Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

O jogo de búzios é o oráculo das religiões africanas que pode revelar muito sobre os caminhos a percorrer. Descubra todos os segredos!


Como acontece o jogo de búzios na umbanda?

Jogo de Búzios

Na umbanda, o jogo de búzios é visto como o oráculo máximo da religião, ou seja, a forma mais prática de receber um aconselhamento, uma previsão ou uma sugestão sobre um problema da vida real por meio da consulta aos deuses africanos, os orixás.

Assim, ao interpretar o jogo dos búzios, a mãe de santo ou pai de santo revelam o que a vida reserva para a pessoa que está jogando de acordo com a religião. Esse é um conhecimento que apenas os iniciados têm, mas que está disponível para qualquer pessoa que possa pagar e tenha de fato fé no que será revelado pelo jogo.

Neste artigo você vai conferir os principais aspectos históricos e culturais do jogo dos búzios, como sua origem, sua história, como funciona, e até os resultados possíveis do jogo, os Odús. Acompanhe a leitura.

A história do jogo de búzios

Jogo de Búzios

A história do jogo de búzios é controversa, pois há quem diga que tem origem na África, e outros que vem da cultura Turca, por ter sido difundido principalmente a partir do período da invasão turca na África. Acompanhe a leitura para conhecer a origem e o significado do jogo de búzios

A origem do jogo de búzios

O uso dos búzios para o jogo tem origem na cultura Turca, pois vem dela a utilização dessas conchas específicas, uma vez que os búzios são oriundos do oceano Índico. A comunicação com os deuses que representam as forças da natureza, os orixás, contudo, é proveniente da cultura africana.

Assim, a confusão existe porque os búzios em si são turcos, e começaram a ser usados pelos africanos após a invasão turca na África. Contudo, todos os significados e conexões com os seres divinos no jogo de búzios tem origem nas religiões africanas milenares, trazidas para o Brasil pela colonização portuguesa.

Significado do jogo de búzios

O jogo de búzios para as religiões africanas representa o oráculo por excelência. Assim, é por meio do jogo de búzios que os fiéis, e qualquer pessoa que acredite na influência dos orixás, pode ter respostas sobre suas questões de vida.

Assim, para além dos contatos diretos entre as mães e pais de santo e os orixás, que existem nas religiões africanas, o jogo de búzios oferece uma fração dessa visão divina pessoal. Tem bastante importância para a religião, pois além de fortalecer culturalmente as religiões africanas, serve como fonte de renda para subsistência dos centros religiosos africanos.

Funcionamento do jogo de búzios

Jogo de Buzios

O jogo de búzios funciona a partir da interpretação da formação dos búzios ao serem jogados sobre a mesa. Isso acontece a partir da crença de que os Orixás influenciam no desenho formado e que, portanto, há uma mensagem a ser revelada por trás do jogo.

Acompanhe a seguir os detalhes do funcionamento do jogo de búzios, como as características da mesa, a finalidade e as perguntas no jogo de búzios.

A mesa do jogo de búzios

A mesa sobre a qual se jogam os búzios pode variar, desde a mais simples até a mais sofisticada. O que elas sempre terão em comum serão os objetos que servem de símbolos da fé para o contato com os Orixás. Assim, no mínimo haverá um colar de contas, mas pode ser também que haja sinetas, objetos de ouro, imagens, flores, velas, e o que mais se entender pertinente.

A toalha sempre será branca, e é comum também jogar os búzios sobre uma peneira. O mais importante é que não sejam misturados símbolos e divindades. Sobre a mesa de búzios, deve haver referências apenas daquele Orixá para o qual se está dirigindo as perguntas.

A finalidade do jogo de búzios

A finalidade do jogo de búzios é estabelecer um contato direto entre os deuses africanos, os Orixás, e a pessoa que joga, de forma que ela possa fazer perguntas diretas sobre dúvidas de sua vida e enxergar o melhor caminho a seguir de acordo com a sabedoria dos deuses.

Trata-se do maior oráculo das religiões africanas, e está disponível para qualquer pessoa. Diferente de outras formas de contato com os orixás, em que é preciso entrar na religião e evoluir espiritualmente para ter permissão para participar de rituais, o jogo de búzios é acessível a qualquer pessoa que procure uma mãe ou pai de santo.

Perguntas no jogo de búzios

O desenho formado pelos búzios no jogo revela uma mensagem que está sendo transmitida pelos Orixás, que tudo sabem, e por isso podem auxiliar a pessoa que está jogando com suas dúvidas existenciais. Por isso, para que o jogo tenha um resultado, é necessário se fazer perguntas antes de jogar os búzios.

As perguntas podem ser sobre você mesmo ou sobre algum ponto específico de sua vida, como trabalho, relações pessoais, amorosas, e as escolhas que você deve ou não fazer em sua vida. A leitura do jogo é então feita de acordo com a sua pergunta, demonstrando o que os deuses africanos entendem que é melhor para você naquele momento.

Jogo de búzios na umbanda

Centro de Umbanda

O jogo de búzios tem origem nas religiões africanas, e por isso é adotado na umbanda, religião de origem africana nascida no Brasil, como a forma mais expressiva de obter oráculos dos Orixás, acessível a qualquer pessoa disposta a pagar e depositar sua fé em suas orientações.

A seguir, você acompanha mais detalhes sobre o jogo de búzios na umbanda, como seu funcionamento, número de Odús na umbanda, interpretação dos resultados e mais. Confira.

Como funciona o jogo de búzios na umbanda

Para jogar os búzios na umbanda, é necessário que um pai de santo ou uma mãe de santo esteja presente. Essa autoridade espiritual será responsável por criar uma conexão com os Orixás, que influenciarão no resultado do jogo para mostrar ao consulente aquilo que ele precisa saber para ter respondidas suas perguntas pessoais.

A composição dos búzios ao serem jogados, ou seja, a forma como eles se aparecerem, abertos ou fechados, corresponderá a um dos 16 Odús, que orientará a mãe ou pai de santo nas respostas que eles devem dar para a pessoa que joga.

Número de Odús na umbanda

São 16 os Odús na umbanda. Os Odús correspondem a oráculos que orientam as escolhas na vida de uma pessoa, revelam sua essência. Ao jogar os búzios, cada formação corresponde a um Odú, que será responsável por esclarecer as dúvidas de uma pessoa que foram levadas ao jogo.

Quem faz a leitura do jogo de búzios na umbanda?

Apenas mães e pais de santos podem fazer a leitura do jogo de búzios na umbanda. Isso acontece porque para se tornar uma mãe ou pai de santo, há um processo que leva tempo de trabalho espiritual, estudo e sacrifícios que deve ser respeitado. A partir dessa formação, a pessoa passa a se comunicar diretamente com os orixás.

É por essa comunicação que se torna possível que a mãe ou pai de santo esteja apto a esclarecer o que a pessoa deve fazer em sua vida de acordo com os orixás. Assim, ao se jogar búzios sem a participação da mãe ou pai de santo não há de verdade a comunicação com o mundo divino, apenas a leitura de uma disposição dos búzios que ocorre aleatoriamente.

Resultados do jogo de búzios na umbanda

São 16 possibilidades de resultados do jogo de búzios na umbanda, e isso dependerá da disposição dos búzios, se abertos ou fechados. Cada formação corresponde a um Odú, que tem orientações sobre a energia que rege a vida da pessoa naquele momento, e que sugere algumas soluções ou possibilidades de caminhos.

Para isso, é preciso que as perguntas sejam formuladas antes do resultado do jogo, para que seja possível interpretar aquela formação dos búzios de acordo com o problema específico trazido para o jogo.

Significado dos Odús do jogo de búzios

Jogo de Búzios

A caída dos búzios no jogo é chamada de Odú, que na língua Iorubá, língua de origem africana e que regula o Candomblé e a Umbanda de uma maneira geral, significa “destino”. Assim, cada Odú corresponde a uma forma divina que traz respostas sobre a vida de quem está jogando. É possível conhecer todos os Odús para que se entenda melhor o que o jogo quer dizer.

A seguir estão todos os nomes e significados de cada um dos 16 Odús, para que você conheça as possibilidades que o jogo de búzios pode trazer, como Obara, Okaran, Ofum, e muito mais. Todos os nomes estão na língua Iorubá, assim como as demais figuras do Candomblé. Confira.

Oxê

Oxê é considerado o pior Odú do jogo de búzios, pois mostra a existência de obstáculos e inimigos. Quando aparece em relacionamentos amorosos, indica que o melhor é não começar ou terminar esse relacionamento.

Ele aponta também a necessidade de força para lutar pela diplomacia, em que a pessoa que joga não pode agir pela guerra, pois nesse caso irá perder. A mensagem deste Odú está na necessidade de fé, força para enfrentar os obstáculos e um coração puro, pois nesse caso, mesmo com tantas dificuldades, o consulente sairá vitorioso.

Ejioko

Ejioko é o melhor dos Odús no Jogo dos Búzios. Essa formação representa bênçãos em todos os sentidos, e a pessoa que tirar esse Odú possui grandes atributos e muita sorte.

Esse Odú representa a força masculina e traz os aspectos da ação, da inteligência, do sucesso, da força e da prosperidade. Aponta para uma história de vida de proteção, com grandes realizações. Em razão disso, deve procurar elevar-se espiritualmente, para ter acesso aos seus poderes no mais alto grau.

Okaran

Este Odú traz uma energia negativa em sua essência, que diz muito sobre os hábitos nocivos que a pessoa tem. Okaran destaca a falta de cuidado consigo mesmo, revelando possível falta de higiene e tendência a doenças infecciosas.

Quanto à personalidade, são pessoas de atitude e que possuem grande energia de ação. Por isso, devem se concentrar, pois a lei do retorno, com elas, é implacável. Colhem o que plantam, e são sensíveis aos ataques energéticos, devendo se proteger procurando a espiritualidade.

Obara

O Odú Obara possui um aspecto positivo e um negativo. No aspecto positivo, aponta para a prosperidade financeira e dos relacionamentos, e exalta a capacidade de efetuar negócios e ser uma pessoa diplomática, capaz de conquistar tudo o que deseja.

No aspecto negativo, no entanto, determina que a pessoa pode ser perdulária e tem tendência a ser influenciável. Além disso, este Odú mostra que a pessoa se rodeia de inimigos e pode estar vulnerável espiritualmente, devendo se fortalecer e evitar vícios, como drogas ou álcool.

Ofum

Ofum é o Odú da riqueza material e da prosperidade. Por essa razão, a pessoa que receber essa formação no Jogo dos Búzios deve trabalhar duro, pois assim, sem dúvida, alcançará o sucesso financeiro e profissional.

Deve tomar cuidado apenas com a tendência a arrogância. Precisa, portanto, trabalhar a humildade e a paciência, pois ainda que tenha riquezas, não poderá viver sem os entes queridos, para o qual também deve dedicar seu tempo. Aponta para a inteligência e, no caso de mulheres jovens, a chegada de filhos em um futuro próximo.

Odí

Odí aponta para a capacidade da pessoa de ser próspera por meio da resiliência e da integridade. Essa pessoa precisará se esforçar bastante para obter os resultados que espera, contudo, está predestinada a ser rica e virtuosa, pois suas conquistas serão sólidas e verdadeiras.

Deve tomar cuidado apenas com traições de amigos falsos e em relacionamentos, pois tende a ser benevolente e por isso correr riscos perto de pessoas oportunistas. Se chegar a perder tudo em sua vida deve recomeçar, mesmo que tenha que retornar para outro lugar ou profissão.

Ossá

O Odú Ossá se relaciona com a magia negra e a abertura de espaço para as forças do mal no planeta Terra. Ao consulente, essa formação indica covardia e falta de energia para vencer os obstáculos.

O Odú Ossá ainda fala sobre a importância de manter-se firme em seus princípios e buscar agir sempre em nome do bem e do caráter. Essa pessoa estará exposta a energias de baixa vibração. Se for mulher, poderá causar problemas e ter um filho albino, se for homem, deve trabalhar pelo respeito pelas mulheres.

Etaogunda

Etaogunda aponta, principalmente, a necessidade de acordos entre as questões dos homens. Assim, a pessoa que tira essa formação no Jogo dos Búzios deve concentrar suas energias em resolver problemas de um jeito passivo, ou seja, não deve usar da agressividade.

Esse é o Odú que chama principalmente Ogum, o orixá da guerra. Ogum não prevê riquezas, mas afasta a pobreza e as dificuldades materiais e espirituais. Por isso, o consulente que recebe esse Odú estará protegido se agir com força e caráter no sentido de harmonizar os conflitos que estiverem a seu alcance.

Owarim

Owarim carrega uma energia negativa e, para a pessoa que o tira no jogo, é preciso estar atento com traições, calúnias, pobreza e escassez de uma forma geral. Deve tomar cuidado com dívidas e vícios, pois terá dificuldades para sair desses fluxos, e poderá ver sua vida se perder dessa forma.

Por essa razão, a pessoa que recebe Owarim no jogo de búzios deverá tomar cuidado e ser controlado em todas as áreas da vida, além de buscar orientação espiritual para se manter consciente e em progresso constante. O consulente pode ser um bom comerciante, pois tem aptidão para o convencimento.

Iorosun

O Odú Iorosun aponta para questões diversas, mas bastante fundamentais. Primeiramente, fala sobre a necessidade de se concentrar e abandonar o ego. Também de focar no que é verdadeiro e deixar arrogância e amizades superficiais.

No caso de uma mulher que queira engravidar, Iorosun diz que será um menino. Esse Odú fala principalmente da necessidade de reconhecer sua verdadeira face e investir e ser fiel em seus relacionamentos, metas, caráter e princípios.

Iká

Este é um Odú que carrega uma energia densa, de superação e realização de Karma. As mensagens contidas no Odú Iká apontam para fracassos financeiros, perdas de relacionamentos e até um problema de saúde. Contudo, a resolução desses problemas não se trata de meros pedidos e oferendas.

Nesse caso, as lições contidas na vida da pessoa são resultado do Karma ou das escolhas desta vida mesmo. Por isso, é importante que o consulente se concentre para resolver essas questões, o que pode demandar energia de uma vida inteira. Na verdade, esses desafios fazem parte de uma transformação da alma no sentido da evolução espiritual.

Egilexebora

O Odú Egilexebora representa a proteção espiritual e a predestinação. A pessoa que tirar essa formação no jogo de búzios tem consigo o olhar dos orixás para garantir vida longa, riqueza, família e elevação espiritual.

Contudo, é necessário haver dedicação verdadeira na questão espiritual, de forma que o consulente esteja sempre atento, estudando e consultando as entidades para os passos em sua vida. Desta forma, há possibilidade de grandes realizações. É o Odú dos grandes líderes políticos, dos mestres espirituais e da permissão do céu para a vida na Terra.

Egionilo

Este é o Odú que representa as mudanças na vida do consulente, o que dependerá das perguntas que tenham sido formuladas. Assim, com essa formação no jogo de búzios, é possível esperar por grandes reviravoltas.

Isso porque as pessoas guiadas pelo Odú Egionilo são bastante dinâmicas e têm uma tendência a se enjoar de coisas, pessoas e situações, e por isso estão sempre prontas para transformações. Aponta para vitalidade, curiosidade, inteligência e flexibilidade nas decisões.

Egioligibam

Este é o Odú do conhecimento baseado na experiência. Assim, a pessoa que receber este Odú no jogo de búzios deve buscar suas respostas com seus antepassados, ou com as experiências e bens deixados por eles.

De uma forma geral, trata de pessoas corajosas, que enfrentam seus problemas de forma áspera, se necessário. Ainda que possam ser confusos às vezes, em geral possuem sabedoria e capacidade de resolver situações de forma autoritária e segura.

Obeogundá

Este é o Odú das pessoas que possuem facilidade em compartilhar e não se apegam a bens materiais. Por isso, aponta para grande prosperidade na vida e habilidade em comércios, funcionalismo público e liderança de equipes.

Também há o aspecto do sedentarismo neste Odú, de forma que essas pessoas não devem levar a vida com grandes esforços, físicos ou mentais. Se isso não for respeitado, pode haver sérios problemas de estresse e cansaço emocional. São pessoas que nasceram para viver tranquilamente e obter sucesso sem grande esforço.

Alafia

Este é o Odú que carrega a energia mais positiva de todos os Odús do jogo de búzios. Alafia aponta para a saúde, prosperidade, felicidade, alegria, amor e todas as coisas boas que a vida pode trazer. Trata-se da iluminação absoluta, e por isso essa formação traz lucros e boas propostas.

A energia presente em Alafia é uma energia feminina de criação e harmonia pela racionalidade e pela entrega ao amor verdadeiro. Trata-se de um oráculo bom em sua essência, o mais desejado por todos os pais e mães de santo, pois aponta para a proteção total e boas energias.

O jogo de búzios pode ser feito apenas na umbanda?

Jogo de búzios

Não, o jogo de búzios pode ser feito em qualquer religião de origem africana, pois as figuras divinas que orientam o Jogo na umbanda são também de outras religiões, como o candomblé. O jogo deve ficar restrito, contudo, às religiões africanas, não devendo ser praticado por grupos místicos, como os ciganos, por exemplo.

Isso porque é necessário que haja uma conexão verdadeira entre quem joga os búzios, como a mãe e pai de santo, no caso, e os orixás que influenciam a formação do jogo para oferecer respostas. Essa conexão, por sua vez, existe em razão de um longo trabalho espiritual de formação de mães e pais de santo, e por isso o jogo não pode ser feito levianamente.

Autor deste artigo

Graduada em direito, larguei a profissão para me dedicar ao que realmente me interessou em tudo isso: as palavras. Viajante e mais madura, começo a entrar no mundo mágico da espiritualidade com a fé de que o sobrenatural é o nosso guia na Terra para alcançar a iluminação. O conhecimento é a chave e a busca é o caminho. O Amor é a verdade.

Palavras-chave relacionadas


búzios

Artigos relacionados


Odu 15 Obeogundá: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Odu 15 Obeogundá: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Conheça sua história do Odu 15 Obeogundá, seus orixás regentes, as características positivas e negativas e sua personalidade. Clique e descubra!


Odu Odi 7: Orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Odu Odi 7: Orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Conheça Odu 7 Odi e seu significado para o amor, tendências positivas e negativas, seus Orixás regentes e como ele pode auxiliar no autoconhecimento.


Odu 14 Iká: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Odu 14 Iká: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Considerado um Odu da sabedoria, Iká responde a quatro orixás e é conhecido por trazer um imenso senso de responsabilidade e um saber excepcional. Confira!


Odu 2 Ejioko: orixá regente, arquétipos, amor, negativo e mais!

Odu 2 Ejioko: orixá regente, arquétipos, amor, negativo e mais!

As pessoas regidas pelo Odu 2 Ejioko são alegres, amam demais e são muito intensas. Conheça mais detalhes sobre esse Odu.


Odu 4 Irosun: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Odu 4 Irosun: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Conhecer seu Odu é conhecer a si próprio e suas características. Descubra tudo sobre o Odu 4 Irosun com a leitura desse artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

O que significa sonhar que ganhou na Mega-Sena: quina, prêmio, bilhete e mais!

Nesse compilado nós trouxemos as interpretações de 15 tipos de sonhos em que os sonhadores veem premiações na Mega-Sena e situações semelhantes. Confira!


Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente: significado, no hospital, em perigo e mais!

Sonhar com mãe doente indica preocupação com uma pessoa importante, especialmente a própria mãe. Mas não só isso. Veja mais aqui!


Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

Banho de Exu: para abrir caminhos, limpeza espiritual, proteção e mais!

O banho de Exu é uma forma poderosa e eficaz para abertura de caminhos, limpar o campo energético, entre outros exemplos. Leia esse artigo e saiba mais!


Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Banho de Artemísia: para que serve, propriedades, como fazer e mais!

Aprenda aqui como fazer o banho de Artemísia. A erva possui diversos benefícios para a saúde, além de promover limpeza energética, atrair proteção e muito mais!


Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sonhar com nota de 2 reais: falsa, rasgada, nova, velha, na carteira e mais!

Sabia que sonhar com nota de 2 reais traz vários significados? Pode revelar prosperidade, mas não fala só de dinheiro. Clique e entenda todas as interpretações!