Odu 4 Irosun: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Odu 4 Irosun: história, orixás, arquétipos, negativo e mais!

Conhecer seu Odu é conhecer a si próprio e suas características. Descubra tudo sobre o Odu 4 Irosun com a leitura desse artigo!


Qual o significado do Odu 4 Irosun?

búzios

O Odu, que é oriundo do oráculo de Ifá, é uma espécie de signo de acordo com o nascimento de cada pessoa. No entanto, um Odu baseia-se nas filosofias africanas, assim como nos seus costumes, saberes e tradições. Assim como é presente no candomblé, merindilogum e búzios.

Dessa forma, segundo a tradição iorubá, há 16 Odus principais que podem se combinar formando 256 diferentes odus. Ao saber nosso Odu, saberemos também cada uma de nossas características e como lidar com elas, além de seus princípios.

Portanto, faz-se necessário que cada um conheça seu Odu para possuir autoconhecimento, além de aumentá-lo. Dentre os 16 Odus, há o Odu 4 Irosun que é representado no merindilogum por quatro conchas abertas e doze fechadas.

Também, o Odu 4 Irosun mostra que você é uma pessoa tranquila e objetiva. Conheça mais sobre as características e diversos aspectos desse Odu nesse artigo!

Características de Irosun: o Odu número 4

ogum são jorge

Irosun é um Odu masculino que se caracteriza por ser um signo de fogo e referenciar-se a um pó de mesmo nome. Irosun é um pó de origem vegetal que possui a cor vermelha e utiliza-se como cicatrizante e como tintura. Portanto, esse Odu proporciona diversas características para quem o possui. Veja a seguir a história desse Odu, seu orixá regente e mais!

História do Odu 4 Irosun

A história do Odu 4 Irosun é de origem africana, assim como toda a religião do candomblé. Dessa forma, Irosun era um rei de Idere, na região de Ibarufa. Esse Odu era um soberano muito forte e temido.

Ou seja, as pessoas possuíam medo dele, pois diziam que ele drogou sua esposa para ter relações sexuais com ela. Portanto, esse Odu expressa a ideia de maldade e de sangue, pois Irosun deu para os reis da terra o sabre de Ogunda. E criou essa arma para que esses reis derramassem sangue humano.

Orixá regente

Cada Odu possui um orixá regente, que significa os deuses e deusas que influenciam na personalidade de cada indivíduo. Dessa forma, é o orixá Ogum que rege o Odu 4 Irosun, orixá que, fora Exu, mais se aproxima dos seres humanos.

Ogum é um guerreiro. Ou seja, ele é o deus africano responsável pelas batalhas, lutas e conquistas. Além de ser associado à guerra e ao fogo, sendo senhor das forjas e do que é correto e justo. Portanto, Ogum se prepara para a batalha utilizando-se dos seus segredos e da sua coragem e força, assim como os filhos de Odu 4 Irosun.

Pontos Cardeais do Odu número 4

O ponto cardeal que corresponde ao Odu número 4 é o Nordeste. Ou seja, isso significa que os filhos de Irosun devem sempre seguir em direção ao ponto colateral Nordeste. Esse ponto é o intermédio entre os pontos cardeais e localiza-se entre o norte e o leste.

Para achar um ponto cardeal ou colateral, não se esqueça de orientar-se pelo sol. No entanto, mesmo que o sol te oriente, é o seu Odu que guiará seus caminhos e trilhas. Dessa forma, siga para Noroeste e encontre o melhor para sua vida e para sua história. É só acompanhar esse ponto colateral e seu Odu 4.

Elemento

O Odu 4 Irosun rege-se pelo elemento da terra. Assim como ele também possui a composição do fogo sobre a terra, o que explica algumas características dos filhos de Irosun como a tranquilidade e calmaria para se dedicar e alcançar uma meta.

Portanto, o Odu 4 sempre deve atentar-se ao elemento da terra, principalmente quando ele possui fogo. E nunca esquecer que por Irosun criou as sepulturas e catacumbas, revelando a profundidade dos seus filhos.

Partes do corpo

Mesmo que Irosun seja um Odu masculino, ele acaba por reger partes do corpo presentes na anatomia feminina como os seios. Assim como também rege o ventre e a cabeça. Além das partes do corpo, o Odu 4 também atua em alguns órgãos e sistemas como sistema circulatório, artérias e coração.

Assim como intestino, coluna vertebral, visão e coluna vertebral. Portanto, os filhos de Irosun sempre terão essas partes do corpo protegidas por seu Odu 4.

Cores

As cores do Odu 4 Irosun são o laranja e o vermelho. No entanto, no Candomblé, esse Odu também pode acrescentar em suas cores o azul. Por Odu 4 relacionar-se aos elementos da terra e do fogo, suas cores remetem a esses elementos. No entanto, mesmo que uma das cores do Odu 4 seja a cor vermelha, ela é proibida para seus filhos.

Portanto, sempre que um filho de Irosun se deparar com a cor vermelha, ele deve passar pó branco de Efun. Isso por três vezes e nas pálpebras com objetivo de neutralizar os malefícios que a cor vermelha proporciona.

Pontos vulneráveis

Os filhos de Odu 4 possuem muita proteção para levarem uma vida feliz, no entanto há algumas vulnerabilidades. Afinal, essas pessoas possuem como característica guardar muito dentro de si. Sejam segredos, magoas ou histórias.

Como são pessoas ligadas à família e à ancestralidade, elas têm apego com silêncio e com a tranquilidade. Sendo esses pontos sua vulnerabilidade também.

No entanto, pessoas com o Odu 4 costumam a criar amarguras de acordo com traições ou experiências ruins. E isso faz com que as pessoas ao redor se afastem e então os filhos de Odu 4 tornam-se solitários. Tudo isso por se isolarem, se retraírem e se defenderem sem ao menos serem atacadas.

Proibições

Há diversas proibições para filho do Odu 4 Irosun, no entanto a maior delas é a cor vermelha. Ou seja, proíbe-se essas pessoas de usarem essas cores e até mesmo alimentar-se com comidas que sejam vermelhas.

Além disso, proíbe-se que os filhos desse Odu envolvam-se com disputas ou brigas judiciais. Além de não ser permitido usar armas brancas, como facas ou punhais. E na parte alimentar, essas pessoas não podem comer carne de galo e muito menos roer ou chupar ossos de animais mortos.

Outra proibição que ocorre com o Odu 4 é manter planos e objetivos em segredo, pois podem fracassar se compartilhados.

Lendas

Dentre as lendas sobre o Odu 4 Irosun, sabe-se que ele se relaciona ao elemento terra por reger esse elemento. Assim como ele comanda diversos metais, principalmente os vermelhos. Portanto, diz a lenda que seus filhos não devem andar por cemitérios ou lugares com valas e catacumbas.

Além disso, por ser guerreiro e sanguinário, esse Odu 4 prenuncia sentimentos e acontecimentos negativos como sofrimento, miséria e acidentes. Por isso, seus filhos precisam usar da sabedoria de Irosun para adquirem conhecimento e saberem lidar com situações ruins.

Outra lenda é que por conta de ser sanguinário e temido, Odu 4 passa para seus filhos sua agressividade e seu orgulho.

Tendências para Odu número 4 Irosun

homem bravo

Há inúmeras tendências que Odu 4 Irosun entrega para seus filhos. Dentre elas, há as tendências positivas e negativas que se relacionam à identidade do indivíduo.

Essas inclinações envolvem lembranças e ligações com seus ancestrais, além da hereditariedade. Portanto, os filhos de Irosun usam a herança genética para suas realizações.

Tendências positivas

Dentre as tendências positivas, o Odu 4 Irosun é um guerreiro. Dessa forma, ele sempre garantirá vitórias para seus filhos. No entanto, não estamos falando sobre vitórias enormes, mas pequenas vitórias que já são mais do que o suficiente para essas pessoas.

Portanto, é esse espírito guerreiro que faz com que os filhos do Odu 4 sejam lutadores natos. Principalmente em relação ao emprego, o que faz com que essas pessoas sejam empreendedoras e sejam boas trabalhando para elas mesmas.

Todo esse esforço é uma tendência positiva que traz conquistas mesmo que sejam pequenas e de pouco valor. Mas tudo isso trará grande satisfação e um presente e futuro brilhante.

Tendências negativas

O lado guerreiro do Odu 4 Isodun também tem sua tendência negativa. Isso ocorre, pois, as pessoas são tão lutadoras que não se importam em ofender e caluniar os outros. Além de não terem medo de se envolverem em acidentes e até mesmo derramar sangue.

Ou seja, os filhos do Odu 4 podem ser traidores e falsos. De modo que se envolvam constantemente em brigas e intrigas, principalmente quando deixam de lado sua sabedoria. E isso pode acontecer pela característica do Odu ou quando seus filhos usam vermelho e não neutralizam essa cor.

Afinal, a cor vermelha desperta a característica sanguinária desses indivíduos e os deixam suscetíveis à violência.

Personalidade do Odu 4 Irosun

pernas de mulher

A personalidade do Odu 4 é complexa, pois relaciona-se com a profundidade do ser e com sua criação e ancestralidade. Essa característica também se refere por Irosun reger os buracos da terra, fazendo com que essas pessoas busquem por conhecimento dentro de Ifá. Portanto, são pessoas estudiosas e concentradas.

Sexualidade

Em relação à sexualidade, os filhos do Odu 4 não devem se envolver sexualmente com os filhos dos orixás Omulu e Xangô. Isso se dá por conta das diferenças de características e atitudes do Odu e dos orixás.

Além disso, são pessoas que possuem uma beleza própria, em que encantam mesmo sem sorrir. Dessa forma, não é todo mundo que consegue enxergar essa beleza de cara. E isso ocorre por conta da descrição que os filhos de Odu possuem.

Portanto, esses filhos são maiores e mais atrativos internamente do que externamente. De maneira que eles seguem a máxima de serem mais do que os olhos conseguem ver.

Sensibilidade

Os filhos do Odu 4 Irosun caracterizam-se por serem pessoas, sobretudo, sensíveis. Percebe-se sua sensibilidade em suas ações generosas, em sua sinceridade e em seu gosto pelo ocultismo e pelo místico.

Por responderem à orixá Iemanjá, mãe dos oceanos e de todos os orixás, essas pessoas são muito sensíveis. Pois é por Iemanjá que essas pessoas tiram das profundezas suas forças e o gosto pela vida, além do senso de proteção.

Portanto, a acentuada sensibilidade é algo típico dos filhos do Odu 4. Além da sua generosidade, força ancestral, intuição e misticismo. Tudo isso impulsionado por Iemanjá.

Vícios

Pela intensidade e desejo sanguinário de Odu 4, seus filhos são propensos ao vício, principalmente o vício em drogas. Por isso, eles precisam de equilíbrio espiritual e da ligação com seu pai. De maneira a ter consciência da existência dele e da influência que Odu 4 exerce na vida de seus filhos.

Portanto, o reconhecimento da propensão para os vícios e da conexão com Irosun e com o sagrado, auxiliam os indivíduos. Para isso, também se recomenda banhos com flor de laranjeira e alecrim, além da utilização de cristais de citrino.

Odu 4 em diferentes áreas da vida

casal

Irosun, o Odu 4, faz com que suas características e atitudes sejam passadas para seus filhos. Portanto, ele é uma grande influência em diferentes áreas da vida de seus filhos. Entenda a seguir como esse Odu influencia nos campos do amor, do trabalho e da saúde.

Odu 4 no amor

Em relação as características de filhos de Odu 4 Irosun no amor, pode-se dizer que eles cuidam e zelam por seus relacionamentos e amores.

No entanto, são propensos a perder pessoas próximas cedo, de modo que criam medo de envolvimento e de ficarem sozinhos. Além disso, também há certa tendência em seus parceiros cometerem traições, o que faz com que fiquem mais medrosos e retraídos.

Portanto, cuidado para não procurar e encontrar alguém que só traga dores de cabeça e sofrimento. Sempre tenha paciência, inclusive para procurar e cultivar um presente e futuro com seu amado.

Odu 4 no trabalho

Com a garra e luta do Odu 4, em relação ao trabalho, seus filhos tendem a possuir cargo de chefia. Seja em uma empresa ou na casa de santo. No entanto, isso gera muito falsidade e inveja que causam traições no ambiente de trabalho.

Portanto, para alcançar o cargo ou emprego que se almeja, faz-se necessário que o filho do Odu 4 mostre-se prestativo e com boa vontade. Isso para competir no mercado de trabalho que é recheado de pessoas competentes e, mais ainda, competitivas.

É dessa forma que o filho de Irosun mostrará que possui garra para lutar pelo que quer. Mas isso sem prejudicar alguém pelo caminho.

Odu 4 na saúde

Odu 4 Irosun possui a característica de se preocupar com a saúde e espiritualidade dos seus filhos. Afinal, eles são propensos a pegar doenças passageiras, principalmente nos olhos, e a sofrer acidentes que podem ser graves. Desse modo, os filhos do Odu 4 precisam ter cuidado com a sua saúde.

O cuidado com a saúde também deve se estender para a saúde mental. Ou seja, o filho de Irosun deve não deixar a negatividade dominar, assim como não sofrer pelo que não tem. Pois, essas ações causarão estresse que pode desencadear ansiedade, depressão e insônia.

O Odu 4, Irosun, pode estar relacionado ao problema com fofocas?

fofoca

O Odu 4 Irosun relaciona-se com prenúncios medianos. Isso quer dizer que seus filhos expõem seus pensamentos por meio de palavras sem filtro, sejam eles bons ou maus.

Dessa forma, essas pessoas podem ofender e tendem a, quando homens, precisarem ser evitados. E, quando mulheres, são perigosas e falam demais, inclusive sem pensar e o que pode ofender os outros. Ou seja, essa característica carrega muito poder, mas também perseguições.

Afinal, como os filhos de Odu 4 falam e sem pensar, podem ser suscetíveis à fofocas. Sejam eles os que criam e espalham ou aqueles que são alvos das fofocas. Portanto, use seu conhecimento e sabedoria para evitar todos os problemas com fofoca.

Autor deste artigo

Palavras-chave relacionadas


combinações búzios

Artigos relacionados


Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

Carta V – O Hierofante: visual, significado, combinações e mais!

O hierofante representa a ponte entre o divino e o humano. Este arcano maior possui muitos mistérios essenciais para vida. Descubra mais sobre ele!


Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

Combinações da Carta O Jardim do Baralho Cigano: Confira todas e mais!

A carta O Jardim do baralho cigano fala sobre a relevância das suas ações, suas relações sociais e mudanças que se aproximam e que serão de muita importância.


O que significa a carta O Trevo no baralho cigano? Amor, carreira e mais!

O que significa a carta O Trevo no baralho cigano? Amor, carreira e mais!

O Trevo é a carta da oportunidade e da surpresa. Quando ela surge, prepare-se para aproveitar a maré de sorte que está no seu caminho. Clique e saiba tudo!


Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

Jogo de búzios na umbanda: origem, como funciona, Odús e mais!

O jogo de búzios é o oráculo das religiões africanas que pode revelar muito sobre os caminhos a percorrer. Descubra todos os segredos!


Carta 9 do Baralho Cigano – O Buquê: mensagens, combinações e mais!

Carta 9 do Baralho Cigano – O Buquê: mensagens, combinações e mais!

Conheça a Carta 9 do Baralho Cigano, saiba quais são suas mensagens para a vida, e o significado das combinações positivas e negativas com outras cartas!


Últimos posts


O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

O que significa sonhar com bingo? Cartela, números, jogando e mais!

Sonhar com bingo traz revelações importantes, principalmente sobre sua vida financeira e profissional. Leia o artigo completo para saber mais!


Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Oração para encontrar um amor: a pessoa certa, o amor verdadeiro e mais!

Se você está procurando um grande amor, não perca tempo e faça uma oração. Leia o artigo e confira o que é preciso para encontrar a sua alma gêmea!


Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda: o que é, causas, sintomas, como vencer e mais!

Depressão profunda é a fase mais grave do transtorno psicológico, mas tem tratamento e o paciente precisa de apoio. Saiba mais aqui!


Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Signo do Cavalo no horóscopo chinês: características, elementos e mais!

Descobriu que o Cavalo é o seu signo do horóscopo chinês? Leia o artigo e confira quais são as suas características segundo a astrologia oriental!


Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Sonhar com chiqueiro: cheio de porcos, vazio, alagado, com lama e mais!

Neste artigo, descobriremos o que significa sonhar com chiqueiro. Vamos conhecer diversas variações desse sonho e compreender como eles são, na verdade, avisos.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no Sonho Astral


horas animais signos búzios orações religiões números