma oportunidade.

Para empregados

Para quem está em um emprego, a Temperança é uma carta que sugere estabilidade. Portanto, você terá uma fase de segurança nessa área da sua vida. Entretanto, procure estar atento às suas vontades e se questione se isso é o que você realmente quer ou se existem voos mais altos que você gostaria de alçar em sua carreira.

Caso você queira ir mais longe, saiba que isso é possível, mas você precisará ter paciência e esperar o momento mais adequado, pois, segundo a Temperança, ainda não é hora.

Para desempregados

Se você está em busca de uma oportunidade de emprego, a Temperança surge como uma mensagem a respeito da importância de fazer investimentos em você mesmo. Assim, procure se voltar para os estudos e se especializar cada vez mais, ampliando o seu conhecimento tanto quanto for possível.

Dessa maneira, uma vez que um bom emprego aparecer, você será capaz de agarrar a chance e fazer o seu melhor, pois estará preparado para isso.

A Temperança no Tarot – Em outras áreas da vida

Cartas de tarot enfileiradas em cima de mesa com toalha vermelha.

Além de falar sobre o amor e o trabalho, devido à sua característica de equilibrar todos os pontos da experiência humana, a Temperança também traz mensagens a respeito de áreas como a saúde e a família. Afinal, esses dois aspectos se cruzam bastante com os quatro pilares da existência e, portanto, sempre precisam ser considerados durante a interpretação de um jogo de Tarot.

A seguir, serão discutidas as mensagens trazidas pela Temperança no âmbito da saúde e no âmbito familiar, sendo explorados em maiores detalhes.

Na saúde

No âmbito da saúde, a mensagem da Temperança pode ser aplicada em dois níveis diferentes. Caso você não esteja sentindo nenhum desconforto, as coisas vão continuar dessa forma e você terá um período de bem-estar nesse setor da sua vida.

A segunda interpretação também é positiva e está ligada às pessoas que vinham passando por fases mais complicadas em termos de saúde. Assim, a Temperança indica que a recuperação está no seu caminho, mas que ela acontecerá de forma lenta. Nos dois casos, o conselho da carta está ligado à necessidade de adotar hábitos mais saudáveis.

Na família

Pensando no contexto familiar, a Temperança é uma carta que destaca a importância de conseguir encontrar tempo para estar com a família. Isso acontece porque algumas pessoas que tiram essa carta em uma leitura tendem a pensar que os seus esforços devem se voltar para o trabalho.

Entretanto, essa não é uma verdade absoluta e, inclusive, destoa da ideia de harmonia presente no significado geral da Temperança. Ainda que o dinheiro e o sucesso profissional sejam muito importantes, estar ao lado daqueles que você ama também é. Logo, tente compartilhar experiências com os seus familiares.

Um pouco mais sobre a carta A Temperança no Tarot

Cartas de tarot amontoadas em superfície de madeira, com iluminação de velas.

Em todas as leituras de Tarot, o posicionamento das cartas influencia no seu significado. Assim, elas passam a funcionar de formas completamente distintas quando aparecem, por exemplo, invertidas. Com a Temperança isso não seria diferente e, portanto, é muito importante conhecer as possibilidades que esse posicionamento abre para a leitura.

Esse significado será explorado de forma mais aprofundada nesse tópico. Além disso, também serão discutidos os desafios enfrentados por aqueles que encontram a Temperança em um jogo e as dicas que a carta dá.

Carta invertida

Quando a carta da Temperança aparece invertida em um jogo de Tarot, o seu significado passa por uma alteração drástica, passando a falar sobre o desequilíbrio na vida de uma pessoa. Além disso, a Temperança invertida funciona como um indicativo de duplicidade ou mesmo de desconexão entre certos aspectos da vida de alguém, o que cria uma separação.

Portanto, o conselho nesse caso seria tentar promover a integração entre todos os âmbitos da sua vida para assegurar maior harmonia. Por exemplo, caso você seja alguém que evita misturar grupos de amigos, chegou a hora de perder esse medo.

Desafios

Existem alguns desafios que precisam ser superados pelas pessoas que tiram a Temperança em um jogo de Tarot. Em geral, eles estão ligados à tendência a se deixar levar pelos demais, o que pode indicar falta de personalidade e até mesmo passividade diante dos acontecimentos. Portanto, é necessário tomar ações para assegurar que os resultados sejam os que se espera.

Além disso, os desafios da Temperança também possuem conexão com a ideia de desordem e com as discordâncias que podem surgir em vários contextos, alterando o fluxo das coisas.

Dicas

Em geral, as dicas dadas pela Temperança estão ligadas à conquista do equilíbrio e à busca por conseguir alinhar todas as áreas da vida de forma harmônica, sem privilegiar um aspecto mais do que o outro. Além disso, a carta fala bastante a respeito da abertura de portas, que indicarão os caminhos que você deve seguir para conseguir chegar aos seus objetivos.

Por se tratar de uma carta que visa a integração de várias áreas da vida, a Temperança sugere que é importante se conectar com todas as suas necessidades, sejam elas imediatas ou em longo prazo.

A carta A Temperança no Tarot pode indicar novas alianças?

Duas pessoas tirando cartas de tarot juntas, uma de frente para a outra.

Devido à sua característica equilibrada e conciliadora, a Temperança é uma carta que pode indicar novas alianças, seja no trabalho ou mesmo em outros setores da vida. Entretanto, tudo isso está condicionado a vários fatores diferentes sobre o restante da leitura de Tarot.

Nesse sentido, vale destacar que, caso a Temperança apareça invertida, a sua mensagem se altera. Mas esse não é o único fator que pode influenciar em uma mudança, visto que as combinações entre ela e as demais cartas do jogo também podem gerar significados distintos, e que não necessariamente têm conexão com a conquista de aliados.

Logo, o contexto geral do jogo de Tarot deve ser considerado antes de atribuir significado a uma carta, tornando as possibilidades de significado mais refinadas e mais adequadas aos questionamentos feitos.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


tarot cartomancia

Artigos relacionados


O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

O que significa sonhar com cartas de Tarot? Alguém lendo, cigano e mais!

Sonhar com Tarot significa estar com sorte? Descubra tudo sobre esse sonho nesse artigo!


Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot: o que é, tipos de tiragens, significados das cartas e mais!

Tarot, o oráculo ancestral que expõe segredos da alma em cartas na mesa. Leia neste artigo como desvendar as 78 cartas.


O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

O que é o Método Peladan? No tarot, a tiragem, interpretação e mais!

Desenvolvido pelo ocultista francês Joséphin Péladan, o método Péladan é excelente para descobrir os detalhes sobre uma situação específica. Saiba mais aqui!


Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

Significado da carta Roda da Fortuna no Tarot: no amor, trabalho e mais!

A Roda da Fortuna é uma carta sobre carma, destino, ciclos de vida, flexibilidade e resiliência. Entenda seus significados em detalhes no artigo!


Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Tipos de Tarot: Marselha, Quântico, dos Anjos, Egípcio e mais!

Decidir qual tipo de Tarot é o mais indicado para você é uma tarefa que pode ser difícil. Do Tarot de Waite ao Mitológico, este guia te ajudará nesta tarefa.


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.