Pedra Ágata roxa: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Ágata roxa: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Neste artigo, conheceremos o significado, os benefícios e outras informações sobre a pedra Ágata roxa, um amuleto poderoso e repleto de história. Confira!


Você conhece as propriedades da pedra Ágata roxa?

Várias pedras de ágata roxa

A Ágata roxa é uma pedra simbolicamente relacionada à amizade e à justiça. Além desses atributos, ela também tem conexão profunda com o equilíbrio interior, a tranquilidade, a claridade de ideias, a sorte, a estabilidade e o alívio das dores, tanto físicas quanto emocionais.

As Ágatas são uma variedade do Quartzo e fazem parte do grupo das calcedônias, encontradas principalmente em rochas vulcânicas, sendo espécies de nódulos que se formam em antigas lavas.

Seu visual atraente garantiu seu uso na fabricação de joias desde a Antiguidade. Já seu uso místico popular é como pedra da sorte, e por isso é uma pedra que pode ser levada sempre junto com você, como amuleto, seja em joias ou como patuá. Leia o artigo e saiba os detalhes e usos dessa linda pedra!

Informações sobre a pedra Ágata roxa

Cores de ágata roxa

A seguir, conheceremos informações interessantes sobre a Ágata roxa, desde sua origem e história, até suas características físicas e místicas. Acompanhe!

O que é a pedra Ágata roxa?

A pedra Ágata roxa é um mineraloide da família do Quartzo, pertencente ao subgrupo das calcedônias. Ela tem sido usada desde tempos muito antigos com variadas finalidades, que vão desde a fabricação de esculturas decorativas a joias e ornamentos.

Essa pedra também é valorizada por seus amplos significados energéticos e espirituais. Nesse sentido, foi utilizada como talismã e pedra da sorte.

Ao longo da História, já foi chamada de “Pedra da Ciência”, por trazer iluminação às ideias e estimular a inventividade. Também se atribuiu propriedades curativas para a Ágata roxa, e ela promove um balanço entre a saúde emocional e a física.

Origem e história

A extração e a utilização dessa pedra com finalidades ornamentais e místicas pode ser traçada ao período Neolítico. Acredita-se que seu uso mais remoto seja localizado onde hoje é a Sicília, tendo se espalhado por todo o Mediterrâneo.

A civilização egípcia usou essa pedra na fabricação de diversos artefatos, e seu uso também é evidenciado em Creta e na Antiga Grécia. O nome da Ágata roxa, inclusive, deriva de um rio siciliano chamado de Achates, de onde ela foi extraída durante muitos séculos. Na Babilônia, as Ágatas, incluindo a roxa, eram utilizadas como talismãs para bloquear energias maléficas.

Extração

A Ágata roxa é uma pedra encontrada sobretudo em áreas vulcânicas. Os Estados Unidos são um dos países que mais extraem a Ágata roxa, assim como o Brasil.

Aqui, de fato, esta é uma das pedras mais extraídas e utilizadas na produção de joias, assim como na exportação de gemas brutas. O Rio Grande do Sul extrai e comercializa essa variedade de Ágata desde o século 19.

O Uruguai é outro país sul-americano que extrai a Ágata roxa em grande escala, na zona do departamento de Artigas. Argentina, Índia e Madagascar são países que também fornecem essa pedra em volume considerável.

Gema e valor

A Ágata roxa, como todas as Ágatas, é formada por dióxido de silício. É comum que a superfície de uma gema de Ágata roxa em estado bruto seja áspera. O interior dessa gema pode ser oco, ou seja, apresentando cavidade não completamente preenchida.

Ao cortar algumas Ágatas de maneira transversal, pode-se verificar a presença de uma sucessão de linhas tênues que correm paralelas.

O valor da Ágata roxa oscila bastante, a depender de seu local de extração, e de fatores como a pedra ser bruta ou lapidada. O custo dessa pedra costuma ser mais alto em países onde ela não é encontrada naturalmente.

Variedades

As Ágatas, em si, apresentam uma considerável variedade em termos de cores, padrões e texturas. Esse tipo de pedra é, por sua vez, uma variedade do Quartzo, pertencente ao subgrupo denominado como calcedônias.

Quanto à Ágata roxa, as variações visuais consistem em gradações de cor e em diferenças de padronagens (as camadas de linhas paralelas que surgem em muitas dessas pedras).

Essas mudanças se devem à composição da Ágata roxa, notadamente à presença da sílica, mas também ao pH e a outras propriedades químicas que influenciam na cristalização.

Significado e energia

O significado da Ágata roxa está atrelado às ideias de renovação, autoconfiança e proteção. As energias das rochas vulcânicas responsáveis pela sua criação funcionam como ativadoras de um espírito justiceiro.

As pessoas que recebem as energias da Ágata roxa são estimuladas à ação criativa e desenvolvem grande senso de empatia, visando ao bem comum. É uma pedra que inspira a renovação, as novas ideias e o encerramento de ciclos.

Como amuleto, além de proteger, abre os canais comunicativos e beneficia as relações afetivas, especialmente a amizade. É tida como uma pedra capaz de elevar o carisma da pessoa a ela conectada.

Características da pedra Ágata roxa

A Ágata roxa, devido aos seus significados e energias, é uma pedra especialmente poderosa para trazer emanações positivas a quem é dos signos de Câncer, Virgem, Aquário e Peixes.

Isto, porém, não significa que ela não seja apropriada aos outros signos. Na verdade, suas energias protetivas beneficiam ambientes em geral, trazendo sorte também como amuleto.

É uma pedra ativadora dos chakras. exercendo ação curativa e restauradora principalmente em relação ao plexo solar, ligado aos órgãos do sistema digestivo. As energias da Ágata roxa se conectam com as do Planeta Mercúrio, planeta de grande influência sobre a comunicação e a inteligência emocional.

Propriedades químicas e físicas

A Ágata roxa é um cristal de quartzo microcristalino, pertencente ao subgrupo das calcedônias. Dentre suas características notáveis de composição, essa pedra exibe faixas multicoloridas lineares.

Essas camadas resultam de acumulações de longo prazo de materiais, sobretudo sílica, pois as Ágatas se concentram em depósitos de águas subterrâneas em cavidades rochosas. Os fatores ambientais e geológicos afetam as formações e padrões de cores, mas também a forma em geral, e algumas Ágatas podem ser ocas.

As Ágatas roxas têm essa tonalidade devido à concentração de impurezas. Na Escala da Mohs, que mede a dureza das pedras, a Ágata roxa, como todas as Ágatas, ocupa uma posição de 6,5 a 7,0.

Para que serve o cristal Ágata roxa?

A Ágata roxa é uma pedra que pode servir à múltiplos usos, que vão desde o uso ornamental ao autocuidado, como exemplifica o seu uso na meditação.

Quanto ao caráter ornamental, ela esteve presente na manufatura de joias, por sua beleza, e até hoje é peça central de trabalhos joalheiros, como anéis, colares, brincos e pulseiras. Na decoração de interiores, é uma pedra que pode compor ambientes e trazer alegria para o espaço.

O uso místico da Ágata roxa é valorizado por culturas xamanísticas há muitos séculos, e ainda hoje essa pedra é um amuleto popular, por suas energias estarem relacionadas à boa sorte, à proteção e ao equilíbrio interior.

Curiosidades sobre a Ágata roxa

A pedra Ágata roxa tem uma história interessante, que remonta a muitos séculos. Valorizada em diversas partes do mundo, por causa de seu uso versátil e da amplitude de seus significados místicos, essa pedra ganhou uma aura especial e há curiosidades sobre ela.

A cultura islâmica, por exemplo, considera a Ágata roxa um tesouro, que além de agregar beleza como ornamento, também atrai prosperidade, longevidade e defesa espiritual. Os magos da antiga Pérsia já sabiam disso e a utilizavam em rituais.

Para algumas culturas xamanísticas, essa pedra tem poder contra picadas de cobras e escorpiões, sendo utilizada em rituais de cura.

Benefícios da pedra Ágata roxa

Pedra de ágata roxa

Os benefícios da pedra Ágata roxa são muitos. Além de oferecer energias de cura e proteção para o corpo físico, ela também atua sobre o corpo espiritual e o emocional. Descubra a seguir.

Efeitos no corpo espiritual

Antes de tudo, a própria cor da Ágata roxa é uma cor associada desde tempos antigos à magia. Para quem deseja ser estimulado a uma conexão mais profunda com o mundo espiritual e a própria espiritualidade, essa pedra é uma ferramenta valiosa.

Atribui-se à Ágata roxa a potencialização das capacidades psíquicas, o que melhora a intuição e promove abertura da consciência.

Além disso, a proteção e a estabilização da aura são consequências positivas da ligação com a Ágata roxa, o que significa proteção contra energias negativas. É por isso que muitos povos a utilizaram como amuleto contra o mau-olhado.

Efeitos no corpo emocional

O poder da Ágata roxa pode ser sentido com muita naturalidade no corpo emocional. a pessoa que consegue relaxar e se conectar com as energias que essa pedra emana é inspirada a desbloquear a sua parte mais profunda.

A Ágata roxa estimula a criatividade, a intuição e a clareza de ideias e propósitos. A sua presença como patuá ou amuleto ajuda a trazer à tona o carisma, isto é, é uma pedra que favorece o bom humor e inclina o seu portador e se conectar com a melhor versão de si mesmo, a fim de compartilhá-la com os outros.

Efeitos no corpo físico

A Ágata roxa é valorizada por oferecer inúmeros benefícios ao corpo físico. Dentre eles, destaca-se o alinhamento dos chakras, com seu poder de limpeza energética e renovação.

Essa sensação de renovação é sentida por todo o corpo, quando, por exemplo, a Ágata roxa é utilizada em uma meditação. O poder da Ágata Roxa é especialmente eficaz para a cura de distúrbios digestivos.

Para aqueles que sofrem de insônia, uma boa dica é ter um cristal de Ágata roxa no quarto, a fim de receber suas vibrações relaxantes, que reduzem a ansiedade e proporcionam um estado de espírito adequado ao repouso.

Como usar a pedra Ágata roxa

Pulseira de pedras de ágata roxa

Vamos descobrir como usar a Ágata roxa, aprendendo sobre a possível combinação com outras pedras e nos inteirando sobre seu uso na meditação, na decoração ou como acessório pessoal. Confira!

Para quem é indicada a pedra Ágata roxa?

Apesar de ser uma pedra fortemente indicada para uso pessoal dos cancerianos, virginianos, piscianos e aquarianos, qualquer pessoa pode se conectar com as energias dessa pedra e receber dela efeitos muito positivos.

Ela pode ser uma aliada no conjunto de práticas de que você é adepto, no que diz respeito aos cuidados com a espiritualidade e com o equilíbrio energético. Para quem medita, essa pedra pode servir como ferramenta na limpeza e alinhamento dos Chakras, em especial do plexo solar.

Para quem deseja ornamentar ambientes e mantê-los livres de energias densas, a Ágata roxa é uma boa pedida, devido às suas vibrações positivas que favorecem a alegria e que trazem proteção.

Principais pedras e cristais para usar em conjunto

Tenha em mente que a combinação de pedras deve ser feita com parcimônia. Em outras palavras, combinar as energias desses elementos pode potencializar seus efeitos, mas também provocar o cancelamento dos mesmos.

Algumas pedras oferecem um efeito oposto, e combinar duas pedras com uma vibração muito alta ou energia poderosa pode sobrecarregar algumas pessoas. Mas a Ágata roxa pode ser combinada com inúmeras pedras que emanam energias similares, como Jaspes, outras Ágatas e praticamente todos os tipos de Quartzo.

Estas são pedras associadas ao elemento Terra e se baseiam no equilíbrio e na proteção. O ideal é usar um conjunto de até 3 variedades, dispostas no ambiente ou combinadas em um amuleto.

Como usar a pedra Ágata roxa para meditação

A Ágata roxa, ou lilás, pode ser uma excelente ferramenta de amplificação e limpeza energética para as meditações. Ao meditar, torna-se mais fluida e potente a recarga de energias, e a conexão com os poderes de alguns cristais é altamente benéfica para os chakras.

A meditação com a Ágata roxa deve ser realizada direcionando a pedra, ou mantendo-a próxima ao chakra do plexo solar, acima do umbigo. Essa área é onde questões emocionais como frustração, baixa autoestima, sensação de rejeição e dificuldades de comunicação se concentram.

Dessa maneira, a Ágata é ativada e passa a direcionar suas energias de cura para a região dos órgãos do sistema digestivo.

Como usar a pedra Ágata roxa como decoração de ambientes

Pedras e cristais são boas opções para uso decorativo em ambiente, além de serem difusores e amplificadores de energia que trazem diversos benefícios para o espaço e para quem o habita. Muitos cristais têm função harmonizadora, e a Ágata roxa se enquadra nesse grupo.

A sua presença restaura o Chi (energia vital). Porém, o Feng Shui não recomenda o uso de muitos cristais num ambiente, sugerindo o uso de até três peças.

A Ágata roxa pode ser disposta em mesas, estantes e prateleiras para trazer tranquilidade e equilíbrio, dificultando assim a influência de energias pesadas. No quarto, contribui para o sono e traz leveza, além de inspirar a criatividade.

Como usar a pedra Ágata roxa como acessório pessoal

Há várias possibilidades interessantes de se usar a Ágata roxa como acessório pessoal. Você pode optar por um pingente incrustado com essa pedra, e utilizá-lo em um cordão, inclusive em conjunto com outros cristais, como Jaspe e Quartzo.

O uso como ornamento pessoal se estende para outras joias, como anéis e brincos. Se você preferir, pode guardá-lo dentro da bolsa, como um patuá.

Nesse caso, proteja a Ágata com um tecido de origem natural, como o algodão. Os Quartzos e as Ágatas difundem e amplificam a energia pessoal, portanto, ao andar com uma dessas pedras, lembre-se de ativá-la por meio de pensamentos e intenções positivas.

Como cuidar da pedra Ágata roxa

Pedra ágata roxa

Instruções sobre limpeza e energização da pedra Ágata roxa nos ajudarão a receber o melhor de suas energias. Também encontraremos informações sobre preço e onde comprar essa pedra. Além disso, descobriremos como identificar se o cristal é verdadeiro. Acompanhe.

Limpeza e energização da pedra Ágata roxa

A limpeza e energização de pedras garantem os seus efeitos, impedindo a estagnação energética. É necessário limpar a Ágata roxa inclusive antes de usá-la pela primeira vez, para iniciar o seu vínculo com ela da maneira mais pura possível.

O método mais simples é colocar a pedra sob água morna, concentrando o pensamento em liberar quaisquer energias estagnadas. Quando sentir que ela está limpa e renovada, seque-a com uma toalha.

Um método que visa à purificação e ativação da Ágata é deixá-la repousando sob o luar (lua cheia), por cerca de 4 horas. A fumaça da queima de ervas como sálvia, cedro, erva-doce ou zimbro também promove profunda limpeza, inclusive na forma de incensos.

Preço e onde comprar a pedra Ágata roxa

O valor de uma pedra bruta é consideravelmente menor, antes de passar pelos processos de purificação e lapidação. É claro que comprar pedras incrustadas em joias pode ser mais caro.

O valor final depende do tamanho da peça, assim como da qualidade do trabalho envolvido, dentre outros fatores. Quem optar pela Ágata roxa lapidada, mas não incrustada em joias, depara-se com preços variados.

Como o Brasil é um grande produtor dessa variedade de Ágata, o custo de transporte e do tratamento que a pedra recebe antes de ser comercializada costuma ser menor. Assim, é comum encontrarmos uma faixa de preço que vai de R$ 9,99 (pequenas gemas) a R$ 200,00 (geodos).

Como saber se a pedra Ágata roxa é verdadeira?

A gema de Ágata roxa é relativamente rara. Devido à dificuldade de mineração dessa pedra, é bastante comum que outros cristais passem por processos de tingimento e sejam comercializados como Ágatas roxas.

Mas acontece que até mesmo as gemas originais roxas podem ser tingidas a fim de ressaltar sua tonalidade. Esse procedimento está muito presente na confecção de joias, por exemplo. A Ágata deve ser translúcida, o que significa que apenas parte da luz passa.

Quando você segura a pedra contra uma fonte de luz, as cores da ágata devem brilhar um pouco e ficar mais claras. Além disso, cores neon vibrantes são um sinal de falsificação. Padrões circulares perfeitos dentro da pedra são típicos de falsificações.

A pedra Ágata roxa é considerada a pedra da amizade e da justiça!

Pessoa segurando pedra de ágata roxa

A Ágata roxa é uma subvariedade de Quartzo muito estimada por sua beleza, por sua raridade e também por suas atribuições místicas. Admirada e utilizada em muitas partes do mundo desde a Antiguidade, é uma pedra que foi associada com a magia, com a purificação energética e com a proteção contra as forças do mal.

Assim, seu uso se mantém até os dias de hoje: como um símbolo de proteção e equilíbrio interior, um amuleto capaz de trazer efeitos notáveis na saúde do corpo físico, mas também do espiritual e do emocional.

Ter uma Ágata roxa é possuir uma ferramenta acessível de conexão com as energias que inspiram a amizade, a justiça e a sabedoria.

Autor deste artigo

Sempre gostei de escrever. Escrevo sobre filmes e sonhos, e aprecio viagens, história e cultura em geral.

Palavras-chave relacionadas


pedras cristais

Artigos relacionados


Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

Pedra Opala de fogo: origem, significado, benefícios, preço, como usar e mais!

A Opala de Fogo é um cristal que atrair amor, despertando a paixão e a sexualidade. Regida pelo fogo, ela pode transformar sua vida! Clique e entenda.


O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

O que significa sonhar com ametista? Rosa, roxa, em anel, cristal e mais!

A ametista é um cristal da transmutação. Por isso, seus sonhos trazem notícias de mudança do rumo da vida do sonhador, como mostramos neste artigo!


Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Pedra Angelita: origem, significado, benefícios, como usar e mais!

Tranquilizando a mente, a pedra Angelita está em conexão direta com os anjos e guias espirituais. Clique para saber as características e usos dessa pedra!


Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

Pedra Sodalita: significado, propriedades, para que serve e mais!

A Sodalita é um cristal azul real ligado a mente, intuição e cura, e pode melhorar a sua vida em diferentes níveis. Entenda mais sobre nesse artigo!


Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

Pedra Esmeralda: significado, propriedades, benefícios e mais!

A Esmeralda está entre as 4 pedras mais preciosas do planeta e possui uma intensa energia ligada ao amor, à cura e à prosperidade. Saiba mais aqui!


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!