Odu 14 Iká: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Odu 14 Iká: orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Considerado um Odu da sabedoria, Iká responde a quatro orixás e é conhecido por trazer um imenso senso de responsabilidade e um saber excepcional. Confira!


Qual o significado do odu 14 Iká?

Seguidor do candomblé.

Dentro do candomblé, os odus são entendidos como linhas de destino, traçadas a partir dos búzios. Existem centenas de combinações possíveis que indicam como será a vida daquela pessoa. Quando falamos sobre o odu Iká, estamos falando sobre sabedoria e uma trajetória regida por Oxumaré, Osain, Logunede e Ibeji.

O Odu Iká, que faz parte do oráculo de Ifá, proporciona uma vida muito bonita, sendo alguém que, independentemente da situação, preza pelo bom humor e pela alegria de passar os dias da melhor forma possível. Para ele, a vida é para ser vivida e nada mais. Ama estar com pessoas que quer bem e, nesses espaços, é pleno e feliz. Nesse artigo, você verá tudo sobre Odu Iká e seus conceitos. Confira!

Características de Odu 14

Jogos de búzios dos orixás.

O que identifica os odus, além do destino, são as características em comum, oque os torna suscetíveis a alguns elementos bem importantes para sua construção como seres terrenos e espirituais. Essas características todas se conectam, sejam nos orixás que os rege, nos elementos que os norteiam ou nas cores que os representam.

Confira as características sobre esse o Odu 14 e como elas se manifestam na vida de cada um de seus filhos a seguir!

História

Conhecido por muitos como Iká Meji, Odu Iká é o 11º na ordem de Ifá, porém, nos búzios, é o 14º. Na língua dos iorubás, a expressão remete a uma serpente que, em sua representação masculina, é o símbolo do odu, sendo conhecido também como Fá Meji.

A serpente símbolo deste odu é a líder, Ojô, que cuida de todos os répteis e também é responsável por alguns mamíferos, como macacos, além de alguns pássaros. Um deles, inclusive, é uma espécie de tucano bem específica.

Orixá regente

O orixá com maior regência em Odu Iká é Oxumaré, que conta com a influência de Ossanhe e Nanã. Oxumaré é o orixá responsável pela conexão do céu com a Terra, tendo como símbolo um arco-íris, o que diz bastante sobre o odu.

Além da regência deste grande orixá, o 14º odu tem influência de Xangô, Ogun, Yewá, Agé, Oxalá, Egun, Iroko e Ibeiji. Isso faz com que ele seja bem diversificado, com coragem, força, paciência e alegria, que são fundamentais para balancear tudo.

Pontos Cardeais

Os pontos cardeais, quando falamos de odus, assim como na vida, são o direcionamento primário de como a energia que os nutre chega. Pode parecer abstrato, mas faz bastante sentido se for analisado seguindo o sol. O sol, como sabemos, nasce no oeste e se põe no leste.

Assim, os pontos que guiam o Iká Meji são o oeste-sudeste, que trazem uma influência mais quente, principalmente por começar onde começa o sol. Essa energia é vívida e auxilia a agir com positividade e a sempre pensar no melhor, mesmo quando tudo está mal.

Elemento

O elemento primordial do odu 14 é a água, mas ela tem uma predominância da terra. A água como elemento simboliza que os representados por Iká são sempre pessoas que buscam atingir objetivos internos. Sua missão na vida é evoluir como seres humanos, o que é algo bem positivo.

Porém essa estrutura de ter que sempre que lidar e lutar contra si mesmo pode ser um pouco puxada para quem possui esse odu. Isso fará com que os indivíduos fiquem bem desgastados e sejam extremamente exigentes consigo mesmos.

Partes do corpo

Os odus regem sempre alguma parte do corpo na vida de quem os tem como destino, pois isso faz parte de toda a linha de destino que cada um tem e de como ela se desenrolará com o passar do tempo. Regências podem ser convergentes, mas sempre são guiadas de formas diferentes, o que faz cada regência ser única.

Pessoas com o odu 14 têm sua caixa torácica regida. Engana-se quem pensa que isso é pouco, já que, exceto pelo cérebro, a caixa torácica contém o maior número de órgãos imprescindíveis para nossa vida e nosso coração, que conversa muito quando falamos sobre a afetividade que o regido por Iká Meji exala.

Cores

As cores que representam Odu Iká são vermelho, preto e azul. O vermelho vem trazendo a excitação, a paixão e a força que se precisa, principalmente por ter um significado muito intenso em várias formas de fé, sendo considerada uma cor alegre.

Por sua vez, o preto remete a uma sobriedade, um mistério e um lado mais oculto. É importante ressaltar que nem sempre o oculto é considerado algo ruim e que esse lado misterioso é o grande charme de Iká Meji. Por fim, o azul traz a esperança e a consciência para nunca desistir de fazer com que as coisas deem certo.

Pontos vulneráveis

Cada pessoa com seu Odu têm algum ou alguns pontos vulneráveis, principalmente quando falamos sobre saúde, que é diretamente ligada ao destino e a como sua vida foi e será traçada. Sabendo disso, a pessoa precisa cuidar muito mais desse aspecto, porque pode ser muito importante a médio e a longo prazo.

As pessoas que possuem o 14º odu possuem uma vulnerabilidade muito grande nas articulações e em todo o sistema de irrigação do corpo, podendo causar sérios problemas de locomoção na vida adulta e na velhice.

Proibições

Além de alguns cuidados com a saúde, os filhos de Iká Meji têm algumas restrições alimentares, como os filhos de todos os outros Odus e suas mesclas. Essas restrições, se desobedecidas, podem levar até a morte, em casos mais graves. Muito se dá pela representatividade do odu, já que sempre protege alguns animais na natureza.

Assim, os regidos por Iká Meji não podem comer peixe defumado, o chamado jacaré pangolin, carne de cobra e batata doce, nem fazer o uso da cabaça, independentemente do que esteja bebendo. É terminantemente proibido o consumo de carne de macaco, já que a punição é com a morte.

Lendas

Dentro da sua concepção imagética, Iká Meji é entendida de várias formas. A palavra Oká, que vem do idioma iorubá e inspira o nome deste odu, de maneira literal, é serpente venenosa, fazendo com que sua imagem seja ligada com uma grande serpente, que lidera os répteis.

Porém, para alguns iorubás, este odu é chamado de Fá Meji, que traz a impressão de ser uma serpente dividida em dois. Usando-se do Ijí Oká, que deixa um pouco ambíguo o conceito sobre sua real forma, não é certo se é uma única serpente, duas ou apenas uma serpente com duas cabeças.

Tendências de Odu 14

Búzios dos orixás.

Algumas tendências são traços de personalidade dos odus. Quando falamos sobre o Odu 14, estamos falando de pessoas fortes, leais, que amam a família e que sempre se esforçam muito para fazer o bem, independentemente de quem o receberá.

Confira a seguir as principais tendências deste odu e como elas são fundamentais na vida de quem as possui!

Tendências positivas

As tendências positivas de Odu Iká fazem com que quem as possua tenha muita sorte em relação a dinheiro e amor. Sempre sobre o controle dos seus inimigos, consegue enfrentar as adversidades da vida de maneira leve e bem humorada.

Além disso, o bom humor é marca registrada e é o que une seus amigos, familiares e até as pessoas que ama romanticamente. Essa maneira descontraída de ver a vida faz com que seus caminhos sejam muito mais fáceis, já que sempre nutre boas energias, fazendo com que a vida apenas flua.

Tendências negativas

Quando uma pessoa com Odu Iká usa de má fé os poderes que tem, pode se tornar perversa, que se aproveita da vulnerabilidade dos outros, sendo mesquinha, aproveitadora e mau caráter. Não se dá por vencida enquanto não destrói aqueles que considera oposição.

Além disso, como é um indivíduo intenso, caso se envolva com coisas negativas, pode ser procurado pela polícia por crimes violentos, como abuso e espancamento. Essa pessoa realmente precisa ficar centrada em coisas boas, porque é tão potente para o mal quanto para o bem.

Personalidade de Odu 14

Pessoa olhando para frente.

A confiança que têm em si mesmas é o que mais chama a atenção em pessoas regidas por Odu Iká, já que elas têm um carisma e uma força descomunal, sendo sempre a atração dos lugares em que chegam. São humildes e preferem sempre brigar de forma justa.

A seguir, confira um pouco mais sobre as pessoas com esse odu e como reagem a cada nicho de suas vidas!

Sexualidade

Sexo é algo muito importante quando falamos sobre pessoas regidas pelo 14º odu, já que elas precisam muito de contato, de indivíduos sempre perto, dando carinho e afeto. Além disso, claro, sexo é uma forma íntima de afeto.

Então, eles pensam muito na qualidade, sendo parceiros dedicados e empenhados em entregar prazer para seus parceiros. Normalmente, não têm pressa quando é esse o assunto e podem ficar horas falando ou fazendo sexo, sendo uma de suas pautas favoritas.

Sensibilidade

Pessoas com Odu Iká são sensíveis e genuinamente boas, sendo muito queridas nos ambientes que frequentam. Gostam de estar cercadas pela família e amigos, além de serem figuras importantes em eventos que não foram organizados por elas.

Porém essa sensibilidade faz com que não gostem muito da solidão, procurando sempre formas de preencher o vazio com pessoas, animais ou até formas de vício. São falantes e estar em silêncio pode ser um desafio para elas.

Vícios

Tendo uma forma muito específica de vício, as pessoas com Odu Iká são viciadas na juventude e nos prazeres que ela traz. São vaidosas e sempre estão procurando por se preencher de amigos, bebidas e tudo o que envolve o ser jovem.

Além disso, negam o envelhecimento e sempre buscam formas de retardar esse processo natural do corpo. São teimosas e demoram muito para pedir ajuda, o que pode ser tarde demais, quando entendem que não estão bem ou que não conseguirão fazer algo que era comum e fácil. Por fim, morrem de medo da morte.

Odu 14 em diferentes áreas da vida

Amigas rindo juntas.

Cada odu tem um comportamento diferenciado de acordo com as situações cotidianas, embora alguns sejam convergentes. Mas há três ramos na vida das pessoas regidas por Iká Meji que são destaques: o amor, a carreira e a saúde, sendo grande ponto de atenção na vida delas.

A seguir, confira um pouco mais sobre cada um deles e como eles trazem uma personalidade única para a vida das pessoas que são regidas por esse sábio odu!

Amor

No amor, Odu Iká traz um grande poder de sedução, o que faz com que os indivíduos sempre tenham uma grande variedade de pessoas e amores em sua vida. Eles prezam pela fidelidade, são parceiros leais e para a vida toda, cuidando sempre de quem amam e entregando-se de forma devota.

Porém, quando não prezam tanto pela fidelidade, eles costumam ter vários parceiros e casos românticos espalhados por todo o lugar. Além disso, quando estão solteiros, a liberdade do momento é algo que realmente chama a atenção, já que eles vivem intensamente essa liberdade. Mas são carinhosos, esforçados e prezam pela felicidade do casal.

Trabalho

No trabalho, regidos por Oku Iká são pessoas que sempre sabem o que fazem e geram muito respeito por isso. Normalmente, se estão em um cargo de liderança, são ouvidos, queridos e respeitados pelos outros funcionários, prezando sempre pelo diálogo e por ouvir quem tem alguma crítica a fazer ao modelo de gestão que fazem.

Já quando são funcionários, eles sempre abraçam os mais fracos e lutam pelos direitos dos demais, sendo aqueles que sempre começam a greve ou a paralisação na frente da sala do chefe. São espertos, com boa oratória e sempre lideram o que acreditam, tratando os colegas com muito carinho e respeito.

Saúde

Saúde é sempre um tema delicado quando falamos sobre Odu Iká, já que, mesmo que amem cuidar dos seus amigos e familiares, seus regidos são muito negligentes quando o assunto é a própria saúde. Estão sempre adiando exames, desmarcando consultas ou ignorando os conselhos médicos.

Normalmente, costumam sofrer de problemas circulatórios, o que faz com que tenham de ter uma dieta bem balanceada e regrada, que sempre desobedecem, porque são teimosos. Contudo, são saudáveis e raramente ficam doentes, sabendo bem onde é seu limite para extravagâncias quando se fala sobre saúde.

Conhecer o significado do seu odu pode ajudar no autoconhecimento?

Jogos de búzios dos orixás.

Conhecer o significado de seu odu é muito importante para saber como a vida deve se encaminhar. É necessário cautela para viver bem, não medo, porque o medo é paralisante, mas a cautela é apenas a precaução.

Odu Iká é muito querido e sábio, além de desenrolado e sempre com uma energia positiva, que faz sua vida muito mais leve. Saber de todo esse poder é imprescindível para que seja usado da melhor forma. Portanto, cerque-se sempre de amor e coragem, confie na sua intuição e das coisas que sabe e acredita. O resto é só uma questão de tempo!

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


búzios

Artigos relacionados


Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

O jogo de búzios é o oráculo das religiões africanas que pode revelar muito sobre os caminhos a percorrer. Descubra todos os segredos!


Odu 15 Obeogundá: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Odu 15 Obeogundá: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Conheça sua história do Odu 15 Obeogundá, seus orixás regentes, as características positivas e negativas e sua personalidade. Clique e descubra!


Odu Odi 7: Orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Odu Odi 7: Orixá regente, significado, amor, negativo e mais!

Conheça Odu 7 Odi e seu significado para o amor, tendências positivas e negativas, seus Orixás regentes e como ele pode auxiliar no autoconhecimento.


Odu 2 Ejioko: orixá regente, arquétipos, amor, negativo e mais!

Odu 2 Ejioko: orixá regente, arquétipos, amor, negativo e mais!

As pessoas regidas pelo Odu 2 Ejioko são alegres, amam demais e são muito intensas. Conheça mais detalhes sobre esse Odu.


Odu 4 Irosun: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Odu 4 Irosun: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Conhecer seu Odu é conhecer a si próprio e suas características. Descubra tudo sobre o Odu 4 Irosun com a leitura desse artigo!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.