Conheça sobre o mantra budista Om Mani Padme Hum: significado e mais!

Conheça sobre o mantra budista Om Mani Padme Hum: significado e mais!

Entoar o mantra Om Mani Padme Hum traz benefícios a mente e a alma do indivíduo. Conheça neste texto todos os benefícios deste mantra!


Significado do mantra Om Mani Padme Hum

Pessoa meditando a noite.

O Om Mani Padme Hum, pronunciado “Om Mani Peme Hum”, também é conhecido como mani mantra. Em sânscrito o significado deste mantra criado pela Deusa Kuan Yin é "Oh, joia de Lótus". Este é o mantra mais conhecido do Budismo, e é utilizado para afastar pensamentos negativos e conectar as pessoas com o amor incondicional.

Este mantra é a representação do início de todas as ações e de todos os mantras, pois eleva os indivíduos para um desejo de entrega verdadeira a todas as pessoas. O mantra Om Mani Padme Hum faz com que sua mente se acalme, e desfaz pensamentos agressivos.

Assim, o indivíduo fica livre de maus sentimentos e sua consciência se eleva para alcançar o contato com energias sutis. Desta forma, sua mente é preenchida de força e paz.

Neste texto você encontrará várias informações sobre o mantra Om Mani Padme Hum, como seus fundamentos, seus benefícios e outros conceitos importantes. Acompanhe!

Om Mani Padme Hum – Fundamentos

Buddha meditando.

Os fundamentos do mantra Om Mani Padme Hum vêm do sânscrito e é um dos mais usados no Budismo, principalmente no Budismo Tibetano. É uma espécie de oração que precisa de atenção a cada sílaba recitada.

Nesta parte do artigo você encontrará informações sobre a origem do mantra Om Mani Padme Hum e o significado e importância de cada sílaba.

Origem

A origem do mantra Om Mani Padme Hum vem da Índia e dali chegou ao Tibete. Este mantra é ligado ao deus Shadakshari, o deus de quatro braços, e é uma das formas de Avalokiteshvara. O significado de Om Mani Padme Hum em sânscrito é “Oh, joia de Lótus” ou “da lama nasce a Flor de Lótus''.

É um dos principais mantras do Budismo, e é usado para limpar a mente da negatividade e maus pensamentos. Cada uma das sílabas dele possui um significado, e é importante conhecê-las para que a prática do mantra seja mais consciente.

1° Sílaba – Om

A primeira sílaba “Om” é o símbolo da conexão com os Budas, é uma sílaba sagrada na Índia. Ela traz em si a representação da totalidade do som, da existência dos seres e de suas consciências. É a busca pela purificação do ego, pela quebra do orgulho.

Ao entoar a sílaba Om, a pessoa alcança a plenitude, tirando-a de atitudes emocionais e mentais negativas. Desta forma, o indivíduo tem sua consciência ampliada e se conecta com atitudes mais sensíveis do espírito.

2° Sílaba – Ma

Ma é a segunda sílaba e tem o poder de expurgar a inveja, permitindo que a pessoa consiga sentir felicidade com as realizações alheias. Isto torna o indivíduo mais leve por conseguir se alegrar com o sucesso dos outros. No Budismo este comportamento é ensinado como sendo o caminho para a felicidade.

Assim, as pessoas que conseguem esta mudança interior, percebem que haverá muitas oportunidades de se sentir feliz. Afinal, alegra-se com as conquistas de todos a sua volta, além de suas próprias.

3° Sílaba – Ni

A sílaba Ni, a terceira do mantra Om Mani Padme Hum, tem a capacidade de purificar as pessoas das paixões que as cegam. Estas paixões geralmente são responsáveis por pensamentos e ações repetitivos buscando satisfação fora de si.

Apesar de toda a energia que as paixões carregam consigo, esta energia se esvai rapidamente. As pessoas que se deixam levar por elas acabam perdidas, pois continuam buscando indefinidamente uma nova sensação de paixão que não trará a verdadeira plenitude.

4° Sílaba – Pad

O significado da sílaba Pad é o de purificar as pessoas de sua ignorância, e assim com mente e coração mais livres e leves, conseguem absorver maior sabedoria. Desta forma, as pessoas deixam de buscar ilusões que trazem uma aparente calma temporária.

Não deixando se iludir por falsas verdades, as pessoas passam a ser capazes de tomarem decisões mais acertadas. A busca pelo fortalecimento do espírito traz a compreensão interior e daqueles que as cercam.

5° Sílaba – Me

Me é a sílaba que livra as pessoas da ganância, fazendo com que elas deixem de ser prisioneiras de suas posses e do desejo de crescimento material. Ao se livrarem desse sentimento, as pessoas criam espaço para receberem verdadeiros tesouros em suas vidas.

Segundo as tradições budistas o apego é a grande fonte da infelicidade e gera constante necessidade de possuir coisas materiais. E isso é uma grande ilusão, pois as posses que realmente valem a pena são o crescimento interior, generosidade e o amor.

6° Sílaba – Hum

A sílaba Hum é a purificação do ódio, com sua entoação nasce no indivíduo uma verdadeira paz profunda e silenciosa. Quando a pessoa consegue se libertar do ódio, ela deixa espaço em seu coração para o verdadeiro amor.

O ódio e o amor não podem viver no mesmo coração, quanto mais amorosa for a pessoa, menos capacidade terá para odiar. Portanto, é importante buscar livrar-se de pensamentos e sentimentos de ódio, dando lugar ao amor incondicional.

Om Mani Padme Hum e alguns dos seus benefícios

Meditação liberando chakras.

Ao recitar o mantra Om Mani Padme Hum as pessoas recebem inúmeros benefícios, que purificam sua alma e lhes traz alegrias e bons pensamentos.

Nesta parte do texto, você encontrará os benefícios trazidos pela prática deste mantra, como proteção contra a negatividade, o fortalecimento espiritual, e clareza para resolução de problemas. Continue lendo e descubra todos estes benefícios.

Proteção contra a negatividade

O Om Mani Padme Hum é o mantra da compaixão e misericórdia. Ele é capaz de proteger quem o entoa de todo tipo de energia negativa. Ele também é inscrito algumas vezes em pedras e bandeiras, que as pessoas colocam em volta de suas casas para serem protegidas das energias negativas.

Este mantra também vibra em uma energia muito alta, que tem o poder de purificar e trazer calma a seus praticantes, tirando deles seus sofrimentos terrenos. A compaixão e a misericórdia são as melhores formas de neutralizar karma negativo, e ele tem este poder.

Fortalecimento espiritual

A entoação do mantra Om Mani Padme Hum representa o som divino, e sua repetição eleva a consciência do indivíduo. A mente, as emoções e a energia recebem maior brilho e seu nível de frequência aumenta.

É uma forma de ativar os chakras e desta forma atingir a plenitude e o fortalecimento espiritual, conseguindo atingir uma consciência mais amorosa e simples.

Pode trazer clareza para situações complexas

Recitar o mantra Om Mani Padme Hum traz purificação mental e emocional, e energia para seu corpo físico. Assim, o indivíduo terá maior clareza para saber o caminho correto a seguir para atingir seus objetivos.

Como ele produz a limpeza dos chakras, a pessoa terá mais energia fluindo de sua alma para sua mente. Isso fará com que aumente sua capacidade de aprender e assim terá mais ferramentas para resolver situações complexas.

Om Mani Padme Hum na prática

Pessoa meditando.

A prática do mantra Om Mani Padme Hum é uma forma de as pessoas limparem e purificarem sua mente e sua alma, assim como energizar o corpo físico. Esta é uma prática que traz clareza e espiritualidade mais aguçada.

Abaixo você vai encontrar informações de como funciona o mantra Om Mani Padme Hum, e como praticar a entoação dele.

Como funciona?

Ao entoar o Om Mani Padme Hum, as pessoas terão um benefício a longo prazo voltado a purificação de várias fraquezas que ela possa vivenciar. Este mantra faz a limpeza do Ajna Chakra e no chakra da garganta removendo das pessoas o orgulho, a ilusão, desonestidade consigo mesmo e com os outros, preconceitos e falsas concepções.

A prática dele faz a limpeza também do chakra do Plexo solar, eliminando irritação, raiva, violência, ciúme e inveja. Ele age ainda em todos os chakras, fazendo com que as pessoas tenham uma vida mais harmônica e com maior bem estar.

Como praticar?

A prática do Om Mani Padme Hum é algo simples e fácil de ser realizada e é um ato que possui a essência do Dharma. Ao fazer uso desse mantra você se sentirá protegido em todos os momentos de sua vida. E sua devoção crescerá de forma natural e seus caminhos serão iluminados.

Ele deve ser recitado de forma contínua, colocando seu foco e consciência no significado e representação de cada sílaba. Desta forma, você estará empregando força e intenção a estes significados. Durante a entoação do mantra procure ter pensamentos positivos e felizes.

Um pouco mais sobre o mantra Om Mani Padme Hum

Flor de lótus.

Você já conheceu um pouco sobre o significado das sílabas do mantra Om Mani Padme Hum, as formas de purificação que este mantra oferece, e a maneira de praticá-lo. Agora, você encontrará mais algumas informações sobre este mantra. Entenda um pouco sobre os Budas e Deusas relacionados ao Om Mani Padme Hum.

Kuan Yin a Deusa da compaixão

Kuan Yin é a Deusa da grande compaixão, aquela que prometeu levar todas as pessoas à felicidade verdadeira, e foi quem criou o mantra Om Mani Padme Hum. Ela é vista, em alguns países, como um ser masculino, mesmo tendo uma aparência feminina.

Ela é tida como o Sutra de Lótus, Sutra da Contemplação do Buda da vida imensurável e o Sutra do Adorno Floral. Estes sutras dizem que Kuan Yin tem o poder de ouvir todos os seres que pedem ajuda e busca fazer tudo ao seu alcance para ajudá-los.

Essa deusa é um ser de muitas habilidades e formas, e não trabalha sozinha, normalmente está acompanhada por outros seres iluminados, como o Buda Amitabha. Dizem que quando alguém morre, Kuan Yin coloca sua alma em uma flor de Lótus e o leva ao paraíso de Amitabha.

Ensinamento do caminho Bodhisattva

Bodhisattva tem o seguinte significado: Sattva é qualquer ser movido por uma grande compaixão e que gera iluminação, que é o significado de Bodhi, beneficiando a todos os seres. Desta forma, o ensinamento trazido por Bodhisattva é a compaixão por todas as pessoas e seres viventes.

Alguns livros dizem que ao fazer o mantra, a pessoa deve fazer o exercício de visualizar seu corpo se transformando naquilo que outras pessoas necessitam. Por exemplo, para quem não tem casa, visualizar seu corpo se transformando em um abrigo, para aqueles que têm fome, se transformar em comida. Esta é uma forma de enviar boas energias aos necessitados.

Ensinamento do 14°Dalai Lama

Foi o 14º Dalai Lama que ensinou a forma correta de entoar o Om Mani Padme Hum, deixando claro que é necessário focar no significado de cada sílaba do mantra. Ele ensinou que a primeira sílaba simboliza corpo, fala e mente impuros do praticante, e os mesmos elementos purificados de Buda.

Para o Dalai, Mani significa uma ação altruísta de se transformar em um ser iluminado, Padme é a Lótus que representa a sabedoria e Hum simboliza sabedoria. Assim, para o 14º Dalai Lama este mantra é o caminho para a sabedoria, para transformar um corpo, fala e mente impuros na pureza existente em um Buda.

O mantra Om Mani Padme Hum pode trazer bem-estar e harmonia?

Mulher feliz em cima de uma montanha.

Ao recitar o Om Mani Padme Hum a pessoa faz uma limpeza interior de sua mente e seus chakras. Ele liberta o indivíduo praticante de sentimentos ruins como ódio, raiva, inveja, orgulho e desonestidade consigo mesmo e com os outros.

Desta forma, a pessoa passa a ter uma vida com maior harmonia e, portanto, maior bem-estar. Entoar o mantra Om Mani Padme Hum faz com que as energias daquela pessoa se elevem a um nível muito positivo. Trazendo assim mais situações positivas para a vida deste indivíduo e de todos que com ele convivem.

Autor deste artigo

Alessandra Lima, formada em Comércio Exterior, sempre gostou de escrever textos e criar poesias, com esta sua habilidade criou um blog de viagens onde escreve sobre suas experiências desde 2014. Tem prazer em contribuir para o site Sonho Astral e passar informações para seus leitores.

Palavras-chave relacionadas


mantras bem-estar meditação

Artigos relacionados


O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

O que significa sonhar com festa de casamento? Da amiga, grande, surpresa e mais!

Sabia que sonhar com uma festa de casamento indica sucesso nos relacionamentos? Descubra nesse artigo tudo sobre esse sonho e seus significados.


Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Sonhar que está grávida segundo o espiritismo: De menina, menino, gêmeos e mais!

Os sonhos podem ser muito complexos e intrigantes, principalmente os sonhos com gravidez. Conheça inúmeros significados desse sonho para o espiritismo!


Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

Meditação matinal: benefícios, como fazer e mais sobre a meditação da manhã!

A meditação matinal é ótima para relaxar e aumentar o foco. Mas o que muita gente não sabe é que ela também promove o autoconhecimento. Descubra a seguir.


Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Meditação transcendental: origem, benefícios, cuidados e mais!

Você já ouviu falar em meditação transcendental? Leia agora tudo que você precisa saber sobre esta incrível técnica milenar.


Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

Qual o significado do mantra Hari Om? Poder, como entoar, no yoga e mais!

O mantra Hari Om permite que você tenha um contato aprofundado com o verdadeiro ser. Você pode aproveitar esse poder entoando os mantras!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.