Saturno na Casa 5: Retrógrado, na revolução solar, carma e mais!

Saturno na Casa 5: Retrógrado, na revolução solar, carma e mais!

Quem possui Saturno na Casa 5 do mapa astral é introspectivo e reservado, ficando afastado dos amigos e familiares. Leia o artigo e saiba mais!


O significado de Saturno na Casa 5

Ilustração do planeta Saturno

A combinação de Saturno com a Casa 5 é única. Isso acontece porque esta casa é representada pela espontaneidade e extroversão, já o planeta Saturno faz com que o nativo fique mais reprimido.

Dessa maneira, o indivíduo tem dificuldade de se expressar e compartilhar sentimentos, mostrando uma face bem contida ao mundo. Eles podem até mesmo serem conhecidos como aqueles que não sabem se divertir.

Além disso, tem muito medo de se expor, já que odeia ser o centro das atenções. Ele se preocupa bastante com a opinião alheia, por isso, acaba se transformando em adulto muito antes do esperado. Descubra mais a seguir.

Significado de Saturno

Símbolo do planeta Saturno na astrologia

O planeta Saturno tem a fama de ser o “Senhor do Carma”, já que costuma exercer uma influência muito forte e determinante sobre seus nativos. Confira mais sobre a energia deste astro e como ela age em nossas vidas.

Saturno na mitologia

Na mitologia, Saturno é conhecido como Cronos, símbolo e personificação do tempo. Filho de Urano e Geia, foi nomeado senhor do mundo ao ganhar uma batalha contra o pai. Saturno era famoso por ser um tirano, pois devorava todos os seus filhos ainda recém-nascidos, a fim de se assegurar de que o poder do universo continuaria em suas mãos.

Entretanto, os esforços foram em vão, já que ele teve um herdeiro, Júpiter, corajosamente salvo por sua mãe. Com isso, o motivo da insegurança de Saturno logo se transformou em realidade: Júpiter o destronou e ainda o expulsou da montanha sagrada.

Saturno na astrologia

Na astrologia, Saturno pode ser considerado um tipo de “calcanhar de Aquiles”, já que representa a parte mais complicada de nossa jornada, o obstáculo que deve ser superado, o segmento mais dolorido.

No entanto, ele não é simplesmente um astro que irradia dor, solidão e sofrimento. Para o campo astrológico, Saturno determina um processo ligado à psique, relacionado às experiências de vida que todos nós devemos passar.

Este planeta é frequentemente associado às dívidas cármicas, mas é preciso ressaltar que ele leva a um grande desenvolvimento humano e social. Aliás, os desafios se tornam menos dolorosos quando são encarados como um meio evolutivo.

Fundamentos de Saturno na Casa 5

Ilustração do planeta Saturno

Saturno e a Casa 5 formam um par complexo, pois este setor do mapa astral reconhece o verdadeiro eu, e Saturno reprime as emoções. Desse modo, esses nativos costumam se sentir pouco valorizados, incapazes de conquistar o coração das pessoas. Saiba mais a seguir.

Como descobrir o meu Saturno

Para descobrir o seu Saturno, é fundamental que você faça um mapa astral. Isso acontece porque, com ele, é possível encontrar a posição dos corpos celestes, inclusive Saturno. Entretanto, para que o mapa transmita a realidade, é essencial que você conheça a hora certa do seu nascimento.

Vale lembrar que o posicionamento dos astros muda muito rapidamente, assim, um minuto a mais ou a menos costuma fazer toda a diferença na interpretação. Logo, para fazer o seu mapa astral de forma certeira, basta procurar sites especializados em astrologia ou um profissional da área.

Significado da Casa 5

A Casa 5 do mapa astral é ligada ao signo de Leão, que é regido pelo Sol e pertence ao elemento Fogo. Assim, essa posição traz uma energia muito forte e calorosa da estrela mais importante do universo.

Esta casa governa, ainda, paixão, prazer, criatividade e alegria de viver. Desse modo, frequentemente é associada à criança interior que habitará nosso ser para sempre. Ademais, promove o autoconhecimento, a autoconfiança e a autoestima. A Casa 5 ajuda a descobrir o verdadeiro “eu”, nossos gostos, costumes e tudo aquilo que faz bem à alma.

O que Saturno revela no mapa astral

No mapa astral, Saturno mostra o que você teme. Ele lida também com os sentimentos de rejeição e incerteza, contudo, é um dos planetas que mais promovem o aprendizado e desenvolvimento pessoal.

A propósito, pode-se dizer que a influência saturniana só melhora com o tempo. Isso acontece porque os obstáculos e desafios criados por este astro trazem valiosas lições de vida. Os ensinamentos são preciosos e, a longo prazo, converte dificuldade em habilidade.

O maior problema da energia de Saturno é que ele faz o nativo duvidar de seus talentos. Aliás, essa falta de autoconfiança pode se transformar em sua pior inimiga.

Saturno na Casa 5

Quando Saturno está na Casa 5 do mapa astral, o nativo se torna reservado e introspectivo, além de possuir o hábito de reprimir qualquer sentimento. Essa atitude, infelizmente, tende a deixar os relacionamentos bem complicados.

A autoestima dessas pessoas também é baixa, fazendo com que elas se sintam inferiores. Com isso, passam a duvidar do próprio talento e conhecimento, sendo extremamente frágeis e vulneráveis.

Entretanto, são exigentes demais no amor e não conseguem demonstrar as emoções de forma espontânea. Uma curiosidade é que esse indivíduo passa por um processo de amadurecimento muito rápido: ainda na infância aparenta ser velho e austero.

Saturno na Casa 5 Natal

Os nativos com Saturno na Casa 5 Natal têm a responsabilidade como palavra-chave. Logo, gostam de assumir vários projetos, usando suas habilidades em algo produtivo.

Um fato interessante desse posicionamento é que as mulheres que possuem essa combinação evitam a gravidez a todo custo. É comum, inclusive, que elas prefiram adotar uma criança do que passar por todo o processo de gestação.

Isso acontece porque esses indivíduos têm medo de não serem bons pais e não saibam cuidar de um bebê. Dessa maneira, alguns costumam se relacionar com alguém que já tem filhos, para descobrir se possuem a aptidão necessária.

Saturno na Casa 5 em trânsito

O trânsito de Saturno na Casa 5 revela uma jornada em busca da autoconfiança. É preciso acreditar em si mesmo e correr atrás de seus sonhos, não se reprima.

Como sempre, haverá alguns indivíduos torcendo contra, mas será o momento de juntar todas as forças, deixar o medo de lado e mostrar a todos que os seus projetos podem dar certo.

A maior lição de Saturno é priorizar as tarefas, já que é humanamente impossível concluir tudo sozinho. Além disso, aprenda a se cobrar menos, trazendo mais leveza e equilíbrio para enfrentar os desafios que vão surgir.

Traços de personalidade de quem possui Saturno na Casa 5

Roda do Zodíaco com signos e casas astrológicas

A personalidade de Saturno na Casa 5 é bastante fechada. Eles têm muita dificuldade de expressar seus sentimentos, por isso, costumam dar presentes como prova de seu afeto. Confira mais características a seguir.

Características positivas

Uma das características positivas de Saturno na Casa 5 do mapa astral é o senso de responsabilidade. Esses nativos são muito sábios e confiáveis, sendo uma ótima pessoa para contar em momentos de adversidade.

Além disso, eles amam crianças e adolescentes. Desse modo, podem se tornar excelentes professores, já que essa relação tende a ser benéfica para ambos. Isso porque a alegria dos jovens é transmitida para esses saturnianos, que normalmente são vistos como um tanto sérios.

Aliás, o equilíbrio entre austeridade e vivacidade deve ser encontrado, a fim de desenvolver tanto a carreira como a evolução espiritual desses indivíduos.

Características negativas

O posicionamento de Saturno na Casa 5 tende a deixar o nativo mais sério, com pouco ou até mesmo nenhum senso de humor. Com isso, há uma certa dificuldade de se alegrar e encontrar a felicidade no dia a dia.

Ademais, outro ponto negativo é o bloqueio criativo que aflige esses indivíduos. Eles têm bastante dificuldade, ainda, nos projetos que exigem ousadia e inovação. No entanto, isso pode ajudá-los a se concentrar nos problemas recorrentes.

Com a responsabilidade em alta, eles também não conseguem relaxar e se divertir. Dessa maneira, o mundo vai se tornando cada vez mais cinza e triste.

A influência de Saturno na Casa 5

Pessoa fazendo mapa astral

Saturno na Casa 5 do mapa astral exerce uma influência muito forte e abala a autoestima do nativo, o que pode deixá-lo ansioso. Conheça a seguir alguns dos pontos governados por este astro.

Temores

O nativo que possui Saturno na Casa 5 odeia ser o centro das atenções, aliás, esse é um dos maiores temores dele. Por isso, são mais frios, distantes e estão sempre fugindo dos holofotes.

Devido à autopreservação, essas pessoas passam uma imagem egoísta, arrogante e mimada. No entanto, eles só se comportam assim pela força do hábito, já que são rígidos e sérios desde a infância.

Eles também têm medo de mergulhar em um relacionamento, pois não sabem expressar seus sentimentos, inclusive o amor. A propósito, pode-se dizer que, por temer o excesso de exposição, demonstram afeto em doses homeopáticas.

Boa sorte, finanças e prazeres

A Casa 5 do mapa astral também é conhecida como o local da “boa fortuna”, já que tem o ascendente aspectado por trígono. Portanto, quando Saturno está nessa posição, indica o nascimento de um líder, alguém que desfrutará de muito poder.

Aliás, se este planeta estiver em conjunção com a Lua, revela que o nativo terá boa sorte permanente e sucesso no campo financeiro. Entretanto, na área afetiva, poderá viver sem um parceiro oficial, contando apenas com casos com pessoas já comprometidas.

Um pouco mais sobre Saturno na Casa 5

Ilustração do planeta Saturno

Um lado positivo de ter Saturno na Casa 5 é que ele deixa as pessoas mais modestas, mesmo que, às vezes, elas se apresentem dramáticas. Confira alguns aspectos que podem influenciar sua energia.

Saturno retrógrado na Casa 5

Quando Saturno está retrógrado na Casa 5 do mapa astral, traz bastante força para vencer os desafios e obstáculos que surgem na jornada do nativo. Eles se sentem capazes, inclusive, de vencer os bloqueios criativos que acontecem frequentemente.

No entanto, para essas pessoas, é muito difícil ficar satisfeito com os projetos e objetivos já alcançados. Isso porque esses indivíduos costumam duvidar de suas decisões, desperdiçando energia e adiando muitas resoluções importantes.

Saturno em revolução solar na Casa 5

Ter Saturno na Casa 5 da revolução solar indica que os próximos doze meses deixarão a alegria, os prazeres e a diversão de lado. O foco estará voltado principalmente para o campo profissional.

Durante esse período, todas as energias e objetivos estarão concentrados no desenvolvimento da carreira e na melhora do ambiente de trabalho para quem está ao seu redor.

Contudo, é preciso encontrar um equilíbrio, relaxando um pouco e se divertindo. Somente assim sua jornada poderá fluir naturalmente.

Qual o carma de Saturno na Casa 5?

Mapa astral e caneta

O carma de Saturno na Casa 5 está ligado ao sentimento de rejeição. Esses nativos frequentemente acreditam que não merecem o amor de outra pessoa. Dessa forma, eles se transformam em espíritos secretamente desesperados por afeto. Além disso, um péssimo hábito é se culpar por tudo.

Isso faz com que eles se sintam mal constantemente, odiando a máscara que vestem quando estão em público. Esses nativos precisam encontrar o amor próprio, valorizando suas qualidades e talentos. A autoconfiança e autoestima devem ser cultivadas para que esses saturnianos se desenvolvam e evoluam.

Autor deste artigo

Jornalista, apaixonada por astrologia e todos os mistérios que envolvem o universo

Palavras-chave relacionadas


planetas casas mapa astral

Artigos relacionados


 Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

Plutão na Casa 5: mapa astral, revolução solar e trânsito. Confira!

O posicionamento de Plutão no mapa astral revela quão criativa para alcançar metas e romântica uma pessoa pode ser. Descubra seus significados na casa 5 aqui!


O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

O que significa Meio do Céu em Aquário? Entenda mais sobre a Casa 10!

Tendências liberais e gosto por fazer diferente dos outros são traços do Meio do Céu no signo de Aquário. Saiba mais detalhes em nosso artigo!


Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Planetas Retrógrados no mapa astral: significado astrológico e mais!

Quer entender, de uma vez por todas, o significado de planetas retrógrados e como eles afetam sua vida? Clique e leia este artigo!


Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

Significado de Urano em Peixes: mapa astral, retrógrado e mais!

A passagem de Urano por Peixes favorece a espiritualidade e a coletividade. Quer saber mais sobre isso? Leia o nosso artigo completo!


Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Compatibilidade entre Vênus e Marte: significado em cada signo e mais!

Você sabe qual a compatibilidade de Vênus e Marte no seu signo? Confira abaixo essa e outras informações bem importantes destes planetas.


Últimos posts


Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Qual o significado do incenso? De alfazema, arruda, camomila, cravo e mais!

Cada incenso possui seu significado e tem um objetivo diferente. Veja aqui o significado dos incensos, sua história e saiba qual se encaixa melhor com você!


Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Óleo de jojoba: benefícios, para que serve, como usar na pele e no cabelo e mais!

Quer reconquistar beleza e saúde da sua pele e seus cabelos? Entenda aqui como o óleo de jojoba pode te ajudar naturalmente!


Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

Crenças fortalecedoras: o que são, exemplos, crenças limitantes e mais!

As crenças fortalecedoras auxiliam o processo de caminhada ao longo da vida e estimulam os bons pensamentos. Clique para saber como elas podem te impulsionar!


Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

Quais os tipos de fobias mais comuns? Acrofobia, claustrofobia e mais!

As fobias trazem reações negativas ao corpo e a mente, além de causar limitações para quem possui esse transtorno emocional. Clique aqui e entenda melhor!


O que significa sonhar com cobra?

O que significa sonhar com cobra?

Sonhar com cobra nem sempre significa algo ruim, a cobra também pode simbolizar um processo de evolução ou transformação. Para entender melhor, veja a seguir!